Você sempre ouve dizer que comer arroz integral faz bem, que é melhor que o branco, etc. Mas você sabe as diferenças entre eles? Você sabe por que o arroz integral é melhor que o branco?
Arroz Branco
É o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.
O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.
O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.
Arroz Integral
O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.
O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro.
Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor
Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico. O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.
Vantagens do Arroz Integral
- Diminui os problemas intestinais como a constipação;
- Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
- Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
- Melhora o metabolismo da contração muscular;
- Aumenta a saciedade.
Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.
Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.
Dica para o Arroz Integral
Antes de fazer o arroz integral, é preciso deixar de molho, no mínimo 6 horas. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. Coloque o arroz de molho e adicione duas colheres de vinagre. Se não deixar de molho, é preferível comer o arroz branco: O ácido fítico pode ser prejudicial à saúde.
Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Deixar de molho é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar seus benefícios nutricionais.
Para introduzir o integral na sua dieta, no início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco. Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, acrescente peito de frango desfiado, cenoura, alho poró, vagem; enfim: abuse da criatividade!
Adorei as dicas. Vou tentar usar o arroz integral nos próximos pratos. 😀
Bjs,
Isabella
Oie….adorei a materia ehn, uma super dica pra mim. bjs
Excelente!!! Eu passei a consumir arroz integral a pouco tempo na minha dieta. Hj já estou habituada e nem acho mais ruim, no começo foi difícil, mas tudo é hábito 🙂
Fico feliz em saber que o integral é tão bom assim. Bjo
Eu tb estou comendo arroz integral, desde que comecei fazer musculação, mudei minha dieta. Os alimentos integrais sao melhores em tudo.
Muito bom, ainda não como o integral, mas já penso a algum tempo em mudar.
Mto interessante,eu não sabia a diferença.Pensei que fosse algo relacionado só a quantidade de calorias.Vou começar a introduzir aos poucos na minha alimentação.Me restou uma dúvida,minha filhinha vai completar 2 anos em abril,será que tb poderia introduzir na alimentação dela,pois o integral preserva mto mais os nutrientes.
Oi Ariane, sua filhinha pode sim comer o integral, é melhor ainda pois tem muito mais nutrientes. O problema é fazer ela se habituar com o gosto 🙂
Vá dando aos pouquinhos até ela se habituar. Primeiramente misture um pouquinho do integral no branco.
Pode sim, tenho dois filhos e o pediatra aconselhou o uso do integral tb! 😉
Eu gosto de ambos, mas adoro o arroz da Ráris pq ele vem com outros grãos que dão um toque super especial ao arroz integral!!! Maravilhoso!!!
Já experimentei o arroz ráris tb, vario entre ele e o integral
Eu experimentei esses dias tb, comprei ele e misturei com o integral, ficou bom! 🙂
gosto desses alimentos integrais
Excelente texto, muito bom saber as diferenças…
Eu estou consumindo o arroz integral a 3 meses, notei uma boa diferença na minha saúde.
Muito bom, adorei saber as diferenças…
Estou consumindo o integral, mas não todos os dias, mas aos poucos vou incluindo, agostei das dicas de incrementar o arroz integral
Estou me acostumando ao sabor do arroz integral. Descobri que é muito mais facil fazê-lo na arrozeira elétrica. O cozimento é mais rápido e não é preciso ficar olhando o tempo todo. Se quizer, pode acrescentar legumes picados no final do cozimento. Vale a pena tentar. Um abraço.
O arroz integral é muito fácil de cozinhar, para quem não conhece a técnica segue:
Coloque o arroz integral para cozinhar mais cedo, umas 2 a 3 horas antes da refeição, após iniciar o cozimento, desligue o fogo e tampe a panela. Ele cozinhará sozinho e se abrirá muito mais. Na hora da refeição é só esquentá-lo. 😀
Daiane, esse início de cozimento seria assim que começa ferver a água?
Ele só é mais caro, mas vale a pena. Estou observando a diminuição do meu peso e tb a maior saciedade.
Ouve um tempo que eu comia o arroz integral, e me fazia super bem; acho que vou voltar comer de novo. bjs!
O arroz integral é um pouco mais caro, deveria ser mais barato né, pois o processo de polimento não é feito, ou seja é menos trabalho para eles e mesmo assim é mais caro, eu acho um absurdo isso!
Tudo o que é saudavel é mais caro! Mais vale a pena, eu vario os dois… no começo vc acha estranho o sabor e a textura mais se acustuma logo, vale a pena!
Bjo
Concordo! É chato isso de tudo que é saudável é mais caro, não é, Carla? Eu não entendo, se é melhor pra natureza e pra nossa saúde, se não usam aditivos químicos, por que é assim?
Eu vejo pelos orgânicos, super mais caros. Os sucos orgânicos são o dobro dos de caixa cheios de química (ou soda cáustica, né?kkkk)
Tem frutas que são caríssimas… o negócio é aproveitar a feira, se possível, o final dela…rs
Mas já tem supermercados que estão começando a vender coisas mais saudáveis e não precisaremos ficar mais reféns de “Mundos Verde” da vida…
bjs
Um dos motivos por que os alimentos orgânicos, integrais são mais caros é pela baixa procura… os orgânicos estão aos poucos ficando um poquinho mais barato porque está se procurando mais. É a lei da oferta e da procura, se todo mundo querer alimentos organicos, vai ficar mais barato. Com os integrais é a mesma coisa.
Adoro arroz integral, como no minimo umas 3 vezes na semana
Hum…Gostei da dica, vou experimentar o arroz integral, devido ajudar na construção muscular. Bjos
Como arroz integral todos os dias…sempre faço junto com algum outro alimento…com abobora, proteína de soja, como baião de dois, as vezes bem colorido, cenoura, pimentão, milho verde, ervilhas e cheiro verde.
Não sinto falta de arroz branco de jeito nenhum. 😉 Beijos!!
Vou começar consumir…. Os alimentos integrais realmente são melhores
Adorei conhecer melhor as diferenças, vou tentar mudar
Olá a todas, conheci esse site hj e estou amando as dicas daqui, parabéns!!!
Seja bem-vinda 😛
Não gosto de arroz integral, gente é muito ruim…
Discordo, pra mim não é ruim é péssimo é péssimo. 😕
Excelente post celisa, achava mesmo que o integral era melhor, mas não sabia extamente as diferenças, adorei saber melhor, pois faz pouco tempo que estou comendo o integral.
Juro que já tentei mas arroz integral é muito ruim, não dá!
Aqui em casa só eu como o arroz integral. Não acho ruim de comer,pois misturo cebola picadinha na última etapa do cozimento,aí fica bem gostoso. Passei a comer justamente pelo ganho de benefícios á saúde.
Acho que ou vc não está sabendo fazer ou nos lugares que tem ido está mal feito. Tem vários tipos de arroz integral, inclusive tem uns que se parecem bastante com o branco em textura e sabor.
Aqui em casa só eu como o arroz integral. Não acho ruim de comer,pois misturo cebola picadinha na última etapa do cozimento,aí fica bem gostoso. Passei a comer justamente pelo ganho de benefícios á saúde.
Amei o post, não sabia ao certo dessas diferenças, já como uma vez ou outra mas agora vou tentar incluir diariamente em casa. Bjos
Gostaria de saber se existem alguma diferença, entre produtos
NATURAL do INTEGRAL,
Aguardo uma resposta,
meu e-mail é; [email protected]
Ana Luna – Belém-Pará
Eu amo arroz integral, arroz negro e arroz 7 grãos. Alguém sabe a diferença entre eles?
Faz muito tempo que aboli da minha alimentação os carboidratos simples, ou seja, de farinha branca: pães, massas, macarrão, arroz, etc. Ou é tudo integral ou evito.
É claro que de vez em quando como uma pizza ou uma fatia de bolo, mas podendo escolher, prefiro os integrais, e nem é só por dieta, é porque eu gosto mesmo. Acho mais saborosos.
Beijinhos
Eu até fui esses dias comprar o arroz negro, mas era muuuito caro, é uma arroz mais nobre, mas não sei se chega ser melhor na questão de nutrientes em relação ao integral.
Eu tb estou aos poucos, incluindo só alimentos integrais, mas nada de neura, se não tiver o integral, como o branco sem problemas 🙂
Arroz integral é bom, mas eu ando comendo o arroz preto, alguém já testou?
Como arroz integral a muito tempo, não troco pelo branco o integral é até mais saboroso, adorei o artigo de hj.
boa tarde.
ja tentei fazer arroz integral no microondas,não consigo acertar o ponto certo. poderiam me ajudar?
abraço. sérgio
Nunca fiz no microondas, acho mais fácil e prático fazer na panela, porém demora mais tempo para ficar pronto.
Eu já gosto do gosto do integral, mas ainda como do branco por causa do preço mesmo.
Parabéns! adoro as dicas deste site.
Como sempre arroz branco proque não sabia que trazia tantos beneficos, considerava apenas as calorias que são basicamente iguais e o preço… bem mas caro o integral
Gostei muito do post pois agora entendi bem as diferenças, a nutricionista mandou comer o integral, que era melhor, mas não explicou porque. Agora sim 😕
Eu prefeiro o sabor do integral, acho muito mais gsotoso.
Achei muito legal , legal demais mesmo saber sobre as diferenças
do arroz , vou tentar incluí-lo o arroz integral na alimentação , acho
que o pessoal de casa vaõ gostar, adorei a dica da jussara :
BJS 🙂
moní
por coincidência estou comendo o arroz integral faz uma semana, é delicioso tempero com alho e cebola, e as vezes coloco molho de soja. muito bom!!
Muito boa dica vou introduzir na alimentação da minha família, é recomendado para crianças?
Sim, Diva, é recomendado para crianças sim…mas tente colocar umas coisinhas para ficar mais gostoso 🙂
Cozinho o arroz integral com temperos que trituro no liquidificador. Ingredientes: duas cabeças de alho, uma cenoura, uma cebola, uma colher de açafrão e um copo de óleo. Fica delicioso. Dica: quando seca a água, desligo o fogo e deixo a panela tampada alguns até que fique morno, pois o arroz fica soltinho. Tente e bom apetite.
Há dois meses só comemos arroz integral em minha casa, eu, meu marido e minhas gêmeas de 5 anos. Faço com alho e cebola e fica muito bom. Achamos mais saboroso que o arroz branco. Minhas pequenas nem estranharam a mudança, comem numa boa. Começo a preparar a refeição pelo arroz, pois demora mais o cozimento que o arroz branco.
Muito bom, gostei! Vou passar a consumir mais arroz integral
Não sei se foi a marca ou o jeito de fazer…o problema é que pra mim o arroz integral sempre me pareceu muito duro, levando horas e horas pra cozinhar e nunca fica na textura do branco, sempre fica um pouco mais durinho. É assim mesmo meninas?
Ele demora bem mais tempo que o branco para cozinhar, mas horas e horas? Digamos que o comum fique pronto em 20 minutos e o integral fique pronto em 40 minutos. Para deixar mais durinho vai do gosto da pessoa, o meu não fica durinho, fica normal, mas há quem goste 🙂
Já faz mais ou menos uns dois meses que troquei o arroz branco pelo o integral, e esta fazendo muita diferença na minha vida, pois sofria muito com constipação. Eu recomendo. É muito gostoso.
Amei esse post! Eu realemnte queria entender a grande diferença.
Bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br
Amei o post, muito bem explicadinho
😆 Gostei muito desta reportagem,veio em boa hora pois estou estudando sobre os tipos de arroz.Esta informação me ajudou bastante .Obrigada e um forte abraço!
Excelente matéria! Como arroz integral a muitos anos, desde que ininiei uma dieta, nunca mais abri mão do integral. Gente só é estranho no começo, depois vc se acostuma com o gosto e acha até gostoso.
Olá…
Amei o blog….
Faço uso do integral sim… e amoooo!!!!
Para dar um gosto mais especial tentem colocar uvas passas junto…
Valeu!!!!
Só consumo arroz integral há anos e não o troco pelo branco de jeito nenhum!!!
Amei o post, eu uso mas não sabia que era tão bom para saúde. Beijos