Para a mulher que gosta de se cuidar

Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca

Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca

Carnaval é um momento de alegria, de festejar e até de descansar a mente. Infelizmente, muitas pessoas acabam exagerando na bebida. Se você exagerou, fique atenta e aprenda a se recompor rapidamente.

Publicidade

Alcoolismo Agudo

Ao contrário do uso repetitivo do álcool e por tempo prolongado, o uso excessivo esporádico, é chamado de alcoolismo agudo. Ele geralmente não causa danos definitivos aos órgãos do corpo, apesar de causar grande mal-estar. Depois daquele primeiro momento de euforia, vem como efeito a depressão. Aqueles músculos e nervos que se sentiam tão poderosos diante do álcool já se sentem fracos e cansados.  Isso porque o sistema nervoso foi tão excitado que agora está sem forças. Além desse estado de cansaço, ainda há os efeitos físicos como: dor de cabeça, vômitos, e a gastrite causada pelo álcool.

Quando o alcoolismo se torna crônico (cuidado!), ele pode trazer muitos prejuízos à saúde. Alguns exemplos: lesões cerebrais, ganho de peso e acúmulo de gordura (principalmente na região abdominal), diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças.

Dicas para Curar a Ressaca

Bom, o estrago já foi feito, você bebeu demais. O que fazer para curar essa ressaca, e o que fazer para evitar que isso aconteça novamente?

Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca

Hidratação: Agora é a hora de hidratar o corpo e repor os minerais perdidos. A água de coco é o melhor remédio nesse caso. Água, sucos de fruta e chás também são bem-vindos. Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.

Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca

Descanso: Cerca de cinco horas depois da bebedeira, as células cerebrais começam a se recuperar, mas ainda estão ultrassensíveis. É por isso que a luz e o barulho incomodam tanto. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Se possível, repouse. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.

Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca

Evite remédios: Embora alguns medicamentos ajudem a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, como aqueles que unem analgésico (contra dor de cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjoos), nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez, e a melhor recuperação sempre leva o tempo natural do organismo.

Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca

Alimentação: Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido. Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.

Consuma alimentos de fácil digestão; faça uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão e biscoito de água e sal. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido. Essas comidas também dão energia para o fígado na hora de processar as toxinas e o excesso de bebida. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.

21 comentários para “Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca”

  1. Avatar de Gracinha

    Gostei das dicas, estou precisando me recompor 👿 👿 👿

  2. Avatar de Manuelle

    Estou numa ressaca braba, mas valeu a pena, valeu pelas dicas.

  3. Avatar de Meme

    Gente eu não entendo, pra que beber demais? Não vale a pena.

  4. Avatar de Flavio.mello

    Muito bom saber!

    Obriigado.

    1. Avatar de Jhoms

      Pense nos momentos maravilhosos que a bebida te proporcionou…e agora quer abandonar tudo por causa de um mal estar?….uma dor de cabeca?….amanha vc vai acordar melhor e seus amigos vão te oferecer bebida….e ae sim …vc vai ficar bem melhor..

  5. Avatar de Rodrigo

    Gosto de me divertir, mas bem longe das bebidas, além de só fazer mal para saude, ainda deixa vc imprestável, tô fora, ahhh e barrigudo tb.

  6. Avatar de érica

    Na verdade beber um pouquinho não faz mal a ninguém, o problemas é que as pessoas não sabem beber

  7. Avatar de Barbara

    Gostei muito das dicas

  8. Avatar de Neide

    Acabei tomando uns remédios e só piorei, pois estava com dor de cabeça, fui comer e tb só piorou, deveria ter lido esse post antes 🙁

  9. Avatar de Luisa

    Tem que beber mesmo, não é sempre que tem uma festas dessas… estou com ressaca mas valeu a pena

    1. Avatar de Apolloneto

      yeah!
      isso aí,

  10. Avatar de Jeferson

    Olá a todos, tento sempre me controlar, beber menos, mas fica dificil e acabo exagerando, depois só me arrependo, tenho todos esses sintomas ruins. Vcs poderiam dar dicas para beber menos.

  11. Avatar de Ana

    bom , nao existe beber pouquinho ou muito, o certo é nao bebeR

  12. Avatar de Gladson Silva

    mito ou verdade rebater passa ressaca eu por acaso melhorei as vezes,agora nao sei se melhorei ou fiquei bebedo de novo rsrsrs

  13. Avatar de Maria Do Carmo

    O melhor e não beber mesmo,as vezes bebo e fico com uma sensação de culpra no dia seguinte muito ruim parar e pronto. 🙁 🙁 😕

  14. Avatar de Julio

    ahhhh, nem agua tá descendo direito. Pqp, a ressaca vai vir amanhã e eu só durmo com rivotril. Não vou tomar nenhum remedio e eu tomo tantos à noite… socorro !!!
    😳 Porém, minha timidez pra ir na zona cinza é tanta que estraga o prazer se eu for “seco”, sem álcool para ficar à vontade. Tomara a deus que eu consiga estar bem amanhã, mas me parece q é quase impossível. Amanhã, eu escrevo, são 15 para as 3 da manhã e estou sem nenhum sono.

  15. Avatar de Julio

    Foi tudo normal, só fiquei meio bêbado no dia seguinte.

    1. Avatar de Apolloneto

      hahahaha

  16. Avatar de Manoel

    belo artigo, boas dicas e bem exolicadas.

    http://deolhonasuasaude.com.br/

  17. Avatar de Roan

    Caraleeeo, to fudido…. entrei nesse site pra tentar me recuparar, bati a nave ontem, teve festa fantasia, bebi demais e hoje estou P o d r e!!!!!

    certeza que nessa pagina tem alguem com a mesma situaçao que a minha!!!!!
    forte abraço pra todos que bebem e quem nao bebe, larga essa vida e vai beber, falooooouuu!

  18. Avatar de Simone

    😆 😆 😆 😆 😆 😆 😆 😆 😆

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva