Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamentos e Causas da Depressão

Tratamentos e Causas da Depressão

A depressão é uma doença que afeta o estado físico e emocional. Há grande alteração no humor nos sentimentos e pensamentos. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade.

Publicidade

Não é uma tristeza passageira, não é sinal de fraqueza pessoal ou uma condição que possa ser revertida com mera força de vontade. Sua característica essencial é o humor deprimido ou triste na maior parte do tempo, por um período prolongado. A maioria das pessoas com depressão também tem acentuada redução da capacidade de sentir prazer e tem pensamentos negativos.

É importante frisar novamente: ela não é apenas uma tristeza passageira, mas sim uma doença. E, como toda doença, precisa ser diagnosticada e tratada da forma correta o quanto antes.

Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. O modo de viver, agir e pensar, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer.

Causas da Depressão

A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Algum acontecimento marcante como a perda de alguém, alguma doença grave, estresse ou decepção podem contribuir para desencadear uma depressão — porém, essas nunca são as causas diretas.

Algumas mudanças no corpo podem desequilibrar certos hormônios produzidos e podem ser o gatilho para uma depressão.

A depressão também pode ser genética: a doença é muito mais comum com pessoas que têm parentes que já possuem a doença.

Publicidade
Tratamentos e Causas da Depressão

Sintomas da Depressão

Os sintomas da depressão são muito variados: desde sensações de tristeza, passando por pensamentos negativos, inclusive podendo haver alterações da sensação corporal, como dores. Podem ocorrer um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Tristeza profunda e constante
  • Falta de interesse ou prazer
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações no apetite e no sono
  • Ansiedade ou sensação de vazio
  • Dores de cabeça e musculares
  • Sentimentos de culpa, ou de achar que a vida não vale a pena
  • Diminuição da energia e fadiga
  • Pensamentos relacionados à morte e suicídio
  • Afastamento de amigos ou pessoas
  • Se achar fracassado e inútil

Identificação da Depressão

Para afirmarmos que o paciente está deprimido, temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado ou movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança, desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros.

Como Evitar a Depressão

Por mais que não haja maneiras certeiras de se prevenir a depressão, algumas estratégias podem ser aplicadas:

  • Tenha uma vida equilibrada, com pensamentos positivos e buscando sempre o bem-estar.
  • Procure relaxar, respirar profundamente e faça as atividades com moderação.
  • Cuide da saúde, faça exercícios físicos e tenha uma boa alimentação.
  • Mantenha contato com a natureza, vá à praia, bosques, piscinas, faça caminhadas em parques.
  • Prepare banhos relaxantes e procure ter um sono reparador.
  • Evite o estresse.
  • Fique consciente dos seus atos e busque o autoconhecimento. Isto evitará o desalento e a consequente desorganização orgânica.

Muitas pessoas não sabem que sofrem de depressão por não conseguirem enxergar em si mesmos os sintomas característicos da doença. Portanto, se você conhece alguma pessoa que está tendo comportamentos típicos de alguém depressivo, converse com ele e sugira a procura médica. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor.

Tratamentos e Causas da Depressão

Tratamento para Depressão

Atualmente, há diversos tipos de tratamentos para a depressão. O mais indicado pelos especialistas é o uso de medicamentos em conjunto com a psicoterapia. Além desse, há ainda o tratamento realizado em hospitais, a terapia eletroconvulsiva, a estimulação magnética transcraniana e os tratamentos alternativos.

Publicidade

Medicamentos Antidepressivos

O tratamento com antidepressivo deve ser realizado considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. O médico pesa os prós e os contras da medicação, decidindo qual o tratamento mais adequado, já que o tratamento nunca é isento de riscos.

Os medicamentos utilizados no tratamento da depressão podem ser: inibidores da recaptação da serotonina; inibidores da recaptação da norepinefrina-dopamina; antidepressivos atípicos; antidepressivos tricíclicos e inibidores da monoamina oxidase.

Psicoterapia

A psicoterapia é um tratamento baseado na conversa sobre a condição do paciente com um profissional da área da saúde mental. Dentre as inúmeras ajudas que a psicoterapia pode te dar, estão:

  • Ajudar em uma crise ou outra dificuldade atual;
  • Identificar os comportamentos negativos da pessoa e substituí-los por outros saudáveis e positivos;
  • Explorar relacionamentos e experiências para que interações positivas com os outros sejam desenvolvidas;
  • Encontrar maneiras melhores de lidar com os problemas;
  • Identificar as questões que contribuem para sua depressão e comportamentos que piorem o estado;
  • Recuperar a satisfação e o controle da própria vida;
  • Ajudar a definir metas realistas para a sua vida;
  • Desenvolver a capacidade de tolerar e aceitar o sofrimento utilizando-se de comportamentos mais saudáveis.
Tratamentos e Causas da Depressão

Tratamento Natural para Depressão

Uma boa forma de tratar naturalmente a depressão é ingerir alimentos ricos em vitamina B12, ômega 3 e triptofano, pois estes impulsionam o bom humor e devolvem a energia perdida. Nosso cérebro precisa também de gordura para um bom funcionamento, por isso a ingestão de castanhas, nozes, óleo de coco e óleo de abacate são muito úteis. Saiba mais em Alimentos para Depressão.

A suplementação de vitaminas do complexo b é muito importante para evitar doenças mentais. Essas vitaminas também podem ser úteis para melhorar o cansaço mental e físico apresentado durante uma depressão.

Outras formas de tratamento alternativos para depressão são a acupuntura e aromaterapia. Estes tratamentos coadjuvantes podem ser úteis por tratar o indivíduo como um todo e não somente a doença em si.

Além disso, técnicas de relaxamento, como ioga ou tai chi, meditação, massagem terapêutica, terapia de música ou arte e exercício aeróbico, podem ajudar bastante.

8 comentários para “Tratamentos e Causas da Depressão”

  1. Avatar de Samara

    Muito bom esse texto, me ajudou bastante.

  2. Avatar de Antonieta

    Excelente artigo, precisamos estar sempre atentos à essa doença, ela chega e toma conta.

  3. Avatar de Glaucia Nogueira

    Eu já tive depressão. Tomei medicação por mais de 2 anos, hj estou curada. A medicação é muito importante.

  4. Avatar de Silvia Cristina

    Adorei, temos que estar bem informadas sobre esse assunto. Estresse em exceso pode levar a depressão.

  5. Avatar de Flávio

    A Religião também ajuda.

  6. Avatar de Adolescere

    Caso 2 Seguinte, o cara é tudo de bom pelo que ele falou.. a depressão seria o problema, então acho que o mais importante é vc avaliar como ele trata a depressão dele se for aquelas pessoas que se deixam abater, só reclamam, realmente fica complicado. Mas se ele estiver disposto a procurar ajuda (terapia, remédios), com força de vontade mesmo, ele vai conseguir viver super bem e ir melhorando cada vez mais. Super entendo, mas ao mesmo tempo acho triste e complicado querer desistir da pessoa por um problema que pode acontecer com qualquer um, de repente.. Eu ja tive e hoje estou super bem 🙂

  7. Avatar de Flávia

    Já tive depressão, é muito horrível, ainda bem que consegui ser diagnosticada e fiz tratamento.

  8. Avatar de Marcos

    Muito bom o artigo!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva