Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados com o Rosto

Cuidados com o Rosto

O rosto é a primeira parte do corpo em que reparamos quando conhecemos uma pessoa; é o nosso cartão de visitas. Por isso, para estar sempre bonita, o segredo fundamental é cuidar do rosto. Adquirir este hábito desde cedo é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Publicidade

Estresse, má alimentação, excesso de sol, fumo, alterações hormonais e poluição são alguns dos fatores que interferem negativamente no processo de renovação celular. Eles geram a produção de radicais livres e comprometem a hidratação cutânea, prejudicando a aparência.

Uma rotina de cuidados básicos com a pele do rosto é necessária para minimizar esses efeitos negativos, e deve fazer parte de nossa higiene diária. No início, poderá parecer chato ou cansativo, mas com o tempo você verá os resultados e tudo se tornará uma rotina comum. O importante é tentar inserir alguns desses procedimentos em seu dia a dia.

Cuidados com o Rosto

1. Limpeza da Pele

Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. Uma pele limpa evita que cravos e espinhas se proliferem, já que diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. A pele limpa estará apta para receber com mais eficiência os tratamentos faciais. Primeiro use um demaquilante para retirar a maquiagem, em seguida lave o rosto com sabonete específico para finalizar a limpeza.

2. Tônico Facial

O tônico facial é utilizado para complementar a limpeza da pele. Ele tem o papel de protegê-la da ação dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura da pele. Essa loção também tem a função de manter a umidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o tônus muscular da pele. O tônico deve ser usado depois de lavar o rosto. Ele vai eliminar aquela sujeirinha que a limpeza com o sabonete não tirou.

3. Esfoliação da Pele

O esfoliante é ideal para uma limpeza mais profunda da pele, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficaz. A esfoliação também estimula a renovação natural de células da pele e ajuda no tratamento das espinhas. Além disso, a esfoliação prepara a pele para receber tratamentos complementares — melhorando, por exemplo, a absorção de loções hidratantes. Pelo menos a cada 15 dias, faça uma boa esfoliação na pele.

Cuidados com o Rosto

4. Máscara Facial

Existem vários tipos de máscaras, as que hidratam, as que tratam oleosidade, as que limpam e esfoliam (ajudam a fechar os poros), as máscaras feitas com argilas que desintoxicam a pele, e até as máscaras caseiras e naturais. O ideal é usar uma máscara facial uma vez por semana e intercalar os tipos para manter a pele limpa e saudável.

5. Hidratação Facial

Após esse ritual de limpeza, sua pele está preparada para receber uma boa hidratação. O uso adequado do hidratante faz a reposição da umidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas. Durante a aplicação, é recomendado que sejam feitos alguns movimentos específicos para melhorar ainda mais o resultado.

A hidratação facial é indicada para todos os tipos de pele, porém são as peles ressecadas que se beneficiam mais. Além do resultado imediato, é um ótimo método de prevenção do envelhecimento, pois cria uma película protetora para a pele.

6. Hidratante Clareador

As manchas na pele são um tormento para as mulheres que buscam uma pele saudável e homogênea. As causas dessas manchas podem ser as mais variadas como, por exemplo, a alteração na produção de melanina, infecções, distúrbios hormonais, exposição ao sol e marcas de acne. O ideal é usar um hidratante com ação clareadora para prevenir que novas manchas apareçam.

7. Tratamentos com Ácido

O surgimento de manchas indica que houve uma maior produção de pigmento naquele ponto da pele. Por isso, o tratamento é feito de forma localizada, somente sobre a área manchada. Os ácidos mais usados nesses casos são o retinoico, o kójico e o fítico. Além de inibirem a produção do pigmento melanina, todos são poderosos agentes de renovação celular. Os ácidos são os mais eficientes para tratamento de manchas.

Cuidados com o Rosto

8. Cremes para Área dos Olhos

A área dos olhos merece uma atenção especial pelo fato de ser a parte mais sensível do rosto. É o local onde aparecem as primeiras rugas. Os cosméticos são elaborados com fórmulas especiais para não agredir os olhos.

É importante utilizar cremes específicos para a região ao redor dos olhos, para manter o local devidamente hidratado, melhorar a textura da pele e promover uma renovação celular superficial. Com o uso diário e contínuo é possível evitar o aparecimento de linhas indesejáveis.

9. Cremes Anti-idade

Já na fase adulta, inicia-se a preocupação com o envelhecimento precoce. Com o passar dos anos, o desgaste natural da pele se intensifica. Fatores ambientais, estilo de vida e fatores psicológicos acabam influenciando no nosso bem-estar e na saúde de nossa pele. Por isso, fica cada vez mais importante ter um cuidado redobrado com a pele.

Será que os cremes antirrugas eliminam rugas? A resposta é não! Nenhum creme vai eliminar o que já tem, porém, os cremes ajudam a prevenir que novas rugas surjam. Quanto antes começar, melhor.

10. Protetor Solar

Muitas vezes não percebemos o sol queimar, mas ele está lá, firme e forte. Por isso, na hora de passar o protetor, espalhe-o bem, para cobrir todos os cantos do rosto. Lembre-se que mormaço também queima! No verão, não podemos marcar bobeira e precisamos redobrar os cuidados com a pele, principalmente a do rosto que é mais sensível e fica exposta o dia inteiro.

O uso do protetor solar é essencial para proteger a pele da ação dos raios solares, que é um dos maiores vilões do envelhecimento precoce. Ele deve ser utilizado diariamente, estando você na praia ou não. O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele.

Cuidados com o Rosto

Mais Dicas para uma Pele Bonita

  • Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos diários, duas vezes ao dia, podem fazer sua pele renascer;
  • Beba bastante água, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo;
  • Tente manter uma alimentação equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras;
  • Procure criar condições para um sono de qualidade e duração adequada;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Faça massagens faciais com uma esteticista de sua confiança, para melhorar a circulação sanguínea e o tônus muscular.
  • Faça ginástica facial, que fortalece a musculatura, dificultando o aparecimento de marcas de expressão e linhas superficiais, além de estimular o tônus muscular ao redor dos olhos.

O que você não deve fazer?

  • Expor-se ao sol em excesso sem a devida proteção (especialmente no rosto)
  • Dormir sem retirar completamente a maquiagem
  • Ingerir muito açúcar, frituras e comidas industrializadas
  • Consumir cigarro, álcool ou outras drogas
  • Expor-se à poluição

E você: se preocupa em cuidar da sua pele? Qual a sua rotina diária de cuidados com o rosto? Compartilhe nos comentários!

239 comentários para “Cuidados com o Rosto”

  1. Avatar de Marina

    ola…queria saber so uma coisinha tenho 18 anos mais minha pele começa a descascar ja tentei de td mais to querendo apelar para alinha renew todas as idades mais tenho medo que eu nao possa ainda o que devo fazer me ajudem….

    1. Avatar de Irone

      Oi Marina talvez possa te ajudar entre em contato

  2. Avatar de Keila Silva

    Meu rosto e colo depois dos 40 foi que apareceu espinhas, nunca tive na juventude, por quê isso acontece?

    1. Avatar de Adriana Prado

      Keila Silva, é provável que sejam os hormônios. Tive muitas espinhas, principalmente no pescoço quando me aproximei da menopausa.

    2. Avatar de Irone

      Oi Keila se vc ainda não achou uma solução pro seu problema talvez eu possa ajudar.

  3. Avatar de José Edivaldo Da Silva

    Olá tenho 51 anos e me exponho muito ao sol por causa do meu trabalho, já tomo algumas providências para minimizar os efeitos do sol, mas preciso de mais orientação para intensificar os cuidados. Espero mais uma dica, obrigado.

  4. Avatar de Bernardodias

    manter a higiene facial é uma tarefa muito importante porque assim conseguimos evitar algumas infenções tanto na cara como nos olhos

  5. Avatar de Jussara

    Estou com a aparência da minha pele feia. Tenho muitos pés de galinha e manchas no rosto! sem contar que já estou com o bigode japonês 🙁 !

  6. Avatar de Josenilse Moraes E Santos

    Olá gostaria muito de saber o qui eu posso usar pra clarear as manchas escuras no rosto, pois não aguento mais conviver com elas me encomodar muito me ajude por favor …

  7. Avatar de Laiza1975

    Foi bom saber….

  8. Avatar de Valquíria

    Adorei os ensinamentos! Obrigada!

  9. Avatar de Rosangela

    Olá, eu já faço uso de ácido e protetor solar, mas gostaria de uma dica de um bom hidratante facial, pois percebo que as vezes minha pele fica muito seca.

  10. Avatar de Gabriela

    Amei essas dicas, nota 10!

  11. Avatar de Maria José

    olá, por favor, tenho a pele muito seca e velha rugas ao redor dor olhos, mas as piores é ao redor da boca, por favor me ajudem, não sei que fazer.

  12. Avatar de Silene

    Nossa gente! eu gosto demais desse tipo de matéria, são dicas precisas e valiosas.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva