Para a mulher que gosta de se cuidar

Tudo sobre Colágeno!

Tudo sobre Colágeno!

O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.

A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Pelo fato de o colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde.

Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é importante repor esse nutriente.

Deficiência do Colágeno

A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

A deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Além disso, prejudica as articulações e enfraquece os ossos.

Como repor o colágeno?

Já que com o tempo o organismo vai diminuindo a produção de colágeno, existe alguma forma de repor?

Sim, até existe, mas se for tomar o colágeno em forma de suplemento deve ser em boas quantidades e pro resto da vida. E dependendo de como for esse suplemento, se for de má qualidade, não irá fazer efeito algum. Além do suplemento de colágeno, existem duas formas eficientes para reposição, que são:

Tudo sobre Colágeno!

Proteína: A melhor forma de repor o colágeno é na ingestão de proteínas. Como qualquer proteína que ingerimos, o colágeno é desmembrado em aminoácidos, através da digestão. Os aminoácidos são os "tijolos" da proteína: depois de digerida, a proteína, desmembrada na forma de aminoácidos, é recombinada da maneira que o corpo precisa, seja como tecido muscular, pele, unhas, cabelos… ou colágeno.

O colágeno nada mais é que um tipo de proteína. Uma de suas principais funções é formar fibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita, contribui também na formação dos músculos). Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

Tudo sobre Colágeno!

Gelatina: Outra forma de reposição é a ingestão de gelatina. A gelatina é um produto feito a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e reconstituição de algumas articulações.

A gelatina contém 18 aminoácidos. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. A gelatina contém 9 destes aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização.

O aminoácido triptofano não está presente na gelatina; entretanto, isto não é muito significativo uma vez que este aminoácido é encontrado em quantidades adequadas em outros alimentos.

Quanto à reposição de colágeno, especialistas divergem em suas opiniões: alguns acreditam que a reposição não resolve, enquanto outros acreditam que ela é perfeitamente válida.

Tudo sobre Colágeno!

E sobre o colágeno hidrolisado?

Ele até pode funcionar, dependendo do caso, mas a forma mais eficiente de repor o colágeno é a ingestão de proteína.

O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

Benefícios da Reposição do Colágeno

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas
  • Combate a flacidez da pele
  • Fortalece unhas e cabelo
  • Contribui para saúde dos ossos
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático
Tudo sobre Colágeno!

Aplicação Cosmética

O colágeno é uma proteína "mágica" para deixar a pele mais firme. Alguns dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

Indicação do Colágeno Hidrolisado

É indicado para pessoas acima de 30 anos. Como suplemento nutricional é indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Como utilizar o colágeno?

Você pode usar a suplementação de colágeno hidrolisado tanto em cápsulas quanto em pó. Se você quer melhorar a produção de colágeno no organismo, é necessário investir nas proteínas.

Agora a Dúvida: Suplemento de Colágeno Hidrolisado Realmente Funciona?

Então… Eu estava tomando uma colher de sopa por dia de colágeno hidrolisado, por indicação médica, até que ouvi um médico (Dr. Mauro Fisberg) dizer que tomar suplemento de colágeno hidrolisado simplesmente não resolve nada, ou seja: para o colágeno ingerido chegar até a pele, a quantidade deve ser absurdamente grande, tornando essa ingestão de colágeno inútil. Eu até achei que faz algum sentido o que ele disse, mas teria que ouvir mais opiniões de nutrólogos. Sim, porque a imensa maioria das dermatologistas de fato recomendam o colágeno hidrolisado.

Mesmo os que dizem que funciona, alertam que o colágeno deve ser de boa qualidade e que deve ser tomado pra sempre; não adianta nada tomar por 1 ou 2 anos somente.

E agora? Quem estaria certo? O que você acha?

E você, faz algum suplemento de colágeno? Ou prefere a ingestão de proteínas…

Confira também esse post: Afinal, tomar colágeno hidrolisado realmente melhora a pele?

656 comentários para “Tudo sobre Colágeno!”

  1. Avatar de Maria Guaraciana B. De Oliveira

    BOM DIA ME CHAMO MARIA GUARACIANA TENHO 60 ANOS ESTOU USANDO (COLÁGENO HIDROLISADO) MAS CONFESSO ESTOU MEIA PREOCUPADA KKKK POIS NUNCA FUI A FAVOR DE USAR COMPRIMIDOS NEM OUTRO REMÉDIO QUALQUER, AINDA MAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA, ENTÃO GOSTARIA QUE ALGUÉM ME TIRA-SE MINHA DÚVIDA. COMECEI USAR ESTE PRODUTO DIA 15/11/17 QUARTA COMECEI COM UMA COLHER DE CHÁ 🍵 NA BANANA E NA SEXTA 17/11 AUMENTEI PRÁ DUAS COLHER DE CHÁ MAS MEIA CILHER DE CHÁ 🍵 QUE EQUIVALE A DEZ. GRAMAS POR ENQUANTO AINDA NÃO ESTOU SENTINDO NADA DIFERENTE ACEITO OPINIÕES COMO DEVO USA-LO SE ESTOU CERTA MEU ZAP 9857-41110.

    1. Avatar de Silvia Mara

      Maria Gyaciara, continua tomando sim que faz diferença mas articulações.
      Sua pele so vai sentir o efeito qd as necessidades de todo seu organismo estiverem saciadas. Pois o colágeno vão fortalecer suas articulações primeiro depois oele e cabelo.
      😚😚

      1. Avatar de Gizela

        Tem um ano que tomo colageno hidrolisado, faço pequenas Caminhas, o resyltado é incrivel, tenho55 anos com um corpode 20, a pele viçosa e minhas articulaçoes nota 10.

        1. Avatar de Roseli Dalabdalabona

          Oi.qusl colágeno você toma?

      2. Avatar de Leia

        Tome colastrina este funciona.vai notar na primeira semana

    2. Avatar de Ivanecia

      Olá Maria me chamo Ivanecia tenho 36 anos e conheço o colágeno desde os meus 28 anos comecei utilizando em um processo de emagrecimento foi excelente parei por um tempo e vi a mudança radical, unhas quebradiças dores nas pernas e cabelos secos, voltei a tomar recente e já vejo resultados como adoro esta proteína tomo 2 veses ao dia antes de dormir e em jejum, o ideal é tomar com vitamina c, tomo com chá de limão uma colher bem cheia, a vitamina c ajuda que o corpo absorva mais rápido a proteína no organismo.espero que vc goste da sugestão e veja resultados.

      1. Avatar de Ivone Ferla

        Oi a colastrina compro na farmacia ou ou em casa de produtos naturais

    3. Avatar de Ana Maria

      Parece que vc está colocando o pó em cima da banana, não ficou claro como toma. Se for em pó, deve ser diluído com água ou suco, prefiro com limão, que tem Vit C que ajuda o colágeno a fixar!

  2. Avatar de Jair Alves De Oliveira

    Tenho dor nas articulação e formigamentos nos pés .Quero informação sobre a indicação do uso do colágeno para os meus sintomas ?

    1. Avatar de Susana

      Confirme o seus defices de vitamina B1 e B12 porque esses sintomas podem nao ser so falta de colagenio!

      1. Avatar de Marúcia

        Para articulações do tem que tomar colágeno tipo 2. Colágeno tipo 1e3 serve para pele, cabelo e unhas.

  3. Avatar de Susana

    Deve-se tomar sempre 10 gr de colagenio hidrolizado por dia, apos os 35 anos, a funcao e beneficios do colagenio é muito mais do que na pele e rugas, ele tem um papel fundamental a nivel de orgãos, a nivel de funcionamento cardiovascular, funçao de desintoxicaçao do organismo, metabolismo da gordura para evitar gordura no figado, para alem de pele, articulaçoes e ossos. Deve-se tomar 10gr diárias mas SEMPRE junto com vitamina C, porque é a vitamina C que ajuda a absorver o colagenio! A melhor forma de tomar é a noite antes de dormir, num copo com agua, com uma pastilha efervescente de vitamina C mais as 10gr de colagenio so assim tira vantagem do colagenio!

  4. Avatar de Luiz Antonio

    Estava num processo de ressecamento da face do rosto tipo t
    Rocassea…bingo atirei no que não ví e acertei o que queria !!!!

    Com apenas 20 dias de ingestão de uma colher de chá grande por dia ,
    As rosáceas desapareceram !
    Valeu !!!!

    1. Avatar de Paulo César Faria Simões

      Vendo colágeno

      1. Avatar de Monique

        Sofro com minhas Rosáceas, qual vc toma?

  5. Avatar de Elza Conceicao

    Eu comprei o pó e comecei a tomar pela manha junto com aveia, e outros ingredientes.
    Estava sentindo dor na nuca.
    Tomava pouquinho pois não sabia a quantidade.Notei que minhas unhas estavam grandes e bonitas.
    As dos pés tinha como micose, aquela massa por baixo da unhas.
    Agora esse problema esta quase curado
    Eu afirmo que o colageno e muito bom
    Agora vou aumentar para uma colher de sopa.

  6. Avatar de Vanderléia Rossi

    Ouvi um especialista diser que o colágeno só dá resultados depois de um ano de uso!!! Fiquei sem saber o que fazer agora?Não entendi!

    1. Avatar de Josy Pereira

      Eu estava com muitas dores articulares, fadigas, fogachos, irritabilidade, dores de cabeça, estressada demais, nem eu me aguentava. Procurava os médicos que só me indicavam ansiolíticos e falavam que era sintomas da pré menopausa, pq já estou com 49 anos. Vi uma propaganda da Colastrina e não acreditei, pesquisei bastante, achei o preço bem alto… Enfim, acabei encontrando pelo M Livre por um preço mais acessível, comprei, usei por 3 meses, nossa! Senti-me como se tivesse uns 30 anos, feliz, relaxada, de bem com a vida, calminha, nada de estresse, calores e suores excesivos, só elogios do marido e filhos, que maravilha! Pesquisei mais e descobri o colágeno tipo 1 e 3, comprei e os resultados são ainda melhores, estou amandoooo. Super indico!

  7. Avatar de Ilany

    Oi vou faser 51 anos em Março comecei a tomar colágeno em capsulas faz um dia tenho artrose nos ombros gostaria de saber qual o melhor em pó hidrolizado ou em capsulas por favor me ajudem obrigada

    1. Avatar de Ivanecia

      Olá Maria me chamo Ivanecia tenho 36 anos e conheço o colágeno desde os meus 28 anos comecei utilizando em um processo de emagrecimento foi excelente parei por um tempo e vi a mudança radical, unhas quebradiças dores nas pernas e cabelos secos, voltei a tomar recente e já vejo resultados como adoro esta proteína tomo 2 veses ao dia antes de dormir e em jejum, o ideal é tomar com vitamina c, tomo com chá de limão uma colher bem cheia, a vitamina c ajuda que o corpo absorva mais rápido a proteína no organismo.espero que vc goste da sugestão e veja resultados.

      1. Avatar de Nary

        Meu ortopedista indicou o Motilex, em sachê. Tomo o de sabor framboesa e já vem com vitamina C.

    2. Avatar de Ivanecia

      A melhor forma de tomar é em pó já que as cápsulas são caras, e cada uma tem pequenas concentração do colágeno teria que tomar no mínimo 2 por dia, em pó vc pode colocar na vitamina c , que pode ser, chá de limão, suco de laranja ou acerola, pode ser suco d cenoura tbem portanto economizando e vendo maior resultado compre o em pó

    3. Avatar de Ana Maria

      Para artrose procure o colágeno UCII. Procure na Internet, é mais caro, serve para articulações. Algumas farmácias manipulam!

  8. Avatar de Andrea

    Olá
    Estava fazendo o uso de colágeno em cápsulas da marca Hinode mas percebi que fiquei com intestino super ressecado após a ingestão deste comprimido Isso é normal ?
    Obrigada

    1. Avatar de Clara

      O meu também ressecou! isso nunca havia ocorrido antes!

      1. Avatar de Evanilson

        70% do Nosso corpo é constituído por água, deve-se ingerir o colágeno mas não deve substituir outras proteínas. Importante fazer uma boa alimentação e tomar água várias vezes durante o dia.

  9. Avatar de Sonia Da Silva

    Gostei muito deste saite

  10. Avatar de Mario Fernando Schettini

    Cuidado com o programa Bem Estar pois a globo é muito bem paga para denegrir produtos concorrentes de seus clientes.
    Por Exemplo:
    Como pode o Dr Drauzio Varela falar de nutrição com tanta propriedade se nem nutrólogo é!
    O programa Bem Estar falou muito mal do óleo de côco enquanto universidades como Harvard recomendam enfaticamente (Um dos maiores patrocinadores da globo é justamente a industria do óleo de soja, canola e outros).
    Sujiro pesquisas no Google Acadêmico, é muito mais seguro e Científico.
    Esta é minha opinião, obrigado!

    1. Avatar de Monica M Fernandes

      Sr Mario,
      Não sei qual a fonte que o senhor utilizou em relação à Harvard, mas não foi o que encontrei sobre óleo de coco. Isto mais está me parecendo uma ação massiva de marketing da indústria do óleo de coco, que perdeu imensos mercados nas últimas décadas. Há várias formas de se criar um mito, inclusive financiando médicos e pesquisas pouco conclusivas. Veja nessa matéria da Universidade de Harvard que o óleo de coco aumenta sim o HDL http://www.health.harvard.edu/heart-health/coconut-oil-supervillain-or-superfood. O óleo de coco continua contendo 90% de gordura saturada, o que é uma proporção maior do que a manteiga, cita o artigo. Contudo, por ser uma gordura vegetal e não animal, tem menos impacto. Porém oleo de soja, canola, azeite de oliva continua sendo mais saudáveis, segundo este artigo da Harvard Health.

      1. Avatar de Lizianne

        Olá Mônica! O aumento do HDL é muito bom. Este é o “colesterol do bem”, ele age carreando outras moléculas de gordura dos tecido e vasos para o fígado, ou seja, impedindo que se acumulem na periferia. O fígado então refaz o processamento direcionando para armazenamento ,energia ou formação de bike/ excreção. Tudo o que promove o aumento tô do HDL é bom. O aumento do LDL é que deve preocupar.
        Um abraço
        Liziane Cardoso
        Acadêmica de Medicina

        1. Avatar de Valéria Silva

          Que bom alguém falou algo real…

    2. Avatar de Tamires Matos

      vdd.. vc esta certissimo;

    3. Avatar de Clecida Santana Cavalcante

      É verdade o que o vc falou do Bem Estar da Rede Globo ela é um nojo

  11. Avatar de Eliane

    Quantos comprimidos de 1000 mg de colágeno devo iingerir? Comprei comprimidos, mas dizem que ñ é bom e agora?

  12. Avatar de Marli Bartholomae

    Gostaria de saber qual o melhor horário de tomar o colágeno sachê?

  13. Avatar de Fernanda Ferreira Da Silva

    Caso alguém tenha interesse em comprar um excelente suplemento de colágeno, me chame via whatsapp 11 963549750!
    Atendemos todo o Brasil 🙂

  14. Avatar de Jander

    Bom dia a todos! Sou nutricionista funcional antienvelhecimento, e o uso contínuo de 10 gramas de colágeno horrorizado com suco de laranja jejum a longo prazo ( 1 Ano ) , faz efeito sim, a maioria dos resultados se notam depois de 1 ano. ** alguns médicos dizem que não faz efeito pq simplesmente os médicos não entendem de saúde e sim de doenças. “Médicos vêem de medicamentos, drogas” . ” Deus não fez medicamentos e sim alimentos”. Deixa que seu alimento seja o seu remédio, e que o seu remédio seja o seu alimento ( Hipócrates o pai da Medicina. Abs. Fiquem com Deus.

    1. Avatar de Jander

      Hidrolizado, corrigindo*** desculpe!!!

      1. Avatar de Valéria Melo

        Jander, por favor analise minha pergunta, se puder me responder ficarei agradecida.

    2. Avatar de Tania Santos

      amei sua explicação, tomo diariamente colágeno com vitamina c tenho 47 anos, faço Cross Fit, me sinto bem e feliz.

    3. Avatar de Ana Maria

      ORa, quem vai ter paciência de fazr suco de laranja todo dia em jejum? Eu espremo um limão e tomo com água e colágeno, e não tem hora, é a hora que me lembro!

  15. Avatar de Valéria Melo

    Gostaria de saber, se eu hidratar a gelatina sem sabor com um copo de 250ml de água e tomar depois dela estar toda hidratada, é o mesmo efeito??? E se tomar todo o sachê é muito?

  16. Avatar de Sandra

    Gostaria de saber porque aparecem bolinhas pretas no colágeno em pó?

  17. Avatar de Solange

    Também notei hoje meu colágeno em pó com pontinhos escuros, o pote está pela metade. Fiquei preocupada e não tomei. Será que estragou?

  18. Avatar de Mara Regina Bosco

    Bom eu vou começar com colágeno hoje tenho 59 anos…12/04/2018…..vou tomar com o gel da babosa,,,mel,,,,1 limão….juntar tudo liquidificador tenho artrose degenerativa e rugas ao lado da boca vamos ao teste volto aqui em 2 meses minha pele é bem flácida

  19. Avatar de Regina

    Olá! Gostaria de saber se devo tomar o colágeno pelo resto da vida? Estou tomando faz 3 meses. Obrigada

  20. Avatar de Marli Santos

    Tantas perguntas boas, e sem resposta!!!!!!
    Tambem é importante dizer que há varios tipos de colageno…
    tem pras artculaçoes, tem um que é especifico para a beleza,e tem mais dois
    tipos. Mas parece que faz mal para os rins, será que é vdd???
    Espero que respondam e rapido né??? obrigada

  21. Avatar de Silvana

    :algumas perguntas ficaram sem respostas que pena! Quais as melhoras marcas?

  22. Avatar de Arlei Gomes

    Bom dia tenho tomado colágeno hidrolisado estou sentindo muito bem com minha pele e músculo em tudo . sexualmente muito bem e tenho 51 anos tamanho e espessura ótimo elas adoraram .não posso colocar a foto mais muito bom mesmo.uma colher todos os dias de colágeno estou ótimo .

  23. Avatar de Lidiane

    Olá, eu tomo colágeno de 450mg e vitamina c de 50mg, em cápsula mando manipular acho excelente

  24. Avatar de Sonia Brito

    COMECEI A TOMAR TEM TRES DIAS COLAGENO EM PÓ HIDROLIZADO. ESTOU CONFIANTE.

  25. Avatar de Sonia Brito

    QUAL O MELHOR HORARIO.

  26. Avatar de Ana Blatnik

    Estou tomando colágeno em capsulas, fazem 2 meses e os resultados são visiveis, principalmente no rosto , minha pele adquiriu mais firmeza . tenho 36 anos e estou satisfeita com o resultado, o colágeno que tomo vem combinado com vitamina C e são 6 cápsulas por dia, pago 20 euros no potinho que vem com 120 cápsulas. Não sinto mais dores nas pernas e até estou mais calma. Eu recomendo.

    1. Avatar de Luciana

      Oi Ana!
      Qual o nome do colágeno em capsula que vc está tomando e onde posso encontra-lo? Obrigado!

    2. Avatar de Elizete

      Olá Ana, tudo bem com você? Eu sou Elizete Coutinho, tenho 52 anos e moro em Curitiba/PR. No momento estou em New Jersey. Comecei fazer o uso do Colágeno C Type 1&3 1.000mg, à 20 dias, e pelo que li sobre o seu depoimento deve ser o mesmo. A dosagem indicada são 3 comprimidos duas vezes ao dia. Mas li também que o ideal são 10g diariamente. O que você acha da dosagem?? Obrigada!!

    3. Avatar de Marisa Bizarria Dias

      Olá Ana Blatnik, no momento estou na alemanha você poderia me dizer o nome de seu colágeno?
      Obrigada

  27. Avatar de Claudia

    bom dia meu nome e claudia, tomo colagino hidrolisado a cinco meses e fui fazer um exame de no figado dai deu lesionado pode me responder se tem alguma coisa a ver.

  28. Avatar de Sonia

    Tenho 63 anos e gostaria de saber o que é melhor tomar para firmar a pele.
    Aqueles colagenos dos Estados Unidos que vem 300 comprimidos resolve mesmo ? Qual é o melhor?
    É o cálcio também é bom,qual é o melhor para os ossos?
    Obrigada

  29. Avatar de Darcy

    IVANÉCIA, se eu parar de tomar colágeno as unhas ficam quebradiças, cabelos secos e dores nas pernas? Isso quer dizer que eu não posso parar de tomar? Qual é o produto que tem o colágeno que traz todos esses dissabores? Se é assim, que ainda não iniciou tomar que não faça porque se parar fica pior. Teremos que ficar escravos do colágeno o resto da vida?

  30. Avatar de Erica

    Olá estou utilizando colágeno ha um mês e já senti a diferença e agora podemos aproveitar os benefícios do colágeno 100% natural, através de uma marca brasileira a ALoha Life. Mais informações através do site http://ericajc.alohalife.com.br

  31. Avatar de Tatiana Santiago

    Colageno hidrolisado a venda -> https://www.facebook.com/Horoslife.com.br/
    INDICO!

  32. Avatar de Elvis

    Pessoal eu nao trabalhado com os produtos Naara, mas vou ajudar na opinião.
    Eu parei de jogar volei, por dor na parte superior do ombro, faz tres meses que comecei a tomar o colageno Naara, as dores do ombro acabou tudo, e tem mais, meus musculos estão ficando cada vez mais firmes, tenho 39 anos.
    O objetivo principal que estou tomando, é para fortalecer os cabelos, ja senti que começou a engrossar os cabelos, mais ainda falta tomar mais tempo, porque os cabelos, são os ultimos a fazer efeito pelo que vi, masss ja senti o começo da mudança nos cabelos.
    Nunca mais paro de tomar colageno.
    Mas antes de tomar o colageno Naara eu tomava um colageno que comprava por kilo na casa de produtos naturais, e nao senti diferença com esse colageno, então se forem tomar colageno, comprem o Naara ou outra marca boa, senao vcs irão perder tempo e dinheiro, façam esse teste de 3 meses e depois vcs comentam aqui no blog.

  33. Avatar de Cleuza Silva

    Boa Tarde, vou começar a utilizar o colageno Eximia Firmalize Age Complex, indicado pela minha Nutricionista , gostaria de saber se alguem ja usou e se ele é bom mesmo. 😉

  34. Avatar de Ana Maria

    A vida adulta não começa aos 30 como diz a matéria.A idade que medeia os 18 e 20 anos é geralmente considerada como o limiar da vida adulta.

  35. Avatar de Chris

    🙂 Tomo Exsynutriment (a pilula da beleza) que contém colágeno há mais de oito anos e posso garantir que faz toda diferença para a pele, unhas e cabelo. Super recomendo. Tomava de 100 mg e há um mês a dermatologista mandou aumentar para 200 mg.

  36. Avatar de Salete

    a bioquimica que manipula meu colageno hid. 5mg em po, dis que tenho que parar de tomar uns 3 meses por que pode fazer mal e verdade

  37. Avatar de Elba

    Boa noite, qual o melhor colágeno que vcs indicam?

1 6 7 8

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva