Para a mulher que gosta de se cuidar

Perguntas e Respostas sobre Coloração

Perguntas e Respostas sobre Coloração

Você pinta seus cabelos? Gosta de mudar a cor? Então você já deve ter tido várias dúvidas na hora de tingir os fios.

Existem muitos mitos sobre as tinturas, além do fato de os efeitos das tinturas variam muito de pessoa para pessoa, conforme o tipo de cabelo e o histórico de tratamentos feitos.

Se você está pensando em colorir os fios, confira a algumas informações importantes sobre coloração.

1. Cabelos tingidos precisam de cuidados especiais?

Para manter a cor e a integridade do fio você terá que usar shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos. Além disso, não pode descuidar da hidratação, que deve ser feita semanalmente. Produtos sem enxágue com filtro solar também são bem-vindos, uma vez que protegem os fios de agentes externos e evitam que a cor desbote rapidamente. Uma boa dica é usar tonalizante entre uma coloração e outra.

2. Quais são os diferentes tipos de coloração?

  1. Coloração Temporária: pode cobrir sutilmente os seus cabelos brancos e criar um look diferente sem exigir um comprometimento grande da sua parte, já que essa coloração dura entre 6 e 8 lavagens.
  2. Coloração tom sobre tom ou semi-permanente não possui amônia e não irá clarear o seu cabelo, mas sim deixar a sua cor natural mais radiante e viva. O tom sobre tom dura até 6 semanas (20 a 28 lavagens) e cobre até 50% os cabelos brancos.
  3. Coloração Permanente: garante cobertura de 100% dos cabelos brancos. Esse tipo de coloração pede uma manutenção a cada 4-5 semanas pois as raízes ficam aparentes depois desse tempo.

3. Uma coloração pode clarear a outra?

Nenhuma coloração pode clarear outra. Se você usa uma coloração permanente e deseja clarear o seu cabelo, consulte um profissional de sua confiança para a indicação do serviço técnico mais adequado.

4. Durante a gravidez, posso tingir os cabelos?

As futuras mamães devem passar longe das tinturas, pelo menos durante os quatro meses iniciais da gestação. O couro cabeludo é muito vascularizado e absorve facilmente qualquer tipo de química. Encontrada na maioria dos produtos para tingir os fios, a amônia pode causar problemas na formação do feto. Com o bebê já formado (passados quatro, dos nove meses de gravidez), os produtos livres de amônia entram como alternativa e estão liberados para as futuras mamães. Mas é importantíssimo o acompanhamento e indicação de um profissional.

5. Os shampoos antirresíduo podem desbotar a cor?

Sim, o shampoo antirresíduo tem a função de eliminar impurezas e substâncias químicas que danificam os cabelos. Vale lembrar que o recomendado é usar esse tipo de produto para limpeza profunda a cada 15 dias. Com intervalo menor do que isso, ele pode acelerar o desgaste da coloração e, mais do que isso, os fios podem perder nutrientes, ficar opacos, ressecados e quebradiços.

6. Coloração estraga mesmo os fios?

O segredo é usar uma tintura de boa qualidade e da maneira correta, como indica o fabricante. Atualmente as colorações possuem proteínas, vitaminas e queratina, que tratam o cabelo, conferindo brilho e maleabilidade. Em geral, as colorações mais suaves não contêm amônia e são conhecidas como tonalizantes (neste caso, o efeito é temporário e não clareiam os fios). Se o seu cabelo estiver muito ressecado, não é uma boa tingí-lo, pois ele pode se quebrar. Trate-o antes e só depois parta para a coloração.

Perguntas e Respostas sobre Coloração

7. O que agride menos: luzes, tintura ou mechas?

Tudo o que necessita de descolorante para fazer efeito danifica mais; ou seja, luzes e mechas prejudicam mais o fio que a coloração. O descolorante retira a pigmentação dos fios e, com ele, alguns nutrientes básicos para a integridade do cabelo. Neste caso, é importante fazer uma boa reconstrução depois para repor o que foi perdido.

8. Descolorir os fios é arriscado?

O mais aconselhável é descolorir os fios com um profissional, já que o uso de produtos e de técnicas associadas a descoloração pode sim resultar em catástrofes. Pessoas que fazem relaxamento, progressiva ou usam algum produto que tenha a base química, devem evitar o uso de descolorante, por exemplo. Quem quer ser loira platinada precisa ter cuidado redobrado.

9. Passar uma nova cor por cima da outra coloração funciona?

A coloração pode ser usada em cabelos naturais, com mechas e coloridos, mas no caso de clarear uma coloração, é necessário fazer uma descoloração antes (para eliminar a cor dos cabelos coloridos), e só então aplicar nova nuance. A descoloração é um serviço muito técnico e deve ser realizada por um profissional. Cada caso exige uma aplicação de tom para neutralizar a cor. O melhor é esperar duas semanas antes de partir para uma cor diferente.

10. O cabelo que passou por processos químicos não pode ser tingido?

Se você fez permanente ou alisamento não deve tingi-lo no mesmo dia. O ideal é dar um tempo para os fios se recuperarem (em média 30 dias) e fazer hidratações frequentes neste período. Mesmo assim, alguns cabelos ressentem processos químicos sobrepostos.

11. Posso misturar nuances diferentes da mesma marca ou de marcas diferentes?

Não é aconselhado. Não se aventure a misturar diversas colorações para tentar personalizar sua cor, pois o resultado poderá ser desagradável. Certos reflexos combinados entre si podem se neutralizar ou produzir reflexos indesejados.

12. Existe diferença ente produtos com e sem amônia na formulação?

Sim. A amônia, que é base de muitas tintas, é fonte de muitas inseguranças nos salões de cabeleireiro, pois pode causar irritações nas vias nasais e há um incômodo com o cheiro forte. A amônia é uma das substâncias responsáveis por atuar na escama dos fios, o que possibilita que a cor penetre e se fixe. Já os produtos livres de amônia, como tonalizantes e cremes, não atuam nas escamas dos fios, e saem dos fios com o passar do tempo, não sendo necessário esperar o cabelo crescer para fazer outra aplicação. A vantagem é que estes produtos agridem menos os fios do que a tinta convencional.

13. O uso frequente de tintura faz cair os cabelos?

Não. A coloração não atinge a raiz dos fios, que é a responsável pelo crescimento. No entanto, o uso continuado de tinturas pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e quebra dos fios, pois a tinta altera propriedades da queratina, um protetor natural dos fios. Por isso, opte por produtos que são enriquecidos com condicionadores e nutrientes que ajudam a blindar e fortalecer os fios durante o processo da coloração.

Enfim se a tinta for de boa qualidade, e usada corretamente tendo os cuidados necessários pós coloração, pintar os cabelos deixa de ser um estrago a seus fios, podendo até deixa-los mais bonitos e brilhantes.

Na hora de tingir os fios, o que você prefere? Tonalizante, Tinta semi-permanente ou tinta permanente?

194 comentários para “Perguntas e Respostas sobre Coloração”

  1. Avatar de Paola

    Pintei meu cabelo com tonalizante, preciso esperar ele sair para pintar com tinta normal?

  2. Avatar de Tairaes

    Porque eu pintei o meu cabelo de castanho claro e não pegou

  3. Avatar de Mariana

    Eu pinto meu cabelo de preto mais em uma semana ja saiu a tinta oque eu faço ? Meu cabelo não para tinta

    1. Avatar de Kelly

      Se você usar tintar de farmácia ja sabemos pq a tinta não dura, te indico tinturas profissional

  4. Avatar de Elen Melo

    Bom, descolori todo meu cabelo no salão pois queria ficar platinada, mas o cabelereiro deixou meu cabelo amarelo, comprei uma tinta cinza perolada 9, 5-1 passei em todo o cabelo, deixei o tempo indicado e quando lavei o cabelo a cor não tinha pegado, estava do mesmo jeito. Gostaria de saber o motivo, me ajudem?

    1. Avatar de Dulcenete

      Boa tarde usa um bom matizado ou 7.1

  5. Avatar de Iridalva

    O que vc mim aconselha devo pinta meus cabelos com tinta com amônia ou sem amônia? Gostaria de saber.

  6. Avatar de Dulcenete

    Boa tarde usa um bom matizado ou 7.1

  7. Avatar de Elisabeth Lima

    Boa noite! Pintei meu cabelo de cereja especial mas não ficou do meu agrado pois o vermelho só aparece no sol, quero deixar uma cor mais clara chamativa, será que tenho que descolorir o cabelo?

    1. Avatar de Karen

      Sim. Para clarear sempre vai precisar de descoloração prévia, mas se quiser clarear somente um ou dois tons, uma shampoozada resolve, mas tb é uma forma de descoloração!

  8. Avatar de Natasha

    Pintei meu cabelo a 1 mês e 20 dias com tinta maxton, queria pintar novamente mas com tonalizante. Pode?

  9. Avatar de Mirian

    Meu cabelo tá com alguns fios elástico
    Quero pintar de castanho escuro posso ?

    1. Avatar de Larissa

      claro, isso não vai influenciar em nada. Meu cabelo também tem alguns fios elásticos e quando pinto de castanho escuro parece que esses fios ficam mais hidratados, a tinta não vai interferir, experiência própria

  10. Avatar de Micaele

    Ola boa tarde tenho uma duvida meu cabelo é preto so q eu ja fiz luzes nele varias vezes mais depois q engravidei parei de fazer agora mru cabelo ta quase por inteiro preto so tem um pouco de loiro nas pontas so q agora eu queto Pintar de loiro tenho q fazer descoloracao novamente (eu mesma vou pintar em casa)??

  11. Avatar de Claudiomiro

    Gostei do seu artigo. Muito bom, bem explicativo, com ótimas dicas. Gosto muito de desenhar. Meus parabéns

  12. Avatar de Estefani

    Tenho luzes se eu tonalizar de castanho quente fica umas partes mais claras tipo iluminada?

  13. Avatar de Nayara Santos

    Eu tou dois anos com cabelo preto e eu quero agora pintar de mecha e como eu faço para abrir o cabelo para ficar mecha ???

  14. Avatar de Elisabete Trama

    A tintura profissional sempre produz um resultado mais escuro que a tintura de caixinha de mesma marca e numeração idêntica?

  15. Avatar de Aurilene Mota

    Oi bom dia, em julho eu fiz umas mechas quase vermelhas no meu cabelo, em outubro já no finalzinho eu fui no salão pra ela jogar uma cor mais intensa o Lilas ela usou o tonalizante, mais antes ela descoloriu a metade do meu cabelo sendo que eu tinha avisado q já havia feito isso, resumindo, meu cabelo ficou igual cabelo de boneca e caindo horrores, minha sorte q ela não mexeu na raiz, o Lilas ficou azul e verde….ta todo colorido…o que posso fazer pra tirar essas cores sem que fique pior do que tá? ?? Me ajudem….meu cabelo era tão lindo cheio de cachos e ela acabou com meus cachos.

  16. Avatar de Camila

    Boa tarde ontem fiz descolorir o meu cabelo mais em cima do cabelo ficou louro mais no meio do cabelo ainda ficou escuro mas eu posso descolorir o cabelo na parte que está escuro da mesma cor de cima do cabelo

  17. Avatar de Dinha

    A pergunta é a seguinte: eu faço mechas a 3 anos por causa dos fios branco que tenho e sempre tenho que está retocando a raiz com um fundo mais escuro.E meu cabelo é ruim de crescimento e quase 90% branco. A ultima vez que retoquei foi a exatos 15 dias e hoje percebo que a raiz está a quase 1cm branca. A pergunta é, o cabelo cresceu ou simplesmente desbotou a tintura do retoque?
    o cabelo branco cresce ou desbota a tinta?
    Se alguem souber respeonder…

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva