Para a mulher que gosta de se cuidar

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Nos últimos anos foi criada uma verdadeira indústria de produtos com colágeno: suplementos, cápsulas, bebidas e balas "beauty". Agora até certos alimentos estão adicionando colágeno. As vendas estão em alta e existem muitas propagandas sobre a eficiência do colágeno na pele, mas será que ele é eficiente mesmo para deixar sua pele mais firme?

Publicidade

Desde quando publiquei pela primeira vez sobre o colágeno no site, já existia a dúvida se suplementos de colágeno funcionam mesmo. E é impressionante como esse assunto gera discussões. Para tentar esclarecer de vez essa dúvida, fiz uma pesquisa diferenciada para descobrir a verdade sobre os suplementos de colágeno.

Colágeno e Proteína

O colágeno é uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com a idade, o corpo produz cada vez menos: o colágeno começa a cair por volta dos 30 anos, e vai diminuindo cerca de 1% a cada ano que se passa.

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. Para saber um pouco mais, leia mais sobre o colágeno.

Como qualquer proteína que ingerimos, o colágeno é desmembrado em aminoácidos, através da digestão. Os aminoácidos são os "tijolos" da proteína: depois de digerida, a proteína, desmembrada na forma de aminoácidos, é recombinada da maneira que o corpo precisa, seja como tecido muscular, pele, unhas, cabelos… ou colágeno!

Assim, que fique claro: suplementos ou alimentos "enriquecidos" com colágeno são tão eficientes para aumentar o colágeno no corpo quanto qualquer outro alimento naturalmente rico em proteína. O que importa é a qualidade da proteína, e o quão intactos estão seus aminoácidos. No final das contas, proteína é proteína — seja do feijão, do ovo ou do colágeno industrial.

O colágeno presente nos suplementos normalmente é extraído da pele e dos ossos de animais. É um subproduto industrial, muito raramente extraído com o padrão de qualidade que faria deste uma fonte de proteína de primeira qualidade. Infelizmente, solventes químicos potentes e alta temperatura são quase sempre usados.

Portanto, em geral, a conclusão é: dada a baixa qualidade nutricional dos suplementos, ingerir colágeno não significa aumentar o colágeno da pele de forma eficiente. Melhor é focar em uma alimentação saudável e variada, com muitas fontes de qualidade de proteínas, incluindo feijões, carnes, whey protein, ovo, sementes como chia e linhaça, castanhas e até brócolis.

Como tentar manter o colágeno na pele então?

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Além que comer proteínas, existem algumas vitaminas e minerais que nutrem e mantêm nossa pele saudável. Essas vitaminas e minerais ajudam o corpo a continuar produzindo o colágeno naturalmente:

  • Zinco. Regenera a pele e controla a secreção sebácea, sendo interessantíssimo para quem tem acne ou pele oleosa. Ajuda a clarear a pele, e ainda é fundamental para a proteção do colágeno e a elastina. Entenda mais sobre o zinco.
  • Silício. Atua na formação de colágeno, fibroblastos e elastina, por isso regenera e reestrutura a pele. O silício é o mineral que dá sustentação à pele. Sem ele, a pele literalmente se desintegraria. Protege a pele contra o envelhecimento.
  • Enxofre. É chamado de “mineral da beleza”, pois mantém a pele macia e jovem. O enxofre é necessário para a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos. O enxofre pode ser a chave para ajudar as pessoas em certos tipos de acne. O enxofre ajuda a amaciar e embelezar a pele e no processo de cicatrização e nas marcas deixadas pela acne.
Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?
  • Vitamina A. A vitamina A renova a pele.  Também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele.  Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.
  • Vitamina B3. É uma das maiores amigas da pele. Seus benefícios vão desde o clareamento das manchas até a proteção contra a desidratação e contra a acne. Nas peles oleosas a niacinamida equilibra a produção de sebo; nas peles secas, aumenta a produção de ceramidas e garante a hidratação fisiológica da pele; nas peles com manchas, clareia através de um efeito iluminador.
  • Vitamina C. É importante para a formação adequada do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos. A Vitamina C é fundamental para a manutenção e cicatrização da pele.
  • Vitamina E. Um dos mais potentes antioxidantes disponíveis para a pele, tanto em cápsulas quanto em cosméticos, a vitamina E é capaz de varrer um dos mais perigosos tipos de radicais livres que existem, o chamado radical peróxido. Ele protege a pele contra a radiação solar, contra as toxinas da poluição e evita o envelhecimento precoce.
  • Ômega 3. As gorduras também fazem muito bem à pele, deixa mais bonita e evita o ressecamento. Uma quantidade adequada de ômega 3 exerce um papel foto protetor da pele, devido as suas propriedades anti-inflamatórias. O ômega-3 bloqueia as células da pele, estimulando a produção de colágeno e forte fibras de elastina, que contribuem para uma pele mais jovem. Saiba mais sobre o ômega 3.

Voltando aos Suplementos…

Como falei no início do post, esse assunto ainda gera muita polêmica. Existem muitos relatos de pessoas que usam suplementos ou produtos com colágeno e que juram que a pele melhorou. Outras são mais céticas. E você? Já usou produtos com colágeno? O que achou? Compartilhe sua experiência nos comentários!

122 comentários para “Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?”

  1. Avatar de Janaína

    Muito bom esse post sobre o colágeno, uma vez eu tomei por um tempo e não resolveu nada e depois já ouvi alguns médicos dizendo que não adianta…

    1. Avatar de Sandra Marx

      Eu tomo ha anos e os resultados sao excelentes! Tratamento barato e comprovado que deixa muito dermatologista com o bolso vazio

    2. Avatar de Jbcury

      Ola Pessoal.
      Comecei a tomar colágeno hidrolisado 600ml com vitamina c, zinco e selênio, todos inclusos na capsula. Não vou dizer a marca pra não falarem que é propaganda.
      Pois bem, a 2 meses estou tomando e senti que as manchas que tenho nas costas das mãos quase sumirão. Tenho 68 anos e sinto que a pele de todo o corpo melhorou, além disso quando faço minha caminhada matinal ao dar um trote não me sinto mais ofegante.
      Minha esposa passou a tomar e a artrose que ela tem nas duas pernas (fémur bacia) melhorou a ponto de ela não precisar mais tomar ante inflamatório (declofenato).
      O médico ortopedista dela disse que ela futuramente não escapará de cirurgia. Vamos ver se esta melhora permanecerá.

  2. Avatar de Daiane Aparecida

    Gostei! Realmente o marketing em cima do colágeno é muito grande…eu não tomo.

    1. Avatar de Maria De Lourdes

      Eu tomei 2 anos religiosamente tres tipos de colágeno e cada tres meses eu trocava de marca e ótimas marcas que contem dosador que da 10gr por dia nao melhorou nem estacionou aflacidez muito pelo contrario estou mais flacida , é puro comercio é enganação mesmo.

  3. Avatar de Camila

    Também sempre achei que tomar colágeno nao resolve nada. Gostei das dicas de vitaminas e minerais para pele.

  4. Avatar de Josy

    😉 Todas as coisas boas que venham deixar nós mais lindas ta valendo ?

  5. Avatar de Simone

    Esclarecedor. Melhor balancear na alimentação de qualidade.

  6. Avatar de Karen

    Quando eu tomava, não era para fins estéticos, mas para coluna, tenho degeneração discal, artrose, desde nova, e me ajudou muito, cheguei a ficar 3 anos sem crises; depois que parei, entrei numa crise no pós-parto, talvez eu entraria com ou sem colágeno, pois eu não era indicado entrar em trabalho de parto, fui, tentei, confiei mais no google e palpites dos outros do que no médico e me ferrei. Agora voltei a tomar o mesmo que antes (da Sanavita), espero que eu não melhore, espero poder manter a saúde das cartilagens das demais vértebras.

    Vou tentar tratamento homeopático também, pois não aguento mais tantos remédio fortes rs…. Parece que a glucosamina + condroitina (que meu homeopata receitou) são mais potente, tem uma ação mais forte; dai talvez não seja necessário o colágeno, alguém sabe?

    1. Avatar de Enio Matsuda

      Karen, a glucosamina + condroitina sim são recomendáveis a você. O colágeno não vai ajudar no caso da coluna. Tive experiência pois fiz 2 cirurgias no joelhos (reconstrução do ligamento cruzado anterior e menisco). Tomei durante alguns meses a glucosamina e me ajudou muito no pós cirúrgico a fortalecer minhas articulações regeneradas. O colágeno não se aplica ao caso de degeneração discal. Seria para fortalecimento da pele, unhas e cabelos. Detalhe importante: Não é qualquer colágeno. Deve ser colágeno hidrolisado e ingerido junto com vitamina C para obter maior absorção do organismo.

      Caso queria mais informações segue meu contato:
      Enio Matsuda (eniomatsuda@gmail.com)

  7. Avatar de Jaque

    Eu já tomei por indicação da dermatologista, tomei por 1 ano e realmente parece que foi dinheiro jogado fora.

    Adorei o artigo.

    1. Avatar de Maria Flor

      Funciona sim,Para unhas, cabelos e pele, é muito bom. Acho que depende da marca que você compra.
      A marca que uso, é excelente. 😀

      1. Avatar de Cátia

        Olá Maria. Podes me dizer qual é a marca que usas sff? E qual a quantidade que tomas diariamente? Queria comprar e não sei que marca escolher :/

      2. Avatar de Celma Brito

        Qual e a marca que vc usa?

      3. Avatar de Solange

        Oi Maria vc poderia nós informar qual é marca que vc usa?

  8. Avatar de Leandra

    Já ouvi até promessas de que o colágeno fortalece os cabelos… fazem muita propaganda mesmo. Vou tomar as vitaminas e minerais que é mais confiável.

  9. Avatar de Cirlene

    😆 amei… Dicas essenciais

  10. Avatar de Rosangela

    Olá!!a dermatologista me disse que não adianta nada 🙁 ótima matéria!!

  11. Avatar de Manuelle

    Muito bom! Nunca tomei…

  12. Avatar de Rosa Maria

    Eu uso desde sempre. É necessário! A beleza, o corpo…o metabolismo, agradecem.

  13. Avatar de Rosangela

    Muitas dermatologistas recomendam…mas eu nunca achei que colágeno resolvesse

  14. Avatar de Jucy

    Tomava 1 comprimido de Centrun + 1 Redoxon com Zinco efervescente todas as manhãs, minha pele e cabelo ficaram maravilhosos. Estou pensando em voltar a tomar. Nem precisava do Redoxon, afinal o Centrun já tem vitamina C. Fica a dica.

  15. Avatar de Jucy

    Faltou informar também que, minha dermatologista passou IMEDEEN e ORGANIC BEAUTY SKIN, não comprei nenhum por conta do preço. Mas ainda acredito que possam ser maravilhosos.

  16. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito boa essa reportagem sobre o colágeno, retirou minhas duvidas.

  17. Avatar de Luisa Melo

    Estou tomando o colágeno acho que tem uns 4 meses… ainda não notei nada, mas tem muita gente que diz que resolve, não sei não, a explicação do post está muito boa.

  18. Avatar de Karen

    Proteína é proteína, estudos que comprovem os benefícios do colágeno não tem assim como também não tem sobre as suplementações como Whey por exemplo. A proteína dos vegetais é diferente da proteína da carne que é diferente da proteína do leite, e para todas elas,a falta faz mal, e o excesso também.

    Gomas e colágeno, gelatina, etc, não trazem benefícios pois contém quantidade insignificativa de proteína do colágeno, dinheiro jogado fora, é mais o alívio psicológico de estar consumindo algo bom, mas escondido toma coca-cola.

    Eu tomei aminoácido líquido e BCAA quando eu fazia musculação, pois não sou fã de carne, como de vez em quando e pouco, mas não gosto, não sinto falta, mas também não sou vegetariana, MAS como consumo muita proteína do leite e derivados e muito pouco de proteína da carne, o ENDÓCRINO indicou que eu tomasse suplemento (e eu estava bem, calça n. 38, com 58kg, 1,70 cm, e sem colesterol ruim), mas era pra evitar a fadiga, aumentar a resistência e porque tinha dificuldade de ganhar massa e emagrecia fácil, então eu tomei com acompanhamento médico e gostei.

    Depois de um tempo, larguei o BCAA e passei para o Colágeno em pó da Sanavita (que contpem 9gr por porção), por recomendação médica, devido à problemas degenerativos da coluna (hérnia, artrose, discopaia), e fiquei 3 anos sem travar; só travei depois devido ao parto, agora voltei a tomar, mas o homeopata passou algo mais potente que o colágeno, que é a glucosamina + condroitina (para a cartilagem, coluna).

    Se quando velhinhas, se preciso, temos que tomar suplementação com cálcio, pois com a idade as coisas vão aparecendo, porque não tomar colágeno após os 30? Ué? Mas como dito no post, tem que ser de QUALIDADE.

    Tomar pequenas doses de colágeno por 1 mês ou 1 ano, não vai trazer resultados milagrosos mesmo, muita coisa, a genética ajuda (ou estraga), as suplementações são para ajudar, não para fazer milagres. O uso disto não vai resolver minhas hérnias e artrose, mas vai AJUDAR na liga das cartilagens, é uma suplementação, não a cura.

  19. Avatar de Andrea Silva De Freitas

    TOMO E SEMPRE TOMEI COLÁGENO EM CÁPSULA, ALÉM DE MANTER UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E EXERCÍCIOS FÍSICOS. ACREDITO QUE NADA É MILAGROSO E SIM UM CONJUNTO DE FATORES JUNTOS QUE TRAZEM RESULTADOS……

    1. Avatar de Maria Elaine Benelli De Araujo Nunes

      Andrea, concordo com vc, tudo é um conjunto, se toma colágeno, alimenta-se bem ( frutas, legumes) não come frituras, faz exercício físico etc, vai ter RESULTADO, nada sozinho resolve! envelhecer é normal, mas minha pele de 50 anos é muito melhor que de muitas amigas de 30, tanto que eles acham que tenho a mesma idade que elas!

    2. Avatar de Maria Rosa

      Tomo colageno , tomo 1 ou 2 cápsulas ao dia para minha idade a minha pele é muito boa. Eu acho que é bom tomar sim

  20. Avatar de Mari - Bh

    Tomei colágeno em cápsulas e adorei! Na bula pede para tomar 2 cápsulas 4 vezes ao dia, eu nem tomei esse tanto e senti minhas unhas que sempre foram super fraquinhas pela primeira vez ficarem duras!!!! Na pele é mais difícil de notar pois acho que o colágeno previne a flacidez e não a combate. Pra mim valeu a pena, mas é importante procurar laboratórios de confiança e sempre sempre consultar um médico antes de tomar.

  21. Avatar de Luiza

    Excelente post, me ajudou a entender melhor esse processo.

  22. Avatar de Wussania

    Adorei a matéria , também já tomei colágeno por muito tempo e não vi resultado , além de tudo tem quantidade significante de calorias .

  23. Avatar de Jocélia

    Olá, muito bom ler coisas importantes para nossa saúde, parabens.

  24. Avatar de Amanda

    😆
    Já usei muito colageno, porém nunca tive resultados com eles, e mesmo assim insistia, pois o marketing voltado a ele quase que me obrigava a usar. Portanto, fiz uma companhamento nutricional, e mudei radicalmente minha alimentação, ingerindo mais proteína, porque a minha busca também era adquirir músculos, e assim acontenceu a “tal” mudança que eu sempre esperava…. Feliz demais em saber que a ingestão de colageno não serve para nada mesmo! rsrs

  25. Avatar de Elenice Mendes

    Muito boa esta matéria ,somente faço uso de um creme q é 50 % de colágeno e 50% elastina s noite, tudo é conjunto uma boa alimentação exércicio, fz Grande diferença,.também faço uso de creme q pura em vitamina E… Muito bom e vejo diferencia…

  26. Avatar de Suzana Marques De Moraes

    Gostei muito da matéria, muito boa.

  27. Avatar de Rose Freschi

    Ótima matéria!
    Há cinco meses venho tomando colágeno e pantogar. Não sei se é psicológico, mas acho que vem surtindo efeito.
    bjos

  28. Avatar de Herica

    Muito interessante! Então vamos comer proteina!!!

  29. Avatar de Sonia Alves

    Amei as dicas!!Muito esclarecedoras!!Obrigada!!

  30. Avatar de Valdice

    tomo colágeno em pó a dois meses até agora naõ vi resultado as rugas continuam
    igual a pele o que ajuda mesmo e fazer musculação tenho bons resultado para gordura e flaçides
    ~pessoal vão para academia que é o melhor fazer musculaçao OK.
    ão

  31. Avatar de Regina Fernandes

    Tomo colágeno com exynutrimente mais vitamina C e alguns outros componentes que o dermatologista indica, a uns quatro anos, tive uma grande melhora na pele, unha e cabelo,as vezes descanso uns dois meses, mas volto a tomar em seguida, para mim deu resultado.

  32. Avatar de Simone Moraes Valente

    Essas dicas ou melhor dizendo, essas informações são fundamentais para o dia a dia de quem gosta de se cuidar e fazer o “tempo parar”…

  33. Avatar de Nubia

    Eu já gastei dinheiro com colágeno, tomei por mais de um ano e não notei nenhuma melhora na minha pele…

  34. Avatar de Flávia

    Na realidade tenho uma pergunta.
    Ouvi dizer que o colágeno sem vitaminha C não tem função nenhuma.
    Uma pessoa que trabalha com venda de suplementos me passou a receita de 100g de colágeno com 100g de gelatina e tomar uma colher de chá 1 vez ao dia.
    Então não causará benefício algum?

    1. Avatar de Karen

      Flávia, é verdade, colágeno sem vitamina C não é absorvido pelo corpo, mas isso serve também para outras várias vitaminas. Normalmente colágeno em pós hidrolisado já vem com vitamina C + A, E e Zinco. Eu tomo da Sanvita, o abacaxi com hortelã é gostoso, e 1 dose (que é 2 colherzinhas de medida que vem no pote) corresponde à 9 gramas.

  35. Avatar de Adriana Prado

    Olá! Faço uso de colágeno e confesso ter esta mesma dúvida. Será que vale a pena o investimento? O cirurgião plástico que me indicou há 9 anos continua indicando. Minha dermatologista acha desnecessário. Minha nutricionista diz que apesar de alguns estudos afirmarem não ser eficiente, os profissionais da sua área vê excelentes resultados em seus consultórios.
    Bem, continuo tomando.
    Beijo

  36. Avatar de Lana Bello

    Eu tomo e vi bastante diferença
    em minhas unhas e cabelo, já faz 3 anos,
    ele tem qualidade e agrega bastante tipos
    de vitaminas, C, Zinco, A… Enfim, tenho
    gostado, não acredito em milagres e sim
    algo gradativo, talvez na pele sentirei
    realmente a diferença daqui muitos anos…
    Eu recomendo!! 😆

  37. Avatar de Diomar

    Lógico, que só colageno não faz milagre e preciso um conjunto de coisas. Uso sempre o colageno e vejo resultado sim.

  38. Avatar de Bruna Trevisan

    Apesar de muitas controvérsias sobre o colageno, ainda vejo mais médicos e nutricionistas indicando do que o contrário e também acredito que seja um conjunto de bons hábitos aliados a ele. As pessoas que dizem que não viram nenhum resultado, é pq esperam milagres e eles realmente não existem. A verdade é, eu tomo e me cuido pra caramba, e daqui uns 20 anos (tenho 29) eu irei ver a pele das minhas amigas que não tomam rsrs.. Não fico sem de jeito algum.. Mas Ah, os peptideos são melhores…

  39. Avatar de Gislaine

    ;

    ) eu estou tomando a 2 meses e já vejo diferença na minha pele cabelo e unhas amo to amandooo

  40. Avatar de Deia

    Tevez seja psicológico, mas eu tomo a 1 mês ja notei resultado…Sinto minha pele mais firme..Estava de férias acabei engordando um pouco e sinto que meus músculos ficaram mais firmes..Meus cabelos com mais bilho..Com tempo volto a confirmar tudo isso rs

  41. Avatar de Deinha

    Realmente ajuda as unhas e cabelo..compro em lojas de produtos naturais,100gr custa R$ 5,00 vale muito a pena,nunca comprei estes de marca!!

  42. Avatar de Paulo Roberto

    Faço uso do colágeno em pó há quase um ano e estou bastante satisfeito. A quantidade de rugas diminuiu bastante. Uso uma colher de sopa diariamente junto com iogurte ou vitaminas. Parei de comprar suplementos que continham colágeno quando percebi que tería que consumir 10 comprimidos de 1 grama por dia pra obter o mesmo resultado. Agora, uso uma colher de sopa do colágeno em pó que proporciona o mesmo resultado.

  43. Avatar de Marisete

    Boa noite!!!

    Senti as minhas unhas mais fortalecidas, as minhas unhas só andavam quebrando e meu cabelo melhorou muito; agora não é de uma hora para outra, quatro meses percebemos pouca diferença; e a minha pele achei mais forte.

  44. Avatar de Isabel

    Boa tarde! Eu faço ginásio. Tenho 21 anos, estou no peso ideal mas ainda estou na fase de perda de gordura, mas sinto me cada vez mais magra e flácida e mesmo a minha pele na cara está diferente (abatida) emais magra…e o que me preocupa mais é ficar demasiado magra. Aconselham me a tomar proteína de colagénio, mesmo tendo só 21 anos?

    1. Avatar de Cassio Junior

      isabel aconselho vc tomar a mesmo proteína que eu , aminoacido vem em uma garrafinha se trata de uma proteina liquida ao mesmo tempo que vc cuida da pele ganha massa magra , sua pele nao estar rígida por fala de musculos para sustenta la .

  45. Avatar de Rosa Maria

    Eu tenho 68anos tomo colgeno hidrolisodo e tenho notado grandes beneficios para minha pele cbelos e unhas . Niguem acha que tenho essa idade. sou mais velha que meu marido 10 anos e ninguen acredita quando falo. Ja fui barrada varias vezes em filas para idosos tive que mostrar a carteira de identidade. O colageno è muito bom. continuarei tomando . Rosa Maria BH 25/02/2016

  46. Avatar de Cris

    Eu tomo colágeno há 2 anos, e melhorou muito a flacidez, pele e cabelos, acabei de fazer 40 anos e tenho aparência de 30, ninguém acredita na minha idade. Acredito que o colágeno ajuda muito. Amo e não fico sem. Vou tomar a vida inteira!

    1. Avatar de Karina

      Oi Cris. Qual a marca de Colágeno você toma? Sanafit? Já ouviu falar do Fáscia, colágeno e vitaminas? Obrigada.

  47. Avatar de Cassio Junior

    usei o suplemento aminoacido que se trata da proteina liquida que contem colageno hidrolisado ,quando usava percebe os músculos mais definidos ,veias mais dilatadas , e corpo mais definido , eu senti os resultados . 😉

  48. Avatar de Tanila Santos

    Tomo colágeno, há um bom tempo, tive duas gestações e meu corpo voltou como antes, não tive flacidez. então creio que seja bom sim.Claro que alimentação saudável e atividades física também contribuem para um bom funcionamento metabólico.Não adianta tomar varias pilulas, e não ter disciplina.principalmente quem faz uso de tabaco, e bebida alcoólica.

  49. Avatar de Barbara

    Sempre me alimentei bem e sempre fiz atividade física, mas as minhas e unhas e meu cabelo sempre foram sensíveis a quebra, também nunca venci a celulite. Um dia na academia de Muay Thai minha professora fez um teste na minha pele e me me orientou a falar com meu médico sobre quantidade de água e colágeno no organismo. O médico me disse o mesmo, que o colágeno mal não faria mas que não havia comprovação dos benefícios. Resolvi tentar, meio cética … Tomando de manhã no café da manhã ou depois da academia. Nos Estados Unidos uma bióloga me disse que pro corpo aproveitar o melhor do colágeno temos que tomar de estômago vazio e com o corpo desaquecido. Enfim, foi incrível como meu cabelo minhas unhas e sobrancelhas cresceram mais rápido, estou no segundo mês de uso, não sei se a longo prazo o corpo estaciona, mas também vi melhora na minha celulite e flacidez. Na pele não senti diferença por enquanto. Mas afinal, não ter comprovação não significa não funcionar… Tudo em excesso faz mal ao corpo, se você não precisa suplementar provavelmente será perda de tempo e dinheiro, no meu caso fucionou. Cada corpo é um não adianta pegar receita com a amiga… Se você não tem carência de substância não tem porque tomar. O ideal é sempre fazer exames e se conhecer… Se meu corpo está usando o colágeno é porque está sendo útil pra ele de alguma forma. Portando eu tomo colágeno tipo 1 2 e 3 que já vem com a maltodextrina e as vitaminas necessária para a sua síntese no organismo, pela manhã antes do café ou depois da academia, e pra mim deu certo. Lembrando que reconheço os benefícios do colágeno porque eu sempre fiz atividade física (7 anos) e sempre tive uma alimentação saudável, não bebo álcool e procuro dormir bem, portanto o colágeno foi um complemento de todos esses hábitos.

  50. Avatar de Jana

    Olá meninas!! também tomo colágeno,e apesar do pouco tempo.já sinto a diferença em meus cabelos e unhas,que estavam bem fracos.Espero ainda obter mais resultados.BJIM

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva