Para a mulher que gosta de se cuidar

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

São poucas as felizardas que passam pelo período menstrual ilesas, isto é, sem dor nenhuma. Para a grande maioria, essa fase é um suplício. O problema nunca é só a cólica menstrual: sentimos um mal-estar horrível, dor nas costas, dor de cabeça, falta de energia e indisposição, fora o próprio desconforto de estar menstruada. Então, o que fazer para melhorar esse mal-estar?

Entre 70 e 90% das mulheres sofrem de dismenorréia, a popular cólica. Para metade das que se queixam de dor, a sensação é tão forte que chega a ser incapacitante, impedindo que consigam trabalhar ou estudar direito. As principais vítimas são as adolescentes. Essa é a época em que os ovários amadurecem e estreiam em sua função de liberar um óvulo por mês. A maior parte dos episódios de dor tem origem primária, ou seja, é decorrente do ciclo normal, e não de uma alteração orgânica extraordinária.

O ciclo menstrual dura cerca de 28 dias e é divido em três fases. Algumas dessas fases são justamente onde a maioria das mulheres sentem algum tipo de incomodação, seja ela física como cólica e dores de cabeça ou emocional como estresse, sensibilidade e tensão. Por isso, durante este período muitas mulheres recorrem ao uso de medicamentos para combater alguns destes sintomas. Pensando nisso, o Beleza e Saúde vai dar algumas dicas para ajudar a aliviar o desconforto durante o período menstrual.

Tratamentos para Cólica Menstrual

Evite ter um dia muito ativo

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

Durante o período da menstruação, é natural sentir-se cansada e sem ânimo. E com dor fica ainda mais difícil ir trabalhar ou se divertir. A recomendação é, na medida do possível, relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores. Situações estressantes podem deixar a mulher mais irritada e sem paciência aumentando a intensidade da dor. Por isso, procure ficar relaxada e evite situações que podem causar estresse.

Remédios

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. A mulher deve ser avaliada periodicamente pelo seu ginecologista para descartar doenças graves que podem se manifestar com dores do tipo cólica. Apesar de muitas vezes ser intensa, a cólica pode ser tratada sem prejudicar a rotina da mulher.

Os medicamentos mais indicados para alívio das dores sentidas durante a menstruação são:

  • Remédios anti-inflamatórios não-esteroides: Ibuprofeno, Feldene e Ponstan.
  • Remédios analgésicos: Paracetamol ou Dipirona.
  • Remédios antiespasmódicos: Doralgina, Buscopan e Neocopan.

Bolsa de Água Quente

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

A bolsa de água quente pode ser uma forte aliada. O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero.

O uso de compressas ou bolsa de água quente sobre a região abdominal inferior podem reduzir a cólica menstrual. Isso ocorre devido à capacidade vasodilatadora e de relaxamento muscular que a água quente possui. Ela contribui para diminuir os espasmos musculares (que aumentam a dor) e melhorar a circulação de sangue na região pélvica (diminuindo o acúmulo de prostaglandinas — substância que ajuda na contração do útero para liberar o endométrio e dar origem ao fluxo menstrual).

Anticoncepcional

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

A pílula anticoncepcional, além de agir evitando uma gravidez não planejada, também pode aliviar as insuportáveis cólicas menstruais. Os anticoncepcionais orais diminuem a produção de prostaglandinas, substâncias que são liberadas durante a menstruação para estimularem as contrações uterinas que causam as terríveis cólicas. Esse método é frequentemente indicado para este fim: ao suspender a menstruação, a cólica também sai de cena, já que o sangramento que ocorre no intervalo entre uma cartela e outra é apenas um sangramento de escape, não a menstruação em si.

Chás

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

É claro que se a cólica for forte, o chá não resolve o problema por completo, mas ele ajuda ao proporcionar conforto e bem-estar. O chá de canela tem uma pequena ação analgésica, amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes que também contribuem para o bem-estar.

Os chás de ervas naturais com ação anti-inflamatória e analgésica, e também ajudam a reduzir a dor de cólica menstrual: o chá de camomila, por sua ação antiespasmódica e relaxante, e também o chá de orégano, gengibre e calêndula, pela ação anti-inflamatória.

Óleos Essenciais

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

Os óleos essenciais podem ajudar com sintomas físicos e emocionais, proporcionando bem-estar. O óleo essencial de lavanda também pode ser usado para massegear os ombros, nuca e cabeça, aliviando a tensão e a dor de cabeça.

Para melhorar a sensação de cansaço e letargia, faça uma massagem com óleo vegetal, oléo essencial de gerânio, bergamota e alecrim;

Para alívio das cólicas menstruais, massageie o ventre (local da cólica) com óleo vegetal, óleo essencial de lavanda, sálvia e gerânio. Após a massagem com os óleos, coloque a bolsa de água quente. A medida pode ser uma colher de sopa para 2 gotas de cada óleo.

Para aliviar a irritabilidade, utilize no aromatizador o óleo essencial de palmarosa, ylang-ylang e laranja.

Suplementos Vitamínicos

Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar
  • Ômega 3, cúrcuma e própolis são anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação do corpo.
  • O complexo B ajuda a reduzir a dor menstrual. Esta importante vitamina desempenha um papel-chave na síntese do neurotransmissor dopamina, que promove o bem-estar físico e emocional.
  • A vitamina E reduz a dor menstrual, bem como limita a quantidade de sangue perdido durante a menstruação. O potencial da vitamina E é resultado da sua capacidade de inibir a síntese de prostaglandina.
  • A vitamina D é conhecida por reduzir a produção de prostaglandinas. A vitamina D ajuda seu corpo a usar o cálcio e pode reduzir a inflamação.
  • A suplementação com zinco alguns dias antes do início da menstruação pode prevenir a dor pré-menstrual e inchaço em mulheres.
  • A deficiência de magnésio pode ser uma causa da dor menstrual em algumas mulheres e que o restabelecimento de níveis de magnésio ao normal pode reduzir progressivamente a gravidade e a duração das cólicas menstruais.
  • Os antioxidantes são frutas e verduras com grandes concentrações de vitaminas A, C ou E, assim como o betacaroteno, minerais, como o selênio e o zinco, e aminoácidos, como cisteína e glutationa. Existem também outras substâncias antioxidantes, como os bioflavonoides, encontrados, por exemplo, na uva ou nos frutas vermelhas.
  • Exercícios Físicos

    Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar

    Mesmo sem disposição, um pouco de exercícios, de forma bem moderada, faz bem. Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios físicos liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.

5 comentários para “Dicas para Melhorar a Cólica Menstrual e o Mal-Estar”

  1. Avatar de Heloisa

    Eu tenho muito mal-estar com a menstruação, amei as dicas

  2. Avatar de Fernanda

    Amei o post…feito para mim, vou seguir algumas dicas.

  3. Avatar de Fabi

    Eu tenho muita cólica, só com remédios que passa, uso o ponstan.

  4. Avatar de Jussara

    Muito bom o artigo, obrigada

  5. Avatar de Carlinha

    Gostei, vou usar os óleos essenciais

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva