Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Oi meninas, hoje vou iniciar uma nova seção de posts no site, espero que vocês gostem. A série se chama “qual a diferença entre” e irá esclarecer dúvidas e ressaltar os contrastes sobre os mais diversos conceitos.

O assunto de hoje é a diferença entre tinta permanente e tonalizante, assunto que causa muita confusão e sempre gera muitas dúvidas.

Tintura Permanente

A tintura permanente age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de maneira permanente. A coloração permanente contém amônia e não é compatível com todo tipo de química (hênna, hennê, hidróxido de sódio entre outras químicas). Ela abre até 2 tons a cor dos cabelos naturais e cobre 100% dos fios brancos.  Tudo porque ela age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. Por ter amônia, a cor dura por mais tempo. Os cabelos que são lavados com mais frequência, desbotam mais rápido.

A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e os substitui pela cor desejada, pois contém amônia e outros oxidantes, que faz com que o pigmento fixe por mais tempo nos fios. Para se fixar nos fios, a tintura modifica a estrutura do cabelo, pois ela a cutícula, elimina os pigmentos naturais dos fios e os substitui por outro com a cor desejada.

A tintura tanto cobre os fios brancos completamente como também clareia ou escurece os cabelos. Por causa da química, é preciso cuidado se for fazer algum outro procedimento químico nos fios enquanto pintados, pois pode haver incompatibilidade de ativos.

Como tem uma composição química mais forte, a tintura pode ressecar os fios e deixá-los ásperos, coisa que não acontece com o uso de tonalizante.

Vantagens da tinta: deixa os tons fortes, a cor intensa e uniforme; cobre 100% de fios brancos; os fios podem ser clareados; possui efeito duradouro.

Desvantagens da tinta: é necessário retoque da raiz após 20 ou 30 dias; em caso de aplicação de química, é preciso fazer uma avaliação da compatibilidade dos fios; é bem mais agressiva e resseca mais; deve ser evitada em cabelos já ressecados; se não gostar do tom aplicado, é preciso esperar cerca de 7 dias para fazer uma reaplicação.

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Tonalizante

O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como “maquiagem”, ou seja, desbota a medida que se lava o cabelo. Não possuem amônia em sua composição. Por isso, os pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração. Eles também não clareiam os cabelos! São menos agressivos e indicados para alguns cabelos quimicamente tratados.

O tonalizante dá mais brilho porque é menos abrasivo. Apesar de o tonalizante semi-permanente não conter amônia, contém oxidante em sua formulação. Trata-se daquela famosa emulsão reveladora que acompanha o tubinho de tinta. O tonalizante banho de brilho além de não conter amônia, também é livre de oxidantes. É um produto bem suave, sem grandes contra-indicações. Ele serve para realçar a cor e dar um banho de brilho aos cabelos.

Vantagens do tonalizante:  os tons de tonalizantes são bem suaves; a fórmula não contém amônia; sua duração é de 20 a 25 lavagens; é compatível com qualquer química; dá brilho e não resseca os fios; cobre cerca de 40% dos fios brancos; se o resultado for insatisfatório, o produto pode ser reaplicado.

Desvantagens do tonalizante: curta duração; cobre parcialmente os fios; não clareia e nem escurece os fios.

192 comentários para “Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante”

  1. Avatar de Laudinéia

    Bacana, sempre quis saber essas diferenças 😆
    Uso tonalizante para dar brilho, ainda não tenho fios brancos.

  2. Avatar de Drika

    Adorei o post celisa, agora estou curiosa para saber os outros assuntos 🙂

    Estou usando tonalizante e estou adorando

  3. Avatar de Fer

    Amei Celisa, esse assunto muito me interessa, vivo mudando a cor dos meus cabelos. Uso tintura misturada com creme, fica bem legal, já usei tonalizante tb, mas só para manter a cor, quando se quer trocar precisa ser tinta

  4. Avatar de Geisa

    Adorei o post, continue fazendo… sempre tive duvidas mesmo a esse assunto.

  5. Avatar de Marcia Mirelly

    🙂 adoreiii tirei muitas duvidas.

  6. Avatar de Carol

    😆 Adorei. Super interessante.

  7. Avatar de Cris

    legal…eu não sabia a diferença!

  8. Avatar de Wania Regina De Souza

    Oieeee!!!!

    Amei o post…

    De fato tonalizante é bem menos agressivo mas já para cobrir os brancos ou para alguem que lava muito o cabelo tipo todos os dias recomendo a tintura permanete…As tinturas:mesmo permanentes oferecem uma linha de tratamento conjunta que funciona muito e não agride tanto assim os fios, não…Vale os cuidados que se precisa ter após para manter a hidratação brilho e resistência dos fios.
    Beijuuu.

  9. Avatar de Carina

    muito interessante,minha mae tem fios branco e sempre pinta com tonalizante,vou falar para ela usar tintura agora.

  10. Avatar de Letícia

    Eu preciso usar tinta mesmo, pois com 37 anos já estou cheia de fios brancos, o tonalizante não me ajuda… gostei do texto

  11. Avatar de Camila

    Uso tinta misturada com creme, para dar banho de brilho, mas uso o mesmo tom dos fios… fica bem legal, vou testar usar um tonalizante

  12. Avatar de Rossane

    Uso tonalizante, adoroo, o cabelo fica novo, gostei dessa expressão que tem função de maquiagem dos cabelos

  13. Avatar de Bianca Santos

    Amei a ideia, sempre quis saber essas diferenças… obrigada!

  14. Avatar de Ionara Dos Santos

    Legal tem uma grande diferença entre uma e outra para quem pinta suas madeixas em casa tem que ficar ligada bjs …

  15. Avatar de Patricia

    Amei este assunto……
    Mas tenho uma duvida:
    O famoso banho de brilho, eu comprei um tintura (que vem em uma caixinha com outros acessórios) e comprei o creme hidratante branco mas na hora de misturar não sabia se era só o tubinho de tinta com o creme hidratante ou se tinha que misturar o tubo de tinta com o tubo que tinha um liquido branco + o creme hidratante….
    Aguem pode me ajudar?
    😉

  16. Avatar de Rô

    Adorei o post, no momento estou usando tonalizante, acho menos agressivo e até mais prático, tenho poucos brancos 🙂

  17. Avatar de Aline Souza

    Parabéns pela nova seção!! Muito show!!!

  18. Avatar de Andreia

    Celisa amei essa nova seção e já estou anciosa pelos próximos assuntos.

    Uso tonalizante a cada mes para dar um up nos fios, mas não é para cobrir brancos…

  19. Avatar de Glaucia Nogueira

    Olá amei o artigo, uso tinta permanente a muitos e muitos anos, adorei saber as informações

  20. Avatar de Adriana Prado

    Fico pensando o que usar quando não conseguir mais cobrir os brancos com henna. O fato de retocar raiz me parece “chato”, já que se não retoca fica muito feio, gritante.
    O uso do tonalizante também deixa a desejar, não cobre totalmente os fios brancos, por outro lado agride menos.

    Ou seja, o que será dos meus fios brancos? E ainda tem profissional que não aprova henna por ser cancerígena(??). Dúvida cruel.

    Beijo

    1. Avatar de Telma

      Adriana, acho que está completando 8 anos que uso a henna, que história é essa que causa cancer? Nossa nunca ouvi falar nisso, conheço um mo0nte de gente que usa e ninguem falou em cancer… estou com medo agora.

      1. Avatar de Telma

        Ahhh já tenho muitoooos fios brancos e cobre bem, é que uso cor escura…

        1. Avatar de Vanessa Little
        2. Avatar de Adriana Prado

          Telma!

          Tem uma profissional aqui que sempre me faz este alerta. Uso a henna Himalaya faz alguns anos também (acho que 8 anos), estou satisfeita e nunca procurei saber mais detalhes porque não acredito muito nisso.
          E se formos nos preocupar com o que causa câncer, não comemos, não bebemos e nem sorrimos, rsrss. Procuro hábitos saudáveis, mas isso não pode ser “neura”.

          Beijo

    2. Avatar de Rosário

      Adriana usa tinta normal, porque não?

      1. Avatar de Adriana Prado

        Rosário!

        Não gosto da tinta porque tenho poucos fios brancos. A henna agride menos os fios e cobre bem os brancos tonalizando levemente os fios pretos. À medida que a henna vai saindo, mantém um pouco de cor nos fios e a raiz fica branca.
        Já a tinta, a raiz toda “grita” pedindo tinta urgente, rsrss.
        Penso que quando os fios brancos aumentarem, não valerá a pena o uso da henna, então, aí sim, passarei pra tinta com dor no coração, rsrss.

        Beijo

  21. Avatar de Rubia

    Não entendo porque as mulheres não querem usar tinta, ela é a mais eficiente para fios brancos… é só usar tinta boa e cuidar bem dos fios, não há nada de errado com a tinta… uso a da alfaparf e meu cabelo não é nada ressecado, é super saudável.

