Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Você sempre ouve dizer que comer arroz integral faz bem, que é melhor que o branco, etc. Mas você sabe as diferenças entre eles? Você sabe por que o arroz integral é melhor que o branco?

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Branco

É o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.

O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.

O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.

O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro.

Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico. O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.

Vantagens do Arroz Integral

  • Diminui os problemas intestinais como a constipação;
  • Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
  • Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
  • Melhora o metabolismo da contração muscular;
  • Aumenta a saciedade.

Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.

Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Dica para o Arroz Integral

Antes de fazer o arroz integral, é preciso deixar de molho, no mínimo 6 horas. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. Coloque o arroz de molho e adicione duas colheres de vinagre. Se não deixar de molho, é preferível comer o arroz branco: O ácido fítico pode ser prejudicial à saúde.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Deixar de molho é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar seus benefícios nutricionais.

Para introduzir o integral na sua dieta, no início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco. Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, acrescente peito de frango desfiado, cenoura, alho poró, vagem; enfim: abuse da criatividade!

190 comentários para “Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral”

  1. Avatar de Camila Da Silva

    O arroz integral é bom, mas é mto demorado para cozinhar..

    1. Avatar de Eliz

      eu uso integral no começo a gente sente a diferença mas com os beneficios que traz depois vc acaba gostando minha vida mudou depois que passei a comer arroz integral meu intestino funciona muito bem agora!!

      1. Avatar de Nataly Almeida

        Comecei a fazer uso também do arroz integral e estou sentindo diferença no organismo, é muito bom, comecei a mudar meus hábitos alimentares vale muito a pena.

      2. Avatar de Fernando

        Que nada, 1 parte de arroz para 2,½ de água, cozinhe por 20 minutos em fogo baixo, desligue o fogo e tampe a panela e deixe por 5 min. Não precisa colocar óleo, óleo opcional, o tempero deve ser triturado e reservado na geladeira tipo alho e cebola e água.

    2. Avatar de Jose Carlos

      Kamila aqui vai uma dica para facilitar o cozimento do arroz integral coloca o arroz numa vazilha coloque aguá fervendo tampa e deixa mais ou menos 2 horas depois cozinha na panela de presão de 5 a 10 minuto esta pronto

      1. Avatar de Luiz

        Que nada…. É só deixar em molho na água fria… O cozimento em panela normal (sem pressão) é tranquila…

        1. Avatar de Adão Vital De Siqueira

          Quanto tempo?

      2. Avatar de Sueli

        Eu faço na pressão acho mais rápido, fazia o branco também na pressão ja to acostumada!

    3. Avatar de Cristiane

      Eu faço n panela de pressão rapidinho

      1. Avatar de Leonardo Silva Araujo Sousa

        Se vc fizer na panela de pressão adeus aos nutrientes…

    4. Avatar de Romilda

      Olha, eu uso arroz integral. Eu costumo deixá-lo de molho na água por uns 30 minutos, isso facilita o cozimento, essa dica eu recebi de uma nutricionista.

      1. Avatar de Andre

        deste modo voçê acaba com os nutrientes ficando somente a massa !!

        1. Avatar de Marcela

          É só colocar a água q ficou de molho para cozinhar tambm… 🙂

      2. Avatar de Claudiapatricia

        Eu já acho q ficando de molho é que perde nutrientes. O segredo de cozimento é simples, depois que a panela pegar pressao tem q baixar o fogo e deixar cozinha de 15 a 20 minutos, depois desliga o fogo e deixa mais 10 a 15 minutinhos fora do fogo sem tirar a pressão da panela.

        1. Avatar de Daysa

          Oi!
          Lavando bem o arroz integral, e deixando um bom tempo de molho, jogando fora a água do molho, lavando novamente e, após, cozinhando, vc elimina os antinutrientes, e mantém os nutrientes. Isto é muito importante, e não apenas para o arroz integral.

    5. Avatar de Job

      Eu já plantei arroz ,colhia e socava no pilão e o arroz não era integral .eu não vendendo isso.

      1. Avatar de Claudiapatricia

        Job, meu pai plantava arroz, pra gente comer tinha que Pilar no pilão, a diferença é q era natural e o sabor bem melhor que o polido de hj, sem contar que todos os nutrientes ficavam nele, diferente do polido que parte dos nutrientes é perdido no processo de polimento.o integral é parecido com aquele que nossos pais plantava por não ser polido.

    6. Avatar de Giane

      deixe ele de molho umas 4 horas antes de cozinha-li, ele fica bem macio e soltinho 😉

      1. Avatar de Laudeci

        Meu paizinho plantava também estará quem pulava no pilão era eu já que meus irmãos eram pequenos o arroz era saboroso ,e mais saudável do que compramos hoje.na roça tudo é mais saudável,.

        1. Avatar de António Ambriz

          É bem verdade eu também já tive a oportunidade de plantar e colher o arroz natural é muito gostoso.

    7. Avatar de Clélia De Oliveira Santos

      Eu cozinho o arroz integral na panela de pressão por oito minutos após esse tempo desligo o fogo e deixo sair a pressão normalmente.Preparo coloco 2 xícaras de água para uma xícara de arroz acrescento os temperos alho com sal mais a cebola picadinha fecho a panela pressão e cozinho conforme expliquei acima.

    8. Avatar de Estela Lopes

      Eu aprendi uma dica…Coloca o arroz na água durante 3 horas de relógio, dps disso cozinha na mesma água….Cozinha rápido e fica mais clarinho..

    9. Avatar de Leonardo

      Para não demorar muito no cozimento, é só deixa-lo de molho antes de preparar.

      1. Avatar de Elza Pinheiro

        feito na panela elétrica e rapidinho.

    10. Avatar de Marco

      20 minutos na panela de pressão, fica muito bom

    11. Avatar de Gi

      Aprendi a deixar por 2 horas de molho antes de cozinhar

  2. Avatar de Mayara

    Muito boa a orientação de vooçs ! Obg… (;

  3. Avatar de Derivane Santos

    EU NAO GOSTAVA HOJE EU SO USO ARROZ INTEGRAL.

  4. Avatar de Wau

    GOSTEI MUITO DA IDÉIA DO ARROZ INTEGRAL , SOFRO MUITO COM INTESTINO PRESO . DESDE JÁ AGRADEÇO.

    1. Avatar de Marcos

      Coma linhaça……excelente

      1. Avatar de Rosy Santos

        Tem 1 semana que estou fazendo uso do arroz integral e o resultado está sendo surpreendente.Eu que sofro de intestino preso,está sendo uma bênção. Deixo de molho muitas horas e depois faço na pressão após refogar na cebola…

  5. Avatar de Fernanda Vilela

    eu ate ontem nunca tinha comido o integral mesmo sendo estudante de nutriçao,mas agora vou comer somente o integral por motivos de saude.

  6. Avatar de Fernanda Vilela

    😆

  7. Avatar de Ivone

    😉

  8. Avatar de Ivone

    adorei saber sobre o arroz intregal vou começa a compra

  9. Avatar de Eliz

    😀 o arroz integral faz muito bem eu tinha o mal funcionamento de intestino passava mal as vezes depois que passei a comer arroz integral nossa hj funciona muito bem fora os outros beneficios,ter uma alimentação saudavel previne doenças e da qualidade de vida vale a pena!!!

  10. Avatar de Gerson

    Eu preferia ver o Pelé

    1. Avatar de Bruno

      Foi o comentário mais sensato que vi até agora. Os alimentos integrais em geral são desagradáveis ao paladar e o benefício que mais vi mais exaltado aqui pra mim é irrelevante pois não tenho intestino preso. Nutrientes posso buscar em outros alimentos e benefícios como redução de gordura obtenho através de exercícios.

    2. Avatar de Rubens

      arroz integral, depois que passei a comer minha vida mudou pra melhor ,otimo sou muito mais feliz , meu corpo e principalmente meu inyestino agradece!

      1. Avatar de Maviael

        Acho que vc não leu a matéria nesta página. Além de atacar as gorduras o arroz integral também tem fibras e cálcio. Isso vc não vai conseguir fazendo exercícios nem vendo o Pelé no cinema

  11. Avatar de Adriana

    😆 Comecei a comer arroz integral essa semana, estou misturando com legumes, está ficando uma delícia, estou adorando e me sentindo muito bem

  12. Avatar de Cleide

    Na verdade todos os alimentos processados como o arroz branco, o açucar refinado, o sal entre outros deveriam ser extintos. Acredito que esses alimentos sejam os causadores de todos os males da humanidade.

    1. Avatar de Cláudia

      Perfeito!!!

    2. Avatar de Claudiapatricia

      Concordo com vc Cleide

  13. Avatar de Gracinda

    Sempre tive duvidas e agora vendo a diferença fiquei curiosa p comer esse arroz integral… cuidar da saúde é sempre bom!!!

  14. Avatar de Rodrigo

    Boa tarde!!
    Eu como arroz integral hoje em dia, odiava, mas fui colocando ele aos pouco e hoje não como outro.
    Experimentei várias marca, até que descobri um da broto legal, perfeito ótimo, faço ele em 20 minutos, fica soltinho e o grão pequeno. Como estou fazendo dieta pra ganho de massa muscúlar tenho que comer somente ele durante o dia, distribuindo, 100 gramas do arroz para 100 de frango grelhado ou carne patinho. Faço também ele cenoura, alho poró, vagem, sempre estou acrescentando algo. Hoje posso dizer que achei arroz certo, rápido e gostoso de comer, satisfeito e perdi 9 kg de gordura. area abdominal esta ótima….indico arroz integral a todos….

  15. Avatar de Dudu Tei

    o arroz branco e o integral sao da mesma especie de arroz

  16. Avatar de Lais

    Olá… O arroz “pró integral” funciona do mesma maneira????

  17. Avatar de Camila Caldas

    😛 Arroz integral foi a melhor coisa na minha alimentação pois tinha problema de constipação hoje me sinto bem melhor e mais magra tbm

  18. Avatar de Catia

    Arroz integral é tudo de bom!!!

  19. Avatar de Sandro Lima

    Comecei a comer arroz integral por motivo de saúde , precisava perder peso em 30 dias perdi 5 quilos; achei ótimo recomendo.

  20. Avatar de Edimilson

    Comecei a comer arroz integral a uma três dias e estou gostando muito. Pra mim no sabor não tem muita diferença do arroz branco. Até o momento não ouvi ninguém falar contra.

  21. Avatar de Láiza

    QUE ÓTIMO SABER….PSIUUUU

  22. Avatar de Tiago Santos

    uma boa surgestão e se a pessoa gosta de feijão.e sempre bom fazer uma boa mistura para variar o sabor..

  23. Avatar de Ana Carolina

    O segredo é cozinha-lo na panela de pressão é mais rápido e economiza o gás.

  24. Avatar de Fran

    😀 ESTOU HÁ 4 ANOS COMENDO ARROZ INTEGRAL. CERTAMENTE FAZ BEM Á SAÚDE, POIS TINHA SÉRIOS PROBLEMAS DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL QUE DESAPARECERAM COM A DIETA DO ARROZ INTEGRAL E OUTROS PRODUTOS INTEGRAIS QUE INSERI NA MINHA ALIMENTAÇÃO. TUDO DE BOM!!!!!!

  25. Avatar de Beatriz

    Para facilitar o cozimento, deixe de molho por algumas horas depois escorre e faça ele normalmente ! 😆

    1. Avatar de Oldair

      É verdade se cozinhar o arroz integral na panela de pressão perde as propiedade nutricional

  26. Avatar de Magali

    nao troco meu arroz branço por arroz integral
    sendo q pra mim nao muda nada.
    se arroz integral fosse tao bom muitos nao morriam

    1. Avatar de Magali

      o arroz branco e bem melhor.

    2. Avatar de Andre

      santo deus me dai paciência porque se me der forças eu mato !!como ler a lógica desta moça e não ficar louco!!!!!!!!! minha senhora não existe alimento que faz um ser humano ser imortal porem existem alguns alimentos que nos ajudam a viver um pouco melhor o arroz integral e um deles . gostaria de entender que raio lhe trouxe aqui neste site se não confias nas pesquisas de especialistas!!coma bastante sorvete bolos e doces e beba bastante refrigerante e seja muito feliz ahh ja estava esquecendo fume e não pratique nenhum tipo de esporte por mais que seja somente nos finais de semana !!!!!!! eu mereço

      1. Avatar de Paulo Neves

        O seu comentário foi infelicíssimo pois existem pessoas que não PODEM comer arroz integral por problemas de cólon irritável. É direito de qualquer um opinar sem precisar de histeria contrária…

      2. Avatar de Sandra

        Concordo plenamente!

        1. Avatar de Elza Pinheiro

          eu não deixo de molho

      3. Avatar de Claudiapatricia

        É demais neh André???😂

  27. Avatar de Marizete Santos

    Eu não gosto de arroz branco, só como arroz integral e feito de uma forma tradicional, um fio de óleo, alho, sal e agua!!

    1. Avatar de Sandra

      Também faço assim, e por vezes coloco um fio de azeite de oliva no lugar do de soja, fica muito bom.

  28. Avatar de Oldair

    Saude é vida é paz e harmonia

  29. Avatar de Michele

    Comecei a comer o integral por recomendação da minha nutricionista, não tive dificuldade nenhuma na adaptação, até acho mais saboroso. Como não tinha problema de intestino não percebi diferença. Mas, para mim sinto uma saciedade bem maior.

  30. Avatar de Lopes

    Lopes
    Estou esando arroz macarrão e pão tudo integral
    Alem disso estou usando sal do Himalaia e açucar demerara, pouca carne vermelha e enlatados quase nada pois tem mto.conservantes. como mta.verdura e frutas e chá verde e um pouco de leite de soja.
    Muda seu hábito alimentar e viva mais e melhora a qualidade de vida. Coma mais peixe e corta 80% da carne vermelha.

  31. Avatar de Izabel

    Passei usar o arroz integral, estou amando e recomendo para aqueles que preferem uma vida mais saudável.

  32. Avatar de Jakeline

    comecei a comer arroz integral, e gostei muito. Muitas pessoas não comem e por puro precoceito. Quando foi provar pensei que era muito ruim, ao contrário e muito bom.

  33. Avatar de Sandra

    😀 Comecei hoje a comer arroz por indicação de uma nutricionista…por causa de um monte de problema….peso elevado, taxas todas altas, intestino constipado..espero mesmo que isso me ajude…pois se continuar assim…não sei que tipo vida terei no futuro presente….Achei difícil o cozimento mais o sabor é agradável, junto com cenoura, abobrinha, alho poró…muito gostoso..feito com carinho tudo fica bom…

  34. Avatar de Luana Cursino

    No começo foi difícil me abtua agora hummmm deliciaaaa

  35. Avatar de Cylia

    Comecei a usar arroz integral a pouco tempo e eu me sinto saciada por mais tempo,não tive problema para adaptar.gostaria de saber se posso colocar caldo de galinha , caldo Knorr?

    1. Avatar de Flavia

      Eu acho q se colocar knnor acaba cm o propósito do arroz pois o caldo knnor é cheio de sódio e pode acarretar pressão alta. Meu cardiologista me proibiu de acrescentar caldo knnor,sazon nas minhas comidas .

    2. Avatar de Ligia Mendonca

      O que é abtua?

  36. Avatar de Davi

    É muito bom o arroz integral eu como todo dia😺😺😺

  37. Avatar de Tiago

    Boa a noite a todos, eu não tinha o habito de comer arroz integral mais pesquisando percebi grandes vantagens.
    Já na preparação uso a panela elétrica e estou colocando junto ao arroz alguns legumes como brocoliis cenoura inhame e outros. Isso ajuda e muito ate mudar o saber .

  38. Avatar de Siderlei

    Eu comecei a comer o arrros integral,achei muito fácil de fazer,simplesmente coloquei na panela de fazer arros adicionei 5 copinhos de arros e 11 copinhos de água, bom lembrando que a medida que eatou falando é o copinho medidor que vem na panela, deichei cosinhando fui para academia quando voltei estava prontinho o arrros soltinho uma delícia, bem temperadinho! Fiquei apenas uma hora e meia na academia!

  39. Avatar de Alwssander

    Alguma contra indicação para crianças na faixa de 9 anos ?

  40. Avatar de Geovana Andrade

    Faço o arroz integral sem óleo, só com um pouco de sal, e depois escorro, será q pelo fato de escorre-lo, perco nutrientes? Hj me sinto bem melhor, mais leve e menos inchada. Arroz integral é tudo de bom.

  41. Avatar de Paula

    Gostaria de saber o tempo de cozimento na panela de arroz normal. Eu faço as mesmas medidas q o arroz normal? Mesma quantia de agua? Diz q demora mais p cozinhar, então tenho q colocar muita agua ou ir colocando mais agua conforme vai secando?

  42. Avatar de Liberto

    Arroz integral, macarrão integral legumes com saladas seja elas qual for, sibresaem muito mais na qualidade de vida de qualquer indivíduo. Saude para todos….

  43. Avatar de Liberto

    Arroz integral, macarrão integral e legumes ou com salada seja ela qual for, sobre saem muito mais na qualidade de vida de qualquer indivíduo. Saude para todos….

  44. Avatar de Edna

    Eu me sentia muito mal comendo o arroz branco, era um calor que não passava de jeito nenhum e sem contar com o mal estar , fiz reposição hormonal e nada de passar o calor cada vez pior , ai um belo dia fiquei sem comer o arroz branco e me senti melhor ,fui a um churrasco da amiga chegando lá fui almocar comi o arroz branco gente foi automático comecei a passar mal suava uma coisa horrível, depois disso nunca mas , passei a comer o arroz integral minha vida mudou até o meu intestino regularizou que só vivia com prisão de ventre graças à Deus

  45. Avatar de Edna

    Uma chicara de arroz integral e três copo de água coloca na panela elétrica no instante fica pronto uma delícia, Eu nem coloco óleo só alho e uma gotinha de azeite para refogar o alho.

  46. Avatar de Mary Piccorelli

    Comia arroz branco. Hoje so como arroz integral e amanha e meu aniversario. Completo 650 anos de idade! kkkkkkkk

    1. Avatar de Franci

      Faço no microondas e fica soltinho

  47. Avatar de Lourismar

    Depois que passei a consumir o arroz e macarrão integral,e reduzido o açúcar refinado minha condição física mudou radicalmente, inchaço abdominal e pernas etc… sumirão estou me sentindo bem mais leve !!!

  48. Avatar de Ricardo

    Quando coloco o arroz integral de molho umas horas antes de cozinhá-lo, ele fica meio “empapado”. Alguém tem alguma dica para que não aconteça isso??

  49. Avatar de Geni S.sauthier

    Por favor me responda porque em alguns pacotes de arroz integral está escrito, ARROZ INTEGRAL TIPO PARBOILIZADO. Fico na dúvida na hora de comprar o arroz integral, pois são poucos que estão escrito só “ARROZ INTEGRAL TIPO INTEGRAL”. Então te pergunto nos pacotes que estão escritos arroz integral tipo parboilizado, na verdade ele é então ARROZ PARBOILIZADO E NÃO É INTEGRAL, NÉ? Aguardo retorno. Obrigado.

  50. Avatar de Silene

    Muito boa essas dicas, e de grande importância pra nossa saúde….
    Gratidão! …..

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva