Para a mulher que gosta de se cuidar

Dicas para Cabelos Secos

Dicas para Cabelos Secos

Está chegando o verão… sol, piscina, mar… e por mais que você cuide, não tem jeito: os cabelos ressecam mesmo. Preparei algumas sugestões para melhorar os cabelos secos, espero que gostem.

O cabelo pode ficar seco devido à pouca produção nas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Mas, na maior parte dos casos, os tratamentos químicos são os responsáveis por danificar os fios, tornando-os quebradiços, opacos e sem vida. Os cabelos secos são difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos.

A coloração, descoloração e alisamentos roubam a hidratação natural dos cabelos. O uso do secador, babyliss ou ferros para enrolar, exposição ao sol e vento salino das praias são alguns dos fatores que contribuem ainda mais para o problema.

O ressecamento dos fios também pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

Dicas para Cabelos Secos

Dicas para Melhorar o Ressecamento

Lavagem: A temperatura da água deve ser morna ou fria no caso de cabelos secos. Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando a raiz oleosa.

Shampoo: O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva) fica mais alcalino que o normal. Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição (fatores que deixam o fio ainda mais ressecado). O ideal é usar shampoos que tenham o pH mais ácido (entre 4,5 e 5,5), ou então um shampoo neutro.

Hidratações: Além de fazer hidratação semanal em casa, é preciso pelo menos uma vez ao mês fazer hidratação e cauterização com um profissional. A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento.

Leave-in: O cabelo sofre os efeitos da exposição pelos raios ultravioletas. Se for ficar exposta ao sol, use leave-in com proteção solar. Existem cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado. Usar leave-in também ajuda prevenir o ressecamento. Escolha um produto de acordo com a sua necessidade e seu tipo de cabelo.

Reparador de pontas: Produtos para cabelo à base de silicone (como reparadores de pontas) contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico. Evite aplicar o sérum antes de fazer uma escova ou passar chapinha. Apesar do brilho que você nota após a prancha, seu cabelo foi “frito”. Os fios vão começar a quebrar e perder totalmente o brilho. Os reparadores podem ser substituídos por óleos, como o de argan, macadâmia e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas siga a ordem de aplicação: óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Só depois, passe a chapinha.

Ampolas: Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação têm ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação-relâmpago. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo.

Hidratação com Óleos Vegetais

Dicas para Cabelos Secos

A hidratação é essencial para evitar cabelos secos. Para dar uma ajudinha na sua hidratação, acrescente umas gotinhas de óleo vegetal na sua máscara capilar e irá notar a diferença. Os óleos ajudam a deixar os cabelos mais macios e sedosos. Os principais óleos para tratar o fios são:

1. Óleo de coco

O óleo de coco é considerado um dos melhores óleos para passar no cabelos. Composto por mais de 90% de gorduras saturadas, vitamina E e K, além de minerais essenciais para o cabelo, como o ferro, ele ajuda a hidratar e nutrir os fios como nenhum outro, auxiliando no seu crescimento e deixando-o bonito e brilhoso.

2. Óleo de Argan

O óleo de argan é um produto que possui propriedades antioxidantes e nutricionais eficazes para tratar o cabelo. Rico em vitamina E, além de Ômegas 6 e 9, o óleo de Argan é ideal não só para manter a hidratação e nutrição do fios, como também auxiliar na cicatrização e irritação no couro cabeludo.

3. Óleo de Abacate

O óleo de abacate também é considerado um poderoso antioxidante para os cabelos, ajudando no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento dos fios e queda. Rico em vitaminas A e E, o produto pode ser ideal para melhorar a hidratação e nutrição das madeixas, evitando a perda de água dos fios, tornando-as mais macias e brilhosas.

4. Óleo de Jojoba

O óleo de jojoba é um óleo rico em proteínas, minerais e antioxidantes. Por isso, ele tem um ótimo poder umectante, emoliente e restaurador, podendo ajudar na nutrição, maciez, brilho e a dar vida aos fios. Ele também é excelente no caso de quem sofre com problemas no couro cabeludo, como oleosidade excessiva, caspa ou descamação.

Dicas para Cabelos Secos

Sugestões de Produtos para Cabelos Secos

Há vários produtos específicos para cabelos secos de excelente qualidade no mercado. Procure fazer um diagnóstico e somente utilizar shampoos e cosméticos específicos para seu tipo de pele ou cabelo. Mesmo assim, você tem de experimentar para ver se seu cabelo se adapta bem. Esteja apenas atenta à marca: procure sempre uma marca conhecida e procure produtos que contenham: macadâmia, tutano de boi, queratina, jaborandi, extrato de algodão, semi di lino, germem de trigo, ceramidas ou vitamina A. Esses componentes hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo. Seguem albumas sugestões:

Shampoo Extreme, Redken
Shampoo L´anza Hair Repair
Shampoo semi di lino Alfaparf
Máscara Capilar Secos e Danificados (Geléia Real) Body Store
Máscara para cabelos extra secos Tresemmé
Máscara hidratante para cabelos secos Natura Ekos castanha
Leave-in cabelos extra secos Joico
Kérastase Nutritive Extrait- Cabelos secos
Alfaparf Nutriseduction Leave-in cabelos secos
Fluido Ultra Reparador de Pontas Advance Techniques Avon
Silicone Reparador de Pontas Niely Gold
Inoar Sérum Argan Oil
Ampola Pantene
Power Repair B da L'oréal
Ampola Reparação Total 5
Ampola Alfaparf Óleo Semi Di Lino

E você, está com os cabelos secos? Está fazendo algum tratamento? Tem alguma indicação de produto?

104 comentários para “Dicas para Cabelos Secos”

  1. Avatar de Sandra Mara

    Meu cabelo está horrível, não está só seco, mas está quebrando… primeiramente vou cortar bem curto e depois vou seguir os tratamentos.

  2. Avatar de Angela Nx

    Interessante essa dica do shampoo com ph ácido, vou prestar atenção nos rótulos. Meu cabelo está seco, mas nada que o uso de hidratações e leave-in não resolvam… tentei cuidar na praia usando leave-in com filtro, mas acabou dando uma sapecada 😮

  3. Avatar de Renatinha

    Muito bom! Tudo o que precisava nesse momento, meu cabelo está pedindo socorro.

  4. Avatar de Tatiane Roberta

    Nossa que otímo tudo isso, pois tem muitos produtos com preço acessível e essa dica foi muito importante pra muitas de nós que passamos por processos quimícos principamente.

  5. Avatar de Ana Paula

    Oi meninas eu uso o shampoo da Trivit, é excelente mesmo…

  6. Avatar de Camila

    Olá pessoas, eu tb estou com o cabelito ressecado, vamos tratar então né??? Celisa amei o post, ótima matéria.
    Fiquei com muita vontade de testar essa mascara de geleia real da Body Store, deve ser ótima

  7. Avatar de Bia Costa

    Para mim o que resolve para cabelos secos é o óleo de argan.

  8. Avatar de Andreia X

    Excelente matéria!!!!
    Depois que fiz aquele tratamento para as pontas ressecadas (umectação) meu cabelo melhorou muito… óleos capilares na pontas é tudo de bom, principalmente o de argan.

  9. Avatar de Silvia

    Para mim, a dica infalível é ampola milagrosa azul semi di lino da alfaparf, tudo de bom!!!!

    1. Avatar de Hellen

      Silvia, como utilizamos essa ampola da Alfapharf ? Não tem instruções na embalagem!

  10. Avatar de Larissa

    Estou precisandop fazer hidratação, está bem seco, adorei o artigo.

  11. Avatar de Rubia

    Show de bola esse site, amei o artigo.
    Meu cabelo estava bonito e saudavel, fui fazer luzes… socorro, está detonado, acho que foi feito muito forte, vou tentar hidaratar mais, se alguém tiver alguma sugestão.

  12. Avatar de Marielle

    essa mascara de castanha da natura Ekos é maravilhosa para os cabelos, estou usando e amando..

    Adorei o post Celisa!!! Bjo

  13. Avatar de Sandra

    Quero saber se tem algum produto para o meu cabelo
    que é oleoso na raiz e seco nas pontas.
    Aguardo contato.
    Obrigada.

    1. Avatar de Suzi

      Vc precisa usar produtos para cabelos mistos. O meu é assim também.

  14. Avatar de Jéssica A.

    Estou usando a linha de óleo de argan da DOVE e está deixando meu cabelo bem macio….

  15. Avatar de Raquel

    Adorei as dicas mas meu cabelo além de ter pontas ressecadas tem a raiz oleosa o que posso fazer para solucionar esse problema

  16. Avatar de Corrinha Leite

    Meu cabelo está pedindo socorro, seco d+ , embora tenha usado vários produtos! Valeu a dica!! 😀

  17. Avatar de Samara

    Uso uma mascara da PHYTO para cabelos secos, fantástica.

  18. Avatar de Janaína

    A mascara da TRSEMME é ótima

  19. Avatar de Andréia

    Há algum tempo eu coloco um pouquinho de Bpantol líquido no shampoo e no condicionador.
    Deixa o cabelo macio e super hidratado! é ótimo!!

    1. Avatar de Silmara

      só tinha ouvido falar no creme de hidraatação, vou testar no shampoo tb

  20. Avatar de Mariana

    oi gente !

    como faz a hidratação da ampola azul da alfa parf ?

    tenho uma lá em casa e não sei usar:(

  21. Avatar de Telma

    Excelente post, estou precisando fazer um bom tratamento capilar, meus cabelo está ressecado e sem vida, vou testar algumas dicas, vou comprar o óleo de argan. Já ouvi falar que esse da INOAR é um dos melhores.

  22. Avatar de Karin

    uso a linha barro de minas, conhecem? Tem shampoo, condicionador e mascara, meu cabelo recuperou bem.

  23. Avatar de Louíse

    Eu já prefiro a ampola da loreal, mas a imbatível é a oleo fusion da kerastase… recupera qualquer cabelo.

  24. Avatar de Fran

    ótimas dicas adorei!!!!!

  25. Avatar de Vera

    Adorei as sugestões.
    Tenho cabelo misto, como faço coloração e também fiz luzes o fio fica seco.
    Já usei o Inoar Serum Argan Oil é ótimo!
    No momento estou usando shampoo e condicionador da marcar John Frieda da linha full Repair estou gostando deixa o cabelo macio e hidratado.
    Comprei, mas ainda não usei da Acquaflora, ampolas hidratação intensa e concentrado de queratina e também Elixir Reparador – complexo de óleos vegetais.
    Vou experimentar a ampola da alfaparf.

  26. Avatar de Drika

    Amei o post, estou exatamente nessa situação, acabei de voltar de féras e meu cabelo tá um caco, agora é tratar para recuperar. Bjo

    1. Avatar de Abigail

      faz o cronograma capilar que a celisa indicou.

  27. Avatar de Fer

    Bem bacana o post, vou seguir algumas dicas

    eu adoro a ampola azul da alfaparf, até vou comprar de novo a mpola dove tb é boa

  28. Avatar de Josiane

    Estou usando o Yenzah Amo leave in de Macadâmia ele deixa o cabelo muito macio e pode usar antes da escova ou se quizer deixar secar naturalmente e depois de secoo cabelo da pra passar mais um pouquinho pra diminuir o frizz e ele nao pesa. Estou anciosa pra testar o óleo, mas nao sei se supera o óleo de argan da Inoar (meu queridinho).

    Minha dica pra cabelo seco é shampoo e condicionador da natura Ekos Cacau, eu ainda coloquei Pantenol no shampoo e ficou muuito bom… cabelo desembaraça sem precisar passar condicionador. A mácara da linha tambem é hidratante e nutritiva pra mim este trio foi o melhor até agora.

    Beijos
    òtimo post!!

    1. Avatar de Raquel Delis

      o shampoo e condicionador de castanha eu não usei, mas a mascara já e gostei bastante

  29. Avatar de Dani

    Adorei o post.
    O meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas, sem contar o frizz chato.
    Tinha o cabelo comprido e o cortei na altura dos ombros e não resolveu… 🙁
    Não sei o que posso fazer.

  30. Avatar de Maria Carolina F. Fonseca Vasques

    Bom, espero que eu possa contribuir. Meu cabelo é bem fino, cacheado, pouco, oleoso raiz, com progressiva, coloração com luzes e faço escova 2 vezes/semana. Ele estava bem detonadinho e o que o “ressuscitou” foram os seguintes produtos: Shampoo John Frieda Full Repair (trata e não pesa) e três máscaras alternadamente: Olive Fruit Oil Kiehl’s (hidratação), Joico Moisture Recovery Treatment Balm (Nutrição) e Kerastase Reconstructive (reconstrução). Outra coisa que faço é sempre antes de lavar, uns 30 min. antes, colocar óleo de argan puro nos fios secos. Uso o da Bioderm que é 100% puro argan sem silicones. Das 3 máscaras, a que eu mais gosto é a Reconstructive da Kerastase. Ela é fantástica, principalmente porque nunca deixa o cabelo duro, por não conter queratina. O meu cabelo odeia queratina, então fujo de produtos que tenham. A da Kiehl’s é ótima, uma delícia, amolece os fios, não pesa, mas você percebe que não é um tratamento profundo. E a da Joico é a que menos gosto, acho que justamente porque contém queratina. Mas como ela possui muitos ingredientes oleosos, acaba tratando os fios e dando um certo peso ao cabelo. É isso, espero ter contribuído. Beijos!!

    1. Avatar de Fer

      Oi Maria, é claro que ajudou sim… amei suas dicas.. eu já usei a linha da argan da Kiehl’s e alguns produtos da Joico, achei muito bom, essa mascara que vc gosta da kerastase eu nunca testei, mas esses dias eu comprei a nutritive Masquintense, aqui no hair bb
      http://hairbb.com/hair-care-products/kerastase-nutritive-masquintense-for-dry-senstised-hair-200ml-p-494.html
      estou ansiosa para testar.

    2. Avatar de Raquel Delis

      Valeu Maria pelas dicas

  31. Avatar de Denise Camargo

    Muito bom, gostei das dicas, mas tem que separar uma boa graninha né… esses produtos são bem carinhos, mas sei que são de boa qualidade.

  32. Avatar de Hellen

    Celisa,

    Parabéns pelo Blog!!! Encontrei o blog ontem, sem querer querendo 😀 , procurando algo que pudesse ajudar a recuperar meu cabelo pois ele está detonado. Já li a maioria dos posts e achei sensacional. Anotei algumas dicas para testar e já comprei alguns produtos recomendados por você, como a Máscara Hidratação Intensiva da Acquaflora e a Ampola Semi Di lino da Alfaparf, vou começar aquele processo de recuperação dos cabelos danificados em apenas 2 semanas. Espero que dê certo! Vou postar aqui minhas nova experiencias e compartilhar com todas vocês.

    Bjs

  33. Avatar de Rê

    O corte foi a solução pro meu ficou perfeito. Bjos!

  34. Avatar de Fer
  35. Avatar de Juliana

    Olá meninas, tudo bem… cabelos secos é um problema, as vezes uma simples hidratação não resolve e é preciso investir em bons produtos para dar saúde aos cabelos.

    O que resolveu no meu caso foi a MACADÂMIA, estou usando uma linha inteira a base de macadamia e meu cabelo é outro, ele se reestruturou novamente. A linha á carinha e não é tão fácil de encontrar, mas para quem quer investir vale muito a pena.
    Tem aqui na Elas Fashion
    http://www.elasfashion.com.br/produtos-index/categorias/209590/_macadamia_natural_oil.html

    1. Avatar de Raquel Delis

      Tem a linha de macadamia da Yenzah tb, é bem mais barata

  36. Avatar de Juliana

    Ahhh eu comprei no Morangão, é um pouco mais em conta… porém fui taxada, mas eles devolvem o dinheiro pago no imposto.

  37. Avatar de Angela

    Bem legal o post, estou precisando dar uma atenção especial aos cabelos, gostei das dicas das ampolas.

  38. Avatar de Rosario

    Vcs estão de parabéns com as matérias.

  39. Avatar de Abigail

    Fiz o cronograma capilar que vc indicou, vou maravilhoso, meu cabelo enm está ressecado mais.

  40. Avatar de Genycalicchio

    Obrigada pela dica…eu adoreiiiii..

    😉

  41. Avatar de Raquel Delis

    Oieeee, adorei o post, o cabelinho está precisando de um help mesmo. Achei bem legal a sugestão de usar shampoo com ph ácido, não sabia disso, vou testar.
    A mascara de castanha da Natura Ekos ebem boa, já testei, quero usar esse leave-in da JOICO, adoro a marca e vou comprar esse óleo de macadamia da Yenzah

  42. Avatar de Adriele

    gosto muito do reparado de pontas da Avon, uso a anos…

  43. Avatar de Silmara

    Parabéns pelo post, estava precisando de dicas assim, meu cabelo está um bagaço

  44. Avatar de Neide Maria

    Gostei muito desta matéria.. parabéns!!Vou comprar essa ampola.
    Agradeço pelas dicas.
    Beijos

  45. Avatar de Luciane

    gostei do post, estava precisando de dicas para meu cabelito

  46. Avatar de Jade

    Eu sou super adepta a usar ampolas, elas são práticas e eficientes, sempre tenho bons resultados com elas. Vou testar essa da Loreal repair b.

  47. Avatar de Drika

    Alguém já testou o óleo de argan do Boticário????

  48. Avatar de Roseny S Evangalista

    que legal,eu nao sabia que os reparadores eram tão eficiente,
    preciso de um,

  49. Avatar de Geisa

    O shampoo semi di lino da Alfaparf é ótimo, o cabelo fica super macio, sedoso e brilhante, adoro… agora quero testar a ampola semi di lino…

  50. Avatar de Mayara Barros

    Amei o post e as indicações dos produtos, vou experimentar alguns!

    Para quem não entendeu o porque da preferência por produtos com o PH ácido para hidratar os cabelos, vou dar uma explicadinha por cima sobre o que eu sei, não sou nenhuma profissional mas estudei sobre o assunto.

    Os produtos com PH alcalino abrem a cutícula dos fios. Geralmente produtos utilizados para realizar química nos fios (alisantes, relaxantes, progressivas) tem PH alcalino. Eles tem a função de abrir a cutícula dos fios para a química poder penetrar no fio e por isso modificam a estrutura do cabelo.

    Produtos com ph ácido tem a função de selar (fechar) a cutícula dos fios, então eles repõe a hidratação e os nutrientes que o cabelo precisa e finalizam selando a cutícula, que é o que garante o brilho e a maciez. É mais ou menos o efeito imediato de finalização que a chapinha tem. Ela também age selando a cutícula dos fios, por isso o brilho, maciez e menos volume. Só que a diferença é que infelizmente a chapinha não vai repor nenhum nutriente, nem hidratar. Quanto menor o cuidado e maior a frequência de utilização, maiores serão os danos.

    Experimentem depois de lavar o cabelo com água morna, finalizar com água fria. O brilho e a maciez são visíveis depois de secos e ficam muito mais disciplinados.

    espero que tenha ajudado!

    beeijoos :*

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva