Eu recebo muitos e-mails pedindo dicas de como perder barriga. Isso é o sonho de todas, não é? Até algumas magrinhas às vezes têm uma barriguinha saliente que incomoda. Mas será que existe forma de eliminar somente a barriga?
Pessoal, não existe fórmula milagrosa para perder barriga! Se alguém ou algum produto prometer que seca a barriga em pouco tempo e sem sacrifício, pode correr que é cilada! Mas calma, nem tudo está perdido: perder a gordurinha da barriga não é fácil, mas é possível com uma dose extra de conhecimento, e um certo sacrifício e dedicação.
Por que a gordura abdominal é tão difícil de ser eliminada?
Para eliminar a gordura acumulada na barriga é preciso mudança de hábitos. Se você não estiver disposta a essas mudanças, não há outra opção a não ser se conformar com sua barriguinha.
O que torna a gordura abdominal tão difícil de ser eliminada é que ela envolve os tecidos, ou seja, ela está localizada ao redor dos órgãos internos e um simples exercício abdominal não consegue alcançá-la. A ideia de direcionar a perda de gordura para um ponto específico do corpo (especialmente para a barriga) é apenas um dos vários mitos do fitness que se difundem por aí.
A gordura da barriguinha é, na verdade, gordura visceral. Ela pode até parecer inofensiva, mas quando há um acúmulo em excesso, há uma chance bem maior de você desenvolver diabetes, doenças cardíacas e sofrer AVC.
A causa do acúmulo não se restringe a apenas comer muito. Vários fatores podem desencadeá-la e a origem pode ser até genética. Os níveis hormonais também podem ser culpados. Por exemplo: o estrogênio em dose exagerada aumenta o tecido adiposo da barriga que acaba armazenando mais hormônio. O desequilíbrio confunde o corpo e ele não consegue mais queimar essa gordurinha.
Hábitos Alimentares para Perder Barriga
Para o acúmulo de gordura, o maior vilão são os carboidratos. O primeiro passo é diminuir a quantidade de carboidratos da dieta. Os piores deles são: cerveja, pão, massas de pizza, açúcar, macarrão, batata e arroz. Ao diminuir esses alimentos, você certamente vai notar a diferença.
O melhor tipo de alimentação para manter a barriga sequinha são as gorduras boas. Inclua diariamente gorduras como o abacate, coco e óleo de coco, manteiga, ovo, queijo parmesão, azeite de oliva e castanhas em geral (nozes, amêndoas, macadâmia).
Além disso, independente do tipo de alimento, as pessoas nem comem muita quantidade de comida, porém acabam pecando na qualidade. Alguns alimentos demoram mais para ser digeridos e ficam mais tempo no intestino fermentando, o que acaba estufando a barriga. Muitas vezes você acha que é gordura e na verdade é gases.
Por que os carboidratos engordam?
Primeiramente, o problema não está com o carboidrato em si, mas sim com o excesso dele. O problema é que hoje os carboidratos são a base de nossa alimentação, e é difícil reduzir o consumo sem um esforço consciente.
Fontes de carboidratos engordam quando consumidas em excesso, pois são transformadas em açúcar na corrente sanguínea, o qual é estocado em forma de gordura se não for utilizado. Todos os carboidratos, sejam eles simples, complexos, naturais ou refinados, no final são transformados em glicose (açúcar no sangue). A concentração de insulina no sangue é proporcional à quantidade de carboidrato ingerida; quanto maior os níveis de insulina, menor a utilização do carboidrato como fonte de energia e maior o seu armazenamento,transformando em gordura.
Porque as gorduras emagrecem?
As gorduras são essenciais para o funcionamento do corpo. Ao consumir pouca gordura, a perda de peso será mais difícil. O corpo manda sinais fortes seu cérebro, para que você coma até receber quantidades satisfatórias. As gorduras ajudam no transporte e assimilação de vitaminas lipossolúveis. As vitaminas essenciais — como a A, D, E, e K — desempenham papéis específicos no corpo, mas também tem um efeito sinérgico na perda de gordura.
As gorduras têm uma grande influência sobre a digestibilidade do alimento. Em particular, eles diminuem o índice glicêmico de uma refeição, retardando o processo de digestão. Os alimentos que contêm fibras têm um efeito similar.
O que acontece como resultado de comer um pouco de gordura em uma refeição é uma versão mais lenta da glicose na corrente sanguínea. Isso ajuda a manter altos níveis de insulina de modo que os ácidos graxos possam ser mais facilmente mobilizados e utilizados como combustível.
A ingestão de gordura também tem um efeito sobre a fome. Uma dieta rica em ácidos graxos essenciais, melhoram a saciedade após uma refeição. Controlar a fome é um fator determinante na perda de peso bem sucedida a longo prazo.
Com menos carboidratos na dieta, além de aumentar as gorduras, convém também aumentar as proteínas. Inclua também o ômega 3, um tipo de gordura que ajuda a eliminar gordura acumulada.
Exercícios Físicos para Perder Barriga
Se você tem uma vida sedentária, dificilmente vai conseguir eliminar a barriga. Qualquer tipo de exercício ajuda, tanto os aeróbicos (os melhores para esta finalidade), como também os de musculação. Se você é completamente sedentário, inicie pela caminhada. Com o tempo, você sempre pode ir incluindo outros tipos de exercícios.
O melhor exercício que existe para perder a barriguinha é o exercício intervalado. Também são úteis outros exercícios como: subir escada, andar de bicicleta e pular corda.
Ao contrário do que muita gente pensa, os abdominais não queimam a gordura localizada na barriga (esse é mais um dos mitos do fitness). Abdominais são ótimos exercícios para tonificar os músculos abdominais, mas para o resultado ser visível, a gordura por cima desses músculos já deve ter sido eliminada antes.
Mais Dicas que Podem Ajudar a Perder Barriga
- Caso seu intestino seja preguiçoso, inclua fibras como vegetais, além de frutas e sementes como a chia e linhaça. E não se esqueça de ingerir água. Um bom funcionamento do intestino ajuda manter a barriguinha mais enxuta.
- Tome bastante líquido durante o dia, mas evite tomá-los durante as refeições. Além de dilatar o estômago, atrapalha a acidez gástrica que, por sua vez, irá prejudicar a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais. Isso ocasiona má digestão, fermentação e formação de gases no intestino.
- Além da hidratar-se com água, aposte também no chá verde, que pode ajudar no processo de eliminação de gorduras.
- Ter um bom descanso é essencial para manter a saúde. Se o corpo não tem uma pausa, acaba solicitando mais alimentos para se manter bem. O apetite aumenta juntamente com a ansiedade e acaba criando a necessidade de comer mais.
- Mexa-se: tente incluir qualquer tipo de exercícios físicos no seu dia a dia. Às vezes não é preciso ir para a academia, basta mexer-se naturalmente.
Eu tenho uma barriguinha muito enjuada, o pior é que sou magra, tenho um corpo legal, mais a bendita da barriga está lá, aquele acúmulo de gordura na altura do umbigo, muito ruim.
Faço dieta e academia, mais confesso que não sou muito rigorosa. Vou me dedicar mais esse ano e seguir essas dicas.
Farinha de maracujá uma colher ao dia tira a barriga
A farinha do feijão branco é mais eficiente ainda.
Como assim, voce fez? Me explica melhor por favor. Grata! 😳
Como assim, voce fez? Me explica melhor por favor. Grata! 🙂
Achei excelente e elucidativa a matéria.
Estou ha alguns dias reduzindo aos poucos a gestão de carbohidratos e já notei melhoras. Nota mil pela matéria. Abs
Estou tentando tb Lea, mas tá difícil, não consigo ficar sem meu pãozinho…Vc usa alguma técnica, substitui os carboidratos pelo que?
Eu preciso e muito perder a barriga, adorei as dicas, muito úteis.
Excelente matéria!
eu tb adorei e vou tentar praticar.Mas ultimamente esto com a barriga muito cheia, urino muito. o que fazer?
Sou magra, sedentária, não me alimento bem, ou seja , tanto faz comer ou não. E tenho uma barriguinha 😟
Vou mergulhar nestas dicas e começar
a mexer-me, ando muito parada! esta
matéria me chacoalhou. Obrigada bjs
Matéria maravilhosa…parabéns! Abraços…
Pessoal quer ganhar dinheiro no conforto da sua Casa? sem precisar vender nada.apenas divulgar, você terá ganhos semanais, mensais, tudo garantido por uma empresa, com 15 anos de experiência, com registro na receita federal, ganhe mais de R$ 1.500, 00 por mês, saiba mais no site https://www.frpromotora.com/45529023
Muito boa a matéria 🙂 adorei vamos lá seguir as dicas para eliminar a bendita barriguinha .Valeuuu
Nossa! Muita informação boa, amei as dicas.
Gente! Era tudo que eu precisava, excelentes dicas, nada é fácil mesmo, tem que ter algum sacrificio.
Quem não precisa perder a barriguinha não é?
obrigada pelas dicas.
Depois que fiz uma cesariana e laqueadura to com problemas de gases tudo que eu como minha barriga incha fica horrível além de incomodar ainda vem o mal estar que e horrível o que e bom pra isso se alguém souber mim fale porque já não sei mais o que fazer!
Muito boa as dicas, a importância do óleo então, maravilha.
Gordura para perder a barriga né… estou ouvindo muito isso, tomara que seja verdade.
Quero perder a barriga também
Adorei as dicas!!!
Quem não precisa??? É difícil mesmo, não existe nada fácil, mas me animei muito com o artigo.
Excelente matéria. Ótimas dicas
Sou magra mas tenho barriga, é uma chatice isso, bem difícil tirar a barriga, mas vou testar as dicas.
Adorei a matéria !!!
Muito boa…
😆 Concordo em parte com o post, carboidratos não são o problema de acordo com as pesquisas que tenho feito. dietas low carb são muitas vezes insustentáveis e enfadonhas. O combustível exclusivo do nosso cérebro é glicose, é claro que vamos ficar letárgicas com as restrições, sugiro uma pesquisa pelo estilo de vida de alto carbo e baixa gordura vegano (high carb low fat vegan) que tem me feito cada dia mais feliz e viva! é surpreendente como vc pode comer comidas deliciosas quando esta com fome e até ficar cheio e não engordar, ter vontade (eu disse TER VONTADE!) de se mover… só experimentando mesmo, faz um teste por 1 mes e me diz o que acha, é mais fácil do que parece! Procure se informar nos canais do youtube da Freelee the banana girl, Fullyraw Kristina, Rawana, Bonny Rebecca, Mango mama Island… em portugué tem a Ingrid Botelho e o Eduardo Corassa, que eu conheça só os dois. Entre em grupos no facebook para conhecer. Se permita e descubra que comer não é o problema, na verdade comemos até bem pouco normalmente, o negócio é oque comemos… Eu só tenho emagrecido, pele linda, energia no teto, relação com o marido 100% e só melhora!
Mariana, no post está escrito que ” o problema não está com o carboidrato em si, mas sim com o excesso dele”
Acho que as pessoas comem muito carboidrato e pelas minhas pesquisas o carboidrato é o problema sim.
Muito boa a materia estava querendo saber mais sobre o assunto. e esclareceu minhas duvidas.
É criançada, como é difícil perder barriga…. E quando se consegue, entra a outra tarefa para mante-la… O bom de estarmos, sempre, lendo sobre a saúde e nos exercitarmos em constância. porque precisamos o tempo todo, sermos estimulados para não desistirmos de cuida do nosso corpo.
Pretty good!!!!
Adorei as dicas. Precisamos perder barriga!
😆 Amei!!! Vou seguir os conselhos dados !!!! Muito obrigada! ? Beijos
a minha ja não é barriguinha. passa disto. adorei as dicas e vou fazer o possivel de adotota-las.
Beijinhos e obrigada
amei a matéria são verdadeiras as informações descritas, é só colocar-mos em prática. obrigada
ando meio desanimada,pois sou muito barriguda,andei fazendo exercícios,mudei um pouco a alimentação e continuei barriguda ,porem ao ler a sua matéria ,me deu vontade de começar tudo de novo, e preciso realmente tirar o pão.
Muito bom esse artigo, estou precisando perder uma barriguinha.
eu tambem queria perder a barriga mas acho que ja é um bocado tarde para isso ten ho 81 ano xau agradecida
ame,i ja estou fazendo, tuo isso ejo que está diminuindo minha barriga
Tenho feito exercicios praticando a bicicleta mas continuo c gordurinha localizada.
A matéria é muito boa, irá me ajudar mais.
Amei as dicas 😍
ótimas dicas 😉
Vamos por em prática as boas dicas adorei matéria 10.
Muito boa a matéria
Parabéns pelo conteúdo de grande valor que você passa gratuitamente. Continue com esse lindo trabalho!