Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Tratar a Dor Muscular?

Como Tratar a Dor Muscular?

A dor muscular normalmente é causada pela inflamação das fibras musculares: isso acontece quando o músculo fica contraído por muito tempo, como acontece nos exercícios de academia (como musculação) ou durante situações de muito estresse (que aumenta a tensão dos músculos provocando dores em diferentes locais).

As dores musculares hoje são bastante comuns, e podem envolver vários músculos simultaneamente. Elas podem, também, envolver ligamentos, tendões e fáscias (os tecidos moles que conectam os músculos), ossos e órgãos.

Causas da Dor Muscular

A dor muscular está relacionada a tensão, lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nessas situações, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade.

A dor muscular também pode ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções (incluindo a gripe) e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (como lúpus).

Outra causa comum de dor muscular é a fibromialgia, uma condição que inclui sensibilidade dos músculos e tecido mole ao seu redor, dificuldades de sono, fadiga e dores de cabeça.

Algumas substâncias também pode desencadear as dores musculares: medicamentos inibidores usados para reduzir a pressão arterial e estatinas para reduzir o colesterol, uso de cocaína, desequilíbrios de eletrólitos como baixo potássio ou cálcio.

Outras causas são doenças e infecções, incluindo, a influenza (gripe), abcesso muscular, pólio, lúpus e polimialgia reumática.

Nos casos em que a dor muscular demora mais de uma semana para passar é aconselhado consultar um médico para fazer exames de diagnóstico e identificar se existe algum problema mais grave que esteja causando a dor, como distensão, tendinite ou artrite, por exemplo.

Como Tratar a Dor Muscular?

Tratamento para Dor Muscular

Os remédios mais utilizados para aliviar a dor muscular incluem:

  • Relaxantes musculares
  • Anti-inflamatórios: Ibuprofeno, Torsilax, Infralax, Nimesulida ou Naproxeno
  • Analgésicos: Paracetamol ou Dipirona.

Massagens com  pomadas antiinflamatóras também podem ser muito eficazes (como a Cataflam e a pomada Salonpas). Os adesivos também são muito usados.

Além dos remédios, o tratamento pode ser feito também com bolsa quente ou fria e alongamentos dos músculos.

Os medicamentos utilizados para diminuir as dores musculares estão entre os mais procurados, pois muitas pessoas buscam por soluções rápidas para reduzir o desconforto físico.

Tratamento Natural para Dor Muscular

Os tratamentos naturais são bons porque causam bem menos efeitos colaterais que os remédios comuns. Porém, a dor e o desconforto também demoram bem mais tempo para melhorar.

Como Tratar a Dor Muscular?
  • Massagem: Quando você se exercita até a exaustão, são gerados pequenos rasgos nas fibras musculares. A reação natural do corpo a essa ocorrência é a inflamação. A massagem ajuda a diminuir a quantidade de citocininas produzida pelo corpo, que desempenham um papel inflamatório. Além disso, ela parece aumentar a quantidade de mitocôndrias presentes no músculo, aperfeiçoando sua capacidade de extrair oxigênio da corrente sanguínea. A massagem também ajuda a retirar ácido lático, linfa e outras toxinas estagnadas do músculo.
  • Compressa com vinagre de maçã: o vinagre de maçã ajuda a retirar o excesso de ácido lático que se formou, sendo muito útil, principalmente, após os exercícios físicos. Coloque 2 colheres de vinagre em meio copo de água morna. Em seguida, aplique esta solução em forma de compressa feita com um pano ou gazes, na região dolorida.
  • Suplementos de vitaminas e minerais: Alguns suplementos (Magnésio, Zinco e Selênio), assim como vitaminas C, D e E), seguidos a uma dieta equilibrada, interferem diretamente na regeneração muscular.
  • Massagem com óleos essenciais: Os óleos essencias podem ser muito eficazes, tratam a fonte da dor e não possuem os efeitos colaterais associados aos medicamentos para a dor. Para combater a dor, os óleos essenciais devem ser aplicados diretamente sobre a área dolorida. Para diluir, use um óleo vegetal. Os óleos essenciais eficazes para dor muscular são os de hortelã, alecrim, lavanda, cravo, eucalipto e gengibre.
  • Mexa-se: Embora seja tentador relaxar os músculos por completo durante a recuperação, estudos comprovam que realizar atividades leves que usem os músculos doloridos pode diminuir esse período de dor. Exercícios ajudam a tratar as dores, intensificando o fluxo sanguíneo para os músculos afetados, o que os ajuda a eliminar excreções mais rapidamente e evita o enrijecimento muscular.
  • Alongamentos. Alongar-se antes e depois do treinamento também ajudará a tirar o ácido lático dos músculos. Esperar várias horas depois do treinamento para se alongar não é opção mais adequada. Alongue-se logo depois da atividade responsável pela dor, para evitar o enrijecimento muscular.   Alongue-se depois do aquecimento, pois os músculos estarão mais flexíveis e menos propensos a se lesionar.
  • Chás para aliviar a dor: Os chás tem ação calmante e antiespasmódica que ajudam os músculos a relaxarem. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e tônicas que reduzem a contração do músculo e evitam o inchaço.  Os chás que ajudam a reduzir a dor muscular são: erva doce, canela em pau, carqueja, louro e gengibre.

E você, como trata a dor muscular?

15 comentários para “Como Tratar a Dor Muscular?”

  1. Avatar de Maria Eduarda

    Tenho muitas dores musculares, faço musculação e as vezes abuso um pouco, estou no começo ainda, espero que depois melhore.
    Uso uma pomada a base de arnica e tb a pomada cataflan.
    Boas dicas, gostei.

  2. Avatar de Marcos

    Muito bom, dicas úteis

  3. Avatar de Ena Quiroga

    Eu faço caminhada e alongamento três vezes por semana e ñ sinto nada de dores! É otimo. 😀 😀

  4. Avatar de Ana Paula

    Boa tarde faço atividades físicas e sinto muita dor durante e depois dos exercícios.O que faço para amenizar as dores.Ana Paula.

  5. Avatar de Silvia

    Muit bom o texo! só gostaria de complementar que dores musculares tb podem ter sua origem de momentos de estresse e ansiedade. Estas emoções são “absorvidas” pelo SNC (sistema nervoso) que então leva até os músculos, gerando dores e desconfortos. Outra causa tb poder ser posições ou movimentos involuntários de certas parte do corpo (como levantar os ombros , por exemplo), gerando a dor.

  6. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito bom, infelizmente sempre tenho dores 🙁 🙁 🙁

  7. Avatar de Vanessa

    Muito legal saber essas dicas de tratamento, tenho dores no corpo…
    já sabia do óleo de copaiba que é muito bom para dores articulares

  8. Avatar de Silene

    Fiquei com muitas dores musculares depois que tive dengue e zica. Sempre tô fazendo exercícios físicos e tomando suplementos com vitamina D. Mas amei todas as dicas, principalmente as massagens com óleos essenciais. Bjsssss

  9. Avatar de Adriana Prado

    Tenho fibromialgia e sofro com as dores. Evito ao máximo tomar remédio pra dor além do medicamento que faço uso diariamente, apesar de ser liberado pelo médico.
    Amenizo com banho quente, chá e dormir bastante.

  10. Avatar de Marina

    Fiquei com muita dor nos músculos da cocha da pernas,depois da ZICA. Quando vou sentar tenho que segurar a perna porque as dores são muitas.
    Gostei muito das dicas e já faço uso da couve batida com limão e gengibre.

  11. Avatar de Madalena Capucho

    Tenho érnia de disco no pescoço tá afetando minha aldição que devo fazer?

  12. Avatar de Roberto Cheloni

    Tenho dores nos ombros; joelhos mesmo não fazendo exercícios,fico desabimado.Quando tomo um ibuproveno, ou um tandrilax me sinto bastante renovado. Que compôsto que tem esses medicamentos que me anima?

  13. Avatar de Paulo César

    DICAS EXTREMAMENTE ÚTEIS E FÁCEIS

  14. Avatar de Silvana

    Boa noite há quinze dias ao acordar pela manha quando virei na cama sentir uma dor no lado direito da coluna a dor começou na coxa direita durante oito dias suportei, depois fui ao medico tomei uma injecção intra-muscular tomei soro estou tomando um antibiótico, Sodolac 400mg, de 12 em 12 hs e outro Adalgur N 500mg +2mg. 2 cop de 8 em 8 hs e a dor não passa não aguento ficar muito tem em pé quando sento a dor passa não sei mais o que devo fazer.

  15. Avatar de Cláudia Márcia

    Estou sentindo uma dor na perna direita na parte de trás, após pular em treino funcional e o que pode ter acontecido posso fazer agachamento, correr parada só dói quando eu pulo ando de frente para trás ou desço escadas

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva