Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Você sempre ouve dizer que comer arroz integral faz bem, que é melhor que o branco, etc. Mas você sabe as diferenças entre eles? Você sabe por que o arroz integral é melhor que o branco?

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Branco

É o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.

O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.

O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.

O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro.

Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico. O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.

Vantagens do Arroz Integral

  • Diminui os problemas intestinais como a constipação;
  • Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
  • Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
  • Melhora o metabolismo da contração muscular;
  • Aumenta a saciedade.

Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.

Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Dica para o Arroz Integral

Antes de fazer o arroz integral, é preciso deixar de molho, no mínimo 6 horas. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. Coloque o arroz de molho e adicione duas colheres de vinagre. Se não deixar de molho, é preferível comer o arroz branco: O ácido fítico pode ser prejudicial à saúde.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Deixar de molho é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar seus benefícios nutricionais.

Para introduzir o integral na sua dieta, no início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco. Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, acrescente peito de frango desfiado, cenoura, alho poró, vagem; enfim: abuse da criatividade!

183 comentários para “Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral”

  1. Avatar de Lucas Estevam

    Existem muitas pessoas que tem diversas dúvidas com relação a diferença que existe entre eles!

    https://variedadefitness.com.br/

  2. Avatar de Vanessa

    Uso integral diariamente em casa, sempre deixei de molho pra facilitar o cozimento não sabia desse ácido. Vou começar a colocar o vinagre tb. Obrigada 😉

  3. Avatar de Hazael Tati

    gostei das dicas e espero colocar em pratica tudo que voces postaram

  4. Avatar de Benny

    adorei as dicas

  5. Avatar de Ineide Tatagiba

    Amo arroz integral…Só q não deixo de molho, a partir de agora vou seguir as dicas…Para quem tem dificuldade em come-lo,acrescenta nele depois de cozido….alho frito q vc encontra nas lojas de produtos naturais e tbm castanha do Pará que quebradinha..hummm fica um show de gostoso.

  6. Avatar de Cleusa Zaneti

    Nossa como integral tanto tempo ninguém nunca me falou pra deixar de molho,😩nossa

    1. Avatar de Maria

      Isso é comprovado de que, o consumidor comum não conhecem os alimentos que consomem.
      Só quem pratica esportes e está focado em adquirir beleza física.
      Leiam, busquem informações sobre tudo que consumirem.

  7. Avatar de Cida Leal

    Nossa não sabia que teria benefícios em deixar de molho,vou seguir essa dica.

  8. Avatar de Katia

    Estou beje aqui ! Como íntregral todos os dias ! E não sabia de deixar de molho 😱

  9. Avatar de Rosângela

    Não como arroz integral só parborizado,irei comer agora🍥

  10. Avatar de Ayr Do Couto Bahia

    A água do molho com vinagre deve ser desprezada?

  11. Avatar de Bruna

    Eu utilizo arroz integral, mas não sabia que tinha que deixar de molho, adorei essa super dica 🙂

  12. Avatar de Leila

    De acordo com a matéria, precisa deixar o arroz de molho por 6 horas. Se eu deixar menos tempo e adicionar o vinagre tem o mesmo efeito ? 🤔
    Amo arroz integral e consumo já faz um tempo! 😍😘

  13. Avatar de Andreiza

    Estou começando a comer o arroz integral, quando eu o deixo de molho no vinagre é necessário lavar para retirar o vinagre??

  14. Avatar de Helena

    Comecei a usar arroz integral. Gostei muito! Mas não coloquei de molho. Não sabia disso. 😮

  15. Avatar de Geni

    Amei as dicas

  16. Avatar de Maria De Lourdes Lamburghini

    Eu comecei comer agora não sabia que podia ficar de molho vou começar. Eu pré. Cozinhava ele. De manhã. E na hora do almoço terminava de fazer fica muito bom também

  17. Avatar de Valderia Lopes

    Tenho muito problema com intestino preso, tem 7 dias que estou comendo arroz integral que diferença fez pra mim, foi ótimo, quanto ao deixar de molho no vinagre não sabia

  18. Avatar de Maria Soares

    Já faz uns três meses que estou consumindo o arroz integral,e estou amando mas fala sério não sabia dessa dica de deixar de molho

  19. Avatar de Priscila

    Pode ser só de molho na água sem vinagre? Pq deixo mais não coloco vinagre

  20. Avatar de Giselle

    Tomei a decisão de começar comer arroz integral e desde o início perguntei se podia deixar de molho, pensando justamente no auxílio a amolecer.
    Amei a dica tbm do vinagre.

  21. Avatar de Ivete

    Vou comercar minha dieta hoje com o arroz integral adorei a dica!!!!

  22. Avatar de Débora

    Interessante, se é tão importante deixar de molho essas seis horas, por que isso não vem na embalagem do arroz na parte aonde ensina a fazê-lo ?

    1. Avatar de Lilia Caldas

      Sempre usei arroz branco. Estou perplexa, indignada… A partir de hoje vou investigar tudo que vai pra minha mesa e de todos que conheço e os que não conheço. Tenho 52 anos, nunca é tarde pra mudar. Agradeço a todos vocês e a Jesus por colocar vocês no meu caminho. Li

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva