Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Couve

Benefícios da Couve

A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

Publicidade

A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.

O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireoide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Couve: Equilíbrio entre Cálcio e Magnésio

A couve é um alimento mais adequado para os ossos que o leite de vaca. Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada. O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções; entre elas, formar a massa óssea.

O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. Esse desequilíbrio aumenta o risco de perda de massa óssea, daí o risco da osteoporose.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce.

Benefícios da Couve

Benefícios da Couve

  • Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  • Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante; ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  • Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.
  • Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
  • A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
  • As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
  • É também fonte de vitamina E e proteína.
Benefícios da Couve

Suco de Couve

O suco de couve é um tônico mineralizante excelente para o organismo, além de atuar como vermífugo e estimulador do apetite. Apesar de o suco possuir um teor de calorias muito baixo, ele satisfaz a sensação de apetite. Sendo assim, pode ser recomendado para tratamento em obesos.

Suco de Couve com Laranja e Gengibre

Ingredientes

  • 2 folhas de couve rasgadas (bem lavadas e com talos)
  • 1 laranja descascada
  • 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)
  • água

Modo de fazer

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, e sirva em seguida. Veja outras opções de suco verde.

Benefícios da Couve

Polpa da Couve Congelada

Como a durabilidade da couve é pequena, o ideal é preparar cubos de couve concentrada para usar posteriormente.

  1. Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (inclusive os talos) de couve bem lavada e, de preferência, orgânica.
  2. Acrescente um pouco de água filtrada e bata até formar um caldo grosso.
  3. Coe, distribua em formas de gelo e coloque no freezer.
  4. Depois de congelar, proteja a forma com filme plástico.

Use um ou dois cubos de couve congelada por dia para preparar seu suco. Bata ou deixe dissolver no suco de sua preferência e acrescente limão ou laranja.

Como consumir a couve?

A quantidade ideal para se obter dos benefícios e comer com moderação é de 5 folhas por dia, medida totalmente segura.

A melhor alternativa é comer a couve crua – no sentido de aproveitar melhor todos os seus nutrientes.

Caso a couve seja refogada, o aconselhável é que não passe muito tempo no fogo. A ideia é apenas saltear a couve rapidamente, sem ficar muito tempo no calor.

Atenção!

Apesar de todas as boas características e propriedades citadas, a couve é uma das verduras que mais contém resíduos de pesticidas. Procure consumir a couve orgânica. já que isso nos garante que sua produção cumpre com os mais altos níveis de qualidade, além de não afetar nossa saúde.

380 comentários para “Benefícios da Couve”

  1. Avatar de Marcia Lopes De Sousa

    Meu nome é Márcia Lopes e eu estava acima do peso e tenho prisão de ventre. Comecei a tomar couve com limão e gengibre e além de emagrecer eu resolvi meu problema de prisão de ventre e vou ao banheiro todos os dias. Tomo esse suco todas as manhãs em jejum. Obrigada pela dica.

  2. Avatar de Creuza Felicio Matos

    Gostei muito deste comentário.Já uso a 2 anos e me cinto muito bem .muito obrigada pelas dicas

    1. Avatar de Elisangela

      Couve faço suco dela com gengibre, limao ótimo.

  3. Avatar de Irene De Freitas

    Eu também tava sofrendo com com muita dores de estômago e intestino preso faz um mês que estou tomando nossa sumiu às dores e meu intestino também já tá funcionando bem olha recomendado ele ótimo e estou tomando só o suco dele com maçã ou melão em jejum

  4. Avatar de Ilma Nobrega

    Comecei a tomar em jejum um copo de suco uma folha de couve um pedaço de gengibre uma colher de linhaça dourada caldo de um limão quando tem coloco água de coco, gente em um mês eu perdi 4 kilos assustei quando subi na balança,tomo todos os dias vamos ver no próximo mês quanto perdi,á lembrando que eu pesava 88kilos.

  5. Avatar de Lucilene Dantas

    Descobrir que estava com ulcera e a Gastro passou uma receita de uns medicamentos que nunca tomei rsrs.Um amigo me recomendou tomar suco de couve todos os dias em jejum ..e foi o que fiz porque na epoca estava sem grana para os remedios.E seis meses dpois fiz novamente os exames e graças a Deus num deu mais nada..e a medica disse:viu como a senhora ficou boa tomando os medicamentos ….eu concordei,mas ñ tomei nenhum kkkkkkk.E ainda emagreci ……couve abençoado .

  6. Avatar de Priscila

    Comecei a tomar suco de coube a uns 10 dias, já senti muita diferença! Ameiiiii , super recomendo!!!!

  7. Avatar de Svnani

    Realmente o suco de couve é maravilhoso eu também depois que eu passei a tomar o suco de couve graças a Deus melhorei 90%Eu recomendo a todos tomarem

  8. Avatar de Aurea

    Boa tarde, amo couve; gostaria de tbm começar a fazer o suco; mas tenho hipotiroidismo; sendo assim gostaria se saber se posso tomar o suco tds os dias? Grata!

    1. Avatar de Kessiaserra

      oi!! acho q no seu caso não se deve tomar, meu marido tem, e o medico pediu pra ele evitar couve brocolis e mais outras coisas. pesquise antes…

  9. Avatar de Angela Cezario

    Eu tenho anemia su co de couve e bom

    1. Avatar de Kate

      Pelo q eu e me foi indicado pelo endocrinologista os suco de couve é ótimo pra quem tem problemas na tireóide

  10. Avatar de Sandra Maria Da Silva Andrade

    Faz um mês estou tomando o suco de couve com gengibre em jejum estou mim cinto outro, recomendo muito bom.

  11. Avatar de Amália Maldonado

    Olá, eu tomo todo dia suco de couve ou folhas de brócolis ou folhas de couve-flor e gostaria de saber se as de brócolis e de couve-flor têm as mesmas características nutricionais (cálcio, magnésio, etc) que a couve?
    Como quero deixar de consumir definitivamente proteína de origem animal e entrei há 10 anos na menopausa, tenho a preocupação de saber que deixando de comer carne não estarei contribuindo para uma doença nos ossos, que hoje são saudáveis.
    Aliás, agora que faz 5 meses que consumo esses sucos em jejum, quase não sinto mais vontade de comer carne…
    Aguardo a resposta, grata

  12. Avatar de Tania Paula Da Silva

    Eatava com anemia comecei a tomar o suco de couve impressionante fiquei curada estava com 11 de hemglobina em :. 15 dias tomando o sumo da couve passou para 13.5 acreditem façam terá bons resultados ok

  13. Avatar de Tatiana De Souza

    Vou começar hoje a noite tomar o suco do couve com gengibre e limao tenho estou com 108 kg daqui um tempo volto çara dar noicias.

  14. Avatar de Karla

    Boa tarde ,minha filha e magrinha mas tem problema de gastrite ela pode tomar o suco de couve mesmo ela querendo ganhar peso e não perde.

  15. Avatar de Sidival Soares De Figueiredo

    Eu vou começar o mês que vem e já estou sentindo melhor recomendo muito bom kkkkk

  16. Avatar de Fabio

    Olá eu estou tomando suco da couve já a uma semana estou me sentindo bem.

  17. Avatar de Maria Helena

    Estou comendo couve crua em saladas todos os dias. Algumas pessoas disseram que aminha aparência melhorou, que estou mais jovem.

  18. Avatar de Aparecida

    Gostaria de saber quanto é como as pessoas que tem hipotireoidismo podem consumir. Agradeço.

  19. Avatar de Socorro

    Amei a reportagem , tomo suco de couve , mas não sabia que tinha todos esses benefícios !

  20. Avatar de Rafa

    Tomo suco de couve sempre!

1 5 6 7

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva