Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados com a Pele Oleosa

Olá queridas, as dicas de hoje são de um leitor muito participativo, o Fernando. Elas surgiram a partir de um comentário que ele fez no blog e resolvi transformar em um post, pois as dicas são muito preciosas. Ele explicou de forma detalhada o que ele usa no dia-a-dia, o que pode ajudar muito quem tem pele oleosa.

Publicidade

Resenha enviada por Fernando Goober

Ácido

Cuidados com a pele Oleosa

A pele oleosa tende a ser mais grossa, por isso é até resistente e demora para ter mais rugas ou linhas de expressão. Porém, tais marcas costumam ser mais profundas… então, o cuidado deve ser o mesmo na prevenção, até mais do que em outros tipos de pele. O ácido vai melhorar e muito a questão dos cravos. Com o tempo, a pele vai ganhando uma textura melhor, mais fina, e os poros ficam menos evidenciados, porque  o ácido faz uma leve esfoliação… aqueles poros "sujos" (pontos pretos) somem!! É importante ir a um dermatologista para indicar uma porcentagem ideal para cada tipo de pele.

Sabonete

Cuidados com a pele Oleosa

Use um sabonete especifico para a sua pele: Salder S, Dermotivin, Effaclar… são a base de ácido salicílico, melhoram o aspecto da pele e também limpam o excesso de óleo. Mas use somente 2 ou 3 vezes por dia. Nunca limpe mais do que isso e dê um tempo grande na limpeza! Quanto mais você esfregar ou lavar, a pele vai "se defender" produzindo mais óleo!!!

Esfoliante

Cuidados com a pele Oleosa

 Um esfoliante nota 10 que eu amo: Ionax Scrub. Esse esfoliante é o mais forte que eu já usei. Ele é quase um peeling de cristal!!  Deixa a pele lisinha, sem cravos. Não siga a recomendação da bula de usá-lo como sabonete diário!! Use apenas 2 ou 3 vezes na semana, de noite; ele dura mais. É indicado para peles oleosas e com acne. Dessa forma, pode ser usado até em uma pele mista ou normal. Faça uso noturno substituindo o sabonete e loção tônica. Depois, só ácido.

Loção de Limpeza

Cuidados com a pele Oleosa

 Muitos dermatologistas não recomendam loção tônica ou de limpeza; acham que é bobagem. Mas eu sempre usei para limpeza noturna.

Pela manhã, ao acordar, sua pele está descansada, sem sujeira:  tem somente aquela produção de óleo e o ácido ou creme que você  usou. Por isso, use um sabonete e pronto.

De noite, sim: a limpeza pede um cuidado reforçado devido a poluição diária, sujeira, excesso de óleo e acúmulo de filtro solar — que devido ao fixador, não sai tão facilmente com uma lavagem quanto um hidratante. Daí, repita a limpeza com o sabonete, podendo complementar com uma loção de limpeza ou tônica.

Mesmo usando sabonete e bastante água, quando passo o algodão com o tônico, noto que ainda tem sujeira, por isso recomendo!! Atualmente eu uso a loção esfoliante da Clinique (seria a nº 4, mas eu uso a versão masculina) que deixa a pele limpa, renovada e purificada, pronta para qualquer tratamento.

Ela leva álcool cosmético que não irrita nem resseca a pele, além de salicílico e hammamelis, tendo assim ação adstringente. Os poros ficam limpinhos. O recomendado é usar 2 vezes por dia (eu faço uso apenas na limpeza noturna).

Por muito tempo usei o Tônico Adstringente Hydra-Matt, L’oréal. Era uma forma econômica e eficiente de complementar a limpeza da pele: deixa refrescante e pronta para receber outros cuidados. Depois passei a usar o tônica Pure Zone e Neutrogena.

Espinhas

Cuidados com a pele Oleosa

 Contra as espinhas, eu uso Clinagel. Foi um achado!!!! Sempre fui usuários daqueles bastões cicatrizantes ou géis com ácido salicílico. Nada resolvia. Esse gel  não só trata como combate a proliferação de fungos que geram as espinhas, principalmente para a pele masculina que acaba se contaminando com o uso de aparelhos de barbear e gera Foliculite. É um gel de Clindamicina, bem aquoso, seca rápido, não tem cheiro. Quando surge uma espinha, eu aplico após o ácido e pela manhã após o filtro. Simplesmente a espinha desaparece! Uso na área da barba (até quando sem espinhas), para evitar contaminação, principalmente no queixo.

As minhas espinhas são mutantes: eu vejo meu rosto pela manhã e pele está limpa; quando observo à tarde, uma espinha já nasceu e cresceu… é quase um Alien, o 8 passageiro. 🙂

Protetor Solar

Cuidados com a pele Oleosa

Eu ando muito desacreditado nessas “promessas” de filtro solar para pele oleosa que dá efeito matte!! Já usei de todos e o menos pior é o Roc Minesol OC 30. E eu uso filtro solar há 18 anos — em uma época que os bloqueadores solares pareciam Hipoglós!!

O maior problema é que as grandes empresas não fornecem amostras para consumidores… elas alegam que só os dermatologistas podem solicitar, mas nem sempre os dermatologistas têm. Pagar no mínimo 50/60 reais para usar um produto que depois vai jogar na gaveta é inviável!! Principalmente que são filtros específicos para o rosto e eu não gosto de usar no corpo! Estou tentando conseguir amostras da nova linha Sec da Episol. Adoro ler as resenhas, mas só vou aprovar se usar mesmo na minha pele… rs… Por exemplo, já vi resenha dizendo que Episol gel é o “must”, mas acho um inferno para pele oleosa, e é o mais criticado por consumidores que tem pele mista/ oleosa!

Resolvi testar — porque está mais em conta — o Loreal UV Perfect 30, pele mista e oleosa que promete efeito matte. Funcionou?? Na minha pele não! A pele brilha e preciso passar lenço para tirar. Na 2º aplicação o filtro esfarela nos cantos… na 3º aplicação, nem fale… eu não posso lavar o rosto cada vez que for reaplicar o filtro, senão dá efeito rebote na oleosidade! Mas ainda tenho fé que em um futuro não muito distante surgirá o filtro perfeito!

Agora estou usando o Ada Tina Matte. Gostei da textura dele, espalha bem (ao toque, o Minesol parece pouca coisa mais seco). Porém, logo que você termina de passar, a pele fica com um leve brilho que depois some.

Eu sempre avalio um bom filtro solar para peles oleosas da seguinte forma: se a minha pele leva, após a higienização, 1 hora para começar a produzir óleo, o filtro deve no mínimo respeitar isso: se a pele ficar oleosa antes disso, já não gosto. Até agora, 1 hora depois, minha pele não está brilhosa. E o aspecto da pele fica mais aveludada.  Eu estou gostando muito… o brilho que surge umas três horas depois é facilmente controlado com papel toalha. Mas em 4 dias de uso, já surgiram 3 espinhas. As espinhas que surgiram foram bem superficiais, nada que meu Clinagel não detone com uma aplicação.

Manchas de Acne

 Há manchas de acne? Experimente o Clareador Leucodin, à base de Mequinol, um derivado da hidroquinona. O Mequinol não apresenta efeitos colaterais. Uso no período de outono/inverno, sempre após o ácido, já que ele conjuga muito bem. Deixa a pele muito bonita.

O ponto negativo dele é a consistência de pomada. Mas não é difícil de espalhar e não agrava a oleosidade ou minhas espinhas. Outro ponto negativo: cheiro!! Forte demais, lembra remédio: nunca use para sair de casa. Aliás, indico mais para solteiros, porque passar aquilo na cara e for para cama com o marido/namorado não será muito agradável para ele… 🙂

Nota: a pele arde um bocado e fica avermelhada quando você aplica, mas isso passa 20 minutos depois, outro motivo para não sair de casa com ele. Acredite: uso há 3 anos e toda vez que eu passo, é a mesma coisa. Sem o ácido não sei se isso ocorre.

Espero ter ajudado.

1.042 comentários para “Cuidados com a Pele Oleosa”

  1. Avatar de Marcia Cavalheiro

    Nando,
    Seguindo suas dicas comecei usar o vitanol 0,5, em dezembro, foi ótimo, no começo ardeu, ficou vermelho, desde a segunda semana vi resultado, diminuiu as linhas, os poros.
    Só que agora mudou os efeitos colaterais, no começo era diferente do que sinto agora, antes ficava vermeho, escamava, as vezes bolinha com coceira, usava todo dia.

    Recentemente estou sentindo uma certa intolerância, passsei usar em dias alternados e mesmo assim a pele reage com se tivesse sido queimada, n escama mais, a coceira aumentou e demora uns dois dias para sumir toda esta irritação. Desejo saber com você se insisto pois isso seria normal ou mudo?

    Como gostei muito de usar este ácido, minha intençao era aumentar no inverno e não parar de usar. Ou poderia usar outro ácido ?
    Agradeço sempre sua atenção
    bjss

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Márcia,

      Vc passa uma quantidade mt grande? Pq ácido nao é como um hidratante, tem que aplicar uma pequena quantidade e espalhar mt bem. Sugiro procurar seu dermato para ele avaliar essa intolerância, pq pelo tempo de uso, era para a sua pele se acostumar. Essa porcentagem é boa, se continuar, tente uma menor, a 0,025%. Eu comecei usando 0,025% e só depois de 6 meses passei a usar 0,5%. E mantive assim por um ano até aumentar. Minha pele foi se adaptando progressivamente e não tenho mais intolerância.

      Vc pode reduzir para a sua pele se acostumar aos poucos, depois vc volta a usar 0,5%. Pode usar o adapaleno e ve se a reação será a msm. Eu hoje conjugo tretinoina 0,1% – q e a concentração mais forte para uso doméstico – com adapaleno 1%.

      Você pode conjugar tbm com outro ácido mais leve no inverno: glicólico, azelaico, vit C…

      Bjs

      1. Avatar de Débora Iassanori Bandeira

        Olá Fernando, tudo bem?!
        Parabéns pelas dicas preciosas.
        Vc poderia dizer qual é a vitamina C que vc usa?

        Ah Celisa, parabéns pelo site.
        Bom final de semana.
        Beijo.

        1. Avatar de Fernando Goober

          Oi Débora, tudo bem e vc?

          Eu estou usando o Hidracid C20 no contorno dos olhos, com 20% de vit C concentrada e o CE Ferulic, com 15% de vita C pura, na face.

          Obrigado e bom final de semana p vc tbm!!

          Bj

          1. Avatar de Natiane

            Fernando, estou usando vitamina C e Epiduo (Adapaleno + Peróxido de benzoíla) à noite, mas alterno os dois, pq não sei qual usar primeiro (ou se pode os dois na mesma noite). Pela sua experiência com isso, como vc usaria? Os dois, ou altenadamente como eu faço? Muito obrigada, você não sabe como ajuda a gente a se cuidar melhor! Bj

  2. Avatar de Rodrigo

    Olá Nando,tudo bem?!
    Parabéns pela iniciativa.Isso ajuda muitas pessoas que pode não ter condições ou tempo de ir à um demarto.

    Eu tenho a pela super olesosa.Tenho usado há um tempo o sabonete em barras da Normaderm Vichy,acho ele muito bom e é super leve.
    Comprei na semana passada o Effaclar,mas,achei que ele deixou minha pele com aquela sensação de ressecamento e como eu tenho algumas marcas e cicatrizes de acne elas ficaram mais acentuadas.
    Qual você me recomendaria?!
    E outra,tenho uns cravos monstros também.Li sobre o Ionax Scrub e realmente parece ser excelente.
    Eu preciso combinar o Ionax com algum outro produto para derrubar os cravos ou é só usa-lo durante o banho,a noite?!
    E você sabe se existe algo que disfarce,nem que seja um pouco,as cicatrizes e marcas da acne?!

    Desde já eu agradeço Nando.
    Um grande abraço e fique com Deus!!!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Olá Rodrigo, tudo bem?

      Obrigado!!!

      A pele oleosa requer alguns cuidados específicos como limpeza e renovação para, assim, manter a pele livre dos incômodos como cravos, espinhas, poros sujos, dilatados.

      Meus cuidados atuais mudaram um pouco com relação ao texto postado em Dezembro.

      Eu uso também o sabonete em barra da Normaderm. Estou muito satisfeito. Ele limpa muito bem, deixa a pele seca por mais tempo e não resseca ou repuxa. E aplico a loção tônica da mesma marca. No início, não achei ela tão eficiente em termos de matificação como a loção esfoliante da Clinique, mas notei uma melhora na pele: mais clara, iluminada, limpa. A linha Normaderm é um tratamento e com o tempo você percebe melhor os resultados. se fosse você, manteria só o sabonete Normaderm. Você não é o primeiro a reclamar do ressecamento do Effaclar.

      Para melhorar os cravos, além da limpeza diária, eu consegui eliminar todos com o uso diário de ácido noturno e esfoliante. O ácido ajuda a renovar a pele, a soltar esses cravos; o esfoliante ajuda a “varrer” todo esse lixo que o ácido renovou. Mas é um cuidado diário e demorado. Mas eu nunca precisei fazer limpeza de pele ou peeling para conseguir o resultado que eu tenho hoje.

      O Ionax eu só uso á noite, duas evzes na semana.. na verdade, a cada 4 dias. Ele deixa a pele mais sedosa, limpa e não resseca. Eu prefiro umedecer o rosto, esfoliar bem a pele com ele e retirar tudo durante o banho, pois ele é bem denso, sempre fica um pouco de grânulo no rosto. Você pode depois aplicar uma loção tônica para normalizar o Ph da sua pele e aplicar um ácido.

      Eu leio comentários de pessoas adeptas de limpezas de pele mensais e comentam que os cravos retornam… eu com esses cuidados nunca mais tive.

      Atualmente conjugo os ácidos tretinoína 1% com adapaleno 1%.

      Estou testando o novo produto da linha Normader, o Tri-Activ. Ele promete melhorar a hidratação da pele; como tem três ativos renovadores e esfoliantes como o ácido salicílico, o Lha e o ácido glicóclio, tbm melhora o aspecto de imperfeições causadas pela acne e melhorar a matificação. Eu aplico pela manhã, antes do protetor solar, e à noite, quando uso adapaleno.

      “Disfarce” só com corretivos ou os chamados “camufladores” como covermark. São bastões ou cremes com tonalidades diferentes. O tom verde é indicado para marcas de espinhas, pois ele esconde as imperfeições vermelhas. Mas por cima de teria que aplicar algum tipo de pó para harmonizar o aspecto geral. É uma dica melhor para usar numa festa, numa balada…

      O certo é você minimizar essas cicatrizes, mas dependendo do tipo, os resultados são melhores com intervenção profissional, como peeling químico, laser. Teria que avaliar com um profissional. Alguns pacientes comentam que ficam decepcionados com os resultados, mas isso depende mt do diagnóstico e diálogo com o profissional. Ele tem que ser bem claro e não prometer milagres de acordo com a análise dele.

      Há tbm o uso da vitamina A oral, como o roacutan, mas é um tratamento mais longo, às vezes traumático, mas que só avaliando para saber melhor os resultados.

      Abraços e qualquer dúvida, poste aqui!

      Boa páscoa.

  3. Avatar de Rodrigo

    Muito obrigado pela resposta,Fernando!!!

    Eu também sinto o mesmo em relação ao sabonete da Normaderm.No começo achava ele meio “normal” pelo preço,mas,depois de testar outras marcas percebi que ele é maravilhoso.

    Em relação ao processo do ácido,esfoliante e o Ionax Scrub,como eu deveria ordena-los?
    Vou fazer uma fusão entre os três ou não tem nada a ver?
    O Ionax vi que devo usar a cada 2 ou 3 dias.Esse processo eu entendi.Gostaria só de entender a parte do ácido e esfoliante,por gentileza.
    Onde devo compra-los,marca (fabricante) que devo procurar e como aplica-los no rosto,se seria com algum acessório ou os dedos mesmo.

    Desculpe tantas perguntas Fernando,mas é melhor tirar as dúvidas com quem já sabe como funciona para eu não fazer besteiras aqui…rs

    Eu tenho o esfoliante da Normaderm,mas,não gostei muito dele ou não usei o tempo certo para surtir algum efeito.

    Um grande abraço Fernando e mais uma vez,obrigado!!!!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Rodrigo,

      Eu já usei vários sabonetes, mas eu gosto muito do Normaderm.. eu prefiro sabonetes em barra, mão gosto mt de líquido ou gel.. já é costume.. e de todos no mercado voltados para peles oleosas, este é oq eu mais gostei pelos motivos que descrevi.

      Só uma coisa: esfoliante = Ionax. Eu só uso o Ionax como esfoliante. É o meu preferido e não troco. Já usei outros, já apliquei o Normaderm.. não é a msm coisa. O Ionax é mais abrasivo.. deixa a pele mais lisa, renovada. O mais próximo dele só o Theracne.

      O ácido vc aplica à noite, antes de dormir. Todos os dias. Retinha pela manhã e deve suar um protetor solar.

      O esfoliante faz parte da limpeza. Eu faço esfoliação duas vezes na semana e prefiro na limpeza noturna. Então, neste dia eu não lavo com o Normaderm, apenas uso o Ionax. Eu tm não aplico a loção tônica, mas pode aplicar se quiser após a esfoliação.

      Então fica: esfoliação + acido.

      A esfoliação você umedece o rosto e aplica pequenas camadas do gel abrasivo. Vc faz massagens com os dedos para que os grânulos retirem as células mortas, dando preferência ao nariz queixo testa.. áreas de maior oleosidade. A ple imediatamente fica avermelhada por causa dessa massagem.. como num peeling dr cristal. Mas sm exagerar ou forçar mt essa massagem. Depois, aconselho a retirar tudo debaixo do chuveiro.

      A pele fica limpa e renovada para receber outros cosméticos, como é o caso do ácido.

      O ácido vc aplica pequenas gotas (ervilhas) em cada parte do rosto, muito pouco mesmo e depois espalha. Mas o ácido é vendido com receita médica. Um profissional tem que avaliar sua pele para indicar a % correta. Pois ele tem alguns efeitos colaterais em peles menos resistentes ou sensíveis: vermelhidão, descamação, ressecamento, irritação.. são coias que podem ocorrer nas primeiras semanas de uso até sua pele s acostumar.

      O Ionax vendem em qualquer farmácia. O ácido pode ser formulado em Farmácias de Manipulação ou comprado as versões industriais, como vitacid, differin.. tem vários tipos e marcas.

      Um grande abraço p vc!!!

  4. Avatar de Rodrigo

    Obrigado Fernando!!!

    Por enquanto vou comprar o Ionax.Ele dá uma boa diferença sem conjugar com o ácido?

    E só mais uma dúvida Fernando (desculpe mais uma vez perguntar),o que você usa no cabelo para modelar?!
    Pergunto porque qdo eu uso algo (creme de pentear ou gel) meu rosto começa a ficar mega oleoso depois de algumas horas,então,parei de usar,mas morro de vontade de usar.
    Você teria alguma dica de algum produto que não aumentasse a oleosidade do rosto?!

    Um grande abraço!!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      OI,

      O Ionax é ótimo.. no primeiro dia de uso vc já vai gastar da diferença.. limpa e deixa a pele mt macia.

      Meu cabelo é bem curto… dai não tenho problema de passar a oleosidade dele para a minha pele.. na época que ele estava grande e caia na testa, isso era mais complicado.. pq eu não podia abusar mt de cremes e tinha que tomar cuidado com a limpeza dele. Senão, dava bolinhas na testa.

      Hoje, por exemplo, eu durmo com creme noturno da Pantene. Durante o dia aplico um umidificador.. e quando quero deixá-lo mais modelado para uma festa, aplico cera msm. Mas como ele e curto, é mais para deixá-lo em pé, arrepiado. Evito mt passar produtos próximo a raiz.. mas nas pontas onde ele é ressecado.

      Cara, tudo que eu uso no rosto eu verifico se ele vai piorar a minha oleosidade. Eu faço assim: se a minha pele após a limpeza leva uma ou duas horas para começar a produzir óleo, qualquer produto de beleza tem que no mínimo respeitar isso. Se eu aplicar um protetor e a minha pele começar a brilhar 10 minutos depois, já descarto!! Mesmo que o produto não melhora isso, ele NÂO pode piorar. É regra.

      E basicamente meus cuidados são: limpeza com sabonete Normaderm + Protetor Solar Ada Tina Matte 50. Este não piora a oleosidade, ajuda a manter a pele mais seca, embora eu não ache o efeito matificante 100% – mas isso para a minha pele é só um sonho..rs. essa semana deve chegar um protetor solar japonês. Comprei ele após muitos relatos que os produtos japoneses são mega matificantes e este lidera o ranking… rs.. deixando a pele seca que o povo usa até como primer.

      Também comecei a usar o Tri Activ da Normaderm… bom, no quesito melhora na oleosidade eu não vi diferença, nos primeiros dias eu senti até que a minha pele piorou, agora já normalizou, mas melhora msm na matificação isso não ocorreu até agora.

      Durante à noite, depois da limepza – onde incluo além dos abonete, a loção tônica ou conjugo com Ionax – só aplico gel ácido e mais nada. Tirando uma vit C no contorno do olhar.

      Então, tudo que eu uso hoje não piora a minha oleosidade.. alguns até dão uma ajudinha na matificação… mas nada surpreendente.

      Tem que manter a pele limpa, mas sem exagerar.. no máximo lave duas vezes por dia.. e durante o dia, use lenços ou papel toalha que absorva esse óleo.

      Não apele para receitas caseiras tentando secar a sua pele, pois ela pode criar aplicar vermelhas de ressecamento e depois reagir com mais óleo. Lembre-se: a oleosidade natural acaba servindo de lubrificante e hidratante, mantendo a pele com mais resistência e até mais jovem. A pele seca é mais fina e propensa a rugas precoces.

      Protetor solar use o Ada Tina ou Minesol… esses são os que eu notei menos oleosidade na pele durante o uso.

      Nem te indico um produto tipo hidratante ou matificante pq nenhum dos que eu usei deu certo comigo.. embora tenha uma lista de outros para usar.

      Abraços.

  5. Avatar de Rodrigo

    Muito obrigado mesmo,Fernando,pelas dicas preciosas!!!
    Li várias vezes para não ter erro de eu fazer errado…rs

    Em relação a linha normaderm,com exceção dos sabonetes,em barra e em gel e o tônico,o restante deixava minha pele com aspecto gorduroso,principalmente o hidratante.

    Já testei muito produtos,mas a Normaderm eu me adaptei melhor.
    E para quem quer ótimos preços,a Drogaria São Paulo vende esses sabonetes num preço excelente,a diferença chega a ser brutal em relação a maioria.

    Quase comprei uns produtos da Clinique,mas,fiquei meio na dúvida pelo baita preço dele.Você já usou Fernando?!

    Abraços!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Rodrigo!!!

      Da Clinique só usei a loção esfoliante que é maravilhosa!!! São várias versões.. mas o valor dele é igual da loção Normaderm e similares.

      Abraços e obrigado!

  6. Avatar de Danielle

    Olá Fernando, gostaria de saber o que vc acha da linha vichy normaderm?Ajuda na pele oleosa

    1. Avatar de Fernando Goober

      Olá…

      Em alguns comentários mais atuais eu falo que estou usando e adorando!! Não troco os sabonete em barra por nada…. limpa muito bem e não resseca. Também estou usando a loção tônica. Eu gostava mais do resultado imediato da loção esfoliante da Clinique, mas o Normaderm trata da pele e dá um resultado final mt bonito.

      Agora estou usando o hidratante Tri activ. Não achei aquela promessa todo.. no inicio até me estressou, pois não tenho gosto de passar hidratante na minha pele mega oleosa.. ele brigava com meu protetor e além de não matificar, ainda deixava mais brilhosa. Agora está até melhor… mas ainda não acho uma aquisição tão necessária.

      Bjs

  7. Avatar de Márcio

    Oi Nando,
    Estou alternando clindoxyl com adapaleno 0,1 %; passei a usar o sabonete Effaclar, pois usava Dermotivin e ele sempre deixava um brilho esquisito.
    A dúvida agora é com as manchas.
    Você já usou Hidroquinona? Vi que usou um derivado.
    Será que da pra ser conjugada com clindoxyl ou com o ácido?
    E parei de usar o Ionax, apesar de tirar os cravos, ele abriu muito os poros.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Márcio

      Já usei a hidroquinona, junto com tretinoina e o mequinol. Com ácido vc pode suar sim, pq há fórmulas que usam ácido + hidroquinona. Aliás, o efeito da hidroquinona funciona até melhor junto de um ácido.

      Que coisa.. abriu seus poros.. mas vc esfoliava demais.. eu nunca usei o clindoxyl… mas uso a clindamicina, um dos pricipio dele.. parece que esse que vc usa tem álcool e pode ressecar a pele. Se a pele fica mt ressecada, esfoliar só ua vez na semana. A pele se fica mt ressecada pode dar essa aparência de poros exaltados..

      Abraços.

  8. Avatar de  Andrea 

    Oi Nando e pessoal!! preciso de uma indicação…
    Minha pele é oleosa e sempre tem uma ou outra espinha, às vezes várias!! mas no inverno quando passo maquiagem fica com uma aparência de ressecada… como uso protetor solar durante o dia, queria uma indicação de hidratante para usar à noite… e outra coisa, tenho 26 anos mas percebo umas linhas de expressão na testa q estão me incomodando.. será q já é hora de usar cremes específicos? o que sugerem??

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Andrea,

      Você já usou base com hidratante.. tem algumas marcas quem usam. Hidratante eu não gosto.. estou suando o Tri Acti da Normaderm… ele hidrata, mas não sinto matificação. De repente na sua pele fica melhor. E tem outro hidratante da Linha Normaderm tbm.

      Linhas na testa é sempre chato.. pq elas surgem devido a mímica facial, mas você pode usar ácidos p atenuar e prevenir.. não há idade certa para usá-los. É a única cosia que eu faço.. mas pode usar tbm produtos com vitamina C que estimula o colágeno tbm.

      Bjs

  9. Avatar de Mila

    Nando, amo suas dicas! Uso o Dermotivin, realmente ótimo, melhora bastante a oleosidade da pele.
    beijos

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Mila, obrigado.

      Hoje eu uso o Normaderm, da Vichy. Muito bom e eficiente.. deixa a pele limpa, seca, mas sem ressecar.

      Bjs

  10. Avatar de Jéssica

    olá fernando
    Amei sua resenha sobre a pele oleosa, descobri esse site ontem e adorei!!
    Sei bem como é ter pele oleosa, trato minha acne há muitos anos desde pomadas a roacutan… Graças a deus elas melhoraram, no entanto o cuidado com a pele ainda é diária e será assim sempre, com boa vontade e investimento $. hehehhehehehehhehehua
    Gostaria de mais informações a respeito de como você usa o clinagel e o leucodin.
    A aplicação é feita sobre o ácido? Porque eu uso ácido e fiquei com medo de manchar a pele com esses produtos combinados… ah vc escreve em algum outro site, blog?
    Obrigada e um ótimo final de semana pra vc!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Jéssica, td bem?

      Eu hoje tenho outros cuidados que vem mantendo a oleosidade mais controlada e ZERO em espinhas: uso o sabonete em barra normaderm – deixa a pele sequinha, limpa, sem ressecar ou repuxar. Até hoje é o melhor que já usei – e a loção tônica da msm marca. Protetor, estou usado o Bioré… perfeito!!! E outros que comprei do Japão – não no mercado nacional se iguala ao poder matificante e seco desses protetores.

      Eu reduzi meu uso com tretinoina: apenas 3 x na semana e intercalo com adapaleno mais leve. Agora devo intercalar com um sérum de Vit C 15% – o CE Ferulic, da SkinCelticals.

      Não tenho usado o Leucodin, mas sempre apliquei após o ácido retinoico. Ele é como o hidroquinona, pode ser conjugado com ácido, até potencializa o efeito. Há fórmula no mercado americano que já tem os dois.

      O Clinagel eu aplico somente na area afetada: quando percebo surgimento de comedões. Se for de manhã, aplico após o protetor…. como é um gel leve, ele seca rápido. À noite, após o ácido. Este tbm é outro que pode ser usado com ácido e tbm há formula que combina os dois.

      Agora ganhei um similar ao Clinagel, o Clindoxil e já estou gostando!!

      E sim, quem tem pele oleosa deve ter um cuidado diário com limpeza, proteção e renovação. Mas sem exageros.. pq é uma pele que pede apenas o necessário… podendo entupir os poros, aumentar a oleosidade ou ressecar se abusarem de limpeza. Não dá para descuidar… mas por outro lado, é uma pele privilegiada pq é mais resistentes às rugas.

      Não tenho nenhum site, apenas tenho textos publicados aqui e sou redator de textos de uma agência de design e web, mas são textos institucionais e encomendados.

      Há uma outra resenha que eu fiz do protetor solar Bioré… como vc tem pele oleosa e faz uso de ácidos, sabe o dilema de proteger a pele com filtro diário e fugir das espinhas ou brilho causado pelo filtro… vale a pena dar uma passadinha tbm.

      Bjs e perfeito final de semana p vc!!!!

  11. Avatar de Márcio

    Nando, o Clindoxyl é muito bom, mas com o tempo passa a não ter mais a mesma eficácia.
    Parece que a pele se acostuma com ele.
    Vou pedir pra o meu dermato receitar clinagel, que você já usou para ver o resultado.
    Aquele lance de poros dilatados melhorei com o uso do sabonete Effaclar e o Effaclar K para imperfeições de acne.
    Ele limpa e melhora a aparencia dos poros. Deixei mesmo o Ionax, ele é muito agressivo com a pele. Tem que saber usar! Agora estou a procura de um esfoliante mais suave.
    Por enquanto estou usando o Gel de limpeza profunda normaderm da Vichy, ele custa R$ 17,00 e faz milagres. Continuo usando Adapaleno e hidroquinona, aos poucos to me livrando das manchas…
    Abraço.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Márico,

      Ambas as fórmulas tem o princípio clindaminica.. e ele com o tempo perde a eficácia.. por isso só uso em situações pontuais: quando surgem alguma espinha. Faço uso há dois anos do Clinagel e el sempre funcionou p mim por causa disso: posso passar um mês sem usar ou aplicar esporadicamente em pontos diferentes.

      O Ionax é o esfoliante mais forte que eu já usei, e recomendo afzer uso só 2X na semana, dando um intervalo de 3/ 4 dias. E depende mt da massagem que vc faz para ele esfoliar muito ou não. Eu uso há 18 anos e nunca tive problemas. Usar da forma recomendada na bula, todos os dias, eu acho exagero. A pele não ia aguentar…rs.. A minha amiga no inicio não sabia esfolinar direito e irritava a pele.. pq ela pesava a mão… botava demais, esfregava demais.. eua cho a fórmula atual até mais “leve”.. antes era u gel mais grosso.. e eu tinha que amolecer com água.

      Sabonete eu gosto mt do Normaderm.. mas vou receber algo de fora que vou rmudar um pouco… e tbm um sérum da Estée Lauder que promte milagre na pele com relação a refinar e corrigir os poros.. coisa que eu não conisgo com os produtos nacionais. Alias, numa resenha que eu li, comparava o Sérum com o Effaclar K.

      Abraços.

  12. Avatar de Andréa

    Eu não sei o que fazer… eu não gostava de usar maquiagem pq achava que aumentava minhas espinhas.. depois de ler e reler q o q causa acne não é maquiagem mas sim a falta de limpeza adequada da pele, resolvi usar base e pó todos os dias. Mas começaram a surgir big espinhas… minha rotina é: protetor solar e maquiagem de manhã, tiro a maquiagem com shampo jhonson (no banho) antes de dormir uso a loção adstringente da clear&clear (aquele vermelhinho) e hidratante da Mary Kay. Normalmente minha pele é oleosa, mas agora no inverno não está. Mesmo assim as espinhas estão surgindo… será q devo incluir + algum produto na minha rotina? por favor me deem sugestões

    1. Avatar de Nando Goober

      Olha, vc está fazendo tudo certo. A limpeza da maquiagem para evitar de entupir os poros é essencial. Mas tem que ver se a sua pele está dando certo com a linha de maquiagem que você usa.Pq há peles que se vc entupir de produtos: base+po+filtro+outras coisas.. pode dar acne.

      Há protetores fisicos usados como base e pó que vc pode usar como maquiagem. Msm os filtros tonalizadores que já servem como base.

      Quando vc aplica a loção adstringente o algodão sai limpo? Eu para retirar meu filtro que tem uma base similar a uma maquiagem, retiro com demaquilante e depois aplico um sabonete para sair tudo. Uma novidade que eu comprei é u gel de limnpeza que já remove maquiagem impurezas e faz uma limepeza completa com uma única lavagem

      Bjs

      1. Avatar de Andréa Sabino

        Obrigada pela atenção Nando… então, agora estou usando aquele 3 em 1 da Mary Kay (limpa, esfolia, tonifica), ele limpa mesmo, pq fiz o teste usando ele e depois passei o adstringente com o algodão e saiu limpo. Vou fazendo testes até achar o produto ideal… estou pensando em adquirir aquela linha antiacne da Mary Kay, tenho ouvido muitos elogios…

  13. Avatar de Valeria

    oi gente preciso de ajuda, já fui em varios dermatologistas ja usei pomada como benzac, clindoxyl, acnase, mais nada resolveu..
    agora eustou usando um novo chamado epiduo gel, n notei muita melhora, mas vou continuar ate acabar…
    meu problema mesmo é com as manchas que as espinhas deixam, não sei o que fazer, meu rosto tem mais é mancha e as pessoas pensam que são espinhas.
    Estou pensando seriamente em inciar um tratamento com ROACUTAN!!!
    Me indiquem algum creme que tire todas essas manchas do meu rosto por favor!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Valeria.

      Vc ja usou algum tipo de ácido? Pq ele ajuda a remover as manchas, mas leva um certo tempo.. dependendo tbm do tipo de mancha.

      O Roacutan eu acho mt sério.. vc poderia tentar a isotretinoina de forma tópica antes… tem o isotrex. Meu amigo está com o msm problema que vc e está usando.. a pele literalmente está se desfazendo.. e saindo todas as cicatrizes de acne q ele tem.

      Mas vc tem q ir num dermato para ele fazer acompanhamento, depois vc pode fazer a manutenção com ácidos e clareadores mais leves… e sempre suar filtro solar.

      Boa sorte

      Bj

  14. Avatar de Lourene

    Olá, gente alguém aqui já usou bloqueador solar da Adcos?
    E outra, ganhei um ácido chamado Vitacid Plus, alguém já usou?
    Obrigada.
    Beijos
    Lou

  15. Avatar de Layane

    Oie gente.

    Tenho uma duvida enorme, eu to fazendo um tratamento para reduzir a acne e as marcas, meu dermato me receitou Actine sabonete líquido(antes de cada aplicação), Clindoxyl(de manhã), Differin(só que eu uso Adapaleno que é o genérico à noite) e Episol water gel 30(de manhã e à tarde), já faço a uma semana o tratamento e a pele do meu rosto esta descamando.
    Isso é normal?(nas bulas diz que pode ser um possível efeito colateral, mas eu estou receosa de ser algo ruim pq já tive dermatite no rosto e tenho medo que retorne com o uso desses remédios… eles parecem ser muito fortes… )

    Não creio que seja superdosagem, pois eu só passo realmente uma fina camada sobre a pele.

    Obrigada.

    Bjin*

    1. Avatar de Fernanda Oliveira

      Oi Layane!!

      É normal isso acontecer sim! A descamação é pela ação do ácido.
      No meu caso como minha pele é bastante sensivel, meu dermato sempre indica a inserção dos acidos, dia sim e dia não. E ai sua pele vai se acostumando e vc vai gradativamente usando diariamente. Se vc achar que esta descamando muito, pula um dia e passa só no outro.
      Outra dica importante, SEMPRE espere pelo menos 30 minutos depois de lavar o rosto para passar qualquer tipo de acido. Com a pele recem lavada a absorção do acido é maior e acaba causando maior descamação.

      Espero ter ajudado.

      Beijo

  16. Avatar de Layane

    Oi Fernanda!

    Muito obrigada pela informação eu realmente estava com medo…
    To seguindo teu conselho e espero alguns minutos pra poder passar os acido.

    Bjin

  17. Avatar de Renata Rocha

    olá pessoal,

    muito bacana todas as dicas q vcs estão dando aqui, vejo q muitas comentam sobre filtro solar, que não encontraram o perfeito, bem…posso dizer q não tenho mais preocupações quanto a isso, uso um protetor solar de uma farmácia de manipulação, ele é incrível, tem toque seco, bem seco tanto que p/ mim ele funciona como primer, e não solta “pedacinhos brancos” quando usado junto com outros produtos…

  18. Avatar de Daniela

    Ola tenho um rosto oleoso tem espinhas, cravos e manchas me ensinaram. triderm creme e neutrogena protetor solar.Eu ja fui na dermatologista, ela passou 3formúlas mas ñ adiantou o que devo fazer?

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Mas quais foram as fórmulas?

      Já li comentários que o triderm creme piora a oleosidade.. vc faz algum tratamento para cuidar dessas espinhas.. pq o triderm ajuda nas manchas…

      Quanto tempo vc fez uso das fórmulas.

  19. Avatar de Renata Rocha

    ola pessoal, alguém saberia me indicar um clareador, já procurei o leucodin aqui em fortaleza, mas não encontro, dizem que ele é muito antigo, por isso a dificuldade…

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Antigo? Tem uns 3 anos que foi lançado no Brasil… eu encontro ele por aqui…

      Há outros clareadores no mercado.. mas vc já foi num dermato para ele avaliar o tipo de mancha q vc tem? Há desde o Klassis, que vc pode suar durante o dia.. vitacid plus, triderm, tri-luma.. são clareadores com ácido, mas usados à noite.. entre outras opções.

      Bj

  20. Avatar de Vida

    Oi

    O que vc me diz da linha theracne

    1. Avatar de Nando Goober

      Nunca usei… mas o esfoliante parece ser ótimo como o Ionax.

  21. Avatar de Nando Goober

    Natiane

    Qual vitamina C que vc usa?

    Vc tem sensibildiade com o adapaleno + peróxido de benzoila? caso tenha, vc pode conjugar a vitamina C e o epiduo à noite. Se não tiver, para usufruir melhor dos dois, use o epiduo todos os dias (noite) e a vitamina C (manhã).

    Eu uso CE Ferulic que tm 15% de vitamina C pura e conjugava com meu ácido.. não suaria os dois juntos pq a vitamina C já deixava, às vezes, umas manchas avermelhadas. Por outro lado, eu tenho o Hidracid com vitamina C e eu logo após passar meu ácido na área dos olhos. Vai depender muito coo a sua pele reage.

    Bjs

  22. Avatar de Natalia

    Boa Tarde!!!
    Nando eu tenho um problema sério com oleosidade e sinceramente protetor solar adequado pra mim era um problema,já havia experimentado várias marcas e manipulados também….mais depois que comecei a usar o da adcos me apaixonei,ele é é um fluido que dar um efeito mate perfeito..
    Bjs

    1. Avatar de Fernando Goober

      Eu ja provei alguns da Adcos, não sei se foi os mais secos.. mas dizem sim que ele tem uma base mais mate que muitos vendidos por aqui.. mas eu n gosto de filtros com tonalizantes.. e parece que alguns podem tbm dar white cast.

      Bj

  23. Avatar de Heverton

    Fernando

    Fui na dermatologista primeira vez da minha vida.. nesses ultimos 5 meses me deu muita espinha/acne rosto-costas e atras do braço..agora elas diminuiram muito so que elas deixaram manchas escuras.. e escureceu muito meu rosto. A dermatologista ela me passou esses seguintes produtos..ja estou usando faz 5 dias

    uso externo
    Vitacid Acne um vez a noite.. durante 3 meses
    protetor solar – Minesol oil Control 2-3x ao dia
    sabonete – Adacnec sec – lavar rosto 2x ao dia

    uso oral
    Selimax pulso – —– 2 caixa
    tomar 1comprimido ao dia durante 3 dias.. pular 7dias e repetir por mais 5 vezes

    Oque vc acha desses produtos? poderia me explicar cada um? e ta escamando minha pele! aguarda respostas..

    Obrigado!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Seu tratamento é para clarear essas manchas, na verdade, só o vitac que vai ajudar, pq é um retinoide. Qual a % dele? Mas vai levar tempo.. talvez, após o suo em três meses dessa bisnaga, vc tenha que conjugar com um clareador. Ele descama msm a pele no inicio.. se ficar mt incomodo.. tente alternar. dia sim/ dia não.. ou suar três vezes na semana até vc se acostumar. Se vc tiver um hidratante q n piore a oleosidade, vc até pode aplicar antes ou depois p ameninzar.

      O Minesol é um filtro, q particularmente eu acho fraco… no meu caso, n ajuda mt a controlar a oleosidade.

      O sabonete é para evitar novos focos de acne e amenizar o sebo da pele, mas na chei a bula para comentar sobre os ingredientes dele.

      O selimax eu n conheço, mas parece um antibiótico oral para combater o foco da acne. Mas eu prefiro por precaução, fazer uso de antibiótico apenas em forma tópica.

      Mal em q sentido? Qualquer produto pode dar u efeito colateral, o mais possível é ressecamento, descamação, maior sensibilidade..

      White cast é um termo usado para descrever como a pele fcia com filtro, especificamente, quando há filtros físicos. Dá aquela aparência de pasta d’água ou cara branca. O Minesol, em peles mais escuras, pode deixar um pouco assim..

      abs

  24. Avatar de Heverton

    poderia me explicar se eles tambem faz mal? e oq é white cast.? obrigado !

  25. Avatar de Paula

    Oi pessoal,

    Adorei ler os comentários de vocês. Estou pedido socorro!
    tenho manchas na face, tipo borboleta, porém não mt escuras. Já fiz de tudo. Descobri que a hidroquinono me deixou com manchas claras irreversíveis….. Usei um combinado de ADI e tive muita alergia…. parecia queimadura …..
    Nando…. o que faço? O que uso? Beijos a todos e obrigada…

    1. Avatar de Nando Goober

      Paula,

      Por quantot empo vc usou a hidroquinona.. pelo o que um li, esse efeito rebote de deixar manchas claras na pele, é causado por uso prolongado da hidroquinona. Por isso é bom alternar a hidroquinona com outros clareadores.. trocando sempre de três/ seis meses..

      Essas manchas que vc já tinha são do tipo melasmas ou sardas.. o ideal é vc combinar u ácido leve noturno e um despigmentante, de preferencia arbutin, kójico, que são mais suaves e a longo prazo tem o msm efeito da hidroquinona. Quanto as manchas claras é melhor vc ver com um dermato.. pq é outro tipo de tratamento para isso.. talvez vc n tenha mais melanina para produzir pigmentos nessa área.. e tenha que fazer algum tratamento suado para vitiligo.

      A hidroquinona é proibida em mts países.. aqui não há restrição e vejo que há profissionais que prescreve o uso continuo desse ingrediente.

      Duas coisas:

      Se o seu dermato passar medicamento com hidroquinona.. não use continuamente..

      Se o seu dermato passar retinoide para usar durante o dia.. não use!!

  26. Avatar de Paula

    Oi Nando…..
    Então….. realmente usei hidroquinona por muito tempo, e o dermato me disse que essas manchas são dela… que não posso usá-la mais…. Agora ele me passou esse Arbutin 3% e para a área dos olhos: tensine 5%, raffermine 3%, Adenin 0,1% em serum tensor qsp. TB uso filtro solar 100 da Bioderma – Photoderm Max. Sabe, não tô vendo melhora nenhuma… Essas manchas brancas acredito que é vitiligo, são bem discretas…..
    Agora surgiram algumas acastanhadas no nariz que estão até atrapalhando minha visão panorâmica sabe…. Segundo o dermato elas vão sumir pois são mais recentes….
    Uma amiga me indicou um KlASSIS emulgel, o rosto dela ficou perfeito…
    Estou se saber o que faço…. O ADI (reação mt alérgica) baixou minha bola…..
    Obrigada por ouvir e responder….
    BJS – P

    1. Avatar de Nando Goober

      Então.. para melasma tem que ter um cuidado diário de prevenção e correção de manchas. E manter essa rotina msm.. usando clareadores com filtro solar, hidratantes.. de preferencia, sempre mudando a rotina a cada 6 meses..

      Das suas fórmulas eu não entendi direto: o primeiro vc usa para clarear manchas na área dos olhos e a outra, o serum, na face toda? O Klassis tem arbutin, kojico e um alfa hidroxiácido. Vc pdoe suar antes do filtro solar. Mas tudo leva u tempo para notar uma melhora. A Dermage renovou o clareador dela, o Clarité.. ele tem uma formula parecida com o Klassis.. só que a textura parece melhor.. se no seu caso, vc tiver a pele mais oleosa.

      Bjs e boa sorte

      1. Avatar de Paula

        Oi Nando…..
        O Arbutin uso apenas nas áreas com manchas, a noite. Durante o dia uso o Phtoderm 100. A outra fórmula uso apenas na área dos olhos, a noite, e durante o dia uso um específico para área dos olhos da Boticário. Estou pensando aqui: esse Klassis deve ser mais “ágil” que o Arbutin sozinho, tendo em vista que ele tem mais 2 associações para mancha, né? O que vc acha?
        AH… eu não uso outro hidratante, só o filtro, e lavo o rosto com Dove. Até gostaria de mudar o sabonete, más não tenho idéia, e o dermato falou que esse tava bom.
        Um bj e obrigada

        1. Avatar de Nando Goober

          Pode ser… o klassis vc pode usar até durante o dia, antes do filtro solar. Sua pele não deve ser mt oleosa, p conseguir usar o Photoderm 100. Mas se quiser, posso te passar uma lista de filtros que tbm são clareadores.. ajudaria na prevenção de manchas.

          Sabonete.. vai depender dos eu tipo de pele.. dê preferência a uma boa limpeza noturna para retirar o filtro solar.

          1. Avatar de Graziele Ribeiro

            Oi Nando,

            Tenho acompanhado suas dicas e quero ver se pode me ajudar.

            Estou usando o Clareador Klassis da Theraskin e foi muito bom no começo, porém parece que agora não vejo mais resultado.

            Minha pele clareou um pouco, mas o que me incomoda são as manchas de sol (parecem sardinhas) e isso não mudou em nada.

            Estou querendo mudar o creme Klassis por outro clareador mais eficaz. Depois de ler a indicação dos cremes aqui no site, penso em trocar pelo Even Better Anti-Manchas Clinique ou pelo Bi-White Reveal Vichy, pois foram os que mais me chamaram a atenção. Mas tenho dúvida se posso ou não usar agora no verão e durante o dia.

            Você tem alguma outra indicação ou pode me falar um pouco sobre esses produtos?

            Mt obga
            Grazi

  27. Avatar de Paula

    No post anterior queria dizer que acho que as manchas brancas não são vitiligo…
    bjs – P

  28. Avatar de Paula

    Esqueci…
    As manchas são melasmas, com certeza….
    Tenho sardas discretas que não me incomodam…
    Bjs – Paula

  29. Avatar de Nando Goober

    Graziele Ribeiro

    Oi.. td bem?

    Por quanto tempo vc usou o Klassis? Pq esses clareadores vc deve usar por num mínimo 3 meses.. p notar alguma resultado… mas melasmas e sardas é aquilo: vc tem q suar sempre um clareador p atenuar e tbm prevenir. Os asiáticos usam esses clareadores desde cedo, msm sem ter manchas.. justamente para evitar. E se parar o tratamento, a impressão que dá é que elas retornam. Oq é comum afzer tbm é alternar clareadores.. usar um por um tempo, depois usar outro..

    O Klassis foi bem cotado na avaliação da Por-Teste:

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/989278-cremes-clareadores-sao-reprovados-em-pesquisa-da-proteste.shtml

    Não conheço um clareador 100%.. msm essas da Clinique vc encontra pessoas que gostaram e outras q tiveram a msm reação que você. Vc pode usar sim, mas lembrando que deve ter paciência..

    Quem tem pele do tipo pigmentada deve usar filtro e clareadores todos os dias.. só que oq ocorre é que usamos apenas quando há manchas e depois, para..

    Sardas e melasmas atenuam com clareadores, mas dificilmente somem.. eu sempre falo da Débora Block: a mulher uma clareadores e bloqueadores há uns 15/ 20 anos e tem sardas até hoje.. só que atenuadas. A única solução para isso é (era) não ter se exposto ao sol na infância..

    1. Avatar de Graziele Ribeiro

      Oi Nando.

      Agradeço pela brevidade na resposta.
      Eu uso o Klassis a mais de um ano e realmente no começo eu notei uma grande diferença e esperava que essas sardas fossem desaparecer, o que não aconteceu.

      De um mês pra cá eu dei uma relaxada no tratamento, justamente porque eu achei que não estava fazendo mais efeito nenhum. Mas pelo que entendi é que devo continuar usando o clareador, para que as manchas não voltem, pois não vaum clarear mais… é isso?

      Você acha que posso continuar aplicando o Klassis ou é bom trocar?
      Tem alguma recomendação para fazer?

      Grata,
      Graziele

      1. Avatar de Nando Goober

        Oi,

        Olha.. se eu tivesse manchas ou tendencia a ter manchas, usaria produtos com clareadores a vida toda.. que nem usar hidratante..rs.. é serio. Pq esses despigmentantes tbm ajuda a inibir a produção de pigmentos q causam as manchas, seria como prevenir tbm. É a msm logica de usar anti=idade p prevenir linnhas e rugas, entende?? Concordo com as asiáticas – embora possa parecer neura p alguns – de suar clareadores msm tendo a pele sem manchas.. esperar aparecer?

        Só que aqui não temos esse costume.. como mts meninas aqui não nasceram numa época onde a prevenção de câncer de pele era mt comentada.. dificilmente alguém usava filtro solar com 3 anos de idade.. o sol na infância que acaba sendo responsável pelas sardas q surgem cedo e vão se prolongando pelo resto da vida. depois q elas se instalam na pele.. basta apertar a tecla ON que elas aparecem. Não tem jeito.

        O que eu vejo tbm é que depois que somem ou atenuam, relaxam ou para de cuidar, alem da prevenção de usar filtro solar diariamente… voltam!!

        No mercado há vários clareadores.. que vc pode suar tanto durante o dia quanto à noite.. mts usam quase os msm ativos: arbutin, kojico, hidroquinona, vitamina C, azelaico, fora formulas patenteadas..

        Eu manteria algum clareador diurno e um noturno, além do próprio retinoico q ajuda.

        Mts dos filtros q eu costumo usar tem clareadores, como extrato de camomila q previne manchas; um derivado da vitamina C q tbm melhora manchas.. dá para fazer um mix de produtos diários com clareadores..

        A Ana Prado estpa no caminho certo: usa uma loção clareadora diária.. tem um ativo q vc acha no Klassis.. usa filtro com clareador.. uma emulsão noturna com clareador.. assim, msm com a melasma controlada.. ja está prevenindo.

        Dá para variar bastante.. eu até pedi p Vania conseguir uns kits da Elixir White.. uma linha top da Shiseido mt boa que é para carear manchas, deixar apele bonita.. e indicada p manchas de sol e acne tbm.. achei bem a cara as meninas aqui do site. Um dos próximos fitros q eu usarei é dessa linha.. pq ele tem ativos tanto p prevenção de manchas quanto espinhas e parece ter uma ótima textura.

        Bj

        1. Avatar de Nando Goober
  30. Avatar de Paula

    Oi Nando…..

    Como é bom conversar com você! Estou anciosa d+ por esta lista de filtros que tb são clareadores, você me envia por favor? Você tem uma indicação de um sabonete para meu tipo de pele? Acho a minha pele super oleosa, tenho muitos problemas com maquiagem por causa disso, dura pouco sabe, e fica aquele brilho….
    Acho que vou mudar para o Klassis, tentar né?
    Um bj e super obrigada! P.

    1. Avatar de Nando Goober

      Paula,

      Dos filtros que euf alei:

      Sofina White: um filtro para uso diário que contém extrato de camomila para prevenir e atenuar manchas.
      Sofina Beauté whitening: além de ter o extrato de camomila, tem ativos hidratantes e anti-idade, para fortalecer a proteção natural da pele.
      Allie whitening: com um derivado de vitamina C que ajuda a melhorar manchas e tbm a evitá-las.

      Ah, eu vou receber uma loção com essa msm vitamina C e indicado para peles oleosas, a Cúrel. Pode ser uam boa p vc usar pela manhã antes do filtro.

      Limpadores: dos limpadores q eu já suei específicos para peles oleosas é o Mandom com carvão mineral.. ele seca a pele muito bem.. mas eu prefiro suar duas vezes na semana. Fora isso, todos os outros que eu uso atuam mt bem na limpeza de oleosidade e poros. Como o mandom Gel Express. Mas breve vou receber um limpador da Bioré que é indicado pala peles oleosas ou combinadas.

      O problema do Klassis e outros clareadores vendidos aqui é a textura.. msm em gel mts meninas reclamam que deixa a pele com brilho.. só msm se vc quiser encarar como tratamento noturno.

      Essas loções clareadoras q eu falo, podem ser usadas como tônico tbm.. após a limpeza e antes de ouros produtos (antidade, serum, filtro..) e são mais leves em textura.. algumas parecem água.

  31. Avatar de Janaina

    Olá Nando!
    Descobri este site e adorei!
    É tudo que precisava para tirar minhas duvidas sobre tratamento!!!

    Veja meu tratamento:
    sabonete nomaderm vich
    filtro solar: Filtrum ultra seco
    clindoxil para controle de acne(estou usando a dois meses)

    porém estou com muitas manchas na pele e pretendo começar a usar Acido retinoico
    Em qual % vc me indica para eu começar o tratamento?
    0,05% ou 0,1% ?

    O que vc acha do tratamento acima?

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Janaína,

      Vc usa clindoxyl na afce toda? OLha, eu tenho duas bisnagas de amostras aqui.. eu acho a textura dele terrível.. isso pq eu só aplico quando há alguma inflamação.. se eu aplicasse no rosto todo eu desistia. O troço parece que não seca na pele.. no dia seguinte está aquele rastro esbranquiçado nela.

      Para iniciar um tratamento com ácidos vc deve preferir a concentração de 0,025%… usando por dois/ três meses.. até ir aumentando gradativamente. Mas como agora é alta estação.. talvez você nem possa aumentar mt a concentração. Sugiro então vc optar tbm por um despigmentante, como alguma fórmula com ácido kójico, arbutin. Você encontra vários produtos assim, só que a fórmula não costuma ser mt adequada para peles oleosas. Eu te indicaria usar o Clarité da Dermage. A vendedora que iporta meus produtos e de outras menians aqui vende alguns clareadores em formça de loções bem interessantes para se suar tanto de dia quanto de noite, para prevenção e tratamento de manchas.. interessante para usar agora nessa época.

      Bjs

  32. Avatar de Jose Matheus

    ola fernando sou adolescente tenho muitas espina e ja tenho varias manchas vc pode me da o ome de alguns produtos despigmentantes e uns mais pesados no caso das espinhas brigado

    1. Avatar de Fernando Goober

      Cara, na sua idade seria adequado procurar primeiramente um dermato, pq é uma fase que requer cuidados especiais para a pele.. às vezes vc tem que alternar produtos, analisar melhor as inflamações na pele.. até pq acne é uma doença… e tudo q eu idnicar aqui vc precisará de receita.

      Primeira coisa é usar um limpador adequando, para purificar a pele, retirar o sebo dos poros.
      Fazer uso de anti-inflamatórios, tanto tópicos nas espinhas quanto orais, caso seja necessário. Um que eu aprovo é a clindamicina tópica no foco da pústula.
      Para as marcas, um retinoide deve ser prescrito.. e caso aja necessidade, um despigmentante. Há diversos, desde tretinoina, isotretinoina, adapaleno..
      Proteção solar, pq a sua pele ficará sensível ao tratamento.. principalmente para não piorar as manchas.. e outra que filtros inadequados podem piorar a crise de acne. Mínimo FPS 30, em formulas siliconadas e toque mais seco.

      Abs e boa sorte.

  33. Avatar de Jose Matheus

    ola fernando sou adolescente tenho muitas espinhas e ja tenho varias manchas vc pode me da o nome de alguns produtos despigmentantes e uns mais pesados no caso das espinhas brigado

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi José,

      Cara, eu posso indicar sim, ma sugiro vc procurar um dermato, pq na sua idade.. deve ter alguns cuidados para controlar o excesso de oleosidade, evitar acne, manchas e até msm cicatrizes. Acne é uma doença e se n tratar direito, pode acarretar traumas à pele. Eu vejo alguns amigos que passaram por isso e não cuidaram e hoje têm manchas, marcas e até flacidez.

      Vc pode pedir um ácido noturno, como adapaleno.. e suar durnate um tempo.. depois pode isnerir algum agent despigmentante, como arbutin ou até mesmo hidroquinona.

      O certo e vc controlar a inflamação e isso só com limpeza adequada e algum anti-inflamatório. Uma pomada ou gel de clindamicina e peroxido de benzoila é usada diretamente na espinha para matar a bactéria causadora.

      mas tudo que eu falei aqui devem ser prescritos por um profissional.

      Boa sorte.

  34. Avatar de Sarah

    Olá, Fernando! Amei as dicas… obrigada por compartilhar conosco suas preciosas experiências!

    Minha situação é a seguinte: tenho 21 anos. Meu nariz e queixo são as regiões que mais apresentam cravos em meu rosto, a ponto de ficar com aqueles pontinhos pretos visíveis e nada agradáveis!!! Tirando isso, só as bochechas que ficam com um ou outro cravo. Costumam aparecer espinhas no período da TPM; às vezes quando estou assim, passo a máscara biossecativa facial da VitaDerm (Acne Control), que é super em conta e ajuda a secar realmente as espinhas (pelo menos em mim, funciona!!!). Já passei Minancora (do redondinho) algumas vezes também, mas achei o cheiro meio forte.

    Minha pele é branquinha e confesso a infelicidade e o desleixo de não cuidar dela como devo:

    De uns 2 em 2 meses, faço limpeza de pele, o que melhora consideravelmente minha face, devido à remoção de boa parte dos cravos.

    Noto que o costume do não uso de protetor solar tem tido reflexos sobre minha pele, principalmente no rosto, visto que há manchinhas de acne ao redor dele pela minha teimosia de tentar remover os cravos sozinha em casa (sem passar nada) e não conseguir resistir sempre à tentação de mexer nas espinhas que aparecem…

    Duas vezes, tentei iniciar tratamento com um mesmo dermatologista, mas todos produtos indicados eram sempre por fórmula e eu não gostava do cheiro deles. Tinha a sensação de que o resultado não apareceria e/ou não tão rápido quanto eu gostaria e aí deixava de usá-los.

    Antes disso, fazia limpeza diária com os produtos da VitaDerm, que por sinal gostei muito deles quando usava, mas quando fui ao dermatologista, ele reprovou o uso por ser de uso comum… indicando as fórmulas específicas para mim.

    Hoje não faço limpeza diária. Não passo protetor solar. Só às vezes uso a máscara biossecativa facial da VitaDerm. Raramente passo Leite de Rosas e aí noto quantas impurezas haviam.

    Antes eu não tinha maturidade em relação ao porquê de cuidar da pele. Tenho lido muitos artigos a respeito da importância do cuidado diário e, com tantas informações, eu sei que já passei da hora (e como!!!!) de iniciar os cuidados diários faciais com bastante seriedade, pois meu zelo agora terá reflexo no meu amanhã!

    Pois bem, queria saber o que devo fazer! Pela sua resenha e por alguns comentários seus, entendi o seguinte:

    * Sabonete da Normaderm em barra (só isso pela manhã, depois protetor solar)
    * Loção Tônica da Normaderm (depois do sabonete à noite)
    * Protetor Solar Ada Tina Matte 50 ou Minesol Oil Control ou Bioré (qual deles é melhor??? Queria um bom e mais em conta…)
    * Esfoliante: Ionax Scrub (2 ou 3x na semana, à noite, substituindo o sabonete + a loção tônica… Na resenha, você falou para pôr o ácido após a esfoliação e, se eu não estiver usando, o que poderia passar? Algum hidratante? Qual? Ou não é preciso passar mais nada?)
    * Espinhas: Clinagel (quando aparecerem)
    * Para as manchas: Clareador Leucodin, à base de Mequinol (antes de dormir… O resultado compensa mesmo o cheiro???? rsrs)
    * Todos esses produtos acima são encontrados em farmácias??
    * Durante o dia, usar lenços ou papel toalha para absorver o óleo
    * Ir ao dermatologista para me indicar a porcentagem ideal de algum ácido
    * Em um comentário, você falou sobre Isotrex. Poderia comentar mais a respeito? (Seria o meu caso? Vende na farmácia? Poderia ser usado ao invés do ácido indicado pelo dermatologista? Tem efeitos colaterais?)

    PS: Sei que beber manter o corpo hidratado, bebendo em média 2 litros de água, e ter uma alimentação saudável são essenciais para que esses produtos tenham o resultado esperado.

    Desculpe pelo tamanho do meu comentário, mas escrevi tudo isso porque percebi que realmente pode me ajudar. Muitíssimo obrigada desde já e aguardo ansiosa a resposta!!!!

  35. Avatar de Sarah

    Retificação:

    PS: Sei que manter o corpo hidratado, bebendo em média 2 litros de água, e ter uma alimentação saudável são essenciais para que esses produtos tenham o resultado esperado. *

  36. Avatar de Sarah

    Só mais duas perguntinhas:

    O que você indica para a região dos olhos? (A minha é mais escura… durmo tarde/acordo cedo ou durmo tarde/acordo tarde)

    E as máscaras faciais? Conhece alguma? Deve ser usada em qual hora da limpeza?? :S

    Te enchi de perguntas… rsrsrsrs… Obrigaaaaada de novo =)

  37. Avatar de Sarah

    Conhece o creme tira-manchas, GD Indian? Adquiri um, mas passei uma ou duas vezes só… :S

  38. Avatar de Sarah

    Fernando, tem “descascado” também a pele do meu nariz. Não sei se é por causa do não uso de protetor solar ou porque tenho tirado os cravos sem passar nada antes. A hidratação à noite seria ideal também?

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi sara, tudo bem?

      Desculpe o atraso para responder, mas estava agindo um blog meu para postar outras resenhas. Se quiser visitar, ainda está cru:

      http://vanitypills.posterous.com/

      Bom… cravos no nariz é quase unanimidade em peles oleosas. Mas usando limpadores adequados, ácido e esfoliação, dá p contornar. Eu sempre conto como eu iniciei meus cuidados: fazia teatro e usava maquiagem pesada demais. Descuidava na limpeza e meu nariz ficou cheio de cravos. Parecia um morango. Eu comecei usando limpador com ácido salicílico, que pentra nos poros com uma leve esfoliação e ajuda a soltar o sebo oxidado – que dá esse aspecto escuro. Também é um ingrediente anti-inflamatório, agindo assim, contra proliferação de bactérias que causam as espinhas. Hoje no mercado há um derivado do AS chamado LHA, usando nos produtos da La Roche.
      O ácido retinoico é de longe o melhor tratamento para peles com tendência a ter cravos e espinhas, pq ele atua renovando a pele, melhorando o processo de queratinização, a sua pele fica mais lisinha. E eu usava u esfoliante abrasivo chamado Ionax, ele faz uma limpeza profunda nas células mortas – principalmente se voe suar ácidos – e os poros ficam mais limpos tbm. Foram os três cuidados que deixaram minha pele livre de cravos. Tenho poros mais dilatados, pq é uma característica d aminha pele muito oleosa, mas como eu cuido muito bem, eles são discretos. Outro ácido que posso sugerir Oe o Azelan gel, ele renova a pele, é menos irritante e melhora os cravos. Alguns amigos comentam que ele foi a única coisa que deu conta dos cravos.

      Minancora nem pensar!! Esqueça esses cudiados caseiros ou dicas assim: passar leite de rosas, fazer esfoliação com fubá…

      Evite, sempre, cutucar os cravos e espinhas… só piora. Existem certos cuidados, como esterilizar a área, usar produtos adequados para limpeza…

      O fator sol sem proteção piora as manchas e até as espinhas. Use filtro solar, sempre.

      Eu indicaria o gel de Limpeza da Cleanance para limpar de manhã/ noite.
      Filtro solar, nacional, só gosto do Ada Tina Mate. Aplicar duas vezes ao dia sobre a pele. Mas meu filtro preferido hoje é o Sofina Jenne – leia sobre ele na minha rsenha do meu blog.
      Tônico eu prefiro usar o Hidra Matt, gosto mais que o Normaderm. Mas isso é indicação, por que hoje eu uso tônico neutro.
      Esfoliação uma ou duas vezes apenas.
      Sim, amo o Clinagel… tenho ele eternamente!
      Não tenho usado mais o Leucodin, pois não tenho manchas. Eu uso uma loção tônica clareadora para evitar manchas. O problema dos nossos clareadores é que eles são oleosos demais. Nacional, talvez o Clarité, Dermage.
      Sim, eu troco a limpeza no meio do dia por lenços. Alias, visite o site do Pedro:
      http://easttowestskincare.wordpress.com/
      Ele fez uma resenha ótima sobre lenços anti-brilho e também sobre clareadores para uso diário.
      Área dos olhos: eu uso ácido + vitamina C. Torna esta área mais luminosa, melhora a circulação. Alguns produtos com cafeína e vitamina k tbm são indicados. Eu gosto de suar o Redermic + olhos.
      N gosto de mascaras.. assim, pefiro manter os cuidados que eu falei.. máscaras seria mais para incorporar ativos co maior %. Para ter ua ideia, nunca fiz sequer limpeza de pele ou peeling. Tratei de tudo em casa, minha pele é clara, sem marcas de espinhas, manchas e tem o tom homogêneo. Como minha pele é sensível, tenho muita cautela com procedimentos assim.
      Isotrex é um devirado do retinoico, isotretinoina. Ele é forte, descama a pele, mas o resultado fica bem melhor. Clareia manchas. Mas é para que esta co muita acne e manchas.
      Descascando por causa do sol? Ou é descamação? N sei dizer.. hidratação sós e a sua pele precisar muito. Eu uso produtos que estimulam a barreira de proteção da pele, como ceramidas. Assim, eu hidrato de dentro para fora. E não tenho problemas com oloesidade. Não sei qual hidratante vendido aqui para indicar.. nem gosto da linha Normaderm p isso.

      Espero ter respondido tudo. Bjs e boa sorte.

  39. Avatar de Sarah

    Fernando, muuuuuuuuuuitíssimo obrigada por ter respondido minhas milhares de perguntas com tanta atenção. Vou procurar fazer o que me falou. Obrigaaaada! Meu rosto agradece =) Bjos

  40. Avatar de Keylla Mazzaro

    Oiiii primeiramente Parabéns pelo site!!
    Bom tenho 23 anos e ja fui me varias dermatologista mas ainda nao consegui encontrar os produtos certos para minha pele.
    De começo usava o protetor solar ansolar e o acido differin 0,1% mas o acido nao funcionou pra mim, o protetor é muitoo bom eu gostei..
    Agora fui em outra dermo e ela me passou o klassis mas nao compreii pq tenho duvidas se ele é realmente bom, pq ele é meio carinho para depois deixar jogado na gaveta ne.
    Minha pele é oleosa sou bem brankinha..
    Estou usando agora o sabonete effacler para pele oleosa, e o protetor minesol… mas quero algum produto para passar no rosto para tirar as manchinas.
    Pode me indicar algum?
    Um grd beijoo

  41. Avatar de Carol

    Oi Fernando
    Minha pele é oleosa, com poros dilatados na zona T, mandei manipular o KLASSIS com loção OIL FREE, também manipulei a LOÇÃO BEATRIZ, e agora? como faço uso desses produtos?
    o que pode ser usado de dia? posso limpar o rosto com a loção e depois usar a fórmula do KLASSIS? por favor me responda o mais rápido possível, pois preciso começar o tratamento.
    brigadão.
    Aguardando resposta.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Carol,

      Como você manipulou o Klassis? Você sabe a concentração de cada ativo? O Klassis é um clareador e também teme feito esfoliante, pode ser usado tanto de dia quanto à noite.

      A Loção Beatriz faz uma limpeza profunda, pode ter efeito descamativo e renovador das células. Ela pode ser usada diariamente como um tônico.. mas eu a considero um pouco forte, ia preferir aplicar só num horário do dia.. fica a seu critério: de manha, após a limpeza, você pode aplicar na face para segurar a oleosidade. À noite, para limpeza.

      Mas a ordem seria saboente + beatriz + klassis.

      Bj

  42. Avatar de Carol

    OI NANDO
    Manipulei o KLASSIS com a seguinte fórmula:
    – ácido kógico 1%
    -arbutin 2%
    -loção oil free qsp 15 ml
    POSSO USAR A LOÇÃO BEATRIZ PELA MANHÃ E DEPOIS COLOCAR PROTETOR SOLAR? E A NOITE USO DE NOVO ANTES DO KLASSIS OU NÃO?
    PS:Meu protetor solar tem base e o fator é 30, e faço a maquiagem normal pra trabalhar, isso interfere em alguma coisa?
    bjo

    1. Avatar de Nando Goober

      Carol,

      tente suar a Loção uma vez por dia, veja como a sua pele reage. Como a sua dermato indicou? Na minha pele, eu suava só uma vez, porque era muito forte e deixava um tom rosado. O klassis você sua pela manhã, antes do filtro. Ela indicou Kassis para usar dia/ noite?

  43. Avatar de Diogo

    Olá.

    Eu comprei Effaclar K recomendado pela minha farmacêutica para acabar com o acne devido à oleosidade da minha pele. Acontece que já o uso à cerca de 2 dias e estou a sofrer muito. Arde, doi, deixa a pele vermelha e parece que o problema das borbulhas piora. è possivel? Estarei a aplicar mal o produto? Se me puderem ajudar agradecia. Tenho estas borbulhas dolorosas à muito tempo e queria muito acabar com elas de uma vez por todas.

    Aguardo resposta =) Obrigado

    1. Avatar de Nando Goober

      Diogo,

      Para melhor saber o que ocorreu seria você ir numa dermatologista.. farmacêuticos não são preparados para cuidar da pele. Talvez você tenha alergia ao ácido salicílico ( o princípio ativo do Effeclar K é o Lha, um derivado dele). Outra cosia seria ligar para a distribuidora produto e reclamar desse efeito para tentar trocar de produto. Se ocorrem crises de borbulhas sempre em você, seria o caso de iniciar um tratamento com medicamentos mesmo. usar de anti-inflamatorios e antibióticos. Só mesmo um médico para analisar.

  44. Avatar de Gabi

    Oieee, tudo bom?? Queria saber se esse esforliante ionax scrub é bom pra quem usa ácido?? Ou ele vai irritar mais a pele?? É bom pra eliminar os cravinhos???
    Beijos

    1. Avatar de Nando Goober

      Gabi, eu uso Ionax com ácidos.. mas vai depender do seu grau de sensibilidade pós ácido..

      Para eliminar cravos é ótimo, foi a unica coisa que resolveu o meu caso.. claro que o ácido ajuda a desprender..

      Bjs

  45. Avatar de Sandra

    Oi Fernando!!
    eu também tenho a pele oleosa e com acne,e pior nasce uma espinha fica uma mancha,
    voce usa algun creme antiidade? eu uso para lavra o rosto o gel Eucerin e depois aplico o differin a noite de manhã lavo com eucerin e depois aplico só o protetor,tenho algumas manchas de acne por isso queria investir em algum que elimine também essas manchas
    e, qual acido você usa?

    1. Avatar de Nando Goober

      O que eu sempre usei é ácido retinóico. Hoje eu uso Retin A Micro. Ele sozinho já some com manchas que ficam de espinhas, aquele ponto vermelho. Mas eu tbm aplico um gel anti-inflamatório para evitar que a espinha cresça, então, também previne que fique uma mancha feia.

      1. Avatar de Sandra

        esse produto serve para ser usado durante o dia ?

        1. Avatar de Sandra

          e ele serve como anti idade também, ele pode ser usado com o differin que já uso a noite? ou vc pode me incar un anti idade que trate manchas tambem.

          1. Avatar de Nando Goober

            O Retin A tem tretinoina.. é para ser suado á noite, igual o Differin.

            Manchas você pode combinar ácidos com agentes clareadores, a fórmula mais comum é a de kligman: tretinoina e hidroquinona.. tbm é anti-idade.

  46. Avatar de Sandra

    qual vc me indica para o dia? estou pensando em usar o fluido clareador da eucerin
    será que é bom

    1. Avatar de Nando Goober

      As meninas daqui que usam acham ele muito oleoso!!

      1. Avatar de Carla Maria

        Sandra

        Eu uso o fluido eucerin fps 30 e adorooooooooo, porém minha pele é mista e não é oleosa, deixa a pele macia e hidratada, tô usando há aproxidamente um mês e gosto bastante, comecei a usá-lo para tirar umas manchinhas de sol, não vi melhora nelas, são 03 manchinhas, em compensação minha pele está mais clara.

        nesse vídeo falo um pouco dele:

        http://www.youtube.com/watch?v=IFwQJgfxJvw
        bjs

      2. Avatar de Carla Maria

        opaaaaa

  47. Avatar de Geize

    …ja fiz 6 sessoes de peeling de cristal mais acido mandelico e meus poros ainda estão salientes ,claro que mudou bastante ja minha pele,clareou mais….mas gostaria de saber como controlar ainda mais a oleosidade.

    1. Avatar de Nando Goober

      Não tem jeito, o máximo que você consegue reduzir os poros, e a sua apar~encia quando ele está com pontos escuros.. mas não ha nada de feche os poros, no máximo, “camufle” ele com loções e pós..

      Para prevenir mais brilho – não tem como impedir a sua pele de produzir óleo ou você pode danificar a camada protetora da sua pele.. – prefira loções/ produtos com algum tipo de pó que absorve ou cobre a pele.. mesmo pó compacto especifico para isso.. eu uso desde loções tônica bifásica quanto um mousse oil control… fora meu filtro que é “atalcado”.. é o jeito..

  48. Avatar de Valdomiro

    oi pessoal vcs saber que esse tipo de pomada e bom para pele do rosto estou usando um pomADA para tirar manchas de espinha mais o efeito dessa pomada estar mim trazendo um sesaçao de desconforto um adencia no local nome da pomada è hidropeek se alguem saber algum sobre essse medicamento mim avise meu mail- miropaixaopm@hotmail.com muito obrigado valeu

  49. Avatar de Yudi

    Eu nunca tive muitas espinhas, mas de vez em quando surgiam algumas da noite pro dia e eu tinha o péssimo costume de cutucar (não faça isso). Então surgiram algumas manchas e cicatrizes.

    Pra consertar isso, comecei a tomar Roacutan. Admito que os primeiros meses foram um parto: ficar sem beber, evitar sol, comidas gordurosas, chocolates, mudanças de humor, pele descamando, boca ressecada. Enfim, parecia um inferno. Mas depois de uns meses, já dava pra notar a diferença. E no fim do tratamento, não tem ninguém que não fale da sua pele. Hoje são difíceis de aparecer espinhas ou cravos, e muitas manchas sumiram.

    Falo isso porque em vez de gastar bastante nos tratamentos, o Roacutan pode ser uma alternativa. É caro, mas dá pra retirar pelo SUS (‘de grátis’! hehe). O único ‘porém’ é que o remédio é bem forte. Precisa fazer exame de sangue sempre; e mulheres são PROIBIDAS de engravidar, porque pode afetar o feto.

    De bônus, ganhei o costume de passar sempre protetor. Usei bastante o da LaRoche (anthelios AC) e nunca me desapontei; ainda mais que saiu agora com anti-brilho. Mas admito que ouvi bons comentários desse da Ada Tina Normalize Matte. Em outro blog, vi um cara falando com tanta felicidade que o produto ajudava a fechar os poros, que fiquei curioso.

    Parabéns pelo blog! Muito boas as dicas!

    1. Avatar de Paula Guimaraes

      Querida! Onde posso encontrar esse roacutam?

      1. Avatar de Ana

        Na farmácia! Com receita médica controladíssima dada pelo dermatologista e termo de consentimento!

  50. Avatar de Rubhia

    Nando, vc é demais! Já usei todas as combinações de produtos que você pode imaginar mas, ao ler suas resenhas, fiquei empolgada com seus detalhes e corri na farmácia e comprei TODOS hahaha. Clinagel, Salder S, Azelan, Normaderm… e o que é esse Ionax Scrub? Demais, é o melhor exfoliante que já foi inventado. Todos os exfoliantes que já usei, parece que davam uma contaminada na pele, tirava o cravo de um lugar e passava pra outro, de tanto que eu esfregava, mas esse é tudo. Já fui em vários dermatologistas que não me acrescentaram nada, deixa eles pra tratarem de alguém que estiver com alguma doença de pele grave. Bom mesmo é ouvir quem já testou de tudo e sabe o que funciona ou não. Eu tenho 31 anos, tive espinhas a vida toda, mas de uns 5 anos pra cá, melhoraram. Mas como eu sou fanática por cremes, acho que andei entupindo a minha pele e essa semana eu estava cheia de cravos e espinhas brotando (sem contar que eu não aguento e cutuco). Mas aí eu passei esse Ionax e o Azelan (o resto eu acho que nem vou precisar usar agora) e o que aconteceu? Nem uma espinhinha mais, só passei um ácido retinóico pra ajudar a descascar. Se você tiver alguma dica de anti rugas pra me passar, se bem que vc é bem mais novo, né? Mas como vc entende tudo, não custa nada perguntar. Só passei mesmo pra deixar um elogio pq estou maravilhada com esses produtos que vc indicou, vc é demais mesmo… hahaha

    1. Avatar de Nando Goober

      Rubhia,

      Obrigado.. hoje eu mudei bastante meus produtos. Continuo usando Ionax, azelan, mas sabonetes e tônicos são outros. E na época dessa resenha eu ainda não tinha me deparado com os produtos asiáticos.. rs

      Sugiro voc~e visistar meu blog: http://vanitypills.posterous.com/

      Lá eu falo de outros produtos e os meus atuais queridinhos…

      Que nada, eu uso vários produtos anti-idade: sérum de vitamina C, redermic Olhos, além do Retin A Micro, azelan.. são os meus preferidos.

      Bjs e obrigado.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva