Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados com a Pele aos 20, 30, 40, 50 e 60

Cuidados com a pele aos 20,30,40,50...

Cada idade requer atenção especial com a pele. Confira os cuidados essenciais para manter a sua pele sempre jovem e bonita, independente da idade que você tenha.

Introdução

Com o passar dos anos, a nossa pele sofre transformações devido à redução de algumas substâncias vitais, a falta de hormônios e desgastes físicos. Alguns fatores como radiação ultravioleta, poluição e tabagismo, assim como alimentação, álcool, doenças dermatológicas e estilo de vida, contribuem para o envelhecimento da pele. 

Com esses fatores a pele aos poucos vai perdendo algumas de suas propriedades mais importantes para se manter jovem e bonita. Resultado: sinais de envelhecimento, flacidez, fadiga cutânea, rugas e perda do contorno original do rosto. Entre os principais danos causados pelo tempo, está a redução de elastina e colágeno, fibras de sustentação que previnem a flacidez e a formação de rugas.

Em todas as idades podem ser usados tratamentos complementares como:

  • Demaquilante
  • Esfoliante
  • Tônico facial
  • Máscara facial
  • Primer
  • Clareadores

20 Anos

Geralmente as peles nessa fase são mais oleosas, ou mistas. Muitas têm tendência à acne. Existe uma produção maior de sebo e os poros são dilatados.

Cuidado Especial

Limpeza e proteção solar. Se quiser ser mais cuidadosa, pode fazer também uma esfoliação semanal.  Se houver manchas use um clareador, faça um peeling de ácido salicílico ou laser uma vez por mês.

A hidratação é importante para manter a elasticidade e o aspecto saudável, além de prevenir as rugas. Mas atenção, as oleosas devem ser hidratadas com sérum ou gel.

Produtos para Pele de 20 Anos

Cuidados com a pele aos 20,30,40,50...
  • Sabonete líquido Dermovitin Control
  • Protetor solar Roc Minesol Oil Control
  • O Boticário Make B. primer facial (tirar a oleosidade e fechar os poros)
  • Hidratante Facial Secatriz Dermage

30 Anos

Aos trinta anos, as manchinhas já vão aparecendo, devido ao maior tempo de exposição solar. As rugas finas — chamadas popularmente de “pés-de-galinha” — merecem atenção especial. Em alguns casos, além dos cremes com formulação específica para esta área, a toxina botulínica (BOTOX) pode ser indicada para tratar e prevenir a piora dessas marcas.

Sardas e melasmas (manchas castanhas e arrredondadas), quando se acumulam, podem dar um aspecto manchado e envelhecido, podendo ser amenizados com Luz Intensa Pulsada.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, hidratação com renovação celular suave e creme para área dos olhos. Se você quiser dar uma atenção especial à pele, faça esfoliações, use tônicos para complementar a limpeza e se tiver manchas, usar clareadores.

Tratamentos com  ácido retinóico e ácido glicólico são eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas.

Produtos para Pele de 30 Anos

Cuidados com a pele aos 20,30,40,50...
  • Gel de Limpeza Profunda Normaderm VICHY
  • Renew Reversalist Complexo Restaurador Iluminador para a Área dos Olhos
  • Protetor solar Roc Minesol Oil Control
  • Redutor de sinais Active o Boticário

40 Anos

Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades antiidade, que a partir de agora são obrigatórios na nécessaire. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes.  As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade e creme para área dos olhos. Nessa fase clareadores já são obrigatórios. Mesmo que você não tenha manchas, use para prevenir pois depois dos 50, mas manchas vem com tudo.

Dica: hidratantes que contém ácido hialurônico, que realmente traz água da atmosfera para dentro da pele, o que faz com que ela pareça mais hidratada e firme. Se houver tendência à vermelhidão (rosácea), é indicado o uso do chá verde tópico ou de medicações como a sulfacetamida sódica. A toxina botulínica atenua as rugas de expressão da testa, dos pés de galinha e da glabela, aquele ponto entre as sobrancelhas.

Produtos para Pele de 40 anos

Cuidados com a pele aos 20,30,40,50...
  • Gel de limpeza facil dermopurifyer da eucerin
  • Anti-idade Endocare Day SPF 30
  • Exigence Creme Payot
  • Redermic+ Olhos La Roche Posay

50 Anos

Nessa idade a pele tem uma tendência para se tornar mais sensível, fina e seca.

Além da determinação genética, o que determina como você chega a esta idade são os hábitos que você sempre cultivou. A quantidade de radiação ultravioleta acumulada, o tipo de vida que você leva, alimentação, fumo, álcool, exercícios, tudo é relevante agora. A atitude em relação à vida, a alegria, ou seja, os cuidados com a juventude interna contribuem de forma decisiva também. Assim, nos dias de hoje vemos pessoas de 50 anos e mais que parecem muito jovens e outras da mesma faixa etária que parecem muito mais velhas.  

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e clareadores.

Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação como a vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja, além de ácidos glicólico e retinóico para promover a renovação celular. Outro recurso eficiente para esse período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar. Entre os procedimentos estéticos, a partir dos 50 anos a mulher pode se beneficiar de peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico e poli-lático e aplicações de toxina botulínica.

Produtos para Pele de 50 Anos

Cuidados com a pele aos 20,30,40,50...
  • Espuma de Limpeza Facial Immortelle Loccitane
  • Renew Ultimate FPS 25
  • Trilift Face Dermage
  • Creme Divine para Olhos Immortelle

60 Anos

Nessa fase a pele já apresenta rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina, papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista e sobra excessiva de pele nas pálpebras. É imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e clareadores.

A higiene diária deve ser feita com sabonetes líquidos suaves ou espumas de limpeza. É melhor evitar sabões muito fortes, que deixam a cútis mais ressecada ainda. E nessa fase o protetor solar não sai de cena; pelo contrário: deve ser o protagonista da nécessaire e aplicado duas vezes por dia. O sol agora é mais nocivo ainda, já que as defesas da pele estão reduzidas. Os procedimentos estéticos que garantem os melhores resultados são:

  • Os peelings médios e profundos
  • A luz intensa pulsada para remover as manchas
  • Laser de Erbium ou CO2 para estimular a síntese de colágeno e atenuar rugas
  • Radiofrequência e infravermelho para melhorar a flacidez, tanto na face como no pescoço
  • Uso de preenchedores para melhorar o sulco nasolabial e as bochechas.
  • Toxina botulínica, para atenuar rugas dinâmicas (aquelas adquiridas com os vícios de expressão)

Produtos para Pele de 60 Anos

Cuidados com a pele aos 20,30,40,50...
  • Renew Platinum Creme de limpeza
  • Chronos Creme Antisinais 60+ FPS 30
  • Gel-creme Anti-sinais para o Rosto com Ação GFP, Dermage
  • Renew Platinum Olhos e Lábios Creme Anti-Idade

Agora é a sua Vez!

E você, independente de sua faixa etária, cuida da sua pele como deveria?

E, aproveitando que estamos falando sobre idade, gostaria que vocês respondesses a enquete:

129 comentários para “Cuidados com a Pele aos 20, 30, 40, 50 e 60”

  1. Avatar de Adriana

    Uauuu, show de bola esse texto, amei!
    Celisa, tento cuidar da minha pele, mas confesso que as vezes dá preguiça e não faço tudo como manda o figurino 🙂
    Mas lavar com sabonete especial e usar protetor, isso faço sempre. Esses dias comprei um creme para área dos olhos da Vitaderm, já está na hora de usar. mas esse post só me animou para cuidar melhor da minha pele.

  2. Avatar de Andressa

    Adorei o artigo, apesar de ter 22 anos eu já cuido da minha pele, gostei dessa dica de primer, mas gostaria de saber melhor sobre primers…

  3. Avatar de Camila

    Maravilha! Eu adoro cuidar da minha pele, isso que estou beirando os 30. Já uso clareador e creme para área dos olhos, minha pele é muito boa. O ideal é cuidar desde novinha para evitar as rugas, porque depois que elas se instalam… babau

    1. Avatar de Juliana

      Oi Camila,
      Qual clareador você usa?
      Você tem manchas de sol? Tem surtido efeito?
      Estou com muitas manchas de sol… 🙁
      Obrigada!

      1. Avatar de Camila

        Não sei se minhas manchinhas são do sol, mas tenho poucas, uso uma pomada chamada DEMELAN, estou usando a 5 meses, acho que está dando bons resultados.

      2. Avatar de Raquel Delis

        Juli eu uso o klassis e uma fórmula manipulada a base de hidroquinona, é chato a pele arde e fica vermelha, mas vale a pena

  4. Avatar de Nando Goober

    Oi Celisa.

    Eu comecei a cuidar da pele aos 20 anos, basicamente com ácidos formulados, filtro solar e algum produto com anti-oxidante (vit C e vit E). Esfoliações semanais e limpeza com produto específico para o meu tipo de pele. Hoje, prestar a completar 40 anos, posso afirmar que o resultado foi pontual para ter uma pele mais firme, livre de imperfeições e saudável.

    Alguns pontos que eu posso dizer: espinhas = elas podem te perseguir mesmo após os 30 anos..!! fatores como hormônios, sensibilidade e produtos inadequados podem ocasionar.

    Poros = determinados tipos de pele tem poros mais destacados e não há remédio que faça reduzir.. se na juventude eles podem incomodar.. a falta de cuidados após os 30/ 40 anos podem tornar esse problema ainda mais chato..

    Manchas = cuidados como filtros solares e clareadores são formas de manter as manchas “camufladas”, mas qualquer descuidos e elas voltam. O problema principal é que nossa pele tem “memória” e armazena toda a exposição solar que cada fez durante a infância/ juventude.. então, é normal depois de um tempo as manchas surgirem na pele, mesmo com cuidados de proteção.. não tem como apagar todo o Sol que você pegou na sua infância, mas você pode amenizar o estrago tomando consciência que a exposição solar sem proteção e respeitando os limites para isso, podem amenizar e favorecer para uma pele melhor.

    Acredito que além dos cuidados citados, manter um estilo de vida saudável vai ajudar ainda mais.

    Abraços.

  5. Avatar de Leôncia

    Bom dia! Tenho 62 anos e sempre cuidei muito da minha pele. Sempre tive um estilo de vida saudável, aposto que isso me ajudou muito.
    Uma das coisas que fiz a vida inteira que ajudou manter a pele bonita foi usar base facial. Ela forma uma barreira na pele e protege de tudo. E protetor solar só iniciei depois dos 40, já que antigamente não se falava nisso. Se já usasse antes disso, a pele seria melhor ainda.
    Celisa, adoro o seu blog, principalmente os artigos de saúde. Beijo e continue assim.

  6. Avatar de Valesca

    Oie meninas e meninos… adoro esse assunto.
    Amo cuidar da minha pele. Tenho um ritual diurno e noturno.
    Adorei as informações…

  7. Avatar de Dri Brandão

    Show de bola!

  8. Avatar de Antonia

    Eu sou ao contrário do Nando, hj estou com 50 anos e só depois dos 35 anos é que comecei a ter os cuidados com a pele, é uma pena e hj sinto por isso, já tenho rugas instalas e não tem mais como reverter.
    Muito bom esse artigo.

  9. Avatar de Silvia Paiva

    Oi Celisa! Bom dia!
    É o seguinte, tenha 29 anos e tenho um certo problema com oleosidade no rosto.
    Se eu der um mole…, aparece uma espinha! Então eu faço tudo p/minha pele ñ se stressar comigo, uso um sabonete anti-acne da granado, uma vez por semana uso ionax scrub( se eu usar mais de uma vez por semana a espinha aparece), e protetor solar minesol oil control, a noite um anti idade na area dos olhos pq se eu usar no rosto já viu!? Então, queria saber se existe um creme anti idade para pele oleosa. Bjs 🙂

  10. Avatar de Maria Do Carmo

    oi celisa,este blog esta com tudo e nao ta prosa.adorei as dicas,tenho 42anos,quer dizer ate julho,e amei todas as dicas,parabens.

  11. Avatar de úrsula

    Eu sempre digo para minhas amigas que a pele é nosso maior patrimônio. Uma pele e bem cuidada na juventude é a garantia de uma pele mais saudável e bonita nas idades mais avançadas. Minha dica, principalmente para as meninas mais novas é: usem filtro solar diariamente no rosto, colo, braços e mãos E não durmam com maquiagem. O restante dos tratamentos vamos inserindo de acordo com a necessidade.
    Bjos!

    1. Avatar de Nando Goober

      Sim.. a pele e nossa “roupa” principal!! Eu vejo gente que gasta fortunas com roupas e acessórios e descuida da pele.. eu tenho pavo de ver aquelas italianas em eventos de moda: com roupas caras e a pele totalmente destruída pelo sol, porque elas amam um bronzeado e algumas têm até uma câmera de bronzeado em casa.. !!

      1. Avatar de Bia

        Olá Nando, eu adorei seu comentário e dei muitas risadas, moro na Alemanha e sei muito bem do que você está falando! E na hora que li lembrei da minha sogra… . Mesmo no inverno com -15° eu uso filtro solar, e tento tomar um banho com água não muito quente.
        O que eu posso indicar para os leitores:
        1) Annayake (Região dos olhos e rosto) dou nota 10… pena que e muiiito caro
        2)Clinique SPF 25 (Região dos olhos e Rosto) —— nota 8,5
        3) Lancaster Retinology total Age Solution – Nota 9
        4) Claris creme hidratante SPF20 – nota 9
        5) Claris Anti-idade —- nota 8,5

  12. Avatar de Rosana

    ola,tenho 33 anos e tenho aquelas indesejaveis mancha amarelas eu usava acidos diariamente q ajudavam a clarear, mas agora dei uma alergia a cosmeticos q não to podendo usar nada pra clarear.Estou desesperada,só posso usar um protetor hipoalergenico manipulado.Me ajudem a achar um creme clareador .

  13. Avatar de Carmem

    Tenho 30 e ainda não iniciei nada… as vezes uso um protetor, alguém me dá um conselho, será que é tarde demais?

    1. Avatar de Raquel Delis

      Carmem se anime, aqui podemos te ajudar, nunca é tarde para cuidar da nossa beleza e vc ainda é nova, dá para reverter

  14. Avatar de Rose

    Celisa, parabéns pela resenha. Vc sempre advinhando nossos pensamentos…rs..
    Nando, parabéns vc está ótimo, parece um garoto, sinceramente pensei que tivesse uns 28 anos.
    Eu sempre fui muito vaidosa e sempre cuidei da minha pele como pude e como a grana deixava, pois já passei por momentos bravos. Confesso que passei a me cuidar mais depois dos 40, mas Graças ao meu bom Deus dizem que aparente ter bem menos dq tenho na realidade.

    bjão a todos.

  15. Avatar de Rossane

    Parabéns pelo post! è muito bom ler tudo isso, para não esquecermos que temos que nos cuidar…

  16. Avatar de Patricia Leite

    Olá pessoal, então… tenho 40 anos(o povo diz que pareço ter de 28 a 30) fico supr feliz, mas agradeço a boa genética pq fui uma jovem que curtia torrar no sol nos verões da vida(não tinha nenhuma informação de cuidados que deveria ter com o sol e etc…), mas começei a cuidar depois dos 30, ou seja tem menos de 10 anos que uso protetor solar(Minesol Oil control), uso sabonete eflacar,uso a minha paixão que o REDERMIC(clareia e hidrata a pele e firma tambem..), e de 15 em 15 dias uso o pelling de hortelã da ADCOS.
    é isso que faço, não durmo de maquiagem, e tomo muita água, esses são meus cuidados!
    um bj a todos que participam desse post!

  17. Avatar de Casilda Montenegro

    muito bom a linha renew da avon!
    Eu uso e recomendo!

  18. Avatar de Iolanda

    É muito importante começar a cuidar da pele desde cedo. Tenho uma filha adolescente com 17 anos e já incentivo a se cuidar. Ela adora maquiagem e sempre ensino para retirar toda maquiagem antes de dormir. Ela tb usa hidratante e protetor solar…

    Eu comecei meio tarde já, perto dos 30, mas como tenho boa genética e cuido muito da alimentação, minha pele é boa.

  19. Avatar de Suzan

    Essa linha Immortelle da Loccitane, é maravilhosa, estou amando estou com 48 anos e minha pele rejuvenesceu com essa linha. Quando fui para França aproveitei e comprei a linha inteira… pois aqui a linha é cara demais.

  20. Avatar de Léa

    Ótimo post!!
    Eu adoro me cuidar, hj aos 38 sou bem mais vaidosa do que quando tinha 25. Adoro creminhos e tratamentos… estou fazendo peeling e luz pulsada, ótimos tratamentos.

    Esse protetor solar da Endocare, é muito bom, a pele fica muito bonita com ele…

  21. Avatar de Rê

    Sou muito vaidosa e cuido muito bem da minha pele, gostaria de poder cuidar mais, mas a grana não permite, adorei o post. Obrigada Beijos!

  22. Avatar de Claudia Ruas

    Boa tarde!
    Descubri esse site por acaso e AMEI!
    Sou esteticista e, é claro, cuido da minha pele!
    Uso cleanser, protetor solar (chuva ou sol…verão ou inverno..rs), ácidos manipulados e faço hidratação.
    Adoro cosméticos em geral e uso vários!!
    Até pela facilidade de conhecer alguns, procuro sempre usá-los para poder indicar às clientes.
    Parabéns pelas ótimas dicas, Celisa!
    bj

  23. Avatar de Maria Eunice

    Eu estou usando a linha Platinum da Avon, estou adorando, apesar de ser para 60 anos, estou com 54 e estou usando… notei melhora na pele, aprovado!

  24. Avatar de Ana Paula Dutz

    parabéns pelo post, é um grande incentivo para nos cuidarmos mais.

  25. Avatar de Antonieta

    Parabéns pelo site, descobri a pouco tempo e me encanto com os artigos.

    Eu adoro cuidar da minha pele, uso vários produtos e mantenho minha rotina diária de cuidados, mas já peguei várias dicas daqui.

  26. Avatar de Susana Lessa

    Oi Celisa

    Amei o post, como sempre a maioria das informações aqui postadas são ótimas.

    Concordo com o Nando, eu já passei um pouquinho dos 40 e lá nos anos 80 não tinha esse negócio de filtro solar, isso era coisa de classe média alta ou de rico, a gente passava era óleo bronzeador no rosto p/ “queimar” ainda mais a pele e ficar “preta” porque era a moda.

    Gente branca, era coisa de gente velha cuja vida já havia acabado, todo mundo só queria era ser bem bronzeado.

    Pois é, agora estamos nós que eramos os jovens daquela época lutando contra manchas e envelhecimento causado pelo excesso de sol.

    O pessoal de hoje em dia é bem informado e têm acesso aos filtros (que ainda custam caro). Cuidem-se pra valer pessoal.

    Bjss

  27. Avatar de Branca

    Acompanho sempre o blog, ótimo por sinal,mas raramente comento, sorry. Queria mais informações sobre produtos pra colo e pescoço, pq o do rosto ajuda quando passo, mas um especifico seria melhor. Pesquisando, pesquisando so achei um da racco,Sera q so tem ele mesmo? me ajudem meninas. bjks

  28. Avatar de Mafalda Dall Agnol

    Boa Tarde,sempre muito utilas tuas reportagens,sou muito vaidosa tenho 50 anos e todas as amiguinhas da minha filha não acreditam que tenho essa idade,eu não discuido de nada,sempre o protetor solar,faça chava,nublado dia de sol então duas vezes ao dia,sempre com uma boa limpeza, e muita agua,o interno tambem reflete em tudo.

  29. Avatar de Luluzinha

    Adorei o post! Eu adoro cuidar do meu rosto. Uso tudo o que uma mulher tem direito…
    hidratante, máscara, demaquilante, esfoliante, protetor, creme antiidade, clareador e agora comei fazer tratamentos com ácidos, estou adorando…

  30. Avatar de Gabriela

    Oi Celisaaa, maravilhoso esse post, tudo bem explicado!!!
    Eu tenho a pele bemmm oleosa e evito usar muitos produtos, mas cuido muito bem da minha pele.
    Meus cuidados essenciais:
    Sempre retirar a maquiagem
    usar proteção solar
    hidratantes
    creme para óleos
    mascaras de argila

  31. Avatar de Deuzeni Souza

    Uauuuuu! Maravilhosa! Amei muito essa dica como cuidar da pele. Gostei demais este post.
    Obrigada!

  32. Avatar de Roseny S Evangelista

    são maravilhosa as dicas,
    acho que vale apenas gastar um pouquinho mas.
    para ficar com a pele bonita.

  33. Avatar de Ana

    Oi Celisa, como sempre adorei a matéria mais de uma ajudinha urgente estou precisando de um booooom protetor solar para pele oleosa vc me indicam.

    Obrigadinha bjos.

    Ana

  34. Avatar de Adriana Prado

    Eu cuido da minha pele! Minha rotina é um vício, sempre cuidei, apesar de ter feito muito procedimento errado e alguns nada eficientes. Meu desejo de usar creminhos me acompanha desde antes dos 20 anos, mas por pouca informação, acesso a dermatologistas, etc não tive resultados ainda melhores.

    Não posso reclamar, pois aos 44 anos poucos acreditam que tenho esta idade e que, além de um filho de 6 anos, tenho uma moça de 21. Esta, inclusive, teve problemas com acne e hoje já está controlada. Faço de tudo pra que ela tenha outros cuidados, mas ainda não passou do protetor solar e esfoliante vez ou outra.

    Com acesso a informação e a um mercado diversificado, fica feio e envelhecido quem quer.

    Beijo

  35. Avatar de Rose

    Tenho 54 anos e aparento 35 anos , o segredo realmente é a alimentação e a ida ao meu ginecologista perto da menopausa e os remédios que ele me indicou que são vitaminas e reposição hormonal na farmácia de manipulação, mais hidratação com rewel ultimate da avon isso ajudou e esta ajudando muito, e faço caminhada todos os dias.

  36. Avatar de Fer

    Maravilha! Adoro posts assim!

  37. Avatar de Ana Paula

    Eu adoro me cuidar! Desde os 20 já uso hidratante. Hj com 36 anos tenho uma pele muito boa, graças aos cuidados… Adoro minha rotina de cuidados e nunca fui dormir sem retirar a maquiagem.
    Parabéns pelo post, muito esclarecedor.

  38. Avatar de Amelia

    Estou usando cicatricure, e estou adorando……….

  39. Avatar de Iva

    Olá..adorei o post..

    Já ando há algum tempo a tentar perceber como devo cuidar da minha pele ao longo dos anos… Tenho 26 e ainda sofro com borbulha…lavo sempre e sempre que me lembro uso esfoliante…protector, confesso que não uso, sou negra e a pele é muito gordurosa então não gosto de usar..só uso um creme para hidratar, do tipo mate.

    Mas tenho uma questão a partir de que idade é que se começa a usar os cremes Q10+ para rugas e etc, enfim essa coisa toda para rugas? Tinha ouvido há algum tempo que era a partir dos 25 mas queria ter a certeza, para não ter de começar a usar algo que pode dar mau resultado.

    Bjos

  40. Avatar de Denise

    Adorei o post! Eu tenho 24 anos, mas cuido da minha pele mais parecido com a descrição dos 30 anos desde os 20 anos, antes disso eu lavava meu rosto com sabonete corporal do banheiro e tomava sol sem proteção nenhuma, por não ter consciência. Agora cuido muito, acho importante começar de cedo os cuidados pra não me arrepender no futuro.

    Até o ano passado diariamente usava, Pure Zone que é esfoliante diário, tônico clearskin da avon e base hidratante fps 15, de manhã, a noite repito o procedimento só que em vez da base passo o anti rugas Cicatricure, mt bom. Uma vez por semana faço esfoliação mais forte, com o esfoliante clearskin pra pele oleosa, e uso mascara de pepino da Avon tbm. Quando vou a praia uso protetor solar 60, chapéu e óculos escuros.

    Esse ano que faço 25, mudei meus cuidados de inverno, uso de ácido, vitanol A, no rosto, entrou no lugar do anti rugas por um tempo, e acrescentei o uso de avon sun gel hidratante pós-sol durante o dia, sempre que sinto um ardor ou ressecamento, por ter aloe vera e vitamina b5, acalma a pele e deixa bem hidratada. A minha dermatologista diz que assim vou preservar bem a saúde da minha pele.

    Quem ler vai me achar neurótica kkkkkkkkkk

  41. Avatar de Raquel Delis

    Olá!!!
    Adorei esse post tb, assim como muitas aqui e o que é bom tem mesmo que ser elogiado.
    Dá para notar que a Celisa faz os posts com muito carinho para nós.

    Eu adoro cuidar da minha pele, tb tenho ritual de manhã e a noite. Uso tudo… demaquilante, máscara, hidratante, creme para olhos… esfoliante. bem a única coisa que não uso, até porque não conhecia é o tal primer facial, mas já vou comprar o meu.
    Ahhh é claro protetor solar todos os dias.

  42. Avatar de Maria Do Carmo

    o site bombou com essa materia,a turma dos 40 apareceu em massa.beleza,e isso ai pessoal,vamos nos cuidar bem,adoro materias como essas.ate breve.

  43. Avatar de Paulo

    Excelente texto parabéns

  44. Avatar de Sabrina

    Tenho 19 anos e nunca me preocupei com cuidados diários com a pele do rosto. As vezes faço uma esfoliação, mas preciso de um hidratante. Vou experimentar da dermage!!!
    Bjus, obrigada pelas dicas

  45. Avatar de Mara

    Adorei e adoro seus assuntos, muito obrigada!! Deus te Abençoe mais e mais!!!

  46. Avatar de Luciane

    Adoro me cuidar, já comprei vários cosméticos aqui do site…
    Estou usando o Redermic +, estou gostando, tinha umas linhas de expressão que parecem ter diminuido.

  47. Avatar de Ana Dora

    QUANDO EU TINHA UNS 20 ANOS ADORAVA O SOL, USAVA COCA-COLA COM ÓLEO DE AMÊNDOAS PODE? ISSO ME RENDEU DUAS MANCHAS ESCURAS NA TESTA E UMA DE CADA LADO DO ROSTO, APESAR DE USAR ALGUNS CLAREADORES, AS MANCHAS NÃO SAÍRAM POR COMPLETO, HJ USO O CLAREADOR DA LINHA RENEW DO AVON, O GEL DE LIMPEZA ESPECIFICO PARA MINHA IDADE (TENHO 45 ANOS), O CREME NOTURNO E DIURNO, TB DO AVON E POTENCIALIZO O FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR DO CREME DIURNO COM UM PROTETOR FACIAL TB DO AVON FATOR 30. MINHA PELE APESAR DAS MANCHAS E BEM HIDRATADA, E MUITOS NÃO DÃO A IDADE QUE TENHO. MAS SERA QUE ALGUM DE VCS TEM O NOME DE ALGUM CLAREADOR MAIS POTENTE?.

    OBRIGADO E ADORO LER TUDO QUE VEM DE VCS. BJS.

  48. Avatar de Raquel Santos

    Bem eu tenho 28 anos e já me identifico com o escrito para 30-40. Confesso q gostaria de ter começado a me cuidar bem mais cedo, mas fazer oq???
    Hj em dia não saio sem proteção solar e óculos escuros (q ajudam a não piorar as olheiras), uso hidroquinona 3x na semana e hidrato todo santo dia. Minha meta agora é melhorar a alimentação e os exercícios para não me arrepender no futuro novamente.
    Bjos meninas!

  49. Avatar de Aida

    Oi Celisa,

    Conheci o seu blog a pouco mais de uma semana e ja tou adorando td que escreve sobre a beleza e saude. Este assunto de tratamento de pele veio mesmo a calhar pq ja tava a precisar mesmo de algumas innformaçoes.. Comecei a cuidar mais do meu rosto depois dos 40, sensivelmente a 4 anos, como tenhio sardas uma amiga me aconselhou a usar sempre filtro solar, so que a um mes apareceu-me uma mancha branca embaixo do olho esquerdo e gostaria que me indicasse como reverter esta situaçao.

    bjos

  50. Avatar de Nadia

    ou seja… protetor solar em todas as fases da vida!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva