Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?

Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?

A limpeza do rosto é um dos conselhos de beleza mais frequentes e serve para qualquer tipo de pele. Limpar é fundamental. Só assim você remove as impurezas, produtos e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite. Bem, você já sabe que limpar a pele é muito importante, mas você sabe que tipo de produto usar e a ordem correta para usar esses limpadores? A ordem é muito simples: de manhã, sabonete líquido e opcionalmente um tônico facial. À noite, demaquilante, sabonete e tônico.

1) Demaquilar

O demaquilante é um produto coringa que remove os resíduos de poluição, células mortas, oleosidade, maquiagem, primer, filtros solares, BB Creams e impurezas que ficam na pele. A principal função do demaquilante é retirar o excesso da maquiagem que é mais difícil de sair da pele. O demaquilante é mais eficiente que o sabonete. Além disso, não agride a pele.

Existem produtos específicos para retirar a maquiagem do rosto e dos olhos. A região dos olhos é bem mais sensível e ressecada que o resto do rosto, mesmo para peles oleosas. Muitos demaquilantes para o rosto causam ardência e irritação na área dos olhos, que pedem produtos mais cremosos e sem álcool. O ideal é usar um demaquilante específico para região dos olhos.

Óleo de Limpeza

Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?

Os óleos de limpeza são ainda mais eficientes que os demaquilantes na remoção das impurezas e maquiagem. O óleo faz a função de demaquilante, deixando a pele limpa e macia.

A maioria dos óleos de limpeza não contêm solvente ou detergente. Prefira os produtos com óleo mineral, que são mais apropriados para peles sensíveis. Além de retirar filtros, BB Creams e maquiagem, o óleo de limpeza é bom para peles oleosas, pois ajuda também a remover, sem ressecar, os óleos residuais produzidos pela pele e outros sebos que se acumulam no interior dos poros, que são diluídos e removidos com o enxágue.

2) Lavar

A lavagem com o sabonete facial serve para retirar aquelas sujeirinhas mais superficiais como: poluição, impurezas, restos de cremes, maquiagem que o demaquilante deixou para trás, além do excesso de oleosidade.

Um dos principais componentes de uma lavagem eficiente é acrescentar à ela algum tipo de massagem. A massagem é importante para drenar os vasos linfáticos e para aumentar a circulação sanguínea, ajudando no aporte de oxigênio para a pele. Fique também atenta para escolher um sabonete que seja adequado para o seu tipo de pele.

Esfoliação Facial

Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?

A esfoliação facial ajuda a remover a camada de células mortas na superfície da pele, deixando-a mais fina e macia. A pele fica com um toque aveludado, lisinha e sedosa. O processo renova a pele, estimula a circulação e ajuda a clarear manchas.

Para não obter o efeito inverso e ganhar uma pele áspera, o ideal é promover a esfoliação apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Em excesso e sem hidratação, a esfoliação pode até levar a um quadro de ressecamento e coceira. Aproveite para hidratar a pele após a esfoliação.

3) Tonificar

A loção tônica completa a limpeza, retirando todos resíduos do produto que você usou. Ele ajuda a retirar aquelas sujeirinhas que ficam acumuladas nos poros. Ao tonificar, evitamos ao máximo a obstrução dos poros e a formação de irregularidades como os cravos e espinhas. O uso do tônico é importante, pois ele refresca e suaviza a pele.

Ajuda a fechar os poros e remover a oleosidade excessiva. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

Água Micelar

A água micelar pode ser usada para substituir o tônico. Superversátil, a principal função da água micelar é limpar o rosto em profundidade, e graças às suas micelas – que agem como um imã atraindo todas as impurezas da pele -, não há necessidade de finalizar a limpeza com um tônico. Mas, mais importante que isso, é a propriedade reequilibrante do produto, que substitui o outro por normalizar o pH da pele.

Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?

Como limpar sua pele com eficiência?

  • Demaquilante ou óleo de limpeza: Escolher de acordo com seu tipo de pele: para peles secas, demaquilantes cremosos ou em cremes; para peles mistas, demaquilantes em mousses; para peles oleosas, leite de limpeza ou espumantes em gel. Normalmente você vai usar com algodão, nunca esfregue, pois o atrito pode machucar a pele. Passe o algodão levemente em movimentos de baixo para cima. Em seguida, enxágue o rosto. Veja a receita do demaquilante caseiro.
  • Sabonete facial: Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite. Pele Seca: use creme de limpeza ou sabonete suave, com hidratante. Peles Normais/mistas e oleosas: produtos leves (gel ou espuma de limpeza). O dia que for usar o esfoliante, pode usar ao invés do sabonete facial.
  • Tônico facial: Depois destas ações de limpeza prévias, vem a tonificação, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural e assim não só mantêm a hidratação e consistência, como também protege a pele contra microorganismos.

Com a pele limpa, os tratamentos — como hidratação e proteção — ficam mais eficientes pois penetram na pele com mais facilidade.

E você, cuida da limpeza da sua pele?

128 comentários para “Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?”

  1. Avatar de Beatriz

    Sempre me preocupei com a limpeza da pele, uso demaquilante e sabonete líquido, estou querendo comprar um tônico também para complementar. Estou usando o demaquilante da Lancome é muito bom, sai todo make.

  2. Avatar de Kaka

    Gostei muito do post, esclareceu minhas dúvidas, obrigada!

  3. Avatar de Léa

    Oi Celisa, ótimo post, é bom mesmo nos alertar, nem sempre eu faço uma limpeza como deveria, é claro que não durmo com maquiagem, mas sei que as vezes não limpei a pele como deveria.
    Vou dar mais importancia a minha limpeza 😉

  4. Avatar de Christiane

    Olá! muito interessante, não sou tão caprichosa com a limpeza, mas vou me dedicar mais… Não tenho demaquilante, vou comprar um urgentemente… alguém tem algum para me recomendar?

  5. Avatar de Valesca

    Adorei Celisa, ótimas dicas, esclareceu muito as minhas dúvidas, vc é demais… ultimamente eu tenho cuidado melhor nessa questão da limpeza, estou usando o óleo Bioré e estou in love por ele, graças a vc.
    Quando uso um make bem pesado uso os 3 e nessa ordem, demaquilante, sabonete e tônico, pelo menos a ordem eu já fazia corretamente. Bjo querida

  6. Avatar de Bia Fernandes

    Oi Celisa, estou usando o demaquilante da Mary Kay, mas depois eu não passo nada, será que não está limpo o suficiente?

  7. Avatar de Milena

    Uso o demaquilante a noite, a dúvida é se preciso usar pela manhã também…

  8. Avatar de Letícia

    Oiiee, adorei o artigo… eu adoro cuidar da minha pele e também da limpeza, que bom que já faço os passos direitinho 🙂

  9. Avatar de Nathália

    Eu se eu não usar maquiagem durante o dia, preciso usar demaquilante a noite?

  10. Avatar de Larissa

    Muito bom saber dessas diferenças, gostei!

  11. Avatar de Verônica

    Eu não sabia que o demaquilante era tão importante assim, valeuuuu

  12. Avatar de Rossane

    Muito bom!
    Eu também estou in love com os oleos de limpeza, eles são excelentes. Minha pele é sensível e só esses óleos é que não agridem minha pele.

  13. Avatar de Haissa

    Parabéns pelo artigo, vou cuidar melhor dessa questão de limpeza.

  14. Avatar de Wania Regina

    Menin….Muito bom a resenha…

    Vale uma boa e barata dica para todas….Passei a usar o leite de colonia passado com algodào e apenas ele para limpeza da pele.. Me surpreendi pela reação da pele…Ficou limpa, clara e suave…Percebi que absorveu bem melhor os creme em seguida.
    Essa dica recebi de uma senhora, hoje com 74 anos e com uma pele lindíssima, clara, hidratada e lisinha…
    Valeu???

    Beijuuu

    1. Avatar de Celeste

      Oi, qual leite de colônia você usa?

  15. Avatar de Andreia X

    Oi gente, estou usando um demaquilante que estou amando, ganhei de presente de uma amiga que voltou dos EUA, é o demaquilante da BIODERMA.

  16. Avatar de Patrícia Da Matta

    Olares queridas, amei amei o post
    Uso o demaquilante antes de entrar no banho e lá uso o sabonete… a pele fica limpíssima.
    Estou adorando o demaquilante da Make B.

    1. Avatar de Michele

      pro rosto ou pros olhos,Patricia?

      1. Avatar de Patrícia Da Matta

        Ele é bifásico para rosto e olhos, é muito bom, experimente que vc vai gostar…

        1. Avatar de Andreia

          Vou comprar esse demaquilante bifásico da Make B, já ouvi dizer que é ótimo.

  17. Avatar de Meire

    Depois que comecei usar tonico depois da limpeza, minha pele melhorou muito, nunca mais tive cravinhos.

  18. Avatar de Camila

    Oieee, muito bom esse artigo, eu já cuido da limpeza da minha pele graças a frequencia aqui no BES. Desde que aprendi limpar a pele nunca mais tive espinhas…
    Uso filtro, bb cream, as vezes base facial… haja demaquilante 🙂

  19. Avatar de Edjane

    Olá Celisa,
    Adorei o Post, já sigo esse roteito direitinho todos os dias! Uso os produtos da La Roche Posay, acho muito bons! Depois dessa primeira fase (limpeza) uso meus creminhos! rsrs
    Bjos querida.

  20. Avatar de Samara

    Muito interessante essas dicas, não faço nem a metade disso…

  21. Avatar de Izabel Nascimento

    Eu adoro essa rotina de limpeza, faço rigorosamente todos os dias, posso estar cansado que sempre limpo muito bem…

  22. Avatar de Marilene Guedes

    muito bom essas dica de beleza,quem poder mim dar umas dicas para cabelo eu fico grata eu tenho uma filha de 8 anos não sei mais o que usar no cabelo dela tudo que mim ensina eu faço mas não dar certo. o cabelo dela é muito cheio e cacheado não é crespo agora as ponta é muito ressecada. mim der umas dicas de creme para pentear e outros mais .

    desde já agradeço .

    marilene .

    1. Avatar de Cora

      Existe um creme para pentear de uma marca chamada “Its”, para cabelos quimicamente tratados, que fez milagres no meu cabelo!!!! Posso usar qualquer shampoo e condicionador, mas quando uso esse creme p pentear, parece que “ressucita” meu cabelo!

      Se eu fosse vc, compraria tb um mousse de modelar, é ótimo p quem tem cabelos cacheados. Já usei da marca Charming Gloss e gostei bastante!

      Espero que tenha lhe ajudado!

      Bjss

  23. Avatar de Vanessa

    Muito bom, adorei o post….ja uso sabonete liquido e tonico, agora vou comprar o demaquilante para fazer uma limpeza completa..

  24. Avatar de Glaucia Nogueira

    Oi meninas, eu nunca fui dormir com maquiagem, a minha esteticista sempre disse que a beleza da pele era fazer todos os dias uma boa limpeza.
    Ultimamente além do sabonete e demaquilante também tenho usado tônico estou adorando os benefícios.

  25. Avatar de Nando Goober

    Oi Celisa,

    Eu virei fã dos óleos de limpeza… associados a uma boa espuma de limpeza…. melhorou muito a minha pele e o excesso de oleosidade. Dispenso o tônico, na versão de retirar qualquer sujeira, porque o óleo já faz tudo isso… e troquei por loções asiáticas que tem função de tônico mas como tratamento..

    Para retirar filtro solar e maquiagem pesada, nada mais eficiente que óleos de limpeza ou demaquilante bifásico.. melhor perder alguns minutos suando-os que limpar a pele só com sabão e correr o risco depois de ter cravos, poros abertos e espinhas.

    Bj

    1. Avatar de Michele

      me dê uma sugestão de óleo de limpeza,Nando?Só uso o óleo Johnsons na área dos olhos pra tirar o make.Tks

    2. Avatar de Paula

      Olá, Nando.

      Também gosto muito do seus comentários e de seu blog. Estou na expectativa junto com a Michele para uma dica de óleo de limpeza e se vc indica algum nacional.

      Obrigada, Beijos

      Celisa mais uma vez Parabéns!!! temas excelentes

  26. Avatar de Michele

    faço tudo isso direitinho,mas agora usando o Vitacid Plus,achei melhor cortar o tônico.Fiz certo,Celisa?

  27. Avatar de Laureanne Espinosa

    ñ tenho costume de lavar o rosto

  28. Avatar de Marcelo Kionoha

    Boa tarde meninas.

    Bom nao uso maquiagem, mas gosto de estar sempre linpando minha pele.

    Gosto de usar shampoo de bebe para linpar a pele pela manha e pela tarde e noite uso aquele sabonete asepxia, resultado a um bom tempo nao sei o que sao cravos e espinhas.

    Uso shampoo de bebe pela manha pois acho mais suave e ascepxia pela atrde e noite pois na rua a pele fica mais suja.

    Obs: muitas mulheres usam shampoo de bebe para retirar maquiagem e funciona muito bem, so nao sei dizer se e necessario usar algo mais depois.

    bjs… 😉

  29. Avatar de Marcelo Kionoha

    adoro as materias!!!.

    bjs…:)

  30. Avatar de Marielle

    Humm eu cuido da limpeza sim, uso demaquilante bifásico e sabonetes, as vezes uso esfoliante. É muito bom cuidar da pele.
    Comprei uma loção adstringente da La Roche Posay, muito boa

  31. Avatar de Bruna Diegues

    Uso apenas sabonete e tônico, não uso demaquilante.

  32. Avatar de Luzanira

    Gostei de saber a importancia da limpeza da pele. Obrigada

  33. Avatar de Taisa

    Oi meninas… conheci esse blog ontem e estou apaixonada, quanta coisa legal que tem… não consigo parar de ler as coisas. Adorei esse assunto de limpeza com a pele, sempre quis saber essas diferenças… parabéns a dona do blog.

  34. Avatar de Gabriela

    Oi Celi como tenho a pele muito oleosa, não posso descuidar na hora da limpeza. Faço o ritual certinho e com isso noto que as espinhas melhoraram e que a pele está mais saudável… tudo graças a esse blog maravilhoso.

  35. Avatar de Antonieta

    Muito bom o artigo, parabéns Celisa, dúvidas resolvidas.

  36. Avatar de Márcia Lima

    Boa tarde! uso sempre o Renew Ultimate 7s creme de limpeza Facial 2 em 1 e minha pele é seca estou fazendo certo?Obrigado

  37. Avatar de Mila

    Muito boa a matéria. Nao sabia que era tão importante cuidar da limpeza da pele, vou comprar um demaquilante para complementar a minha limpeza.

  38. Avatar de Ana

    uso pela manha e a noite sabonete liquido com formula que minha dermatologista passou

  39. Avatar de Carolina

    Queria experimentar óleo de limpeza, mas não conheço, que marca devo comprar??

    1. Avatar de Valesca

      Compra o óleo Bioré, esse aqui
      https://belezaesaude.com/oleo-demaquilante-biore/

  40. Avatar de Cacilda

    Ola meninas…estou confusa sobre qual usar…minha pele mt seca e ja estou na terceira idade..o tonico leite de colonia resseca d+ a pele..e se tomar sol mancha parece esfoliante ..digo na minha pele..peço um help p Celisa 🙂 Beijinhos

  41. Avatar de Ana Cristina

    Olá! Muito boa essas informações, não faço esse ritual todo, mas pretendo fazer, apesar de não dormir com maquiagem, noto que peco na limpeza, tenho poros abertos, cravos e algumas espinhas.

  42. Avatar de Mariza

    Adorei, saber um pouco mais sobre limpeza de pele, eu geralmente uso de manhã sabonete, em pedra, a noite quando maquiada uso demaquilante Bifásico DOUBLE EFFECT NIVEA VISAGE remove maquiagem do rosto e dos olhos, lavo a noite com Normaderm, gel de limpeza profunda da VICHY. Alterno o produto NIVEA VISAGE com Demaquilante Intense do Boticário. Usei durante um tempo mascara+ maKe-up remover, special cleansing, da marca OLAY.Gostei muito. Faço esfoliação com produto da Mary Kay.

  43. Avatar de Cacilda

    Oie Celisa , preciso de ajuda em todos produtos . eu lavo o rosto com sabonete liquido , e depois uso yves roche creme da noite e dos olhos e de manha uso o diurno..penso q tenho q usar um oleo p limpesa né? sabonete a derma disse p usar so o liquido. ah li seu comentario sobre o Vitanol A, usei pouco esse ano pq qse nem fez frio..mas ele resseca a pele ..vi um video sobre o Vitanol fiquei apavorada, pq se usar o produto não pode nem usar o pc..que queima o rosto..e a luz da lampada tb..e assim como ele ajuda a nossa pele pode fazer um estrago danado..fiquei com medao e passava o vitanol correndo lavava a mão ..corria p o quarto e passava um hidrante nas mãos e ja apagava a luz..e sempre leio as bulas e nao fala nada sobre isso..obrigada Celisa ..vc sempre me ajudando 🙂

  44. Avatar de Analice

    Parabéns pelo artigo, muito instrutivo. Quem me passou essas dicas de limpeza com demaquilante foi a dermtologista, disse para usar todos os dias para retirar o filtro solar.
    Gostei do post porque está bem explicadinho.

  45. Avatar de Moema

    Eu uso gel de tratamento, peróxido de benzoila todos os dias à noite. Mesmo usando isso, eu devo passar o tônico? Ou como eu encaixo ele nessa rotina?

  46. Avatar de Daniela S.

    Gostei muito do assunto, vou me cuidar melhor, comprar hj mesmo um demaquilante 🙂

  47. Avatar de Miriam

    O que mais tenho em casa quando se trata de produtos de beleza é maquiagem e demaquilantes.
    Uso muito demaquilante porque faço maquiagem todos os dias.
    Gostei da dica de enxaguar depois, a maior parte deles deixa a pele grudenta, vou experimentar lavar o rosto depois.
    Meus demaquilantes
    Vult
    Make B
    mary kay
    quero comprar o óleo Bioré…

  48. Avatar de Teresa Simon

    Uso Leite Essencial de limpeza da Valmari, para retirar a maquiagem
    e Creme de limpeza da Renew para lavar.

  49. Avatar de Luciana Martins

    Adorei esses conselhos de limpeza com a pele, certamente irei melhorar isso, tenho demaquilante me casa, mas fica encostado, uso de vez enquando… teho um sabonete e não tenho tônico. Vou usar todos os dias meu demaquilante já que uso protetor solar e base facial.

  50. Avatar de Mariana

    Um show de matéria!!!! agora sei a ordem para usar demaquilante, sabonete e o tonico.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva