Para a mulher que gosta de se cuidar

Dieta Dukan

Dieta Dukan

Que tal falarmos sobre dieta? Sempre há alguém fazendo (ou pensando em fazer) uma dieta. E sempre há uma dieta da moda — algumas eficientes e outras nem tanto. A dieta do momento com certeza é a dieta Dukan. Conheça e veja se ela é para você.

O que é a dieta Dukan?

A dieta foi elaborada por um médico francês chamado Pierre Dukan, por isso o nome. Em resumo, é uma dieta à base de proteínas. Ela emagrece rapidamente, como se fosse uma “dieta de emergência” e sem ninguém passar fome. Nesse período de rápido emagrecimento, você come proteínas magras até se sentir satisfeita. O objetivo é surpreender o metabolismo, acelerando a queima de calorias e reparando o organismo para a próxima etapa, quando o programa libera verduras e alguns legumes. Depois, você continua emagrecendo em um ritmo mais lento, mas mesmo assim a perda ainda é significativa.

A dieta Dukan estabelece 4 fases:

  1. Fase de Ataque: A Fase de Ataque tem duração de 2 a 7 dias e representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente protéica. Segundo os adeptos da dieta, há uma rápida perda de peso nesta fase. Durante esses dias, os alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos. Nada de doces e carboidratos.
  2. Fase de Cruzeiro: Nessa fase, alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas como o consumo de proteína junto aos vegetais permitidos. Essa fase deve ser mantida até se atingir o peso desejado. Durante a fase de Cruzeiro é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litros de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.
  3. Fase de Consolidação: A Fase de Consolidação tem como objetivo inserir outros alimentos e evitar o reganho de peso, que comumente acontece após a perda de peso rápida. Essa fase tem a duração de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Nessa fase é introduzida uma porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, bem como duas porções semanais de cereais.
  4. Fase de Estabilização Permanente: Esta fase é recomendada durante toda a vida, como forma de manter o peso conquistado. Essa fase é baseada em 3 regras básicas: a Fase de Ataque deve ser repetida um dia por semana, a pratica de atividade física deve ser mantida, além de sempre fazer o uso de 3 colheres de aveia por dia.

Atenção: Exercícios físicos leves são obrigatórios nas primeiras fases da dieta. Uma caminhada de 30 minutos, 5 vezes na semana é o suficiente.

Dieta Dukan

Exemplo de Cardápio na Fase 1

Esse cardápio serve para vocês terem noção do que se come:

Café da manhãLanche da manhã
2 fatias de peito de peru light + 1 taça de gelatina diet + 1 xícara de leite desnatado batido com 1 col. (sopa) de farelo de aveia, ou iogurte natural.2 fatias de queijo branco sem gordura, ou 3 fatias de presunto magro.
AlmoçoLanche da tarde
1 Filé de carne totalmente sem gordura, grelhado e temperado com pimenta-do-reino e pouco sal + frango cozido e desfiado, temperado com salsa, cebola, pimenta e pouco
+ 2 fatias de queijo branco light.
2 fatias de peito de peru light + 2 fatias de queijo branco sem gordura + 1 xíc. de leite desnatado, se preferir use adoçante, ou
1 pote de iogurte natural 0% gordura + 2 fatias de blanquet de peru + 1 xíc. de café com leite desnatado, use adoçante.
JantarCeia
1 omelete de 2 claras e 1 gema com cubinhos de peito de peru, salsinha, cebola, alho e pouco sal + 7 cubos médios de tofu temperados e grelhados, ou
1 medalhão de alcatra ou 2 postas médias de peixe temperado com ervas finas e grelhado + 4 kanis kama.
250 ml de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia, ou
1 Polenguinho Light

Na fase 2 são incluídos alguns alimentos como: cenoura, cacau em pó, sardinha, carne moída, macarrão, palmito e gelatina.
Na fase 3 entram legumes e vegetais e café.
Na fase 4 entram todos os alimentos. Mas pelo menos 1 vez por semana deverá seguir 1 dia do cardápio da fase 1, ou seja fazer um dia da semana só comendo proteínas.

Vantagens e Desvantagens da Dieta Dukan

Não me agrada como as dietas são mostradas de forma sensacionalista pela mídia. Para tentar apresentar uma visão mais realista para vocês, procurei compilar alguns pontos que considero como positivos e negativos da dieta:

VantagensDesvantagens
Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos (contagem de calorias, por exemplo), somente os tipos de alimentos são restritos.A exclusão de carboidratos pode causar tonturas, fraquezas, desmaios e deixar a pessoa desanimada e triste.
Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, pois também ocorre perda de massa magra.Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos, a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que pode aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol)
As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.Excesso de proteínas pode sobrecarregar o fígado e os rins.
A pessoa se sente bem pelo fato de estar fazendo um “sacrifício” e notar que seu esforço dá resultado.Pode causar desconforto gástrico, que pode ser ocasionado pelo demorado processo de digestão.

Pelo que percebi ao pesquisar sobre essa dieta, a ideia é que você faz uma restrição de alimentos no início, até você adquirir seu peso ideal. Então, você volta a comer normalmente, com todos os alimentos incluídos, e assim consegue manter o peso. Claro que, ao terminar a última fase, espera-se que você tenha um pouco mais de consciência alimentar, caso contrário obviamente voltará a engordar rapidamente!

Será que funciona mesmo? Eu não fiz a dieta para saber, mas se você já fez (ou conhece alguém que fez), gostaria muito que compartilhasse sua experiência com as leitoras nos comentários!

PS: Para quem se animou e quer informações completas, pode comprar o livro oficial do Pierre Dukan com a dieta completa, e/ou o livro de receitas. Para alimentos utilizados na dieta, existe uma sessão específica no site da Natue, quem tiver interesse pode conferir aqui. Boa sorte! 🙂

69 comentários para “Dieta Dukan”

  1. Avatar de Paula

    Estou fazendo a duas semanas, estou na fase 1, perdi 8kg e estou me sentindo bem. Quero levar até o fim.

  2. Avatar de Marcos

    Excelente o texto, fiquei com vontade de fazer.

  3. Avatar de Patrícia Da Matta

    Estou fazendo também, mas não to fazendo muito certinho, final de semana eu acabo abusando um pouco mas já emagreci sim.

  4. Avatar de Letícia

    Gostei muito de ler esse post, não conhecia essa dieta.

  5. Avatar de Renatinha

    Nossa, muito bom, gostei, quero tentar.

  6. Avatar de Silvana Castro

    Já ouvi falar muito bem dessa dieta, parece que emagrece mesmo, fiquei animada 😆

  7. Avatar de Juliana

    Estou fazendo faz uns 3 meses eu achoo, perdi muitos kilos, estou bem… estou quase na ultima fase.

  8. Avatar de Camila

    Eu comecei a fazer, mas não levei adiante, não por culpa da dieta, eu mesmo que fui preguiçosa e não levei a serio, tudo demanda de sacrifício.

  9. Avatar de Hilda Gomes

    Gostei de conhecer mais sobre essa dieta, parece ser interessante, já ouvi falar dela.

  10. Avatar de Maria.m

    Oi meninas, eu fiz essa dieta, queria emagrecer uns 8 kg no total e deu tudo certo, mas como emagreci pouco a dieta durou só 4 semanas 🙂

  11. Avatar de Mariane

    Gostei de saber mais sobre a DUKAN, quero fazer 😳

  12. Avatar de Fabiana Maquiato

    Conheci a dukan em novembro do ano passado, mas foi agora em fevereiro que iniciei a dieta, é duro não comer pão, nem massa, mas estou emagrecendo, já se foram 12 kilos. A vontade de comer carboidratos está me consumindo, não sei por quanto tempo vou conseguir.

  13. Avatar de Nádia

    Sem chances de vegetariano fazer essa dieta…

  14. Avatar de Natália

    Fiz a dieta ano passado por aproximadamente um mês. Parei na frase cruzeiro e não consegui continuar pelas restrições. Dois meses depois senti uma dor terrível na região lateral do abdomen e estava com suspeita de cólica renal. Fui ao médico e ele me disse que poderia ser algumas areias e não necessariamente as pedras. Enfim, eu sempre tive problemas com intestino preso e pelo fato de na dieta ter que consumir bastante água para não sobrecarregar os rins, acredito que essas dores foram por causa da da dieta. Eu acho que ela não serviu para mim, mas pode servir para outros. Não pretendo fazer novamente.

  15. Avatar de Aline Ribeiro

    Eu fiz o ano passado meados de Julho. Emagreci 11 kilos mas nao fiz a Ultima fase. Por causa disso, voltei ao meu peso antigo e ainda desenvolvi uma compulsao por carboidrato, o que me fez ganhar mais 10 kilos alem do meu peso. Da certo? Da! Mas nao faria de novo.

  16. Avatar de Lucia Camargo

    O que acontece é que quando se restringe carboidratos a pessoa fica muito triste e sem energia, eu não consigo, prefiro fazer uma dieta normal, comendo pouco e muito exercício.

  17. Avatar de Andreia

    Opa! Legal falar sobre esse assunto, comecei agora, estou na primeira semana, por enquanto deu tudo certo, estou emagrecendo, mas tenho tido dificuldade em encontrar alimentos com proteina.

  18. Avatar de Raquel Delis

    Jamais eu poderia fazer essa dieta, não vivo sem pão e um bom macarrão 😎

  19. Avatar de Lana Bello

    A dieta é bacana, mas como estou em processo de reeducação alimentar não posso faze-la, contudo boa sorte para quem está fazendo. :))

  20. Avatar de Gisele Superti

    Bom pessoal, fiz essa dieta o ano passado e garanto que se fizer como manda você consegue sim emagrecer e mudar a alimentação.
    Perdi seis quilos nos primeiros dois meses, e depois fui reduzindo o ritmo da dieta, já que meu interesse era perder 8 quilos. Fiz sem incluir exercícios físicos, logo se eu tivesse feito teria perdido mais quilos. 😉 😉 😉
    Hoje eu estou com um corpo que gosto e com uma consciência mais atenta as coisas que como, já que com esta dieta é possível aprender a saciar aquelas vontades descontroladas por guloseimas com apenas uma pequena quantidade, como por exemplo um barra pequena de chocolate.
    Comprei o programa pela internet e fiquei satisfeita com a atenção e regularidade que eles enviam os cardápios TODOS os dias.
    Só fiquem atentos pois, a ultima fase eles me cobraram 50,00 a mais para concluir, logo gastei 200,00 por seis meses de orientação..
    No geral eu indico para qualquer pessoa que nao tenha problemas com os rins, diabetes, etc. a fazer essa dieta, pois o resultado aliado com persistência vem bem rápido =)

  21. Avatar de Jackeline Monteiro

    Eu estou pensando em fazer, uma amiga já está na quinta semana e está indo bem. Gostei do texto sincero. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

  22. Avatar de Márcia

    Muito bom!

  23. Avatar de Rossane

    Gostei muito do texto porque explica bem e tb fala das desvantagens. Já ouvi falar nessa dieta dukan, mas nunca tentei fazer, quem sabe agora…

  24. Avatar de Luciana Martins

    Olá meninas!!!!

    Estou fazendo também. Por enquanto está indo muito bem, estou na segunda semana e emagreci 4 kilos. Sinto falta do pão, mas noto que está valendo a pena, vou tentar mais tempo, vamos ver o que dá.

  25. Avatar de Clarinha

    Muito bom! Quero fazer

  26. Avatar de Rosa

    Será que compensa fazer essas dietas radicais? Funciona por qto tempo? E qdo acaba como fica sua saúde, disposição,mente sua auto estima se vc voltar a engordar. Acho que reeducação alimentar e estilo de vida saudavel é pra sempre, vc continua comendo o que gosta tipo carboidratos, mas muda para os integrais, diminuindo as porções, diminui o que não te faz bem até conseguir largar ou deixa para fins de semana em peq porçoes os doces, refri, frituras etc e consegue até parar qdo vê os beneficios fica mais feliz, bem disposta e sem ansiedade

  27. Avatar de Laudinéia

    Eu fiz a Dukan, segui a risca, o total foram 2 meses de dieta, emagreci 17 quilos. 6 meses depois engordei novamente 4 kilos, valeuuu a pena 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

  28. Avatar de Leticia

    Estou fazendo a Dukan desde o início de Janeiro e nos 2 primeiros meses fiz certinho, mas no último mês acabei abrindo algumas exceções e ainda assim no total perdi 11 kgs, faltam 3 kgs. O que realmente aprendi com essa dieta e que melhorou muito minha alimentação é que beber água faz muuuuito bem e não precisamos engordurar tudo o que cozinhamos já que hoje faço minhas receitas quase sem óleo e tenho sentido na pele a melhora. Jamais achei que conseguiria fazer uma dieta tão restritiva como a Dukan, porém nestes últimos 3 meses aprendi realmente a cozinhar pois para não enjoar tenho que variar bastante o cardápio (de acordo com os alimentos permitidos). Bom quem realmente tem consciência de que precisa e quer perder peso, recomendo a dieta.

  29. Avatar de Rô

    Oi meninas, eu já fiz, recomendo o livro de receitas dukan para ver as receitas e sugestão de cardápio, ajuda um monte.

  30. Avatar de Jéssica

    Eu estou fazendo também essa dieta, é preciso ter disciplina e não pode fugir da dieta toda hora, só aos domingos que como macarronada. Emagreci 6 kilos em 20 dias.

  31. Avatar de Clara Nava

    🙂 Olá meu filho esta fazendo junto com a sua esposa, realmente estão perdendo os kilos não reclamaram em nada ate agora,…rsrs…realmente estão muito bem mesmo..é por sinal lindos…suspeita em falar né…mãe coruja,..rsrs..mas esta dando otimos resultados, estou Feliz por eles…até estou pensando seriamente de entrar nesta também….volto para compartilhar os resultados……bjosss

  32. Avatar de Cacilda

    Celisa , bem explicadinho o texto!
    Ohhhh Vida!!!! 😳 tem alguma dieta para engordar? 😕
    Nossa eu emagreço só de pensar que estou magra 🙁
    Ja fiz todos os exames , naõ tenho problema nenhum em relação a falta de alguma vitamina!
    Fui comprar blusa e o tamanho P ficou grande, como estava precisando de blusas p o verão comprei no infantil 😳
    Como tudo que engorda, massas, chocolates, sorvetes, e cadê que eu engordo??? as vezes engordo 1 kg , fico feliz, mas depois perco 3 kg 😕

    1. Avatar de Yelka

      Que inveja mesmo, Cacilda! rsrsrs

  33. Avatar de Maria Do Carmo

    😕 M inha filha começou a fazer essa dieta, então resolvi também fazer, com pouco mais de 2 semanas fiz um exame de sangue a pedido do médico, estava com o colesterol muito alto, coisa que nunca me aconteceu, minha filha sentiu muitas dores nos rins. A dieta emagrece sim, mais os efeitos colaterais é muito grande, NÃO INDICO ESSA DIETA PARA NINGUÉM.

  34. Avatar de Poliana

    Quem realmente precisa emagrecer por que está gosrdo, deve sim fazer essa dieta. Ela é muito eficiente para perder peso. Problemas de saude só ocorrem se fizer por muito tempo. e ainda vai depender da pessoa.
    Para mim foi a melhor coisa que fiz, emagreci 20 kilos e não engordei mais, já vai fazer um ano….

  35. Avatar de Germana

    Fiz por um mes, perdi 4 k, exatamente o que eu queria e não engordei mais, pois me cuido.

  36. Avatar de Yelka

    Já fiz e deu certo. O problema é a terceira fase, que é muito longa e ainda bem restritiva. É difícil ficar sem carboidratos, mas se fizer direitinho ela emagrece bem rápido!

  37. Avatar de Elisângela

    Oi Celisa, oi meninas!
    Fiz a dieta dukan por uma semana e não perdi nada, não dei continuidade porque adoro frutas, verduras e legumes, então cortei todos os carboidratos e passei a ingerir somente as frutas, verduras, legumes, queijos como ricota e minas frescal light, leite desnatado, iogurte desnatado e proteínas. Emagreci 12 kilos em três meses e dessa forma foi muito mais interessante para mim do que só proteínas.
    A dieta funciona sim, mas como qualquer outra é necessário ter muita força de vontade e disciplina se não, nenhuma dará resultado.
    É importante a consciência que reeducação alimentar é para sempre, enquanto as pessoas acharem que podem fazer apenas por alguns dias ou meses, seu corpo nunca mudará.
    É necessária uma mudança completa principalmente mental.
    Beijos!!

  38. Avatar de Karla

    Fiz e achei terrivel.Nunca imaginei q fosse tao insuportavel ficar sem carboidrato.Consegui fazer uns 10/12 dias.a conclusão que cheguei e que prefiro fazer uma dieta de redução calórica,comendo em pouca quantidade,mas que ao menos eu possa comer de tudo.O emagrecimento vem do mesmo jeito.

  39. Avatar de Nancy

    Boa Noite…eu faço a DIETA DUKAN ; mas antes eu lí o livro principal : “Não Consigo Emagrecer”…os outros dois é Receitas; uma infinidade de Receitas, fácil e rápida; vc vai fazer seu próprio Pão, Bolo e Biscoito..além de sobremesas maravilhosas; .realmente não se passa Fome.
    Dr. Dukan no livro diz: Atividade Física e 1 1/2l. de água/dia….. Assim evita de escutar comentário de pessoas q/são contra tudo sem ir pesquisar verdadeiramente !!!
    Boa Sorte a todos !!!
    Ah….entra no site dele: dietadukan.com.br vc pode calcular qto vc pode perder e em qto tempo; tem comunidades… q/ vai te ajudar a seguir sonhando c/ um peso ideal !!!!
    Beijo !!!!

  40. Avatar de Clea

    Eu fiz, achei maravilhosa e indico. Perdi 10k e aprendi a ter uma alimentação saudável.

  41. Avatar de Claudia Pires

    Uma dieta que vai me fazer sentir desanimada, enjoada e com colesterol alto? Nem pensar!!!
    Sempre consegui emagrecer com dietas normais. Não tão radicais. E consigo manter meu peso, pois por qualquer bobeada engordo.
    Essas “modinhas” são muito perigosas.

  42. Avatar de Laryssa

    Na verdade, minha nutricionista me alertou exatamente contra essa dieta.

    “(…)De alto valor proteico, a dieta Dukan é acusada de causar transtornos alimentares e doenças crônicas como osteoporose, problemas renais, câncer, obesidade e doenças cardiovasculares. (…)”

    https://www.facebook.com/metanutricaointeligente?hc_location=timeline

  43. Avatar de Telma

    Eu fiz o fim do ano passado, 2 meses, achei interessante, me dei bem com a Dukan, mas tb foi bom voltar a comer carboidratos. Perdi em torno de 6 k

  44. Avatar de Daniela Scobar

    Estou precisando muito emagrecer, estou até com problemas de saúde, o que seria melhor, fazer a cirurgia bariátrica ou essa dieta?

    1. Avatar de Nancy

      Daniela Scobar…..Leia o livro; entra no site dele; calcule qto deve perder; o tempo de duração de cada fase…..vê se vale a pena; se vc não tiver problema de saúde;por estar acima do peso; até pode arriscar…Faça conciente…pra mim está valendo !!!!

  45. Avatar de Ligia Cristina

    Adorei tudo isso, precisava mesmo saber mais sobre essa dieta, pois uma amiga está fazendo e tinha me recomendado. Obrigada Beleza e Saúde 😀

  46. Avatar de Andréa Mattos

    Eu estou fazendo a Dukan, estou emagrecendo, vamos ver como será para frente, por enquanto estou indo bem, eu e mais um grupo de 7 meninas, uma anima a outra. Muito bom esse post

  47. Avatar de Maria

    Gostei ! Vou tentar!

  48. Avatar de Adriana Prado

    Não conseguiria fazer uma dieta assim. Não consigo comer apenas proteína. Melhor mesmo é ter calma e consciência, fazer uma reeducação alimentar e praticar alguma atividade física por mais simples que seja.

    Beijo

  49. Avatar de Ana Luiza

    Eu fiz essa dieta. Emagreci 08kg na 1ª fase e em 03 meses 30kg. Fiz ao pé da letra sem nenhum sintoma colateral. a alegria de VER o resultado era tão grande que não dava espaço para nada. Meus exames de colesterol estava nova 1.000 excelente!
    chegou um momento que não aguentava mais a mesma comida e a falta dos outros tipos de alimento como frutas e carboidratos e parei repentinamente.. o resultado não podia ser outro. Na mesma velocidade que perdi, dobrei o peso.
    Já tentei fazê-la outras vezes e não obtive mais sucesso. depois ouvi dizer que ela só tem resultado 01 vez, não sei se é verdade.

  50. Avatar de Jonathan

    O nome dessa dieta é dieta Cetogênica.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva