Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Cuidar Bem das suas Cutículas

Como Cuidar Bem das suas Cutículas

Aqui no Brasil, o hábito de tirar as cutículas é muito comum. Porém, a cutícula é uma pele com um função bem específica que é a de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha. Por isso, as americanas e as europeias não as tiram. Ao invés disso, hidratam e cuidam muito bem delas.

Publicidade

Ao invés de cortar fora as cutículas, a melhor alternativa é investir em redutores, amolecedores e hidratantes que as façam ficar comportadas e com aspecto saudável. Quem tem o hábito de retirar as cutículas as torna maiores, pois a pele tem a capacidade de ser estimulada: quando a cutícula for retirada, ela sempre será refeita.

O que é a cutícula?

É a camada de pele que une o dedo à unha. Existe a cutícula interna, que é a que fica grudada na unha, e a externa, que fica em volta, no próprio dedo.

Como Cuidar Bem das suas Cutículas

Para manter suas cutículas sem retirá-las, siga algumas dicas:

  1. Passe um amolecedor de cutículas em volta dos dedos, esperando entre 3 e 5 minutos. Se você não tiver esse produto em casa, aplique um hidratante e mergulhe as mãos em um pote com água morna.
  2. Em seguida, pegue um pauzinho de laranjeira ou uma espátula e passe-a levemente por todo o contorno da unha a fim de que a cutícula fique em seu devido lugar. Nessa etapa, os excessos de pele morta se sobressairão e você poderá cortá-las com um alicate bem afiado — mas somente as que estiverem levantadas.
  3. Então, enxugue os dedos com uma toalha para retirar o excesso de creme, lixe as suas unhas e passe um hidratante para mãos. Agora, basta escolher o seu esmalte preferido e sair com as mãos, unhas e cutículas lindas.
Como Cuidar Bem das suas Cutículas

Hidratantes para Cutícula

O segredo para conseguirmos nos afastar dos alicates de vez é hidratação! Passar hidratantes, óleos e pomadas evita que as cutículas fiquem ressecadas e arrepiadas. A hidratação ajuda as cutículas a ficarem mais comportadas. Isso ajuda não só as cutículas, mas também no crescimento das unhas, proporcionando unhas fortes e saudáveis.

Caso não tenha hidratantes específicos para as cutículas, você pode usar cremes para as mãos, óleo de coco, óleo de argan, óleo de rosa mosqueta ou óleo de amêndoas. O importante é hidratar suas cutículas! O ideal é hidratar duas vezes ao dia.

Como Cuidar Bem das suas Cutículas

Removedor de Cutícula

Para quem quer parar de tirar as cutículas com alicate, uma boa ideia é usar removedores de cutículas. A função é ajudar a “derreter” a cutícula, mas o que acontece mesmo é que o removedor de cutícula tira o excesso de pele morta ao redor das unhas. Segue algumas sugestões de removedor de cutícula:

  1. Removedor Cutícula, Mavala
  2. Sally Hansen Instante Cuticle Remover
  3. Mira-Cuticle ComplExo Redutor de Cutícula Avon
  4. Removedor de Cutícula Velox

O removedor de cutícula é um produto cremoso que você deve aplicar na parte inferior da unha, em cima da cutícula, e com isso ir fazendo uma massagem para que o produto penetre melhor na pele. Na primeira semana de uso você deve aplicar em dias alternados, para sua pele ir se adaptando ao produto, afinal, são novos compostos que vão aderindo à sua pele. É notável a diferença, tanto na redução quanto na maciez do local, além do principal: sem deixar de proteger as suas unhas de fungos e bactérias que você é exposta quando extrai a cutícula com o alicate de unhas.

E então, devo parar de tirar as cutículas?

A mulher brasileira cresceu ouvindo que unhas bem feitas são aquelas bem cutiladas, que conferem aspecto mais delicado às mãos. No entanto, especialistas afirmam que remover esta é um ato prejudicial à saúde, já que a ela é a nossa primeira barreira imunológica, impedindo que agentes externos entrem no nosso corpo e provoquem doenças. Ou seja: o corpo enxerga esta ação como uma agressão.

Ou seja, é um mau hábito pra saúde, mas com forte herança cultural. Tirar ou não a cutícula é, claro, decisão de cada uma. Eu acho que, antes de retirar, vale a pena sim investir nesses procedimentos de higiene e beleza, e não tirar suas cutículas com alicate.

E você, como faz suas unhas?

105 comentários para “Como Cuidar Bem das suas Cutículas”

  1. Avatar de Paula

    adorei toda essa conversa, acho q nos brasileiras estamos vacilando c a saude, vamos deixar a cuticula e a unha juntinhas.

  2. Avatar de Márcia Martins

    Já tentei não tirar a cutícula, mas fica muito feio. Já usei esse removedor da avon, mas não gostei! Minha pele eh muito ressecada e paracia que o produto piorava. Comecei a usar a cera nutritiva da Granado a pouco tempo, mas não dispenso jamais meu creme para mãos, atualmente estou usando o Active do Boticário, e estou adorando.

    1. Avatar de Analice

      🙁 Marcia Martins, é verdade.. muito dificil ficar sem tirar as cuticulas, mas essa cera da granado é muito boa. Ja usei, ela evita o ressecamento e fora que rende bastante.

  3. Avatar de Renata

    Nós brasileiras temos o hábito de tirar a cutícula SIM, e a coisa mais rara que tem é alguém ter algum problema na unha por conta disso. Acho que fica muito feio passar o esmalte na unha com cutícula, não dá nem para pintar direito.

    1. Avatar de Andreia X

      è que vc precisa hidratar, tirar os excessos e passar removedor de cutícula, dá para ficar bem bonito mantendo as cutículas, como diz o post, é só hidratar bem.

  4. Avatar de Cerise

    Eu tiro, mas em casa e pouquinho, deixo a maior parte… amei o post

  5. Avatar de Neide Maria

    Gostei…do post. Agradeço pelas dicas maravilhosas!Beijos…

  6. Avatar de Nilza Manzoni

    Gostei muito da ideia porque toda vez que vou a manicure me tira bifes e como tenha a pele muito sensivel sempre sangra.

  7. Avatar de Vivianne

    Oi, achei muito legal esse textom nunca pensei nessas coisas… já tinha ouvido dizer que não era bom e tal, mas não sabia outras soluções, porque deixa a cutícula é horrível, não gosto… vou seguir as dicas

    Agradecida <<<

  8. Avatar de Luciana Moura

    Oi Celisa,

    uso o hidratante de cuticulas da Avon, ele se chama Mira-Cuticle Complexo Redutor de

    Cuticulas, para mim ele não reduz, mas sim hidrata muito, então não preciso retirar-las.

    Uso 2 vezes ao dia. Ele tem 10% de ácido lático, vitamina E, aloe vera, pantenol,

    pantotenato de cálcio e óleo de semente de damasco. Encontrei o que eu precisava

    neste produto.

    Sou revendedora Avon em Goiânia – Goiás. Se quizerem entrar em contato comigo, meu

    email é lucianafmoura@bol.com.br

  9. Avatar de Mara

    Esses dias saiu uma reportagem no programa Bem Estar sobre nao tirar as cuticulas, inclusive a medica que estava no programa falou que esse removedor igual da sally hansen pode ser manipulado, e talvez fique mais em conta ne! Da pra assistir o programa pelo site da globo pra quem quiser ver a materia.
    A cerinha da Granado e o mira cuticle eu acho que sao produtos muito bons mesmo!

    1. Avatar de Analice

      😛 Mara, muito obrigada pela sugestão, leitoras como vc no blog, influencia diretamente ao trabalho apresentado. MUITO OBRIGADA

  10. Avatar de Antonia Marcal Matos

    e tira cuticula não e bom ,é perigoso entrar bactérias ,principalmente quem passa pano de chão ,lavar o cachorro etc… bom é hidratar e empurar com uma espatula se tiver muito grosa tire so o exseso ,lembrado que quanto mais tira mais nace.

    1. Avatar de Analice

      Antonia o ruim é isso q vc disse, quanto mais tira, mais nasce.
      Se comecar a usar hidratante, reduz bastante.

  11. Avatar de Adriana Prado

    Que bom este post Celisa! Adorei!

    Estou tentando este método, não vou a manicure há dois meses. Como mudei um pouco meus produtos de banho, uso óleo no corpo e aproveito para massagear minha cutícula na hora do banho com ele. Uso Bepantol ou óleo de amêndoas no decorrer do dia e antes de dormir. Uma vez por semana eu tento fazer minha própria unha, meu Deus, que dificuldade, rsrss. Às vezes acho que tiro além do que deveria da cutícula, mas mesmo assim posso afirmar que está ótimo. Acho que até a aparência da unha está melhor. Percebo principalmente os pés, que tiro menos que nas mãos e fica mais tempo hidratado, já que as mãos lavo muito durante o dia.

    Este removedor Sally Hansen está na minha lista de desejos. Acredito que com ele vou conseguir tirar ainda menos.

    Minha dificuldade tem sido pintar as unhas, mas ainda aprendo.

    Beijo

    1. Avatar de Cinthia

      Tem + ou – que faço minhas unhas sozinha, tem dias que não fica muito bom, mas depois que passei a usar o Sally Hanson achei mais facil tirar só os excessos, vale a pena.

      1. Avatar de Analice

        😛 Que bom Cinthia

  12. Avatar de Lucimaria

    A minha filhinha tem 4 aninhos e tem cabelos cacheados mais muito seco, já usei diversos cremes que foram indicado para criança, mais ainda não encontrei um realmente que deixasse hidratado e sedoso, alguém pode me ajudar? Já usei a linha da natura, deixou mais ressecado, já usei o da Johnson e nada, por favor nos ajude. Obrigada.

    1. Avatar de Vane

      Lucimaria!
      Vc já experimentou o CASULÃO:
      Casulão Umectante Capilar Bicho S Bom (pote verde) 500ml +- 10,00
      é otimo pra deixar, só precisa um pouquinho e os cabelos ficam otimos.
      Uso ha mais de 10 anos. Compro outros de vez em quando, mas sempre tenho em casa.

    2. Avatar de Analice

      Lucimara o post aqui é sobre unha e cuticula.

  13. Avatar de Miriam

    Adorei o post!!! Dicas preciosas, bjos

  14. Avatar de Cláudia

    Amei as dicas!

    Já usei a cera nutritiva da Granado e não achei o resultado satisfatório.

    No momento estou experimentando o Vitamin C Cuticle Gel da Avon e, estou gostando.

    Beijos.

    1. Avatar de Analice

      Ja usei os dois e gostei, ambos me deram resultado. Espero que vc, Claudinha, fique sem tirar a cuticula, sabe o risco q corre ne?:

  15. Avatar de Michele

    hidrato minhas cutículas,unhas,mãos,cuido direitinho mas detesto ficar sem tirar a cutícula.Alem de achar que fica feio.Se vc tem uma boa manicure e cuida direitinho cutícula não fica feia e desfiando.Uso vários dos produtos indicados,mesmo tirando a cutícula,tem que cuidar.Excelente o post,como sempre.

    1. Avatar de Analice

      😛 😛 😛 😆 😉 😀
      Michele depois qnd aparecer fungo nas unhas unhas nao venha reclamar.
      Porque eu nao acho justo vc questionar sobre isso, ja que vc APOIA a tirar cuticula.

  16. Avatar de Simone Ribeiro

    Acho muito feio não tirar a cutícula. A unha não realça com o esmalte.
    Eu mesma faço as unhas, então não tem nenhum perigo.
    Admiro unhas bem feitas.

    1. Avatar de Analice

      Unha fundinha ne? qND TIRA a cuticula fica funda.

      UM MAAAAR DE MORADIA PARA OS FUNGOS E MICOSES, sabia ?

  17. Avatar de Geni Selau Dos Santos

    Cuidar das mãos e unhas, e cuidar da aparência é amar-se a si mesma, precisamos inovar os cuidados com a nossa aparência….
    Eu cuido das minhas unhas eu hidrato as.

  18. Avatar de Taís

    o post ta falando tudo, pke antes eu não tirava a cuticula, minhas unhas eram lindas e fortes. Depois q eu começei a tirar nunca mais minhas unhas foram as mesmas.. Estao mt fracas..

  19. Avatar de Ana Ruth Ramos

    Adorei: as dicas de como cuidar das unhas

  20. Avatar de Ana Ruth Ramos

    Adorei: as dicas de como cuida das unhas sem tira as cutículas.

  21. Avatar de Maria

    Amei o post, toda essas informações me serão muito úteis,não costumo tirar cutículas. Aprendí em um programa que isso não é bom o ideal é hidratálas bem, remover o excesso e com uma espátula precionar um pouquinho para dentro o que ficou.
    Acho que por isso tenho pouca cutícula,só preciso hidratálas mais.
    vou seguir as dicas com maior fraquência,muito bom.

  22. Avatar de Eloa Monet

    PREFIRO REMOVE-LAS!

    1. Avatar de Analice

      Eu tambem ELOÁ

  23. Avatar de Carol

    adorei as dicas… eu costumo remove-las, mas com muito cuidado, e também não exagero, tiro bem pouco 😉

  24. Avatar de Carol

    Não tiro cutícula mais e estou amando. Uso o removedor sally hansen e ficam perfeitas e no lugar. Senti que minhas unhas estão mais fortes e protegidas. Hidrato com a cera da granado e tbm adoro e o cheiro é ótimo. Ótimas dicas!!!?

  25. Avatar de Regina Racco

    Recentemente resolvi parar de tirar cutícula, aos 65 anos, confesso que não tenho mais saco para tanta violência, a última vez a manicura só faltou arrancar meus dedos, jurei que ninguém mais armada com um alicate chega perto de minhas unhas, vou hidratar, remover, rezar, o que for preciso 🙂

    1. Avatar de Analice

      😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

  26. Avatar de Ana Cristina - Rj

    😆 Meninas, acreditem! Ficar sem cutilar as unhas é totalmente possível!!! Sempre achei que não seria, pois todas as vezes que tentei começar, na primeira semana não aguentava e acabava metendo o alicate de novo. Afinal, para alguém viciada em alicate desde a adolescência, não tinha como ser fácil!! Até que encontrei um trio que realmente me salvou: 1º O Mira Cuticle (sim, ele funciona, mas não adianta passar uma vez por semana), uso todos os dias, pelo menos uma vez. Quando consigo ainda repito à noite. Passo quando chego no trabalho, deixo 10 minutinhos, e passo o palito em movimente de “U”, como se estivesse limpando o excesso de esmalte. 2º Creme para as mãos, tenho usado o de Castanha da Natura, uso sempre que sinto minha mão seca (e isso é muitas vezes ao dia). 3º O Bepantol – esse eu passo na cutícula antes de dormir e quando acordo ele ainda está lá. Pronto, em 3 semanas eu praticamente não tinha mais cutícula!! Só é difícil pra esmaltar no começo pq a cutícula ainda está muito seca e quebradinha, mas depois que ela fica inteirinha, nem isso é difícil. Agora passei a fazer o ritual para os pés e estou economizando tempo e dinheiro com manicure. Juro!!!!

  27. Avatar de Laizadf

    BOM SABER….

  28. Avatar de Anamaria

    Tenho as cutículas muito finas e, por causa disso fazia as unhas em salão 2X/mês. Mas tiravam muitos “bifes”. Desde que conheci a linha Prime israelense, com um óleo, creme, lixador de unhas com 3 tipos de lixa, uma de cada lado: tira o grosso, esfolia, ameniza e dá brilho. Parece um espelho.
    Não faço mais as unhas. Prefiro usar esses produtos e tomar medicamento como Biotina, que fortalecem as unhas. Tiro apenas de lado o excesso.

  29. Avatar de Maria Luiza Rodrigues

    Excelentes dicas sobre cutículas. Vou experimentar.

  30. Avatar de Sandra Alves De Souza

    😛 Muito boa essa matéria nunca tiro a cutícula, uso hidratantes faço minhas unhas”cuidado com alicates”a Hepatite está voltando com tudo. ….bjs

  31. Avatar de Marina

    Meninas essa Removedor de Cutícula Velox é tudo de bom…. 😉

  32. Avatar de Rafa

    Eu adoro fazer as unhas… não me sinto bem se não fizer ahh e tiro as cuticulas.

  33. Avatar de Carol

    Oi meninas,
    Passei por aqui procurando um creme hidratante para mãos e cutículas. Sempre gosto de ver os comentários dos postes. Não faço minha cutícula a uns 6 meses. Nunca gostei de ir na manicure e sempre fiz minhas unhas sozinha, mas depois que meu filho nasceu fiquei sem tempo p/ nada e as vezes tirava cutícula de qualquer jeito, resultado, cutícula toda inflamada. Foi uma amiga que ensinou a empurrar com a espátula no banho e não tirar. Como já não vinha fazendo as unhas com Constância, acho que foi mais fácil. Não vivo sem um creme hidratante, as vezes tenho 3 na bolsa 🤔, todos vão e voltam do trabalho todos os dias, quando esmalto minhas unhas acho que o resultado é super bacana e nunca mais tive cutícula inflamada.
    Eu recomendo e a dica que só é tenham paciência.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva