Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados com a Pele Negra

Cuidados com a pele negra!

Características da Pele Negra

A pele negra possui maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos.

A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros. É claro que a diferença não se resume à pigmentação. O que se observa em indivíduos de qualquer idade é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes — ou seja, menos sensível.

A pele negra é mais lisa porque envelhece menos, devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso, acne e foliculite podem surgir. Outra vantagem é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação. Geralmente as peles negras são mais oleosas.

Melasma

A pele negra tem uma quantidade maior de melanina e isso pode significar maior incidência de manchas na pele. Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético — depilação ou peeling em qualquer parte do corpo — provocam o aparecimento de manchas.

As manchas são mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma (mancha que aparece no rosto) sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar. 

Cuidados Faciais

Cuidados com a pele negra!

A pele precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não-oleosos, não-comedogênicos (que não ocluem os poros produzindo cravos) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite.

Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel; e pela manhã um protetor solar não-oleoso. Embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara.

Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.

Maquiagem para Pele Negra

Cuidados com a pele negra!

Oleosidade e maquiagem são duas coisas que, definitivamente, não combinam. Para minimizar o problema, escolha com cuidado os produtos que você vai aplicar no rosto. Inicialmente, a dica é montar um nécessaire com os itens básicos. Não pode faltar um bom sabonete para pele oleosa, loção secativa ou primer, filtro solar oil free ou base com filtro solar, blush, sombra e rímel. Para finalizar a maquiagem da pele negra é essencial um pó facial para eliminar o brilho.

As tonalidades de pele morena e negra são muito mais variadas do que se pensa. É preciso  pesquisar, testar todas as cores nas costas das mãos para ver como fica, até encontrar os produtos adequados para você. Evite comprar maquiagem sem ver e testar o produto.

Base Facial

Cuidados com a pele negra!

Na hora do make, o maior desafio será encontrar a cor da base ideal. Se a tonalidade for mais clara que a pele, o resultado vai puxar para o tom acinzentado. Nesse caso, talvez seja preciso misturar as cores para chegar ao acabamento mais natural. Mulheres com pele oleosa devem evitar produtos cremosos, como base em bastão. Usar apenas pó pode ser uma alternativa ou base oil-free (sem óleo).

É importante também constatar se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo, para que a base escolhida siga essa mesma coloração. Fuja de pós e bases beges ou muito claras.

Corretivo

As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele, o que é complicado esconder. Opte por um de cor bege escuro. Fuja dos tons brancos.

Blush

Cuidados com a pele negra!

Para destacar as maçãs do rosto você deve usar blush marrom escuro, marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota. Evite tonalidades como pêssego, salmão ou alaranjado.

Batom ou Gloss

Cuidados com a pele negra!

Os dois funcionam muito bem; depende do efeito que se está procurando. O batom deixa a boca mais definida, o gloss a deixa mais sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima. Aposte nas cores ameixa e morango, que lhe darão um ar sensual sem ser vulgar. Cuidado com os tons de laranja e rosas muito claros.

Sombras

Cuidados com a pele negra!

Quem não gosta de arriscar pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.

O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta.

E você, tem alguma dica especial? Compartilhe!

111 comentários para “Cuidados com a Pele Negra”

  1. Avatar de Janete Camargo

    Olá meninas, adorei o artigo, principalmente as dicas de maquiagem, as vezes eu fico perdida e não sei direito quais tons usar, achei lindo os tons lilás para sombra, vou comprar :), minha pele não é tão oleosa, mas é porque cuido, senão seria bem melecada 🙂

  2. Avatar de úrsula

    Minha pele é bastante oleosa, não sei mais o que fazer… sempre tá brilhando e evito usar maquiagem por causa disso. Gostei da dica do primer… mas qual usar e queria saber direito o que é um primer.

    Nunca usei pó facial, será que ajuda mesmo tirar o brilho?

  3. Avatar de Danúbia

    Adorei o post, dicas ótimas, tenho muitos problemas com manchas, não só no rosto como no suvaco e virilhas, já fiz vários tratamentos e não resolveu… se alguém tiver uma dica me passe.

    1. Avatar de Carolina

      Oi danúbia, tb tenho esses problemas e estou fazendo essa receitinha:

      Máscara de mingau de maisena para a pele

      Ingredientes:

      1 e ½ xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido lático)
      1 colher de sopa de mel (substâncias nutritivas)
      1 colher de sopa de maisena (substâncias calmantes)

      Preparo:

      Misture todos os ingredientes frios. Coloque a mistura no fogo até formar um mingau. Deixe esfriar.
      Aplicação:
      Aplique a pasta morna na virilha e nas axilas. Deixe agir por 15 minutos. Após retirar a máscara, passe um creme hidratante comum.
      Caso sua pele já apresente manchas, aplique a máscara duas vezes por semana até a pele clarear. Para a manutenção, você pode repetir o procedimento quinzenalmente.

      1. Avatar de Nathália

        Vc está fazendo? Dá certo mesmo? Bem… não custa tentar né, mal não vai fazer…

      2. Avatar de Fernanda

        Carol vou experimentar pois minha pela é negra e devido a depilação as minhas axilas são mais escuras e as vezes encrava para potencializar vou esfoliar e depois fazer essa mascara.
        Obrigada

  4. Avatar de Viviane

    Qual é o fator de proteção ideal para a pele negra?

  5. Avatar de Valesca

    Oi Celisa, até que enfim escreveu algo para nossa pele hein? Adorei o artigo viu. Seu blog está de parabéns, bjo

  6. Avatar de Denise

    Eu não tenho a pele negra(sou morena), mas acho linda! Eu fico impressionada como esse tipo de pele não envelhece… tenho uma tia negra que tem 60 anos e parece que tem 40, impressionante!

    1. Avatar de Sheila

      É assim mesmo, eu tb tenho 40 anos e me dão menos de 30, a minha pele é bem lisinha 🙂

  7. Avatar de Gabriela

    Oi Celisa, amei o artigo, sempre lutei com a oleosidade da minha pele, mas depois de conhecer seu blog, peguei tantas dicas que hj minha pele está ótima. Adorei as maquiagens, bem lindas, boas dicas, bjo

    1. Avatar de Suzette

      Por exemplo o que… porque minha pele é oleosa e não sei o que fazer para melhorar isso

      1. Avatar de Gabriela

        Tem vários posts dando dicas de como eliminar a oleosidade, o que me ajudou tb foi o anticoncepcional e o uso de primers, produtos certos para pele.

  8. Avatar de Rose

    Sempre fico na dúvida na hora de escolher a base facial, sempre acabo comprando a mais clara que minha pele, agora quando for comprar vou testar no dorso da mao

  9. Avatar de Luciana

    Olá meninas eu amei…………….. até pq eu sou negra e é dificil as vezes conseguir dicas… amei muito…

  10. Avatar de Márcia

    Adorei o artigo sobre a pele morena/negra, mas gostaria de opiniões sobre qual o melhor creme hidratante facial para pele negra?
    Estou usando o Nívea Q10, gosto do aroma mas acho que deixa minha testa meio brilhante kkk
    Bjos e Obrigada

  11. Avatar de Roziane

    CELISA, TAMBEM ADOREI O ARTIGO!

    E ESTOU ANCIOSA PELO PROXÍMO POST, SOBRE MANCHAS NAS AXILAS E VIRILHAS.

    BJUSSS, TUDO DE BOMMM!

  12. Avatar de Raquel

    Gostei! Estava esperando algo assim a algum tempo… obrigada

  13. Avatar de Audrey

    Que legal esta matéria, Celisa!
    Não sou negra (aliás, pareço o gasparzinho de tão branca), mas meninas, acho a pele negra tão linda, mas tão linda…
    É tão lisinha – agora que li, entendi o porque de serem tão lisinhas. Isso sem contar os dentes das pessoas negras, que são os mais lindos que já vi!
    Meninas, vcs estão de parabéns! 🙂

    1. Avatar de Gabriela

      Poxa que bacana, vc nem é negra e ainda se interessa em ler, legal a sua atitude.

  14. Avatar de Maria Eduarda

    Ola meninas!

    Celisa, que maravilha este post…

    Obrigada, estava precisando de falar da minha (nossa)pele negra.

    Vc é um amor mesmo…

    Deus a proteja..

    Bja!!!

    1. Avatar de Maria Eduarda

      Erro de digitação…

      É Bjos…Hehehe.

  15. Avatar de Sheila

    Oba!!! Amei, todos dizem que não aparento a pele que tenho, além de ser boa eu ainda cuido bastante, uso protetor solar todos os dias, uso FPS15. O que me incomoda um pouco realmente são as manchinhas, mas estou fazendo tratamento com hidroquinona, vamos ver se vai melhorar.

  16. Avatar de Jéssica

    Olá meninas, não sou negra, mas acho lindo a pele negra, que maquiagens bonitas…
    Vcs devem aproveitar as vantagens desse tipo de pele que dificilmente envelhece…
    bjos meninas

  17. Avatar de Rê

    Parabéns pelo post, essa pele é linda mesmo, e as maquiagens divinas, valeu!!!

  18. Avatar de Mariah

    Engraçado, o post diz para ter cuidado com batons em tons de rosa e laranja claros, já vi vários tutoriais de maquiagem , dizendo que essas cores caem super bem para peles morena e negra. Inclusive a atriz Taís Araujo numa novela que não me lembro bem o nome agora, usava bastante baton em tons de rosa claro e ficava super lindo!!!!!!!!!!

  19. Avatar de Luzinete

    Adorei o post, sou negra e tenho muitas duvidas na hora de comprar produtos para pele e maquiagem, algumas dessas duvidas sumiram ao ler o post, estou no aguardo do artigo sobre manchas escuras na pele negra pois sofro desse mal …bjs e continue nos ajudando

  20. Avatar de Luci

    meninas esta maquiagem lilás está DEMAIIIIS! muito beautiful! perfeito nesse tom de pele. arrasou;) se pudesse passa a marca, celisa, seria ótimo.

    bjs

  21. Avatar de Nathália

    Obrigada pelo post! Já aprendi algumas coisinhas…
    tEnho problemas com melasma na pele, é bem chatinho de lidar com isso,mas gosto da minha pele, cuido bem.

  22. Avatar de Beatriz

    Já curtia seu site de montão… agora então AMO

  23. Avatar de Fernanda

    Amei o post,obrigada …tenho muita dificuldade em mudar maquiagens.
    Melasma entao,nao pode vacilar um so dia que ele ja resurge.
    creio que a pele negra mesmo, sofre menos que a pele moreno dourado,essa entao meu Deus.So a pele do corpo é bonita e facil tratar, do rosto é terrivel.
    como é dificil tratar…´e eterno os cuidados.
    sou refem creme clareador dia e noite,protetor solar,mascaras caseiras.
    Fora que nao fabricam produtos especificos para nos, e sim para brancos ou negros.
    Celisa,parabens
    Grande Beijo
    Fer

  24. Avatar de Ramires

    adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Avatar de Ramires

    eu tenho a pele morena e estava precisado dessas dicas.
    amei
    bjs!!!!!!!!!!!

  26. Avatar de Rosália

    A minha pele é bastante oleosa e como amo maquiagem sofro com isso, como foi dito oleosidade e maquiagem não combinam.
    Gostei da dica de usar primer, vou experimentar, valeuuu

  27. Avatar de Suzette

    Gostei muito do artigo, mas vc poderia passar mais dicas para melhorar a oleosidade da pele negra, a minha tem muito brilho.

  28. Avatar de Ana Cláudia

    Adorei a materia, espero que em breve você faça uma materia referente a corte e penteados para cabelos afros.Beijos.

  29. Avatar de Ariane

    Sou morena, acho que as regras valem para mim tb, adorei as dicas de maquiagem 🙂

  30. Avatar de Anne

    Essas negras estão lindas, mas infelizmente a realidade do Brasil não é assim. Vc deveria ter colocado umas negras bem feias, pois essa é a realidade

    1. Avatar de Gabriela

      Minha nossa deixa a celisa fazer do jeito dela, o que é bonito tem que ser mostrado.

    2. Avatar de Polly

      Anne,querida,não sei que mundo vive ou sem não gosta mesmo da cor.
      Vejo negras belíssimas em toda parte,e olha que viajo o país inteiro, se vê gente feia de todas as cores,o q pega é o preconceito msm, é a ideia que a mídia passa que negro é feio,é so observa e ter noção verdadeira de beleza,a vdd é que vivemos num país cheio de racismo embutido,gente q quer disfarçar o racismo com frases do tipo :”negro aqui no Br não é bonito”.kkkkkk Tenho pena de pessoas q possuem essa mentalidade. e espero que seja inteligente pelo menos pra extrair coisas positiva do meu comentário,mas realmente não acredito nisso.

  31. Avatar de Paty

    Gostei muito do artigo.

  32. Avatar de Vera

    Huuuuum a minha pele do rosto é horrível cheia de manchas, já usei muitos produtos e nada. Alguém tem alguma receita caseira para tirar manchas do rosto de pele negra?

  33. Avatar de Anelise Harb C.k.

    Olá Celisa! Como sempre parabenizo teu site.
    Comentando sobre oleosidade e esfoliação tanto em pele branca como negra,indico uma nova linha de produtos da Ostrich Cold Cream.
    Trata-se de esfoliantes naturais produzidos com microesferas de casca do ovo de avestruz revestidos com vitamina A que removem as células mortas da superfície cutânea.
    Categoria de cosméticos inovadora que limpa,condiciona e trata a pele.
    Precisando de informação,envie por email.
    Felicidades para vocês!!
    Farmacêutica Anelise Harb C.K.
    contato@dermoharb.com

  34. Avatar de Ana Pimentel Da Silva

    oi celisa,que post hem!!!!!!!!espetacular tambem estou na torcida por receitas p/ clareamento de virilhas e axilas.Quanto a opiniao da Anne,acho que ela esta enganada,pois temos negras lindissimas,e,outro detalhe,nao existe ninguem horroroso(a).Basta saber amar muito a si mesma e se cuidar direitinho,temos produtos muito bons.Eu tenho sessenta e dois anos,pele amarelada e com melasma na testa,nariz e bochechas,mas uso filtro solar tinto um pouquinho de base,rimel nos cilios,gloss,que adoro,cuido do meu cabelo e me acho linda.só nao curto praia,senão meu rosto escurece muito.sou feliz,graças a DEUS.
    bjs e muito obrigada.
    felicidades.

  35. Avatar de Romênia

    Parabéns pelo post, maravilhoso.

  36. Avatar de Lorene

    Amei o post! Parabéns!
    Minha pele é muuuito oleosa, e eu ainda assim uso base em bastão. Agora vou mudar pro pó, valeu a dica! Também tô na torcida pelas dicas de clareamento para virilha e axilas!

    Quero só parabenizar o comentário da “Polly” e da “Ana Pimentel”. Concordo PLENAMENTE com as duas. Essa Anne foi infeliz no comentário dela (eu, sinceramente teria vergonha de postar aquilo). Sou morena e black power, sei exatamente o tipinho desse pessoal racista. Temos negras lindíssimas, e “a beleza está nos olhos de quem vê”!

    Super beijo!

  37. Avatar de Thatiana Lima

    amei as dicas,tenho um pouco de dificuldades em encontrar maquiagem para o meu tom de pele mas com essas dicas ficou muito mais facil

  38. Avatar de Rosi

    Parabéns. essas dicas de maquiagem foram ótimas.

  39. Avatar de Mayra Franco

    Eu adorei, as vezes e dificil ver materia para pele morena e negra, a minha e bem oleosa e fico perdida na hora de comprar maquiagem.

  40. Avatar de Fátima

    Adorei a abordagem sobre o tratamento para pele negra.

    Gostaria de sugerir que fossem indicados linhas e nomes de produtos de maquiagem
    para pele negra.

    obrigada.

  41. Avatar de Rarishina Martins

    Parabéns pelas dicas, estavamos precisando mesmo,um forte abraço.

  42. Avatar de Mirlene

    amei, esse post, tem dia que nao sei que cor de sombra combina comigo, pois sempre uso maquiagem, é bm saber disso tud

  43. Avatar de Roseny S Evangelista

    adorei seu post, mas de maquiagem não entendo nada ,
    ate porque sou alegica a maquiagem.

  44. Avatar de Mirthes

    Olá,

    Gente … por favor me ajudem…
    minha pele é negra e começou a ficar mista.

    Agora minha pele possui umas “bolinhas”….li em algum lugar que são bolinhas de gordura…

    mas afinal, se alguém souber o que é por favor me ajude, quero acabar com essas bolinhas e voltar a ficar com a pele lisinha (fiz 18 anos).

    Desde já agradeço.

  45. Avatar de Luci

    UFA!!! Até que enfim… Parabéns pela matéria, está ótima , sempre é tempo de aprender mais.Tenho pele boa aos 57 anos, gosto de me maquiar. Mesmo em casa faço uma levezinha.Enfim eu sou muito bonita, viu ANNE, mesmo sendo NEGRA.!!Eu e Quase todo mundo gostamos muuuito disso. Beijos Celise.

  46. Avatar de Jussara

    amei as dicas, pode ter certeza irei capricha. parabens

  47. Avatar de Flor De Lotus

    Querida Celisa, parabens!!!!!
    Vc foi mto feliz na escolha desta matéria. E nós, mulheres negras, mais ainda por encontrar uma pessoinha maravilhosa e inteligente como vc para nos orientar.
    Gostaria de te pedir que, tão logo possa, coloque para nós, sugestões de cremes de limpeza, esfoliante, não-oleoso, etc (marcas).
    Obrigada por tudo e um gde beijo.

  48. Avatar de Terezinha Silva Da Cruz

    Ola adrei as dicas para pele negras, eu sou negra eu me amo de paixão,tenho 61 anos aparento bbem menos , as pessoas não acreditam que eu tenho essa idade, eu sou linda, eu acho é omeu marido tambem, morre de ciumes de mim , eu digo para essa Anne para ela se gosta mais dela , é eu sou casada com um homem branco há 38 anos, vivemos muito bem tem algunhas briginhas de vez enquando faz parte , tenho um lindo filho um netinho para alegrar mais ainda , as nossas vida, olha meninas não me leve a mal por dzer ser casada com um branco não sou racista , adoro todas as cores, olha Anne ele desistiu de um loira para ficar com uma negra, nada contra as loiras porque tem pessoas que como você jamais acha que um branco pode se interessar por uma negra, sou uma negra de bem com a vida graçsa a Deus.

  49. Avatar de Fernanda

    Tenho problema com manchas escuras na pele, o que me ajudou foi o renew vita C. Vitamina C clareia a pele. Também faço duas vezes na semana máscara de argila verde que cicatriza espinhas e clareia e faço esfoliação em casa no rosto e no corpo. Passo sabonete para pele oleosa e acneica da neutrogena e esfolio delicadamente com fubá. Minha pele fica fininha.

    Bjs e sou super fã do livro e do site.

  50. Avatar de Patricia

    MINHA PELE E MEIO Manchada como posso fazer pra mudar isso qual a maquiagem q posso usar

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva