Para a mulher que gosta de se cuidar

Tudo sobre Colágeno!

Tudo sobre Colágeno!

O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.

Publicidade

A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Pelo fato de o colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde.

Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é importante repor esse nutriente.

Tudo sobre Colágeno!

O colágeno pode ser adquirido em forma de cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais. Outra forma de reposição é a ingestão de gelatina. Quanto à reposição de colágeno, especialistas divergem em suas opiniões: alguns acreditam que a reposição não resolve, enquanto outros acreditam que ela é perfeitamente válida.

A gelatina é um produto feito a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e reconstituição de algumas articulações.

A gelatina contém 18 aminoácidos. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. A gelatina contém 9 destes aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização.

O aminoácido triptofano não está presente na gelatina; entretanto, isto não é muito significativo uma vez que este aminoácido é encontrado em quantidades adequadas em outros alimentos.

A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

O colágeno é um tipo de proteína. Uma de suas principais funções é formar fibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita, contribui também na formação dos músculos). Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

Funções do Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

Tudo sobre Colágeno

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas
  • Combate a flacidez da pele
  • Fortalece unhas e cabelo
  • Contribui para saúde dos ossos
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático

Aplicação Cosmética

O colágeno é uma proteína "mágica" para deixar a pele mais firme. Dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

Indicação do Colágeno Hidrolisado

É indicado para pessoas acima de 30 anos. Como suplemento nutricional é indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Deficiência

A deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Além disso, prejudica as articulações e enfraquece os ossos.

Onde é Encontrado

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA (órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA) e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína.

Você pode usar tanto o colágeno em cápsulas quanto em pó. É encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteína como a carne e leite e nas gelatinas.

Modo de Usar

Com apenas 10g de colágeno por dia, obtém-se o fornecimento ideal desse aminoácido tão importante. Dilua uma colher de sopa do Colágeno Hidrolisado em 200ml a 250ml de suco ou outro líquido de sua preferência e tome 30 a 60 minutos antes do jantar.

Agora a Dúvida: Suplemento de Colágeno Realmente Funciona?

Então… Eu estava tomando uma colher de sopa por dia de colágeno hidrolisado, por indicação médica, até que ouvi um médico (Dr. Mauro Fisberg) dizer no programa Bem-estar que tomar suplemento de colágeno simplesmente não resolve nada, ou seja: para o colágeno ingerido chegar até a pele, a quantidade deve ser absurdamente grande, tornando essa ingestão de colágeno inútil. Eu até achei que faz algum sentido o que ele disse, mas teria que ouvir mais opiniões de nutrólogos. Sim, porque a imensa maioria das dermatologistas de fato recomendam o colágeno hidrolisado. E agora? Quem estaria certo? O que você acha?

E você, faz algum suplemento de colágeno? Ou então usa algum cosmético que contenha colágeno na fórmula?

519 comentários para “Tudo sobre Colágeno!”

  1. Avatar de Kellen

    Eu tomo duas capsulas ao dia, será q funciona??

    1. Avatar de Crislaine

      Não tome em cápsulas, a quantidade é muito pequena, tem que ser duas colheres de sopa do pó por dia…

  2. Avatar de Geovana

    Oi Celisa, adorei o post, eu estou tomando também, faz anos que tomo, mas nunca confirmei a eficácia. Achei interessante esse questionamento, pois as vezes tomamos coisas e nem sabemos se vai mesmo fazer efeito. Agora estou na dúvida se paro ou continuo….

  3. Avatar de Iolanda

    Tomo uma colher se sopa de colágeno hidrolisado a mais de 4 anos, indicação da dermatologista.

    1. Avatar de Raquel Delis

      Iolanda é bom parar e usar o colágeno diretamente na pele em forma de creme.

  4. Avatar de Renatinha

    Muita coincidência, semana passada fui na dermato para saber se posso usar ácidos, queria usar o vitanol, sabe o que ela me recomendou??? Colágeno! mandou eu comprar o manipulado, eu fui até a farmácia, mas achei caríssimo, não comprei, nossa pelo jeito fiz bem….
    Celisa achei maravilhoso o artigo.

    1. Avatar de Miranda

      Comigo tb aconteceu isso, fui na dermato para pedir um creme e ela me recomendou esse tal colágeno hidrolisado, para manipular na farmacia que ela queria… me pareceu picaretagem para vender… ainda por cima caríssimo, não comprei!

  5. Avatar de Leticia

    faço uso do colágeno hidrolisado em pó, será que estou jogando dinheiro fora?

    1. Avatar de Janaina

      Ja li muito a respeito…..e varios sites…dizem que o colageno em po eh muito melhor que em capsulas…pq o organismo absorve bem melhor.
      Eu tomo em po…batido no liquidificador com suco de laranja e agua….fala-se que a vitamina C ajuda na absorcao dos nutrientes.
      Espero que realmente seja valido…recentemente, comprei de uma vez so 4 potes…

  6. Avatar de Jéssica

    Oi Celisa, eu também tomo colágeno, indicação da dermato, ai ai ai tb estou achando que é balela. Vou parar.

  7. Avatar de Nathália

    Eu tomava… depois parei… ainda bem! uso um creme manipulado a base de colágeno, acho muito bom!

  8. Avatar de Marielle

    Nos ultimos 4 anos que fui em dermatos, TODOS indicavam colágeno hidrolisado, e não era para comprar pronto e sim nas farmácias de manipulação que elas indicavam, sempre achava caríssimo, comprei duas vezes e hj me arrependo.
    Hj dá para notar que era tudo conchavo da médica com as farmácias, deveriam vender farinha de trigo

  9. Avatar de Helena

    não estou conseguindo achar a parte no video que o médico fala sobre o colágeno…

  10. Avatar de Fabiana Maquiato

    Também tomo…
    achei isso…

    O colágeno ingerido não se fixa ao tecido, esse efeito benéfico provavelmente se deve a alta concentração plasmática de glicina e prolina, que estimulam as células destes tecidos a produzirem o colágeno conferindo resistência e estrutura. Os estudos científicos ainda não confirmaram o real efeito do colágeno ingerido no crescimento de colágeno nos tecidos

  11. Avatar de Antonieta

    Achei muito bom o post, não sabia quase nada sobre o colágeno, nota-se como ele é importante para o nosso corpo.
    Nunca tomei o colágeno em pó, só em cremes…

    1. Avatar de Raquel Delis

      Vc é que está certa!

  12. Avatar de Janete Camargo

    fazendo uma pesquisa por aí… funciona sim.
    Achei que melhorou minha pele e meu cabelo depois que comecei a tomar colágeno, tomo 3 cápsulas por dia.

  13. Avatar de Jurema

    Acho que funciona sim, senão não teria tantos médicos recomendando o colágeno.

    1. Avatar de Raquel Delis

      Mas os médicos de hj em dia não sabem de nada

  14. Avatar de Jacqueline

    Celisa, não está sendo inútil não… tomo esse mesmo que vc toma da Native, ele é o melhor porque é puro.
    Estou tomando a 7 meses uma cohler de manha e outra a noite… está sendo ótimo para pele e cabelo.

  15. Avatar de Eloisa

    Bom dia meninas! Sou nutricionista e queria comentar com vocês que o Dr. Mauro Fisberg é um dos mais renomados e reconhecidos pesquisadores da área de nutrição, com publicações em revistas científicas no Brasil e exterior, seguramente uma fonte muito segura de informação. Infelizmente, não existe comprovação científica da eficácia da suplementação do colágeno para o fortalecimento de tecidos. O que acontece é que, ao ser absorvido, o colágeno é quebrado em aminoácidos, e o nosso organismo utiliza esses aminoácidos para formar diversas proteínas. Não podemos sinalizar ao organismo que a proteína que queremos que ele forme é o colágeno! O que posso recomendar a vocês é que utilizem qualquer suplementação sempre com orientação de um profissional capacitado (médico ou nutricionista) porque muitas vezes suplementos desnecessários ou em quantidades inadequadas fazem mal à saúde ou simplesmente não trazem os benefícios esperados.

    1. Avatar de Andreia

      Olá Doutora o problema é que tem muitos médicos por aí que não dá para confiar, eu uso o colágeno por recomendação da dermatologista…

      1. Avatar de Eloisa

        Veja bem Andreia, a minha finalidade não é contestar a indicação do seu médico porque provavelmente ele tomou a decisão de suplementar baseado em uma analise rigorosa do teu caso. O que eu queria pontuar é que a decisão de suplementar deve ser feita de forma criteriosa. Muitas vezes suplementos aparentemente inofensivos, como de vitaminas, podem fazer muito mal à saúde quando tomados de forma inadequada. Eu particularmente não suplemento com colágeno, porque trabalho sempre com comprovações científicas consistentes, mas alguns profissionais tomam a decisão de suplementar com base em evidências e tomando o cuidado de não indicar uma quantidade que faça mal ao paciente. Não digo que estejam errados, é uma forma diferente de trabalho. Queria apenas dizer que o Dr. Mauro Fisberg é uma fonte confiável, para dar a voces alguma segurança ao ver algum artigo ou entrevista com ele.

    2. Avatar de Raquel Delis

      Adorei o seu comentário Eloisa

  16. Avatar de Norma Arruda

    Excelente escolha de artigo Celisa.(e polêmico…rs)
    Faço técnico de estética e cosmetologia, e no semestre passado fiz a disciplina de nutrição e falamos muito sobre o colágeno. Segundo a minha profa e nutricionista, é importante a reposição do colágeno com o passar dos anos já que vamos perdendo, porém para um melhor aproveitamento pelo organismo e efeitos, segundo ela é importante que seja combinada á vit. C e zinco (algumas marcas já contém) não esquecendo que o mineral silicio(também produzimos e com o tempo perdemos grande quantidade, também é precioso junto com o colágeno para firmar pele, unhas e cabelos.
    No meu caso, eu já tomava o colágeno há 8 meses e com essas informações acrescentei o silicio em cápsulas (manipulado) e a marca que uso já tem vitamina C.Acabei de comprar na promoção, bem mais em conta. Como vejo resultados em mim em vários aspectos pesquisei também bastante ví várias opiniões e resolví continuar.
    Ah…tomo uma colher de sopa na água ou suco e 1 cápsula de silicio. Bjs

    1. Avatar de Virginia W

      Olá Norma e meninas,
      também já li alguns arquivos que diziam que o colágeno deveria combinado com outras vitaminas para fazer o seu sucesso.

      Até procurei e encontrei algumas marcas que tem as tais combinações, mais fiquei em dúvida e até agora não comprei.

      Tenho uma cunhada que faz uso do colágeno hidrolisado e ela tem a pele bem linda no alto dos seus 50 anos.

      Beijos.

  17. Avatar de Amanda Barbieri

    Pelo que aprendi nas aulas de histologia, podemos tomar o quanto for de colageno que o corpo só vai absorver o necessario, o que depende de cada idade!
    O bom mesmo é cuidar da pele, com bastante hidrataçao, filtro solar e uma otima nutrição! 🙂

  18. Avatar de Wania Regina

    Olá!!!!

    Por recomendação de minha nutricionista a cada pelo menos seis meses uso colágeno manipulado juntamento com outras tantas vitaminas…Acredito sim, que dê resultado pois mesmo com 51 anos tenho meus cabelos e até minha pele é muito boa com elasticidade .

    Tomo por um período depois deixo algum tempo e volto a tomar…

    Beijuuuu

  19. Avatar de Norma Arruda

    Com relação ao depoimento da Eloísa, acho que ela está certa. Importante consultar um especialista, afinal cada organismo reage de forma diferente e pode ter carências (ou não) de suplementos. No meu caso segundo os meus sintomas e necessidades consultei com nutricionista(que por sinal era minha profa. rsrs)

  20. Avatar de Andreia

    Oi celisa tomo o suplemento de colágeno faz um tempinho já… nossa agora fiquei desanimada, tb estou achando que não faz efeito.
    Adorei o artigo, é um alerta para quem toma as coisas sem saber.

  21. Avatar de Renata Ferreira

    Estou tomando o colágena há mais de ano e não vou parar de tomar… trabalho com duas amigas. Uma delas já toma o colágeno há mais de cinco anos e tem a pele bem mais firme do que aquele que começou tomar agora, embora as duas sejam da mesma idade e têm o mesmo tom de pele… sem contar que as duas fizeram cirurgia no seio e a que toma colágeno há mais tempo só tem um risquinho como cicatriz e a outra ficou com uma cicatriz feia… Por esse exemplo vou insistir em tomar o colágeno.

    1. Avatar de Sueli

      Exatamente ! Fiz uma cirurgia em 18/07 e minha cicatrização está muito boa, não tive problemas. Recebi 6 pontos na parte interna da perna e 11 pontos na parte externa.

  22. Avatar de Márcia Leme

    Olá, meninas,
    Eu também tomei por um tempo e acabei vendo vários artigos contestando a eficácia do produto. Aí parei… Estava gastando muito com uma coisa que podia ser placebo…

  23. Avatar de Anamaria

    Há cerca de 7 anos passei a tomar gelatina em folha (uma ao dia) e depois passei para o Colágeno em pó hidrolisado. Não notei melhoras em unhas/cabelos. Talvez tenha firmado um pouco a pele, mas faço musculação, e pode ser efeito dela também.
    Já lí quem defenda o uso do colágeno dizer que as cápsulas são insuficientes, já que seria necessárias um número grande de cápsulas para se conseguir a quantidade indicada.
    Parei de tomar há alguns meses devido a essa polêmica: é ou não eficaz? Li um artigo na web de uma nutricionista, que também respondia questões relacionadas ao colágeno, dizer que é eficaz em alguns casos, depende do organismo, etc. Senti que ela ficou bem em cima do muro, mas pude notar que ela não punha muita fé. Não notei piora ao parar de tomar.

  24. Avatar de Miranda

    Oi Celisa, achei excelente essa abordagem. Seu site é 10!

    Eu acho que tudo que se fala demais não é bom, a maioria das dermatologistas recomendam o tal colágeno, nunca tomei, e nem vou tomar, preciso ter a comprovação científica…

  25. Avatar de Gabriela Castro

    Eu tomo todos os dias… recomendação médica

  26. Avatar de Flavia

    Ola amigas!!
    tomo uma caixa de gelatina (85g) diluida em 500ml de agua por dia junto com algum alimento e o resultado é satisfatorio.
    Abraços

  27. Avatar de Cida Moura

    Pessoal
    o meu endocrinologista, me recomendou que eu não gastasse dinheiro , sem necessidades, apenas que eu passasse a consumir gelatina.

    bjs

  28. Avatar de Morgana

    nossa meninas adorei os comentarios estava em duvida se eu tomava ou nao
    e sem falar que adoro gelatina …

  29. Avatar de Cinthia

    Nossa, esse artigo veio em boa hora, comecei a tomar colágeno hidrolisado há uma semana, por causa das propagandas e promessas, será q não vou ver nenhum efeito?

    1. Avatar de Raquel Delis

      Agora que vc já comprou tome, mas depois não gaste mais dinheiro, compre um bom creme a base de colágeno, faz mais efeito do que tomar

  30. Avatar de Lilian De Oliveira

    tomei por um certo tempo um colágeno de soja com sabor de maçã verde. dava ansia de tomar, não senti qlq diferença visivel. principalmente em gelatina.

    Hoje tomo o hidrolisado sem sabor junto com sucos q a nutricionista me passou. Ela nem perguntou de flacidez, mas perguntou sobre unhas e cabelos quebrados. Por este motivo estou esperando mudanças no cabelo.. q tá péssimo. veremos. Compro ele assim sem rótulo… em casa de cereais, ali eles pegam com conchas e colocam em saquinhos.

    Eu ouvi falar q em capsula não funciona porq as quantidades são mto baixas.

  31. Avatar de Sueli

    Bobagem e dinheiro jogado fora.Melhor é tomar gelatina mesmo.
    Minha dermatologista receitou-me ROACUTAN

    1. Avatar de Anamaria

      Sueli,
      O Rouacutan é para tratar a acne e a pele oleosa. Ele resseca muito cabelos, pele e boca.

  32. Avatar de Silvia

    Gente,

    Eu comprei um protetor solar e achei ele muito seco depois de aplicado, então eu procurei o fabricante e fui informada que o produto tem uma quantidade muito grande de colageno na composição, mas não entendi qual a função disso??????????????????????????????????

    Sinceramente eu acredito mais em produtos topicos que estimulem a produção de colageno no rosto do que suplemntos, agora produto com colageno para aplicar na pele faz o que??????????????????????

    1. Avatar de Raquel Delis

      Produto com colágeno serve para dar elasticidade e firmeza na pele, está no texto:

      Dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

  33. Avatar de Carla

    Olá,
    Primeiro queria dizer que adoro passar por aqui todos os dias para dar uma olhadinha nas novidades e ficar bem informada com vcs! Eu acho que tomar o colageno como suplemento em pó não ajuda muito não, na minha opnião tem mais eficacia, ou seja é mais absorvido pelo organismo quem consome gelatina. O que vcs acham?

    Bjoooss

    1. Avatar de Raquel Delis

      Quem consome gelatina e quem usa cremes à base de colágeno

  34. Avatar de Tania Cristina Correia

    Olá meninas!!! Bem polêmico o post. Eu não tomei colágeno, porém conheço pessoas que usaram e não notaram diferença! Sinto mais segurança usando a gelatina e adorei a idéia da amiga Flavia!

  35. Avatar de Viviane

    Tenho 22 anos então ainda não preciso q bom só daqui alguns anos vou precisar usar o colágeno!!!

  36. Avatar de Rê

    Olá meninas! Tomei colágeno hidrolisado por 2 anos devido a minhas unhas quebrarem demais, o resultado, dinheiro jogado fora. Parei de tomar. Beijos!

  37. Avatar de Márcia Silva Leão

    Oi meninas, sou acupunturista. Faço uso de colageno combinado com vit. C e aplico pastilha de silício no rosto. Aliás silicio é um produto muito utilizado em acupuntura, tem várias funções. A junção dos dois produtos, em mim, tem dado excelentes resultados.

    bjs a todas.

  38. Avatar de Lenice Oliveira

    eu também estava empolgada em tomar colágeno mas realmente o colágeno hidrolisada não será fixado na pele como imaginamos e que podemos fazer é ingerir sim vitamina C que é percursora da formação de colágeno no processo bioquímico que acontece no organismo! sem Vitamina C o corpo não produz colágeno!! espero ter ajudado!
    (Lenice/Bióloga)

  39. Avatar de Fernanda

    Nunca me foi receitado colegeno…ja tomei por conta propria,como nao notei nada de diferente, parei.Mas confesso que como 1 potinho pequeno de gelatina sempre apos o almoço.
    Tudo o que se faz é um conjunto,nada funciona sozinho…isolado.
    é um ciclo…se alimentar bem,execicios fisicos,cuidados com o bem estar mental,cuidados com a pele.
    bjus

  40. Avatar de Raquel Delis

    Celisa, adorei o texto…
    Sempre tomei colágeno, mas fui a uma nutricionista que disse que se fosse para usar colágeno que fosse diretamente na pele… ela mandou fazer um creme a base de colágeno que achei muito bom em poucos dias de uso dava para sentir a pele mais firme.

    1. Avatar de Jailde Lopes

      Raquel,
      Boa tarde!
      Vc poderia me falar a fórmula desse creme de colágeno, estou bastante interessada neste creme que vc falou que firma a pele.

      Obrigada

      1. Avatar de Raquel Delis

        Tenho que ver a composição em casa certinho, mas os ingredientes são:

        Colágeno, Elastina, Babosa, Óleo de Semente de Uva e Óleo de Rosa Mosqueta.

  41. Avatar de Silvia

    Gente,

    Eu gosto muito de comer gelatina, mas parei de consumi porque ouvi falar que a forma que é fabricado é um tanto suijinha.

    Alquem aqui faz ideia como é feito o pó da gelatina?

    Dizem que são de ossos de vacas que ficam expostas muitos dias as moscas, será que é verdade? tomara que não!

    1. Avatar de Sueli

      Olá Sílvia ! Pelo que sei, o colágeno é retirado da pele do boi. Já via a fabricação da gelatina na tv.

    2. Avatar de Sonia

      Nossa acho que não… as gelatinas são feitas em fabricas próprias… se fosse sujo muitas crianças já tinham morrido, dou gelatina para meus filhos e nunca teve problema…

    3. Avatar de Sueli

      Sílvia, os ossos são utilizados para retirada do tutano, substância que entra na fabricação da famosa geleia de mocotó (e, inclusive, rodou na internet um e-mail sobre as péssimas condições de higiene de uma fábrica que produz essa geleia-mas como se trata de internet e e-mails, nem tudo pode ser verdade).

    4. Avatar de Liliane

      Olá,

      Hoje sou vegetariana inclusive porque muitos produtos alimentícios derivam dos animais,infelizmente com isso eles sofrem horrores absurdos e hoje em dia com a diversidade de produtos ,como exemplo:gelatina de alga, existem, não creio que leva-los(os aminais) a este sofrimento seja necessário,não mais…

      Li isso numa reportagem:

      É uma proteína obtida pela extração do colágeno, principal material de pele, tendões e ossos em animais. A pele de bovinos e suínos primeiro é depilada e depois dividida em duas partes. A parte externa vai para a indústria de calçados, mas a interna servirá para fazer gelatina

      Agora imageinem o que os bichinhos passam a té chegar nisso…
      Veja:

      Respeito quem consome,claro(carne, e outros produtos vindos doa animais),eu mesma não me abdiquei por completo,tirando a carne,porque onde moro atualmentee é impossível encontrar a diversidade de produtos de origem não animal como em Sp…há medicamentos,enfim…Mas além de não fazer mal aos animais e ao planeta(isso envolve muita outras discussões) após ser adepta ao vegetarianismo minha vida é sim mais saudável,até porque a ingestão dos alimentos que fornecem a quantidade necessária de proteínas para o corpo qq que sejam é muito mais prazerosa e barata.

      para quem quiser saber mais:http://www.youtube.com/watch?v=hzuVrklGv7A

      Desculpem-me desvio de assunto,mas faz parte.

      1. Avatar de Anamaria

        Concordo Liliane. Li no Facebook de uma francesa que luta pela defesa animal e é vegetariana, o sofrimento que os animais passam para extração do colágeno.
        Para quem é vegetariana, recomendo um alimento que conheço há pouco tempo, o trigo em grão, rico em proteínas e excelente em saladas, sopas etc.

  42. Avatar de Sueli

    Tomo colágeno há dois anos. Comecei com o produto da foto (Native), sabor morango. Misturo com iogurte e leite; é minha primeira refeição diária. Como começou a ficar absurdamente caro, agora compro colágeno sem sabor em pacote, numa casa de produtos naturais.
    Sofri um acidente há um mês e tive que operar meu tornozelo. Minha recuperação está boa, inclusive a cicatrização, que os médicos disseram ter sido ótima. Acho que o colágeno foi responsável em grande parte, embora eu seja nadadora e também atribuo este fato à boa recuperação. Acho que o colágeno sozinho não faz milagre, e vou continuar a usá-lo. Eu recomendo.

  43. Avatar de Sonia

    Eu tomo colágeo hidrolisado em pó a algum tempo, não notei mesmo diferença na elasticidade da pele…

  44. Avatar de Mariza

    Eu sempre procuro comer gelatina, e frutas com vitamina c, não sei se está correto, mas mal não faz, como já estou mas que na idade de fazer uso do colageno, vou procurar saber como a minha dermatologista. Não gosto de ficar tomando muitos remedio sem saber se funciona ou não.Mas é bem interressant está materia.

  45. Avatar de Fatima

    faço uso de colágeno em creme ha muitos anos venho obtendo excelentes resultados ,realmento é muito melhor.

  46. Avatar de Claudia Cantanaro

    Olá meninas! Sou nutricionista e conheço esse médico do bem-estar, ele é um excelente profissional e podem confiar nas palavras dele, realmente tomar o colágeno não faz efeito.
    Passar produtos à base de colágeno na pele, pode sim ajudar a dar elasticidade e firmeza.

    1. Avatar de Meire

      O colageno em pó e capsulas menos de 10% é absorvido pelo organismo, ou seja, não faz diferença nenhuma, mas o colageno liquido cerca de 90% é absorvido. Isso acontece por conta das enzimas do estomago, o liquido é o indicado, mas é muito caro.

  47. Avatar de Cristiana

    Olá meninas!

    Primeiramente sou farmacêutica, trabalho na área magistral a mais de treze anos e amo o que faço. Concordo com alguns comentários e outros nem tanto. O que posso passar sobre meus conhecimentos é que nada se pode afirmar em relação a efetividade da reposição diária de colágeno nem mesmo o hidrolisado. Mas a certeza é que o colágeno em cremes ou seja, fórmulas tópicas com o colágeno na composição tem o benefício apenas de hidratação, simplesmente porque o colágeno tópico não tem poder de penetrar na pele. Trata-se de uma molécula grande (macromolécula) por esse motivo não consegue atravessar a barreira da pele,o que não poderá oferecer o efeito de firmeza e elasticidade desejada, mas ajuda a manter a sua hidratação. É claro que observa-se resultados a longo prazo aplicando o produto na pele, porque quando vc hidrata diariamente, vc melhora o aspecto do ressecamento, melhorando a maciez, resultando numa pele mais elastica e bonita, retardando o envelhecimento. Deixando claro que depende muito da sua disciplina diária em manter a pele hidratada e aplicando sempre os hidratantes, principalmente após o banho. Enquanto a reposição oral de colágeno, acredito apenas no poder da ingestão do sílicio orgânico biodisponivel (este faz parte da estrutura do colágeno e elastina), trata-se realmente de uma produto mais caro devido a sua grande estabilidade, extremamente estudade cientificamente, resulta na renovação do tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de sustentação da pele (colágeno e elastina). Tem um resultado muito significante na melhora de unhas e cabelos, principalmente associado a aminoácidos, o resultado é mais evidente porque se trata de um ativo que estimulará a produção das fibras e não apenas de reposição. Com o envelhecimento diminuimos a produção dessas fibras de sustentação e com certeza o nosso organismo precisa de uma ajuda se quisermos retardar esse processo e se podermos investir nisso vale a pena. Ingestão de silicio orgânico, atividade física, dormir suficientemente bem e uma alimentação equilibrada (sem exageros!!! Porque a vida é curta e merecemos momentos felizes para comermos o que gostamos também). Além disso muitas farmácias vendem outras formas de administração de colágeno também, o que gera muitas dúvidas, uma delas é na forma de gomas, tem resultado? Em termos de reposição de colágeno acredito que não, não como precisamos, mas na própria composição tem a gelatina e que tem um grande beneficio em relação a saciedade (ingere as gomas com agua, resultando no efeito de estufamento), ou seja, ajuda mais em termos de emagrecimento. Enfim, nada é milagroso, se tomarmos silicio e não tivermos uma saudável, milagres acredite ele não vai fazer, o colágeno muito menos até porque a ingestão dele ajuda mais em termos de saciedade e hidratação do que outros benefícios como propostos de firmeza e elasticidade (que não tem comprovação cientifica). Temos sim, que estudar e buscar esclarecer nossas dúvidas antes do uso de tantos produtos que nos são fornecidos hoje e buscarmos melhorar nossa qualidade de vida sempre. Parabéns pelo post, espero poder ter contribuído, um abraço a todas!!
    Cristiana (Farmacêutica)

    1. Avatar de Luana

      Olá Cristiana. Muito interessante seu texto. Gostaria de saber se vc poderia dar uma dica de quantidades dos elementos para eu poder solicitar uma fórmula com o “silício orgânico biodisponível” que vc mencionou, e se também poderia acrescentar à fórmula a Vitamina C e talvez também o colágeno. Desde já agradeco.

  48. Avatar de Lilian Pereira

    Bom, eu nunca usei… ainda não tinha ouvido muitas recomendações sobre o colageno hidrolisado, sempre ouvir falar o quanto é bom comer gelatina para auxiliar a produção de colageno, como gelatina quase que diariamente… Duramente tratamento estetico para diminuir flacidez no abdomen, após gravidez, a esteticista me disse que seria bom utilizar cremes com DMAE… ainda não utilizei, se alguém puder me confirmar se de fato esse tipo de produto auxilia a produção do COLAGENO?! Bom, quanto a gelatina acho que é uma boa recomendação além, de conseguir substituir aquele lanchinho que sempre faço antes de dormir… sacia a fome e auxilia na dieta tbmmm!

    bjos, garotas!

  49. Avatar de Jeanne

    Eu tb faço uso do colágeno hidrolisado em pó, 10 g ao dia, depois que conheci os resultados do trabalho de pesquisadores da Unicamp, coordenado pelo prof. Jaime Farfan.
    Compro em farmácia de manipulação um pote de 300g que dura um mês, ao custo de R$ 50,00. Vem com medida dosadora, que já comparei ser igual a uma colher de sopa rasa. Já achei mais barato, mas não gostei do cheiro. Parece que pode ser extraído da pele de boi, peixe etc., daí a variação. Pelo sim, pelo não, resolvi investir.

  50. Avatar de Emanuelle

    Gente, eu testei e comprovei os efeitos!!
    Tomo uma colher de sopa de colágeno dissolvido no shake, pela manhã, há uns 5 meses e, depois de 2 meses e meio de uso, percebi melhora significativa na minha pele. Notei também melhora no meu cabelo e nas minhas unhas, mas não como na pele. Minha pele ficou sensivelmente mais firme, mais viçosa e mais macia. Meu marido percebeu a diferença e até a minha irmã notou.
    Funciona sim, gente! É só fazer o uso contínuo. E olha que eu nem compro esses colágenos caros! Compro sempre um saquinho baratinho ou de colágeno hidrolizado em pó ou de gelatina em pó no Mundo Verde, da Vó Nilze ou da Juventude, custa cerca de R$ 9,00. É ótimo! Eu não páro mais de usar!!
    Bjokssss 🙂

1 2 3 7

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva