Para a mulher que gosta de se cuidar

Quais as diferenças entre creme diurno e noturno?

Quais as diferenças entre creme diurno e noturno?

Sempre que comentamos aqui no blog sobre tratamentos faciais, produtos anti-idade, discutimos sobre quais devem ser usados de manhã, ou a noite… Mas você já se perguntou porque existem cremes específicos para dia e noite?

Na rotina da mulher moderna já estão incorporados os rituais de beleza, como cuidar da pele, cabelos, fazer as unhas, maquiagem… São tantas as demandas que, muitas vezes, alguns cuidados passam despercebidos. Um deles costuma ser com os cremes para o rosto, já que existem cremes só para uso diurno e outros apenas para uso noturno.

Quando o assunto são os cremes diurnos e noturnos, muita gente acaba ignorando as recomendações de uso, o que pode ser ruim para a pele. Além de comprometer os resultados do tratamento, utilizar o creme noturno de dia ou vice-versa pode causar manchas e irritações, já que os cremes noturnos, por exemplo, não possuem fator de proteção solar.

Creme Diurno

O creme do dia tem a função de proteger a pele para enfrentar a correria do dia-a-dia, combatendo radicais livres gerados pela radiação solar, de luz e poluição. Eles devem fornecer energia às células para que suportem o estresse gerado por esse excesso de toxinas produzidas diariamente.

Como a pele é um órgão de proteção, ela fica mais suscetível à ação de agentes externos durante o dia. Por isso, a proposta dos cremes diurnos é reforçar a camada protetora da cútis a fim de combater a desidratação. Se a pele não é protegida da ação dos agentes externos, ela fica cada vez mais desidratada e ganha um aspecto envelhecido, pois sem água, não há vida para a pele.

Os cremes diurnos normalmente têm ação fotoprotetora, agindo contra os efeitos dos raios ultravioletas e com os danos causados pelos radicais livres.

De mogo geral, os cremes diurnos são mais leves e podem trazer oleosidade à pele se usados fora de hora.

Para assegurar a eficácia dos produtos de uso diurno, é essencial limpar bem a pele, deixando-a livre de qualquer resíduo.

Quais as diferenças entre creme diurno e noturno??

Creme Noturno

Eles são mais nutritivos e estimulam a renovação celular. Geralmente esses cremes possuem ácidos e outros ativos que são fotossensíveis, ou seja, não podem ser usados durante o dia, já que podem causar irritações e manchas quando expostos ao sol. Pelo fato de não possuírem filtro solar na fórmula, os cremes noturnos costumam ter mais ingredientes e, por isso, são mais eficientes como hidratantes, garantindo a suavidade e maciez da pele.

Cremes à base de Vitamina C também podem ser usados durante a noite. É um ótimo anti-idade para as mais novinhas que ainda não usam ácidos ou formulações mais pesadas no período noturno.

O creme noturno precisa ter ativos que potencializem a renovação celular, pois é durante o período da noite que as células estão mais aptas a se renovarem e absorverem os nutrientes, repondo as defesas e a imunidade para o dia seguinte.

É durante a noite que a pele fica mais receptiva e pronta para receber os nutrientes que irão ajudá-la a restaurar e revitalizar a aparência. Por isso, assim como com os cremes diurnos, é tão importante que a pele esteja completamente limpa, para que todos esses nutrientes possam penetrar melhor na pele.

Agora você já sabe, para que o resultado do seu tratamento seja eficaz, leia sempre as instruções de uso do seu produto.

46 comentários para “Quais as diferenças entre creme diurno e noturno?”

  1. Avatar de Sabrina

    Achei interessante, sempre tive essa dúvida 😉

  2. Avatar de Joseane

    Eu confesso que já fiquei na dúvida, mas não dou muita importancia a isso, mas agora vou prestar mais atenção nos produtos.

  3. Avatar de Camila

    maravilha, adorei saber as diferenças…

  4. Avatar de Bianca

    Mas a vitamina C pode ser utilizada de manhã tambem né?

    1. Avatar de Raquel Delis

      É melhor usar a noite, mas pode usar de manhã tb.

  5. Avatar de Iolanda

    Adorei o post, sempre tive essa duvida, estou para comprar a linha renew completa e tem creme noturno e diurno… e o serum eu posso usar de manhã também?

    1. Avatar de Raquel Delis

      É só ler as instruções do produto, geralmente serum, usa-se de manhã e a noite.

  6. Avatar de Joscimara

    Muito bom. Eu uso o Diurno e Noturno da Mary Kay é fantástico.

  7. Avatar de Nilva

    Ola!!

    Estou usando o quarto vidro de Liftactiv Serum 10..o resultado é surprendente…Vale a pena.

  8. Avatar de Flavia Regina

    Que bom que estou fazendo tudo certinho !!! Eu uso a linha Olay Regenerist, Total Effects e Absolut Repair da Lóreal, sempre intercalo o uso deles.

  9. Avatar de Andréa Mattos

    Nossa estava fazendo errado, teho um creme noturno que eu estava usando de manhã antes do protetor solar… vou parar já, obrigada por nos informar.

    1. Avatar de Raquel Delis

      mas se diz que o creme é noturno, porque vc usa de manhã?

  10. Avatar de Antonieta

    bacana! mas nem todos os cremes dizem no rótulo o horário de usar…

  11. Avatar de Neide Maria

    Boa tarde!
    Muito bom saber tudo isto ainda bem que estou fazendo certinho, pois estou usando o diurno e o noturno.Ótimo post!
    Beijos…

  12. Avatar de Glaucia

    Muito bom saber dessas dicas, vou prestar mais atenção no uso dos meus cosméticos. Estou usando um creme a base de vitamina C da SVR muito bom, estou usando a noite, está certo?

  13. Avatar de Carla

    Olá Celisa e meninas!

    Muito bem esplicadinho, legal!

  14. Avatar de Gilzelia

    Olá meninas,

    Muito bom o post de hoje, eu uso a linha Renew da Avon e tomo o maior cuidado com os horários diurnos e noturnos inclusive a limpeza da pele antes da aplicação que é muito importante.
    Bjs

  15. Avatar de Andressa

    Eu tb uso a linha renew reversalist, e tem a linha completa diurno, noturno, serum e olhos… está tudo bem explicado, não tem como errar.

  16. Avatar de Maria Imaculada Moraes

    Eu sempre me fiz esta pergunta. Qual a diferença do creme para o dia e para a noite.
    Gostei muito de saber. Obrigada,

  17. Avatar de Raquel Delis

    oieee, muito bom o texto, gostei de saber mais sobre esse assunto, valeu celisa, bjão

  18. Avatar de Nilceinha

    Muito boa sua explicação, é importante esta diferença principalmente pelo nosso clima, parabéns.

  19. Avatar de Josiane

    Olá!
    Muito bem explicado, eu sempre uso creme noturno e diurno (Solutions clareador da Avon que apesar de nao ter sentido que clareou a pele grandes coisas ele hidrata muito bem a pele; para o dia Natura Chronos Hidra FPS 30 eu ja gostei mais dele agora sinto que minha pele fica oleosa conforme passa o dia).
    Aliás um grande problema é encontrar um hidratante com FPS maior que 30 que nao seja oleoso. Alguem tem alguma dica boa e barata?

  20. Avatar de Aninha

    interessante! Gostei 😉

    1. Avatar de Cristiane

      Amiga td bem? Eu uso da renew solar advance 50 fps é otimo, textura seca

    2. Avatar de Denise

      Cenoura e bronze fator 70.
      😉

  21. Avatar de Márcia

    adorei a dica

  22. Avatar de Lu

    Sempre tive essa dúvida, valeu.

  23. Avatar de Genycalicchio

    Trato bem a minha pele…todos os dias eu tenho o prazer de hidrata-la a noite com bons

    cremes ,pela manhã não saio se casa sem um protetor solar, pois ajuda a ficarmos com a

    pela livre das manchas de sol. 🙂

  24. Avatar de Joice Duarte

    Adorei o Post, é uma coisa que pensando bem é um conhecimento muito valioso, e pra mim vai ser muito útil, pois sou revendedora de cosmético e é uma informação valiosa pra apresentar para a cliente na hora de estar escolhendo um creme determinado para sua pele, pois apresentando os benefícios que cada um traz ela vai ter mais segurança para adquirir o produto.

    Parabéns! beijos

  25. Avatar de Euclesia Dos Santos Honwana

    Oi!
    Podiam mandar algumas marcas de cremes diurnos e nocturnos?

  26. Avatar de Roseny S Evangalista

    valeu mesmo pela dicas,vou passar a usar esse creme noturno, 😀

  27. Avatar de Nic

    gostaria de saber de algum creme de tirar manchas no rosto

  28. Avatar de Adriana Prado

    Gosto muito do meu arsenal de produtos diurnos e noturnos. Faço questão de usar cada produto de forma correta pra garantir o efeito prometido.

    Beijo

  29. Avatar de Carol

    Muito bom… essa é uma duvida muito comum, eu mesmo achava que não tinha tanta diferença assim 😀

  30. Avatar de Edna Duarte

    Obrigada pela explicação…por isso que eu sou fã de vcs, todas e qualquer dúvida q temos de qualquer coisa ou assunto vcs mandam muito bem….Parabéns

  31. Avatar de Sônia Maria

    😉 Interessante que não costumo abrir em páginas sobre cremes, o fiz hoje bem aleatoriamente, e não é que gostei e que também a matéria tem tudo a ver com o que eu sempre imaginei! Bem, as condições nunca me permitiram comprar cremes, e faz muito pouco tempo que os uso, não com muito critério ou mesmo os que me enchem os olhos, mas, acredito que passei a limpar pelo menos o pó compacto, o sabonete facial, e minha filha além de me presentear um produto da DERMÔ facial para o dia, me incentivou a comprá-lo caso eu viesse a me dar bem! Ele já acabou, e amanhã pretendo providenciar outra bisnaga! O que gostei mais foi sentir que as olheiras suavizaram! Fico por aqui, parabéns, sucessos!

  32. Avatar de Lucimaria

    Eu já usei muito o da natura 30+, mais deixei de usar justamente por que deixava minha pele de MISTA a muito oleosa e eu não gosto dá uma sensação de Jovem relaxada, então parei de usar o creme ante idade, passei a usar o da Nivea mais o que limpa e hidrata ao mesmo tempo eu gosto muito, mais gostaria de sugestão de vocês a respeito do creme noturno, estou querendo comprar o da NIVEA me parece bom, mais como não vir nenhum comentário então não comprei, vocês podem me ajudar. Agradeço. Quero parabenizar pelo site, é FANTASTICO, muito mais muito bom, tem me ajudado muito em todos os aspectos, e fico maravilhada como voces conduz a explicação os assuntos, a facilidade de entendimento silabica, enfim que Deus continue dando a todas nós essa oportunidade de conhecimento e ter vocês como nossa aliada a nos ajudar. Um forte abraço.

  33. Avatar de Fabiana

    Posso uar o renew noite na presença das lanpadas ?pois trabalho a noite.

  34. Avatar de Thalia

    Indica alguns cremes noturnos que não sejam anti idade. Estou tendo problemas com cravos e poros e gostaria de um bom hidratante noturno para me ajudar com esse problema, mas todos que encontro são anti idade e devem ser usados a partir dos 25 anos e eu ainda tenho 18 anos.

  35. Avatar de Franciele Marcon

    Quem trabalha a noite e dorme durante o dia , pode usar creme noturno e diurno mesmo assim?
    ou deve inverter????

  36. Avatar de Luciene

    Adorei a explicação…. Muito objetiva. Mas tenho uma dúvida: Se eu optar só por um, é melhor usar o diurno ou noturno?

  37. Avatar de Aleckssandra

    Eu gostaria de saber se tem assim um período determinado para usar o renew

    1. Avatar de Cleonice Francisca

      Como são cremes anti idade não tem tempo determinado para o uso, dependendo da marca do creme, tem alguns q tem especificações como o renew da Avon, q se divide por idade, vamos abusar e ficar sempre jovens😉.

  38. Avatar de Danna

    Posso usar o cicatricure creme da noite E outro cicatricure creme diurno ?

  39. Avatar de Cleonice Francisca

    Bom dia, eu sempre leio as instruções q é importantíssimo antes do uso, é sempre bom seguir direitinho pra não ter problemas futuros. 😀 .

  40. Avatar de Marli Da S.ladeia

    Pode usa renew dia junto com protetor solar

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva