Para a mulher que gosta de se cuidar

Perguntas e Respostas sobre Coloração

Perguntas e Respostas sobre Coloração

Você pinta seus cabelos? Gosta de mudar a cor? Então você já deve ter tido várias dúvidas na hora de tingir os fios.

Existem muitos mitos sobre as tinturas, além do fato de os efeitos das tinturas variam muito de pessoa para pessoa, conforme o tipo de cabelo e o histórico de tratamentos feitos.

Se você está pensando em colorir os fios, confira a algumas informações importantes sobre coloração.

1. Cabelos tingidos precisam de cuidados especiais?

Para manter a cor e a integridade do fio você terá que usar shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos. Além disso, não pode descuidar da hidratação, que deve ser feita semanalmente. Produtos sem enxágue com filtro solar também são bem-vindos, uma vez que protegem os fios de agentes externos e evitam que a cor desbote rapidamente. Uma boa dica é usar tonalizante entre uma coloração e outra.

2. Quais são os diferentes tipos de coloração?

  1. Coloração Temporária: pode cobrir sutilmente os seus cabelos brancos e criar um look diferente sem exigir um comprometimento grande da sua parte, já que essa coloração dura entre 6 e 8 lavagens.
  2. Coloração tom sobre tom ou semi-permanente não possui amônia e não irá clarear o seu cabelo, mas sim deixar a sua cor natural mais radiante e viva. O tom sobre tom dura até 6 semanas (20 a 28 lavagens) e cobre até 50% os cabelos brancos.
  3. Coloração Permanente: garante cobertura de 100% dos cabelos brancos. Esse tipo de coloração pede uma manutenção a cada 4-5 semanas pois as raízes ficam aparentes depois desse tempo.

3. Uma coloração pode clarear a outra?

Nenhuma coloração pode clarear outra. Se você usa uma coloração permanente e deseja clarear o seu cabelo, consulte um profissional de sua confiança para a indicação do serviço técnico mais adequado.

4. Durante a gravidez, posso tingir os cabelos?

As futuras mamães devem passar longe das tinturas, pelo menos durante os quatro meses iniciais da gestação. O couro cabeludo é muito vascularizado e absorve facilmente qualquer tipo de química. Encontrada na maioria dos produtos para tingir os fios, a amônia pode causar problemas na formação do feto. Com o bebê já formado (passados quatro, dos nove meses de gravidez), os produtos livres de amônia entram como alternativa e estão liberados para as futuras mamães. Mas é importantíssimo o acompanhamento e indicação de um profissional.

5. Os shampoos antirresíduo podem desbotar a cor?

Sim, o shampoo antirresíduo tem a função de eliminar impurezas e substâncias químicas que danificam os cabelos. Vale lembrar que o recomendado é usar esse tipo de produto para limpeza profunda a cada 15 dias. Com intervalo menor do que isso, ele pode acelerar o desgaste da coloração e, mais do que isso, os fios podem perder nutrientes, ficar opacos, ressecados e quebradiços.

6. Coloração estraga mesmo os fios?

O segredo é usar uma tintura de boa qualidade e da maneira correta, como indica o fabricante. Atualmente as colorações possuem proteínas, vitaminas e queratina, que tratam o cabelo, conferindo brilho e maleabilidade. Em geral, as colorações mais suaves não contêm amônia e são conhecidas como tonalizantes (neste caso, o efeito é temporário e não clareiam os fios). Se o seu cabelo estiver muito ressecado, não é uma boa tingí-lo, pois ele pode se quebrar. Trate-o antes e só depois parta para a coloração.

Perguntas e Respostas sobre Coloração

7. O que agride menos: luzes, tintura ou mechas?

Tudo o que necessita de descolorante para fazer efeito danifica mais; ou seja, luzes e mechas prejudicam mais o fio que a coloração. O descolorante retira a pigmentação dos fios e, com ele, alguns nutrientes básicos para a integridade do cabelo. Neste caso, é importante fazer uma boa reconstrução depois para repor o que foi perdido.

8. Descolorir os fios é arriscado?

O mais aconselhável é descolorir os fios com um profissional, já que o uso de produtos e de técnicas associadas a descoloração pode sim resultar em catástrofes. Pessoas que fazem relaxamento, progressiva ou usam algum produto que tenha a base química, devem evitar o uso de descolorante, por exemplo. Quem quer ser loira platinada precisa ter cuidado redobrado.

9. Passar uma nova cor por cima da outra coloração funciona?

A coloração pode ser usada em cabelos naturais, com mechas e coloridos, mas no caso de clarear uma coloração, é necessário fazer uma descoloração antes (para eliminar a cor dos cabelos coloridos), e só então aplicar nova nuance. A descoloração é um serviço muito técnico e deve ser realizada por um profissional. Cada caso exige uma aplicação de tom para neutralizar a cor. O melhor é esperar duas semanas antes de partir para uma cor diferente.

10. O cabelo que passou por processos químicos não pode ser tingido?

Se você fez permanente ou alisamento não deve tingi-lo no mesmo dia. O ideal é dar um tempo para os fios se recuperarem (em média 30 dias) e fazer hidratações frequentes neste período. Mesmo assim, alguns cabelos ressentem processos químicos sobrepostos.

11. Posso misturar nuances diferentes da mesma marca ou de marcas diferentes?

Não é aconselhado. Não se aventure a misturar diversas colorações para tentar personalizar sua cor, pois o resultado poderá ser desagradável. Certos reflexos combinados entre si podem se neutralizar ou produzir reflexos indesejados.

12. Existe diferença ente produtos com e sem amônia na formulação?

Sim. A amônia, que é base de muitas tintas, é fonte de muitas inseguranças nos salões de cabeleireiro, pois pode causar irritações nas vias nasais e há um incômodo com o cheiro forte. A amônia é uma das substâncias responsáveis por atuar na escama dos fios, o que possibilita que a cor penetre e se fixe. Já os produtos livres de amônia, como tonalizantes e cremes, não atuam nas escamas dos fios, e saem dos fios com o passar do tempo, não sendo necessário esperar o cabelo crescer para fazer outra aplicação. A vantagem é que estes produtos agridem menos os fios do que a tinta convencional.

13. O uso frequente de tintura faz cair os cabelos?

Não. A coloração não atinge a raiz dos fios, que é a responsável pelo crescimento. No entanto, o uso continuado de tinturas pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e quebra dos fios, pois a tinta altera propriedades da queratina, um protetor natural dos fios. Por isso, opte por produtos que são enriquecidos com condicionadores e nutrientes que ajudam a blindar e fortalecer os fios durante o processo da coloração.

Enfim se a tinta for de boa qualidade, e usada corretamente tendo os cuidados necessários pós coloração, pintar os cabelos deixa de ser um estrago a seus fios, podendo até deixa-los mais bonitos e brilhantes.

Na hora de tingir os fios, o que você prefere? Tonalizante, Tinta semi-permanente ou tinta permanente?

219 comentários para “Perguntas e Respostas sobre Coloração”

  1. Avatar de Daniela S.

    Como não tenho cabelo branco, uso tonalizante, dá brilho, realça a cor e não agride os fios…
    ótimo post

    1. Avatar de Ana Claudia

      Tenho fios brancos e utilizo as tinturas da Matrix Loreal a 1 ano, são simplesmente perfeitas e super duradouras!

      Faço minhas compras sempre online pela praticidade, pra quem deseja uma dica de loja virtual para comprar tinturas, tonalizantes e demais produtos da área, aconselho esta loja:

      http://www.sacolao.com/busca?spec=tintura+matrix+loreal

      Entregam certinho, fazem parcelamento em até 10x sem juros e o atendimento é super prestativo!

      Bjinhos.

  2. Avatar de Marielle

    Estou precisando começar a pintar, os fios brancos já estão aparecendo… 🙂
    Muito bom o post

  3. Avatar de Milena

    Esclareceu algumas dúvidas…

  4. Avatar de Anamaria

    Tenho fios brancos apenas nas têmporas. Como meus cabelos são bem escuros, comprei o tonalizante castanho da Richesse. meus cabelos ficaram bem pretos e, como tenho pele clara, fiquei bem Branca de Neve. Passei apenas no alto da cabeça e nas laterais.
    Posso revezar esse tonalizante com henna em creme?
    Estava usando apenas uma henna francesa, mas o efeito é muito temporário, deixou uns fios acobreados.

  5. Avatar de Cacilda

    Adorei a resenha, uso sempre a mesma cor, misturei uma vez para tirar o tom avermelhado, deu certo, mas perguntei para o cabeleleiro antes de fazer a mistura.
    Mas é complicado pq tem que pegar metade de cada um , metade da tinta, metade de agua oxigenada , um errinho de medida estraga tudo 😕
    Agora uso apenas uma cor pq ja tentei varias cores e não deram certo.
    O loiro acizentado se uso um numero escurece demais, se aumento 1 numero clareia demais e com o tempo vai ficando esverdeado 😳
    Celisa obrigada pela ajuda!
    Otima semana meninas!
    Abraços

  6. Avatar de Fernanda

    Adoro mudar a cor dos cabelos, mas sempre dá trabalho… amei as dicas

  7. Avatar de Marta

    Pinto meus cabelos há mais de 20 anos, com os cuidados eles são super saudáveis, o segredo é hidratação e usar bons produtos

  8. Avatar de Ruth

    Na hora de tingir eu prefiro a tinta permanente pois tenho fios brancos

  9. Avatar de Antonieta

    Por enquanto estou passando o tonalizante… adorooo

  10. Avatar de Nathália

    Uso a henna surya, perfeita!

  11. Avatar de Eliane

    Faço progressiva, prefiro tonalizante.
    Ótimo Post 😀

  12. Avatar de Olívia

    Muito bom!

  13. Avatar de Patrícia

    Olá uso tonalizante, é show

  14. Avatar de Eleonora

    Gostaria de saber se posso passar tonalizante , já que os meus cabelos
    são tratados quimicamentea bade de amônia, gostaria que vc me indicasse uns produtos
    para meu cabelo ex: sh. levean.

    Fico no aguardo.

  15. Avatar de Rossane

    As vezes uso tonalizante para dar brilho… mas normalmente estou com minha cor natural

  16. Avatar de Luciane

    Uso tinta + creme para fazer banho de brilho o cabelo fica lindo…

  17. Avatar de Fabiana Araujo

    Faltou falar da tintura para cabelos brancos, os meus começaram, pelo jeito mulher não envelhece fica loira..´rsrsr

    1. Avatar de Mônica Oliveira

      Fabiana, infelizmente sofro do mesmo problema. Ou você assume de vez os benditos cabelos brancos, ou tem que ficar escrava da tintura permanente (a única que “pega” nos fios brancos). Mesmo assim, após algumas aplicações, sua cabeleileira de confiança irá começar a misturar tons um pouco mais escuros ao que você já usa. O meu cabelo por exemplo é 70% branco. Uso a tintura 7.0 louro claro, mas já não cobre como das primeiras vezes. Então a santa que cuida do meu cabelo mistura um pouquinho do 6.0 louro escuro. É bom lembrar que tinturas que tem numeração “picada” tipo 7.1 etc não cobrem totalmente o fio. Tem que ser tintura base, ou seja, final “)”. Espero ter ajudado em alguma coisa. Abraços e boa sorte.

  18. Avatar de Flavinha

    Na hora de passar a tinta é uma grande vantagem ter cabelos oleosos, depois que passei a pintar o cabelo ficou melhor, não fica mais tão sebento… estou adorando a experiencia.

  19. Avatar de Lidice

    Como meus cabelos estão excessivamente ressecados e com frizz, penso que seria preciso fechar as cutílicas fazendo uma cauterização. Mas, tenho medo porque meus cabelos estão caindo demais. Será que a cauterização provocará mais queda?

  20. Avatar de Edneide

    Tive bebê há dois meses e estou amamentando, posso pintar ou dar mechas nos cabelos?

  21. Avatar de Gabriela

    Olá! Estou passando tinta permanente agora… e tenho que cuidar muito pois meu cabelo já é seco… vou fazer mais hidratação

  22. Avatar de Luciana

    Permanente, pois meu cabelo tem base clara e mesmo a tinta permanente desbota…

  23. Avatar de Rosana

    estou pensando em voltar ao meu vermelho…quero sua opinião pois ultimamente parece que todas as mulheres são loiras..todas com mechas…meu cabelo ressecou demais…cortei curto para tentar melhorar , pelo menos o embaraço saiu, virava tudo nó…e ainda não cobre o branco e com o vermelho não tinha esse problema

  24. Avatar de Silvana Castro

    Uso tonalizante da Loreal, muito bom!

  25. Avatar de Carmem

    Excelentes dicas, amei 😮

  26. Avatar de Yara

    Adorei o post!!!!

    Mas preciso de indicação de produtos que possam ser usados durante a gravidez, pq tenho muitos fios brancos e não poderei ficar sem pintar os cabelos 🙁

    o que usar??

    1. Avatar de Cacilda

      Yara o texto esta bem explicadinho, até os 4 meses de gravidez não pode pintar os cabelos, em se tratando de gravidez primeiro lugar o baby , procure orientação de um médico.

  27. Avatar de Magnoliacristalrel

    Gostaria de saber o nome de um spray, para passar no cabelo antes de descolorir os cabelos, pois,tenho muita coceira quando uso descolorantes, e vi no programa ana maria braga um proficional que usol esse spray para que nao houvese reacoes desagradaveis, alguem conhece.

  28. Avatar de Cecilia

    fui fazer luzes com uma profissional,só que quando ela tirou opapel,varias luzes sairam juntas, o que pode ter acontecido,uma vez que estou acostumada fazerluzes,ou reflexos, e sempre deu certo.

  29. Avatar de Regina

    Estou usando a Alta moda, é boa? E quais são as tintas de boa qualidade?

  30. Avatar de Denise Dal Gallo

    Estou usando Alta moda,tambem,pelo menos não ressecou o meu cabelo,ja estou indo
    para a segunda coloração com essa marca.

    1. Avatar de Cacilda

      Denise Dal Gallo não conheço essa tinta, ela é boa? cobre bem os fios brancos? vem com creme p usar depois da tintura? se puder me responder desde já agradeço.

  31. Avatar de Haissa

    uso tonalizante… experimentei um da amend muito bom.

  32. Avatar de Roseane

    uso tonalizante alta moda e dá um brilho incrível nos fios estou amando! bjs!

  33. Avatar de Gracilene

    TENHO CABELOS BRANCOS MAS TEM 2 ANOS QUE NÃO PINTO.GOSTAVA DE USAR CORES COMO VERMELHOS.MAS FIZ UMA EXPERIÊNCIA QUE NÃO GOSTEI.INVENTEI DE DESCOLORI MINHA AMIGA NÃO DEIXOU.COMO ELA TRABALHAVA NO SALÃO MANDOU QUE COMPRASSE UM SHAMPOO É COLOCASSE O PÓ DESCOLORANTE,PARA LAVAR OS CABELOS 2 VEZES POR SEMANA É HIDRATASSE OS CABELOS.MAS NÃO TIVE PACIÊNCIA É EU MESMO DESCOLORI NA HORA NÃO TEVE NADA MAS QUANDO COLOQUE A TINTA É FUI LAVAR OS CABELOS QUE SUSTO QUANDO VI MEUS CABELOS TODO CAINDO NO CHÃO DO BANHEIRO Ó MEIO DA CABEÇA NÃO FICOU NADA TIVE QUE USAR PERUCA. O LUGAR ONDE MAIS CAIU FICOU TÃO SENSÍVEL QUE ATÉ HOJE EU SINTO É MEU CABELO NUNCA MAIS FOI O MESMO.ENGRAVIDEI O CABELO FICOU BONITO,CURTO MAS BONITO.MAS DEPOIS DO PARTO ELE VOLTOU A CAIR MUITO MAS FOI ESTRESSE PÓS PERDI UMA DAS MINHAS FILHAS É O CABELO VOLTOU A CAIR,HOJE DEPOIS DE UM ANO TIVE DE CORTAR É DEIXAR BAIXINHO PÓS ELE CAIU UM LADO MAS QUE OUTRO NO DOMINGO DIA PRIMEIRO MANDEI CORTAR,MAS CONTINUO CUIDANDO.

  34. Avatar de Silvânia

    Já usei tonalizante da Richesse da Loreal e gostava, porém a cor que eu gostava, para variar, saiu de linha (não sei porque eles fazem isso) e não tinha nenhuma parecida, resultado mudei para um tonalizante da Wella e estou gostanto. Queria usar da marca Alta Moda, mas a moça da loja me disse que essa é tinta e não tonalizante, aí desisti.

    1. Avatar de Pâmela Coutinho

      Tem tonalizante da alta moda tb, eu uso 🙂 é muito bom.

  35. Avatar de Pietra

    Estou usando tonalizante… é ótimo os cabelos ficam lindos.

  36. Avatar de Jussara

    sou parda e gostaria de mudar a cor do meu cabelo mas nao sei q cor colocar

  37. Avatar de Odete

    Uso tonalizante Coloor touch e gosto muito.

  38. Avatar de Pâmela Coutinho

    As dúvidas foram esclarecidas… amei. Uso tnalizante porém vou precisar de tinta permanente

  39. Avatar de Cassia

    Silvânia,

    estou com a mesma dificuldade sua, pois também usava o richesse 9,0 com 8,3 da caixa lilás, que deixava o meu cabelo da cor que eu adorava, louro dourado.

    Infelizmente a L’oreal fez o favor de mudar a caixa para marrom o que deixou os produtos com um tom escuro, horrível. Liguei para o SAC deles, e fiz uma reclamação, sei que não adiantará de nada, agora estou na luta, procurando um produto que tenha as cores que pelo menos não escureçam a cor da minha raiz, pois odeio cabelo escuro, me envelhece muito,mas não está nada fácil, pois até agora só encontrei o tonalizante da matrix mas onde moro não encontro as cores que quero.

    Não entendo porque as empresas fazem isto.

    Sds.,

  40. Avatar de Cleide

    meus cabelos sao castanhos como qual a melhor tinta para realçar a core deixa-lo mas clarinho tipo natural obrigada pelas dicas amei

  41. Avatar de Sonia

    tenho observado que após algum tempo usando a mesma tintura no cabelo, o tom vai ficando diferente, os brancos não são totalmente cobertos.
    É preciso mudar de marca/tinta de tempos em tempos?
    agradeço muito quem puder me dar essa dica…

  42. Avatar de Michele

    pinto sem medo,de preto,tinta magirel da loreal.Basta ter cuidado,usar bons produtos e hidratar sempre.

  43. Avatar de Rosangela

    OI,TEM UM ANO QUE PINTO OS MEUS CABELOS DE PRETO PORQUE ELES ESTÃO BRANCOS…GOSTARIA DE SABER SE SERIA POSSÍVEL PINTAR DE CASTANHO BEM CLARINHO SE TERIA ALGUM PROBLEMA DE MUDANÇAS DE CORES…VCS PODERIAM ME INDICAR QUAIS DEVO USAR..OBRIGADO!!!
    🙁

  44. Avatar de Maria Eduarda

    quem é dono de salão de beleza se liga, os produtos da live life são ma-ra-vi-lho-sos.

  45. Avatar de Maryana Lemes

    🙂

  46. Avatar de Maryana Lemes

    🙂 Achei super demais o site,me ajudou bastante com escolhas!!!!!!

    Mas eu tenho uma pergunta: Tenho doze anos e estou pensando em Mudar meu cabelo, tipo fazer mechas vermelhas, loiras ou coloridas. Pintar de preto ou loiro. Minha pergunta é: posso fazer isso na minha idade? E se vai ficar legal com meu cabelo castanho claro sem danificar meus fios?

  47. Avatar de Ana Claudia

    Boa tarde

    Gostaria de saber sobre o Keraton hard colors se é temporária ou não, se realmente tem de descolorir o cabelo para ficar a cor ou se não usar como pode ficar o cabelo? e como ficaria uma cor ros em um cabelo escuro?

  48. Avatar de Lucineia De Paula

    Sou alérgica a tinta de cabelo…mais gostaria de saber se existe uma antialérgica… Da ultima vez fiquei uma semana no hospital por causa da alergia…entrei em depressão… Cortei os cabelos…agora busco uma tinta antialérgica. Obrigado

  49. Avatar de Regina

    Fiz luzes nos cabelos e não gostei do tom. Uma semana depois passei uma coloração (Excellene creme) da Loreal e ficou estranho tbém. Posso passar uma nova coloração sem problemas? Sendo que faz uma semana que passei Loreal? Quero voltar ao meu tom. Obrigada!

  50. Avatar de Regina

    o uso de tintura e depois descolorante , provoca qyeda cabelo
    onde procuro ajuda
    fiz este trabalho num salao , a pessoa me aplicou tinta e depois mechas . depois de 15 dias meio cabelo teve quebra quimica e depois passou a coçar muito e cair de baixo para cima , enfim estou sem cabelos , o que devo fazer ? onde vou procurar ajuda ?fui dermato ele passou pantogar apenas e aguardar o cabelo nascer de novo.o que faço estou desesperada
    abraços

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva