Para a mulher que gosta de se cuidar

Empresas de Cosméticos que não Testam em Animais (“Cruelty-Free”)

Empresas de Cosméticos que não Testam em Animais (“Cruelty-Free”)

Olá queridas, tudo bem? Tenho recebido muitos e-mails pedindo um post sobre empresas que testam seus produtos em animais (chamadas “cruelty-free”). Para aquelas que amam os bichinhos eu espero que o post seja útil 🙂

Você sabe dizer quantos produtos que você usa não são testados em animais? Aliás, você se preocupa com isso? Um número crescente de consumidores diz que sim. Nem todo mundo se importa, mas já é comprovado cientificamente que muitos dos animais têm consciência, sentem, respondem e entendem o que está acontecendo.

Os métodos para testar novos produtos de algumas empresas, geralmente são feitos experimentos in vitro (em laboratório) ou in vivo, ou seja, em pessoas. Forma-se uma equipe de voluntários, que usa o produto e responde a questionários (todos os testes são controlados e acompanhados por médicos).

No caso dos cosméticos, a maior parte das novas tecnologias é derivada de tecnologias já existentes e comprovadamente seguras. Assim, os testes em humanos, com acompanhamento médico, são mais confiáveis e oferecem risco baixíssimo. Financeiramente os ganhos de custos com testes em animais não se justificam.

Quando se fala em legislação, no Brasil ainda não há nada nesse sentido. O deputado estadual Feliciano Filho (PV-SP) tentou, sem sucesso, aprovar um projeto de lei que prevê que o consumidor seja informado, na embalagem, se o produto contém matérias-primas derivadas de animais ou que tenha sido elaborado através de método que utilize animal. Outro projeto propôe uma série de resoluções dedicadas a defender o bem-estar animal, mas que está parado há anos.

Enquanto isso, temos que tentar nos informar por conta própria. Para quem não sabe a PEA (Projeto Esperança Animal) mantém uma lista atualizada de empresas brasileiras que não testam em animais. Vamos conferir algumas das mais conhecidas?

Marcas Brasileiras Amigas dos Animais

Abelha RainhaAcquafloraKolossMahogany
Bio ExtratusFarmaervasVultVitaderm
Vita AEudoraEmbellezeSurya
Éh CosméticosDaveneRaccoOX
Contém 1gO BoticárioNazcaNatura
BiodermBel ColAvoraJequiti
NaturaImpalaAmendGranado
AdcosÁgua de cheiroQuem disse BereniceNiasi

Para conferir a lista completa, clique aqui.

Marcas Estrangeiras Amigas dos Animais

Há também uma instituição internacional que mantém uma lista de empresas que não testam, a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Eles têm uma lista enorme de marcas estrangeiras que não testam em animais, porém a maioria ou quase todas é desconhecida por nós. Analisei a lista inteira e as marcas mais conhecidas são essas:

Victoria’s SecretBotanical Skin WorksCarmexDermalogica
Eco MineralsFerro CosmeticsGreen Beauty CosmeticsH2O Plus
Paul MitchellSmashboxL’anza Healing HaircareLily Organics
Nioxin Research LaboratoriesPaula’s ChoiceUrban DecayPura Botanica

Para conferia a lista completa, clique aqui (site em inglês).

Marcas Estrangeiras que TESTAM em Animais

AlmayClean & Clear (Johnson&Johnson)RedkenLux
M.A.CMary KayLacosteRevlon
La merAveenoGuerlainElizabeth Arden
CliniqueL’occitaneVeetVaseline
AvonBiothermCoppertoneDove
Estée LauderGarnierJohnson & JohnsonKerastase
Kiehl’sLancômeLa Roche PosayL’oreal
MaybellineNeutrogenaOlayPantene
ROCSebastianShiseidoVichy

Para conferia a lista completa, clique aqui (site em inglês).

Observação: Muitas marcas não estão em nenhuma das duas listas (que testam ou que não tentam em animais). Isso acontece por que se recusaram a responder algumas perguntas específicas sobre suas práticas de testes. Parece provável, então, que tais marcas testem, pelo menos em alguma etapa, em animais. Outro motivo possível pode ser o fato da empresa ser nova no mercado.

Outra coisa importante: essas informações são baseadas em declarações emitidas pelas próprias empresas. Então, infelizmente, se uma empresa for realmente muito desonesta, ela pode dizer que não testa, e dificilmente haverá forma de comprovar (pelo menos enquanto não houver nenhuma legistação).

Uma coisa me chamou a atenção: achei estranho o fato da maioria das marcas brasileiras conhecidas dizerem que não testam em animais e que a maioria das estrangeiras, marcas conhecidas, testam. Por que será?

E você? Se importa com a forma que os cosméticos são testados? O que você acha da questão?

166 comentários para “Empresas de Cosméticos que não Testam em Animais (“Cruelty-Free”)”

  1. Avatar de Camila

    Muito bom Celisa!! É claro que eu adoro os bichos, tenho um cachorro que amo, mas poxa, a maioria das marcas que uso testam em animais… eu nunca parei para pensar nisso, difícil, fica complicado abolir essas marcas que tanto gosto:
    La Roche Posay, MAC, Dove, Olay, pantene, shiseido… todas essas eu uso

  2. Avatar de Débora Nascimento

    É muito bom falar sobre esse assunto aqui no blog. Para quem conhece, sabe que é muita crueldade com os bichinhos, eu já tinha visto a lista e evito o máximo usar essas marcas… estou usando muitas marcas brasileiras.

  3. Avatar de Valesca

    Nossa, fiquei assustada agora, muitas marcas que uso, são testadas em animais, eu nem sabia, muito bom saber disso.

    Celisa, tb achei estranho demais, essas marcas brasileiras não testarem, para mim muitas marcas mentem…

  4. Avatar de Rô

    Excelente matéria, obrigada por publicar Celisa, é bom as leitoras saberem mais sobre esse assunto. Eu não uso marcas que testam em animais.

  5. Avatar de Haissa

    É claro que me preocupo com os bichinhos, mas como vou deixar de usar os cosméticos? acho difícil conseguir não usar, infelizmente é assim

  6. Avatar de Marta

    Acho essa questão complicada e para resolver isso, deveria haver uma legislação severa de proibição e punição a empresas que fazem esses testes em animais.

  7. Avatar de Kelly Cristine

    O Post é interessante, foi bom saber, mas não pretendo deixar de usar as marcas que gosto.

  8. Avatar de Dani

    Eu me preocupo muito com essa questão, tanto que aboli tudo de cosméticos que testam em animais da minha casa.. Uma pena que muitos outros produtos, desde escovas de dente, muitas vezes são feitas de alguma parte de algum animalzinho.. Mas espero que isso mude com o tempo.

    1. Avatar de Cler

      Concordo Dani, eu uso muitas das marcas q testam em animais por falta de informação, mas agora que sei, não vou ser hipócrita como a maioria que vi nos comentários dizerem q “claro q me preocupo c os animais, mas não tem como não usar” claro q tem, eu não compro mais essas marcas, é simples assim.

  9. Avatar de Isabel

    Muito bom este assunto, parabéns!! Já que não há legislação é importantíssimo nos informarmos e boicotar as marcas inimigas dos animais!!! Eu e minha filha de 12 anos somos vegetarianas à dois anos e temos sempre conosco esta listagem de marcas. Jamais compraremos uma marca que sabemos testar em animais.

    1. Avatar de Glenilene Resende

      Deveriam informar nas embalagens

  10. Avatar de Daniela S.

    Obrigada por publicar, eu sou completamente contra a empresas que fazem essas crueldades com os animais, vcs já viram como ficam os bichos? é muita indignação

  11. Avatar de Angela Nx

    Eu já ouvi falar sim, mas na verdade nunca fui atras do assunto, achei muito bom vc ter publicado esse artigo, pois eu gostaria mesmo de saber mais sobre o assunto. Acho que boicotar as marcas que testam seriam a melhor opção.

  12. Avatar de Neila David

    Obrigada por esta matéria !
    A construção de um mundo mais justo para todas as fornas de vida começa com as nossas escolhas.
    Muita gratidão, abraço!

  13. Avatar de Marielle

    Celisa, ótomo post, eu queria mesmo saber mais sobre isso. Tb achei estranho demais as marcas brasileiras se representarem como marcas amigas dos animais, é de desconfiar né?

  14. Avatar de Nádia Brasil

    Deveria ser banido do planeta testes em cosmétiocs os quais utilizam animais, se vc visse o qto eles sofrem e gritam de dor, teria que ser muito mais irracional do que qualquer um deles para continuar usando um shampoo dessa categoria.
    Nós temos a capacidade de escolher pela humanidade e escolhemos pelo egoísmo.
    Seres humanos me enojam as vezes.
    Sou vegetariana hé muitos anos e bem mais feliz pela saúde e pela minha consciência limpas!!!

  15. Avatar de Sabrina Bets

    Eu já vi algumas publicações desse tipo de post por aí, mas não tão bom e completo como esse, amo esse blog.

  16. Avatar de Cacilda

    Nossa 🙁 fiquei triste ao ler seu post Celisa…uso as marcas estrangeiras que testam em animais..o pior é que tenho os produtos ja comprados , uso La Roche Posay, Vichy,Kerastese e L’oreal, os cremes e o xampu meu filho trouxe da França por ser mais barato e tenho para uns 6 meses 🙁 amo d+ os animais e não gosto de ve-los sofrendo …seja uma galinha, um porquinho..resumindo todos não devem sofrer nem os que consumimos, deveria ter leis para proteger todos os animais ! Celisa os produtos que compro seja de beleza ou para limpeza da casa nunca veio escrito se faz uso em animais..triste muito triste 🙁
    Mas a finalidade do seu post é nos mostrar aquilo que vc pesquisou e ainda deixa duvidas, sera verdade, sera mentira, Oh dozinha dos bixinhos 🙁
    O bom seria ter certeza daquilo que compramos p não ficarmos com dor na consciencia .
    Obrigada pelo texto e se possivel posta mais sobre esse assunto,
    Grata
    Abraços

  17. Avatar de Maria Eduarda Costa

    Bom dia Celisa…Muito bom o post . O boticário disse que não faz testes, mais patrocina os desfiles das modelos que usam peles em animais, pra mim a mesma coisa. Existe os produtos Surya que também é uma empresa amiga dos animais…Eu deixei há algum tempo de usar todos os produtos que fazem testes em animais. Reconheço que foi muito difícil deixa-los, tudo uma questão de ter paciência e consciência.

  18. Avatar de Rossane

    Vou ser bem sincera, nunca pensei sobre o assunto, mas foi ótimo ler esse artigo e pensar melhor sobre o assunto. Eu sou defensora dos animais, e agora terei que mudar algumas atitudes, como por exemplo boicotar algumas marcas.

  19. Avatar de Elizabeth Donato

    😀 Fico feliz por saber de marcas que se propõem a não destruir uma vida para embelezar uma outra ou outras.E ao mesmo tempo fico triste de saber que eu sem intenção contribui de alguma forma pra isso acontecer.Através dessa lista que vc está nos passando, posso desde hoje mudar hábitos de compra e me redimir de um grande erro que estou cometendo.Obrigada pela ajuda.Bjs. 🙁

  20. Avatar de Mariana Andrade

    oLA Celisa e meninas, a Charis é uma novata no mercado brasileiro. A marca é excelente, produtos maravilhosos para cabelo . Ela não está nesta lista mas ela tbm não testa produtos em animais. 😉 #ficaadica

  21. Avatar de Fernanda

    As pessoas aqui falam que amam bichinhos só que não deixarão de usar as marcas que testam. Acho isso total hipocrisia. Como a vaidade consegue tornar as pessoas tão fúteis?
    Falam isso porque nunca viram fotos do estado de como os animais ficam. Sem contar a dor que eles passam que muitas das vezes é totalmente desnecessária, pois muitos dos produtos testados, foram comprovados que fazem mal somente aos animais.
    Tenho diversos cosméticos, amo maquiagem e me desapeguei de vez dessas empresas.
    Curto várias páginas no facebook e estou sempre assinando petições e sendo ativista da maneira que eu posso, sempre acompanho a lista da PEA (PROJETO ESPERANÇA ANIMAL) e no que eu puder substituir, seja em cosméticos, produtos de limpeza, ou até alimentos com determinados corantes, eu o faço.
    Se existem marcas tão boas que não testam, é possível SIM substituí-las.

    1. Avatar de ágata

      Verdade Fernanda, como as pessoas são hipócritas né?!
      você pode me passar algumas marcas que realmente não testam em animais,
      quero mesmo substituir minhas marcas de maquiagem entre outras coisas por marcas que respeitam os animais!!

  22. Avatar de Angela

    Parabéns pela matéria.
    Amo muito os animais, mas nunca havia parado pra pensar nesse aspecto… Sua matéria abriu meus olhos e espero que os de outras pessoas tb. Vou buscar orientar minhas escolhas com base nesse critério tb. Apesar de que será muito difícil substituir a loreal e a kerastase… tens uma dica pra me dar?
    Seria muito interessante que as empresas indicassem no rótulo sua postura quanto aos testes em animais.

    1. Avatar de Cacilda

      Angela estou como vc, Kerastase e Loreal quero dicas, pq o unico xampu que deixa meu cabelo bom é Kerastase e ja testei varios xampus .

  23. Avatar de Naide Torquat

    gosto muito quando se trata de pesquisa que se elabora os tratamentos de beleza 😆 😆

  24. Avatar de Aline Campos Souza

    Amei demais o artigo. Sou vegana e vegetariana, não uso nada que fazem testes em animais e tb não uso nada que contenha produtos de origem animal. Confesso que é difícil, mas vivo em paz com minha consciência.

    1. Avatar de Nádia

      Oi, sou vegetariana há muitos anos e queria me tornar vegana, poderia me dizer se tem algum cuidado especial com a alimentação, se toma vitaminas, que produtos que usa?

      Obrigada

  25. Avatar de Bruninha

    Gosto dos bichos, mas não vou deixar as marcas que já uso 😮 aliás eu nem sabia, o post foi bom para eu ter mais conhecimento

  26. Avatar de Arlindo

    sei que é difícil,mas,vale a pena um pouco de sacrifício e respeitar a mãe natureza,para termos um mundo mais harmônico.

  27. Avatar de Kika

    Se realmente as empresas não testam em animais, só tendo bola de cristal pra saber, o que nos resta é ter esperança para que cada vez mais elas invistam em boa ciência 🙂 e não em má ciência como nossas leis permitem 🙁

    ótimo post Celisa!

    Vc é linda não só por fora mas por dentro tbm ^^

    1. Avatar de Maria.m

      Esse é que é o problema, não sei se estou confiando nessas empresas brasileiras… tb fico desconfiada

  28. Avatar de Patricia

    De nada adianta abolir o uso dos produtos testados em animais e continuar consumindo carne….

  29. Avatar de Denise

    😀
    Gostei muito da matéria pq já há algum tempo venho me interessando pelo assunto. Estou a caminho de me tornar vegana!!! E estou muito feliz com isso. Nunca fui carnivora… mas como carne esporadicamente. Como a cada 4 meses, não sinto falta.. mas notei nas ultimas vezes que comi que meu estomago já não reagiu bem… senti pesado e atacou minha enxaqueca. Assim como não tenho reagido bem ao leite… sinto enjoo logo após tomar.
    Além disso tenho me preocupado muito em não adquirir itens de couro, ou quaisquer produtos testados em animais, pq eles são minha grande paixão e os testes são horrendos. Pura maldade humana… somente em nome de vaidade e ganância.

    Temos muitas opções já no mercado de cosméticos, produtos de limpeza, produtos de higiene, etc…. é só pesquisar.

    Marcas como CONDOR (ESCOVAS DE DENTES), SKALA, EPISOL, ABELHA RAINHA, RAHDA (COSMÉTICOS DA ULTRAFARMA), BIODERM, VITADERM, ACQUAFLORA, ADCOS, AGUA DE CHEIRO, AMEND, IMPALA, IKOVE, ANACONDA, KOLOSS, JEQUITI, VULT, L´ACQUA DI FIORI, LEITE DE ROSAS, BEL COL, ATOL(PRODUTOS DE LIMPEZA), YPÊ(PRODUTOS DE LIMPEZA), BIO EXTRATUS, MAX LOVE, BIONATUS, BUFALO (PRODUTOS DE LIMPEZA), NAZCA, NIASI, RACCO, DAVENE, ÉH COSMÉTICOS, SURYA, EMBELEZZE, FARMAERVAS, GRANADO, PHYTOERVAS, …
    ( Segue a lista no site da PEA http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm)

    Estrangeiras: VICTORIA´S SECRET, E.L.F, CARMEX, H2O PLUS, LA COLORS, NYX, THE BODY SHOP, PAYOT, ……
    (Segue a lista no site http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx)

    Dentre tantas outras opções…. é só não termos preguiça e procurarmos!!!
    Eu tenho a lista atualizada da PETA impressa e colocada na porta da minha geladeira, assim posso sempre ficar de olho nas marcas “Amigas”….
    É fácil fazer nossa parte!!! Sair do nosso comodismo e nossa vaidade… abrir mão de certas coisas, já que temos opções…. eu já abri mão tranquilamente de muitas coisas e sinceramente nenhuma delas tem me feito falta. 😀
    O que me faz feliz é a consciência de que não estou cooperando com uma empresa que maltrata, cega, causa danos seríissimos a um bichinho em nome de ganancia e vaidade humanas.

    EU SOU CONTRA OS TESTES E JÁ FAÇO MINHA PARTE…. E VC???

    1. Avatar de Roberta Paiva

      Gostei do seu comentário Denise, vc é uma menina consciente e está fazendo a sua parte.

  30. Avatar de Lucimeres

    Ironicamente, as melhores marcas internacionais são as que testam em animais…

  31. Avatar de Denise De Camargo Faraguti Gonçalves

    Vc poderia me explicar então porque a Mary Kay deixa claro no site que nao testa em animais e vc diz que testa, conforme sua pesquisa????
    Acabei de ler: A Mary Kay está comprometida com o fim de teste em animais e defende fortemente a utilização de métodos alternativos para garantir a segurança de seus ingredientes e produtos. Nós não conduzimos teste em animais em nossos produtos ou ingredientes, tão pouco pedimos a terceiros que façam isso em nosso nome, exceto quando absolutamente requerido por lei. Por mais de duas décadas, somos líderes globais no desenvolvimento de métodos alternativos para garantir a segurança do produto. Este compromisso se mantém até hoje, em parceria com agências regulatórias globais, que gerenciam segurança em cosméticos, grupos de proteção aos animais e líderes de pesquisa em métodos alternativos.
    Grata

    1. Avatar de Maria.m

      Nossa parece que ficou nervosinha que a Mary Kay está na lista dos que testam em animais…

    2. Avatar de Raquel Delis

      Nossa Denise de Camargo para que tanta agressão? se acalme… e tb se conforme que essa Mary Kay é pura enganação.

  32. Avatar de Renatinha

    Ótimo post Celisa, bom para ficarmos conscientes do que estamos usando. Não conhecia esse método de testar em animais

  33. Avatar de Maria.m

    Acho que simplesmente boicotar os produtos não resolve os problema. Deveria ter uma legislação mais rígida para punir as empresas, e tb fiscalização… aí sim resolveria.

  34. Avatar de Roberta Paiva

    Fiquei feliz em saber que muitas marcas que uso NÃO testa em animais… dificilmente eu uso marca estrangeira, as marcas que mais uso é a contém 1g, natura, boticario, farmaervas, adcos, bio extratus…

  35. Avatar de Cacilda

    Denise de Camargo Faraguti Gonçalves, a Celisa fez uma pesquisa e postou , agora se vc fala “ESCREVE” que a Mary Kay não faz teste com animais me convença e me prova p que eu acredite !!!!!!!!!!!!
    Tomamos remédios e se não estão sendo testado esses remédios com ctz ja foi testado ( no passado) !
    Hoje com a tecnologia avançada dá p se fazer comesticos sem usar animais como cobaias, mas a maioria das empresas não querem ter despesas com essas tecnologias e ficam usando os animais , infelismente a maioria das empresas só pensam no lucro .
    Até um remédio que vc toma p gripe ou dor de cabeça ou foi testado ou é testado em animais, triste né? 🙁 mas essa é a realidade!
    Tem os criadores de gatos e cachorros de raça para comercio, eles pegam uma cachorrinha de raça e uma gatinha de raçã apenas p ficar prenha e depois que nasce os filhotinhos eles vendem, e ja colocam as femeas para cruzar, isso tb é um sofrimento para as gatinhas e cachorrinhas.
    Agora vem a pergunta , pq existe esses criadores? pq tem pessoas que pagam em torno de mais de dois mil reais p ter um animal de raça .
    Eu peguei um gato na rua ja adulto SRD , e não vejo a diferença entre um de raça e o vira lata..
    Nada contra matar um boi p consumo , desde que seja com anestesia sem sofrimentos, mas temos que ter leis sem corrupção p que funcione, pq até os fiscais ganham os deles e deixam os animais a sofrer, sem generalizar pq nem todos sáo safados.
    Celisa desculpa o comentário enormeeeeeeee….mas foi um desabafo !
    Abraços

    1. Avatar de Raquel Delis

      Sim Cacilda, os remédios sempre foram testados em animais, e infelizmente agora fiquei sabendo que em cosméticos também…
      A nossa realidade é muito pior do que posssamos imaginar.

  36. Avatar de Camila

    Boa tarde Celisa,
    muito interessante seu post, fiquei curiosa também sobre essa questão da maiorias das marcas brasileiras conhecidas dizerem que não testam em animais…Estranho!! Beijoos :*

  37. Avatar de Adriana Prado

    Olá!
    Confesso não me preocupar muito com isso. Primeiro que como carne, segundo porque acredito que muito do que se tinha para testar, já foi testado.

    E, depois de ler um post do Pedro e pesquisando outras fontes, descobri que o prato que eu como tem uma tinta testada em animais, o computador que uso agora, e outros zilhões de coisas que fazem parte da minha vida, também foram um dia, testados em animais.

    Descobri também que empresas que dizem não fazer testes em animais, não esclarecem ou garantem que os ingredientes usados não o são. Então, o que adianta, por exemplo, eu usar um produto Smasbox (amiga dos bichinhos) que tem um ingrediente que foi testado em animais?

    Sou contra a matança indiscriminada (antigamente matava pra ver bicho morrer e colecionar ossadas), a maltratar animais (bicho preso em circo me corta o coração) e, enfim, tudo que vem a acabar com a natureza e o que nela vive.

    Beijo

  38. Avatar de Amélia

    oi Celisa, apesar de saber agora sobre essas marcas que testam, eu não vou mudar de postura, pois muitas marcas que usam estão entre as estrangeiras que testam, eu seria hipócrita se eu falasse que não usaria mais… porém foi bom saber

  39. Avatar de Larissa

    Confesso que nunca pensei nisso, foi bom saber

  40. Avatar de Daniele

    olá!e muito interessante eu aprendi muito.

  41. Avatar de Raquel Delis

    oi Celisa, eu achei muito bacana o seu post, sei que sua intenção não é que paremos de usar o que já estamos usando e sim, nos alertar e ficarmos mais conscientes do que vamos comprar. Eu não vou parar de usar o que já estou usando, adoro la ROche Posay e tenho alguns cremes em casa, mas confesso que depois de ler esse post, vou pensar duas vezes se pretendo ou não comprar dessas marcas que testam em animais.

    Parabéns e não é a toa que esse blog é um sucesso!!!

    1. Avatar de Cacilda

      Raquel Delis meu filho me trouxe 3 potes do La Roche Posay da França, e outo creme p area dos olhos o Vicky.. são cremes receitados pela derma..ja questionei com a médica sobre esse assunto, ela me respondeu que dificilmente encontramos algo que não seja testado em animais ou foi testado, e disse que a maioria das empresas brasileiras fazem testes tb..complicado ..eu levei um susto quando vi produtos da johnson’s baby e minha filha usa para lavar os cabelos de minha netinha.
      Depois que li o comentario que ate pratos que usamos p comer usam uma tinta testada em animais , sinceramente tenho dó desses animaizinhos, mas preciso de prato p comer 😕

  42. Avatar de Silvia Luiza Lakatos Varuzza

    Parabéns pela iniciativa! Só quando forem boicotadas pelos consumidores, as marcas que testam mudarão seus procedimentos.

  43. Avatar de Jacqueline

    Eu não sabia de nada disso, que crueldade…eu achava que os testes feitos em animais eram apenas nos remédios… que dó

  44. Avatar de Ingrid Vasconcelos

    Muito bom o post, eu sem saber uso essas marcas que testam, mas apartir de agora não vou mais usar…

    Das brasileiras uso quase todas das que não testam… se é que é verdade né…

  45. Avatar de Léa

    Muito interessante!!! Confesso que não sabia desses detalhes, agora vou ficar atenta, afinal quem não ama os animais?

  46. Avatar de Mila

    Eu sou VEGANA não uso nada que foi testado em animais e nada que contenha ingredientes de animais.

  47. Avatar de Day

    “claro q me preocupo c os animais, mas não tem como não usar”

    Como assim tem como não usar? D

    Vai cair a pele? Vai morrer se não usar?

    Na verdade é uma questão de fúteis “prioridades”, pelo menos vamos assumir que é masi importante ficar om pele de pêssego

    1. Avatar de Cacilda

      Day o problema não são apenas os cremes (produtos para pele) os remédios são testados em animais, as tinturas de tecidos, etc..etc..então qdo vc estiver doente não tome remédios, nem vá ao médico pq ele vai te passar remedios , qto as roupas que vc usa sem comentários…
      Celisa adorei seu post, gerou um debate , e vamos torcer para que esses debates ajudem os animaizinhos .

  48. Avatar de Day

    “claro q me preocupo c os animais, mas não tem como não usar”

    Como assim não tem como não usar? Desde quando cosméticos e afins são produtos de primeira necessidade?

    Vai cair a pele? Vai morrer se não usar?

    Na verdade é uma questão de fúteis “prioridades”, pelo menos vamos assumir que para algumas mulheres é preferível não boicotar e ficar com pele de pêssego enquanto animais sofrem de forma aguda, uma vez que a mulher se tornou escrava da sua aparência, que patético!

    Não estou querendo invadir as liberdades individuais, já que não temos legislação que proíba, usar ou deixar de usar é uma questão de ética e empatia, mas não me venha com hipocrisia.

    Ah sim, se falou da questão de igualdade quanto a comer carne, os meios industriais de criação e abate são realmente terríveis, sou a favor do vegetarianismo, mas nem se compara alimentação com futilidade, com passar um creminho antes de dormir só p acordar mais bonita e seguir o padrão e o sistema de que mulher só tem valor pela aparência.

    Eu hein!

  49. Avatar de Meire Pinto

    Muito importante o artigo!!!

    Apenas nos preocupamos com os benefícios que os produtos nos oferecem sem ter conhecimento do que há por trás e de como funciona todo o processo.

    Certamente os bichinhos não devem sofrer por culpa da nossa vaidade e nem pelo capitalismo!!!

    Falta humanidade e respeito por tudo que pertence ao nosso grande criador!!!

  50. Avatar de Rosimeri

    Olá Celisa. Infelizmente as marcas q uso são testadas em animais, eu nunca tinha pensado nisso q alguns cosméticos eram testados nos bichinhos. Vou mudar imediatamente para outras marcas Amigas, só espero q elas sejam mesmo AMIGAS dos pobres Bichinhos. Bjs, Celisa, post maravilhoso.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva