Para a mulher que gosta de se cuidar

Que tal Usar um Desodorante Natural?

Que tal Usar um Desodorante Natural?

Está cansada desses desodorantes comuns de farmácia? Normalmente, eles contêm muitos produtos químicos na composição, além de provocarem irritação nas axilas de muitas pessoas.

Por que usar desodorante natural?

A maioria das marcas utiliza o cloridrato de alumínio (sais de alumínio), o qual obstrui nossos poros evitando que eles possam “respirar”, fechando a passagem do suor. Claro, muitos podem dizer que esta é justamente a função do desodorante. Mas, desta forma, o desodorante interrompe de maneira direta o processo natural de regulação da temperatura.

Os desodorantes também contêm parabenos, que são utilizados como conservantes e estabilizantes mas, assim como o alumínio também são absorvidos pela pele. Os parabenos são motivo de controvérsia e preocupação para muitos. Os parabenos se assemelham ao nosso hormônio estrogênio e embora a quantidade absorvida possa ser bem pequena, ao longo do tempo isto pode ser significativo e causar problemas mais graves para a saúde.

Além disso, existem alguns estudos que sugerem que o uso frequente desse tipo de desodorante pode ocasionar câncer de mama, já que suas substâncias penetram pela pele e se depositam na região ao redor das axilas.

Receitas de Desodorantes Naturais

Se você quer uma outra alternativa aos desodorantes ou antitranspirantes comuns, que tal experimentar um desodorante mais natural? Que tal fazer seu desodorante em casa? É baratinho, eficiente e simples de fazer! Vamos para duas receitinhas então…

Receita 1: Óleo de coco e Bicarbonato de Sódio

O desodorante natural feito de bicarbonato de sódio pode combater perfeitamente o mau cheiro nas axilas, causado pela combinação do suor e das bactérias. O desodorante faz com que deixe-se de sentir o cheiro, ao bloquear a umidade ou disfarçar o cheiro com um forte aroma mais agradável. O óleo de coco é calmante e suaviza a pele, é também um excelente antibactericida.

Ingredientes:

  • 8 colheres de sopa óleo de coco
  • 4 colheres de chá de bicarbonato
  • 4 gotas óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
Que tal Usar um Desodorante Natural?

 Derreta as 8 colheres do óleo de coco em banho maria. Adicione o bicarbonato e misture bem, adicione as gotas de óleos essenciais e misture. Coloque em um recipiente pequeno e com tampa. Separe uma pazinha para evitar colocar os dedos. Coloque na geladeira até endurecer. Se a região onde mora tiver um clima mais quente (acima dos 20 graus), é preciso deixar na geladeira para não derreter.

Para deixar seu desodorante natural mais aromatizado e potencializar a função antibacteriana, podemos acrescentar os óleos essenciais.

Alguns óleos como o tea tree e cravo são muito bactericidas. Também pode-se utilizar o óleo essencial de hortelã-pimenta ou lavanda, que vai deixar mais refrescante.

Se quiser um desodorante mais floral, pode usar ylang ylang, ou Patchouli com Lemongrass. Para um aroma mais amadeirado escolha o de cedro.

Receita 2: Com Laranja

  • Casca de 2 limões
  • Casca de 2 laranjas
  • ½ litro de água
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal marinho

 Rale as cascas das frutas e as ponha para ferver com água. Coe a preparação e deixe esfriar. Adicione o sal marinho e o bicarbonato de sódio. Misture bem e passe para outro recipiente. Pode utilizá-lo nas axilas e em outras partes do corpo ou até mesmo como um banho relaxante. Como ele fica mais líquido, coloque em um recipiente de spray.

E você, está satisfeita com os desodorantes comuns? Usa desodorante natural? Compartilhe sua receita!

132 comentários para “Que tal Usar um Desodorante Natural?”

  1. Avatar de Marielle

    Muito bom, amei, vou fazer em casa. Só não tenho o óleo de cravo, posso colocar cravos na receita?

  2. Avatar de Patrícia

    Tenho notado que minha pele está irritando com esses desodorantes comuns, sempre usei, mas gora estou tendo problemas, preciso experimentar algo mais natural para ver se melhora. Muito interessante o post, gostei da dica do de laranja, vou fazer.

  3. Avatar de Rossane

    Adorei a dica de usar um desodorante natural, vou experimentar.

  4. Avatar de Flávia

    Oi Celisa, gostei muito das duas receitas! A primeira exige uma ida ao comércio, rsrsrs…pena, tô sem tempo, mas vou ver se alguém compra pra mim. A segunda, bem facinha, vou fazer hoje mesmo. Depois volto aqui pra te contar como foi, tá? Obrigada por dicas tão boas no blog! Beijinhos.

  5. Avatar de Petra

    Adorei, estou tendo problemas com alergias também, uso o pior de todos, antitranspirante.

  6. Avatar de Bianca

    Estou de saco cheio de usar essas porcarias que vendem nos mercados. Vou fazer esse de coco, tenho o óleo de lavanda.

  7. Avatar de Olivia M

    Que legal vou fazer esse de óleo de coco. Tenho o óleo de Ylang Ylang… deve ficar bem cheirosinho.

  8. Avatar de Marleide

    Achei muito interessante, vou fazer para experimentar
    Adoro o natural…..

  9. Avatar de Neid Fidelis

    🙂 oxiiii vou testar!

  10. Avatar de Reijane Sodre

    🙂 eu posso usar esse desodorante em uma criança de 7 anos.

  11. Avatar de Cicera Maria Costa

    boa tarde
    adorei a dica vou fazer
    bjos

  12. Avatar de Darlene

    Este desodorante é interessante, mas não fica com o aspecto esbranquiçado não?

  13. Avatar de Fernanda

    Adorei o post celisa! Eu não uso antitranspirantes ha muito tempo. Como desodorante uso leite de magnésia ou um sem sais de alumínio de uma linha natural. Bjs

  14. Avatar de Cida

    Oba vou tentar

  15. Avatar de Neide Maria

    Boa tarde! Estava com saudades de todos rs.

    Amei estas receitas naturais! Enviei pra minha filha e pra minha irmã e vou até imprimir rsrsrs…
    Sabe tenho uma tia (irmã de minha mãe) que é freira no Colégio Santa Marcelina, então faz muito tempo fiquei sabendo que elas usavam como desodorante Leite de Magnésia de Phillips gostei da ideia rs..estou usando já faz um bom tempo. Compro na farmácia e para usar tem que agitar bem..passar pouco e fazer sumir na pele (até a pele ficar seca) pra não ficar esbranquiçado. Muito bom!
    Beijos!!!

  16. Avatar de Dina

    Oi Celisa. Amei esse post é já o enviei pra minha filha pois fiquei preocupada com o parabenos. Na realidade, hoje em dia, tem tantas coisas pra gente se preocupar para conservar nossa saude. Eu uso leite de rosas há muitos anos que não deixa cheiro não mancha roupa nem as axilas, mas vou fazer suas receitas pra minha filha. Beijos

  17. Avatar de Miriam

    Oi gostei muito da receita de desodorante, vou fazer, obrigada.

  18. Avatar de Lana Bello

    Nunca tinha ouvido falar. 😮
    Legal o post Celisa!! 😆

  19. Avatar de Fernanda

    Eu não entendi o óleo de coco. Tem que derreter? 😕

  20. Avatar de Raquel Delis

    Oi Celisa, amei a dica, vou fazer hj mesmo, tenho tudo em casa, vou usar o óleo essencial de lavanda e de Ylang Ylang, depois eu conto como ficou.

  21. Avatar de Luisa Melo

    Muito bom, estou precisando tb, tenho tido alergia nas axilas ultimamente.

  22. Avatar de Kelly

    vou tentar fazer o de laranja, pois não tenho óleo de coco em casa.

  23. Avatar de Rebeca

    Quando estava no colegial uma professora de Biologia falava muito sobre isso mesmo, sobre obstruir os poros das axilas, e as chances aumentadas de desenvolver câncer de mama por este motivo. Ela ensinou a gente a usar Leite de Magnésia, encontrado na farmácia mesmo. Realmente funciona, e para usar deve-se pegar um pedacinho de algodão de preferência, e cuidar para não pegar na roupa, pois ele é branquinho, mas nada muito diferente dos desodorantes que vivem manchando nossa roupa também. É uma boa opção também.

  24. Avatar de Nadiafirmima

    Nossa¡!!!!!!!! Que dicas maravilhosas,adorei, vou fazer.

  25. Avatar de Marly Amador

    Adoro suas materias, sempre leio mas nem sempre posso comentar.
    Voce esta de parabens!

  26. Avatar de Cláudia

    Ótima dica, vou experimentar.

  27. Avatar de Denise Cavalcanti De Moraes

    Eu gosto de usar desodorante sem perfume, para que o mesmo não ‘brigue’ com o perfume rsrsrs Vou experimentar o de coco, ele parece ser suave. Beijos! 😉

  28. Avatar de Cris Almeida

    ÓTIMAS DICAS, VOU TENTAR

  29. Avatar de Magali

    Tb acho que o desodorante influencia muito nas mamas. Já usei desodorantes antitranspirantes que fecharam meus poros , chegava a doer embaixo dos braços, rs!

    A magnésia é boa mesmo de vez em quando uso, mas precisa esperar secar um pouco.

  30. Avatar de Rita

    😉 Você é 10, 100, 1000 … obrigada pelas dicas, acredite são úteis e bem vindas, não deixe de nos ajudar, obrigada, bjos.

  31. Avatar de Eliane

    Adorei todas as dicas.
    Vou experimentar a da casca de laranja e limão.

    Bjs.

  32. Avatar de Karin

    Tenho um menino com 17 anos que insiste em usar estes desodorantes em aerosol, que fazem uma ‘fumacinha’ e sufocam a gente. Além de manchar toda a roupa (parece que a ‘endurece’, como se estivesse engomada) percebo que não tem funcionado. Conversei com ele e não fui bem aceita no meu comentário. Pergunto: nas axilas peludas de um adolescente rebelde, se eu pedir a ele para passar um desodorante natural com ÓLEO, não ficará pior a situação? Não vai deixar tudo melado, não? E leite de magnésio que nunca ouvira falar para ser usado como desodorante? Vale, também?

  33. Avatar de Daniele

    Oi Celisa, Gostei muito do post e fiquei curiosa pra saber se dá para colocar em uma embalagem de roll-on.

    Bjos…

  34. Avatar de Alda

    Fico com o leite de magnesia philips, funciona super bem, dica do dr Alexandre Feldman!!

  35. Avatar de Carina

    Fiz ontem a receita do óleo de coco, amei, funciona super bem e não irritou minha pele, porém com esse calor, tive que deixar na geladeira, aí ficou durinho
    Coloquei 3 cravinhos, óleo essencial de tea tree e lavanda.

  36. Avatar de Lilian

    Gostei das dicas.Eu não uso mais os desodorantes anti-transpirante por esse motivo.Mas não sabia que o causador era o cloridrato de alumínio.A história eu conhecia um pouco.
    Eu faço em casa o desodorante com Álcool de cereais e cloridrato de aluminio e não sabia que ele era o causador de cancer de mama.
    Vou fazer esse desodorante.Quanto mais natural,melhor!Obrigada.

  37. Avatar de Paula

    Pessoal, eu sou uma verdadeira amante de óleos essenciais… Gosto de quase todos e recomento. Ylang Ylang tem um aroma maravilhoso, lavanda também. Bergamota é um sonho, tanto para uso pessoal quanto para aromatizar ambientes. Muito bons para respiração: eucalipto, hortelã e alecrim. Malaleuca é bom para acne e para levantar o astral. Gerânio é muito perfumado, mas forte, recomendo usar com bastante moderação. Tenho uma verdadeira coleção de óleos essenciais em casa, pois além do perfume agradável, muitos deles tem propriedades terapêuticas. Lógico que, sozinhos não curam, mas dão aquela força extra para nosso bem estar. Acho muito legal utilizá-los diluídos em algum óleo vegetal 100% puro, para criar um óleo pós banho personalizado (inclusive nessa receita com óleo de coco como desodorante, eu fiz, deu certo, só que aumentei a quantidade e variedade de óleos pq achei que tinha ficado meio fraquinho, mas é questão de gosto também). É só ir a uma farmácia homeopática, lojas de naturais (ou até pela internet, como sugerido no post), escolher seus aromas e adiciona-los a um óleo base: semente de uva (um dos meus preferidos por quase não ter cheiro e pela boa absorção), rosa mosqueta (não tem aroma dos melhores, mas quando se adiciona os essenciais, ele praticamente some, além disso é um ÓTIMO tratamento de pele, contra envelhecimento, manchas, etc). Abacate, jojoba, etc, e vários outros. Dessa forma nós conseguimos cuidar da beleza sem se entupir com produtos artificiais que inclusive, podem causar danos a saúde… Já que é muito difícil nos livrarmos totalmente dos químicos, dá para, pelo menos reduzir um pouco… Utilizo as marcas Phytoterápica (minha preferida) e WNF que, embora goste dos essenciais, fiquei com pé atrás após comprar o óleo vegetal de rosa mosqueta dele 😕 s… A cor é muito diferente! Então, dou preferência para a Phytoterápica e aceito sugestões de marcas confiáveis.

  38. Avatar de Jael

    Olá,quero saber se a roupa ñ fica manchada de óleo.

    att

    Jael

  39. Avatar de Aline

    Ótimas dicas, mas tenho um problema terrível, pois alem do mal cheiro que com o tempo parece acostumar, (minha pele com o desodorante) eu transpira muito. evito usar roupas escuras, por mostrar o suor logo de cara. ou uso blusas pretas ou brancas é terrível. AJUDE-ME

  40. Avatar de Jael

    Ok,obrigada Celisa,fiquei esperando resposta no meu e-mail,achava que ia pra lá tbm….rs

    Bom dia.

  41. Avatar de Cecília

    Onde eu encontro para comprar o sal marinho? Serve o comum que se compra no mercado?

  42. Avatar de Marines Alves

    Adorei também vou fazer!

  43. Avatar de Fernanda

    Adorei as receitas. Aqui tem outra receita totalmente natural e super simples. http://lar-natural.com.br/faca-um-desodorante-natural-com-perfume-delicioso/

  44. Avatar de Gaby

    Olá, fiz a receita conforme instruções mas parece que o bicarbonato não dissolveu completamente, quando aplico ele fica esfarelado.
    Deve ser assim mesmo? Será que devo aumentar a temperatura do óleo de coco pra ele dissolver por completo?
    Obrigada

  45. Avatar de Ana

    Algum deles ou ate o leite de magnesia ajuda a clarear a axila?

  46. Avatar de Carolina Mendonça

    ai que interessante já que tenho quase sempre uma reação alérgica depois de usar o desodorante… vou experimentar com certeza

  47. Avatar de Angelina Izabel

    Amei as receitas dos desodorantes ,vou faze-los já.
    Eu tranpiro muito embaixo do braço existe algo a ser feito?morro de vergonha de usar certos tipos de roupa que aparece que esta suada,evito as coloridas Deixo de comprar algumas peças quem gosto por isso
    bjs e continue com aessa pgna maravilhosa(esperoansiosa pela resposta

  48. Avatar de Karine

    E como foram os resultados pessoal?? Todos publicaram q iam fazer e…?!?

  49. Avatar de Andressa

    Olá! Gostei muito do post e hoje comprei o sal marinho para fazer o desodorante de laranja e limão, pois prefiro spray ao invés de creme.

    Tenho uma dúvida: precisa guardar o desodorante natural na geladeira? E é bom usar a mesma mistura por quanto tempo?

    Desde já, agradeço a atenção:)

  50. Avatar de Roger

    olá, aqui em casa usamos o leite de magnésia, e posso garantir que é muito bom…já testei o óleo de coco apenas, e notei que venceu em poucas horas…agora testaremos com bicarbonato, acredito que assim funcionará corretamente… paz a todos…

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva