Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios do Cravo-da-Índia

Benefícios do Cravo-da-Índia

Você sabe o que essa especiaria pode fazer por sua saúde? O cravo-da-índia (ou simplesmente “cravo”), é rico em óleos essenciais com ação analgésica e anti-séptica. Por apresentar flavonoides, o cravo-da-índia ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Quanto aos seu valor nutricional, também é fantástico, contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.

Benefícios do Cravo-da-Índia

  • Analgésico e antisséptico: o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.
  • Acelera o metabolismo: aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.
  • Antioxidante: o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poliinsaturadas.
  • Antisséptico bucal: o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.
  • Contribui para o bom funcionamento da tireoide: mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
  • Controle do colesterol: o cravo ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.

Cravo-da-Índia para Beleza e Higiene

Além de seu uso culinário e medicinal, o cravo-da-índia é também empregado na área da beleza e higiene: o óleo de cravo é usado para cuidar das unhas, e o chá pode ser usado como higienizador e antisséptico para as mãos: além de proteger e limpar, deixa um aroma delicioso. Lavar o rosto com chá de cravo e fazer a aplicação do óleo posteriormente é indicado para tratar espinhas. É ainda útil no tratamento de infecções de pele e micoses. O óleo também pode ser usado contra prisão de ventre, ao ser usado para massagear a barriga.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Chá de cravo-da-Índia

O consumo de chá de cravo tem sido utilizado para aliviar a dor abdominal. Tem qualidades analgésicas que funcionam bem para aqueles que sofrem de dores de gases ou outras chateações no estômago. Cravos estimulam o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e secreções gástricas para ajudar na digestão. Além disso, ele tem efeitos anti-eméticos (contra náuseas). Chá de cravo também tem sido usado para matar os parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bactérias e infecções por fungos, como candidíase oral.

O chá de cravo pode ser usado em banhos de assento, para tratar e prevenir problemas ginecológicos como desconforto, secura, dores e infecções, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para preparar chá de cravo-da-índia, coloque água a ferver e quando estiver borbulhando, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 2 xícaras por dia.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Tintura de Cravo-da-Índia

É possível também fazer uma tintura com cravo-da-índia. Para isso, basta colocar 50 gramas de cravo em 1 litro de álcool etílico ou de qualquer outra bebida alcoólica, como aguardente, rum ou cachaça. Após deixar repousando durante uma semana, fica pronta para usar.

A tintura de cravo-da-índia pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamações na garganta e também pode ser aplicada em infeções da pele, como as micoses. Pode ainda utilizá-la para tratar de problemas de prisão de ventre. Basta friccionar a solução na barriga, com movimentos circulares. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água ou sumo e beba entre duas a três vezes ao dia.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Óleo Essencial de Cravo-da-Índia

O óleo essencial de cravo-da-índia é utilizado em shampoos e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios. O eugenol, um dos principais constituintes do óleo essencial presente na especiaria, é responsável pela atividade antimicrobiana.

O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado também em dentes cariados ou com suspeita de cárie. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.

Pó de Cravo-da-Índia

Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Formas de Utilização do Cravo-da-Índia

  • Mesclado em forma de pó, com mel, é bom para as náuseas e a distensão abdominal. Também pode ser utilizado como infusão, fervendo 2 a 3 cravos em uma xícara, deixando repousar durante 10 minutos e adoçando com mel, sendo eficaz contra flatulência.
  • Também é possível preparar uma pasta com sal, água e cravo para massagear a testa e as têmporas em casos de enxaqueca.
  • Aqueles que sofrem de dor nos dentes podem aplicar uma mescla de um quarto de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma gota de óleo de cravo, diretamente na parte afetada. Se a dor for nas gengivas, pode-se esfregar o pó do cravo ou umedecer um algodão com uma gota de óleo de cravo e aplicar para conseguir um efeito anestésico.
  • O óleo também é ideal para dores de ouvido (aplicando uma gota no ouvido afetado). A infusão de cravo é boa para os que enjoam em viagens a muita altura e também para o tratamento de cólera.

Contra-indicações do Cravo-da-Índia

Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.

E você? Também gosta de cravo-da-índia?

104 comentários para “Benefícios do Cravo-da-Índia”

  1. Avatar de Marcos

    Parabéns pelo artigo, excelente!

    1. Avatar de Celina De Miglio Moretti

      GOSTEI DA MATÉRIA ,MUITA COISA EU NÃO SABIA .EU USO NO AÇUCAREIRO PRA EVITAR FORMIGAS.NA MESA E EM CIMA DA GELADEIRA.ELAS SUMIRAM TODAS.OBRIGADA POR NOS ENVIAR ESSA MARAVILHA.

  2. Avatar de Petra

    Ai que delícia adoro o cheiro do cravo, sempre tenho em casa, vou colocar junto dos chás…

  3. Avatar de Aninha

    Uso cravo na culinária e para espantar bichos, nunca coloquei no chá, vou experimentar.

  4. Avatar de Silvana

    Muito Bom!

  5. Avatar de Alana

    Gostei da ideia de fazer o chá e fazer bochechos, é bem mais barato e saudável.

  6. Avatar de Li

    Maravilhoso seu artigo! Obrigada! 😀

  7. Avatar de Charleyde

    Adorei a dica!

  8. Avatar de Débora

    Legal, como havia dito no post anterior,sobre unhas, o óleo de cravo da índia realmente melhorou o estado das minhas unhas, que estavam fracas e descascando. 🙂

  9. Avatar de Mirlene

    adorei essa dica,vou experimentar o cha hoje mesmo.

    1. Avatar de Jeane

      Gostei muito do artigo, ao ler conheci os benéficios do cravo, que não sabia que existia. Parabéns.

  10. Avatar de Soraia Campos

    De que forma utilizo o cravo da índio no hipotiroidismo.

  11. Avatar de Lairce

    Coloco 10 cravos no vidro da base para fortalecer as unhas…é um ótimo fortalecedor.

    1. Avatar de Alcinda Santos

      Adorei esta informação sobre o uso do cravo, eu aprendi muito. Um abraço.<3.

  12. Avatar de Carla Miranda

    Olha suas dicas nota 10. Obrigada….

  13. Avatar de Sabrina

    Uso óleo de cravo até embaixo do esmalte, e minhas unhas estão melhores, mas no caso de suspeita de cárie, acho melhor procurar um dentista mesmo hein pessoal, hehehehe!

  14. Avatar de Evanny

    Olá,
    Estou amando todos documentários e dicas, vou experimentar cravo da india,
    muito obrigada.
    Abraços
    Evanny

  15. Avatar de Camila

    Muito Bom Celisa, vou colocar os cravinhos na base de unha…

  16. Avatar de Flavinha

    Muito legal saber mais sobre o cravo, gostei!

  17. Avatar de Cris Almeida

    muito bom, saber dos benefícios do cravo 😉

  18. Avatar de Lincon

    Excelente!

  19. Avatar de Zilda

    Gosto muito de cravo, o aroma é delicioso.

  20. Avatar de Julinha

    Sempre utilizei cravos em chá, inclusive coloco canela em pau para ficar ainda melhor.
    Adorei a materia.
    Abraços

  21. Avatar de Meme

    Que maravilha essa especiaria! vou comprar

  22. Avatar de Lucila Garbin

    Ol’a! Ótimo artigo sobre o cravo da Índia, além do que foi escrito, excelente para “espantar”, “expulsar”, formigas caseiras. Espalhar sobre sobre as bancadas de cozinha ou naqueles lugares onde elas aparecem e fazem caminhos. Deixam lá por dias, depois, renovem. E’ muito BOM.

  23. Avatar de Neide Maria

    Boa noite!
    Não sabia muitas coisas do cravo. Costumo fazer chá de cravo bem quentinho na hora de dormir quando estou com dor de garganta e melhora mesmo. No lugar de bala uso cravo rs… Quando faço doce de abobora coloco cravos muito bom e em pratos salgados também fica uma delícia! Parabéns pelo artigo! Até salvei e enviei para parentes.
    Abraços!

  24. Avatar de Dina

    Amei a matéria. Sempre consumi cravo nos mingaus, canjicas, ect, e outra dica, para o mau-hálito é só colocar um cravinho na boca por alguns minutos.

  25. Avatar de Morgana

    Muito bom, vou consumir mais nos chás, obrigada Beleza e Saude.

  26. Avatar de Mirian Teresa Pereira

    Quanta coisa boa que aprendemos aqui!

    Li também que cravo da índia acalma tosse, já experimentei é realmente
    bom além do aroma.
    Obrigada Mirian

  27. Avatar de Alicinha

    😀 Adoro cravo e a rosa tambem

  28. Avatar de Adriana Prado

    Uso sempre o cravo em chá, bolo e às vezes na minha garrafinha de água.
    Beijo

  29. Avatar de Rosana

    A algum tempo tenho problemas de irritação na garganta,sou professora e o uso da voz é constante,uma forma de manter a garganta e as cordas vocais bem é tomar agua com gengibre,será que poderia incluir o cravo nessa mistura,seja como chá ou mesmo só em repouso na agua?Grata.

  30. Avatar de Alessandra

    foi o melhor sites que já vi.
    Parabéns ! 😉

    1. Avatar de Abdias

      Adorei as dicas dos benefícios do cravo da índia…Parabéns pela matéria publicada.

  31. Avatar de Romildo Barbosa De Oliveira.

    🙂 materia muito boa sobre o cravo da india nao sabia quao importancia organica o mesmo nos tgraz parabens pelas informaloes . Deus lhes abencoe ricamente .

  32. Avatar de Denise

    òtimo p/ candidíase.

  33. Avatar de Cris

    Eu posso mascar o cravo? Se sim, tem problema com a quantidade? 🙂

  34. Avatar de Joyce

    Adorei as dicas..ja uso canela no cha ,vou usar cravo tbm…obg

  35. Avatar de Joyce

    😆

  36. Avatar de Renata

    🙂 Amei a matéria,nunca pensei que o cravo fosse bom para tanta coisa.

  37. Avatar de Eliete

    Quanta coisa boa amei

  38. Avatar de Como Usar E Pra Que Serve O Cravo No Cabelo

    Serve para crescimento do cabelo.

  39. Avatar de Fátima Dantas

    Exelente materia sobre o cravo. Parabéns!!!

  40. Avatar de Dalva

    preciso dividir isso, gente eu estava de cama com dor de cabeça,s dois dias nenhum remedio de farmacia fazia efeito, vim buscar ajuda aqui ai li sobre o cravo e imediatanente fui pegar no armario, e comecei a cheirar aquilo o resultado foi imediato e imprecionante a rapida cura

  41. Avatar de Kika

    Vou esperimentar. Espero que não aumente a minha gastrite!!!

  42. Avatar de Sonya

    Cravo da india, amo o aroma e sabor, uso no corpo todo em infussao no alcool com uns pedacinhos de canela em pau e fico sempre cheirosa.Vou experimentar no couro cabeludo piis estou com alopecia e pode ser fungica.
    Adorei as dicas, como já faço uso delas, sei que são verdadeiras.

  43. Avatar de Sonya

    😆

  44. Avatar de Georgina

    Sempresa gostei do cravo. Passei a gostar mais ainda depois dessa matéria. Parabéns!

  45. Avatar de Amina Ismael Omar

    Amei as dicas,sempre aprendendo.Prefiro os remedios naturais do que os quimicos.

  46. Avatar de Elvira Fontoura Bueno

    Ótimo, usei para eliminar peso 100grama de linhaça e 10 grama de cravo da india fiquei mt feliz eliminei 15 kg. Faz o po e toma duas colheres de sopa durante três dias para durante 3 dias e depois comesa de novo até completar um mes.

  47. Avatar de Jovaine

    Quebrei um canal molar e so percebi quando apareceu um absesso para aliviar a dor mastiguei o cravo.a dor sumia sempre que usei o cravo e o absseso sumiu 2dias depois.eu estava longe recurso e o cravo me ajudou por uns 30 dias .

  48. Avatar de Sonia

    Verdade ,ele faz voce perder peso mesmo estou usando ele moido com a linhaca muito bom ,em uma semana perdi2,quilos e meio e a circulacao das minhas pernas esta muito boa desinchadas e leves otimo recomendo…..

  49. Avatar de Lu

    Amei

  50. Avatar de Sarah Silva

    Já usava cravo, coloco no alcool e borrifo a area onde fica o cachorro, espanta pulgas e carrapaos.