Para a mulher que gosta de se cuidar

Dermocosméticos ou Cosméticos: Qual Usar?

Dermocosméticos ou Cosméticos: Qual Usar?

Hoje existem muitas opções de produtos para cuidados com a pele. O que antes eram apenas cremes simples, indicados praticamente para todo tipo de pele, agora são cremes com as mais diversas composições. Além dos cosméticos simples, apareceram também os dermocosméticos.

O que são Dermocosméticos?

Os dermocosméticos, também chamados de cosmecêuticos, agem mais profundamente na pele que cosméticos simples (porém com efeito menor que o de medicamentos).

Os dermocosméticos agem nas camadas mais profundas da pele, promovendo modificações fisiológicas que melhoram a aparência — sempre embasados por estudos clínicos. Já os cosméticos alteram apenas aparência da pele, limpam, perfumam, hidratam e protegem.

Isso acontece porque os dermocosméticos têm ativos com maior capacidade de penetração na pele, já os cosméticos possuem ação superficial. Enquanto um cosmético vai ajudar a cobrir uma mancha, disfarçar uma acne ou ajudar a hidratar a pele superficialmente, o dermocosmético vai atuar no tratamento do problema. Por isso que o mais indicado para tratar rugas, cicatrizes da acne, clarear manchas e olheiras, entre outros problemas, são os dermocosméticos. A diferença principal, portanto, não é que um é melhor que o outro, e sim que as suas funções e propósitos são diferentes.

Dermocosméticos ou Cosméticos: Qual Usar?

O que são cosméticos?

Os cosméticos possuem ação complementar a dos dermocosméticos, agindo nas primeiras camadas pele e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas. Por exemplo, se você possui olheiras e manchas no rosto, utilizar uma base facial e um corretivo pode garantir uma aparência muito mais uniforme. No entanto, ao retirar os produtos, as marcas ainda estarão lá.

Desta forma, enquanto os dermocosméticos tratam a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, os cosméticos possuem uma ação imediata, mas efêmera, alterando a aparência apenas pelo período em que estão aplicados sobre a pele. Além disso, os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica, pois não tratam nenhum problema de fato, apenas o escondem.

Qual dos dois escolher?

Quando falamos de dermocosméticos e cosméticos, você não precisa optar por apenas um tipo de produto, pois cada um deles pode ser apropriado em situações diferentes. Se você deseja um efeito imediato para um evento especial, por exemplo, pode optar pelos cosméticos, mas sem esquecer que os dermocosméticos são essenciais para tratar o problema de fato. Você pode aliar o uso de dermocosméticos e cosméticos, oferecendo os benefícios dos dois tipos de produto para sua pele. Mesmo com o uso de cosméticos diariamente, alguns cuidados são essenciais como a proteção solar, a hidratação e a higienização da pele. Por isso, não dispense o uso de dermocosméticos para manter sua pele bonita e saudável sempre.

Dermocosméticos ou Cosméticos: Qual Usar?

Exemplos de Produtos Dermocosméticos

Um comentário para “Dermocosméticos ou Cosméticos: Qual Usar?”

  1. Avatar de Jairo Sanches

    ótimo artigo adorei!!! estou começando agora e vi seu artigo e adorei , espero poder escrever artigos como este no futuro , obrigado por compartilhar esta informação.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva