Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados com a Pele Após o Sol

Cuidados com a Pele Após o Sol

Passar o verão sem tomar sol não tem a menor graça. O problema é que, na pressa de pegar um bronzeado, muita gente acaba exagerando na exposição. E a pele sofre: descasca, resseca, perde o brilho e arde. Felizmente, é possível aliviar o desconforto.

Publicidade

O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção solar adequada, não há problema. Mas quando a  pele fica vermelha, isso é sinal de agressão. Normalmente, as pessoas ficam inchadas e a pele arde. Os riscos de câncer de pele também aumentam quando não há proteção.

O cuidado no banho também é importante. A ação do sol tende a ressecar a pele; por isso é importante garantir a hidratação já no banho, com o uso de sabonetes hidratantes.

Hidratantes pós-sol para a pele (na forma de loção, gel ou gel creme) hidratam a pele e suavizam inflamações causadas por queimaduras do sol.

Os cremes pós-sol geralmente contém ingredientes naturais como Aloe Vera (suaviza inflamações e irritações e nutre a pele) e camomila (rica em azuleno, calmante natural que suaviza o vermelhão da pele). Eles ajudam a suavizar a pele queimada pelo sol, garantindo a saúde e o bronzeado da pele, sem descascar. Também diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioletas.

Você pode também usar hidratantes comuns após pegar sol, mas prefira os produtos específicos especialmente se você abusar um pouco e ficar com a pele vermelha ou em caso de queimadura solar.

Cuidados com a Pele Após o Sol

Hidratantes Pós-sol

Quanto mais intensa a hidratação da pele após a exposição solar, mais uniforme, duradouro e bonito será o bronzeado. Isso por que a hidratação promove a renovação celular e impede a descamação que ocorre por conta do ressecamento.  No entanto, não existe ativos que prolonguem o bronzeado. Algumas marcas utilizam proteínas, vitamina E e B5, além de óleos vegetais, com esse objetivo — mas não há qualquer comprovação científica a respeito. O que talvez possa acontecer é que por conta do aumento da função de barreira cutânea haja menos perda de água e, assim, uma duração maior do bronzeado.

Os cosméticos pós-sol normalmente contêm substâncias que acalmam a pele, como camomila, azuleno, Aloe Vera e calamina, e possuem ainda ativos anti-inflamatórios, como alfa bisabolol e nicotinamida. Borrifar água termal na região fragilizada e fazer compressas de chá de camomila gelado também acalmam e funcionam como ativos anti-inflamatórios.

Cuidados com a Pele Após o Sol

Hidratação para Acalmar a Pele com Óleos Essenciais

Está com a pele ressecada, descamando e vermelha? Este processo, natural para quem recebeu uma grande quantidade de raios ultra-violeta, é o corpo jogando a camada mais grossa de células mortas que agora não servem mais.

Nesse caso, a hidratação da pele é o melhor remédio. Além de ajudar na regeneração, a hidratação também ajuda a evitar a formação de manchas escuras na pele.

Os melhores óleos para tratar queimaduras são os de lavanda e gerânio. O óleo essencial de lavanda ajuda na regeneração e cicatrização, além de hidratar e acalmar a pele. O óleo essencial de gerânio ajuda a equilibrar a oleosidade e é um excelente purificador.

Receita Óleo Hidratante Pós Sol

  • Uma colher de sopa de sopa de óleo de rosa mosqueta
  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio

Pode ser usado no rosto e no corpo. Misture bem os ingredientes e passe na pele após o banho. Massageie até a completa absorção do produto. Use diariamente.

11 comentários para “Cuidados com a Pele Após o Sol”

  1. Avatar de Luna

    Para cuidados com os cabelos (antes e pós sol) recomendamos o Luna Cristalli
    Link
    https://www.qualityluna.com.br/luna-cristalli/

  2. Avatar de Valesca

    Voltei da praia essa semana, além do cabelo estar um bagaço a pele está detonada, vou experimentar essa dica com o óleo essencial, valeu

  3. Avatar de Cintia Gomes

    eu estava com a pele ressecada do sol e estou usando o óleo de coco, está sendo bom, vou colocar também o óleo de lavanda.

  4. Avatar de Tereza

    muito boas as dicas

  5. Avatar de Juliana

    tenho o óleo de rosa mosqueta em casa, minha pele já está começando a descascar.

  6. Avatar de Edilene Miranda

    Ótima as dicas! Adorei!

  7. Avatar de Denise Mendonça

    Pele vermelha e descamando socorrooo, vou experimentar esse com óleo de rosa mosqueta.

  8. Avatar de Sandra Alves De Souza

    😛 Valeu…

  9. Avatar de Andreia X

    Usei a caladryl para melhorar a queimação, foi boa, mas vou experimentar o óleo vegetal com o óleo essencial.

  10. Avatar de Antonieta

    Amei as dicas, pena que não vi antes, agora já estou descascando.

  11. Avatar de Rita Lima

    Ahh amei muito as dicas muito obg tenho 25 anosqual creme vc mim indicaria ja usei renew mais ardia muito parei mais quero usar creme de novo mais nao sei qual

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva