Para a mulher que gosta de se cuidar

Dieta Dukan

Dieta Dukan

Que tal falarmos sobre dieta? Sempre há alguém fazendo (ou pensando em fazer) uma dieta. E sempre há uma dieta da moda — algumas eficientes e outras nem tanto. A dieta do momento com certeza é a dieta Dukan. Conheça e veja se ela é para você.

O que é a dieta Dukan?

A dieta foi elaborada por um médico francês chamado Pierre Dukan, por isso o nome. Em resumo, é uma dieta à base de proteínas. Ela emagrece rapidamente, como se fosse uma “dieta de emergência” e sem ninguém passar fome. Nesse período de rápido emagrecimento, você come proteínas magras até se sentir satisfeita. O objetivo é surpreender o metabolismo, acelerando a queima de calorias e reparando o organismo para a próxima etapa, quando o programa libera verduras e alguns legumes. Depois, você continua emagrecendo em um ritmo mais lento, mas mesmo assim a perda ainda é significativa.

A dieta Dukan estabelece 4 fases:

  1. Fase de Ataque: A Fase de Ataque tem duração de 2 a 7 dias e representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente protéica. Segundo os adeptos da dieta, há uma rápida perda de peso nesta fase. Durante esses dias, os alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos. Nada de doces e carboidratos.
  2. Fase de Cruzeiro: Nessa fase, alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas como o consumo de proteína junto aos vegetais permitidos. Essa fase deve ser mantida até se atingir o peso desejado. Durante a fase de Cruzeiro é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litros de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.
  3. Fase de Consolidação: A Fase de Consolidação tem como objetivo inserir outros alimentos e evitar o reganho de peso, que comumente acontece após a perda de peso rápida. Essa fase tem a duração de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Nessa fase é introduzida uma porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, bem como duas porções semanais de cereais.
  4. Fase de Estabilização Permanente: Esta fase é recomendada durante toda a vida, como forma de manter o peso conquistado. Essa fase é baseada em 3 regras básicas: a Fase de Ataque deve ser repetida um dia por semana, a pratica de atividade física deve ser mantida, além de sempre fazer o uso de 3 colheres de aveia por dia.

Atenção: Exercícios físicos leves são obrigatórios nas primeiras fases da dieta. Uma caminhada de 30 minutos, 5 vezes na semana é o suficiente.

Dieta Dukan

Exemplo de Cardápio na Fase 1

Esse cardápio serve para vocês terem noção do que se come:

Café da manhãLanche da manhã
2 fatias de peito de peru light + 1 taça de gelatina diet + 1 xícara de leite desnatado batido com 1 col. (sopa) de farelo de aveia, ou iogurte natural.2 fatias de queijo branco sem gordura, ou 3 fatias de presunto magro.
AlmoçoLanche da tarde
1 Filé de carne totalmente sem gordura, grelhado e temperado com pimenta-do-reino e pouco sal + frango cozido e desfiado, temperado com salsa, cebola, pimenta e pouco
+ 2 fatias de queijo branco light.
2 fatias de peito de peru light + 2 fatias de queijo branco sem gordura + 1 xíc. de leite desnatado, se preferir use adoçante, ou
1 pote de iogurte natural 0% gordura + 2 fatias de blanquet de peru + 1 xíc. de café com leite desnatado, use adoçante.
JantarCeia
1 omelete de 2 claras e 1 gema com cubinhos de peito de peru, salsinha, cebola, alho e pouco sal + 7 cubos médios de tofu temperados e grelhados, ou
1 medalhão de alcatra ou 2 postas médias de peixe temperado com ervas finas e grelhado + 4 kanis kama.
250 ml de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia, ou
1 Polenguinho Light

Na fase 2 são incluídos alguns alimentos como: cenoura, cacau em pó, sardinha, carne moída, macarrão, palmito e gelatina.
Na fase 3 entram legumes e vegetais e café.
Na fase 4 entram todos os alimentos. Mas pelo menos 1 vez por semana deverá seguir 1 dia do cardápio da fase 1, ou seja fazer um dia da semana só comendo proteínas.

Vantagens e Desvantagens da Dieta Dukan

Não me agrada como as dietas são mostradas de forma sensacionalista pela mídia. Para tentar apresentar uma visão mais realista para vocês, procurei compilar alguns pontos que considero como positivos e negativos da dieta:

VantagensDesvantagens
Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos (contagem de calorias, por exemplo), somente os tipos de alimentos são restritos.A exclusão de carboidratos pode causar tonturas, fraquezas, desmaios e deixar a pessoa desanimada e triste.
Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, pois também ocorre perda de massa magra.Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos, a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que pode aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol)
As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.Excesso de proteínas pode sobrecarregar o fígado e os rins.
A pessoa se sente bem pelo fato de estar fazendo um “sacrifício” e notar que seu esforço dá resultado.Pode causar desconforto gástrico, que pode ser ocasionado pelo demorado processo de digestão.

Pelo que percebi ao pesquisar sobre essa dieta, a ideia é que você faz uma restrição de alimentos no início, até você adquirir seu peso ideal. Então, você volta a comer normalmente, com todos os alimentos incluídos, e assim consegue manter o peso. Claro que, ao terminar a última fase, espera-se que você tenha um pouco mais de consciência alimentar, caso contrário obviamente voltará a engordar rapidamente!

Será que funciona mesmo? Eu não fiz a dieta para saber, mas se você já fez (ou conhece alguém que fez), gostaria muito que compartilhasse sua experiência com as leitoras nos comentários!

PS: Para quem se animou e quer informações completas, pode comprar o livro oficial do Pierre Dukan com a dieta completa, e/ou o livro de receitas. Para alimentos utilizados na dieta, existe uma sessão específica no site da Natue, quem tiver interesse pode conferir aqui. Boa sorte! 🙂

69 comentários para “Dieta Dukan”

  1. Avatar de Cris Almeida

    1 2 3 TENTANDO…vou tentar!!!

  2. Avatar de Pricila

    Como sempre, eu apareço por aqui porque adoro seu blog.
    Estou pesquisando sobre essa dieta faz um bom tempo e eu estou numa fase

    1. Avatar de Pricila

      … continuando.. haha estou numa fase que não me meto com dietas malucas e que possam causar riscos a saude, porque já tive problemas por razões de dietas assim.

      Sinceramente, acredito que é possível perder peso sem as restrições, só cortando coisas exageradas como doces e gorduras, mas se alimentar normalmente e seguir as outras dicas da dieta como a aveia TODO santo dia, 1,5L de agua todo dia e exercicios de 30 minutos, todo dia, sério..se a pessoa só fazer essas 3 coisas acredito que perde peso igualmente, talvez não tão rapidamente, mas consegue perder com saude, que é o mais importante!

      Beeeijosss

  3. Avatar de Flavia Lima

    Fiz a dieta ano passado e realmente deu resultado pra mim. No inicio ( fase de ataque) é muito difícil. Senti um pouco de tontura e fraqueza. Mas depois de alguns meses magrinha perdi o foco e engordei de novo. Agora estou tomando coragem para repetir a dose pois na época senti dores nos rins. Não é fácil! 😉

  4. Avatar de Solange Cristina Schaefer

    😀 a unica dieta que deu resultado pra mim que sou obesa morbida é a DUKAN…estou fazendo fazem 42 dias e ja eliminei 15 kg sem passar fome.e o lance tambem não é o comer a vontade os alimentos permitidos tu tens que ter o dicernimento e comer na quantidade correta.amo a DUKAN e pra mim vai ser um estilo de vida pra toda a minha vida

  5. Avatar de Ermerson Costa

    amigos estou fazendo a dieta a 45 dias!! bom eu mudei um pouco a dieta pq não consegui seguila certinho kkkk e outra coisa estava ficando caro de mais!!

    a fase ataque eu fiz como se manda, a proxima etapa que eu modifiquei!!

    mesmo assim em 45 dias já emagreci 14 kg, acho que foi otimo, porem agora acho que encalhei kkkk não emagreco mais, acho que o organismo já acustumou!!

    pesava 134 kg hoje estou com 120 kg !!

  6. Avatar de Rosilda

    Estou fazendo a dieta a 2 meses, no início realmente é difícil, mas com persistência e força de vontade você consegue seguir em frente, já emagreci 15 kilos e estou satisfeita com os resultados, depois de um tempo pensava que o organismo tinha acostumado com a dieta, mas perdemos peso lentamente mesmo, o importante é não desisti, a dieta da resultados incríveis como nenhuma outra deu.

  7. Avatar de Ric

    nota 10 esse site

  8. Avatar de \edna

    Eu fiz durante 2 meses perdi 7 Kgs. relaxei (inverno), mas pretendo voltar a fazer corretamente. Nao é dificil, não senti nada de diferente. Mudei bastante meus habitos alimentares. Da resultado mesmo.

  9. Avatar de Marcelo Carlos

    Sempre amei comer carne e a maioria dos derivados de origem animal. Fazer a dieta dukan foi bom porque senti que acelerou meu metabolismo, diminuiu pelo menos o inchaço que eu tinha por conta do tanto de carboidrato que eu costumava ingerir no dia a dia, especialmente os ‘refinados’. Mas com a dieta dukan eu já perdi 12kg em 19 dias, que pra mim foi uma proporção incrível! Nunca tinha perdido tanto fazendo qualquer outra intervenção.

    O único problema meu com dieta sempre foram os altos custos que eu tinha com os itens da dieta, com a inflação do jeito que tá até a alimentação mais barata tá pesando no bolso, imagine então produtos com elevadas taxas de proteína. Decidi recorrer a alguns suplementos pra me dar um aporte melhor e nesse caso também não deixei de procurar economizar. Como estou zero carbo, comprei essa whey isolada numa promoção: http://feiradosimportadosapp.com/oferta-a-15/.

    Independente de qualquer dificuldade eu vou continuar, pq eu sou aquilo que eu como, e a dieta dukan me ajudou a dar um ‘restart’ no meu corpo.

  10. Avatar de Dimagrire Camminando
  11. Avatar de Mona

    =’:’=)(=’:’=)(=’:’=) Olha, eu estive procurando sobre dieta na internet e encontrei esse site aqui falando sobre esse assunto, gostaria de saber se alguém já obteve resultados e se tem alguma contra indicação? 🙂 (ɔ• .•)ɔ

  12. Avatar de Socrates S. Duke

    Caramba, seu site está um espetáculo, essas imagens explicando o cardápio ficou muito legal!
    Parabéns!
    Eu venho juntando informações de vários sites e artigos que encontro sobre a dieta Dukan, já fiz uma vez e estou querendo fazer novamente para perder 5kg.
    Achei alguns cardápios e receitas aqui neste site que vão me ajudar mais ainda, além dos que você apresenta aqui.
    Novamente parabéns pelo site, está de longe um dos melhores que vi sobre o assunto.

  13. Avatar de Thiago

    Já fiz essa dieta mas tive muitas dificuldades na fase de ataque. Consegui emagrecer 6kg e fiquei feliz, mas tem que ter cuidado para não ter problemas depois. Encontrei muita informação valioso sobre a Dieta Dukan no emagreceu.net que ajudou bastante. Boa sorte a todos!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva