Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Você sempre ouve dizer que comer arroz integral faz bem, que é melhor que o branco, etc. Mas você sabe as diferenças entre eles? Você sabe por que o arroz integral é melhor que o branco?

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Branco

É o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.

O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.

O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.

O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro.

Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico. O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.

Vantagens do Arroz Integral

  • Diminui os problemas intestinais como a constipação;
  • Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
  • Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
  • Melhora o metabolismo da contração muscular;
  • Aumenta a saciedade.

Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.

Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Dica para o Arroz Integral

Antes de fazer o arroz integral, é preciso deixar de molho, no mínimo 6 horas. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. Coloque o arroz de molho e adicione duas colheres de vinagre. Se não deixar de molho, é preferível comer o arroz branco: O ácido fítico pode ser prejudicial à saúde.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Deixar de molho é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar seus benefícios nutricionais.

Para introduzir o integral na sua dieta, no início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco. Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, acrescente peito de frango desfiado, cenoura, alho poró, vagem; enfim: abuse da criatividade!

190 comentários para “Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral”

  1. Avatar de Isabella

    Adorei as dicas. Vou tentar usar o arroz integral nos próximos pratos. 😀

    Bjs,
    Isabella

  2. Avatar de Rosani Santana

    Oie….adorei a materia ehn, uma super dica pra mim. bjs

  3. Avatar de Marta

    Excelente!!! Eu passei a consumir arroz integral a pouco tempo na minha dieta. Hj já estou habituada e nem acho mais ruim, no começo foi difícil, mas tudo é hábito 🙂
    Fico feliz em saber que o integral é tão bom assim. Bjo

  4. Avatar de Rodrigo

    Eu tb estou comendo arroz integral, desde que comecei fazer musculação, mudei minha dieta. Os alimentos integrais sao melhores em tudo.

  5. Avatar de Lu

    Muito bom, ainda não como o integral, mas já penso a algum tempo em mudar.

  6. Avatar de Ariane Vilela

    Mto interessante,eu não sabia a diferença.Pensei que fosse algo relacionado só a quantidade de calorias.Vou começar a introduzir aos poucos na minha alimentação.Me restou uma dúvida,minha filhinha vai completar 2 anos em abril,será que tb poderia introduzir na alimentação dela,pois o integral preserva mto mais os nutrientes.

    1. Avatar de Vanessa

      Pode sim, tenho dois filhos e o pediatra aconselhou o uso do integral tb! 😉

  7. Avatar de Raquel Santos

    Eu gosto de ambos, mas adoro o arroz da Ráris pq ele vem com outros grãos que dão um toque super especial ao arroz integral!!! Maravilhoso!!!

    1. Avatar de Jéssica

      Já experimentei o arroz ráris tb, vario entre ele e o integral

  8. Avatar de Ana

    gosto desses alimentos integrais

  9. Avatar de Glenilene Resende

    Excelente texto, muito bom saber as diferenças…

  10. Avatar de Samanta Andrade

    Eu estou consumindo o arroz integral a 3 meses, notei uma boa diferença na minha saúde.

  11. Avatar de Antonieta

    Muito bom, adorei saber as diferenças…
    Estou consumindo o integral, mas não todos os dias, mas aos poucos vou incluindo, agostei das dicas de incrementar o arroz integral

  12. Avatar de Jussara

    Estou me acostumando ao sabor do arroz integral. Descobri que é muito mais facil fazê-lo na arrozeira elétrica. O cozimento é mais rápido e não é preciso ficar olhando o tempo todo. Se quizer, pode acrescentar legumes picados no final do cozimento. Vale a pena tentar. Um abraço.

  13. Avatar de Daiane

    O arroz integral é muito fácil de cozinhar, para quem não conhece a técnica segue:
    Coloque o arroz integral para cozinhar mais cedo, umas 2 a 3 horas antes da refeição, após iniciar o cozimento, desligue o fogo e tampe a panela. Ele cozinhará sozinho e se abrirá muito mais. Na hora da refeição é só esquentá-lo. 😀

    1. Avatar de Lindalvani Pereira

      Daiane, esse início de cozimento seria assim que começa ferver a água?

  14. Avatar de Marcos Magalhães

    Ele só é mais caro, mas vale a pena. Estou observando a diminuição do meu peso e tb a maior saciedade.

  15. Avatar de Vivi

    Ouve um tempo que eu comia o arroz integral, e me fazia super bem; acho que vou voltar comer de novo. bjs!

  16. Avatar de Carla

    O arroz integral é um pouco mais caro, deveria ser mais barato né, pois o processo de polimento não é feito, ou seja é menos trabalho para eles e mesmo assim é mais caro, eu acho um absurdo isso!
    Tudo o que é saudavel é mais caro! Mais vale a pena, eu vario os dois… no começo vc acha estranho o sabor e a textura mais se acustuma logo, vale a pena!

    Bjo

    1. Avatar de Vanessa Little

      Concordo! É chato isso de tudo que é saudável é mais caro, não é, Carla? Eu não entendo, se é melhor pra natureza e pra nossa saúde, se não usam aditivos químicos, por que é assim?
      Eu vejo pelos orgânicos, super mais caros. Os sucos orgânicos são o dobro dos de caixa cheios de química (ou soda cáustica, né?kkkk)
      Tem frutas que são caríssimas… o negócio é aproveitar a feira, se possível, o final dela…rs

      Mas já tem supermercados que estão começando a vender coisas mais saudáveis e não precisaremos ficar mais reféns de “Mundos Verde” da vida…

      bjs

  17. Avatar de Luciana

    Adoro arroz integral, como no minimo umas 3 vezes na semana

  18. Avatar de Letícia

    Hum…Gostei da dica, vou experimentar o arroz integral, devido ajudar na construção muscular. Bjos

  19. Avatar de Bethânia

    Como arroz integral todos os dias…sempre faço junto com algum outro alimento…com abobora, proteína de soja, como baião de dois, as vezes bem colorido, cenoura, pimentão, milho verde, ervilhas e cheiro verde.
    Não sinto falta de arroz branco de jeito nenhum. 😉 Beijos!!

  20. Avatar de Shi

    Vou começar consumir…. Os alimentos integrais realmente são melhores

  21. Avatar de Joseane

    Adorei conhecer melhor as diferenças, vou tentar mudar

  22. Avatar de Marilís

    Olá a todas, conheci esse site hj e estou amando as dicas daqui, parabéns!!!

  23. Avatar de Cerise

    Não gosto de arroz integral, gente é muito ruim…

    1. Avatar de Bruno

      Discordo, pra mim não é ruim é péssimo é péssimo. 😕

  24. Avatar de Jéssica

    Excelente post celisa, achava mesmo que o integral era melhor, mas não sabia extamente as diferenças, adorei saber melhor, pois faz pouco tempo que estou comendo o integral.

  25. Avatar de Lisandra Poauch

    Juro que já tentei mas arroz integral é muito ruim, não dá!

    1. Avatar de Magri

      Aqui em casa só eu como o arroz integral. Não acho ruim de comer,pois misturo cebola picadinha na última etapa do cozimento,aí fica bem gostoso. Passei a comer justamente pelo ganho de benefícios á saúde.

    2. Avatar de Vanessa Little

      Acho que ou vc não está sabendo fazer ou nos lugares que tem ido está mal feito. Tem vários tipos de arroz integral, inclusive tem uns que se parecem bastante com o branco em textura e sabor.

  26. Avatar de Magri

    Aqui em casa só eu como o arroz integral. Não acho ruim de comer,pois misturo cebola picadinha na última etapa do cozimento,aí fica bem gostoso. Passei a comer justamente pelo ganho de benefícios á saúde.

  27. Avatar de érica

    Amei o post, não sabia ao certo dessas diferenças, já como uma vez ou outra mas agora vou tentar incluir diariamente em casa. Bjos

  28. Avatar de Analuna

    Gostaria de saber se existem alguma diferença, entre produtos
    NATURAL do INTEGRAL,

    Aguardo uma resposta,

    meu e-mail é; analuna100@gmail.com

    Ana Luna – Belém-Pará

  29. Avatar de Vanessa Little

    Eu amo arroz integral, arroz negro e arroz 7 grãos. Alguém sabe a diferença entre eles?
    Faz muito tempo que aboli da minha alimentação os carboidratos simples, ou seja, de farinha branca: pães, massas, macarrão, arroz, etc. Ou é tudo integral ou evito.

    É claro que de vez em quando como uma pizza ou uma fatia de bolo, mas podendo escolher, prefiro os integrais, e nem é só por dieta, é porque eu gosto mesmo. Acho mais saborosos.

    Beijinhos

  30. Avatar de Sandra

    Arroz integral é bom, mas eu ando comendo o arroz preto, alguém já testou?

  31. Avatar de Louíse

    Como arroz integral a muito tempo, não troco pelo branco o integral é até mais saboroso, adorei o artigo de hj.

  32. Avatar de Sergio

    boa tarde.
    ja tentei fazer arroz integral no microondas,não consigo acertar o ponto certo. poderiam me ajudar?
    abraço. sérgio

  33. Avatar de Vivianne

    Eu já gosto do gosto do integral, mas ainda como do branco por causa do preço mesmo.

  34. Avatar de Cremilda

    Parabéns! adoro as dicas deste site.
    Como sempre arroz branco proque não sabia que trazia tantos beneficos, considerava apenas as calorias que são basicamente iguais e o preço… bem mas caro o integral

  35. Avatar de Renatinha

    Gostei muito do post pois agora entendi bem as diferenças, a nutricionista mandou comer o integral, que era melhor, mas não explicou porque. Agora sim 😕

  36. Avatar de Margarete

    Eu prefeiro o sabor do integral, acho muito mais gsotoso.

  37. Avatar de Moní

    Achei muito legal , legal demais mesmo saber sobre as diferenças
    do arroz , vou tentar incluí-lo o arroz integral na alimentação , acho
    que o pessoal de casa vaõ gostar, adorei a dica da jussara :
    BJS 🙂
    moní

  38. Avatar de Rose

    por coincidência estou comendo o arroz integral faz uma semana, é delicioso tempero com alho e cebola, e as vezes coloco molho de soja. muito bom!!

  39. Avatar de Diva

    Muito boa dica vou introduzir na alimentação da minha família, é recomendado para crianças?

    1. Avatar de Aparecida Tesolin

      Cozinho o arroz integral com temperos que trituro no liquidificador. Ingredientes: duas cabeças de alho, uma cenoura, uma cebola, uma colher de açafrão e um copo de óleo. Fica delicioso. Dica: quando seca a água, desligo o fogo e deixo a panela tampada alguns até que fique morno, pois o arroz fica soltinho. Tente e bom apetite.

  40. Avatar de Sandra Saraiva

    Há dois meses só comemos arroz integral em minha casa, eu, meu marido e minhas gêmeas de 5 anos. Faço com alho e cebola e fica muito bom. Achamos mais saboroso que o arroz branco. Minhas pequenas nem estranharam a mudança, comem numa boa. Começo a preparar a refeição pelo arroz, pois demora mais o cozimento que o arroz branco.

  41. Avatar de Lu

    Muito bom, gostei! Vou passar a consumir mais arroz integral

  42. Avatar de Izabela

    Não sei se foi a marca ou o jeito de fazer…o problema é que pra mim o arroz integral sempre me pareceu muito duro, levando horas e horas pra cozinhar e nunca fica na textura do branco, sempre fica um pouco mais durinho. É assim mesmo meninas?

  43. Avatar de Mônica Fernandes

    Já faz mais ou menos uns dois meses que troquei o arroz branco pelo o integral, e esta fazendo muita diferença na minha vida, pois sofria muito com constipação. Eu recomendo. É muito gostoso.

  44. Avatar de Jackeline Monteiro

    Amei esse post! Eu realemnte queria entender a grande diferença.
    Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

  45. Avatar de Valquíria

    Amei o post, muito bem explicadinho

  46. Avatar de Gil

    😆 Gostei muito desta reportagem,veio em boa hora pois estou estudando sobre os tipos de arroz.Esta informação me ajudou bastante .Obrigada e um forte abraço!

  47. Avatar de ágatha

    Excelente matéria! Como arroz integral a muitos anos, desde que ininiei uma dieta, nunca mais abri mão do integral. Gente só é estranho no começo, depois vc se acostuma com o gosto e acha até gostoso.

  48. Avatar de Wania Regina De Souzaw

    Olá…

    Amei o blog….

    Faço uso do integral sim… e amoooo!!!!

    Para dar um gosto mais especial tentem colocar uvas passas junto…

    Valeu!!!!

  49. Avatar de Sandra Corrêa

    Só consumo arroz integral há anos e não o troco pelo branco de jeito nenhum!!!

  50. Avatar de Nita

    Amei o post, eu uso mas não sabia que era tão bom para saúde. Beijos

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva