Para a mulher que gosta de se cuidar

Confira 10 dicas para acabar com os arrepiados do cabelo!

Confira 10 dicas para acabar com os arrepiados do cabelo!

Toda mulher deseja ter um cabelo incrível, macio e cheio de vida. Aliás, quem tem frizz sabe o quanto é desagradável ver os fiozinhos arrepiados estragando o penteado. Se você sofre com o problema, veja algumas dicas que podem ajudar.

O que é o frizz (cabelos arrepiados)?

O volume nem sempre é provocado pelo frizz. Além dos cabelos encaracolados, que já são mais armados pelas próprias características dos fios, os cabelos sem saúde, por falta de hidratação ou pelo excesso de procedimentos, também tendem a ficar mais volumosos. Às vezes, os fios estão com deficiência de alguns componentes ou muito danificados por processos químicos e acabam ficando porosos, então armam por qualquer coisa. E as pessoas confundem, achando que tudo é frizz. Os cabelos menores, que se repelem uns dos outros, são a verdadeira definição de frizz – e é importante identificar o real problema para chegar à melhor solução.

Confira 10 dicas para acabar com os arrepiados do cabelo!

Qual é a principal causa dos fios arrepiados?

O frizz é principalmente formado pela umidade do ar. Em regiões mais úmidas, como é o caso da maior parte do Brasil, é muito comum que os fios rebeldes apareçam por uma questão de eletricidade estática: quando o cabelo está seco e entra em contato com essa umidade, os fios acabam se repelindo, causando o frizz. O cabelo precisa estar com seus componentes em equilíbrio, como água e sais minerais. O frizz é uma falta disso e mostra que o cabelo não está de fato saudável.

O melhor tratamento para cabelos arrepiados: hidratação!

Todo cabelo precisa de tratamento. Às vezes, o cuidado com a hidratação capilar e manutenção dos fios fica de lado; é importante que isso mude. Hoje, temos produtos específicos para cada necessidade. O que falta em um cabelo com frizz é água, portanto a hidratação é fundamental para proteger os fios e deixá-los no lugar. Os melhores tratamentos para reduzir o frizz são os que hidratam e que reduzem essas cargas.

10 dicas para Acabar com os Arrepiados do Cabelo

Confira 10 dicas para acabar com os arrepiados do cabelo!
  1. Faça hidratação semanalmente. Fios arrepiados são sinônimos de cabelo desidratado. Uma boa hidratação ajuda a manter os cabelinhos alinhados.
  2. Faça cauterização a cada 3 meses. Esse processo fecha as escamas e torna-se um grande aliado para os cabelos.
  3. Após a lavagem com o shampoo, use condicionador para fechar a cutícula do fio. Antes de aplicar o condicionador, tire o excesso da água com uma toalha e depois aplique o produto, do meio para as pontas.
  4. Após a lavagem, evite esfregar o cabelo na toalha. Seque levemente com uma toalha de algodão ou, se preferir, pode retirar o excesso de água das pontas com papel toalha.
  5. No ultimo enxágue, use água mineral ou água de coco.
  6. Evite o use frequente de chapinha, secador e água quente. O calor desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do arrepiado.
  7. Evite usar químicas como tintura e descoloração. Em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.
  8. Além de hidratação e cauterização, a escova progressiva também é uma solução para casos mais severos. Ela também ajuda a tratar e diminuir o volume dos fios.
  9. Evite usar pente de metal ou plástico. A eletricidade estática ocorre por causa do atrito dos objetos com o cabelo. Uma boa opção é usar pentes de madeira, pois esse material elimina a eletricidade.
  10. Utilize leave-in a seu favor. Produtos com silicone e óleos reparadores ajudam muito. Os fios teimosos também podem ser combatidos com pomadas para cabelo, mas cuidado para não exagerar.

Dica

Para manter os fios bonitos, sem frizz e com efeito natural, aplique um sérum, do meio dos fios para a ponta, e prenda em formato de coque. Quando o cabelo estiver preso, jogue o ar quente do secador e em seguida o ar frio. Esse choque térmico que o cabelo sofre com o ar não deixa que os arrepiadinhos apareçam. Solte o coque e perceba o movimento!

118 comentários para “Confira 10 dicas para acabar com os arrepiados do cabelo!”

  1. Avatar de Gih**

    adorei as dicas já sigo todas elas para o bem estar dos meus fios já que eles são finos e delicados…

  2. Avatar de Mônica

    oi Celisa
    um produto q usei e AMEI foi o ati frizz da Avon.Lotus Shield Advence techniques. é maravilhoso, acaba realmente com os arrepiadinhos. o preço dele varia entre 15 a 19$
    o unico cuidado que precisa ter é com a quantidade, para cabelos medios o uso deve ser equivalente a uma perola, cabelos longos o equivalente a uma moeda de 50¢.
    bom final de semana
    bjocas da ovelha

  3. Avatar de Mônica

    desculpe o nome correto é ANTI-FRIZZ LOTUS SHIELD da linha Advence da marca Avon.

  4. Avatar de Teresa Simon

    Uso fluido anti volume da Avon (advance techniques) e a pomada modeladora
    da mesma linha , deixo os cabelos secarem naturalmente, sem pente-los,
    apenas amassando-os. bjus

  5. Avatar de Viviani Bernardi

    humm materia maravilhosa!!!

    Celisa, eu não uso condicionador, lavo e faço hidratação dia sim dia não, mas depois da mascara de hidratação eu enxaguo e passo um ativador termico (porque tenho que secar meu cabelo no secador, pois lavo normalmente a noite, antes de dormir).
    a mascara ou o ativador ja serve para fechar a cuticula do cabelo, ou neste caso só um condicionador tem essa função?

    ah meninas não se assustem com a quantidade de hidratações é que meu cabelo era muito seco e o fato de ser loira só piorava né rsrs

    fazendo hidratações dia sim dia não, consigo manter meus cabelos hidratados fortes e brilhantes sem nem precisar ir em saloes 😀

    bjss

    1. Avatar de Dani

      Usei o anti-frizz LOTUS SHIELD da AVON e não adiantou nada…Os leave in não resolvem muito pro meu cabelo…

      O que deu um jeito foi a máscara da Joico…tirou totalmente o frizz…

    2. Avatar de Cassia

      Olá Viviane,

      tb tenho luzes no cabelo e faço escova inteligente, tenho muito frizz, vc poderia me indicar as máscaras de hidratação que vem usando e quanto tempo deixa no cabelo, com ou sem touca.

      Desde já agradeço se vc puder ajudar.

      Cássia.

      1. Avatar de Viviani Bernardi

        hum exatamente o meu caso rs luzes (no meu caso muuuitas luzes) e escova inteligente.

        Bom no meu caso meu cabelo é médio e fino, assim que faço as luzes o primeiro passo é a reposição de queratina (porque quem é loira sabe que o cabelo fica uma palha quando descolorimos rs) faço uma adaptação da dica aqui do blog que a Ana Paula passou:
        Lavo o cabelo com shampoo anti residuos, passo o concentrado de queratina da acquaflora deixo agir uns 5 minutos, enxaguo, ai borrifo a queratina liquida da vitalcap, passo o protetor termico da acquaflora, seco com secador e faço chapinha.

        Faço isso tres vezes (dia sim dia não) quando faço luzes. é posso garantir que no meu caso “levanta difunto viu kkkk. (sei que é muuuita queratina numa unica semana, mas como puxo muitas luzes meu cabelo fica beeem detonado, ai só assim pra recuperar mesmo)

        Depois dos cabelos recuperados, a manutenção faço com cremes de hidratação mesmo, gosto dos cremes:
        – Máscara Kerastase Resistance Age Recharge (deixa o cabelo forte e menos quebradiço)
        – Mascara Bio Extratus Shitake (mascara hiper hidratante, deixa o cabelo bem hidratado mesmo)
        – Mascara Restauradora Surya fixação da cor (essa tem efeito cinderela, qdo passo ela meu cabelo brilha tanto, incrivel 😀 olha que é muito dificil cabelo loiro brilhar né meninas, essa é a unica que consegue esse efeito no meu cabelinho, adoro!!!) indicação tbm da Ana aqui do site 😀

        Essas sao minhas 3 queridinhas mas tbm gosto das da Acquaflora, Amend, Loreal, entre outras.

        Bom espero que ti ajude!!!

        bjss

        1. Avatar de Viviani Bernardi

          ah esqueci rs

          tempo das mascaras:
          deixo 20 minutos cada

          uso aquelas tocas metalizadas de isopor

          😉

  6. Avatar de Selma

    as pontas do meu cabelo são muito ressecadas já não sei mais o que usar . Tenho medo de fazer progressiva e não gostar o que devo fazer?

    1. Avatar de Elaine Bomfim Rodrigues

      Querida Selma,

      há algumas progressivas que funcionam mais como uma hidratação é o caso da de Óleo de Argan da Inoar :

      http://www.belezanaweb.com.br/inoar/inoar-argan-oil-system-kit-3-produtos/

      Tô louca para testá-la pois me dei muito bem com o kit home care de Óleo de Argan da mesma marca, atualmente indisponível da Beleza na Web onde costumo comprar:

      http://www.docebeleza.com.br/inoar-argan-oil-home-care-kit-com-4-produtos-vendedor-autorizado/produto/554_1775/

      Essa loja, Doce Beleza também trás a versão de 250ml e preço mais amigo da Progressiva:

      http://www.docebeleza.com.br/inoar-argan-oil-home-care-kit-com-4-produtos-vendedor-autorizado/produto/554_1775/

      Mas existem outras dicas que dão uma mãozinha, como a cauterização de 3 em 3 meses não há melhor que a Power Repair da Loreal. O corte ao menos das pontas para manter os fios saudáveis, queratinização (uso o INOAR HAIR TREATMENT KIT).

      Uma coisa importante e que não atentamos as vezes, é o cuidado em tirar resíduos dos produtos do cabelo, pois, eles causam ressecamento dos fios, por isso mesmo que não faça cauterização ou queratinização não abro mão de um shampoo anti-resíduos no mínimo uma vez por mês, seguido de uma boa hidratação, claro para não ter efeito inverso.

      Boa sorte

  7. Avatar de Luciane Bravo

    Eu radicalizei!
    Faço escova London de 2 em 2 meses. Estou sempre com o cabelo arrumado, só lavo e pronto, não preciso fazer mais nada.

    1. Avatar de Fernanda Nere

      Luciane, vc sabe aonde posso fazer essa escova London aqui no Rio de Janeiro, que seja confiavel e barato?

  8. Avatar de Juliana Maia

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiii as dicas …td de bom..vou por em pratica..bigadinhaa ..kiss kiss ..by by..

  9. Avatar de Alessandra Carla

    olà jente estou precisando da ajuda de vcs,mim ajudem preciso de um creme poderoso pra tirar manchas pretas, estou com uma nimuscula mancha pretani nariz e estou desesperada. beijos!!!

    1. Avatar de Márcia Leme

      Alessandra,
      Para eliminar qualquer tipo de mancha na pele, o certo é procurar um dermato. Ele vai te orientar direitinho. É muito perigoso seguir orientações não profissionais. Vá ao médio que ele vai encontrar a melhor maneira de acabar com essa mancha…

  10. Avatar de Priscila

    Ja usei um oleo da Kerastase – um verdadeiro milagre para os meus fios arrepiados. Ele tem Argan Oil na sua composicao. O nome do produto e ELIXIR ULTIMATE. Perfeito!!!

  11. Avatar de Fernanda Nere

    Adorei as dicas. Gostaria que vc colocasse também algumas dicas sobre massagens caseiras para o cabelo.

  12. Avatar de Joyce

    Olá, Celisa!

    Você tem toda razão. O óleo de argan é maravilhoso para eliminar frizz, pontas duplas e afins.

    Como estava muito ansiosa para começar a usar, comprei o da Inoar e não me arrependo. Uso um pouquinho de nada após secar o cabelo com o secador e ele além de conferir um brilho lindo, ter um cheirinho super gostoso, ainda preserva o penteado por mais tempo.

    O preço não é dos mais baratos. Paguei R$ 70,00, mas valeu o investimento. Até mesmo porque dura horrores.

    Super recomendo!

    Bjs a todas e parabéns pelo blog!

  13. Avatar de Renata

    Oi meninas!
    É a minha 1ª postagem no blog Eeeeee!!!
    Estou viciada em entrar aqui todo dia, esse blog está salvando os meus cabelos! Obrigada!!!

    Eu tab uso o lotus shield da Advance Techniques, mas tem que usa pouco senão o cabelo fica pesado.
    O produto passou a fazer maior efeito depois que ue passei a hidratar o cabelo toda semana.

    Meninas, peço a ajuda de vcs.
    Eu faço hidratação com Masquitense da Kerastase, meu cabelo quando era virgem ficava lindo com essa linha! Agora que é tinturado fica com as cutículas abertas e cheio de frizz.
    Só depois desse desastre percebi que deveria estar usando a linha verde.
    A questão é que não quero descartar o pote que está cheio. Alguém me sugere um condicionador que feche bem as cutículas, se possível para cabelos tinturados?
    Bjssss
    Renata

  14. Avatar de Teresa Simon

    Sou uma das sortudas do sorteio da Yenzah, uso o kit (shampoo e
    condicionador para cabelos louros, grisalhos e com luzes), uma vez
    por semana, os cabelos ficam super hidratados, e ameniza o amare-
    lado, tornando mais evidente as luzes. Recomendo! bjus

  15. Avatar de Leidiane

    amei as dicas!!!vou coloca-las em prática agora mesmo.

  16. Avatar de Andrea Cristine

    Só não sei porque as dicas não funcionam comigo, pois não uso tinta, nem chapa e raramente secador. Meu cabelo é fio médio a grosso, ondulado mais para liso e principalmente no dia que lavo, fico cheia de frizz. Nem usando shampoo da Kérastase, condicionador da Lóreal, leavin Kérastase óleo relax slim, que promete diminuir o volume, nada. Só no dia seguinte é que o cabelo melhora um pouco. Como não quero fazer escova progressiva e nenhum tipo de alisamento, fico só pensando qual é a solução pro meu dilema.

  17. Avatar de Tathiane

    Olá Meninas, desculpem a intromissão! É que eu tenho aquela base em bastão ideal shade da avon do qual tem resenha aqui na cor bege claro e ficou muito claro na minha pele pq eu não sou tão branca assim hehe.
    Então quem tiver interesse , o produto ta semi- novo, quer dizer, novo pq eu só testei mesmo e vi que ia ficar muito claro. Quem tiver a pele branquinha e tiver interessada entre em contato comigo no e-mail: tathy_limaocommel@yahoo.com.br.
    O preço dela na revista é R$ 25,00 reais, comprei por R$ 20,00 na promoção e to querendo passar por R$ 15,00 só mesmo pra não ficar no prejuízo.
    beijos

  18. Avatar de Kelly

    Várias amigas já me falaram que usam o anti-frizz LOTUS SHIELD da AVON,
    e aprovaram. Agora sim, eu vou comprá- lo.

    Eu tbm faço progressiva a cada 4 meses,
    e reduz mto os frizz.
    E qdo lavo o cabelo, não precisa nem secar com o secador,
    ela já fica ajeitado.

  19. Avatar de Cintia

    adorei a dica,é o meu caso sofro diariamente com esse probleminha meu cabelo é liso mais quando entra em contado com o vento ,é um deus nos acuda! beijos

  20. Avatar de Vanessa

    Resolvi meu frizz com o fluido da Avora. Ele tem uma textura incrivel, aroma bem suave e nao deixa o cabelo pesado. ( tenho cabelos muito finos e sem volume) Alem disso, o produto deixa os fios macios e com brilho.

  21. Avatar de Dani

    Adoreeeeei!

  22. Avatar de Vanessa

    Outra coisa que faz toda a diferença – usar pente antieststico da marca Mascardi. Ele tem é fabricado na Argentina. Passei anos tentando encontrar e achei uma loja de artigos para presente perdido em um balcao. Fiquei tão feliz, quase um achado arqueologico. o pente tem como materia prima um polimero misturado com madeira. Ele é resistente a água e dura uma vida. Boa sorte para quem for tentar compra-lo.
    Acho que a melhor possibilidade é encontrar alguém que vá ao Paraguai ou
    mercado livre.

  23. Avatar de Rosiane

    OI TUDO MUITO LEGAL, MAS NAO TENHO MUITO TEMPO. E UM POUCO DE PREGUIÇA, MAS TODAS ESSAS DICAS SOA LEGAIS MESMO… BEIJOS

  24. Avatar de Daiane De Souza

    BEM, GOSTEI DAS DICAS , MUITO BOAS, MAS Ñ SOU MUITO AMIGA DE HIDRATAÇAO E ESSAS COISAS Q TEM QUE DEIXAR MUITO TEMPO O CABELO COM MOLHADO !

    BJS…

    DAIANE..

  25. Avatar de Anamaria

    Acho difícil resolver o problema do frizz pois os cabelos arrepiam por cima, na parte alta da cabeça, onde justamente deve-se evitar passar cremes e condicionador para não estimular a oleosidade e a queda do cabelo.
    Parece que os produtos anti-frizz são usados em todo o comprimento do cabelo. É isso mesmo?

  26. Avatar de Anamaria

    Completando o comentário acima, costumo usar tanto condicionador quanto cremes e leave-in a partir do meio dos fios. E tome frizz….

  27. Avatar de Orleia Silva

    ola menimas!! ameii as dicas vou por em praticas imediatamante. mesmo com essas dicas preciso da ajuda de vcs. atualmente nao estou morando no brasil, e tenho um pouco de dificudades encontra produtos certo. bom eu nao uso nehum tipo de tintura, nem chapa, secador nem shompoo da karastase, gostaria de saber como faço p/ encontra oleo da karastase,oleo de argan,elixir ultimate. estou indo pro br, como encontra_los. ” dicas : en catalos de cosmetico, salos de beleza, farmacias ou super_mercados” os meus cabelos é longo fio medio,ondolados mais pra cachiados, estao muitos mesmo arrepiados chega ate me deixar triste rsrsrsrsr . ja tentei varias massagens caseiras, ate que melhora um pouco mais nao o que eu espero!! espero esta semple encontatos com vcs ate breve meninas!!!!!

  28. Avatar de Adiane

    olá, meninas!

    eu uso o anti frizz lotus shield advance techniques da Avon faz muito tempo e adoro para finalizar eu uso o serum da mesma marca.

    Beijos.

  29. Avatar de Rayane

    Amei as dicas, algumas delas já pratico e outras vou começar a praticar atravez dessas orientações maravilhosas. Nós mulheres que sofremos com os frizz, sabemos o quanto é importante essas dicas. Espero que controle mesmo esses fios rebeldes, que gosta de prejudicar nossos penteados. Adorei as dicas .

  30. Avatar de Luciana

    Gente, obrigada pelas dicas! Queria uma orientação: meu cabelo é muito seco por causa de tinturas e acaba aparecendo corda desfiada do meio para as pontas. Além do condicionador, uso creme para pentear e quando precisa passo óleo reparador. Mas acaba ficando emplastado e aí tenho que lavar de novo… O correto é usar o creme para pentear sozinho ou pode-se usar o creme e o óleo? Mais uma vez, obrigada!

  31. Avatar de Vania Marinho

    Olá a todas.
    Tenho usado uma máscara de hidratação da amend a Discipline Liss. Tem um cheiro ótimo e pelo menos para mim, que tenho cabelo com química, foi uma maravilha. Disciplina mesmo, tira aqueles arrepiados e hidrata bem. Espero que gostem.

  32. Avatar de Letícia

    Celisa, gostei demais das dicas pois quando faço algum penteado sempre fica aquele fiosinho arrepiado.Obrigada pelas dicas.

  33. Avatar de Sil Glauce

    Meus 92 cm de cabelos agradecem as dicas! 🙂
    BeijoSss pra todas!

  34. Avatar de Neide Maria

    Obrigada pelas dicas.Excelente!
    Beijos a todas…

  35. Avatar de Teresa Bittencourt

    Grandes dicas!!

  36. Avatar de Sabrina De Oliveira

    Obrigada pela resenha!
    Meu cabelo até que não tem frizz, mas os problemas são as pontas ressecadas. Eu gostei da ideia do pente de madeira, não sabia disso, vou seguir as dicas, beijoss!!!

  37. Avatar de Laryssa

    Eu adorei as dicas, principalmente pq meu cabelo ta precisando de um bom tratamento.bjsssssssssss pra todos

  38. Avatar de Mirlene

    eu amo o lotus shield e a hidrabalance da avon sao otimos

  39. Avatar de Simone

    Moroccanoil óleo light

    Comprei o shampoo, o condicionador e o oleo. Como faco para usar o oleo? Tenho pouco Meus cabelos sao finos.

    E Kerastase para este tipo de cabelo, qual tem que comprar?

    Me ajudem!!!

  40. Avatar de Penélope

    Coneçam os produtos da ANETHUN!!!

    http://www.aneethun.com/site/

    Atualmente estou usando o FLUIDE DEFENSE da linha AGE SYSTEM da ANETHUN

    FLUID DEFENSE: Fluido rico em silicones de alta performance que defendem os cabelos dos desgastes causados pelo secador e prancha. Confere maciez e brilho intenso, sem deixar os fios pesados. Frascos de 60 mL.

  41. Avatar de Hayssa Khoury

    Meus cabelos sofrem muuutio,pois faço muita quimica(progressivas e afins),e por isso acabam muito arrepiados.
    Resolvi meu problema usando o SERUM ANTI-GRAVIDADE,da YENZAH…É maravilhoso,meu cabelo fica super macio,brilhoso e sem frizz.E mais importante,o cabelo nao fica pesado nem melado..fica solto,bem natural!
    Eu amo e recomendo.

  42. Avatar de Elizangela Tenorio

    Amei as dicas!Meninas voces são 10! Parabéns! Vou procurar esse Óleo de Argan, porque os meus cabelos são os campeãs do Frizz, quando eu lavo e eles enchugam, fica horrível, só lavo quando estou em casa, porque fico com vergonha quando os meus cabelos secam.

  43. Avatar de Claudinha

    Olá meninas,
    Bom, eu faço hidratação toda semana
    e silicone na spontas antes de usar
    o secador! Ajud muuuuito!

  44. Avatar de Karla Lages Ferreira

    Meus cabelos melhoraram muito depois que comecei a hidratar semanalmente com algas marinhas chilenas, ficaram mais macios e disciplinados.

    Adorei a dica do choque térmico, vou testar…

  45. Avatar de Renata

    Oi Luciana Bravo

    Fiz escova de London com preço super em conta num salão de primeira em Ipanema. Sou cadastrada no Clickon e no Peixe Urbano. Recebo várias promoções todos os dias. Vale a pena! Fiz em Ipanema fui muito bem recebida, a escova ficou uma maravilha! Espero ter ajudado. Abraços!

  46. Avatar de Renata

    ESSA DICA ANTERIOR FOI PRA FERNANDA NERE

  47. Avatar de Renata De Fatima

    Meninas,

    Meu cabelo é liso e para abaixar os fiozinhos indisciplinados sempre antes de sair de casa eu uso uma touca feita de meia fina (igual a do seu boneco da escolinha do Prof. Raimundo kkkkk….) , 15 minutos com os cabelos para um lado e 15 minutos para o outro. Termino pro lado que costumo dividir o cabelo e fica tudo deitadinho além de mais lisinho. Lindo!

    Para os cabelos ondulados ouvi um expert dizer que é preciso dormir com uma rede no cabelo (vendida em loja de produtos para cabelo) e usar sempre fronha de Seda para evitar o frizz.

    Espero que as dicas ajudem!
    Bjinhossss em todas!!!

  48. Avatar de Renata De Fatima

    Para que não hajam dúvidas. A fronha é pro travesseiro.. rsrsr…
    Bjs

  49. Avatar de Jessica

    adorei suas dicas ,mas oque pósso fazer para diminuir o volume do meu cabelo
    poi é muito volumoso?

    1. Avatar de Renata De Fatima

      Oi Jéssica!

      Eu tb tenho cabelos volumosos e essa touca ajuda.
      Estou querendo adquirir o Leavin Kérastase Nutritive Sérum Oléo-Relax para diminuir o volume, ainda não usei, mas algumas meninas já usaram e parece ser bom.
      Bjs!

    2. Avatar de Renata De Fatima

      Pesquisei um pouco mais é o ideal é usarmos os seguintes produtos da Kerastase:
      Masque Oléo Relax Slim (máscara hidratante anti-volume)
      Crème Oléo relax Slim (creme de pentear anti-volume)

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva