Para a mulher que gosta de se cuidar

Differin by Galderma

Differin by Galderma

Resenha enviada por Kelinha Nunes

Ola Celisa.

Fui na minha dermatologista porque queria começar o tratamento com Vitacid. Ela achou ótimo só que ela me indicou o Differin em vez do Vitacid.

Ela disse que é devido a estação do ano o Differin é mais fraco só que tem um porém amiga … Fui ler a bula do Differin e nela diz que ele serve para acne só que eu não estou com acne e sim com pequenas manchinhas.

Comprei o protetor solar da roc ela disse que é o melhor que existe que foi uma ótima escolha. Ela também falou pra eu usar o Differin uma semana e depois voltar no consultório dela que ela vai me fazer um peeling só que eu tenho medo de não der certo o peeling.

A pomada não faz efeito sem o peeling e nem o peeling não faz efeito sem a pomada, entende? E então será que esta pomada é para machinhas também flor ? Se alguém já usou por favor se puder me falar qual foi o resultado? Ficarei agradecida.

Muito Obrigada pessoal e Celisa beijos

Kelly

Informações do Produto

Differin ajuda a limpar a acne da pele e evitar que os poros sejam obstruídos. Cremes Retinóides, como o Differin, é a única classe de medicamentos que comprovadamente que tratam manchas de acne e previne a sua formação.

Onde Comprar o Differin

Você pode encontrar o Differin em drogarias comuns ou online na Araújo e Onofre.

715 comentários para “Differin by Galderma”

  1. Avatar de Josinha

    Oi Fernando,

    onde encontro esses filtros asiáticos que você mencionou? O Sofina e o Bioré?

  2. Avatar de Fernando Goober

    Oi Josinha, td bem?

    Eu compro direto com uma vendedora no ML

    Vc acompanha as resenhas que eu estou publicando sobre esses filtros?

    https://belezaesaude.com/bloqueadores-solares-asiaticos/

    Lá eu falo deles e dou vários endereços.

    Bjs

    1. Avatar de Josinha

      Muito obrigada Fernando, vou conferir!

      Noutro dia li uma dica sua sobre um produto que você utiliza com vit c, não me lembro se específico para a área dos olhos, gostaria de saber qual é, pois gostaria de usar algum creme ou produto com vit c que realmente sentisse resultado, pode me ajudar??

      Agradeço pelas dicas preciosas,

      Bjão

      1. Avatar de Fernando Goober

        OI

        Qual deles? rs.. pq eu tenho o Hidracid C20 que uso no contorno dos olhos.
        O CE Ferulic p rosto: este é perfeito.. é top dos tops..rs.. o preferido de mt gente e dermatos.
        E tenho um filtro solar Allie com vitamina C.

        Mas indicaria o sérum 10 ou o CE Ferulic, ambos da SkinCelticals.

        Bj

        1. Avatar de Josinha

          Super obrigada Fernando!!!

          Era esse mesmo, o Hidracid C 20, mas também já ouvi falar muito bem do Sérum 10…
          Vou experimentar,

          Bjo

  3. Avatar de Rosana_

    Fernando,

    queria ver se vc poderia me ajudar em 02 dúvidas…

    Eu usei o Differin + Vitacid Plus com filto solar da ROC. Fiz tudo certinho. As espinhas deram uma parada, a pele descamou… ficou linda… Porém agora tá voltando. Será que acostumou com o tratamento? Fui na minha dermatologista e ela me indicou o Vitanol A 0,05 + Triluma… Achei meio estranho… O que vc acha?

    Outra dúvida…
    Eu estou começando a ter umas bolsas embaixo dos olhos (nada absurdo). Tá bem no início, acho que devido ao cansaço, estudo de madrugada, etc.
    Tem algum ácido, creme ou gel que eu possa estar usando pra aliviar ou acabar de vez com esse probleminha?

    Desde já te agradeço pela presteza e por suas informações tão preciosas…

    Abraços…

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi,

      Na verdade, ela só trocou os ácidos e clareadores… mas ela indicou algum produto especifico para acne? Algum antibiótico?

      O acido ameniza a ocorrência de acne, mas n impede… eu msm tinha espinha esporádica usando ácido por muito tempo.. só resolvi msm adequando uma limpeza eficiente + filtros + antibióticos.

      Sem contar que há mts fatores que podem causar acne, alimentação, hormonal… quando surge alguma, eu aplico clindamicina tópica… mas estou há tempo tempo sem ter espinha que nem sei mais o que é isso. Filtro solar tbm me dava.. inclusive o Minesol da Roc… hoje eu uso um mt bom que desde que usei, até agora não deu sequer um cravo.

      Com relação as bolsas… olha… n conheço , na verdade, nema credito mt nas fórmulas p isso… oq eu vejo são receitas caseiras de compressas e descanso.. dormir bem… fora que ha a genética msm… como as olheiras…

      Bj

  4. Avatar de Carolina

    Oi Fernando…..td bem??? Como te falei há alguns dias atrás……..estou alternando differin com o neostrata a 15%…………e hoje está com mais ou menos 15 dias que comecei este tratamento e realmente meu rosto já deu uma boa clareada e afinou…..e tb amenizou bastante as manchinhas que eu tenho…..elas ja eram bem discretas e agora está bem melhor…uso bloqueador diariamente até mesmo quando saio de noite.
    Agora eu pergunto a vc………como ja tem 15 dias que estou usando o neostrata a 15% e agora que noto que está começando descamar mas mtooo imperceptível…. arde um poquinho quando lavo o rosto tb e se uso base……vc acha que já devo parar de usar??? Ou ficar usando por exemplo uma vez por semana?? Vc acha que faz mal continuar o tratamento???? E se descamar mais ainda acha que tem algum problema em continuar usando??? Por quanto tempo posso usar ??? Por favor me orienta aí!!
    Um Abraço
    Carolina.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Carolina,

      Bom.. 15 dias ainda é pouco… vc viu esse efeito pq a sua pele passou por um processo de renovação… com o tempo, a pele se acostuma e o efeito fica mais lento… vc pode usar até acabar o tudo ou fazer um tratamento médio de 3 meses… depois.. se vc achar que precisa clarear mais… pode optar por um % mais alta ou manter… conjugando o tratamento. Vc já n usa diariamente msm… dependendo vc pode optar por conjugar o Neostrata com outro produto que n seja renovador.

      Eu n vejo mt necessidade de filtro solar noturno… já cometei por aqui que as luzes frias só vão causar danos se ficar expostas por longos períodos e contínuos… que nems e vc trabalhar diariamente num logar por Ns horas… a luz de monitores vc n precisa se preocupar… os monitores atuis n causam danos..

      Vc pode optar p hidratantes… mais para evitar ressecamento da pele nesse frio…

      Bjs e ate mais

      1. Avatar de Carolina

        Oi Fernando, então mesmo que fique mais sensível o rosto devo continuar com o tratamento mesmo assim????? Mesmo a 15% de glicólico vc acha que nao tem problemas…não afetárá meu rosto usando por 3 meses?? Posso ficar fazendo tranquila entao????
        Agora me fala e o differin a 0,3% vc acha que devo continuar alternando ele com o neostrata até quando???? Pq eu uso um dia neostrasta e no outro differin………e assim todos os dias……..ah e pra vc saber tenho 31 anos e moro em Fortaleza aqui neste período chove as vezes mas nao faz frio, não tem inverno, o inverno aqui foi até maio e nãp faz frioooooo, só chove e tm o friozinho da brisa do mar 🙂
        Bjsss

        1. Avatar de Fernando Goober

          Mas quanto tempo sua dermato determinou o tratamento com o Neostrata? 15 dias msm?

          Pq no incio, primeiras semanas, a pele reage melhor ao tratamento.. pq é como se fosse agredida.. dai ele se renova, descama, fica vermelha… depois a pele vai se acostumando.. só se vc tiver algum contra tempo p n continuar com o tratamento. O mínimo costuma ser de 1 a 3 meses com um produtos.. prazo que o dermato solicita para reavaliar.. e ver se continua/ troca/ aumenta %…. eu n sei qual foi a previsão dele.. p reavaliar se o tratamento está sendo efetivo. Mas seu relato com 15 dias de tratamento é o comum..

          Eu preferia usar só o nestrata e depois, ia manter revezando com o adapaleno.. pq assim posso saber qual o ingrediente q esta melhor atuando na pele….. se vc começou assim e n viu nenhum imprevisto… ou sensibilidade incomoda. Mas vai depender do prazo q o profissional deu p vc… se sentir q esta descamando mt… vc pode optar por usar só um ácido, dando um dia OFF p descansar a pele…. eu usei tretinoina forte por muito tempo.. hoje eu aplico só nas seg/ quart/ sext e nos outros dias, aplico um sérum de vit C 15%.

  5. Avatar de Ana Paula

    Oi Fernando, que bom encontrar você. Tenho muitas marcas de espinha. Muitos buraquinhos no rosto e meus poros parecem estar sempre dilatados. Estou usando sabonete da La Roche, Adacne Gel, Tônico de Equilíbrio da Oleosidade da Davene e Protetor Solar da La Roche. As espinhas estão controladas, mas pele está muito oleosa.
    Comprei, mas não comecei a usar o Vitacid Plus. Me orienta por favor.

    Obrigada.
    Um abraço.
    Ana Paula

    1. Avatar de Fernando Goober

      Ana Paula,

      O adacne tem adapaleno e clindamicina.. este último cobtae a proliferação de bactérias q causam as espinhas…

      A oleosidade é natural ou começou a aparecer durante o tratamento? Pq pode ser devido ao filtro.. eu tenho mt oleosidade e só consigo controlar usando bons limpadores e filtros… pq ácido msm n acaba com isso.. é questão de adequar aos seus cuidados um tratamento que n aumente a oleosidade do seu rosto.

      O Vitacid plus conjuga ácido com clareador.. mas n acho que resolva mt no caso da oleosidade e dos poros.. isso demora msm e é manter uma boa limpeza e ácidos para amenizar.

      Tem um ácido q eu nem gosto, o isotretinoina (isotrex nas farmácias), mas ele gel tópico costuma limpar melhor a pele com cicatrizes e espinhas.. só que ele esfola msm a pele…. resseca, descama.. por um tempo.

      Bj

      1. Avatar de Thay

        olá Fernando!

        tenho manchas de machucado nas pernas, e isso me incomoda muito, esteticamente falando. o q vc diz pra mim?

        1. Avatar de Nando Goober

          Mas são manchas co cicatrizes? Avermelhadas, escuras…?

          Ácidos em sim, ajudam.. mas há formulas com ácido glicólico, arbutin e kójico que são prescritas para passar na pele do corpo. No geral, o msm produtos indicado para face serve para essas manchas, mas teria que avaliar o tipo de mancha.

          Empresas como Nivea, dermage, dermatus.. tem clareadores para manchas do corpo. A Roc, tem uma linha de hidratantes com total soya para amenizar manchas.

          Bjs

  6. Avatar de Regina Luzia Furlani

    Oi Fernando tdo bem?
    Estou usando Azelan q é o ácido azelaico e o Epiduo q é adapaleno mais peróxido de benzoila já tem 2 meses , posso dizer q minha pele melhorou bastante , as espinhas sumiram , de vez em quando aparece uma ou outra , o problema agora são as manchas q não estão diminuindo vc acha q devo trocar o ácido? Estou pensando em usar vitacid gel , o que vc acha?
    Me responde por favor…

    1. Avatar de Fernando Goober

      OI,

      Se for trocar… opte pelo Vitacid plus então.. pq a finalidade desse é clarear tbm….. ele trm ácido + despigmentante.

      Bj

    2. Avatar de Regina Luzia Furlani

      obrigada…

  7. Avatar de Lilian

    Gostaria de saber se posso usar o differin direto, pois a minha dermatologista passou primeiramente o differin para mim, gostei muito, mas depois de 3 meses eu voltei e ela me passou o vitacid gel, odiei, a minha pele ficou toda irritada, vermelha, voltei lá, mas ela disse que é assim mesmo, continuei, colocava à noite e depois de uma hora tirava, mas quando acordava estava toda irritada e vermelha, não voltei mais lá. Será se posso usar o differin direto?

    1. Avatar de Nando Goober

      Lilian,

      Qual Differin que vc usa? 1%?

      O adapaleno tem disso.. tem gente que sua e gosta, n tem reação alguma… parece como um hidratante… outras reclamam da forma que vc disse sobre o Vitacid.

      Vc pode optar por suar o differin sempre… a pele se acostuma.. e como vc gostou. Nem todos acham que dá o msm resultado como a tretinoina.

      No verão eu revezei o adapaleno com tretinoina.. tente fazer isso para ver se consegue usar o vitacid gel. Alia,s qual a % deste tbm?

      Para quem nunca usou, comece com 0,025%.

      Eu prefro suar a tretinoina. eu manipulo mesmo. peço uma formula em gel-creme com alantoina, assim a pele não fica irritada.

      Mas essa irritação ocorre msm.. com o tempo a sua pele se acostuma. Eu prefiro o retin micro, o vitacid e o vitanol sao genéricos dele.. o problemas desses dois é que se n me engano, a formula em gel tem álcool.. oq eu n gosto.. o produto seca rápido.. e se n aplicar direito.. vc pode queimar a pele.

      Bj

      1. Avatar de Lilian

        Nando, obrigada por responder minha pergunta. O differin gel que usei foi o de 0,3% e o
        vitacid gel foi 0,025% (mas meu rosto com o vitacid fica parecendo que foi queimado, fica horrível, as áreas dos olhos fica branca e o resto todo vermelhão), a minha dermatologista disse que meu rosto é sensível e depois ele se acostumava, tentei uns dias, mas não consegui usar mais, quero continuar mesmo com o differin, mas ela disse que após 3 meses é necessário mudar.

        1. Avatar de Nando Goober

          Lilian,

          Sua pele é mt sensível sim.. mas esse vermelhidão é esperado.. eu min, acho que durou duas semanas.. fora que a pele esfarelava… hoje uso 4 vezes mais que isso e não sinto mais nada.

          O differin em algumas pessoas causa a msm reação.. mas com o tempo sua pele se acostuma… mas eu usaria depois de três meses sim.. pq msm a pele ganhando resistência, ela está sendo renovada.. talvez você não note grandes mudanças, mas ácido é algo que só no futuro vc percebe a maravilha que ele faz.

          Vc já tentou usar dia sim/ dia não a tretinoina? Ou trocar pelo retin micro a? usando a msm % de tretinona, mas de outra marca… o vitacid gel tem álcool na fórmula e é mais chato para aplicar. Por isos que eu sempre preferi usar em gel-creme.

          Bjs

      2. Avatar de Marcia Cavalheiro

        Oi…. Nando
        qual a concentração de alantoína que vc usa junto com tretinoína?
        Ela evita a pele ficar vermelha?
        obrigada,
        bjss

        1. Avatar de Nando Goober

          Sim, minha dermato passa p prevenir irritação na pele

          Minha receita é com alantoina 2%

          Bj

  8. Avatar de Sharliel

    oi Fernando, estou fazendo o uso do differin a 2 semanas e percebo que o meu rosto esta descamando e ficando tipo pele mais velha é normal? minha pele é muito oleosa. Obrigado

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Sharliel

      Sim.. o adapaleno ele renova a pele.. é como se estivesse retirando a pele antiga.. assim, vc percebe depois uma pele com tom diferente e tbm melhora o aspecto dela.. atenuando marcas…

      Bj

  9. Avatar de Sharliel

    Obrigado fernando, o tratamento deve seguir até o término do tubo? estou fazendo o uso para retirar manchas de espinha pela irritação do barbear.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Eu tomo mt cuidado com o barbear.. esterilizo o aparelho sempre… e troco após uma semana de uso.. senão, dá foliculite na pele.. eu aplico quando veja alguma desses sintomas um gel de clindamicina.. pq seca, mata as bactérias e n deixa manchas.

      O seu dermato não falou o tempo de uso? Eu uso por três meses (tempo de um tubo de 30 gr acabar)… depois retorno p avaliação. Mas já uso ácido há mt tempo..

  10. Avatar de Lenita

    OI Fernando! Sou muuuuito branca, 32 anos e algumas ruguinhas. Minha dermato passou o Melora C com filtro para o dia e o Differin 1% em noites alternadas, mas tá difícil de usar o ácido, viu? Eu já tinha usado na % menor e tinha tudo bem, mas agora minha pele fica esfarelando e vermelha, depois do banho eu passo e arde muuuuito. Não fico com aquele aspecto de vitalidade. Estou meio desanimada. Será que devo persistir? Morro de medo…

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      O adapaleno (differin) é um bicho danado.. impressionante.. tem gente que usa e parece apenas hidratante.. já há pessoas como vc.. que fica complicado usar. Vc usa até uma concentração tolerável.. 1%.

      Uma irritação ou inflamação da pele com o inicio de um tratamento com ácidos é tolerável.. desde que não piore com o tempo.. pq o certo seria a sua pele ganhar resistência e se adequar ao tratamento.

      Qual limpador você usa? Vc só sente esse desconforto quando lava o rosto? Quando aplica o melora C não sente nada?

      Sugiro retornar ao seu dermato e ele avaliar melhor essa irritação.. outra alternativa, caso vc tenha intolerância com o adapaleno.. e usar outros ácidos, começando em concentrações mais leves, como o glicólico.. há o acido azelaico.. ele é indicado para peles sensíveis e intolerantes.

      Bj

  11. Avatar de Mari

    Oi, gostei muito do site, parabéns a toda equipe 😀

    Minha dúvida é o seguinte.. faço tratamento com adapaleno differin 0,1% há umas duas semanas, vejo melhora mas não em relação aos cravos,
    tenho poucas espinhas, o que me incomoda mesmo são os cravos, gostaria de saber se o Peróxido de Benzoila é mais indicado que Adapaleno para os cravos.

    Se fosse possivel me esclarecer, ficaria realmente grata!
    obrigada!

  12. Avatar de Denise Ferreira

    Oi pessoal!
    Achei o site muito interessante!
    Vou começar tratamento com Differin 0,1%, mas pintou uma dúvida: é pra usar apenas na área onde tem espinha ou no rosto todo?

    Obrigada

    Beijos

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Denise.. é para aplicar na face toda.. como o seu dermato indicou? Eu só aplico nas espinhas quando é algum produto anti-inflamatório, anti-bactericida..

      Bj

  13. Avatar de Maria

    Olá Fernando..

    Estou usando o differin..e é ótimo mesmo!!..mas…tenho uma duvida em relação ao protetor..a minha dermato me indicou akele da Roc com fator 30 minesol oil control…e estou amando…mas..gostaria de saber…se passo tb na regiao dos olhos o protetor?…o differin naum devemos passar na regiao dos olhos né..ao redor?…e..aproveitando…vc teria algum creminho pra indicar pra regiao dos olhos..algo pra rugas e tal..tenho 28 anos..naum tenho marcas..mas..ja gostaria de fazer a prevenção…assim..tenho umas linhas finas..!!..enfim…

    obrigada pela atenção de sempre!!!..

    beijos

    1. Avatar de Fernando Goober

      Maria,

      Eu quando usava o Minesol não aplicava na área dos olhos pq achava a etxtura dele meio chata para isso.. preferia um filtro mais fácil de espalhar.. eu uso amostras de filtros na área dos olhos, como o da Cleanance, estou adorando a textura dele para espalhar na área dos olhos. O que vc não pode fazer é sair de casa sem filtro nessa área.

      Eu sempre usei retinoico na área dos olhos, tanto tretinoina quanto adapaleno.. acho essencial, elo menos isso e um filtro para quem é jovem. Tem dermato e pessoas que discordam… mas tenho um artigo do próprio criador da tretinoína topica e ele recomenda isso inclusive. Só que vc passa pouquissimo.. quase o que resta nos dedos sobre essa área, só na parte inferior, onde nascem as linhas e pés de galinha… evitando os cílios e aquela bolsinha perto dos olhos… e procure suar em gel, pq seca rápido.. nada de cremes, ok?

      Para prevenção ness aárea, além do ácido, recomendo e MUITO, vitamina C tópica. Ótimo para iluminar, textura, cor e antioxidante.. são tr~es coisas que eu sempre indico para peles jovens: ácido + antioxidante, tipo vitamina C e E e filtro solar – sempre!

      Bjs

  14. Avatar de Suzi

    Fernando…

    Boa tarde, estou em apuros….minha pele é muito manchada…já usei hidroquinona 4% que foi receitado pela minha dermato, limpou um pouco, mas logo voltou novamente, sem falar nas espinhas que aos 32 anos não querem me largar, por favor me ajude….será q posso usar Differin? obrigada

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Suzi,

      A hidroquinona ajuda, mas se for melasma, serve apenas para atenuar. Tratamento contra manchas deve ser diário e pra sempre.. sardas vc consegue controlar com filtro solar e despigmentantes tbm.. melasma são mais chatas.. sugiro vc variar com protetores e clareadores e vitamina C durante o dia e à noite, usar um ácido, q pode ser o differin ou retin micro A. Há tratamentos feito com dermato de Luz intensa pulsada e peeling.. mas como falei, ajuda atenuar.. mas apaga de vez não.

      O differin vai ajudar no controle da acne, mas vc deve buscar outros tratamentos, como limpadores adequados, com anti-inflamatórios e sebo regulador e substancias que ajude a limpar os poros obstruídos.. melhore o processe de queratinização (quando a pele engrossa) da pele tbm.

      O que a sua dermato sugeriu?

      Bj

      1. Avatar de Andréa Sabino

        Nando, será q usando o differin posso usar maquiagem no dia a dia?

        1. Avatar de Fernando Goober

          Oi Andreá, pode sim. O único incomodo é se a sua pele estiver descamando, dai, até para passar filtro solar pode incomodar. Mas cada pele reage de uma forma com differin.

          Bjs

          1. Avatar de  Andrea 

            ow valeu Nando, vc é nosso guru das peles problemáticas hehe

  15. Avatar de Fernanda

    Oi!!!

    Estou usando o Differin 0.3, mais não estou vendo nenhum resultado, não descamou a pele e não sinto nada no rosto!!! Já faz uns 15 dias, será que posso usar um outro, um pouco mais forte, eu queria um que obtivesse um resultado mais rápido!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Fernada.. é mt cedo p ver resultados.

      Descamação, ardencia, vermelhidão não são resultados do Differin.. são algum tipo de reação hiperreativa da pele.. eu uso ácidos há 20 anos e não sinto mais nada.. mas ele continuam agindo sempre.. se vc não sentiu nada.. ótimo.. sua pele tolera bem adapaleno. Cada pele, dependendo da sensibilidade, reage de uma forma.. às vezes, vc pode suar um ácido dito como mais “leve” e ter uma baita irritação. Eu odeio minah pele descamando pq n consigo usar filtro solar direito..

      Faça o tratamento por, no mínimo, 3 meses.. depois opte pelo retinoico e veja o que acha..

      Boa sorte.

  16. Avatar de Vi

    Oi nando,

    Fui ao dermatologista e ele me passou acido salicilico em solucao pela manha, e mais uma pomada de ac latico4%, ac kojico3%, pca na#%, ac hialuronico10%, alfabisabolol1% e mais o DIfferin 0,3%, eu tenho 20 anos, nao tenho mt espinha, qnd tenho as aqueleas passageiras, mas elas deixaram marquinhas na pele e umas pintinhas d sol pq eu sou bem branquinha.
    Ha mesmo necessidade de usar oDifferin, ja q estou usando o ac salicilico pela manha, e essa pomada cheia de acidos a noite? comecei tem 3 dias e ja to vendo minha pele mais clara, mais lisa. e nao comecei nem a usar o Differin, e pelo o que li ele nao vai me ajudar mt ja q eu nao tenho mt espinha, tenho mais é marquinha leve. Estou com medo de usar o differin e ficar com sensibilidade, ha mt tempo ja usei adacne, e tive mt sensibilidade ate agua doía. Estou usando protetor solar direitinho, Episol, e sabonete de glicerina.
    O que acha do que foi me passado?

    Desculpe ter me estendido tanto sobre o assunto.
    Obrigada

    1. Avatar de Fernando Goober

      Vi,

      Retinoide não é só indicado para acne. O problema é que na bula muitas vezes vem com essa indicação, né?? Dái, gera essa desconfiança. Com 20 anos, vc já pode usar retinoide como preventivo… parece bobagem, mas no futuro vc verá a maravilha que será. Como vc comentou que n tem mts espinhas, algumas sardas e marquinhas.. ele vai melhorar isso tbm.

      O ácido salicilico é diferente.. ele vai melhorar o aspecto das espinhas, controlar a oleosidade, é anti-inflamátiorio, por isso foi indicado pela manhã como preventivo.

      O hialurônico é so para hidratar.

      Kójico, clareador..

      Cada um tem uma função diferente.. e esse gel diurno vc deve usar só no período que tiver as manchas.. o retinoide vc usará só à noite para prevenir acne. O adapaleno, dependendo da sua sensibilidade, pode não causar irritação.

      Pelo amor de Deus… rs.. episol???!!! Falo nada.. foi indicação dos eu dermato?? rs

      Mas converse com seu dermato na próxima consulta para ele avaliar o resultado do tratamento e ver se vc precisa da differin.

      Bj

      1. Avatar de Vi

        Nando, obrigada por responder!

        Mas nao estou usando ac. retonoico…

        A pomada de noite nao tenho visto mt diferenca, só uma ardencia temporaria qnd passo.
        Ela me passou o DIfferin 0,3%, mas eu nao tenho acne a ser tratada, eu tenho somente as manchinhas de acnes antigas q eu mexi, o Differin vai tirar as manchas? as manchas continuam aqui! rs nao estou gostando do tratamento, ja era p terem diminuido ou clareado.
        Ela nao devia tar passado um clareador? tipo o claripel q eu ja usei mt tempo atras
        Vou marcar consulta com outra dermatologista

        E sobre o episol, sim, foi ela qm indicou.

        Obrigada!

        1. Avatar de Nando Goober

          Vc pode manter o ácido e depois usar uma outra fórmula com ácido + clareador para potencializar. Sua pele já estará mais acostumada com essa esfoliação diária.. mas clareamento de pele leva tempo.. no mínimo de 2/ 3 meses de tratamento.

          aquelas manchas avermelhadas que ficam no rosto após uma espinha, no meu caso, somem só com ácido e a renovação natural da pele. Se for aquelas cicatrizes.. o a´cido vai ajudar com mais tempo… mas demora sim… manchas mais escuras, um despigmentante é o indicado.

          Tanto o adapaleno (differin) quanto a tretinoina ajudam na renovação, melhorando o aspecto da pele, da cor.. e da hiperpigmentação.. não só para evitar espinhas.. aliás, neste ponto, eu acho o ácido mais beneficente como anti-idade dq para evitar espinhas.. pq ele sozinho nem resolve tanto para isso.

          Bj

  17. Avatar de Juliana

    Boa tarde pessoal!
    Estou fazendo há dois meses um tratamento em que alterno entre Differin 0,3% e Solugel Plus 8%, sempre antes de dormir. Sempre com acompanhamento de meu dermatologista. Devido à utilização de maquiagem inadequada para minha pele, eu que nunca tive acne, desenvolvi acne grau 2. Por isso recebi este tratamento. Questionei ao Dr. se tinha cicatrizes, mas fui informada de que são apenas poros abertos. Minha acne praticamente sumiu! Mas ainda fico incomodada com as manchas. Não me importo com a pele descascando, nem com o ardor, pois sei que é a resposta da minha pele. Contudo, gostaria de saber a opinião de vocês sobre este tratamento que estou fazendo… Será que ainda vai demorar muito para essas manchas (poros evidentes) sumirem? Sei que não mais terei a pele de antes, mas gostaria muito de saber se realmente há a possibilidade real desses remédios amenizarem meu problema =/
    Agradeço desde já.

    1. Avatar de  Andrea 

      Oi Juliana… na bula do differin fala q o tratamento tem q ser d no mínimo um ano p/ bons resultados…
      *
      sobre maquiagem inadequada, vc poderia falar um pouco mais? o q usava q acha q causaou sua acne? foi o dermato q falou isso? é q acho q está acontecendo comigo, mas ainda naum fui ao dermato…

      1. Avatar de Juliana

        Claro, Andrea!
        Falo com todo o prazer e, por favor pessoal, se eu falar algo inadequado, me corrijam!
        Bom, sempre amei maquiagem. Como minha pele sempre foi muito boa, eu só passava uma sombra e pronto (fazia maquiagem mais elaborada só pra sair à noite)! Mas com o tempo comecei a fazer uso de base, pó, etc DIARIAMENTE. Depois passava demaquilante, lavava o rosto e pronto!
        Aí começou o ciclo vicioso… Começou com acne grau 1… Daí você pensa que foi algo que você comeu, ou algo hormonal. Quanto mais dava acne, mais eu escondia com maquiagem.
        E Andrea, demorei para ir ao dermatologista. Foi um erro gigante!
        Assim como o cabelo e as unhas, a pele também avisa quando tem algo errado. E eu não prestei atenção na minha pele. Descobri que, NO MEU CASO, foi a maquiagem (diagnóstico do dermatologista) Agora estou fazendo esse tratamento e aprendi algumas coisas:

        – Dermatologista x Maquiadores x Esteticistas x Suas amigas (sim, elas têm poder sobre nós!): Cada um fala uma coisa diferente. Maquiagem faz mal à pele ou Maquiagem não faz mal à pele ou até mesmo dizem que mulher TEM que estar sempre maquiada. Qual é a verdade?

        A verdade é que nós temos que ter a RESPONSABILIDADE de cuidar do nosso corpo. Alimentação, exercícios físicos… E a pele está incluída nisso. Não é vaidade, é saúde! Se uma base é boa para a sua amiga, pode não ser boa para você. Conselho: vá ao dermatologista para identificar qual o tipo da sua pele e, a partir daí, utilizar os produtos adequados para VOCÊ. E se a sua pele esta se tornando acnéica, ela está tentando te dizer algo, que às vezes pode nem ser a maquiagem em si, mas quanto antes identificado, menor o prejuízo.

        Pele seca, pele mista, pele oleosa, pele sensível… TODAS precisam de hidratação. Até a oleosa? Sim, isso mesmo! Tenho a pele mista e não sabia disso.
        Foi uma soma de fatores e hoje me arrependo por não ter ido investigar o que acontecia com a minha pele.
        Hoje além de lavar o rosto com sabonete adequado, tonifico e hidrato minha pele. E depois de tudo isso, passo o filtro solar.
        E quanto custa para ter sabonete facial, tonico,hidratante e filtro solar facial de marcas boas? Menos de R$150,00… Na verdade, pode ser até menos de R$100,00…
        (ahhhh se eu tivesse essa consciência antes)

        A maquiagem deve ser para realçar sua beleza, e não para esconder imperfeições.
        Se a sua pele não está como você gostaria, corre pro dermatologista!
        Ele vai te indicar algo!
        E o melhor, muitas vezes ele te dá o medicamento.
        Daí é só ir pra casa e firmar um compromisso com você mesma: gastar 15 minutos do seu dia para cuidar do seu rosto.
        Tá, no começo é chato, eu sei… mas quando a sua pele começar a te agradecer, ficando linda e sem imperfeições, você não vai querer parar nunca mais!

        Desculpe-me pela resposta grande. Foi quase um desabafo.
        Mas fica um alerta para não ignorarmos os sinais do nosso corpo!

        Beijosssssssssssssssss

        1. Avatar de Fernando Goober

          Ah.. vc leu meu ultimo texto publicado aqui?? Eu explico melhor sobre isso.. e falo sobre os tipos de pele.. vão alem de: normal, msita oleosa, seca…

          Um fator mt importante é a característica da pele é a sensibilidade. Determinados tipos de pele oleosa com grau de sensibilidade, podem ter erupções, inflamações devido a ingredientes e produtos inadequados, até msm em make up.. ocasionando acne.

          Escolher um tipo de maquiagem adequada p seu tipo de pele.. tem gente que gasta fortunas numa maquiagem sofisticada, com ingredientes antioxidantes, filtro solar… mas usa um protetor solar por baixo.. um primer siliconado.. esses produtos criam um filme sobre a pele.. dai, os ingredientes ativos da maquiagem nem vão conseguir penetrar.. ou seja, dinheiro jogado fora…

          Opte por um tratamento adequado na pré maquiagem.. e mais: para retirar tudo. Sabonete não retira maquiagem.. use óleos de limpeza, demaquilantes.. depois sim, um sabonete sem mt detergente para completar tudo.

          Nem toda pele precisa de hidratação.. vai depender mt do grau de oleosidade e clima. Se a pele for mt seca, use um bom hidratante com ceramidas antes da maquiagem, pq os ingredientes fisicos dela podem causar uma certa secura na pele.

          Pele mt oleosa.. vc pode até pular essa etapa.. no caso, optar por alguma loção com ingredientes anti-inflamatórios e usar maquiagens mais leve.. que cumpra apenas a função de tornar a pele mais homogênea.

          Bjs

    2. Avatar de Fernando Goober

      Juliana,

      Vc se recorda se a sua pele já tinha os poros dilatados antes?

      pq usar maquiagem por muito tempo e não retirar de forma adequada, pode sim causar entupimento dos poros e dilatá-los.. causa erupções tbm.

      O retinoide, conforme uso, vai renovado e ajudando a limpar.. tornando os poros menos perceptíveis.. mas se for da natureza d sua pele, o resultado será mínimo. Olha, quando fazia teatro, dos 17 ate os 23 anos.. eu usei mt maquiagem, não limpava minha pele.. resultado: entupi os poros, ficava cheio de pontos escuros e dilatados.. com o tempo, usando ácido, foi melhorando.. hoje, quase 20 anos depois… meu poros são discretos… mas não são fechados, pq o meu tipo de pele é assim.

      Por isso eu digo: o ácido vai ajudar… mas não leva 3 meses.. ou um ano… e se a sua pele for do tipo oleosa, pode ser que ela fique com poros mais aparentes, so que limpos, tornando-os mais discretos.

      Qualquer produto que crie uma barreira sobre a pele, como filtros solares e maquiagem, devem ser retirados da pele.. de forma eficiente. Use demaquilantes, sabonetes.. até msm loções com ácido salicílico para remover tudo.

      Bj

      1. Avatar de Juliana

        Nem me fale!

        Já gastei horrores com maquiagem sofisticada, só que era inadequada para minha pele!
        Minha pele não tinha poros aparentes, só depois que eu comecei a não cuidar da “pós maquiagem” foi que o problema começou… Eu demaquilava, mas também não lavava com sabonete… Ou fazia o contrário!
        Enfim, um problemão.
        Mas seguindo as suas dicas e a do meu dermatologista, logo logo minha pele estará OUTRA.

        Obrigada!

        Beijos

        OBS.: Ah, desculpe-me por ter informado a Andrea que todas as pele precisam de hidratação (cada um com seu produto específico). Foi orientação do meu médico! =P Não sabia que estava errado…

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi, então pode ter sido a limpeza inadequada que foi acumulando nos poros e dilatando-os.. invista mais em limpadores para isso não ocorrer.. ua boa esfoliação semanal tbm ajuda a melhorar os poros.

          Não é regra o uso de hidratantes, vai depender da necessidade de cada pele… peles mt oleosas não necessita de muita hidratação.. e como os pors nesse tipo de pele são mais abertos.. o acumulo de mt produtos (hidratação filtro, make up) pode acabar entupindo os poros.. ), melhor seria suar sõ em partes mais secas, dependendo da pontuação de oleosidade. Ou quando há mudanças climáticas. O máximo que eu consigo usar é em forma de sérum.. e como uso alguns anti-idade, isso já facilita.

          Bj

  18. Avatar de Daniele

    Olá, fui a dermatologista e ela indicou dois produtos para a minha pele, como não tenho problema com acne ela disse que o differin ajudaria a dá uma renovada na pele, ficar mais fina, nos primeiros dois dias usei o differin e um protetor da La Roche Posay da minha mãe pois o que a médica indicou não tinha chegado (protetor solar da dermage o senskin fps 58)
    Quando o dito chegou passei a usá-lo mais sempre com uma ardência horrível, parecia que meu rosto estava queimando.
    Até que no sexto dia quando passei o protetor solar na face, o canto dos meus olhos ficaram ardendo tanto que tive de tirar o protetor. A região está vermelha como se tivesse um pouco queimada mas não passei o differin nessa região. Pode ser o protetor solar? Voltei a usar o da La Roche Posay e arde quando aplico mas logo passa.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Mas vc essa ardência foi por causa do filtro solar? pq quando uso filtros acima de 60, sinto ardência tbm.. e a área dos olhos ficam avermelhadas… mas e por causa dos componentes químicos do filtro. O Anthelios e o Sundown causam isso em mim.

      O Senskin é um filtro especifico para peles sensíveis ou sensibilizadas por algum tratamento.. mas não sei quais são os filtros usados nele.. embora ele não tenha álcool na fórmula.. dependendo dos ativos químicos, pode gerar certa ardência sim.. sugiro ficar uns dois dias sem usar o differin e experimentá-lo para evr se a ardência continua.

      O seu differin é gel? Pq dependendo do veículo, tipo creme.. pode ocorrer do produto espalhar até a área dos olhos durante a noite..

  19. Avatar de Luciana

    Oi Fernando,

    Nunca tive problemas mto sério com a acne, mas me incomodava com algumas espinhas e cravos que sempre apareciam por causa da maquiagem, sempre usei mto blush. Tomei o roacutan no ano passado, minha pele tava lindaaa. Agora, após um ano, começou a voltar um pouco, até pq a oleosidade do cabelo voltou. Meu dermato me passou o differin 0,3 a noite o protetor é o minesol da roc e sabonete ele falou que se eu quisesse podia ficar com o mesmo, tinha comprado por conta própria o actine líquido. Estou fazendo isso há duas semanas, mas as bolinhas ainda aparecem, sempre umas 3 ou 4 e a pele já descamou, agora melhorou. Eu tenho em casa a loção rosada da dermage, posso usar ela antes do differin? Vc acha que para acabar mesmo com a acne só o differin resolve? Vi você falando da limpeza correta com tantos nomes que eu fiquei confusa, pois, não conheço muito esses nomes.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Luciana,

      Vc faz a limepza correta da make up… pq se há aparecimento de cravos, que são pontos rpetos nos poros.. vc deve deixar algum resíduo de blosh na pele e ao longo do tempo, acabou entupindo ou oixando os poros.

      Para isso, tenho o hábito da dupla limpeza: com óleo ou demaquilante e sabonete. Assim você garante com eficiência uma boa limpeza da pele e até pode prevenir aparecimento de acne tbm.

      O differin ajuda, pq ele renova a pele, controla um pouco a oleosidade.. mas quando há fico de espinhas eu prefiro combater com antibiotico tópico.. no meu caso foi a única coisa que deu certo.. pq eu sempre usei ácido para prevenção e vivia tendo espinhas..

      Eu aplicava clindamicina em gel somente nas espinhas.. em um dia ou dois já sumiam..

      O loção rosada é anti-inflamatória, sebo controladora… ela preveni, como uma loção clamante e adstringência.. vc pode usá-la sempre após a limpeza… e o differin à noite. Mas não esqueça de retirar bem a maquiagem conforme eu te falei. Eu tenho hoje um arsenal de limpadores: gel que retira tudo, tanto filtro, make up quanto sujeira; óleos de limpeza; sabonete de carvão; de argila.. fora meu arsenal de filtros solares.

      Bjs

      1. Avatar de Fernanda

        O que é (qual a marca) desta rosada é anti-inflamatória, sebo controladora, e este clindamicina é o acido que tem no Clinagel???

        1. Avatar de Nando Goober

          Loção rosada é um tipo de fórmula usada por dermatos para prevenir espinhas, controlar oleosidade e tbm propriedades anti-inflamatórias.. em farmácias de manipulação vc encontra várias assim.. só pedir como loção rosada.. a dermage tem a sua fórmula chamada de Secatriz. O Dermatus tem uma chamada Beatriz.

          Clindamicina é um antibiótico que é receitado sozinho ou com outros ingredientes.. o clinagel tem ele como ativo.. há outros produtos que tem ele com peroxido de benzoila, adapaleno..

      2. Avatar de Andréa Sabino

        Nando meu guru, sempre leio seus post mas às vezes fico meio perdida rs então, estou usando o differin, mas as espinhas não somem. Vc falou q usa clindamicina só na espinha e some. Pode ser o clindoxyl gel? (é q vc manda manipular né?, o clyndoxil eu tenho em casa) mas no dia q usar o clindoxyl não devo usar o differin?

        Para fazer a limpeza correta da pele, posso usar um sabonte líquido específico e depois um tônico? qual vc indica que não arde na pele? (de preferência fácil p/ encontrar)
        Obrigada nando

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi, obrigado… mas nada disso de “guru”..rs

          Então.. o retinoide vai ajudar no combate e prevenção de acne… mas os profissionais indicam tbm usar de loções e geis com propriedades antisépticas e anti-inflamatórias.. por exemplo: usar de sabonetes com ácido saliclico que vai evitar inflamações e tbm que os poros fiquem entupidos e causar cravo.. a clindamicina é um antibiotico que age diretamente na bactéria causadora da espinha.. há loções com sulfacetamina, enxofre tbm usado para combater a inflamação… tem que combater o foco da acne para evitar que fiquem surgindo.. depois, o protocolo é manter a pele sempre higienizada e livre dessa bactéria.

          Eu não sofre mais de acne.. mas eu tenho uma gel de clindamicina para quando aparece alguma espinha ou erupção.. principalmente por causa de algum problema, tipo aparelho de barbear ou produto inadequado que irrita a minha pele..

          O clindoxyl gel tem clindamicina e é da msm empresa do clinagel, a diferença do 1º é que ele contém tbm peróxido de benzoila.. vc pode usá-lo. Eu só n gosto do clindoxyl po causa da textura.. ele parece mais uma pomada… o troço não absorve.. eu tenho amostras deles aqui.. mas só uso à noite… pq msm assim, eu acordo com a ponto onde eu apliquei todo branco ainda.. não dá para usá-lo de dia.. impossível!!!

          E pode sim, aplicar apos o ácido.. não precisa alternar.. eu, quando uso, aplico após o ácido ou antes do filtro solar… a versão clinagel é mais prática por que é um gel leve e que seca logo.. posso aplicar a qualquer hora do dia.

          Pode, use sabonetes que tenha ácido saliclico, zinco.. e ingredientes que vão limpar os poros, sebo-regulador e anti-inflamatório. Eu uso o Cleanance…
          O tônico é opcional.. eu prefiro usar só á noite… mas se for usar de dia.. opte tbm por algum que tenha a msm finalidade dos ingredientes que eu falei para o sabonete.
          Há alguns com zinco, hamamelis, peroxido de benzoila e salicílico que são indicados..
          Tõncios bem indicados há o da linha cleanance.. é voltado para pele oleosa, com tendencia a espinhas e sensíveis.. com baixa de álcool (embora tenha).. a neutrgoena tbm tem tônicos assim e de boa tolerância.

          Bjs

  20. Avatar de Fernanda

    Olá!!! Primeiro quero agradecer sua atenção, suas dicas são ótimas, fiquei sabendo que o uso de Differin é bem melhor fazendo peeling, estou muito curiosa sobre o assunto, eu nunca fiz tenho vontade mais na clinica de estética que eu vou fui orientada que tenho que esperar as minhas espinhas secarem, só que seca uma e lé vem a outra!!! Tá dificil matar está curiosidade!!!! Bjs

    1. Avatar de Nando Goober

      OI, depende.. quando vc se submete ao peeling químico ou laser.. o profissional recomenda um mês antes o uso de a´cidos para melhorar a textura e tonalidade da pele, assim o efeito da intervenção ocorre de forma mais homogênea. Imagina quando vc vai pintar seu cabelo só que ele está com vários tons diferentes.. pode ficar desigual o resultado?? Por ae.. e a pele tbm fica preparada para receber os ativos químicos e tolerar melhor, pq já foi preparada para isso.. por isso tbm é melhorar esperar as espinhas secarem e sumirem.. a pele não estará inflamada e manchada..

      Bj

  21. Avatar de Andréa Sabino

    Estou usando o differin e deixei a maquiagem d lado por um tempo, até pq o differin dá uma ressecada na minha pele. Mas dia 15 d outubro serei madrinha de casamento e quero caprichar na make. Será q se eu der um stop no differin lá pelo dia 01/10 e fazer uma limpeza d pele uns 5 dias depois pode ter alguma irritação?

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Uns 5 dias se suar já dá uma aliviada.. vc pode usar o differin junto com um serum ou hidratante para aliviar esse ressecamento.. eu sugiro o sérum Regenerist da Olay. textura ótima e evita da ple fciar ressecada avermelhada. Limpeza de pele pra mim é uam faca de dosi gumes.. pq tem gente q faz e gosta e tem quem odeia.. eu nunca fiz…. e tenho mt receio de fazer próximo de ocasiões especiais pq se der problemas,, terei de ir todo feio! rs… aconteceu algo assim no casamento do meu irmao: fui testar uma máscara de beleza no dia.. sei que fui meio avermelhado para a festa e no dia seguinte.. começou a brotar erupções!!! Sinceramente.. prefiro apelar para uma boa maquiagem corretiva…rs

      Mas se for de sua vontade msm.. interrompa o differin uns 5 dias e faça a limpeza pela menos uns dois dias antes da festa.. mas espero que até lá o differin não cause tanto ressecamento assim.. comece a usar o serum – ou outro produto de sua preferencia – após o ácido logo para evitar isso até o mês de novembro..

  22. Avatar de Fabiana

    Fernando,

    Li suas dicas e estou usando o Differin nas costas, meu dermatologista receitou produtos da Roc complete lift, mas fui pra Miami e não encontrei e acabei comprando o correxion lift será que posso usar no rosto?
    Bem no rosto tenho as tais manchas de melasmo e quero cuidar para clarear, já usei por 2 meses claquinona e solugel clareou um pouco, mas sinto que precisa mais e outra coisa que ele disse e que fico sempre na dúvida é usar maquiagem. Na verdade uso protetor da Adcos (um que parece base) e pó compacto da Shiseido com FPS, mas será que estou no caminho para ter uma pele bonita?
    Obrigada,
    Fabiana

    1. Avatar de Nando Goober

      Essa linha correxion lift aind anão é comercialziada no Brasil.. pelo menos eu n conheço e há vários prdutos.. vai depender dos eu tipo de pele e a textura do produto.. por exemplo: há a versão creme que pode ser bastante oleosa se for oc aso da sua pele ser tbm.

      Desses que usou, só a claquinona é um clarador, ele tem hidroquinona.. mas eu acho até leve.. vc pode suar uma combinação de clareadores como hidroquinona + acido e um com kójico e arbutin.. com binando os produtos. E fazer oq ue já faz sempre: usar bastante filtro solar pq melasma é dificil msm de sumir, vc consegue atenuar e manter a rotina de cuidados.

      Bj

  23. Avatar de Carol

    Bom dia,

    Minha dermatologista indicou que eu lavasse meu rosto duas vezes ao dia (manhã/noite) com o sabonete Theracne e após a limpeza noturna, utilizasse Differin 0,3%.
    O sabonete não me causa desconforto, mas o Differin está causando alguma vermelhidão e ardência, além de descamação, principalmente na aplicação do protetor solar.
    Posso utilizar algum hidratante facial ou o seu uso associado a tais produtos pode prejudicar o tratamento?

    Obrigada.

    1. Avatar de Nando Goober

      Carol.

      Vc pode usar um hidratante ous erum após o differin para evitar esse desconforto e descamação.. a linah Camance da Roc é indicado para melhorar a sensibilidade de peles que passam por processos assim.. e eu uso um serum da Olay após o meu ácido.

      Bj

  24. Avatar de Josi.

    oi nando.

    josi

    ja estou em tratamento a 3 meses, e quando comecei, a dermo me receitou um antibiotico chamado azitromicina, um acido adacne clin gel 0,1%, um sabonete actine,e um bloqueador solar episol. com esses produtos minha pele melhorou bastante, pois eu sou bem clarinha e tinha bastante espinhas, hoje eu estou sintindo uma boa melhora. mas agora após 3 meses ela trocou o adacne clin pelo o diferin e manteve os outros produtos. minha pergunta é. estou no tratamento certo? com esses produtos vou ter uma grande melhora? e qual e o seu conselho a respeito do episol?

    grata josi.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi..

      rs.. vc tinha que tocar no nome proibido aqui?? Episol!!! Eu realmente não suporto esse filtro e até hoje não entendo como é indicado pelos dermatos.. há uma fila de coisas melhores como minesol, adatina, anthelios e vichy.. pq raios alguém pensa em Episol???

      Eu odeio a textura dele.. eu não confio na proteção dele.. e saiu correndo do consultório se um dermato indicá-lo!! rs

      Então.. o protocolo dos eu dermato é para controlar a inflamação causada pela acne.. usando um antibiótico e ácidos.. como sua pele teve uma melhora, ele agora está na manutenção, pq antibioticos,s eja oral como azitromicina ou tópico, como soluções em gel de eritromicina ou clindamicina tem vida util curta para não causar efeitos de rebote: a bactéria se acostuma com isso e cia resistência.

      Ele apenas retirou o antibiotico do seu tratamento, o adacne clin leva adapaleno (que vc ja usa no differin) com a clindamicina.

      Vc deve ficar por um período de três meses usando para como manutenção.. mas vc ainda continua com o antibiótico oral?

      A fase agora é manutenção com limpadores específicos para evitar a proliferação de sebo, bactérias e ocasionar cravos.. e o ácido. Só não trocaria esse Episol..

      Bj

  25. Avatar de Josi.

    ola nando!!!!

    tudo bem?

    josi

    obrigado pelas dicas, principalmente a respeito do bloqueador solar. Mas a respeito do antibiotico eu so tomei por um periodo de tres ciclos. Hoje só uso o sabonete, ácido diferin e o bloqueador solar. E então eu tenho 23 anos sera que posso ter esperança que a minha pele ficará com um aspecto bom?

    um abraço!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Então, é isso msm.. vc está na fase de manutenção.. vc é mt nova.. sua pele vai se acertando com os produtos e usando ácido desde cedo, espera só daqui a 10 anos p ver como ela ficará ainda melhor..

      Se vc n tiver problemas de manchas ou marcas de acne.. for só o caso de oleosidade e controle para evitar espinhas.. o que vc faz já está bom.

      Boa sorte.

      Bjs

  26. Avatar de Fernanda

    Olá Nando!!! Tudo Bem???

    Por favor esclarece minha dúvida,!! Eu estava usando o Differin, mais na ultima consulta meu dermatologista não tinha a amostra do Differin, e me deu o Adacne Clin, minha duvida é: São acidos que tem a mesma função??? Eu li aqui nos postes acima que o Differin trata também manchas e o Adacne Clin também trata???? Será que compensa continuar usando o mesmo, as espinhas estão melhorando mais minha pele está muita marcas!!! Ou se vc tiver um outro para tratar as manchas!!! Bjs

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Fernanda,

      O differin tem duas versões: com 1% e 3% de adapaleno. O adacne clin é uma versão genérica do adapaleno 1% e contém um antibiótico: clindamicina. Teria que avaliar primeiro qual a concentração os eu differin… mas como o adacne tem antibiótico, não é aconselhável usar a longo prazo. Fora que este é mais indicado quando sua pele estiver com acne ou focos de bactérias causadoras da acne. Só para manutenção e clarear manchas não vejo necessidade.

      Eu prefiro assim: ter u ácido e ter uma bisnaga de clindamicina, separados. Pq o ácido eu uso todos os dias, independente de espinhas ou manchas. A clindamicina só uso quando há espinha…ou seja, se passar meses sem aparecer, eu não uso e a minha pele não cria resistência ao antibiótico. Mas eu não vivo sem os dois. A clindamicina para mim serve muito: quando minha pele fica irritada da lâmina, ou cria foliculite, ela resolve tudo. inflamação de picadas de mosquitos: bingo! Até uma inflamação que minha amiga teve por causa da depilação com gillete eu passei uma camada na área e resolveu tudo! Até meu irmão pedia minha bisnaga para passar nas espinhas dele.

      Bjs

      1. Avatar de Fernanda

        Bom dia!!! Querido!!!

        O Differin que eu estava usando é 3%, o Adacne é 1%, minha pele ficou muito sensivel até agua arde o rosto, e por hora estou sem espinha é mais as manchas que elas causaram, devo voltar usar o Differin???

        1. Avatar de Nando Goober

          Ainda n entendi: é o adacne que tá causando isso.. ou o differi quando vc usava?

      2. Avatar de Fernanda

        Nossa!!! Eu estava lendo sobre o Differin!!!! Ele é ótimo!!!! Será que tudo isso mesmo??? Dizem que é bom para rugas, manchas, olheiras….????

        1. Avatar de Nando Goober

          Não digo o differin, mas o retinoide em si.. tem mts funções que eu poderia dissertar aqui..rs..

          Não acredito em nenhum outro anti-idade que não seja retinoide!! Pronto!!

          1. Avatar de Fernanda

            Fiquei muito curiosa sobre o retinoide!!!!Será que posso comprar e começar usar sem receita medica???É bom para espinha eu já estou “largando mão” de cuidar do meu rosto, seca uma e lá vem a outra, eu coloquei no poste acima que eu estava sem, qdo foi a noite me aparece duas!!! Puxa vida ninguém merece, meu rosto está todo manchado!!! Há Fernando me ajude vai!!!rs

  27. Avatar de Daiana

    Oi Nando!
    Sempre leio os comentários do blog,comprei um differin por conta própria e até agora nao usei ,pois fico preocupada com a exposicao ao sol e tal.
    Me tira uma dúvida é verdade que o differin é menos fotosensivel que outros ácidos ? E eu posso usa-lo no verão com a devida protecao é claro.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Daiana,

      Bom, só para esclarecer: o retinoide deixa a pele sensível á luz do sol nos primeiros meses de uso.. mas quem sua há mt tempo, já nao corre esse risco. Claro que se vc usa um ácido como preventivo, seja de rugas, acne , manchas.. não vai se expor ao sol sem filtro.. seria meio contraditório.

      Mas o retinoide é fotossensível pq ele não deve ser usado durante o dia.. entende?

      Eu digo isso baseado no artigo do próprio criador do ácido.

      O adapaleno é menos fotossensível, mas n indicaria para usar durante o dia. à noite, vc pode usá-lo e pela manhã retirar e usar um fotoprotetor pelos motivos que eu citei. Mas não precisa se preocupar… eu uso retinoide msm no verão!

      Alguns dermatos não recomendam pq a pessoa no verão pode sentir vontade de querer curtir uma praia, piscina, passeios ao ar livre.. e não tomar os devidos cuidados (sim, há ainda uma dificuldade no publico de usar filtro solar corretamente.. pesquisas já provaram que o consumidor sua mt pouco comparado com a indicação correta).

      Se for oc aso de vc querer passar um final de semana na praia, basta não usá-lo uns três dias antes..

      Bjs

  28. Avatar de Cristinaaa

    Olá, sou uma jovem Portuguesa que tem 14 anos. Sofro um bocado com a acne, embora a minha seja fraca, tenho alguns pontos brancos , espinhas, mas bastante oleosidade na pele. Já falei com minha mãe para me levar a um dermatologista, mas ela diz que não, porque a vida esta má, e um dermatologista é muito caro, e ainda diz que a acne é normal da adolescência, e que com um produto da fármacia (uma lactogeleia e creme mate hidratante da Vichy, o que eu estou usando agora) vai atenuando a pele. Mas falei lhe em usar, um destes produtos o Differin ou o Climac. Queria saber se é mesmo útil utilizar este tipo de produtos, ou se os utilizar, vou passar a ter mais espinhas quando finalizar este tratamento. Queria que me recomendasse o melhor destes os dois, e dizer me por favor , todas as recomendações , sem que eu necessite de ir ao dermatologista, rsrs ,
    Beijao

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Cristina,

      Acne é uma doença. a pele passa por um processo inflamatório e tem várias causas.. não é só coisa de adolescente.. na sua idade, se não for bem tratada por piorar e causar desde marcas, flacidez da pele e resultar na baixa estima do paciente.

      Dermato é caro sim.. mas não há atendimentos em clinicas do governo?

      Pq msm para indicar u ácido, vc deveria ter um acompanhamento para diagnosticar a causa da acne.. só o ácido não vai resolver.. pq dependendo do caso, deve-se fazer uso de agentes antibactericidas, anti-inflamatórios..

      O que eu gosto é: usar ácido e limpadores para prevenir a proliferação de bactérias, o entupimento dos poros que causam cravos, controlar o sebo.. e quando há foco de inflamação, uso uma solução em gel com antibiótico como a clindamicina para tratar.

      Bjs e boa sorte.

  29. Avatar de Daiana

    Oi Nando!
    Obrigada por esclarecer as minhas dúvidas,você é muito atencioso.
    Bjs….

  30. Avatar de Nando Goober

    Fernanda,

    É sempre bom ter u acompanhamento médico com o uso de retinoides.. pq há um protocolo para ser usado:
    – comece com uma porcentagem mínima, por dois ou três meses (tempo que dura o frasco, sempre de alumínio para preservar a estabilidade dele).
    – vc pode suar dia sim/ dia não na primeira semana e ver como a sua pele reage.
    – Depois, use todos os dias.
    – se sentir mt ardência ou descamação, ressecamento, aplique um serum ou fluido hidratante para o seu tipo de pele após a aplicação.
    – Depois que terminar a bisnaga, vc pode manter ou aumentar a porcentagem.
    – para quem nunca usou, comece com: 0,025%
    – Prefira em gel não alcoólico ou gel-creme.
    – aplique o equivalente a uma ervilha em cada parte da face… pode ser aplicado no pescoço dorso das mãos e até colo…
    – use bloqueador solar sempre, mesmo em dias chuvosos ou nublados.. msm se não sair na rua. Os raios UV penetram pelas janelas, vidros dos carros, cortinas, são refletidos pelo asfalto, pareces, vidros..

    Segue um pequeno artigo que a Dra Baumann publicou:

    http://health.yahoo.net/experts/skintype/why-your-skin-needs-retinoid-and-how-use-it

    Algumas farmácias vendem serm receita, mas ele é tarja vermelha.. algo assim.. como eu sempre fiz em manipulados.. nunca comprovei.. mas devo comprar em breve a versão retin a micro.. no eu entendimento, é uma das melhores.. não gosto do vitacid ou vitanol.

    Bjs

    1. Avatar de Fernanda

      Há Fernando muito obrigada por esta informação, eu comecei este ano ir ao dermatologista e a unica coisa que ele me passou foi o Differin e agora o Adacne Clin, estou louca de curiosidade para usar este retinoide vou ver se consigo comprar este retin a micro, e tentar quem sabe resolve meu problema, eu estou viciada nestes assuntos de acidos, e estas espinhas que me matam,rss. bjs, sempre grata pela atenção!!!

    2. Avatar de Ju

      o

    3. Avatar de Maria

      Olá Fernando, tudo bem?

      Ultimamente tenha andado numa aflição terrível e ninguém melhor para me ajudar que um verdadeiro mestre da área.

      Ora desde que me conheço que tenho uma pele branquinha e suave, sem qualquer mancha, marca ou irritação.
      É claro que com a adolescência foram aparecendo algumas borbulhas e pontos negros mas nada que um creme, bastante eficaz devo dizer, não resolvesse (o mitosyl).

      O problema começou quando numa tentativa de melhorar a minha limpeza diária, adicionei uma escova para auxiliar a limpeza do rosto. O resultado não foi bonito. Admitindo que o tenha feito de forma errada, uma secção da minha bochecha ficou lesionada com vermelhidões bem visíveis e marcas deixadas por borbulhas que começaram a aparecer mais regularmente.

      Não tendo qualquer historial nesta área e uma pele bem branquinha esta situação começou a incomodar-me até que decidi ir ao dermatologista.

      Resumindo a conversa, foi-me dito que tinha imensos sinais (que se poderiam confundir com borbulhas) e de facto algumas borbulhas, ainda que quase imperceptíveis.
      Comparativamente a graus de acne avançados admito que isto seja uma anedota mas o facto é que eu noto que a minha cara sofreu uma mudança drástica deixando marcas que não consigo evitar.
      Foi-me então prescrito a seguinte medicação:
      -Finacea 15%
      -Differin 0,1% (alternando os dois)
      -Minotrex 100 (Cápsulas diárias)
      -Acniben Rx (Gel Creme Hidratante)
      -Máscara facial

      A questão é a seguinte; Pelo que eu me informei, os efeitos secundários desta medicação podem ir de erupção cutânea acentuada (triplicando o número de borbulhas actual) a simples escamação de pele.
      Eu tenho 18 anos. Sou bailarina e ser perfeita e imaculada é regra. Não me parece que ter a cara repleta de borbulhas me vá beneficiar aqui na academia.
      Não sei se entende o meu dilema mas na sua opinião, o que é que eu devo fazer?

      Obrigada pela sua atenção

      Beijinho

    4. Avatar de Maria

      Olá Fernando, tudo bem?

      Ultimamente tenha andado numa aflição terrível e ninguém melhor para me ajudar que um mestre da área.
      Ora desde que me conheço que tenho uma pele branquinha e suave, sem qualquer mancha, marca ou irritação.
      É claro que com a adolescência foram aparecendo algumas borbulhas e pontos negros mas nada que um creme, bastante eficaz devo dizer, não resolvesse (o mitosyl).
      O problema começou quando numa tentativa de melhorar a minha limpeza diária, adicionei uma escova para auxiliar a limpeza do rosto. O resultado não foi bonito. Admitindo que o tenha feito de forma errada, uma secção da minha bochecha ficou lesionada com vermelhidões bem visíveis e marcas deixadas por borbulhas que começaram a aparecer mais regularmente.
      Não tendo qualquer historial nesta área e uma pele bem branquinha esta situação começou a incomodar-me até que decidi ir ao dermatologista.
      Resumindo a conversa, foi-me dito que tinha imensos sinais (que se poderiam confundir com borbulhas) e de facto algumas borbulhas, ainda que quase imperceptíveis.
      Comparativamente a graus de acne avançados admito que isto seja uma anedota mas o facto é que eu noto que a minha cara sofreu uma mudança drástica deixando marcas que não consigo evitar.
      Foi-me então prescrito a seguinte medicação:
      -Finacea 15%
      -Differin 0,1% (alternando os dois)
      -Minotrex 100 (Cápsulas diárias)
      -Acniben Rx (Gel Creme Hidratante)
      -Máscara facial
      A questão é a seguinte; Pelo que eu me informei, os efeitos secundários desta medicação podem ir de erupção cutânea acentuada (triplicando o número de borbulhas actual) a simples escamação de pele.
      Eu tenho 18 anos. Sou bailarina e ser perfeita e imaculada é regra. Não me parece que ter a cara repleta de borbulhas me vá beneficiar aqui na academia.
      Não sei se entende o meu dilema mas na sua opinião, o que é que eu devo fazer?
      Obrigada pela sua atenção
      Beijinho

  31. Avatar de Cristinaaa

    obrigada, foi muito útil Fernando
    bjs

  32. Avatar de Maria

    Olá Fernando, tudo bem?

    Ultimamente tenha andado numa aflição terrível e ninguém melhor para me ajudar que um mestre da área.

  33. Avatar de Maria

    Ora desde que me conheço que tenho uma pele branquinha e suave, sem qualquer mancha, marca ou irritação.
    É claro que com a adolescência foram aparecendo algumas borbulhas e pontos negros mas nada que um creme, bastante eficaz devo dizer, não resolvesse (o mitosyl).

    O problema começou quando numa tentativa de melhorar a minha limpeza diária, adicionei uma escova para auxiliar a limpeza do rosto. O resultado não foi bonito. Admitindo que o tenha feito de forma errada, uma secção da minha bochecha ficou lesionada com vermelhidões bem visíveis e marcas deixadas por borbulhas que começaram a aparecer mais regularmente.

    1. Avatar de Nando Goober

      Bom,

      O que aconteceu com você é um dos motivos que eu ainda não tive curiosidade para usar essas escovas mecânicas: a sensibilidade da minha pele. determinados tipos de ple nãos e dão bem com abrasivos mecânicos. Pq a pele pode inflamar e resultar em pústulas e até em espinhas e manchas. Eu nunca fiz peeling de cristal ou limpezas de pele com receio de ocasionar lesões assim. pelo meu tipo de pele: oleosa, sensível e não-pigmentada eu nem deveria usar abrasivos com grânulos, pq pode irritar a minha pele. O Pedro, que participa aqui do site, ocorre justamente isso ao usar esfoliantes com grânulos. Outra cosia tbm ´que esse tipo d epele é propenso a rosácea, que tbm causa pústulas e espinhas, alem da manchas avermelhadas.

      Pelo o que aconteceu, vc deve ter a pele sensível e deve evitar usar abrasivos ou esfoliações mecânicas na pele. Fora que há um tutorial para suar essas escovas, dependendo tbm do tipo de pele, alguns tipos de cerdas mais macias.. pq há tipos de escovas que vc deve trocar o cartucho conforme uso e necessidade.

      No eu caso.. determinados produtos causam irirtação e surgem pústulas, n chega a ser espinha.. não inflamam ou causam aquele ponto amarelo de pus.. mas eu aplico um antibiótico tópico com clindamicina e só isso resolve. O msm ocorre com lâminas de gillete: causam foliculite, que pode ser confundido com espinha tbm.

      Pelo diagnóstico que sua dermato passou, parece que vc tem o msm problema que eu. Vc deve ter causado alguma reação inflamatória na pele.

      O Finacea tem ácido azaláico.. ele serve para tratar casos moderados de rosácea e tbm de acne, sendo menos irritante. Nem sei pq alternar com o differin, pq el só já combateria alguns desses problemas. Já o antibiótica em cápsula com Minociclina deve tr acompanhamento médico no seu tempo de uso, pois como ele tbm mexe com o metabolismo, pode u tempo depois, agravar o seu caso, pq pode criar resistência a bactéria causadora da acne. O Hidratante deve ser receitado p a sua pele pode sofrer algum ressecamento, principalmente com differin.

      Eu entendo a sua preocupação, pois fiz 10 anos de teatro e tinha m receio de ficar com a pele feia. Principalmente pq é uma área q vc tem que suar muita maquiagem pesada, luz do palco que ardem a pele..

      Vc teve até agora algum colateral com esses medicamentos? Foi diagnosticado que a causa foi a escova.. pq n sei se há a necessidade toda de usar um antibiótico oral. Mas cada pele reage de uma forma.

      Um amigo abusou da limpeza facial co intuito de secar a oleosidade e algumas espinhas que surgiram: teve uma inflamação na pele e teve que suar fórmulas tópicas com antibióticos e tbm comprimidos. Só assim conseguiu resolver. Mas os medicamentos dele foram diferentes.. o seu caso parece mais um diagnostico de rosácea.

      Boa sorte.

      PS: sugiro vc ler minha última resenha, pois falo justamente dos tipos de pele e ia sugerir tbm vc fazer o teste para descobri qual os eu tipo:

      https://belezaesaude.com/guia-tratamento-pele/

      1. Avatar de Maria

        Para ser sincera era impossível já ter tido alguma reacção pelo simples facto de ter estado à espera do seu conselho.
        😀

        Acabei por dar inicio ao tratamento à dois dias atrás com a toma de uma cápsula À hora do jantar e a aplicação do finacea e do differin (um dia cada). Até ver não senti uma grande mudança mas também não estou certa do que se pode considerar “mudança”.

        O meu grande medo é poder piorar o meu estado inicial especialmente por ser uma situação que com facilidade poderá passar despercebida.

        Durante a consulta eu falei da escova e de que modo é que a minha pele se alterou após essa utilização. O médico analisou a minha pele com um equipamento próprio e passou a receita. Para uma primeira consulta não foi tão empolgante quanto eu estava à espera mas contra um médico especialista na área…

        Eu só queria ficar descansada…

      2. Avatar de Maria

        Segundo o teste que me aconselhou a fazer, obtive os seguintes resultados:

        Pontuações

        Pontuação O x D –>26.5

        27-33 – pele levemente oleosa
        17-26 – pele levemente seca

        Tipo de pele O (oleosa) = entre 27-44
        Tipo de pele D (seca) = entre 11-26

        Pontuação S x R –>35
        34-72 – pele muito sensível

        Pontuação O x N–> 25.5
        Tipo de pele N (não pigmentada) = entre 13-28

        Pontuação W x T–> 41
        Tipo de pele W (pele enrugada) = entre 41-85

        Fiquei a saber mais do que com a minha ida ao dermatologista.

        Estes resultados podem querer dizer alguma coisa Fernando?

        1. Avatar de Nando Goober

          Como eu imaginava.. sua pele é parecida com a minha: oleosa, sensível, não-pigmentada.

          A reação que vc teve reponde bem ao fator de sensibilidade da sua pele. Micro-abrasão, esfoliação.. não são adequados para você. deve preferir limpadores mais suaves e tbm evitar produtos anti-idade mt forte.. principalmente ácidos de frutas.

          O adapaleno (differin) é adequado para vc.. caso use u retinoide, não use-o a seco.. prefira aplicar uma leve camada de hidratante ou serum e por cima, o ácido.

          mantenha o tratamento com anti-inflamatório, como o Finacea. Alias, vc até poderia usa´-lo pela manha e manter o differin á noite. Aqui temos um similar, o azelan 15%, q pode ser suado pela manhã, antes do filtro.

          Uma outra dica é o tipo de filtro p usar: prefira com filtros minerais, como óxido de zinco. São mais indicados para peles sensíveis e oleosas.

          Limpador nacional q eu uso é o Cleanance gel.. mais adequado para peles oleosas e sensíveis.

          Bjs

          1. Avatar de Maria

            Nem imagina como estou aliviada!

            Acredita então que com este tratamento a inflamação pode resolver-se facilmente sem deixar a minha cara repleta de borbulhas, não é?

            *

  34. Avatar de Maria

    Não tendo qualquer historial nesta área e uma pele bem branquinha esta situação começou a incomodar-me até que decidi ir ao dermatologista.

    Resumindo a conversa, foi-me dito que tinha imensos sinais (que se poderiam confundir com borbulhas) e de facto algumas borbulhas, ainda que quase imperceptíveis.
    Comparativamente a graus de acne avançados admito que isto seja uma anedota mas o facto é que eu noto que a minha cara sofreu uma mudança drástica deixando marcas que não consigo evitar.
    Foi-me então prescrito a seguinte medicação:
    -Finacea 15%
    -Differin 0,1% (alternando os dois)
    -Minotrex 100 (Cápsulas diárias)
    -Acniben Rx (Gel Creme Hidratante)
    -Máscara facial

  35. Avatar de Maria

    A questão é a seguinte; Pelo que eu me informei, os efeitos secundários desta medicação podem ir de erupção cutânea acentuada (triplicando o número de borbulhas actual) a simples escamação de pele.
    Eu tenho 18 anos. Sou bailarina e ser perfeita e imaculada é regra. Não me parece que ter a cara repleta de borbulhas me vá beneficiar aqui na academia.
    Não sei se entende o meu dilema mas na sua opinião, o que é que eu devo fazer?

    Obrigada pela sua atenção

    Beijinho

  36. Avatar de Maria

    (O comentário teve que seguir em partes diferentes porque estava a dar erro sempre que clicava para postar.
    Não…não sou retardada! xD)

    Aguardo a sua Reposta Fernando.
    Muito Obrigada*

  37. Avatar de Maria

    Olá Fernando!

    eu não sei se conseguiu ler os meus comentários porque ultimamente a rede tem andado pelos dias da morte mas eu precisava mesmo de uma opinião sincera.

    Obrigada

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Maria, td bem? o que aconteceu foi: como vc enviou várias mensagens separadas.. meu anti-spam leu como spam e jogou tudo fora da minha caixa de entrada. Só percebi isso por causa dessa sua última msg. rs

      Vou lá responder..

  38. Avatar de Nando Goober

    Maria

    Em termos de tratamento de pele não há como ter garantias.. pq o organismo reage de forma diferente em cada situação.. um tratamento que funciona perfeitamente p um, pode não resolver para outro..

    Mas o protocolo de tratamento sugerido pelo dermato parece correto. Eu, de fora, não se a extensão dessa inflamação, se seria preciso tudo isso.. msm pq não sou médico.

    Mas conhecendo melhor os eu tipo de pele.. vc pode futuramente evitar alguns produtos para não ocasionar lesões novamente. Só que é assim msm.. infelizmente só se descobre quando se faz uso…

    Eu agora sigo a risca para evitar inflamações na minha pele, que podem até parecer como acne.. principalmente que frequentando 20 anos os consultórios dermatológicos, ninguém nunca comentou que eu tinha tendencia a ter rosácea.. sorte que eu nunca abusei de nada. Mas quero evitar ter rubor na pele.

    Minhas espinhas estão controladas há meses.. ainda não estou seguro pq estou sempre testando alguma coisa..

    Amanhã vou começar usando o Azelan (Finacea) 15% e quero ver se ele vai ajudar a prevenir rubor..

    Boa sorte e comente como a sua pele está reagindo..

    Bjs

    1. Avatar de Maria

      Muito obrigada Fernando. Nem imagina o peso que tirei dos meus ombros. Só o facto de entender a perspectiva do tratamento deixou-me muito mais descansada.

      Tendo começado o tratamento à uns 4 dias não consigo perceber se já houve alguma reacção, de tal forma que a utilização do differin ( utilizado por duas vezes) nunca me causou qualquer desconforto. Não sei até que ponto é que poderá ser um sinal do próprio organismo, mas..

      Assim que tenha novidades eu actualizo-o.
      Beijinho

      1. Avatar de Nando Goober

        Sim,

        Tanto o adapaleno quanto o azelaico podem ter reações adversas em vários tipos de pele.

        Minha pele é mt sensível, porém, não senti nada com o adapaleno e hoje comecei a usar o azelan, e tbm n tive nada com ele.. até estou gostando do azelan, pq deixa o rosto mais seco.. e espero poder usurfruir do efeito anti-inflamatório dele.

        Uma dica, para quem tem mt sensibilidade na pele, é não aplicar ácido na pele a seco.. vc pode passar uma pequena quantidade de um serum hidratante na pele e aplicar o ácido.. para amenizar qualquer desconforto ou irritação. Eu faço assim: uso o serum Olay.

        Só n posso falar do Minotrex 100 pq nunca fiz uso de medicamentos assim.. mas a sua inflamação foi mt complicada, p dermato prescrever antibiótico oral tbm?

        Bjs

        1. Avatar de Maria

          Não, nem por isso. Nota-se alguma irritação após a limpeza diária ( mesmo que o faça com produtos próprios para peles sensíveis), mas ao longo do dia nem fica vermelho. Notam-se apenas algumas protuberâncias naquela zona da cara, o que faz dela uma “zona foco”.

          O facto é que a minha pele é efectivamente muito branca e suave, portanto assim que exista alguma diferença na tonalidade ou textura da cara é automaticamente perceptível e foi essa a razão da minha ida ao dermatologista. Não posso dizer que tenha sido uma inflamação complicada mas deixou de facto marcas.

          Aliás, quando expliquei ao médico o motivo da minha consulta ele olhou-me um bocado incrédulo. Lá deve ter pensado que era paranóica mas no meio onde trabalho… isto é natural. Faço sentido?

          Então o facto de o differin não estar a causar efeitos colaterais desconfortáveis não é sinal de que não está a funcionar como esperado?

          Beijinho

          1. Avatar de Fernando Goober

            Oi,

            Eh, eu tenho esse “problema”: msm usando produtos para peles sensíveis, só o ato de massagear a pele na limpeza já pode deixar um rasto avermelhado nas bochechas , principalmente, no nariz. Aliás, minha zona problemática é o nariz, onde tenho mts vasos e descamações. No centro das bochechas tenho manchas vermelhas e a indicação de alguns vasos. E a face acaba sendo um termômetro: qaulquer mudança de huor ou problema, já vira um semáforo vermelho.

            Algo que eus mepre explico: se o a´cido não está causando efeitos colaterais (ardência, descamação, vermelhidão, ressecamento) não quer dizer que não faça efeito, só que sua pele não tem hipersensibilidade a ele.. Isso é até bom para você. Pq sua pele não é resistente, noto por tudo que vc escreveu.. se fosse o caso, poderia sim o ácido não esta penetrando direito. Mas fique tranquila.. vc pode usá-lo sem ter os colaterais desagradáveis dele.

            E esta gostando do outro ácido? Eu comecei a usar durante o dia e não tenho queixas.

            Bj

  39. Avatar de Marcia Cavalheiro

    Oi Nando,

    Tudo bem? Agora que aprendi com você a cuidar da face, e te agradeço muito por isso.

    Desejo cuidar agora de uma área difícil, o colo, o derma receitou usar ácido retinóico, mais faz um estrago enorme, mesmo alternando, ou passando sérum junto, no inverno até deu pra usar e melhorou bastante. So que agora no verão ficará inviável.

    Você conhece algo que seja eficente, mais que não deixe tão vermelho a região.

    Li que para hidratar é bom creme com uréia e lactato de amônio, só que esta região foi muito castigada pelo sol no passado e agora mostra mais que qualquer outra área o resultado de tanta exposição sem proteção. Pela manhã está toda enrugada, vai melhorando durante o dia.

    Obrigada sempre por sua atenção

    bjs……

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Márcia,

      Nossa.. obrigado!!!

      Sim, para o corpo, há algumas fórmulas clássicas com PCa-NA, uréia, Lactato de amônio. Vc encontra dessas fórmulas já prontas em produtos como da Dermage ou Dermatus.

      Eu tbm indicaria um sérum, mais concentrado, para recuperar a hidratação da pele, seria o Hydrating B5, da Skincelticals. Ele pode ser usado no rosto, pescoço e colo.

      Ácidos.. para o colo, se vc n tiver alergia, poderia usar alguma fórmula com glicólico ou lático, há o ácido azeláico, que serve para peles sensíveis (embora pode causar algum prunido no início), ele tbm vai ajudar a melhorar manchas no colo. A linha NeoStrata tem vários produtos com glicólico.

      Mas minha primeira opção seria o hydrating B5, um pouco acima da conta, mas acredito que será um bom investimento. O colo devemos ter o msm cuidado como da pele do rosto.. eu nunca pego sol nessa área, pq a pele é extremamente fina e sensível, mas até que do meu rosto.

      Bjs

  40. Avatar de Maria

    É que é tão irritante que até chega a ser estúpido. Chegamos ao espelho e parece que está melhor, lavamos a cara e a realidade abate-se sobre nós. xD

    O finacea? Sim! aliás, depois de ter dito que o utilizava durante o dia, resolvi aplicar mais uma vez nas zonas das irritações (mas só quando está mais vermelho.)
    Tem uma textura agradável, eestou a gostar.

    Acho que no geral está a correr como esperado. Pode aparecer uma borbulhita ou outra que vai ficando seca e acaba por desaparecer. Mas quando elas aparecem tenho a tentação de utilizar o mitosyl que aliás foi o creme que me acompanhou por quase toda a minha adolescência, mas tenho medo que interfira com o resto da medicação.

    Tenho que admitir que estes recados ajudaram-me bem mais do que qualquer consulta a que eu tenha ido. Obrigada Fernando

    Beijinho

  41. Avatar de Fernanda

    Olá Fernando, tudo bem???

    Estou com algumas dúvidas, por favor se for possível esclarecer eu agradeço!!!

    Vamos lá!!!

    Minhas espinhas deram uma boa melhorada, depois que comecei usar correto o Differin, seguindo suas orientações, só que na ponta do meu nariz tem uns cravinhos pretos e não sai de jeito nenhum, (aí que raiva), e foram as manchas (das espinhas) que ficou, será que com o Differin só basta???

    Eu estava lendo também sobre: Protetor solar, hidratantes, bases com filtro, e como o verão já está chegando, eu queria algo que protegesse e deixasse minha pela bonita, eu queria uma dica do que comprar, deste três qual será o melhor para minha pela (oleosa)??? Já ouvi falar destes que são protetor solar tonalizante, vc sabe como é tudo isso é um pouco “carinho” e temos que ter certeza o que comprar. Eu adoro suas dicas leio todas!!!!

    Bom espero sua resposta!!! Um ótimo final de semana!!!! Abraços…

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Fernanda,

      Na verdade.. demora msm para melhorar os cravos… eu tinha o nariz cheio.. só usando ácido não resolvia.. eu tinha que fazer esfoliação.. foi o que, conjugado com ácido – resolveu tudo. Nem indico limpeza de pele para isso.

      Loções e sabonetes com ácido salicílico.. retinoides e esfoliações..

      Eu estou usando um ácido mais leve, o azeláico, pela manhã.. antes do filtro.. eu já li que vários usuários conseguiram melhorar os cravos usando-o.

      Eu não gosto de protetores tonalizantes.. nem uso…. acho que para reaplicar não dá muito certo. Das marcas que há no mercado.. o Anthelios com cor eu acho péssimo para peles oleosas.. o Adcos, eu nunca usei, mas há quem fala muito bem da textura dele.. mas eu não usaria pq o efeito mate dele não é muito bom e tbm não dá para reaplicar direito.. alguns deixam a pele até esbranquiçada. Tem Spectraban, dos mais em conta.. mas não recomendo para peles oleosas.

      Protetor solar hidratante o melhor.. léguas de distancia de qualquer filtro vendido aqui é o Sofina Jenne… realmente protege e hidrata a sua pele.. em uma semana vc já percebe a diferença. Eu estou esperando chegar um outro Sofina que, aém de hidratar, tbm é anti-idade…

      Se vc quiser um tonalizante.. tente usar pó facial bloqueador.. filtro-base nao são bons para reaplicar.. o pó, vc pode aplicar sobre o seu filtro, vai melhorar até o efeito mate.. e na hora do aperto.. vc pode retocar.

      Bj

      1. Avatar de Fernanda

        Fernando, muito obrigada pela dica, aonde a gente acha o Sofina Jenne??? Para a minha pele este é o melhor????

        1. Avatar de Fernando Goober

          No Brasil eu encomendo com a Vania, do ML: vaniasousil@gmail.com
          O Jenne não é o mais “seco” da linha, mas ainda sim, eu acho mais seco que os nacionais. Outra: usando por cima do Azelan, eu noto minha pele ainda mais matificada por horas.

          Bjs

  42. Avatar de Clarice

    OI FERNANDO,TUDO BEM?
    fernando estou com uma dúvida,vou começar hoje meu tratamento com isotretinoína da VALEANT,e estou com algumas espinhas na região do maxilar e várias manchas vermelhas causadas por espinhas, isso porque eu nem cutuco,ah os poros também estão super dilatados mais também confesso que uso muita maquiagem mais bastante removedores também .BOM minha dúvida é aliado a medicação ela não me passou nenhuma pomada pra usar,será que eu posso usar differin? ELA SO ME ALERTOU QUE NAO PODERIA USAR NENHUEM MEDICAMENTO A BASE DE TRETACICLINA . BIJUSS ABRIGADA

    1. Avatar de Fernando Goober

      Clarice,

      Usando isotretinoina em capsulas deve ter cautela com outros retinoides, pois a pele pode ressecar e descamar. deixe apara após o tratamento. Geralmente suado para manter o progresso do retinoide oral. Como eu nunca usei dessa forma, o seu dermato seria mais indicado para avaliar. Esse Valeant é genérico do Roacutan.. então os efeitos colaterais devem ser similares. Ele deveria ter orientar também para saber oq ue vc deve usar em termos de limpadores, proteção solar e possíveis hidratantes. Principalmente o uso de um balm para os lábios.

      Bj

  43. Avatar de Shirley M

    Oii Fernando, td bem?
    Olha fernando, tenho alergia a Glutén, quando como algo que contenha ele, minha pele
    enche de bolinha de agua, e quando secam deixa minha pele cheia de manchinas escuras!
    vc sabe o que eu posso fazer pra pelo menos amenizar a cor dessas manchas?
    me ajuda fernando, meus joelhos são escuros e minhas pernas com pequenas manchas escuras
    o que eu posso usar pra clarear?
    obrigada!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Shirley,

      Há vários cosméticos para clareamento de manchas no corpo.. ha produtos específicos para isso mas eu nunca usei. Vc ja foi nua dermato para ela avaliar e prescrever algum? Pq, de repente, manipula uam loção com ácido glicólico e kojico só para passar nessas manchas do corpo. Os lareadores no ercado são mais voltados para face e caros, vindo emquantidade inferiores.

      Para manchas escuras em joelhos.. isso pode ser do atrito do joelho com roupas e tbm ressecamento. q ne os cotovelos.. vc pode usar buchas ou esfoliantes e aplicar hidratantes para remover as células mortas.. ajuda a melhorar e harmonizar o tom da pele.

      Só não caia nesses receitas da vovó de passar limão, mel, açúcar na pele.. ok?

      1. Avatar de Shirley M

        Oii fernando, já fui sim na minha Derma, ela passou uma formula porem num vi nenhum resultado! Agora falando das minhas espinhas!! de um ano e meio pra cá, começarão a surgir freqüentemente espinhas no meu rosto, não era assim! minha pele é oleosa, e as espinhas são grandes,e incomodão, maioria das vezes são espinhas internas, o que vc me sugere pra seca-las e clarear as manchas que ficam quando elas secam? Minha pele é clara, e as pequenas manchas escuras das espinhas chamam atenção! O que posso Usar?
        bjss

        1. Avatar de Fernando Goober

          Acne é uma doença.. quando surge assim, vc deveria avaliar para saber a causa.. podem ser proveniente de algum tipo de inflamação, cosméticos inadequados, hormônios.. só ms um especialista para diagnosticar isso melhor. Senão, vc pode usar produtos que não dão resultados, pq a causa pode ser até interna.

          Eu gosto de suar limpadores mais suaves, que combatam o foco de bactérias da acne e tbm evitar o acúmulo de so na pele. Um que estou gostando é o Cleanance gel. Ele tem zinco e água termal. Vc pode tbm optar por limpadores com ácido salicílico e outros ingredientes que vão limpar e com agentes antibactericidas e anti-inflamatórios. A linha Neutrogena tem limpadores assim mais em conta.

          Para atuar diretamente na espinha eu uso clindamicina tópica em gel, como o clinagel, aplico diretamente na espinha..

          Pela manhã, vc pode aplicar azelan em gel, ele ajuda a melhorar o aspecto da pele, clarear e tbm tem ação anti-inflamatória.

          À noite, gosto de usar algum ácido, da família dos retinoides, para ajudar na renovação da pele (isso ajuda a melhorar manchas de espinhas tbm.

          manter a pele sempre limpar e evitar o possível para inflamá-la..

  44. Avatar de Ariane

    Olá Fernando! Fiquei bem feliz de encontrar este site!
    Meu caso é o seguinte: tenho 25 anos e o que me incomoda são poros aparentes e cravos na regiao do nariz, onde causaram algumas micro manchinhas. Espinha é muito raro eu ter. Minha pele é mista e à oleasa. Fui na dermato e ela me passou o diferin o,3% por seis meses, o sabonete dermotin soft e um protetor que eu já usava, o sunmax gel fator 30. Minha pergunta é: o diferin é eficiente para amenizar os poros??? ou é mais só p/ acne mesmo?? E por fim, qual a composição deste sabonete?
    Ficarei muuuto grata!
    Abraços!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Ariane,

      Eu n acredito que produtos consigam fechar os poros, pq é uma característica comum em peles oleosas ou mistas – n estou dizendo q todos com esses tipos de pele têm. Logo, mudar isso.. n ocorre. Oq pode acontecer é que com limpeza e renovadores, vc consegu evitar q sebo oxide nos poros e dão um aspecto mais largo.. e quando estão limpos, podem aparentar estarem mais fechados. Alguns cosméticos, até ms hidratante, parecem que dão uma fechadinha.. mas um efeito temporário. Só em casos, quado a pessoa descuindo dos cuidados de limpeza e produtos inadeaundos, que os poros ficaram até ais dilatados e com pontos pretos.. vc resolve… mas eles voltaram a ser como eram antes.
      Eu falo por experiencia: quando atuava em teatro, na adolescência, eu descuidava mt da limpeza.. resultado: meu nariz parecia um morango! sabe? vermelho e cheio de cravos. usando sabonetes adequados, ácidos e esfoliantes.. consegui limpar tudo.. mas até hoje eu tenho poros mais dilatados no nariz e partes das bochechas, pq é uma característica da minha pele. Só que por estarem limpos, n ficam “gritando” no meu rosto.

      E saiba: uso retinoides, esfoliantes e limpadores há 18 anos.

      O differin vai ajudar a mantê-los sempre limpos.. isos pode dar uma aparência melhor.. mas fechar, não vai msm.. aqueles produtos na linha Pore minimizar atuam tbm esfoliando a pele (p eliminar sebo) hidratando com antioxidantes, p evitar a oxidação dos sebos.. e alguns tem uma base que “camufla”.. mas fechar de vez, impossível!

      O dermotivin tem agentes desengordurantes, antibactericidas.. p evitar a proliferação de bactérias que causam acne.. e limpar a pele sem ressecá-la.

      abs

      1. Avatar de Ariane

        Muito obrigada Fernando. É sempre bom saber mais detalhes do que a gente tá fazendo. Pois os muitos médico só perguntam o pq da consulta, começam a escrever a receita, o modo de usar e o retorno… triste.
        Estou gostando do resultado por enqto. Mas sem querer abusar da sua atenção, gostaria de entender se o differin é um ácido, e caso não, valeria a pena pedir para trocar para algo mais forte? Você falou que tinha esse mesmo problema do nariz (nunca tinha pensado no morango como exemplo, mas é em isso, rs), que produtos vc indicaria para intensificar a limpeza dessa área (além dos que estou usando (diferin, dermotivin e sun max)? Pore, é o nome da linha?
        Novamente Muito obrigada!
        Fiquem com Deus.

        1. Avatar de Nando Goober

          Sim.. o differin é da familia dos retinoides. O seu componente chave é o adapaleno. Eu prefiro usar a tretinoina msm.. uso a 0,1%. Antes eu manipulava, mas comprei o Retin A micro.. é um gel-creme com 0,1%. Mas eu coemcei a notar resultados da forma q euf alei com um bom tempo de uso.. lembro que foi mais de um ano.. e usava o esfoliante Ionax para ajudar tbm. Limpadores com ácido salicílico. Acredito que foram os três que resolveram isso. Nunca mais tive pontos pretos no nariz. Meu pros sao maiores nessa parte, mas com os cuidados diários, estão sempre limpos e não ficam visíveis como antes.

          Eu já falei: se um produto fechasse esses poros eu faria campanha p produto pelo resto da eternidade…rs

          Pore? Pore minimizar? É apena su termo de várias linnhas de produtos para melhorar os poros.. a Clinique tem uma linha, a Estée Lauder, outra. Eu usava o Pore minimizar da Estèe. Se os seus poros tem pontos pretos e por isso parecem maiores.. vc poderia usá-lo. Pq ele tem um mix de ingredientes que ajudam a remover essas pontos pretos, alem de hidratar, antioxidantes ( q evitam o sebo oxida e ficar escuro) e silicones, que dão uma melhora visual nos poros (n digo definitiva, mas durante o uso.. pois parecem alisar a pele, sabe? É oq mts primers fazem… se te interessa.. a vania, vendedora que importa meus produtos.. recebeu u frasco de 50 ml do Pore minimizar da EL.. mas eu não fiquei desse vez.. acho que ela ainda tem.

          O summax é um bloqueador solar.. não vai fazer nada nesse sentido.. só msm proteção.. aps prefira filtros mais leves para evitar de piorar isso.. e tenha sempre uma otima limpeza, principalmente no final do dia.. é primordial!!

          Bjs

  45. Avatar de Débora Protzen

    Oi Fernando, tudo bem?
    Tenho 30 anos de idade e tomei anticoncepcional durante 16 anos seguidos – Diane 35, que controlava muito minha acne. Parei de tomar o medicamento em fevereiro abril deste ano e em meados de julho minha pele mudou muuuuito. Quero engravidar no inicio do ano e após confirmar a gravidez nao poderei usar mais nada além de sabonete e filtro solar.
    Estou com muitos espinhas, pele sensivel, sempre vermelha. Pra ajudar mudei do Paraná para Goiás, onde o sol não dá trégua. Estou usando uma linha de sabonete, hidratante, tônico e protetor solar fator 40 para peles oleosas da Adcos a cerca de 1 mês. Uso diferin 0,3% há mais de 03 anos, indicado para manchinhas por uma dermato. Uso uma linha da L’oreal para rugar e um preenchedor de colágeno para área dos olhos e bigode chines também da L’oreal há mais de 1 ano e meio. Nem isso posso usar mais porque minha pele fica toda vermelha e queimada, bem estranha.
    Fui em uma dermato recentemente e ela disse que a pela está irritada por causa do tempo seco. Aqui não chove desde inicio de abril, é muuuuito seco mesmo. Ela me indicou o Triderme (Triluma – Hidroquinona) para espinhas e manchas, passar 3 dias na semana. Nos outros dias, passar o hidratante Sebium. Na área dos olhos, Active C Ceyes, nunca ouvi falar desse….. e no resto das rugas, o que faço???
    O que vc orienta? Já passei de tudo nessas espinhas, até minancora… queimou tudo minha pele… TÁ HORRÍVEL!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Primeiro trate dessa irritação.

      O triderm já tem ácido e clareador, o vau ajudar na despigmentação da pele e tbm agir como anti-idade.

      O active C é otimo.. pode continuar usando, mas eu vejo mais efeito nele como prventivo e hidratante.

      Menos no seu caso, no momento, é muito.. pq sua pele deve estar mt sensibilizada.. se começar a usar mt anti-idade, pode até piorar.. melhor vc agindo aos poucos.. para que melhore tanto esse aspecto quanto o clareamento, que deve ser gradual..

      Vc pode optar tbm por borrifar água termal após a aplicação desses produtos.. espere a pele voltar a sua sensibilidade normal e inciar um outra tratamento para clareamento e prevenção de rugas.

      Bj

  46. Avatar de Tânia Argent

    Ola.
    Tive acne muito recentemente (até à um mês atrás) que foi provocado por paragem da pílula, em 15 dias fiquei sem acne, tomei antibiótico e usei soluçoso tópicas também
    Claro que agora tenho as ditas manchas…tenho cá differrin, que havia comprado na farmácia numa tentativa de eliminar o acne pois cá em Agosto é altura de férias e estava super difícil de conseguir consulta…
    Será que posso usar agora este produto para me eliminar as marcas??
    Obrigada 🙂

    1. Avatar de Fernando Goober

      O adapaleno ajuda.. mas n seis e ele vai eliminar de vez.. para isso, dependendo da extensão e tipo de manchas, vc pode conjugar com um despigmentante. São apenas aquelas manchas avermelhadas ou há cicatrizes tbm?

      1. Avatar de Tânia Argent

        São só aquelas avermelhadas, eu tenho feito o seguinte, lavo o rosto com aveia, à noite meto compressas embebidas em infusão de flores de camomila (já fazia isto para o acne a conselho do derma) e meto creme baba de caracol, e claro FPS

        1. Avatar de Fernando Goober

          N seis e isso funciona pq nunca fiz… manchas vermelhas de espinhas somem ate naturalmente em mi, só que demora.. a nossa pele tem um ciclo natural de renovação.. mas com ácidos.. eu consigo resolver.. não precisava usar despigmentantes para esse tipo de mancha.. eles atuam melhor em hiperpigmentação causados pelo excesso de sol ou causas hormonais, como as melasmas..

          1. Avatar de Tânia Argent

            Olhe já agora mostro como estou porque postei no meu blog: http://dicasmakeuppt.com/2011/09/tratamento-ao-acne-3/
            Agradeço imenso a sua atençao em responder aos comentarios 🙂

          2. Avatar de Fernando Goober

            Eu vi as fotos.. sua sanchas são mais escuras. Vc já tentou fazer um tratamento com peeling? Se vc quer algo mais eficaz e ligeiro, é a melhor dica. Há conbinações com ácido salicílico a 15/ 20 que dao um efeito bom.. só que ha casos que vc terá de refazer mais a frente. A luz intensa pulsada tbm ajuda.. só que é mais caro.

            Os ácidos e clareadores vão ajudar sim.. mas demoram em média uns 6 meses. O isotrex, um gel alcoolico com isotretinoina (msm principio do roacutan) ajuda nesse ponto, mas ele descama tanto, sua pele fica vermelha.. mas depois, deixa bem mais clara e com manchas atenuadas.

  47. Avatar de Tânia Argent

    Ah esqueci de dizer que fiz tratamento ao acne receitado pelo derma, e que ele disse para parar com o differin pois preferiu outros produtos.

  48. Avatar de Lilia

    Olá Fernando!

    Tenho muitas cicatrizes de acne e o dermatologista receitou isotrex gel à note e adapel de manhã, só que as espinhas persistem em aparecer. Então, foi trocado o adapel pelo epiduo gel (adapaleno 1mg/peróxido de benzoíla 25 mg) e continuar com o isotrex à noite.
    Por favor, gostaria de uma opinião sua.
    Esses produtos amenizam as cicatrizes?

    1. Avatar de Fernando Goober

      O isotrex descama mt a pele.. eu, particularmente, não gosto dele.. mas ele parece deixar a pele mais clara e melhorar algumas cicatrizes,.. mas não chega a “limpar” tudo.. pq demora o tratamento.

      O adapel eu usei.. achei efeito zero, mas gostei da textura e até deixava a pele mais seca.. tenho visto mt a indicação de usar retinoides de manhã.. mas vc usa um bom filtro solar?

      Qual o diagnostico dos eu dermato para essas espinhas? Veja se ele passa algum produto anti-inflamatório para combater tbm as bactérias que causam a espinha.. manter uma boa limpeza.

      Eu estou usando azelan durante o dia.. ele é mais indicado para esse horário q usar u retinoide.. quanto mais já usando um á noite..

      Bj

  49. Avatar de Regiane Azevedo

    Boa tarde!
    Fernando, meu problema está no queixo. Tenho espinhas que inflamam muito, fazem caroços enormes e deixam marcas escuras. Minha dermatologista me recomendou usar o Differin 3 + Dermazelaic, alternadamente. Estou usando a 15 dias. Deu uma irritadinha e leve escamação na região do queixo mas nada que me faça parar. Estou aguardando os resultados e conto pra vcs depois. Com relação ao protetor, a médica deixou a escolha por minha conta, desde que seja para peles oleosas e acnéicas. Você tem alguma sugestão? Já usei o Athelios 40 para pele acneica e o Avene Cleanance 30 para pele oleosa. Mas nenhum deles permite o efeito matte. Você tem alguma sugestão de protetor com essa função? Obrigada! Beijos e parabéns pelo site!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Então.. em média vc deve fazer um tratamento desses por, no mínimo, de 3 a 6 meses.

      Sobre filtro solar.. vc já leu minhas resenhas sobre filtros solares asiáticos?? São perfeitos para quem tem a pele oleosa.

      Já usei esses que vc citou e não deu certo.. não achei seco e mt menos segurou minha oleosidade..

      O mais mate que eu ja usei foi o Bioré Milk.. mas há a linha Sofina, todos são fabulosos..

      Procure minhas resenhas aqui..

      Bj

  50. Avatar de Regiane Azevedo

    Oi Fernando.
    Obrigada pela dica!!!
    Ao ler suas resenhas já fui pesqusar anciosissima pelos protetores recomendados.
    É impressão minha ou não há em nenhuma loja de cosméticos no Brasil que venda Bioré?
    Sempre compro produtos importados em sites de cosmeticos daqui.
    Mas nesse caso não encontrei esta marca asiática.
    É mesmo tão dificil assim? rsrsrs… Abraços!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Sim… eles ao são vendidos aqui.. por sorte, achei um vendedora no ML que está importando tudo para mim. Nas importadoras e free-shop vendem mt cosméticos americanos e franceses.. nem na Liberdade, bairro que tem inúmeras lojas de produtos japoneses vc acha..

      Mas, independente disso, hoje há u filao de consumidores brasileiros que já despertaram p esses produtos, não só os filtros, como limpadores, hidratantes.. e não trocam por nada!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva