Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a diferença entre Colágeno tipo 1 e tipo 2?

Qual a diferença entre Colágeno tipo 1 e tipo 2?

O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. O colágeno também é muito importante para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

Existem 2 tipos de colágenos.

Colágeno Tipo 1

Qual a diferença entre Colágeno tipo 1 e tipo 2?

A partir dos 30 anos, as mutações (acumuladas pelo ambiente e alimentação), somadas ao declínio natural da produção das células, causam uma estrutura mais flácida da pele.

A ingestão diária de um suplemento de colágeno repõe e ainda estimula a produção de colágeno pelo próprio organismo. Dessa forma, aumenta a elasticidade da pele e previne o aparecimento de rugas. (Lembrando sempre que, para retardar os sinais de envelhecimento de forma efetiva, é necessário sempre priorizar uma rotina saudável.)

O colágeno tipo 1 é formado a partir do rompimento de moléculas de proteína, processo que dá origem a substâncias menores, mais facilmente absorvidas pelo intestino humano. É retirado da cartilagem óssea de bois e frangos, mas também é encontrado em outros animais.

É uma fonte proteica, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades como um alimento funcional para melhora da saúde e qualidade de vida.

Colágeno Verisol

O colágeno Verisol é um colágeno do tipo 1 que passou por hidrólise, ou seja, foi fragmentado para facilitar sua absorção. O diferencial do Verisol (em relação a outros colágenos hidrolisados) são os peptídeos (subunidades de proteína) que o tornam mais efetivo no retardo do envelhecimento e melhora da saúde da pele.

Verisol é indicado para indivíduos que desejam investir em seu bem-estar físico, restaurar a jovialidade e prevenir o envelhecimento da pele.

Este tipo de colágeno atinge as células das camadas mais profundas da pele, atuando onde cosméticos não são capazes de atingir, oferecendo uma ação antiaging de “dentro para fora”.

Benefícios do Colágeno tipo 1

  • Melhora a firmeza da pele
  • Aumenta a elasticidade da pele
  • Deixa a pele mais bonita e jovem
  • Fortalece as articulações
  • Fortalece as unhas e o cabelo
  • Ajuda no tratamento da osteoartrite
  • Ajuda no processo de cicatrização

Colágeno Tipo 2

Qual a diferença entre Colágeno tipo 1 e tipo 2?

O colágeno tipo 2, por sua vez, é originado a partir de outro processo. Também chamado de colágeno não-desnaturado, suas moléculas não são quebradas, diferentemente do colágeno tipo 1. Sua formação se dá em temperaturas mais baixas, o que faz com que a molécula não se rompa.

O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente maioritário presente nas cartilagens.

Assim, uma das formas de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e, principalmente, aliviar os sintomas, é o uso de suplementos a base de colágeno tipo 2, que reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo e melhorando a saúde das articulações.

Benefícios do Colágeno tipo 2

  • Doenças articulares autoimunes, como osteoartrite
  • Inflamação de articulações
  • Lesão em cartilagens
  • Artrite reumatoide
Qual a diferença entre Colágeno tipo 1 e tipo 2?

Como usar o suplemento de colágeno?

Colágeno Tipo 1

Pode iniciar o uso a partir dos 30 anos. A dose recomendada é cerca de 10 a 25 g por dia. O ideal é que se faça a ingestão junto com vitamina C para potencializar os efeitos no organismo.

Colágeno Tipo 2

A recomendação é sempre preventiva. Assim, o colágeno tipo 2 costuma já ser recomendado a partir dos 25 anos para todas as pessoas. Já a partir dessa idade sabe-se que ocorre o desgaste natural das articulações. A dose recomendada é cerca de 40 mg.

Vale lembrar que os dois tipos de colágeno podem ser usados juntos, um complementando a ação do outro.

2 comentários para “Qual a diferença entre Colágeno tipo 1 e tipo 2?”

  1. Avatar de Gerbi Luiz De Lucas

    EXCELENTE CONTEÚDO

  2. Avatar de Marci

    O colágeno hidrolisado ou Tipo 1, pode ser ingerido de 500mg a 10g ao dia, que não é fragmentado e por isso a dosagem máxima é maior, não sendo ideal a ultrapassar a 10g ao dia.
    Já o Verisol, a dosagem correta é 2,5g ao dia por ser peptídeos de colágeno com a molécula mais fragmentada com maior absorção.
    Colágeno Tipo II – 40mg ao dia para humanos

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva