Para a mulher que gosta de se cuidar

Dicas para Cuidar dos Pés

Dicas para Cuidar dos Pés

Com a chegada do verão, quem não gosta de estar com os pés bonitos e bem cuidados? Mas para que eles fiquem com uma aparência apresentável é necessário dar uma atenção especial a eles.

Os pés são a base de sustentação do nosso corpo, trabalham o dia inteiro e por isso merecem cuidados especiais e descanso, mesmo que tenham sido feitos para aguentar a pressão exercida pelo peso do corpo.

Para compensar o desgaste natural dos pés, é fundamental mudar alguns hábitos e adotar medidas simples e que podem evitar complicações futuras.

Como manter os pés saudáveis?

Dicas para Cuidar dos Pés
  • A pele dos pés é mais espessa e resistente que a de outras áreas do corpo. Por isso a sola fica com calosidade e células mortas com facilidade. Para retirar o excesso de calosidade é importante esfoliar a região dos calcanhares e a sola e depois hidratar.
  • Para amolecer a pele dos pés, deixe-os de molho durante dez minutos em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Em seguida massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante.
  • Corte as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência após o banho. Também pode simplesmente apará-las com uma lixa, sobretudo se regularmente for à pedicure. Não se deve cortar as unhas demais e nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujeira. Se as cortar muito, pode correr o risco de encravar uma unha.
  • Para ter unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado pois pode haver risco de inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.
  • Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água durante o banho. Deve passar a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.
    Dicas para Cuidar dos Pés
  • Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de tudo, isso evitar que a pele fique ressecada.
  • O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. As calosidades que costumam aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passam de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar calosidades, esfoliar e hidratar, corrigir a postura e usar calçado confortável.
  • O escalda-pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados. A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.
  • Para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão. Aplique creme esfoliante para suavizar seus pés e, em seguida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.
  • Experimente um banho alternado de pés, quente e frio. É um método simples, agradável e extremamente eficaz, que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Isso ocorre porque os vasos periféricos se contraem com o estímulo da água fria, e com a água quente se dilatam.

Dicas de Produtos para os Pés

Footworks Creme Desodorante de Hidratação Profunda para Pés Extrassecos
Polpa Desodorante Hidratante para Pés Ekos Castanha
Creme Hidratante para Pés Ligia Kogos
Creme de Hidratação Dermoplex Pés
Creme Hidratante para Pés Aldermina
Eucerin Pele Seca Creme Hidratante para Pés 10% Uréia

Rachadura nos pés

As rachaduras nos pés é um verdadeiro incomodo. As fissuras abertas facilitam a entrada de bactérias e doenças através dos pés.

Porque ocorrem as rachaduras?

Algumas rachaduras ocorrem por se andar muito descalço, ou com sandálias e tamancos abertos. Além disso, intoxicação, má circulação, mal funcionamento dos rins e doenças da pele também causam rachaduras nos pés e ressecamento.

Lixar demais os pés deixa a camada da pele mais fina, obrigando o organismo a renová-la, deixando mais dura e espessa. O melhor é lixar bem pouquinho ou não lixar, e hidratar muito.

Dicas para Cuidar dos Pés

Receita para rachadura nos pés

  • Um pote limpo com tampa.
  • Uma colher de sopa de óleo de amêndoas.
  • Duas colheres de sopa de óleo de coco.
  • Duas colheres de sopa de manteiga de karité.
  • 4 gotas de óleo essencial de hortelã.
Dicas para Cuidar dos Pés

Derreta em banho maria o óleo de coco e a manteiga de karite. Acrescente o óleo vegetal e misture bem, em seguida as gotinhas de óleo essencial. Misture. Coloque num potinho limpo e deixe endurecer.

Com os pés limpos e secos, aplique este creme e massageie bem. Coloque meias de algodão. Deixe até o dia seguinte.

Além de acabar com as rachaduras e o ressecamento, o creme é muito agradável e refrescante.

170 comentários para “Dicas para Cuidar dos Pés”

  1. Avatar de Rizonete Gomes

    gostaria de receber mais informações sobre como acabar com os “calos secos”, é verdade que os sapatos bicos finos e de saltos finos favorecem seus aparecimento? Também é verdade que quanto mais se passa a pedra ou lixa mais eles se mantém?

    1. Avatar de Charme Krioca

      Oi Rizonete, bom dia!
      Conheça o Kit Spa para pés e mãos no site http://www.charmekrioca.com.br, com certeza vai te ajudar.

  2. Avatar de Luiza Mendonça

    Meninas! para rachaduras dos pés, não ha nada
    melhor que SEBO DE CARNEIRO, voces encontram
    em pomada, passem à noite, coloquem meias.
    bjokas

  3. Avatar de Maria

    Gente, apenas uma dica bem legal para este assunto de pés, para hidratação dos pés não conheço produto melhor que o hidratante da HOMEOCREME, é vendido em clínicas de podologia e são muito bons, os pés ficam como os de um bebê. Tem o pote grande que dura uma eternidade e tem também em tubo pequeno para carregar facilmente.
    Bem legal

  4. Avatar de Marina

    Rizonete, é verdade o que você questiona, porém se você faz um tratamento mensal não há problema quanto ao crescimento do calo nem nada, voce deve ir numa clinica de podologia especializada onde vao tratar seus calos e unhas muito bem e indo frequentemente não terá problemas com pés rececados e outros.

  5. Avatar de Rejane

    Ja, experimentaram o kit mãos de seda, da MARY KAY,para mãos e pés, é otimo.

  6. Avatar de Gilcélia Xavier

    Olá meninas! Eu tbém sou viciada em hidratação para os pés, corpo, rosto, tudo!!!!! Amo hidratantes, não vivo sem eles!!! Mas analisando a matéria(que está legal), só uma observação, não usem lixas, pq qto mais vc lixa, o seu corpo entende que está faltando pele e por isso aumenta a produção, tornando assim a pele mais grossa e ressecada, a melhor maneira é a esfoliação semanal e hidratação(todos os dias), depois que aboli a lixa, meus pés ficaram mais finos e macios, qdo vou em alguma pedicure(qdo a minha esta de férias) sempre pergunto se lixa ou esfolia, se ela lixa, eu mesma levo o meu esfoliante, pq lixa nunca mais!!!!!! Bjs… Lindas!!!!

    1. Avatar de Charme Krioca

      Oi Gilcélia conheça o site http://www.charmekrioca.com.br tem Kit Spa para pés e mãos e ótimos esfoliantes de Maracujá e Argila Corporal, Açaí, e Hidratantes de Andiroba, Cupuaçú, Copaíba e Mel, Sais Relaxantes, Sabonetes Naturais e Lindas Bolsas e carteiras de Palha, Vale a pena conferir!

  7. Avatar de Tania

    PARABÉNS estou A GOSTAR MUITO DAS COISAS QUE ENCONTRO AQUI….

  8. Avatar de Tania

    Para acabar definitivamente com os calos secos, nada melhor que mercurio cromo.
    Emebebeda um chumaço de algodão no mercurio e passe-o sobre os calos,
    ao levantar-se e ao deitar-se. Em menos de 15 dias eles desaparecerão.

    Aplique sobre o calo uma fatia de cebola ou limão, mantendo-a presa
    com um esparadrapo. Deixe assim durante toda a noite.

    Ponha algumas folhas de hera (planta trepadeira de flores branco -amareladas)
    num recipiente com suco de liemão e mantenha-o por 3 horas. Em seguida
    aplique o liquido sobre o calo. Dá ótimo resultados.

    Tira-se a massa branca do calo com uma gilete nova ou, se usada, esterelizada
    com fogo. Em seguida molha-se um algodão no leite de colonia e passa-se
    no calo, até este desaparecer.

    Faça um emplasto com fubá, agua, sal e um pé de rubim, colocando-o
    ainda morno sobre o calo, à noite, e amarrando-o com ataduras.

    Soque 3 alhos grandes, misture com uns pedaços de sabão até virar massa
    e coloque-a sobre o calo, com um pedaço de esparadrapo.

    Coloque um comprimido de aspirina sobre o calo, prenda com esparadrapo
    e nao retire, até o comprido ter se esfarelado.

    Coloque sobre ele uma rodela de tomate quente maduro e envolva-o com
    uma gazes. Repita quantas vezes for necessario.

    Misture suco de limão e suco de cebola em proporções iguais e use
    diariamente em fricções.

    massagei-os com óleo de mamona 2 vezes por dia.

  9. Avatar de Luciane

    adoro o creme Minancora

    realmente é um ALIVIO PARA OS PES

    deixa bem descansados

  10. Avatar de Norma

    Gilcélia querida Adoreiii seu comentário vou adotá lo com certeza um beijo p vc e todas as leitoras desse site maravilhoso

  11. Avatar de Márciac

    Gosto de hidratar meus pés, mas a noite relaxo um pouco. Estou usando no momento a noite após o banho o da Risqué, o mesmo da foto, estou gostanto muito, deixa pernas e pés macios.

    BJS.

  12. Avatar de Marina Maia

    gostaria mesmo de parar de tirar as cutículas do pés mas ainda não consegui.meu dedo mindinho junta muita pele, é horrivel.será que com esses métodos vou poder abolir ao alicate?e sobre unha encravada o que você tem a dizer? quando vou a manicure, ela sempre desencrava.gostaria de poder parar de fazer isso.

    1. Avatar de Mariana

      oi querida. Uma dica pra unha encravada caseira mas funciona.
      Pegue um pouquinho de algodão ( bem pouquinho mesmo) e vá colocando entre a unha e o dedo ( no local onde ela encravou). Vá pressionando devagarinho com ajuda de algo pontudo como um palito de madeira por exemplo. A pressão do algodãozinho ajudará a fazer a unha “voltar ao lugar” de maneira natural. Qdo colocamos dói um pouco. Mas depois vc verá que ela vai voltando e desencravando naturalmente.
      É uma método “de vovó” das antigas… mas funciona!
      😉

      Depois me diga se funcionou!!!!

      abçs!

      1. Avatar de Mariana

        Mariana, realmente, minha podóloga me ensinou essa mesma dica de um algodão entre a unha e o dedo. Ela mesma faz isso pra mim. Isso ajuda.

  13. Avatar de Erlir

    ola tdo bem?olha stou precisando da sua ajuda,como
    faco pra q meu cabelo pare de cair…………bjinhos

  14. Avatar de Tassilvana Medrado

    Olá Pessoal, tenho um grande problema que é transpiração nos pés… e as vezes acaba ficando com mal cheiro… já fiz tanta coisa e não melhorou… alguém pode me ajudar????

    1. Avatar de Val

      Também gostaria de saber!!!!!!!!!!!!!!
      Suor nos pés atrapalha de muitas maneiras…
      Bjs.

    2. Avatar de Teresa Kanda

      Sobre o suor nos pés, é otimo passar desodorante antitranspitante. Assisti num programa de tv, é otimo. Experimente!!

    3. Avatar de Mariana Tavares

      Olá,

      Eu também passei por esse problema …. e consegui resolvê-lo fazendo uma cirurgia chamada simpatectomia lombar (cirurgião toracico) …
      Atualmente não tenho nenhum problema de transpiração e de odor nos pés. Foi a melhor decisão que já tomei … E melhor ainda … os planos de saude cobrem esse procedimento.

      Espero ter ajudado!

    4. Avatar de Natália - Kutiz Beauté

      Oii Tassilvana 🙂

      Tem muita gnt que sofre de transpiração excessiva nos pés, mas o cheiro, na verdade, é provocado por bactérias que ficam sobre a pele que absorvem a umidade e excretam a sobra, produzindo um odor forte.

      Uma opção é a cirurgia ! Mas se quiser amenizar o problema por enquanto a opção é o Podexine da Vichy que é indicado para controlar a transpiração excessiva nos pés.
      Contém Ozocina, Bilhas de polietileno e Água Termal, conta com ação antibacteriana e antifungos, que reduz os odores…

      Espero ter ajudado 🙂

      beijinho,
      Natália – Kutiz Beauté
      kutiz@kutiz.com.br

  15. Avatar de Rafaela Maria Da Silva

    Amei muito as dicas vou utiliza-las com as minhas clientes é muito legal!!!!!!!

  16. Avatar de Idelfonsa Dias

    gostaria de saber como acabar com cravos nos pés?, já fiz cirurgia mas voltou tudo novamente!

  17. Avatar de Thallyta

    a doreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  18. Avatar de Carmelita

    Oi garotas,
    conheci a marca de calçados Doctor Pé e me apaixonei, meus calos não são mais um incomodo. Indico para todas as pessoas, além de serem modelos lindos são super confortáveis.
    Visitem o site: http://www.lojadoctorpe.com.br/default.asp
    O atendimento é ótimo e o frete é grátis.
    Espero que gostem!

  19. Avatar de Elis Zoccarato - Consultora Mary Kay/sp E Esteticista

    Mãos de Seda da Mary Kay é como um SPA para os seus pés também!

    Sou esteticista e consultora de beleza Mary Kay na cidade de São Paulo.
    elis.esteticista@gmail.com

  20. Avatar de Jucenir Roselândia Da Silva

    Adoro cuidar dos pés, gostei disso.

  21. Avatar de Mary

    por favor quem puder me ajudar tenho calos secos nos meus dedos dos pés e não sei mais o que fazer para tirar,só uso calçados fechados de vergonha agradecerei de coração se alguém puder me ajudar.

    1. Avatar de Charme Krioca

      Olá Mary!

      Conheça o Kit Spa para pés e mãos no site charmekrioca.com.br, são produtos totalmente naturais e que vão te ajudar muito.

  22. Avatar de Neia

    Estava lendo os post sobre pés, amo cuidar dos
    pés, e tenho uma receitinha barata, simples com
    produtos bem simples que deixam os pés hidratados
    lisinhos, para que esta com os pés secos e rachados
    é uma maravilha, foi meu sogro que fez este creme e me
    deu para passar nos pés naum vivo sem.
    INGREDIENTES:

    * 1 CREME OLEO DE AMENDOAS DOCES (SKALA É BEM BARATO)
    * 50 ML DE VASELINA LIQUIDA
    * 10 ASPIRINAS

    MODO DE FAZER:

    AMASSE AS ASPIRINAS BEM. PARA QUE FIQUEM EM PÓ,
    COLOQUE EM UMA VASILHA JUNTO COM A VASELINA
    RETIRE O CREME DA EMBELAGEM E MISTURE COM A VASELINA
    E AS ASPIRINAS, MEXA BEM, RECOLOQUE NO VIDRO DO CREME
    VAI SOBRAR UM POUCO, COLOQUE EM QUALQUER OUTRA EMBALAGEM,
    DEIXE O CREME DESCANSAR POR UNS 3 DIAS, DEPOIS É USAR TODAS
    AS NOITES JA NA HORA EM QUE FOR DEITAR.
    OBS. TODA VEZ QUE FOR USAR BALANCAR O CREME PARA SE MISTURAR….

    É UMA RECEITA SIMPLES POREM MUITO EFICAZ………

    ESPERO QUE GOSTEM……..

    BJSSSSSSSSSS

  23. Avatar de Marina

    amei este site gostaria de saber quando o´s pés estão descamando e soltando a pele o que passo? tentei vaselina mais não resolveu bjs

    1. Avatar de Natália - Kutiz Beauté

      Mari,

      Quando a pele é bastante agredida, ela se defende deixando de eliminar as células mortas e então deixa aquele efeito áspero e com descamação…
      A dica é esfoliar e depois aplicar um creme hidratante com uréia!!

      Beijinhos,
      Natália – Kutiz Beauté
      kutiz@kutiz.com.br

  24. Avatar de Giovana

    amei o post suas informaçoes foram muito util
    beijosgi

  25. Avatar de Mariana

    Um pé bem cuidado com certeza faz toda a diferença!

  26. Avatar de Charme Krioca

    O site http://www.charmekrioca.com.br tem Kit Spa para pés e mãos e ótimos esfoliantes de Maracujá e Argila Corporal, Açaí, e Hidratantes de Andiroba, Cupuaçú, Copaíba e Mel, Sais Relaxantes, Sabonetes Naturais e Lindas Bolsas e carteiras de Palha, Vale a pena conferir!

  27. Avatar de Rosi

    Boa tarde.
    Faço meus pés de 15 em 15 dias, mas tanto a pele como a cutícula são muito ressecadas e para piorar meus calcanhares estão com muita rachaduras. Por favor, você poderia me indicar um creme ou receitas caseiras para esses problemas? Obrigada

  28. Avatar de Neia

    Rosi

    Eu faço este creme e gosto muito….

    INGREDIENTES:

    * 1 CREME OLEO DE AMENDOAS DOCES (SKALA É BEM BARATO)
    * 50 ML DE VASELINA LIQUIDA
    * 10 ASPIRINAS

    MODO DE FAZER:

    AMASSE AS ASPIRINAS BEM. PARA QUE FIQUEM EM PÓ,
    COLOQUE EM UMA VASILHA JUNTO COM A VASELINA
    RETIRE O CREME DA EMBELAGEM E MISTURE COM A VASELINA
    E AS ASPIRINAS, MEXA BEM, RECOLOQUE NO VIDRO DO CREME
    VAI SOBRAR UM POUCO, COLOQUE EM QUALQUER OUTRA EMBALAGEM,
    DEIXE O CREME DESCANSAR POR UNS 3 DIAS, DEPOIS É USAR TODAS
    AS NOITES JA NA HORA EM QUE FOR DEITAR.
    OBS. TODA VEZ QUE FOR USAR BALANCAR O CREME PARA SE MISTURAR….

    É UMA RECEITA SIMPLES POREM MUITO EFICAZ………

  29. Avatar de Lilia

    tenho dois cravos entre os pe que doe muito e tenho que esta lixando para amenizar miha colega falou que o pai dela acabou com os dele lixando e colocando dentro de uma vasilia com Qba VAMOS TENTAR aproposito eu tambem so uso sapatos doutor pe pois sao os mais canfortaveis que eu ja encontrei bjs obrigada.

  30. Avatar de Ana Paula

    Chegou a soluçao de maciez , brilho e cor uniforme para cabelos loiros.
    Peça seu cabelereiro para aplicar essa linha em suas madeixas.
    Dica Ana Paula

  31. Avatar de Ana Paula

    Atençao Loiras chegou agora a soluçao para maciez, brilho e cor uniforme.
    Peça seu cabelereiro para aplicar em sua madeixas a linha Violethon.
    http://www.violethon.com.br
    Dica
    Ana Paula

  32. Avatar de Raquel Santos

    Oi gente!!! Sei q este é um post mais antigo mas quem sabe eu consigo uma ajudinha de vcs… Eu ando muito descalça, muito mesmo, e meu pé formou uma “casca” q n quer sair nem com reza brava, estou me segurando p n lixar pq sei q n é bom, mas esfoliação e creme n estão dando conta do recado… Uso o esfoliante pink da granado e um creme manipulado c uréia, ac salicilico e lactato de amonio. Se alguém souber de algum milagre para meus pés eu agradeço muito. Bjos!

  33. Avatar de Juciara Poveda De Souza

    Adorei essas dicas vou usar bastante no meu salaozinho e vou indicar p minhas clientes bjosssss

  34. Avatar de Elisangela

    Adorei, gosto de manter meus pés bonitos e mante-los confortávéis.

  35. Avatar de Tati

    Eu faço tratamento c/ podólogo e sempre me diz q o certo é lixar o pé ANTES (e nao depois) do banho, pois, após o banho acabamos por tirar em excesso, causando efeito rebote: a calosidade aumenta mais e mais

    1. Avatar de Michele

      faço isso e com o lado fino da lixa.Meus pés nunca engrossaram.

  36. Avatar de Ivone

    Super útil. Amei !!

    parabéns.. grata !!

  37. Avatar de Herica Pacheco

    gostaria de uma receita para acabar com cravos na sola doa pé, pois minha filha tens uns 20 e não sabemos mais o que fazer pois ela sente muita dor e não consegue nem ficar muito tempo em pé pois até alguns sapatos ela não pode mais usar. me ajude por favor com urgência…obrigado!

  38. Avatar de Blog Pés Perfeitos

    É de fundamental importância dedicar alguns minutos por dia aqueles que se dedicam horas por você. Nossos pés agradecerão!
    Talvez você precise levar seus pés para passear. Quem sabe uma visita a pedicure, ao podólogo, ao dermatologista ou até a um ortopedista, rsrsrs.
    Todo cuidado é uma questão de carinho com esta parte muitas vezes esquecida do nosso corpo.

    REFLEXÃO SOBRE OS PÉS – http://pesperfeitos.com/reflexao-sobre-os-pes/

  39. Avatar de Fatima

    como tratar as unhas dos pés

  40. Avatar de Erica Faro

    Eu gostaria de saber se raspar os pes com bisturi deixam eles mais grossos?

  41. Avatar de Elizana

    Bom mesmo, é o creme para os pés da Eucerin.. não tem igual. Meus pés estavam horríveis, e há uma semana estou usando pela manhã e noite, assim como o recomendado. e já posso ver grande difereça. em sua composição há Uréia.. o que facilita a hidratação profunda.

  42. Avatar de Fabiana Santos

    Estou adorando estas dicas. 😉 😉 😉

  43. Avatar de Grazielle De Lima

    meu pés não aguenta o a correria do dia , então ele fica com umas veias aparecendo e eu já usei muitos santos apertados então tem aquele feio calo dos lado o que faço ?

  44. Avatar de Cleu

    Eu uso creme de silicone…pode ser o d usar nas mãos da avon…
    Eles ficão lisinhos e macios,principalmente depois d uma esfoliação …
    A…eu nunca usei mas ja li em uma pesquisa q pomada vaginal tbm é muito bom…
    Ja q nunca precisei usar no lugar indicado será q consigo comprar sem receita médica…mesmo dizendo q é para os pés?

  45. Avatar de Ana Paula
  46. Avatar de Aline

    Oi boa tarde!
    Estou com um calo no pé que tirou a pele.
    gostaria de saber o que passar.

  47. Avatar de Jarde

    😀 o que e bom para se livra da rachaduras nos pra quem tem

  48. Avatar de Ligia Cristina

    Excelentes dicas, amei 🙂

  49. Avatar de Cintia Gomes

    Meu pé esta muito ressecado esse verão, preciso urgente dar mais atenção a ele 😳

  50. Avatar de Elton

    Pessoal, meus pés também são muito ressecados e se não cuidar, começa até a ter rachaduras. Já usei diversos produtos e encontrei um produto espetacular de uma marca nova Biozenthi, o produto é o Hidratante para pernas e pés. É ótimo, resolveu rapidinho e os pés ficam macios sempre, inclusive agora no verão, onde andamos muito na praia, de chinelos e até descalço. Super indico!
    http://loja.biozenthi.com.br/1106835-Hidratante-para-Pernas-e-Pes-Ressecados-Escamados

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva