Para a mulher que gosta de se cuidar

Que tal Usar um Desodorante Natural?

Que tal Usar um Desodorante Natural?

Está cansada desses desodorantes comuns de farmácia? Normalmente, eles contêm muitos produtos químicos na composição, além de provocarem irritação nas axilas de muitas pessoas.

Publicidade

Por que usar desodorante natural?

A maioria das marcas utiliza o cloridrato de alumínio (sais de alumínio), o qual obstrui nossos poros evitando que eles possam “respirar”, fechando a passagem do suor. Claro, muitos podem dizer que esta é justamente a função do desodorante. Mas, desta forma, o desodorante interrompe de maneira direta o processo natural de regulação da temperatura.

Os desodorantes também contêm parabenos, que são utilizados como conservantes e estabilizantes mas, assim como o alumínio também são absorvidos pela pele. Os parabenos são motivo de controvérsia e preocupação para muitos. Os parabenos se assemelham ao nosso hormônio estrogênio e embora a quantidade absorvida possa ser bem pequena, ao longo do tempo isto pode ser significativo e causar problemas mais graves para a saúde.

Além disso, existem alguns estudos que sugerem que o uso frequente desse tipo de desodorante pode ocasionar câncer de mama, já que suas substâncias penetram pela pele e se depositam na região ao redor das axilas.

Receitas de Desodorantes Naturais

Se você quer uma outra alternativa aos desodorantes ou antitranspirantes comuns, que tal experimentar um desodorante mais natural? Que tal fazer seu desodorante em casa? É baratinho, eficiente e simples de fazer! Vamos para duas receitinhas então…

Receita 1: Óleo de coco e Bicarbonato de Sódio

O desodorante natural feito de bicarbonato de sódio pode combater perfeitamente o mau cheiro nas axilas, causado pela combinação do suor e das bactérias. O desodorante faz com que deixe-se de sentir o cheiro, ao bloquear a umidade ou disfarçar o cheiro com um forte aroma mais agradável. O óleo de coco é calmante e suaviza a pele, é também um excelente antibactericida.

Ingredientes:

  • 8 colheres de sopa óleo de coco
  • 4 colheres de chá de bicarbonato
  • 4 gotas óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
Que tal Usar um Desodorante Natural?

 Derreta as 8 colheres do óleo de coco em banho maria. Adicione o bicarbonato e misture bem, adicione as gotas de óleos essenciais e misture. Coloque em um recipiente pequeno e com tampa. Separe uma pazinha para evitar colocar os dedos. Coloque na geladeira até endurecer. Se a região onde mora tiver um clima mais quente (acima dos 20 graus), é preciso deixar na geladeira para não derreter.

Para deixar seu desodorante natural mais aromatizado e potencializar a função antibacteriana, podemos acrescentar os óleos essenciais.

Alguns óleos como o tea tree e cravo são muito bactericidas. Também pode-se utilizar o óleo essencial de hortelã-pimenta ou lavanda, que vai deixar mais refrescante.

Se quiser um desodorante mais floral, pode usar ylang ylang, ou Patchouli com Lemongrass. Para um aroma mais amadeirado escolha o de cedro.

Receita 2: Com Laranja

  • Casca de 2 limões
  • Casca de 2 laranjas
  • ½ litro de água
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal marinho

 Rale as cascas das frutas e as ponha para ferver com água. Coe a preparação e deixe esfriar. Adicione o sal marinho e o bicarbonato de sódio. Misture bem e passe para outro recipiente. Pode utilizá-lo nas axilas e em outras partes do corpo ou até mesmo como um banho relaxante. Como ele fica mais líquido, coloque em um recipiente de spray.

E você, está satisfeita com os desodorantes comuns? Usa desodorante natural? Compartilhe sua receita!

98 comentários para “Que tal Usar um Desodorante Natural?”

  1. Avatar de Maria

    Olá! Comprei o leite de magnésia hoje, porém não é dessa marca Phillips que vocês mencionaram. Tem algum problema ser de outra marca? (a que comprei foi Magmax)
    Obrigada.

    1. Avatar de Larissa

      Olá, Maria! Não tem problema. O Phillips e o Magmax são apenas marcas diferentes, mas o produto é o mesmo, produzindo os mesmos efeitos! 😀

      1. Avatar de Iranilda

        como usa o leite de magnésia no lugar do desodorante?

        1. Avatar de Simone

          Iranilda, o leite de magnésia tem alumínio! opte pelas receitas naturais acima!

  2. Avatar de Carolina

    😀

    Olá!
    Poderia informar quais são os melhores lugares para adquirir os produtos da receita 1 e quanto rende cada receita?

    Beijos!

  3. Avatar de Flavia Donola Pinheiro

    Pessoal, o Polvilho Antisséptico ( talco) tipo Granado pode ser usado seguramente como desodorante?

    1. Avatar de Ludmila

      Olá, sim Flávia pode ser ele é até bom pois o cheiro permanece por bastante tempo

    2. Avatar de Helen

      Olha, Flávia, eu não recomendo muito vc usar polvilho não, pois o polvilho também contém as mesmas substâncias que o desodorante utiliza para impedir a transpiração. Por isso acho que não adianta muito trocar desodorante comum por polvilho

  4. Avatar de Flavia Donola Pinheiro

    Posso usar seguramente o Polvilho Antisséptico Granado?

  5. Avatar de Edna

    gente comecei a usar o leite de magnésia,amei,nunca mais compro desodorante!

    1. Avatar de Mirian

      mas cadê essa receita com leite de magnésia??

      1. Avatar de Deh

        Leite de Magnésia vc compra pronto na farmácia

  6. Avatar de Laura

    Bom dia, a receita 1 não mancha a roupa?

  7. Avatar de Caroline Fortunato

    Olá!

    Na receita 1, o óleo de coco é morno ou pode ser frio mesmo?

  8. Avatar de Tatiana Reis De Carvalho

    Leite de Magnesia nao é laxante???

  9. Avatar de Tatiana Reis De Carvalho

    E o leite de rosas, é bom???

  10. Avatar de Tatiana Reis De Carvalho

    E o leite de rosas? É bom?

  11. Avatar de Karol Oliver

    Amei as dicas 😆 estou com minha axilas escuras e noto q mesmo usando desodorante principalmente o dove da tampa azul fica mau cheiro.

  12. Avatar de Edmarcia Peixoto

    Se eu soubesse que maravilha. Que e esse leite já teria usado a mais tempo.

  13. Avatar de Lorenna

    😆 Adorei as dicas! Chega de tanto produto químico no nosso corpo!!

  14. Avatar de Pedro

    Estou com dúvida o óleo é aquele de farmácia de manipulação?

  15. Avatar de Jéssica Melo

    Olá! Sobre a receita com óleo de coco, ele seca na axila? Ou tenho que passar, deixar um tempo e lavar? porque algumas pessoas me disseram que lavam depois de 20 minutos e mesmo assim tem efeito.

  16. Avatar de Luciana

    Ola!!!!!

    posso misturar o leite de magnésio com óleo de coco? se não colocar essência? tem algum problema?

  17. Avatar de Nathi

    Gente, eu simplesmente não compro mais desodorantes convencionais. Leite de magnésia funciona muito melhor e por muito mais tempo.

  18. Avatar de Marly Castro

    Usei Leite de rosas com bicarbonato em meu filho adolescente, que tinha um cheiro forte nas axilas, foi o que melhor muito. Muito bom.

  19. Avatar de Danielle

    Olá, estou usando o celular do meu esposo, mas, serei breve! Esta semana comecei a usar o bicarbonato de sódio nas axilas e cabelos também, pretendo continuar com esse método natural. Será que realmente não faz mal?!pois, estou usando tds os dias nas axilas e nos cabelos dias alternados. Ah! Eu já ia esquecendo do condicionador de vinagre de maçã rsrsrsrs Esse eu uso e faz tempo!

  20. Avatar de Virgina Bornholdt

    Eu uso bicarbonato de sódio com amido de milho, na mesma proporção, qualquer creme para o corpo e essência de alguma lição. Adoro. Aplico todos os dias após o banho. Se não quiser usar todos os dias, fico sem uns 3 duas, é milagre.
    Gostei muito de saber do óleo de côco e do leite de magnésia.
    Entrei nesta página para saber se havia algum efeito desagradável no uso do bicarbonato.
    Agradeço.

  21. Avatar de Márcia Barbosa

    Uso há anos leite de magnėsio com leite de rosa. Misturo os dois, desmaiar ficar muito grosso, e passo apenas de manhã. pronto. Sem odor.

  22. Avatar de Teresinha

    Muito bom os comentários teve um ate engraçado ela pergunta como fazer o leite de magnésio. Gente uma dica excelente o óleo de coco e o vinagre de maçã e o meu curinga para tudo .

  23. Avatar de Ana

    Eu poderia usar o óleo essencial de sândalo na receita com o óleo de coco?

  24. Avatar de Lele Duarte

    Uso bicarbonato puro, é ótimo, mas notei minhas axilas esfoliando, é normal ?? Mal cheiro nunca mais… 😆

  25. Avatar de Regina Oliveira

    Uso leite de rosas e não tenho mal cheiro nas axilas e pra limpar o rosto é excelente.

  26. Avatar de Adriano

    Leite de magnésia é uma suspensão de hidróxido de magnésio, um produto alcalino fraco, que pode ser utilizado como anti-ácido estomacal e laxante, dependendo da dosagem. Ele inibe a proliferação de bactérias, pois seu pH é alto, o que dificulta a reprodução das bactérias na axila, por exemplo, por este motivo, tem ação desodorante.
    O bicarbonato de sódio, também é alcalino, porém trata-se de um sal, é muito eficiente no controle das bactérias, pois além de ter pH relativamente alto, também desidrata as bactérias, impedindo sua proliferação. Como é um sólido, seus grânulos podem esfoliar muito a pele devido ao atrito e causar irritação. Uma alternativa, é dissolver o bicarbonato de sódio, de modo que se desfaçam os grânulos, tal procedimento pode ser feito em água mesmo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva