Para a mulher que gosta de se cuidar

Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

Aposto que muitas de vocês têm dúvida: o que passar nos fios após a lavagem? A gente sempre acha que o cabelo está maltratado, ressecado, danificado… Mas você sabe quando deve usar máscara de tratamento e quando vale mais a pena manter-se no básico condicionador? Condicionador ou máscara capilar? Os dois? Qual a diferença?

Há quem diga que a máscara capilar pode substituir tranquilamente o condicionador. Outros profissionais dizem que cada produto tem o seu momento de ser usado. O condicionador vem para finalizar a função do shampoo. É feita uma hidratação externa nos fios, deixando-os maleáveis para pentear. Já a máscara faz uma hidratação interna e externa, carregando positivamente os fios com queratina e demais ingredientes. Ambos selam as cutículas que foram abertas pelo shampoo.

Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

Se quiser fazer uma lavagem rápida, se está com pressa, use o condicionador. Ele é mais leve e de uso diário, serve para desfazer nós e fechar as cutículas do fio, abertas pelo shampoo. E é de rápida aplicação: basta passar do comprimento às pontas (evite a raiz) e enxaguar para que os fios fiquem soltinhos. Depois do shampoo, nosso cabelo ganha cargas negativas. O condicionador neutraliza essa situação, evitando o frizz.

Se o cabelo estiver danificado, use máscara. Por ser mais concentrada, deve ser aplicada apenas uma vez por semana. Ajuda na hidratação, na duração da cor e na reconstrução da fibra maltratada pela química. Turbina a retenção e reposição as proteínas e vitaminas. São fórmulas mais concentradas em ativos. Vale usar se o cabelo está muito ressecado e desestruturado, depois de descoloração, tintura ou alisamento.

Condicionador x Máscara

Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

Condicionador

O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protetora essencial para o brilho e a nutrição. Devolve a maleabilidade, diminui o trauma entre uma escovação e fornece brilho aos fios. O condicionador possui também ação antiestática (reduz a eletricidade dos fios), e um pH ligeiramente ácido, equilibrando então o pH dos fios.

Os shampoos abrem as cutículas do cabelo e o condicionador, além de facilitar na hora de desembaraçar. Também sela as escamas, protegendo os fios dos agentes externos como sol, vento e poluição.

Outra vantagem do condicionador é que ele possui cargas elétricas positivas que, ao reagirem com as cargas negativas do shampoo, promovem ainda mais maleabilidade.

O condicionador deve ser usado apenas do comprimento para as pontas: nada de passar na raiz! O acúmulo do produto no couro cabeludo pode gerar caspas e demais problemas do tipo. O uso do condicionador pode ser diário.

Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

Máscara

A função das máscaras capilares sempre foi a de recuperar os cabelos danificados e ressecados. As máscaras hidratam, amaciam, proporcionam brilho e protegem os fios.

As máscaras são indicadas para cabelos que estão prejudicados e enfraquecidos por vários fatores externos, sendo sua função tratar os fios com um resultado instantâneo fazendo que eles fiquem nutridos, hidratados e com muito mais brilho e movimento.

A máscara de hidratação deve ser aplicada uma vez por mês, no caso de fios saudáveis, e a cada 15 dias ou semanalmente quando as madeixas passaram por procedimentos químicos como descoloração e alisamentos. Para cada tipo de cabelo há uma máscara capilar ideal, escolha sempre uma máscara de acordo com seu tipo de cabelo.

Resumo

CondicionadorMáscara
Uso diárioUso semanal ou quinzenal
Sela as escamasSela as escamas
Proporciona maleabilidadeProporciona hidratação
Ajuda a desembaraçar os fiosTrata cabelos danificados
Age no fio externamenteAge no fio interna e externamente
Protege os fios do sol, o vento e a poluiçãoFornece nutrição, força e brilho
Equilibra o pH dos fiosAjuda a reconstruir a textura dos fios
Consistência mais fluidaConsistência mais grossa
Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

O uso da Máscara como Condicionador

A substituição até pode ser feita, mas não diariamente. Quando a máscara é usada por poucos minutos, tem ação de um condicionador, e quando é usada pelo tempo indicado pelo fabricante, tem o efeito de uma hidratação mais profunda. O condicionador deve ser usado diariamente e a máscara em intervalo de dias, como uma vez por semana. O uso diário da máscara pode comprometer as condições do cabelo, deixando-o seco e desnutrido.

A substituição do condicionador pela máscara é mais indicada para cabelos secos e danificados, em que a hidratação natural não chega até o comprimento dos fios, como crespas e cacheadas, por conta do seu formato espiral. Aquelas que fazem muitos procedimentos químicos no cabelo, como descoloração, progressiva e relaxamento também podem fazer a troca.

Confira algumas dicas para melhorar a eficiência da máscara:

Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.
  • 1) Lavar o cabelo com água fria: essa temperatura ajuda a fechar as cutículas do cabelo, proporcionando mais brilho à região; ao contrário do banho quente, que abre as cutículas. Por isso, o ideal é começar a lavagem com água morna e finalizar com a fria.
  • 2) Usar o shampoo apenas na raiz: desta forma você mantém o couro cabeludo limpo, evitando a caspa, e previne o ressecamento das pontas do cabelo.
  • 3) Aplicar a máscara somente no comprimento dos fios: além de hidratar a parte mais ressecada do cabelo, você mantém o couro cabeludo prevenindo da dermatite seborreica.
  • 4) Secar o cabelo com uma toalha de microfibra: diferentemente da toalha turca comum, a de microfibra ajuda a evitar o frizz, a porosidade e a quebra dos fios após a hidratação.

Qual a Ordem dos Produtos?

Diariamente

  1. Shampoo
  2. Condicionador

Semanalmente

  1. Shampoo
  2. Máscara
  3. Condicionador

Para aproveitar ainda mais os benefícios da máscara de hidratação, a dica é aplicá-la logo após o shampoo, pois como as cutículas estão abertas, seus nutrientes penetram com mais facilidade no interior da fibra capilar, passando, logo depois do enxágue, o condicionador.

E você, o que costuma usar após o shampoo?

137 comentários para “Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.”

  1. Avatar de Helena

    Gostei! não sabia essas diferenças, uso mascara uma vez a cada 15 dias, mas gostei dessa ideia de usar semanalmente como condicionador…

  2. Avatar de Bruninha

    Meu cabelo está uma palha de aço, preciso fazer mais hidratações, gostei do texto, bem interessante.
    Vou usar essa dica de usar o condicionador depois da mascara, nunca usei.

  3. Avatar de Nori

    Pois é,tem mt gente que comete o erro de aplicar o condicionador antes da máscara.E,ainda deixa a máscara por mt tempo no cabelo,não respeitando o tempo do fabricante.

    Bjos!

    Quando vai rolar sorteio de novo?rsrsr

  4. Avatar de Larissa

    Adorei as dicas, me ajudou bastante, fazia umas coisas erradas 😉

  5. Avatar de Renatinha

    Bom dia meninas!!! Nossa eu usava o condicionador depois do shampoo e depois a mascara, bem que eu achava que as mascaras não surtiam efeito…
    legal, adorei

  6. Avatar de Camila

    Oi Celisa, adorei o post, muito bacaninha esse resumo que vc fez…

    Uma coisa eu cheguei a conclusão: máscara deve ser usada condorme a necessidade do cabelo, só usem mascaras se o cabelo realmente tiver precisando, caso contrário não fará efeito

    1. Avatar de Ana Castelati

      Isso é verdade! Com o tempo vc acaba descobrindo do que ele precisa. Andava usando um creme de hidratação muito bom, mas meu cabelo ficava assim, tipo Maria Betânia, sabe? rs
      Até que entendi que apesar de ser bom, meu cabelo precisava de nutrição e não de hidratação. Agora ele já está voltando para o eixo!

  7. Avatar de Zambola

    Boas dicas, gostei!

  8. Avatar de Ale Leite

    Amei as dicas….. faço uso d máscara, no lugar do hidratante…. bom saber como devo proceder agora…..
    Adoroooo esse blog, sou super fã….. bjocas 🙂

  9. Avatar de Priscilla

    Prefiro as máscaras!

  10. Avatar de Ana Castelati

    Olá, meninas!

    Meu cabelo está super detonado, então de 3 a 4 vezes por semana. No final de semana (que tenho mais tempo) lavo, faço hidratação/nutriçãou ou reconstrução e finalizo com condicionador e enxague. Nas lavagens durante a semana, alterno dias em que uso só o shampoo e o condicionador e dias em que uso, após o shampoo, algum desses cremes de hidratação rápidos (3 minutos).

  11. Avatar de Marielle

    Oi Celisa, adorei o post… eu tenho essas dúvidas do que usar depois do shampoo, legal adorei ver a tabelinha

  12. Avatar de Juliana

    É verdade que o uso diário da máscara pode deixar o cabelo seco de desnutrido? Mas se a função da máscara é exatamente hidratar, tratar… como pode deixar seco? Eu uso máscara no banho, como se fosse condicionador, faz muitos anos. Nem lembro qd foi a última vez que comprei um condicionador. Uso diversas máscaras. To sempre trocando, experimentando outras…

    1. Avatar de Camila

      O porque eu não sei, mas é verdade… eu estava usando a um tempo máscara capilar quase todos os dias…então notei que meu cabelo estva ficando pior do que antes… estranho mesmo
      Não tem aquele ditado, tudo que é demais não é bom?

      Se vc joga muitos nutrientes no seu cabelo, sem necessidade ele não aceita heheh e fica feio.

      1. Avatar de Juliana

        Que loucura isso! Eu achava q usando a máscara todos os dias (somente no banho, pouquinho tempo) eu estava tratando melhor dos meus cabelos do que se usasse um condicionador, pq a máscara iria hidratar mais, tratar melhor… Faz muitos anos que eu uso somente máscara no banho. Mas confesso q raramente faço hidratação com tempo maior. Uso só no banho mesmo.

        1. Avatar de Marcelo Kionoha

          Olha existem contrariedades…

          Eu uso mascar diariamente e nuca notei um efeito reversso.

          Como profissional o que sei e que tem cabelos e dependendo da mascara o uso diario pode deixar o cabelo pesado com excesso de nutrientes e isso da um aspecto de seco e cabelo duro, mas simceramente creio que isso vai de cabelo pra cabelo!!!.

          1. Avatar de Maria Eunice

            Olá Marcelo, vc usa mascara todos os dias? Nossa poliítica de trabalho é orientar nossas clientes a usarem mascaras somente a cada 15 dias ou uma vez por semana se o cabelo estiver muito detonado.

            Acho extremamente exagerado alguém usar mascara todos os dias, sem propósito!

          2. Avatar de Andrea

            Marcelo, me perdoe, mas vocês escreve muito errado, seu português é péssimo.

          3. Avatar de Marcelo Kionoha

            Eu uso sim, e nao vejo desproposito, meu cabelo aceita super bem e nunca me deu problema em relação a isso.

            Mas nao discordo que possa fazer mal, ja tive clientes que tentaram usar um pouco todo dia e o cabelo ficou pesado, mas como ja disse cada cabelo reage de uma forma diferente, o meu por ex: se da muito bem!.

            Eu tambem recomendo o uso para minhas clientes o uso maximo de 1 vez por semana!!!.

            Exagerado seria se meu cabelo nao aceitase dessa forma e ficase ruim, mas como ja disse fica otimo!!!.

            Sem proposito tanbem nao é, pois fazendo isso meu cabelo eu reponho os nutrientes e etc que saem do fio apos a lavagem, logico que vc nao tem que concordar nem gostar.

            Existem varias tecnicas e maneiras de se cuidar de um cabelo e isso varia de acordo como tipo de cabelo e seu estado, nem por isso eu usar mascara todo sia em meu cabelo esta errado ou seja exagero sem proposito.

            Nunca orientei a cliente nenhuma a usar mascara todos os dias, em alguns casos indico sim o uso sempre que lavado.
            Essas situaçoes seriam, quem sempre faz escova e chapinha apos lavar o cabelo, sendo assim usar a mascara todo dia ajuda muito a manter a saude do cabelo.

            Faço curssos toda semana praticamente, assim sempre estou a par de muitas tecnicas, metodos e maneiras de tratar de cabelo, cada cabelo e tratato com uma tecnica, metodo de acordo com o que se quer ou o que se precisa no cabelo em questão.

            Espero ter respondido todas as suas duvidas e questionamentos!!!.

            Fica na paz de CRISTO!!!. 😉

          4. Avatar de Marcelo Kionoha

            Boa noite Andrea.

            Tudo bem com vc anjo, espero que sim.

            Volto a dizer:

            Tenho grande vontade de aprender melhor português e matemática matérias que amo, mas sou péssimo. Eu trabalho de segunda a segunda, mas assim que eu obtiver um tempo com a graça de deus vou aprender português e matemática muito bem com a graça de CRISTO, pois se estou vivo depois de tudo que sofri foi graças a JESUS CRISTO MEU AMO E SENHOR, MAS FICO IMENSAMENTE FELIZ EM SABER QUE VOCE COM SUAS DIFICULDADES TENHA APRENDIDO A NOSSA LINGUA PORTUGUESA COM EXCELENCIA.
            Agradeço mais ainda a CRISTO por existir pessoas humildes como você Andrea para nos corrigir nos ensinar a como fazer ou neste caso a nos ensinar a escrever de maneira correta.
            Muito obrigado Andrea, que Jesus Cristo abençoe imensamente sua vida, que todas as dificuldades e problemas que você tiver em sua vida sejam sanados, resolvidos e que você e sua família vivam com toda graça, amor, paz e prosperidades que cristo possa dar a vocês e que nada nunca te falte.
            Tenha uma ótima noite e uma semana cheia da graça, paz e amor de CRISTO.

            Marcelo Kionoha. 😉

          5. Avatar de Marcelo Kionoha

            Andrea.

            Mas se ainda assim depois de tudo o que eu disse voce se sentir tentada a novamente criticar minha escrita, serei simcero com vc.
            Andrea voce fala como se eu tivesse pedido sua opinião ou se, eu me importase com a mesma, se tanto te imcomoda minha escrita errada nao leia, procure outra coisa para fazer, tenho certezaque voce deve ter coisas mais importantes ha fazer do que ficar em um site de beleza criticando o portugues alheio se, ainda assim voce se sentir tentada a me criticar lenbre se, nao estou preocupado com sua opiniao, ate por que nao dependo da opinião de nimguem para viver muito menos da sua, é nem estou preocupado com o que pensam ou deixam de penssar ao meu respeito por causa do erros de portugues, pois nao vivo nem viverei de acordo com o penssamento e opinião alheia, vivo dentro de valores, principios e etica, é não faz parte dos valores, principios e etica em que convivo criticar erros toleraveis, como os de português pois, nimguem vai para o imferno por cometer erros de protugues.
            Ate parece que um portugues perfeitamente escrito demosntra bom carater se, fosse assim nao existiriam ladrões e bandidos que escrevem um portugues perfeito, nossa camara de deputados esta cheia deles!

            Tenha um otimo dia, que sua vida seja cheia da graça de Cristo.

            Antes que voce diga que meu portugues e pessimo, “EU JA SEI” e nao me importo com tua OPINIÂO!.

            Marcelo Kionoha.

          6. Avatar de Andrea

            Marcelo, desculpe ter ferido o seu enorme ego e sua vaidade exacerbada. Pode ser que pra você escrever certo não tenha valor, mas lhe digo, que se a dona deste blog, Celisa, escrevess da mesma maneira que você as pessoas simplesmente não dariam crédito a ela. Uma pena que você tome uma crítica como algo tão ofensivo a ponto de em suas frases carregadas de desprezo e zombaria demonstrar toda a sua falsa modéstia. Não use as palavras Cristo, Deus, anjo, não diga pra que a família de uma pessoas seja bençoada, quando não é isso que se passsa em seu coração ou em seus pensamentos. É você tem razão, pra que perder meu tempo em um site de beleza, se posso ler mais, melhorar meu português sempre, pra ter o prazer e a honra de ajudar meus filhos quando eles precisam fazer uma redação na escola ou tirar uma dúvida na lição. Bom mas acredito que isso não tenha valor pra você, uma pessoa que diz superar seus limites e trabalhar tanto, a ponto de não ter tempo pra consultar um livro ou dicionário antes de assassinar a sua língua nativa. Conheço muita gente que sempre trabalhou muito, estudou, mesmo com muitas dificuldades e não se deixou abater por críticas, muito pelo contrário, fez delas um motivo a mais pra sempre melhorar. Não pense que sou riquinha, que tive sempre tive tudo e estudei só em colégio burguês. Minhas dificuldades superei com muito esforço, com muita leitura e vontade de melhorar e aprender. Isso faço até hoje, não tenho vergonha de consultar um dicionário quando tenho dúvidas.
            Não vou usar de palavras falsamente doces para me dirigir a você, até porque você não precisa de minha opinião, pois é dono de sua história e seu destino.
            Outra coisa, não perca seu preciosíssimo tempo escrevendo uma resposta, até porque não irei ler, a não ser que você queira passar esta imagem de coitadinho, que faz tanta questão de exibir, as pessoas que por ventura venham a ler suas “belas” palavras.

          7. Avatar de Marcelo Kionoha

            Querida Andrea.

            Nao feriu meu ego nem meu orgulho….

            Sua critica foi bem recebida quendo a fez na 1 vez mas da pra perceber que o que vc quer e chamar a atençao pois, vc me criticou algumas vezes em relação ao meu portugues, e vc diz que eu tenho grande ego, quem veio aqui em um site de beleza falar de protugues foi vc nao eu, então que é egocentrico aqui meu anjo nao sou eu.

            Nao pedi pedi sua opiniao e muito menos me importo com ela, e a celisa em nenhum momento se demonstrou imcomodada com meus errros alias foi somente vc e uma outra que acho que se tocou.

            Voce vem em site de beleza corrigir erros de protugues e diz que eu sou arrogante!.

            Querida voce se acenta no seu troninho de perfeiçaõ e vem me criticar sobre meu portugues, desconheço alguem que fora pro inferno por isso, mas existem muitas que estão la por se acharem melhores que os outros a ponto de vir a um SITE DE BELEZA criticar a escrita de alguem que vc nem se quer conhece.

            NAO ME IMPORTO COM A TUA OPINIÃO!!!!!.

            ESSA E A ULTIMA VES QUE RESPONDO A UM POST SEU, O OBJETIVO DO SITE E FALAR E TROCA DICAS, EXPERIENCIAS SOBRE BELEZA E SAUDE E NAO SOBRE ERROS DE PORTUGUES!!!.

            Simceramente que sua vida seja muito abençoada pelo seu perfeito portugues e que vc conquiste o reino de DEUS com seu portugues impecavel!!!.

            Marcelo Kionoha.

      2. Avatar de Wellington Rosa

        Nossa gente.. esse eh um blog de beleza ou de linguística??

        Enfim, vou deixar as ferpas e me ater ao tema e a duvida da nossa amiga.

        Linda acontece que, quando vc só usa a mascara as cutículas do seu cabelo não fecha, ou seja, não CONDICIONA…. e com as cutículas dilatadas ou abertas, as vitaminas e aminoácidos depositado pela mascara, evaporam-se mais facilmente. por isso o efeito reverso…

        use o xampu para abir limpar, a mascara para repor os nutrientes e o condicionador para fechar a cutícula.

        Espero ter esclarecido esse mistério..^^ Bjão

    2. Avatar de Flaviane

      Juliana, assim como você, há muito tempo eu uso máscara no lugar do condicionador. Deve ter pelo menos uns 8 anos. E isso, mesmo antes de fazer química no cabelo. E vou te falar, sempre gostei muito! Nem compro condicionador. Só tenho um que é reconstrutor e eu só uso de vez em quando p/ selar as cutículas, logo após o K-PAK da joico que tem pH 4-5. Também uso diversas máscaras. Eu vou intercalando semanalmente entre nutritiva, hidratante e reconstrutora. Fiquei até preocupada agora =( Abraços!

  13. Avatar de Valdete

    Muito legal!!! Estou precisando fazer uma hidratação e agora vou fazer corretamente.

  14. Avatar de Daiani Meneguim

    Amei o post! Está explicado por que sempre a minha cabeleireira me pergunta, qual o segredo do brilho do meu cabelo, é a utilização da máscara logo após o xampu! Adoro encher a mão e fazer uma massagem no cabelo, e deixar agir por apenas 2 minutinhos! Definitivamente não vivo sem elas, não sei mais o que é um condicionador! Eu utilizo diariamente, e o resultado é excelente, mais pode variar de cabelo para cabelo, pois o meu é de normal a seco! Abraços á todas! =)

  15. Avatar de Maria Eunice

    Bom dia! Trabalho num salão de beleza há 11 anos, é erradíssimo usar máscara em demasia.
    No mínimo uma vez por semana
    Muita hidratação sufoca o couro e os fios, o efeito pode ser desastroso.

    1. Avatar de Raquel Delis

      Hummm vc é cabeleireira? A minha também já me disse para fazer pouca hidratação, pois meu cabelo é saudável…
      Não sabia desse efeito contrário, bom saber.

  16. Avatar de Cacilda

    Celisa sempre fiz tudinho errado 😉 lavava o cabelo com xampu e condicionador e depois q colocava a mascara hidrante ja com o cabelo seco…obrigada pelo post de grande ajuda…Beijinhos

  17. Avatar de Cacilda

    Maria Eunice eu uso mascara no maximo duas vezes por mes, mas pq meu cabelo é super fino e liso, mas nao sabia q sufoca o couro, obrigada por nos informar, Beijinhos

  18. Avatar de Diva

    Gostei! fazia tudo errado

  19. Avatar de Maria Lucia

    Este blog é mesmo show! Agora descobri o porquê de resultados nem tanto satisfatórios quando faço meus tratamentos semanais. A sequência: Shampoo, Máscara e Condicionar me era desconhecida. Estava mesmo precisando desta matéria!
    Obrigada Celisa.

    PS:- Poderia tratar aqui sobre produtos para alopécia frontal?

  20. Avatar de Lore

    Gostei! Muito boa!
    Sempre usei a máscara depois do condicionador, ñ sabia q se usava antes.
    Valeu! 🙂

  21. Avatar de Vera

    Gostei muito…tirei minhas dúvidas.
    Ficava em dúvida se poderia usar condicionador depois da máscara e a frequência de uso de máscara.

    obrigada!

  22. Avatar de Angela

    Quando meu cabelo está muito detonado por causa das luzes eu troco o condicionador pela máscara durante uns 15 dias. O resultado é excelente!!

  23. Avatar de Roslei Melli

    Tenho cabelos muito lisos e finos e o condicionador deixa eles pesados. Eu uso há muito tempo um Gloss (tubo dourado) que vem com a tintura koleston que é ótimo (não sei se é máscara ou condicionador), mas eu passo pouquíssimo, só dou uma sujada nas mãos e o resultado é otimo

  24. Avatar de Roseii Melli

    Tenho cabelos muito lisos e finos e o condicionador deixa eles pesados. Eu uso há muito tempo um Gloss (tubo dourado) que vem com a tintura koleston que é ótimo (não sei se é máscara ou condicionador), mas eu passo pouquíssimo, só dou uma sujada nas mãos e o resultado é otimo.

    Ops… meu nome é ROSELI e não ROSLEI. rsrsrs

  25. Avatar de Mara Weruska Queiroz

    Obrigada pelas dicas!!! Amei.

  26. Avatar de Carla

    Oi amores!

    Nossa estava fazendo tudo errado, usava mascara como condicionador e ainda por cima quando usava o condicionador usava antes da mascara, meu cabelo nunca fica bem maleável sabe, fica sempre com espigas secas tipo vassoura, dai eu apelava para a chapinha… rsrs.
    Talvez seja esse meu erro, por isso uso, abuso, e gasto com várias mascaras condicionadores e nunca tive resultado esperado!
    Beijo muito obrigada pelas dicas Celisa, adoro esse blog gente.

  27. Avatar de Marcelo Kionoha

    Ola meninas.

    Meus cabelos são bem fininhos, como de bebês, faço uso de 1 shampoo e 1 condicionador a base de queratina e ceramidas e uma mascara com alta concentração de argan, oleo de coco, oleo de seda… para uso diario, a mascara uso em muito pouca quantidade, tambem faço uso de 1 shampoo para cabelos oleosos de 1 a 2 vezes por semana dependendo da necessidade, faço de mais 2 mascaras uma a base de querantina e ceramidas com efeito teia e cola capilar que selam as escamas sem necessidade de escovar e ou pranchar, a outra e a base de polifenois de uva que nada mais é do que a polpa da uva essa nenhuma dessas possui oleo mineral, sendo assim nao pesam nos cabelos, faço uso delas alternadamente eu uso elas uma vez por semana, semana uso a de uva, na seguinte uso a de queratina e ceramidas, ate ums dias atras fazia uso de um shampoo sem sulfato e sem parabeno, que tanbem e otimo, todos os produtos são da “De Sirius”.

    Todas as mascaras que uso tem PH de 3.0 a 4.0.
    Condicionador tem o PH de 3.0 a 4.0 tbm.

    Nenhum desses produtos deixa meu cabelo pesado, pelo contrario eles ficam bem nutridos, macios, soltinhos e cheios de balanço.

    O shampoo sem sulfato e sem parabeno com opassar do tempo pesa nos cabelos, pois seu poder de linpesa e pequeno se conparados aos outros, se faz necessario se udar de 1 a 2 vezes por semana um shampoo com ação de linpesa mais forte.
    O shampoo sem sulfato e sem parabeno tem muitos beneficios ele e um shampoo bem natural, o unico contra e que ele nao consegue retirar residuos como silicones, oleos, mascaras e ate de poluentes do ar, sendo assim se faz necessario se usar um shampoo de melhor linpesa de 1 a 2 vezes por semana!.

    Bjs…

    1. Avatar de Raquel Delis

      Nossa, vc cuida mesmo dos seus cabelos hein??? Vc tem cabelo curto ou comprido?
      Só achei estranho vc usar mascara todos os dias, acho que não é legal para o cabelo…

      1. Avatar de Marcelo Kionoha

        Ola Raquel.

        Cuido sim mas, nao so do cabelo do corpo em geral e importante. rsrsrs…

        Meu cabelo e longo esta na altuna do meio das costas mas, meus cabelos são fininhos então uso pouca quantia de produto!.

        O corpo e cabelo revela muito do que comemos e como cuidamos da saude por ingestão de alimentos saudaveis ou nao.

        Bjs… 😉

        1. Avatar de Cacilda

          Oie Marcelo gostei do seu comentario , me ajudou pois tenho cabelo fininho igual o seu, só não é comprido , como disse em um comentario anteriror, sempre fiz tudo errado, agora com as dicas da Celisa vou fazer certinho 😉 otimo fds …Beijinhos e fique com Deus

  28. Avatar de Marcelo Kionoha

    Parabens celisa a materia esta bem ressumida, bem explicada e bem completa!.

    Mais uma vez PARABENS por mais uma materia fantastica!!!.

  29. Avatar de Andreia X

    Oieee, adorei a matéria, eu sou daquelas que usa mascara para substituir condicionador, mas não faço isso todo dia, só umas duas vezes na semana… uso o condicionador nos outros dias
    Quando vou fazer hidratação mesmo… nunca passo o condicionador depois, vou fazer isso agora.

  30. Avatar de Maria Helena

    Adorei o post. Também gosto de tratar muito bem meus cabelos que são compridos e tem quimica (escova inteligente e coloração). Como uso quimicas sempre procuro fazer hidratação. Gosto de usar produtos especificos para meu tipo de cabelo. Geralmente uso shampoo e condicionador (o da TRESeme é ótimo), mas faço hidratação com máscaras a cada quinze dias. Mas valeu as dicas. Bjs

  31. Avatar de Gilzelia

    Oi Pessoal,

    Adorei a matéria, mas uso nessa sequencia mesmo shampoo, mascara e condicionador.

    Bjs.

  32. Avatar de Vanessa Little

    Oi gente!
    Vou confessar pra vocês: eu tenho uma preguiça danada de fazer altos tratamentos no cabelo…rs A sorte é que ele acaba ficando bom. É q ele é na cintura e levo mais de meia hora pra lavá-lo bem…aff kkkkkkkk
    Então eu uso a máscara 1x por semana no dia que uso o shampoo anti-resíduo. Também uso quando vou usar secador ou chapinha (coisa rara de acontecer) pra proteger mais os fios.
    No dia a dia é condicionador mesmo. Só quando tá meio detonado (quando fiz as luzes, p ex) aí eu uso mais a máscara. Mas espero só 5 min e olhe lá!kkkkk

    Ah, também é bom saber que o condicionador e o shampoo devem ser da mesma marca porque geralmente eles se complementam. Bem, foi um cabelereiro q me disse uma vez.

    Beijinhos

  33. Avatar de Dafnne

    Adorei o post, noto que se eu usar muita mascara meu cabelo fica áspero, uso apenas a cada 15 dias e os outros dias uso o velho condicionador…

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Oi Dafnne.

      Comigo acontece quase que o contrario, eu uso mascara em pouquissima quantidade todo dia por 5 minutos e meu cabelo aceita super bem, ele fica bem gostoso!

      Mas e bom voce postar aqui como seu cabelo reage assim da para saber que cada cabelo tem uma necessidade e reage de forma diferente ao uso diario da mascara!

      Bjs linda. 😉

      1. Avatar de Haissa

        Nossa vc usa mascara todos os dias? Estranho um homem usar mascara, deve ter cabelo comprido então…

        1. Avatar de Marcelo Kionoha

          E meu cabelo e longo, no meio das costas.

          Eu uso todo dia, mas como uso bem pouquinho nao se gasta tanto, gasto uma quantia de 250 gramas por mes, nunca gastei mais que isso de mascara por mes!

          E que sou um homen muito zeloso com saude, corpo e beleza mas , nao faço nada de dieferente, me alimento bem, faço exercicios, bastante agua.

  34. Avatar de Jéssica

    Olá! muito bom o post… adorei!!!
    Minha cabeleireira também me orientou a usar a mascara e depois o condicionador, mas a máscara uso a cada 15 dias.
    Adorei o resuminho 😉

  35. Avatar de Marta

    Eu dificilmente uso mascaras, só a cada 20 ou 30 dias… apesar de ter tinturas meu cabelo não é ressecado, uso o mesmo condicionador do shampoo acho que o efeito é melhor…

  36. Avatar de Maria.m

    Mascara com pouco tempo não adianta nada, prefiro usar condicionador e máscara capilar com o tempo certo a cada 15 dias…

    Muito bom o post! Bjkas

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Boa nite Maria.M.

      Adianta sim usar a mascara com pouco tempo, ja existem muitas com açao de ate 3 minutos.
      A que uso por exemplo age em 5 minutos, logico que pode se deixar mais o tempo maximo indicado para a mascara que uso e de 30 minutos.

      O tempo correto para uso da mascara depende de cabelo para cabelo.

      Ex: Meu cabelo e de misto a normal, eu uso uma mascara bem pouquinho todo os dias e meu cabelo aceita super bem nao fica pesado, oleoso, duro…

      O uso a cada 15 dias e tido como certo e por que e o mais indicado pelos profissionais!.

      bjs… 🙂

  37. Avatar de Lucimara

    adoreiiiii as dicas,bgda…

  38. Avatar de Sa

    Gosto sempre de trocar de produtos lavo os cabelos 3x por semana e a cada semana produtos diferentes

  39. Avatar de Marcelo Kionoha

    Perdão adriana rerspondi uma pergunta feita a min por outra pessoa no seu post, inclusive ate coloquei seu nome por engano tbm.

    Perdão.

  40. Avatar de Ana Paula

    Realmente eu ainda não entendi meu cabelo. Essa semana hidratei ele 2x, hoje usei condicionador, noooossa, ficou tão bom, macio. O efeito que o produto prometia no rótulo foi exatamente realizado. Adorei. Mas ainda não consigo seguir uma escala de lavagem, hidratação e reconstrução. Eles são cacheados e difíceis de serem domados. Grd bj.

  41. Avatar de Valesca

    Oie Celisa, adorei conhecer a diferença entre os dois, muito legal, geralmente eu uso condicionador, mas vou passar a usar mascara uma vez por semana…. bjo

  42. Avatar de Haissa

    Minha cabeleireira condena o uso de hidratação diária, ela disse que posso usar mascara de hidratação a cada 15 dias, durante a semana condicionador…

  43. Avatar de Daniella

    Na verdade o uso da mascara depende da condição do cabelo, bem danificados semanalmente, secos, a cada 15 dias e normais uma vez por mês…

    Achei bem legal seu post!!!

  44. Avatar de Leni

    Oi pessoal, amei este esclarecimento sobre o condicionador e as mascaras de hidratação,pois as pessoas de um modo geral não buscam esclarecimentos sobre qual e a hora certa de usarem os produtos, simplesmente usam sem se preocuparem com o resultado final, este esclarecimento nos mostra q condicionador não tem o mesmo efeito de mascara capilar, e preciso saber a hora certa de usarmos cada um, vcs estão de parabens, bjoooossss!!!!

  45. Avatar de Raquel Delis

    Oiee, bem legal as dicas, bom saber dessas diferenças. Uso condicionador todos os dias e a mascara uso de acordo com o ressecamento do meu cabelo, não tenho uma regra, as vezes fico uns 2 meses sem fazer hidratação, uso leave-ins também que ajudam.

  46. Avatar de Sabrina

    Que coisa, rs eu uso leave-in após o xampu.

    Como eu sempre faço o uso de secador, eu não passo condicionador na hora do banho, senão ele fica muito oleoso, já que eu tenho que usar leave-in pra o fio não ser agredido com o calor do secador.

    Bjuss

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Oi Sabrina.

      Mas creio que nao tem problema pois, o leave-in e um condicionador sem enxague.

      Mas i ideal seria vc usar entao um condicionador bem leve sem silicones e derivados para seu tipo de cabelo.
      Inclusive a algum tempo atras um tricologista que e o especialista em cabelo e couro cabelo se nao me engano, se eu estiver enganado sobre isso e dizer meninas pois, nao me lenbro ao certo.

      Bom medico especialista em cabelo e couro cabeludo, me disse que nao ha problema nisso desde que, o leave-in seja com protetor termico, pois a esposadele tinha esse mesmo problema e faz isso a alguns anos e tem os cabelos saudadveis, mas que o ideal e usar um condicionador sem silicones e derivados e ai sim um leave-in com protetor termico para escovar e pranchar!.

      Bjkas… 😉

  47. Avatar de Marcelo Kionoha

    Eu fiquei sabendo disso pois um dias desses eu fiz o cabelo de uma cliente e eu nao tinha mais condicionador, ai resolvo usar o leave-in e deus certo, mas resolvi perguntar a um especialista para saber se poderia causar alguns problema. Falei com esse medico em um desses sites de dicas de beleza!.

  48. Avatar de Jully

    BOM DIA A TODOS,MEU CABELO É RELAXADO,ENTÃO ENTENDI QUE ESTOU USANDO CORRETAMENTE.

  49. Avatar de Rê

    Que interessante, nunca usei o condicionador após a máscara, depois que faço a hidratação com a máscara eu lavo e seco, a partir de agora vou usar o condicionador também. Valeu pelo post. Mas confesso que não achava necessário já que a máscara tem um poder de hidratação intensa, gostaria de uma explicação do pq usar o condicionador após a máscara. Obrigada espero resposta, alguém pode me explicar?

    1. Avatar de Wellington Rosa

      Linda eh simples, Pense assim

      Xampu: Dilata as cutículas, ou seja, abre as escamas, age como um detergente, tirando impurezas como poeira, oleosidade, creme sem enxague, reparador de pontas etc.

      Mascara de tratamento: a função primordial é: REPOR AS VITAMINAS E AMINOÁCIDOS necessários para ter um cabelo saudável. muitas dessas mascaras tem como principais componentes a Queratina, Ceramida, Cistina, Vitaminas do complexo B e etc

      Condicionador: o próprio nome já diz: CONDICIONAR, SELAR/FECHAR as cuticulas. Hoje em dia, há varios condicionadores q contem algumas vitaminas e aminoácidos, porem eu naõ confio. alguns deixam o cabelo bem macio, porem momentaneamente.

      por isso: Bora fazer o uso correto dos produtos: Xampu: abre e Limpa / Macara: Repõe vitaminas essenciais / Condicionador: Fecha 😉

      1. Avatar de Meire

        Wellington,A_DO-REI,me convenceu totalmente com essa perfeita explicação. Obg! 🙂

      2. Avatar de Simone Da Silva

        Bem depois que faço a hidratação passo o condicionador e fica bem melhor.

      3. Avatar de Rosana

        Certissimo Wellinton, está totalmente correto!!!! 😆 😆 😆 😆

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva