Para a mulher que gosta de se cuidar

Quer viver mais? Coma menos!

Quer viver mais? Coma menos!

Ainda não existe uma receita pronta para a longevidade mas, apesar disso, diversos estudos realizados mundo afora mostram uma constante: diminuir a quantidade de comida ingerida diariamente contribui para aumentar os anos vividos e, de quebra, melhorar a saúde.

A verdade é que, em geral, comemos muito mais do que precisamos, e esse excesso de comida enfraquece nossa imunidade, causa mais inflamação, bagunça os hormônios e piora o metabolismo lipídico.

Quando comemos mais calorias que gastamos, o excesso é armazenado pelas células de gordura (ou células adiposas).

Comer demais sobrecarrega o coração, o fígado e outros órgãos, contribuindo para o surgimento de diversas doenças, como hipertensão arterial, infarto, esteatose hepática e diabetes e, consequentemente, para a diminuição da expectativa de vida. O acúmulo de gordura no organismo provoca uma inflamação geral.

Quer viver mais? Coma menos!

O impacto disso é o aumento do estresse oxidativo, a diminuição da massa muscular e, mais uma vez, o risco maior de desenvolver enfermidades, sobretudo as metabólicas e as cardiovasculares. O melhor a fazer, então, é diminuir a quantidade de comida em todas as refeições e todos os dias.

Ficar consciente no momento das refeições é fundamental: dessa forma você vai comer menos, comer com qualidade e sem se sentir cheio. O problema é quando comemos sem pensar, acabamos comendo bem mais do que deveríamos. De certa forma, comer mais ou comer menos é uma questão de hábito.

O Papel do Jejum Intermitente na Longevidade

Quer viver mais? Coma menos!

O jejum diminui a produção de radicais causadores do estresse oxidativo e provoca perda de peso. Também promove a regulação da glicose, aumenta a resistência ao estresse e diminui a inflamação corporal.

Dietas que pregam o jejum são comuns para a perda de peso, mas, agora, estudos sugerem que a prática pode contribuir para o aumento da expectativa de vida. Pode parecer estranho, afinal, todos sabem que uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para uma boa saúde . No entanto, o jejum faz as células se “autodestruirem”, processo chamado de autofagia  —  e isso te renova como um todo.

A autofagia é um importante mecanismo de autolimpeza que existe em todas as células de nosso corpo. A redução da autofagia leva ao acúmulo de componentes danificados, o que está associado à morte das células e ao desenvolvimento de doenças. Por essa lógica, manter o mecanismo ativo seria uma forma de prevenir problemas. E essa renovação acontece no momento em que deixamos de comer, quando estamos em jejum. Essa autofagia induz a longevidade.

O jejum, por essas características, é benéfico para pacientes que possuem comorbidades como a obesidade, doença inflamatória, cardiovascular, câncer, doenças neurodegenerativas.

Saiba mais sobre o jejum intermitente.

Quer viver mais? Coma menos!

Dicas para Comer Menos

  • Concentre-se no que está comendo: coma devagar e mastigue bem os alimentos. A distração é um grande aliado dos excessos.
  • Reduza o estresse. O estresse pode fazer com que você acabe cometendo excessos na hora de se alimentar.
  • Invista em alimentos que dão saciedade, dessa forma você terá menos fome. Fibras, proteínas e gorduras são as melhores opções.
  • Equilibre seus níveis de açúcar no sangue. Alimentos com alto índice glicêmico (como doces e pão branco) podem fazer com que o açúcar no sangue suba e caia rapidamente, o que pode levar a excessos.
  • Tome mais líquido. Os líquidos ajudam a enganar a sensação de fome.
  • Coma gorduras saudáveis. As gorduras dão sensação de saciedade e ajudam você a perder peso ao longo do tempo.
  • Faça jejum intermitente. Essa é a melhor maneira de comer menos comida.

E você, come pouco, o suficiente ou come em excesso?

6 comentários para “Quer viver mais? Coma menos!”

  1. Avatar de Aurelia

    Adorei a sua dica , vou começar a cortar um pouco na comida o meu maior problema é tenho o estômago um pouco grande ok obrigado pela dica …🌺

  2. Avatar de Celia

    Boa noite. Meu estômago esta alto, eu como pão, muito arroz vou evitar

  3. Avatar de Dilza

    Por favor, para a proxima materia, sugiro que nos ensine a fazer o Jejum Intermitente, qtas horas, inicio, fim, etc ok? abraços

  4. Avatar de Renatinha

    Muito bom esse artigo! A gente come muito mesmo

  5. Avatar de Maria

    Gente é isso mesmo, comemos bem mais que o necessário, quero muito mudar isso.
    Parabéns!

  6. Avatar de Celina

    Consigo comer pouco só aumentado as fibras.
    Com o tempo passei a não sentir fome.
    Meu peso, 50 quilos conservo há anos.
    Exames normais.
    È fácil, pra que comer muito?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva