Para a mulher que gosta de se cuidar

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Nos últimos anos foi criada uma verdadeira indústria de produtos com colágeno: suplementos, cápsulas, bebidas e balas "beauty". Agora até certos alimentos estão adicionando colágeno. As vendas estão em alta e existem muitas propagandas sobre a eficiência do colágeno na pele, mas será que ele é eficiente mesmo para deixar sua pele mais firme?

Desde quando publiquei pela primeira vez sobre o colágeno no site, já existia a dúvida se suplementos de colágeno funcionam mesmo. E é impressionante como esse assunto gera discussões. Para tentar esclarecer de vez essa dúvida, fiz uma pesquisa diferenciada para descobrir a verdade sobre os suplementos de colágeno.

Colágeno e Proteína

O colágeno é uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com a idade, o corpo produz cada vez menos: o colágeno começa a cair por volta dos 30 anos, e vai diminuindo cerca de 1% a cada ano que se passa.

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. Para saber um pouco mais, leia mais sobre o colágeno.

Como qualquer proteína que ingerimos, o colágeno é desmembrado em aminoácidos, através da digestão. Os aminoácidos são os "tijolos" da proteína: depois de digerida, a proteína, desmembrada na forma de aminoácidos, é recombinada da maneira que o corpo precisa, seja como tecido muscular, pele, unhas, cabelos… ou colágeno!

Assim, que fique claro: suplementos ou alimentos "enriquecidos" com colágeno são tão eficientes para aumentar o colágeno no corpo quanto qualquer outro alimento naturalmente rico em proteína. O que importa é a qualidade da proteína, e o quão intactos estão seus aminoácidos. No final das contas, proteína é proteína — seja do feijão, do ovo ou do colágeno industrial.

O colágeno presente nos suplementos normalmente é extraído da pele e dos ossos de animais. É um subproduto industrial, muito raramente extraído com o padrão de qualidade que faria deste uma fonte de proteína de primeira qualidade. Infelizmente, solventes químicos potentes e alta temperatura são quase sempre usados.

Portanto, em geral, a conclusão é: dada a baixa qualidade nutricional dos suplementos, ingerir colágeno não significa aumentar o colágeno da pele de forma eficiente. Melhor é focar em uma alimentação saudável e variada, com muitas fontes de qualidade de proteínas, incluindo feijões, carnes, whey protein, ovo, sementes como chia e linhaça, castanhas e até brócolis.

Como tentar manter o colágeno na pele então?

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Além que comer proteínas, existem algumas vitaminas e minerais que nutrem e mantêm nossa pele saudável. Essas vitaminas e minerais ajudam o corpo a continuar produzindo o colágeno naturalmente:

  • Zinco. Regenera a pele e controla a secreção sebácea, sendo interessantíssimo para quem tem acne ou pele oleosa. Ajuda a clarear a pele, e ainda é fundamental para a proteção do colágeno e a elastina. Entenda mais sobre o zinco.
  • Silício. Atua na formação de colágeno, fibroblastos e elastina, por isso regenera e reestrutura a pele. O silício é o mineral que dá sustentação à pele. Sem ele, a pele literalmente se desintegraria. Protege a pele contra o envelhecimento.
  • Enxofre. É chamado de “mineral da beleza”, pois mantém a pele macia e jovem. O enxofre é necessário para a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos. O enxofre pode ser a chave para ajudar as pessoas em certos tipos de acne. O enxofre ajuda a amaciar e embelezar a pele e no processo de cicatrização e nas marcas deixadas pela acne.
Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?
  • Vitamina A. A vitamina A renova a pele.  Também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele.  Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.
  • Vitamina B3. É uma das maiores amigas da pele. Seus benefícios vão desde o clareamento das manchas até a proteção contra a desidratação e contra a acne. Nas peles oleosas a niacinamida equilibra a produção de sebo; nas peles secas, aumenta a produção de ceramidas e garante a hidratação fisiológica da pele; nas peles com manchas, clareia através de um efeito iluminador.
  • Vitamina C. É importante para a formação adequada do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos. A Vitamina C é fundamental para a manutenção e cicatrização da pele.
  • Vitamina E. Um dos mais potentes antioxidantes disponíveis para a pele, tanto em cápsulas quanto em cosméticos, a vitamina E é capaz de varrer um dos mais perigosos tipos de radicais livres que existem, o chamado radical peróxido. Ele protege a pele contra a radiação solar, contra as toxinas da poluição e evita o envelhecimento precoce.
  • Ômega 3. As gorduras também fazem muito bem à pele, deixa mais bonita e evita o ressecamento. Uma quantidade adequada de ômega 3 exerce um papel foto protetor da pele, devido as suas propriedades anti-inflamatórias. O ômega-3 bloqueia as células da pele, estimulando a produção de colágeno e forte fibras de elastina, que contribuem para uma pele mais jovem. Saiba mais sobre o ômega 3.

Voltando aos Suplementos…

Como falei no início do post, esse assunto ainda gera muita polêmica. Existem muitos relatos de pessoas que usam suplementos ou produtos com colágeno e que juram que a pele melhorou. Outras são mais céticas. E você? Já usou produtos com colágeno? O que achou? Compartilhe sua experiência nos comentários!

187 comentários para “Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?”

  1. Avatar de Antonioberlofa

    LoL!! 🤣 😳

  2. Avatar de Daisy

    Adorei a matéria eis esclarecimentos!

  3. Avatar de Fabiane Aboud

    Olá pessoal!
    Não encontrei um artigo que indique uma marca coerente de colagem hidrolisado. O que encontro ao meu ver são propagandas de colágenos principalmente dessa marca Naara e Sanavita, que inclusive quando se entra no site ou qualquer publicação parece que é um vírus, não consigo sair e assim começar a procura de novo, a propaganda é tão forte e não parece confiável pelo apelo. Ao meu ver as pessoas que entram aqui para falar de alguma marca é anuncio pago, e a maioria não indica nenhuma marca em especifico.
    Sempre usei o colágeno hidrolisado manipulado, porem chamaram a minha atenção que a maioria dos lugares que manipulam, a matéria prima não é confiável… Tomei durante quase um ano e não notei diferença, como saber…
    Resolvi por esse motivo comprar os industrializados. Vou relatar a minha experiência com a marca que me indicaram Essential Collagen Skin. Estou a quase duas semanas tomando esse produto e a minha vida mudou para pior! O meu intestino parou de funcionar e muitas dores de cabeça, hoje resolvi parar definitivamente, fora que descobri que na composição tem adoçante, goma etc, que também verifiquei que não é bom, principalmente a longo prazo. Acredito ser o produto que está me dando esses efeitos colaterais pelo motivo que levo uma vida saudável nos meus 50 anos, como comidas de qualidade e faço exercícios físicos regulamente, cortei a tempos carboidratos e açúcar, graças aos vídeos do dr. LAIR RIBEIRO, que faço questão de propagar, pois ajudou a mudar a minha vida para melhor e é gratuito. Para mim essa marca não foi boa, fora que investi 109,00, não exatamente pelo valor, se faz bem, pago cada centavos com gosto! Vou tentar outras marcas, não vou desistir, por que acho muito importante o colágeno. Não tenho intenção de denegrir a imagem de nenhuma empresa, é um relato pessoal. Se alguém puder me indicar um produto de qualidade eu agradeço.

  4. Avatar de Rosimeire Rodrigues Aguiar

    Bom dia , pessoal! Tenho 47 anos, tomo colágeno hidrolisado a quase dois anos , e minha pele e cabelos melhorou muito . Sempre mudo de marca .Além de consumir alimentos como (chia , linhaça ,castanhas e frutas vermelhas) que contêm colágeno ,não relaxo na atividade física ….E uso bom protetor solar.

  5. Avatar de Elizynha

    Olá estou usando colageno a um mês…já notei algumas diferenças na pele cabelo e unhas…comprei no site natusvita …..além do colageno hidrolizado estou tomando também as cápsulas do pro hyaluronic que também ajuda muito a pele…..até agora estou gostando ….

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva