Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados com o Couro Cabeludo

Cuidados com o Couro Cabeludo

Você cuida do seu couro cabeludo?

Para manter o cabelo bonito e sedoso, é importante investir em hidratações e tratamentos capilares. Porém, um dos passos fundamentais para deixá-lo impecável é dedicar-se aos cuidados com o couro cabeludo — região onde nascem os fios. E como a pele dessa área é muito vascularizada, deve-se mantê-la sempre bem limpa e saudável.

Publicidade

Se o couro cabeludo está bem tratado, os fios ficam soltos e sedosos, e a gordura produzida naturalmente pelo organismo se distribui ao longo de toda a fibra capilar, deixando-os macios e brilhantes. Mas quando a região não está saudável, a beleza do cabelo também sofre consequências, como oleosidade excessiva, queda de cabelo e ressecamento, além de coceira e descamação.

Entre os principais problemas do couro cabeludo está a dermatite seborreica, ou caspa. Ela pode ser causada com a presença de um fungo no couro cabeludo, o excesso de oleosidade decorrente de disfunções nas glândulas sebáceas, estresse, a baixa umidade relativa do ar, alterações de pressurização (como em aviões) ou frio intenso.

Cuidados com o Couro Cabeludo

Outros fatores podem afetar a saúde dos fios, como os tratamentos químicos tão comuns hoje em dia: alisamentos, escovas progressivas, tinturas, descoloração e relaxamentos. Os produtos químicos usados nesses casos agridem a pele e podem causar inflamação ou ainda irritação da área.

Por outro lado, o excesso de cuidados também pode ser prejudicial ao couro cabeludo, como o uso indiscriminado de produtos como géis, mousses ou pomadas. Se os cabelos não forem lavados adequadamente, esses itens podem acumular no couro cabeludo, “entupindo” o bulbo capilar. Para isso, a esfoliação remove essa sujeira e deixa as raízes mais fortes.

Cuidar do couro cabeludo com produtos destinados a esse fim previne problemas na região e nos fios. Remover a sujeira acumulada promove o fortalecimento de todo o cabelo e a eliminação dos fios mortos incentiva a renovação capilar. Hoje é fácil encontrar produtos para o couro cabeludo que limpam a região sem agredir a pele e a raiz dos fios.

Ao aplicar esses produtos, sempre massageie suavemente com movimentos circulares, para ajudar a ativar os vasos sanguíneos. Isso fortalece a raiz dos fios e seus cabelos crescem mais fortes e saudáveis.

Cuidados com o Couro Cabeludo

Cuidados Necessários com o couro cabeludo

  • Não lavar os cabelos com água muito quente, nem muito fria. O ideal é levemente morna, que evita a oleosidade, e o couro cabeludo respira melhor.
  • Não usar condicionadores no couro cabeludo, pois isso causa mais seborreia.
  • Não dormir com os cabelos molhados. Isso evita a queda dos cabelos e a caspa.
  • Lavar bem os cabelos, repetindo o shampoo para retirar todo o excesso de sujeira do couro cabeludo.
  • Evitar secar muito com o secador, pois o calor do secador pode ajudar nas indesejáveis caspas.
  • Proteger o cabelo do sol através do uso de chapéu.
  • E, o mais importante: cuide de sua alimentação! Os cabelos dependem diretamente do que nós ingerimos. Então, cuide mais da sua saúde que os seus cabelos agradecem.
Cuidados com o Couro Cabeludo

Couro Cabeludo Sensível

Várias causas podem explicar a sensibilidade do couro cabeludo. Começando por um desequilíbrio na produção de sebo, que pode provocar irritações. A poluição e o stress também estão na origem da irritação do couro cabeludo. A poluição deposita no cabelo elementos que criam um véu opaco e produzem radicais livres. Eles modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram o bulbo piloso; o cabelo perde brilho e vigor.

Entre as agressões diárias que provocam problemas no couro cabeludo, também devem considerar-se:

  • Má alimentação e falta de vitaminas e minerais
  • O uso de shampoos inadequados que agridem os fios
  • Usar muita escova, ou puxar demais os fios
  • Uso prolongado de capacetes
  • Piscina, sol
  • Loções capilares inadequadas para seu couro cabeludo

Prurido, vermelhidões ou descamação são, por vezes, sintomas de doenças como o eczema ou a psoríase. Nestes casos, convém tratá-los para que os problemas desapareçam.

O que fazer para deixar o couro cabeludo saudável?

Cuidados com o Couro Cabeludo
  1. Limpeza: A limpeza é essencial para manter o couro cabeludo saudável. A sujeira atrapalha o crescimento, entope os poros e pode gerar proliferação de fungos e bactérias. Também dificulta a oxigenação do couro e a troca celular. Então nada de ficar sem lavar os cabelos.
  2. Esfoliação Capilar: A esfoliação capilar proporciona limpeza profunda e deixa os cabelos mais leves e saudáveis. Ela elimina a oleosidade, purifica e reequilibra o pH dos fios sem ressecar o couro e promove uma sensação de cabeça completamente limpa.
  3. Máscara com argila: O tratamento com argila é um dos melhores para o couro cabeludo. A argila possui elementos muito eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a máscara de argila ajuda purificar, eliminar a oleosidade e fortalecer o couro cabeludo. Auxilia no crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.
  4. Óleos vegetais: Além de hidratar o couro, os óleos vegetais também nutrem. Eles têm ácidos graxos e vitaminas que ajudam a reconstruir a superfície do cabelo danificado e protegê-los de danos adicionais e perda de umidade. Os melhores para tratar o couro cabeludo são: óleo de coco, rícino, jojoba, abacate e groselha negra.
  5. Tratamento com óleos essenciais: Os óleos essenciais podem ser grandes aliados para o couro cabeludo. Eles podem ser usados ​​para purificar o couro cabeludo, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Os óleos essenciais também ajudam a controlar a oleosidade no couro cabeludo, melhorando a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios. Os melhores são: alecrim, ylang ylang, hortelã e cedro. Eles podem ser usados nos shampoos, máscaras com argila e óleos vegetais.

E você? Como cuida do seu couro cabeludo?

11 comentários para “Cuidados com o Couro Cabeludo”

  1. Avatar de Vania

    Já sofri muito com queda de cabelo, usei alguns shampoo para queda algumas receitas caseiras, ai cansei e resolvi fazer um tratamento com dermatologista que me ajudou muito, a queda está diminuindo bem, comecei a cuidar mais também com hidratação, todo final de semana faço uma hidratação com ampolas intercalo com bepantol e cauterização que aprendi a fazer aqui no blog e estou bem contente com o resultado, mas confesso que nunca cuidei tanto dos meus cabelos como agora.

  2. Avatar de Patricia Magri

    Olá, os óleos hidratam mas para quem tem cabelos oleosos se passar a usar os óleos deixará os cabelos mais oleosos?

  3. Avatar de Luna

    Para ter o cabelo dos seus sonhos Recomendamos o KIT CRONOGRAMA CAPILAR LUNA SYSTEM… veja neste link abaixo:
    https://www.qualityluna.com.br/kit-cronograma-capilar-luna-system

  4. Avatar de Antonieta

    Eu estou com meu couro um pouquinho sensível porque passei muita coisa ao mesmo tempo e acho que a loção que estou usando está muito forte.
    Vou experimentar esses tratamentos para couro sensível
    Obrigada pelas dicas celisa

  5. Avatar de Beatriz

    Ao fazer uma visita a uma dessas lojas de cosmeticos uma vendedora testou em mim aquela camera com macro lentes que mostra o couro cabeludo ampliado.
    Fiquei horrorizada! Tinha acabado de lavar o cabelo e jurava que estava limpo. De perto dava para ver gotinhas de óleo. Morri de nojo!!!
    Eu achava que meu cabelo era seco e sempre comprei produtos para este tipo de cabelo. A especialista me indicou shampoo e condicionador para controle de oleosidade e um shampoo anti residuos. Estou amando os resultados.
    Nada como uma ajudinha profissional =)

  6. Avatar de Cris

    Amooo, sou muito cuidadosa com meus fios.

  7. Avatar de Adriana Santana Da Silva

    Boa tarde !! Gostaria de saber o que é bom pra queda

  8. Avatar de Carolina

    Que maravilha essas informações, vou cuidar melhor do meu couro cabeludo. Amei

  9. Avatar de Devaldina Mendonça Silveira

    Nunca pensei que fosse passar por isso.quase fiquei careca.Tive bem doente com hepatite C e gripe muito forte no final dos medicamentos pra hepatite C-fiquei muito gripada não tinha apetite
    quase não comia,então minhas forças foram minando.Um dia fui tomar banho e quando molhei meus cabelos pra lavar ,vi meus cachos cairem no ralo.fiquei muito triste.muito no dermatologista.ele me receitou Shampoo deixar agindo por 3minutos após colocar Avicis deixar no couro cabeludo por 3minutos e depois enxaguar-a noite por aminoxidil.fazer esse tratamento por 3 meses.é muito ruim porque o minoxil seca nos cabelos ai pra pentear tem que molhar muito bem.e não posso pintar meus cabelos durante 3 meses.não tá facil.não sei se foi por causa da hepatite C-que meu cabelo caiu muito,agora estou no tratamento.gostária de saber se hepatite C-derruba cabelo?

  10. Avatar de Silene

    Ótima matéria, dicas importantíssimas. Muitooooo bommmmmm

  11. Avatar de Alice Freitas

    No meu couro cabeludo quando está sujo aparece umas bolinhas brancas na raiz do cabelo, alguém pode me responder o que são

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva