Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?

Você consegue diferenciar se o seu cabelo está caindo ou quebrando?

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?

A queda de cabelo e a quebra dos fios são dois problemas capilares que afetam a densidade e resultam na perda de volume das madeixas, o que confunde muitas mulheres. Apesar de possuírem sintomas parecidos, os quadros são bastante diferentes e possuem causas distintas, o que também diferencia o tratamento dos problemas. Por isso, é importante saber identificar se seus cabelos estão caindo ou simplesmente se partindo. Identificando o problema, é preciso tratar os fios corretamente e recuperar a saúde e a densidade dos cabelos.

Uma dica rápida para saber é fazer uma avaliação em casa: puxe os fios levemente entre os dedos e verifique se eles caem com uma massinha branca na ponta. Se isso ocorrer, é porque está havendo queda e não quebra.

Queda de Cabelo

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?

A queda de cabelo pode estar ligada a problemas emocionais e hormonais. Especialistas afirmam que, normalmente, caem em média 100 fios por dia, uma quantidade para as pessoas que têm, em média, 70 mil fios de cabelo. Porém, quando a queda incomoda e parece anormal, é importante verificar informações com um dermatologista para que ele veja qual é a causa do problema e ofereça um tratamento específico. Geralmente, a calvície nas mulheres atinge a região da frente e as laterais do cabelo, não se espalhando por todo o couro cabeludo.

Em algumas mulheres, a queda pode ser a disfunção hormonal, devido a problemas na tireoide e na hipófise. Outras causas incluem estresse emocional, doenças crônicas como diabetes, câncer e dietas alimentares.

Um dos motivos para a queda é a Alopecia Androgenética (AAG). Esse problema faz com que os fios que estejam próximos à divisão central do cabelo fiquem mais escassos. Esse distúrbio fica mais evidente quando a mulher está se aproximando da menopausa, mas pode ser tratada com reposição hormonal.

Outro distúrbio que causa a queda de cabelo é o Eflúvio Telógeno Agudo (ETA) em que fios que antes cresciam muito entram na fase telógena (fase de repouso). Podem ser várias as causas que determinam o surgimento do eflúvio telógeno, como: pós-parto, interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas (com ou sem medicamentos).

Tratamento para Queda de Cabelo

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?

Para evitar que seus cabelos caiam, mantenha-os sempre fortalecidos e saudáveis, com produtos antiqueda e fortalecedores. Preserve sempre seus fios limpos e saudáveis, pois higienizá-los corretamente ajuda as madeixas a não se desprenderem da raiz com facilidade. Como a dermatite seborreica também favorece a queda, quem já foi diagnosticado com a doença pode utilizar shampoo anticaspa, que são indicadas para tratar o couro cabeludo e reduzir o problema.

Se houver ausência de vitaminas, experimente pantogar, biotina, e vitaminas e minerais para os cabelos. As vitaminas ajudam no fortalecimento, assim como medicamentos de aplicação local para auxiliar no crescimento dos fios e evitar a queda, tais como: minoxidil, avicis, finasterida e latanoprosta.

Experimente tratar com óleos essenciais, aloe vera e outros tratamentos naturais.

Caso a sua queda de cabelo não seja resolvida, procure um dermatologista, pois essa intensa frequência na perda dos fios pode levar à calvície. Hoje, alguns procedimentos clínicos já são feitos para solucionar o problema, como laser fracionado, luz infravermelha e microagulhamento.

Quebra de Cabelo

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?

A quebra pode ser notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os “toquinhos” dos fios. A quebra de cabelo acontece quando o fio não cai pela raiz e sim sofre algum estresse que o deixa enfraquecido. Fatores ambientais como o excesso de sol e de vento, mudanças bruscas de temperatura, o cloro da piscina e processos químicos podem deixar os fios quebradiços.

Outras causas da quebra: Procedimentos químicos como alisamento, tintura, relaxamento e escovações exageradas.

Tratamento para Quebra de Cabelo

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?

A maior causa para a quebra de cabelo é o uso de químicas inadequadas ou má aplicação de produtos por profissionais que não estão preparados.

Nesse caso, o melhor caminho é diminuir e até mesmo cortar o uso desses elementos, fazer hidratações semanais e reconstruções térmicas, que ajudam a nutrir os fios e deixá-los saudáveis novamente. Cabelos bem nutridos costumam ser mais maleáveis e não quebram tão facilmente.

Uma boa dica é investir em tratamentos mais eficazes como um cronograma capilar. Por se tratar de um tratamento a médio prazo, o cronograma capilar garante hidratação, nutrição, regeneração e proteção do fio, interrompendo a quebra.

Manter as pontas saudáveis também ajuda. Tratamentos com óleo de argan e jojoba nas pontas ajuda no fortalecimento.

Cuide dos fios na hora de lavar. Desembaraçar os cabelos apenas quando estiverem molhados para que o pente deslize nos fios sem quebrá-los. Use elásticos de tecido, sem partes metálicas, que podem deixar os fios enganchados e parti-los.

Diminuir o uso frequente de ferramentas de calor, como secador e chapinha, que fazem com que os fios fiquem mais fracos e suscetíveis à quebra, e sempre utilizar protetores térmicos.

Ao notar alguma diferença nos cabelos, é importante não deixar passar muito tempo e procurar um médico especialista. Ele será capaz de encontrar as causas dos problemas e oferecer as melhores soluções para seus fios.

107 comentários para “Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?”

  1. Avatar de Renatinha

    Hummm muito bom, eu tenho notado que meu cabelo está caindo muito, vou prestar atenção se a pontinha é branca. Provavelmente é queda porque eu nem faço química no cabelo

  2. Avatar de Aline

    Olá, eu estou com queda de cabelo, isso já faz alguns meses que meu cabelo está despencando, estão ficando ralinhos, estou usando um shampoo antiqueda mais não tá resolvendo

    1. Avatar de Andrea Cristine

      Não adianta ficar usando shampoo, tem que ir ao médico, que pode ser um clínico geral, não precisa ser necessariamente um dermatologista, pois muitos fatores fazem o cabelo cair, inclusive ferritina baixa.

  3. Avatar de Glaucia Nogueira

    Gostei do post, acho que o meu problema é quebra, muita tintura…faz 30 anos que pinto os cabelos

  4. Avatar de Carina

    vou prestar mais atencao,mas acho que o meu e quebra.

  5. Avatar de Haissa

    fiz progressiva e meus fios detonaram, estão picotados e arrepiados, estou desesperada, estão todos quebrados

    1. Avatar de Raquel Delis

      Vá num cabeleireiro fazer um tratamento

    2. Avatar de Andrea Cristine

      Às vezes só tem uma solução, vitamina T, de tesoura e muita paciência.

  6. Avatar de Angela Nx

    Tenho notado muitos fios no ralo, mas deve ser queda,

    Celisa amei o post

  7. Avatar de Valquíria

    Gostei das dicas

  8. Avatar de Elis

    Gostei muito dessa materia sobre a diferença entre queda de cabelo e quebra, tenho certeza que eu estou com os 2 sintomas. Mas deu para esclarecer bastante as duvidas que eu tinha. Obrigada!

  9. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    fala serio,tenho raiva do meu cabelo,ele e natural mas estar quebando muito,e caindo,tenho ate verganha de sair de casa por conta disso.nao sei o que faço e ne oque usar nele,
    para melhorar,

    1. Avatar de Janete Camargo

      Toma uma colher se sobremesa de óleo de linhaça todos os dias, seu cabelo vai se recuperar

  10. Avatar de Ana

    O meu é quebra mesmo! Há alguns anos venho percebendo esses fios com umas bolinhas brancas no ponto da quebra. As vezes observando as pontas vejo um fio com bolinha branca no meio e quando puxo o fio quebra exatamente naquele ponto. Como faço quimica há alguns anos, é totalmente compreensível. Mas isso melhorou muito com nutrição e é claro, umas “passadas de tesoura” de vez em quando, por que dar uma renovada, é preciso!!! 🙂

    Celisa, ótimo post! Nunca vi nenhuma matéria sobre o assunto. Parabéns!!!

  11. Avatar de Carla

    Legal o post Celisa! Obrigada 😉

  12. Avatar de Camila

    Oi Celisa, legal o assunto, gostei… o meu caso é um pouquinho dos dois, já notei que ele está quebrando, mas tb estou com queda.

  13. Avatar de Taninha

    Nossa meu cabelo estava caindo muito mesmo e até quebrando, pois faço uso de químicas, mas depois que comecei a fazer cauterização melhorou bastante. E agora faço somente reconstruçoes e depois que comecei a usar o óleo de argan na reconstrução até a queda está parando!!!

    Parabéns pelo post Celisa!!!

  14. Avatar de Rossane

    Estou com um pouco de quebra, pelo menos é melhor que queda.

  15. Avatar de Daniela S.

    Adorei o assunto!!! Estou com quebra de cabelo, vou começar a fazer hidratações…

  16. Avatar de Fer

    Como eu abuso um pouco das químicas eu estou com os fios meio quebradiços, até comprei o óleo de argan para passar, vou tratar melhor dos fios agora.

  17. Avatar de Milena

    já sofro com queda de cabelo a mais de 5 anos

  18. Avatar de Helena

    Bem legal o assunto, eu tenho essa dúvida e agora vou prestar atenção nos fios que caem.

  19. Avatar de Janete Camargo

    Tenho queda de cabelo e ouvi dizer que o óleo de linhaça é bom, alguém já testou? Comecei a tomar

    1. Avatar de Raquel Delis

      Eu tb já ouvi falar que é ótimo, vi a dermatologista recomendando o oleo de linhaça para queda no bem estar

  20. Avatar de Rose

    Acho que o meu caso é quebra e queda, vou o dermatologista. 🙁

  21. Avatar de Kelly Cristine

    Para quem está com queda de cabelo a minha sugestão é pantogar e anastin (loção) esses tratamentos me ajudaram muito

  22. Avatar de Letícia

    Já passei pelos 02 problemas, é assustador ver seu cabelo cair e se quebrarem devido a quimica. Mas, Graças a Deus passei em um bom dermatologista que prescreveu uma fórmula para passar no couro cabeludo e uma vitamina para tomar, ai diminuiu bastante a queda. E para resolver o problema da quebra, faço hidratação toda semana. bjos

  23. Avatar de Fátima

    Meu problema é a queda de cabelo, está caindo demais, alguém pode me ajudar? Não consigo descobrir a causa

    1. Avatar de Andrea Cristine

      Vá ao médico, não adianta fazer adivinhações e tão pouco tomar remédio ou vitaminas por conta própria, pior é usar só porque serviu pra outra pessoa.

  24. Avatar de Marta

    Nunca tive problemas com queda de cabelo, mas ultimamente tenho notado que ele está quebrando, fiz uma progressiva a pouco tempo, ai ai deve ser isso, que arrependimento.

  25. Avatar de Lu

    O meu problema é quebra, muita química 😳

  26. Avatar de Drika

    Eu estou com queda mesmo, tá horr´vel

  27. Avatar de Juliana Rocker

    Vou prestar mais atenção, mas acho que meu problema é queda…

  28. Avatar de Raquel Delis

    Oieeee, Celisa o post é muito bacana, eu não sabia direito essas diferenças. Tenho quase certeza que meu problema é queda de cabelo, pois já tenho a algum tempo, estou tratando com minoxidil e kerium, mas tb não sei a causa

  29. Avatar de Rosani Santana

    Vle pelo post, eu estava precisando dessa informação…..faz uma agora indicando qual melhor produto para quebra…rs bjs!

  30. Avatar de Samanta Andrade

    Eu uso óleo de argan quando noto que meus fios estão quebrando. Bepantol tb ajuda

  31. Avatar de Gracielli

    Adorei essa reportagem sobre a diferença de queda de cabelo para quebra de cabelo….esclareceu minhas dúvidas e agora já sei a diferença entre uma coisa e outra
    bjs

  32. Avatar de Denise Dal Gallo

    Recuperei meu cabelo com levedo de cerveja e semente de linhaça.Cresce bonito e a queda diminui muito.beijos

  33. Avatar de Syara Da Silva Tomaz!

    olá!essa dica me ajudou bastante a como manter meu cabelo com força e brilho,meu cabelo tem uma facilidade muito grande de quebra e só ficar os toquinhos ao meio….já não sei mais o que faço com essa reação sempre

  34. Avatar de Josy

    Sempre tenho queda de cabelo,utilizo shampoo ant queda,mais deixa meus cabelos muito ressecados .

  35. Avatar de Moní

    ÓTIMO POST !!!!!!!!!!!!!! MUITO LEGAL MESMO 🙂

    PARABENS CELISA.
    BJS

  36. Avatar de Rubia

    Eu estou com o cabelo quebrando… resultado de luzes seguida de progressiva, ai como me arrependo, essa progressiva detonou meu cabelo.

  37. Avatar de Maria Silva

    estou notando mais quebra no cabelo e estou assustada pode o cabelo ao se quebrar aos poucos cair todo cabelo ao ir se quebrando . aguardo respostas. 😳 😳

  38. Avatar de Ana

    Resolvi o problema da quebra com nutrição. Usei ótimos produtos de hidratação e nada dava resultado (nem kerastase!). Estava super desanimada quando li um post aqui e os comentários eram sobre óleo de coco extra virgem. Fui a uma loja de produtos naturais e comecei a fazer nutrição nos fios com o óleo, as vezes misturados ao creme (bem pouquinho pra não pesar) e outras com o óleo puro, morninho. Isso e uma cortadinha de leve, recuperaram meus fios detonados de guanidina e duas escovas London. Espero que ajude a vcs!

  39. Avatar de Ale

    Legal o post, gostei, estou com queda de cabelo

  40. Avatar de Cerise

    Estou com meus cabelos ressecados e quebradiços, vou investir nas hidratações

  41. Avatar de Hérica

    Eu estou com queda de cabelo, está terrível

  42. Avatar de Geovana Camargo

    Meu problema é alopecia difusa

  43. Avatar de Rosana

    O meu cabelo tava muito quebradiço, daí eu o cortei estilo Rihanna fiquei linda e resolvi o problema. Agora só falta a tatoo!

  44. Avatar de Jussara

    shalom!” boa tarde, o meu cabelo ele sofre muito com quebras, e eu não sei mais o que eu faço, antimamente ele sofreu uma queda misturado com quebras, se alguém já passou por algo parecido, gostaria de saber o que fazer.

    se possivel mim ajude.

    obrigada pela atençao, e DEUS ABENÇÕE.

    o meu email é sarahjussara@ig.com.br, qualquer ajuda é bem vinda.

  45. Avatar de Rubia

    Gostei de saber essas diferenças, valeu, vou observar os fios que caem

  46. Avatar de Thais

    Oi celisa.. Seu blog é muiiito bom, leio quase todos os dias…rsrs..
    No meu caso a queda de cabelo foi devido ao tratamento de uma tuberculose que eu tive no meio do ano passado… Um dos efeitos colaterais foi a queda de cabelo. Fiquei preocupada, mas meu médico me tranquilizou e disse que era por conta dos medicamentos… Ele caia demais ainda mais quando eu lavava e depois penteava…ficava uma semana sem sequer pentear por medo…rsrs.. Como ele era volumoso não ficou falho (graças a Deus) mas ficou ralinho tadinho rsrs que tive que cortar na altura do pescoço.. Mas agora ta crescendo de novo firme e forte!!
    Bjoss

  47. Avatar de Cristina

    Meu cabelo está com quebra, mas com muita paciência, hidratações, cauterização e tesoura ele vai se recuperando, valeu o post, amei, bjs.

  48. Avatar de Rcc

    para salvar minha mae de um avc tive muito stres e fiquei com alopecia areatra , mas salvei, como faco para curar essa alopecia

  49. Avatar de Izaltina M. Ferrari Okasako

    Eu estaou com muita queda , falata vitaminas , ou puro extresss, vi todos os comentarios adorei varias ideias , agurdo um resposta beijos Iza

  50. Avatar de Carine

    Aqui eu consegui entender o motivo do meu cabelo cair. Meu filho de 4 anos fez tratamentos com quimioterapia, e eu sempre tenho muito contato com ele. Perguntei a médica e ela deu a total certeza que poderia ser as quimioterapias que ele andava fazendo, ou até os remédios que ele hoje em dia toma. Só não sei, se o fato de eu ter alisado o cabelo no começo do ano acelerou o processo e quando foi final de Fevereiro meu cabelo estava quebrando muito, mas bem próxima a raiz. Sei o quanto é pior o uso da chapinha, mas eu faço 1 vez por semana, e no dia que lavo, eu costumo fazer uma massagem. Já notei que meu cabelo quando está sem a chapinha ele caí bem mais, provavelmente pela facilidade de embaraçar. Obrigada pelas dicas, ajudou muito.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva