Os cabelos oleosos normalmente são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia grudados na cabeça e com aspecto sujo. Para um bom cuidado, o primeiro passo importante é a limpeza: ela deve ser feita diariamente e com muito critério para não comprometer ainda mais a função equilibrante das glândulas.
O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse.
A excessiva oleosidade capilar tem sido apontada com frequência como um importante causador de queda de cabelo. A limpeza adequada e a correta estimulação do metabolismo capilar são aliados fortes no combate à queda.
Cuidados com Cabelos Oleosos
Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas poucas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras.
- Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
- Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
- Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.
- Use shampoos adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
- Use shampoo antirresíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.
- Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.
- Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
O ideal é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo contribuindo na desobstrução de pequenas partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, e que nutra adequadamente o bulbo capilar. A formulação dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.
Causas da Oleosidade
A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.
Tratamento
Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.
No mundo da cosmética já existem shampoos e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Shampoos anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar também medicamentos via oral.
Para mais ideias, confira também o artigo Receitas Naturais para Cabelos Oleosos.
Pré-Shampoo
O pré-shampoo nada mais é que um shampoo de ação mais astringente usado pra primeira lavagem. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, mas os cabelos oleosos se beneficiam ainda mais, pois ele serve para proteger os fios. Então, para quem lava os cabelos todos os dias, usar o pré-shampoo ajuda na proteção do fio, evitando a quebra.
O pré-shampoo vai fazer a “limpeza pesada”: remover resíduos e oleosidade em excesso, o que nem sempre o shampoo de tratamento consegue fazer. É um produto com propriedades nutritivas que prepara o cabelo para receber o shampoo, desembaraçando os fios. Ele evita a quebra, deixa o cabelo mais maleável, macio e brilhante.
Existem as versões mais transparentes que ajudam na limpeza extra, e a versão em creme e óleo que tem a função de proteger os fios.
Dicas de Pré-Shampoo
Shampoo para Cabelos Oleosos
Shampoos específicos para cada tipo de cabelo não são um mito: há estudos para desenvolver cada produto, e eles realmente tendem a ser melhores para aquele tipo de cabelo específico. Os para cabelos oleosos possuem tensoativos, ou seja, substâncias encarregadas de se ligarem a gorduras e sujeiras e levá-las embora com o enxágue. O Lauril Sulfato de Sódio (ingrediente comum nos shampoos) é um tensoativo que age como um potente agente desengordurante. Para quem tem fios bem oleosos, o Lauril Sulfato de Sódio, proporciona limpeza e remoção do óleo dos cabelos.
Porém, é importante lembrar que da mesma forma que o tensoativo remove a oleosidade dos fios, também acaba ‘limpando’ a gordura natural que mantém os fios mais hidratados. Ao remover esses componentes, os cabelos podem ficar ressecados. Para opções mais suaves, uma boa ideia são os shampoos sem sulfato.
Dicas de Shampoo para Cabelos Oleosos
Shampoo a Seco
O shampoo a seco é uma espécie de talco que ajuda a retirar o excesso de sebo do couro cabeludo. Ele é o melhor amigo dos cabelos oleosos. Mas, atenção: ele só deve ser usado em emergências ou compromissos de última hora. O uso do shampoo a seco nunca deve ser estimulado como um hábito de vida diário. A substância utilizada para a sua formulação é o amido de alumínio, que ajuda a absorver a oleosidade e melhorar o brilho dos cabelos, mas não substitui uma lavagem por não remover a sujeira.
Usar este tipo de produto constantemente também gera resíduos que podem ajudar a obstruir a saída dos poros de oleosidade, o que pioraria o quadro.
Ideal para ser usado entre as lavagens convencionais. Elimina o excesso de oleosidade da raiz. O shampoo a seco ajuda disfarçar a oleosidade dos fios, deixando-os com aparência de limpos, soltos e com volume natural. Ele ainda neutraliza os maus odores e dá sensação de frescor ao couro cabeludo.
Como usar?
Agite o frasco e borrife o shampoo nas raízes do cabelo seco, a cerca de 30 cm de distância. Com as pontas dos dedos, massageie, e, depois, penteie como de costume. Não utilize o shampoo a seco por mais de 1 dia seguido; ele deve ser usado em ocasiões esporádicas.
Dicas de Shampoo a Seco
Obs: Para mais informações sobre cada produto (como preço, por exemplo), clique nos links individuais (eles abrem em uma nova janela ou aba de seu navegador). Essa é uma pesquisa dos produtos mais eficientes e recomendados.
E você, como cuida dos cabelos oleosos?
gente, lavem is seus cabelos com VINAGRE!!!! Ajuda mesmo!
Eu li que usar álcool, vinagre ou limão para retirar a oleosidade, pode não ser uma boa ideia e, em alguns casos, até ser um perigo para os fios, pois esses produtos só irão secar os fios, o que pode causar uma irritação e até uma dermatite de contato. 😕
Lavar cabelos diariamente é o maior erro! A ideia é, aos poucos, diminuir as lavagens por semana. A raiz demora 48 horas a secar, por tanto devemos esperar essas horinhas 🙂
Fabíola, me desculpe, mas nunca li uma besteira tão grande, onde vc viu essa informação, como assim a raiz demora para secar em 48 h??? em no máximo 5 horas a raiz já está seca. Sou cabelereira e especialista no assunto.
Deixar o cabelo sujo sim, causa danos a saúde dos fios, a limpeza é o melhor tratamento.
Quem tem cabelo oleoso deve sim lavar todos os dias.
Maria Eduarda tenho o cabelo oleoso na parte de cima, tem problema eu lavar ,todos os dias ele fica ressecado ou faz mal a saude ?
Meu cabelo é oleoso e lavo todos os dias sem consequências nenhuma.
Oi tenho excesso de oleosolidadd e ainda não consegui controlar nem quando lavo a impressão q me dá e q tá pesado cheio de creme não fica sequinha a raiz mesmo q por horas estou sempre com a raiz pesada ainda não consegui nada q me ajude
tenho os cabelos oleosos e lavo todos os dias e meu cabelo está sempre bonito, não uso sempre o mesmo shampoo alterno quase todo mês e a melhor solução, é sim sempre deixa-los limpos!
Verdade, minha dermatologista disse o mesmo. Lavar todos os dias, ou 1 dia sim, outro não.
Meu cabelo é extremamente oleoso, lavo todo dia, e ele nunca ficou com um aspecto tão bonito. Só que eu tenho uma dúvida, eu devo lavar todos os dias com o cabelo da L’oreal (elseve) para cabelos oleosos ou devo intercalar com outro tipo de shampoo? Eu uso o de cabelo oleoso todo dia e ele n aparenta estar ressecado
Nossa Fabíola, eu lavo meus cabelos todos os dias… acho que a sujeira sim é que prejudica.
Lavo o meu cabelo todos os dias, e quem me deu essa orientação foi um dermatologista muito conceituado . Acho que é o melhor pra um cabelo oleoso.
É verdade para mim a cada 2 dias
Existe uma possibilidade para cabelos oleosos lavar com sabão ipê, pois tira a oleosidade e depois passar sapo e condicionados para dar cheiro
Kkkkkkkkk
Até onde eu sei, quanto mais se lava o cabelo, mais oleoso ele fica. Tem vários sites falando isso. Este é o primeiro que vejo dizendo para lavar todos os dias. O.o
Faz mal vc deixar sujo oleoso, eu tenho cabelo que chega ate a cintura e eu lavo todos os dias , não danifica pois estou sempre usando mascara, hidratação nas pontas . Bjs
Também tenho cabelo na cintura e lavo todos os dias.
Não existe a possibilidade de passar um dia sem lavar kkk
Nossa, muito bom, estou usando o shampoo a seco batiste, me salva em momentos que não posso lavar os cabelos…amei as dicas
Excelente post Celisa, muito bom saber mais sobre o pre shampoo e o shampoo a seco, tinha dúvidas…amei.
Tenho cabelo oleoso e é preciso mesmo lavar todo dia. Não danifica os fios. É só usar bons shampoos e de vez em quando um creme pra amaciar, retirando bem.
Eu sofro com oleosidade, adorei as dicas, vou cuidar melhor.
Achei excelentes essas dicas, meu é fino e liso, muito oleoso…
O meu tbm é assim !
😆
Amei as dicas, post super completo.
😛 Ameeei as dicas!!! meus cabelos também são oleosos finos e lisos, porém oleosos de mais!!
Uso o shampoo Barrominas Loção vegetal, foi o único que resolveu a oleosidade do meu cabelo. Além de um ótimo custo-benefício!
Olá, tenho cabelo oleoso e com luzes. Poderiam me indicar um bom shampoo? Obrigada!!!
Sempre que digo a alguém que lavo o cabelo todos os dias dizem que é o pior que faço.. incluindo cabeleireiras. Dizem que a raiz demora a secar 24 horas e eu tenho lido em vários sites que quanto mais lavo mais produz oleosidade, pois as lavagens (devido à agua quente, a champôs, …) fazem com o óleo natural desapareça e seja obrigado a produzir mais.
Adorei as dicas!!Vou experimentar o pré -xampu.
Eu gostaria um ótimo shampoo pra meu cabelo q é mt oleoso a raiz as pontas ressecam rápido,mt fino e liso..pois sofro mt com isso mais não sei direito cm fazer me ajudem gente quem entendem sobre isso..
Olá, meus cabelos é oleoso e as pontas ficam ressecadas, o que posso fazer pra controlar o ressecamento das pontas?
Vinagre? Nãaaaaaao, isso é ácido, vai descamar o couro cabeludo!
Uso o Shampoo da Ligia, amooo e é baratinho: https://www.ligiakogosdermocosmeticos.com.br/shampoo-cabelos-oleosos.html
As dicas são boas, principalmente sobre conds e leave-in!
#dicastop
Bjooos
Gostei
E o que fazer quando já usou todos, TODOS os tipos de shampoo e nada resolveu a oleosidade do cabelo?
😕 meu cabelo é crespo e oleoso como faço ??? Continuo lavando todos os dias ou paro ???? 😕
A pior coisa que tem pra quem tem cabelo oleoso é lavar todos os dias! A lavagem em excesso ao invés de retirar a oleosidade produz muito mais… Pois pela falta da oleosidade (que em pequenas quantidades é normal) as glandulas sebaceas produzem mais para poder suprir essa “falta de hidratação”…
Sofro bastante com excesso de oleosidade dos meus cabelos, não sei mais nem o que fazer 😔😔😔
Eu sofro muito com a oleosidade do meu cabelo e sempre procuro shampoos que possam resolver o meu problema. O único que eu gostei e achei que deixou a raíz limpa por mais tempo sem ressecar as minhas pontas foi o Shampoo para cabelos oleosos Ligia Kogos. Além disso, ele ajuda a combater agentes fungicidas mesmo deixando o cabelo com aquele aspecto de que está “com brilho”. Recomendo 😆
https://www.ligiakogosdermocosmeticos.com.br/shampoo-para-cabelos-oleosos.html
Eu também tenho cabelos oleosos quanto mais lavo mais oleoso fica
Faço progressiva e meu cabelo é oleoso, posso lavar ele todos os dias, não9 sai o efeito da progressiva ?