  22. Avatar de Lidiane

    Adorei o tema, sempre tive dúvidas, ainda tenho os cabelos virgens, mas logo vou usar alguma coisa, só ainda nao sei o que… como quero clarear acho que será tinta…

  23. Avatar de Telma

    Excelente artigo, amei… uso o intermediário, a henna, estou bem satisfeita com o resultado.

    1. Avatar de Elis

      gostei de saber a diferença entre tonalizante e tintura, pois o tonalizante é menos agressivo apesar de durar 25 lavagens.

  24. Avatar de Simone

    Eu uso o tonalizante da Richesse que conheci aqui no blog, gostei muito porque meu cabelo estava muito danificado por conta de luzes que fiz no ano passado, não queria usar a tintura permanente, estou fazendo também um tratamento com dermatologista, pois estava com queda de cabelo, então estou gostando muito do tonalizante que cobre um pouco os fios brancos e faz um tratamento de brilho nos cabelos.

  25. Avatar de Marta

    Já usei os dois, aliás usei henna tb…

    Hj só estou com a tintaura permamente, mas como meu cabelo era oleoso, meu cabelo não resseca e enem danifica com a tinta, sorte minha

  26. Avatar de Izabela

    🙂 amei a resenha

  27. Avatar de Nathália

    Gente pelo amor de DEus que historia é esse que henna causa cancer???? Uso a muitos anos…

    1. Avatar de Vanessa Little

      Ela deve estar confundindo com outras tinturas em pó que contém chumbo, como algumas que já foram até retiradas do mercado, como: Bigen, Natucor, etc. Mas hoje em dia já está prioibido e elas não contém mais. e só dar uma olhada.

      Mas a Henna verdadeira não contém chumbo.

  28. Avatar de Vanessa Little

    Olá Celisa, meninas e meninos!

    Eu já usei muita tintura, mas realmente, tem que ter muito tempo disponível para cuidar, pois além de ressecar ainda tem que ficar retocando, e deixar a tintura sair, é meio chatinho. Pelo menos pra mim, não serve…rs

    Já usei tonalizantes, mas acho bom ressaltar que os fabricantes colocam na capa: “sem amônia”, mas eles têm vários compostos químicos que são prejudiciais! Inclusive alguns contém chumbo! Esse sim, cancerígeno.

    Eu faço luzes ou mechas de vez em quando e quando elas clareiam demais por conta do sol ou não ficam exatamente como queria, passo Henna Castanho dourado e fica ótimo, pois no restante dos meus cabelos castanho escuro fica só o brilho e “pega” só nas luzes.

    Eu ainda não tenho fios brancos, mas minha mãe tem bastante. ela usava uma tintura e falei pra ela usar Henna, pois como não são em todo o cabelo ía ficar um efeito reflexo. E não é que ficou ótimo? Ficou bonito. E ela lava semrpe o cabelo após a hidro e eu após academia e usamos as duas o frasco uma vez por mês.

    Valeu muito a pena. Fica a dica de algo mais natural e prático (nem precisa misturar nada)

    1. Avatar de Adriana Prado

      Vanessa Little!

      Então, uma profissional aqui (na verdade não é ela que aplica henna no meu cabelo, faz minha sobrancelha) me diz exatamente isso, que os fabricantes não admitem chumbo na henna. Eu continuo usando, rsrss. Aliás, estou indo agora fazer isso.

      Beijo

      1. Avatar de Vanessa Little

        Mas vc viu a resposta da Surya brasil?! eu achei bem verdadeira! E ainda tem vários links e associações ambientais que fazem parte. Acredito bem mais neste monte de certificados do que na falácia de certos cabelereiros…

        http://www.reclameaqui.com.br/1627148/surya-henna-brasil/existe-chumbo-na-henna-po-surya/

        Até pq o quanto de cabelereiro “mal informado” tem por aí… Quantos ainda usam formol nos produtos ou outras químicas e dizem que nada vai acontecer… aff

        1. Avatar de Adriana Prado

          Eu vi a resposta da Surya Vanessa. Eu não sei quais são os ingredientes da henna Himalaya, acredito que seja um pouco diferente, porque a Surya não pega no meu cabelo de jeito nenhum.
          Nunca tentei saber destes ingredientes e acabo de enviar e-mail para empresa. Espero que respondam e vou conferir com a Surya.

          Obrigada.

          Beijo

          1. Avatar de Vanessa Little

            É, também acho que deve mudar de uma empresa pra outra.
            E se a Surya não pega e essa pega, talvez tenha algum químico a mais. Mas creio que não seja chumbo, pois a Anvisa já o proibiu ainda nos anos 90.

            Nos meus cabelos só pega onde fiz as luzes. No restante fica o brilho só. Mas eu gosto do resultado sutil.

            Depois posta aqui a resposta!
            bjs

  29. Avatar de Vanessa Little
  30. Avatar de Luisa

    Já usaram a tinta da Keune? É maravilhosa, deixa os cabelos lindos e com um brilho incrível.

  31. Avatar de Iolanda

    Achei que a maioria usava tinta, me surpreendi com a enquete.

    Adoreisaber direitinho das diferenças, eu uso tinta e prefiro tinta.

  32. Avatar de ágatha

    Amei a nova seção do site, ansiosa pelos outros temas 🙂

    Uso tonalizante da Richesse, faço luzes e uso tom para matizar.

  33. Avatar de Raquel Santos

    Já usei tonalizante, mas para mim que lavo o cabelo todos os dias é desvantagem… Tem que ser tinta mesmo. Ainda mais pq estou sempre mudando de cor, ai só a tinta para dar conta…

    Bjos!!!

  34. Avatar de Francsica Alves Ferreira

    Adorei o artigo.

  35. Avatar de Ametista

    Adorei saber das informações, logo vou usar tonalizante

  36. Avatar de Zenaide

    Gostei muito das orientacoes sobre tintura e tonalizantes agora sei escolher o que e melhor p meu cabelo.

  37. Avatar de Alessandra Castro

    ADOREI CELISE!!. Use tonalizante, isso já fazem 20 anos, pq desde os meu 18 anos já tinha fios brancos, e como tenho alergia a tintura, optei pelo tonalizante, mas só agora entendi pq a duração é tão curta, e cobre muito pouco os fios brancos, pra dizer a verdade, acho que funciona mesmo somente na primeira semana , q é 100%, o q está me deixando cismada, é q a raiz está diferente das pontas, e olha q passamos na raiz e no final trazemos para as pontas, mas as pontas estão mais claras. Uso o colour touch. Semana q vem vou tonalizar de novo, se alguem tiver alguma sugestao de como durar mais e acertar a cor como um todo, eu agradeço. Bjos

  38. Avatar de Maria Aparecida Vieira

    valeu vou esperimentar para ver como fica nos meus cabelos ok depois eu conto se costei

  39. Avatar de Maria Aparecida Vieira

    😆

  40. Avatar de Rosário

    Uso tinta nos cabelos a mais de 15 anos, meus cabelos estão ótimos. É só usar tinta de qualidade e usar produtos específicos.

  41. Avatar de Andréa Mattos

    😮 : uso tonalizante!!! mas quero passar usar tinta, dizem que a melhor é a da REVLON, alguém já usou?

  42. Avatar de Lucy

    Olá!
    Tenho muitos fios brancos. Sou alérgica demais. Faço uso de Creme hena Surya.
    Nunca tive reção alguma. O que tem a me dizer? Obrg.

  43. Avatar de Renatinha

    Esclareceu minhas dúvidas… por isso amo esse blog.

  44. Avatar de Denise

    Legal … esclareci dúvidas que tinha sobre a diferença entre os dois. Queria que vc esclarecesse uma coisinha – Como fazer corretamente o retoque de fios brancos. Obrigada e bjks

  45. Avatar de Rosi

    Boa noite, Celisa.
    Sempre relaxei meus cabelos e por isso tinha medo de pintá-lo. Há pouco tempo descobrir o tonalizante, que realmente não danifica os cabelos e dá brilho. E como, sempre, você tirou todas as minhas dívidas, ajudou muito, obrigada.

  46. Avatar de Cláudia

    Ótimo post! 😀

  47. Avatar de Osmarina

    que legal, esse foi o tema que pedi na enquete que vc fez a uns meses atras, agora sim ,tenho meus questionamentos super bem respondidos .obrigada ! vc é dezzzzzzzzz! bjs.

  48. Avatar de Onicia

    olá eu gostei da matéria
    gostaria de saber se quem usa guanidina
    pode usar tintab

  49. Avatar de Simone Veiga

    ADOREI!!!! a explicação da diferença entre tintura e tonalizantes foi bem clara e objetiva. 😉

  50. Avatar de Tâninha

    Amei a matéria, bem explicada!
    Bom eu sempre usei tintura da Loreal, só que resolvi mudar e comprei Alfaparf Alta Moda cor Rubi. Alguém já usou essa marca e gostou? Pois é uma marca bem falada e ainda vou usar. Posso colocar creme de hidratação nessa tinta e como faço?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva