Para a mulher que gosta de se cuidar

Doe sangue e melhore sua própria saúde!

Todos sabemos que doar sangue é um ato de solidariedade, mas você sabia que existem benefícios importantes para sua própria saúde? Confira.

Publicidade
Doe sangue e melhore sua própria saúde!

1. Reduz o Risco de Doença Cardíaca

A doação de sangue reduz a viscosidade e a quantidade de ferro em seu sangue. Hoje se sabe que o excesso de ferro é um problema grave, pois causa stress oxidativo no sangue.

Em um estudo recente, descobriu-se que doadores regulares de sangue (1 vez por ano) são 88% menos propensos a terem ataques cardíacos.

Essa medida não é tão útil para mulheres que menstruam, pois essas já perdem sangue todo mês. No entanto, em homens e mulheres que não menstruam, é um instrumento muito útil de controle da ferritina. Se o seu nível de ferritina já for baixo, não é tão recomendada a doação (descubra se é esse o seu caso, mas converse com seu médico de qualquer forma).

2. Reduz o Risco de Câncer

A doação de sangue reduz o nível de radicais livres no sangue. Por isso, a doação de forma regular também está associada a uma redução na incidência de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão, cólon e garganta. Aliás, apenas para constar: antigamente havia um mito que doação de sangue aumentava a incidência de câncer, mas esse mito já foi 100% desbancado pela ciência moderna.

3. Mini-Checkup Gratuito

Você pode doar sangue somente se estiver bem de saúde. Por isso, ao doar sangue, é feita uma série de exames de verificação, sem custo ao doador.

Imediatamente antes do exame, você terá a oportunidade de saber sobre anomalias na sua pressão e no nível de hemoglobina. Além disso, uma amostra do seu sangue é coletada, e são executados exames para detectar várias doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, contato prévio com hepatite B e C e vírus HTLV. Ainda: se você estiver na dúvida sobre qual o seu tipo de sangue, essa também é uma boa forma de testar para ter certeza.

4. A Satisfação de Salvar Vidas

Apesar de todo mundo já estar careca de saber, eu tive que incluir esse item. Você sabia que doar sangue pode salvar até 4 vidas? Pare um pouco e pense: existe alguma forma mais fácil de causar um impacto positivo no mundo, de salvar tantas vidas? Doar sangue não custa nada, é super fácil e não dói nada. E, quem doa sangue sabe: o bem-estar e a satisfação de ter feito uma boa ação dá uma alegria nova ao seu dia, uma sensação de estar fazendo sua parte, e melhora muito o seu humor.

Não enrole, doe sangue ainda essa semana!

Doe sangue e melhore sua própria saúde!

Então, se animou para doar sangue? Se você tiver condições de fazê-lo, não perca essa chance. E, se por algum motivo você não puder doar, que tal convencer alguém da sua família, ou outra pessoa próxima? Muitas vezes, as pessoas esquecem que podem doar, mas se lembradas com jeitinho, ficam felizes em ajudar.

Para quem nunca doou, ou não lembra como fazer, estou disponibilizando um material explicativo (do Hemepar, aqui de Curitiba). Ali explica quem pode e não pode doar, quais os requisitos, intervalos de doação, enfim tudo o que você previsa saber. Espero que seja útil: Material sobre Doação de Sangue (download em PDF)

Nessa época do ano, as doações de sangue são ainda mais necessárias (devido ao grande número de acidentes nas estradas). Aproveite a oportunidade para ajudar e comece o novo ano com "sangue novo"! 😀

33 comentários para “Doe sangue e melhore sua própria saúde!”

  1. Avatar de Renata Emília

    Só de saber que vc está ajudando a salvar uma vida vale muito a pena, imagine quatro vidas!! Além disso, doar sangue não doi nada.

  2. Avatar de Olivia M

    Eu faço essa doação todo ano, é muito gratificante.

  3. Avatar de Maria Helena

    Muito legal, eu nunca doei sangue, vou me informar melhor sobre isso.

  4. Avatar de Heloisa

    Excelente dica!

  5. Avatar de Glenilene Resende

    Já doei algumas vezes, preciso voltar a doar, não sabia que era tão bom.

  6. Avatar de Enio

    Muito bom artigo, sempre estou doando e nem sabia que era tão bom assim. parabéns ao blog

  7. Avatar de Anamaria

    Sou doadora há mais de 20 anos. Bom saber que além de fazer o bem para os outros e a nós mesmos no sentido de trazer bem-estar, ainda previne doenças.

  8. Avatar de Celina Muler

    Muito boas essas dicas, felizmente também sou doadora. Esse ano ainda não doei, vou providenciar logo, obrigada por lembrar.

  9. Avatar de Josélia

    Vou avisar meu marido 🙂

  10. Avatar de Bianca Sallin

    Eu não posso doar, pois perco muito sangue e tenho a ferritina baixa, mas vou avisar meu marido, muito boa essa dica de doação.

  11. Avatar de Roberto

    Sempre faço doaçoes de sangue, esse ano ainda não fui, bom lembrar. Sempre me sinto muito bem ao doar, é muito gratificante, mas não sabia que ainda trazia benefícios para saúde.

  12. Avatar de Junia Nunes

    Sou doadora de sangue há 16 anos.
    estou cadastrada para doação de MEDULA.
    e ainda de plaquetas…. 😀

  13. Avatar de Helena

    Sou doadora cerca de uns 5 anos tenho carteirinha de doador, mas no estado onde moro alteraram o critério do peso para doação. O minimo estabelecido agora é de55 kg, nunca ultrapasso os 52 então posso apenas doar no Hemosul, local de origem das minhas doações que no momento passou o ano inteiro em reforma e as doações na cidade ficaram a encargo de dois hospitais públicos.
    Há também na legislação municipal e estadual da minha região alguns benefícios para os doadores:como dois dias folga para servidor publico, prioridade em atendimento hospitais, escolas, fila de banco, isenção de pagamento das inscrições para concurso publico e meia entrada em cinemas, teatros e outros eventos de lazer…

  14. Avatar de Janaina Ferreira

    Bom dimais esse post,,,,ja fiz exames d rotina e tdo ok pk ano k vem vou doar pk faz tmpo k quero fazer isso e cm essas informaçoes fkei mais animada,,,,valeu,,,bjo.

  15. Avatar de Clementina Guia Andre

    Eu doei très veses foi uma satisfacao tao grande porque salvei a vida da minha Irma e de duas pessoas desconhesida.

  16. Avatar de Gilson Pereira

    Estou doando sempre, me sinto muito bem, obrigado.

  17. Avatar de Sonia Correia

    boa tarde. celisa gostaria que voce colocasse uma materia falando sobre oleo de canola,pois estou em duvida se devo continuar utilizando o mesmo, obrigada.sonia

  18. Avatar de Graci

    Realmente a satisfação é imensa, esse aninhe já doei, mais quero doar de novo !!

  19. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    🙂 gostei muito desse artigo,espero que as pessoas possa se sensibilizar e ajudar mais o próximo..

  20. Avatar de Adriano

    Boa tarde. gostei da publicação. Porém gostaria de saber a fonte da publicação, sua bibliografia ou revista científica que foi retirado.
    Obrigado

  21. Avatar de Albertina Mendes Scremin

    Sou doadora a muitos anos de sangue e medula, mas estou angustiada pois quero fazer 3 doações por ano e portanto só posso ser dispensada do serviço uma vez por ano sem falta no serviço. Isto deveria mudar, pois o medico de lá deveria dar um atestado dispensando naquele período para doar quantas vezes forem necessário.
    Vamos batalhar para mudar esta lei de doação?

  22. Avatar de Eder

    Oi sou de Olímpia interior de São Paulo tenho 28 anos minha primeira vez como doador de sangue queria encontrar uma pessoa compatível com o meu sangue ficaria muito feliz mesmo

  23. Avatar de Fatima Regina

    fikei mto feliz em ter doado hj.pela primeira vez de muitas.

  24. Avatar de E.kazuhiro Nitta.

    Sou doador há 22 anos.Comecei quando o hospital aonde o meu tio estava internado com câncer do pâncreas pediu para repor reservas de sangue do qual ele havia usado. De lá para cá não parei mais,pois soube na época que um estudo realizado na Finlândia comprovou que pessoas que doam sangue reduzem em 89% a chance de ter um ataque cardíaco e derrame cerebral! Isso é especialmente importante para os homens já que não têm mestruação. Estou no Japão há 10 anos e continuo doando sangue aqui regularmente.

  25. Avatar de Daniel Schmitz

    Pretendo doar assim que possível. De 2 à 3 vezes por ano.
    Acho que ajudar alguém sempre faz bem pra gente.
    Quando fazemos coisas boas, recebemos coisas boas 🙂

  26. Avatar de Francilene Pereira Tangerino

    Eu quero doar sangue, como faço pra se cadastrar,

    1. Avatar de Juuu

      É só ir em algum hospital e dizer que você quer doar, então eles vão ver se vc está com o peso acima e se as suas hemácias estão acima de 12,5 que é o necessário, então na hora mesmo eles fazem o cadastro, dura em torno de 5 a 10 minutos.

  27. Avatar de Juuu

    Fui doar sangue hj, minhas hemácias esta vão acima do que é preciso, mas fiquei com muito medo da picada da agulha, fiquei sem coragem, comecei a suar, não doiei infelizmente 🙁 , mas vou doar até sábado!!! Faz muito tempo que quero doar! Ajudar pessoas! 😀 😀

  28. Avatar de Renato Ximenes De Brittes

    Tenho 34 anos de idade e tenho orgulho em ser doador de sangue desde meus 18 anos. É uma alegria poder salvar vidas, ser voluntário com a simples missão de ajudar e praticar o bem com humildade .

  29. Avatar de Moacir G Da Silva

    ja fui doador muito tempo caramba preciso voltar a doador estou indo sou de americana

  30. Avatar de Aldo Neri De Vargas

    Ótima reportagem, benefício ao doador e belos comentário. Sou doador desde os 18 anos quando do Serviço Militar Obrigatório que já incentivava doação e nunca mais parei. Realmente é um ato humanitário de muito valor e pode ajudar as outras pessoas. Finalizo dizendo que até a consciência fica aliviada e traz uma paz interior muito grande. Vamos doar sangue amigos. Abraços.

  31. Avatar de Otavio Cabral Marques

    Sou doador desde os 19 anos de idade. Toda ação que fazemos para o próximo retorna em alegria para nós mesmos. Não perca essa oportunidade de fazer o bem. Sinto-me muito feliz por ter saúde e poder compartilhar com quem precisa.
    Abraços e pense que se um dia você mesmo precisar de doadores, ficará feliz que alguém não teve medo da agulha e te ajudou.

  32. Avatar de Kazuhiro

    A doação de sangue é importante principalmente para os homens que não têm menstruação como as mulheres. Sou doador há 23 anos. Atualmente estou no Japão e aqui também, já doei 8 vezes.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva