Para a mulher que gosta de se cuidar

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!

Todo mundo já deve conhecer o hidróxido de magnésio: é a base do produto vendido em farmácias como Leite de Magnésia Phillips. É um produto super barato e versátil: atua como antiácido e laxante; alivia a azia, má digestão e prisão de ventre. O que muita gente não sabe é que ele também é um desodorante natural muito eficiente!

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!

Quais as funções do leite de magnésia?

  • Por ser uma substância alcalina, o leite de magnésia é muito utilizado como antiácido, neutralizando a hiperacidez estomacal e reduzindo a sensação de queimação.
  • Possui propriedades laxativas: em reação com o ácido clorídrico (HCl) do suco gástrico, é produzido, além da água, o cloreto de magnésio (MgCl2), uma substância higroscópica, ou seja, capaz de absorver umidade, o que lubrifica as paredes do intestino e intensifica os movimentos peristálticos, eliminando a prisão de ventre.
  • Devido ao seu caráter adstringente, o leite de magnésia é largamente empregado como redutor da oleosidade da pele. Também atua como antisséptico, amenizando a acne.
  • É comum, ainda, a utilização do leite de magnésia na fabricação do primer, um tipo especial de pré-maquiagem que muito auxilia na fixação de bases e pós compactos.
Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!

Leite de Magnésia como Desodorante

Além de todos os benefícios acima, o leite de magnésia é um excelente substituto para desodorantes industrializados, uma vez que é capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos que compõem o suor, responsáveis pelos odores desagradáveis da transpiração das axilas e dos pés.

Eu já dei dicas de desodorantes naturais bem eficientes, mas o leite de magnésia realmente merece destaque pela sua simplicidade, preço e eficiência!

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!

Como usar o leite de magnésia como desodorante?

Você pode colocar um pouco do leite de magnésia em um algodão e passar nas axilas.

Para facilitar a aplicação, use uma embalagem de um roll-on de um desodorante antigo: basta tirar aquela bolinha e colocar o leite de magnésia dentro. Pronto! É só usar.

Se você quiser uma fragrância agradável e deixar o seu desodorante um pouquinho mais hidratante, tem uma receitinha bem bacana:

Junte todos os ingredientes e misture bem. Coloque na embalagem roll-on para facilitar o uso.

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!

Antitranspirantes e Desodorantes Industrializados

Desodorantes e antitranspirantes não são a mesma coisa. Esses dois compostos químicos foram criados para propósitos radicalmente diversos e funcionam de maneira diferente quando são aplicados na pele.

Desodorantes não conseguem fazer com que você pare de suar. Em vez disso, eles miram as bactérias que se alimentam do seu suor. Geralmente os desodorantes têm álcool ou outros ingredientes que contribuem para fazer com que suas axilas se tornem ambientes inóspitos para as colônias de bactérias. Eles também podem conter bactericidas (como o Triclosan) que matam os organismos antes que eles tenham tempo de digerir seus fluidos.

Antitranspirantes, por outro lado, são classificados como drogas pela FDA quando combinados com desodorantes. Os antitranspirantes contém altos níveis de cloreto de alumínio, que causa dermatite (coceira e pele irritada). Os compostos de cloreto de alumínio são os agentes antitranspirantes mais eficazes que existem no mercado hoje. Eles se misturam ao suor para criar uma camada de gel que obstrui o duto da glândula sudorípara, além de fazer com que elas se contraiam. Quando mais poros forem fechados, menos você suará. O processo é temporário, claro — uma hora o bloqueio sai junto com a descamação da pele — embora o tempo de permanência do efeito antitranspirante varie de pessoa para pessoa.

Outros ingredientes ativos incluem parabenos e hidroxitolueno butilado (BHT), que agem como conservantes, fragrâncias de mascaramento, óleos emolientes hidratantes, agentes emulsionantes e pó de talco para reduzir o atrito.

Muito alumínio em seu organismo pode ser fatal, já que ele pode detonar seus rins. Por isso a FDA tem, na última década, rotulado antitranspirantes com alertas contra seu uso por pessoas com problemas renais. Outros irritantes potenciais incluem o zircônio e o propileno glicol, ambos ingredientes comuns em antitranspirantes.

Isso tudo não significa que o uso moderado e diário de antitranspirantes lhe causará algum mal. Mas se você tem uma dessas vulnerabilidades (sensibilidade ao alumínio, rins enfraquecidos), é de bom tom diminuir a dose.

E nesse caso, tem uma solução muito eficaz, natural e barata, usar o leite de magnésia como desodorante.

Além de render muito, ser muito barato e ser livre de compostos químicos “duvidosos”, ele é muito eficiente. Que tal experimentar?

204 comentários para “Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!”

  1. Avatar de Andreia

    Eu uso e acho maravilhoso, tinha muita sensibilidade nas axilas com desodorante comum, depois que passei a usar, nunca mais, é nota 10!

    1. Avatar de Márcia Maria

      O que muita gente não sabe é que os desodorantes roll-on são um dos maiores causadores do câncer de mama por acumulo de alumínio nessa área.

    2. Avatar de Andreia

      Andreia, eu tbm tenho muita sensibilidade nas axilas. A irritação chega a ferir e a escurecer a axila. Em quanto tempo vc notou melhora na sua axila?

  2. Avatar de Juliana

    Uso e adoro! Gostei da ideia de colocar óleo essencial de lavanda, deve ficar ótimo.

  3. Avatar de Simone

    Eu uso também como desodorante, acho que é bem eficiente também… intercalo ele com o organico de tea tree da naturezza.

  4. Avatar de Dirce

    Já usei um tempo o leite de magnésia, era bom, mas encontrei um desodorante bem legal da vichy.

    1. Avatar de Geise

      Os desodorantes da Vichy são muito caro. Acho que vale mais a pena o leite de magnesia pelo custo-benefício.

    2. Avatar de Debora Lissone

      Eu também usei o Vichy, mas é muito caro. Portanto voltei a usar o leite de magnésia!

  5. Avatar de Luisa Melo

    Também uso, é ótimo, vou acrescentar os óleos essenciais.

  6. Avatar de ágatha

    Interessante, vou testar.

  7. Avatar de Levi C

    Ótima dica, além de ser barato saber que vc pode estar protegendo seu organismo de mais químicas. Mesmo porque algumas não dá para deixar de usar como colorir os cabelos brancos.

  8. Avatar de Wania

    Outro desodorante ótimo é o leite de colonia…coloque num antigo frasco spray de preferencia e escolha entre as varias fragancias… eu prefiro o de embalagem azul…ótimo nao mancha a roupa e realmente desodoriza por horas… ah….baratíssimo….

    Amooo as dicas deste post….

    Wania

  9. Avatar de Filomena

    Nunca usei, mas vou experimentar.

  10. Avatar de Fernanda

    Já usei e realmente é eficaz como desodorante.

  11. Avatar de Neide Maria

    Boa tarde,
    Já faz muitos anos que uso leite de magnésia como desodorante. É ótimo!
    Abraços a todos…!

    1. Avatar de Angela

      Estou adorando.

  12. Avatar de Eliane

    Adorei essa dica. Vou experimentar.

    Em Grande beijo!!

  13. Avatar de Ursula

    Uso e aprovo 😆 😆

  14. Avatar de Antonieta

    Excelente sugestão! queria mesmo algo mais natural, os desodorantes comum agridem muito minha pele

  15. Avatar de Ruth

    Uso há anos, super indico.

  16. Avatar de Rachel Dias

    Uso leite de magnésia como desodorante há muito tempo, por recomendação de uma médica que informou que os desodorantes industrializados contém muito alumínio na fórmula,substância que, se absorvida pelo organismo, pode ser responsável pelo mal de Alzheimer. O leite de magnésia resolve a questão dos maus odores nas axilas e não tem nenhuma contraindicação.

  17. Avatar de Larissa

    Já uso também, vale a pena.

  18. Avatar de Marcos

    Legal a dica, vou experimentar.

  19. Avatar de Marielle

    Estou usando o desodorante organico da Livealoe, é muito bom, não tem química, mas vou testar também o leite de magnésia.

  20. Avatar de Celia Nakay

    Consegui acabar com o cheiro forte do suor do meu filho adolescente,o leite de magnesia é ótimo 😀

  21. Avatar de Roseane

    Já uso por algum tempo e realmente é muito bom. Super indico. Além de barato é eficaz.

  22. Avatar de Dan

    🙂 vou experimentar

    1. Avatar de Elizabeth Góes

      Uso apenas o leite de magnésia e funciona, pois tinha uma alergia e tentei vários tratamentos nada resolvia, aí uma amiga me indicou o leite de magnésia e resolveu, mas valeu a dica da embalagem rollon e do óleo de cravo. Vou experimentar!!! 😛 😛

  23. Avatar de Iolanda M B M Borges

    vou experimentar,obrigada pela a dica.

  24. Avatar de Iolanda M B M Borges

    😎

  25. Avatar de Hilda R.s.

    Adorei essa dica. Vou experimentar mesmo.

  26. Avatar de Lucilene

    Ótima dica, vou começar usar.

  27. Avatar de Lara

    Já uso o leite de magnésia, muito bom.

  28. Avatar de Ana

    Leite de magnésia não tampa os poros? o melhor mesmo e passar água oxigenada vol. 10 além de clarear a pele, melhora ou retira os odores, não fica o cheiro da água oxigenada, se quiser pode usar o leite de rosas depois. muito bom! estou usando.

  29. Avatar de Camila

    Muito boa essa dica do leite de magnésia, foi um achado, estou usando há uns 2 anos já, antes tinha irritação com todos os desodorantes… adorei a ideia do oleo essencial.

  30. Avatar de Suzana

    Muito legal, adorei essa dica, queria mesmo usar algo mais natural, vou comprar hj mesmo, amo suas dicas celisa.

  31. Avatar de Francisca Candida Jesus

    Nossa é vivendo e aprendendo, nunca imaginei este milagre vou usar e indicar p/ quem não tem Email bgda

  32. Avatar de Mari

    Excelente dica. Vou experimentar!

  33. Avatar de Ines

    O leite de magnésia não mancha a roupa? Por quantas horas ele se mantém eficaz?

    1. Avatar de Rita

      não mancha a roupa, eu uso 2 vezes ao dia.

  34. Avatar de Laura Santos

    Por favor podem dizer me onde posso comprar o leite magnésio ,, obrigadas

    1. Avatar de Cristiane

      Em qualquer farmácia.

  35. Avatar de Edmilson

    vou comprar hoje mesmo, o leite de magnésia… abraços

  36. Avatar de Rita

    Já uso, maravilha!não mancha a roupa.

  37. Avatar de Valdice

    uso o leite de magnésio é muito bom para quem tem odores nas axilas, o que eu não sabia era tirar a bola do desodorante em rolo muito boa a dica obrigada.

  38. Avatar de Ana Borges

    adorei a dica não conhecia vou testar

  39. Avatar de Elizandra

    Onde vcs compram óleo essencial? 🙂

    1. Avatar de Ana Cristina

      Bom dia, Elizandra! Se você mora em SP, têm uma loja na Sé, que vende todo tipo dr óleos essenciais. Segue endereço:

      Rua silveira martins, 57. Na estação sé, pegga a saída pro Poupatempo. Se vc tropeçar na porta do metrô, cai na frente da loja, Ana Paula De Sousa Lima

  40. Avatar de Carolina Mendonça

    interessante, tenho uma pele muito sencível pois pode ser uma solução para mim. obrigada por teres compartilhado estas dicas

  41. Avatar de Rose

    🙁 🙁

  42. Avatar de Maria Jose Antonio

    Vou usar a partir de hoje! Obrigada pela dica!

  43. Avatar de Elizabeth Gama

    Valeu a dica. Vou comprar hoje mesmo.

  44. Avatar de Selma

    To usando e adorando!! Funciona mesmo!!! Desodorante nunca mais!!!!

    1. Avatar de Rafa

      Eu sofria demais com mal cheiro em mim foi como mágica. Tenho Hiperidrose e alergia a quimicas e conservantes de antitranspirante e desodorante

  45. Avatar de Rafa

    😆 Olha eu sou Homem e transpirp muito mesmo, faz duas semanas que estou usando apenas o Leite de Magnésia e estou adorando. . passo três vezes ao dia. diluo 1/2 volherzinha de bicatbonato de sodio pra deixar ainda mais alcalino e assim melhorar o efeito. mas notei que mesmo puro e muito eficaz. sofria com estes produtos desod. e antitransp so piorava. Estou Feliz pelo Post.Salvo uma Alto estima e converssando com minha Dermato ela disse que nao há problemas…

  46. Avatar de Claudinete C Silva

    Realmente muito bom uso e recomendo !

  47. Avatar de Celeste Marcondes

    🙂 😀 Ouvi uma matéria falando o quão nocivo é o uso de desodorante pelo alto nível de alumínio, só que não apresentaram nenhuma opção, ao ler esta matéria fiquei super feliz. Pagamos altos valores por tudo e como se não bastasse ainda colocamos nossa saúde em risco. Muito obrigada pelas ricas informações, adorei e vou adotar a partir de agora.

  48. Avatar de Jaque Oliveira

    Vou comprar e volto aqui, para dar resenha!! 😆

  49. Avatar de Maria Gislene De Souza Oliveira

    Realmente o Leite de Magnésio é muito eficaz, resolve mesmo. Comecei a usar depois de uma informação q li no FaceBook e estou adorando! Experimente ,o resultado é imediato,
    da primeira vez que se usa já faz efeito. Nunca mais quero usar desodorante!

  50. Avatar de Adriane

    Boa tarde

    Eu posso passar em outras partes do corpo também?

    Tenho suor excessivo,principalmente no rosto. :