Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a melhor forma de lavar os cabelos?

Qual a melhor forma de lavar os cabelos?

Em primeiro lugar, uma boa limpeza do couro cabeludo é imprescindível para a saúde dos cabelos. O ato de lavar o cabelo parece não apresentar nenhuma dificuldade, mas muitas mulheres ainda cometem erros que podem comprometer a saúde dos fios. Para uma lavagem correta, é preciso atentar para fatores como a temperatura da água, a ordem e aplicação dos produtos.

A água quente danifica os fios, deixando os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho. Mas você sabia que a lavagem não deve ser feita somente com água fria? O ideal é usar a água morna, pois dessa forma vai facilitar a retirada da oleosidade e deixar o fio mais limpinho. É uma temperatura meio termo que ajuda a limpar melhor o cabelo sem ressecar ou danificar. Para dar um up no brilho, faça apenas o último enxágue com água fria, depois do cabelo totalmente limpo. Isso ajudará a fechar as escamas do fio, preservando a hidratação e aumentando o brilho.

Aplicação dos Produtos

Qual a melhor forma de lavar os cabelos?

Shampoo

O shampoo desengordura o couro cabeludo e limpa os fios, preparando-os para receber o tratamento. Ele tem componentes detergentes em sua fórmula, que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e, em contato com o produto, acabam ficando ainda mais ressecadas. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo comprimento e pontas; assim você tira a sujeira sem agredir o cabelo.

O ideal é escolher um shampoo neutro, sem sulfato e o mais natural possível.

Quantas vezes preciso aplicar o shampoo?

Depende do quão sujo está seu cabelo. Quem lava os cabelos todos os dias basta aplicar uma vez. Quem lava menos vezes deve aplicar 2 vezes. Em algumas ocasiões, é necessário aplicar 3 vezes para eliminar bem a sujeira ou o óleo; em casos de massagem com óleos vegetais, por exemplo. Há muitos especialistas que dizem que o efeito do shampoo só vai acontecer na terceira vez, quando o cabelo já estiver limpo.

Qual a melhor forma de lavar os cabelos?

E o shampoo antirresíduo, devo usar?

Sim, mas com cautela. O shampoo antirresíduo é um shampoo de limpeza profunda, que vem com uma quantidade maior de tensoativos e geralmente possui um pH mais alto, que abre mais as cutículas dos fios pra remover dali as impurezas depositadas. Quem usa muitos produtos nos fios, deve fazer uma limpeza com um shampoo antirresíduo a cada 15 dias.

Esfoliação Capilar

A esfoliação capilar é muito benéfica para a saúde dos cabelos. É uma limpeza do couro cabeludo que elimina impurezas, oleosidade e resíduos. A esfoliação desintoxica a cabeça e melhora a circulação de nutrientes no couro cabeludo, proporcionando um crescimento saudável. A massagem no couro durante a aplicação irá mantê-lo saudável e desobstruirá os poros, fazendo com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Pode ser feita uma vez por semana.

Máscara Capilar

Depois do shampoo é a melhor hora para usar a máscara. Os ingredientes do creme penetram melhor no cabelo, promovem reparação e tratamento da estrutura capilar. Nutre, hidrata e repõe as proteínas que os fios perderam.

Condicionador

O condicionador tem a função de amaciar e selar as escamas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios. Deve ser aplicado depois da máscara e enxaguar bem, sem deixar resíduos.

Qual a melhor forma de lavar os cabelos?

Frequência da Lavagem

Seguem as recomendações de lavagem para cada tipo de cabelo:

  • Cabelos oleosos: diariamente
  • Cabelos normais: dias alternados
  • Cabelos secos: três vezes por semana

Cuidado com os Resíduos

Não retirar 100% dos produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento, mas também à sua saúde. Ficar com resto de produto no cabelo muito tempo pode causar alergias sérias no couro cabeludo. Além disso, pode prejudicar o crescimento, causar caspa e até queda de cabelo.

E a técnica Co-Wash, é recomendada?

A técnica co-wash é uma maneira de lavar os cabelos, que dispensa o uso do shampoo, usando apenas o condicionador. É uma maneira mais suave para lavar os fios, sem agredir. Indicada para quem lava os cabelos todos os dias podendo ser substituída uma vez ou outra no lugar do shampoo. Nada de usar a técnica diariamente, com o tempo vai acumulando resíduos e pode prejudicar a saúde do couro cabeludo.

Qual a melhor forma de lavar os cabelos?

Porque é importante manter o couro cabeludo limpo?

Para o seu bem-estar, lave o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade. Mantenha o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos capilares.

Um couro cabeludo limpo ajuda a manter os fios saudáveis porque mantém a biorregulação da oleosidade, desobstrui os poros do couro cabeludo, remove células mortas, previne a queda dos cabelos e fortalece os fios.

10 comentários para “Qual a melhor forma de lavar os cabelos?”

  1. Avatar de Alzenildes Lucialdo Peixoto

    maravilhoso. voces estao de parabens. curto muito Beleza e Saude.

  2. Avatar de Alzenildes Lucialdo

    maravilhoso. voces estao de parabens. curto muito Beleza e Saude.

  3. Avatar de Carla Suely Costa De Jesus

    Ótimas dicas!!!!! Quero receber as dicas de crescimento de cabelo, os produtos., vitaminas pra tomar, etc.
    Ficarei aguardando!!!!

  4. Avatar de Andreia

    bom demais, eu sempre tenho dúvidas de como lavar os cabelos.

  5. Avatar de Eliete

    boas dicas!

  6. Avatar de Angélica

    adoro cuidar dos cabelos, sempre deixo limpo

  7. Avatar de Claudia Cossetin Pico

    Adorro suas dicas de beleza. Obrigada

  8. Avatar de Claudia Cossetin Pico

    Me falem mais sobre cabelos secos

  9. Avatar de Carlinha

    Show de bola esse artigo, preciso cuidar melhor do meu couro cabeludo.

  10. Avatar de Raquel Delis

    Nossa muito boas essas dicas, preciso dar uma atenção ao meu couro cabeludo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva