Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamentos para Dor de Garganta

Tratamentos para Dor de Garganta

Quem nunca teve uma dorzinha na garganta pelo menos uma vez? Atingindo crianças e adultos de todas as idades, a dor de garganta é caracterizada por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar. A dor de garganta pode ser passageira (normalmente acompanhada de gripe ou resfriado), ou pode ser persistente — o que acontece especialmente em pessoas com amigdalite.

Publicidade

Causas de Dor de Garganta

  • Alergias e rinites
  • Refluxo gastroesofágico
  • Irritação provocada por fumaça de cigarro ou álcool
  • Ressecamento da mucosa em pessoas que dormem de boca aberta
  • Frio e baixa umidade do ar
  • Uso excessivo da voz
  • Clima seco e falta de beber líquidos
  • Gripes e resfriados
  • Faringites e amigdalites
Tratamentos para Dor de Garganta

O que são a faringite e a amigdalite?

Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão anatomicamente próximas, é muito comum a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas têm predominantemente amigdalite, enquanto outras, apenas faringite.

Tratamento para Dor de Garganta e Amigdalites

Tratamentos Naturais

Antes de partir para os remédios tradicionais, você pode tentar algumas dicas caseiras que podem ser bem efetivas. Alguns ingredientes naturais têm propriedades contra dor de garganta, como efeitos anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral.

  • Própolis: A própolis é famosa por ser um potente antibiótico natural. Atua também como um anti-inflamatório e bactericida. A própolis funciona melhor como um preventivo, por isso deve-se tomar diariamente. Tome 20 gotas em meio copo de água.
  • Gargarejo com água morna e sal: Separe 200 ml de água morna e acrescente ½ colher de chá de sal. Faça o gargarejo e repita 2 vezes ao dia. O sal ajuda a limpar o excesso de mucosa, além de permitir que o seu nariz entupido volte a drenar corretamente. Também tem ação bactericida.
  • Vinagre de maçã: Contém níveis altos de acidez que podem eliminar as bactérias e, quando misturado com mel, pode aliviar a dor de garganta. Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel em uma xícara de água morna e ingerir.
  • Vapor: O vapor pode aliviar a dor de garganta, principalmente quando ela dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, deixando a garganta hidratada e evitando a proliferação das bactérias. Ferva uma xícara de água e acrescente óleo essencial de eucalipto ou um pouco de Vicki. Respire profundamente o vapor.
  • Chá de raiz de alcaçuz: O alcaçuz tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação. Prepare um chá com alcaçuz e coloque também alguns cravos para potencializar o efeito. Tome bem quentinho duas vezes por dia.
  • Gargarejo de bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódiopossui propriedades antibacterianas. Ele também tem um pH levemente alcalino, que alivia irritações e inchaços da garganta. Separe uma xícara de água morna e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture bem e faça gargarejos duas vezes ao dia.
  • Mastigar cravos: O cravo tem poderes analgésicos devido ao eugenol (óleo de cravo), substância que é um forte antisséptico natural e pode atuar como um antibacteriano também. Mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar a dor em sua garganta. Separe alguns cravinhos e mastigue. É melhor não engolir o cravo mastigado.
  • Chá de gengibre: O gengibre funciona como um remédio natural por conta de suas propriedades antivirais, bactericidas e anti-inflamatórias. Ajuda a soltar e expulsar o muco presente no sistema respiratório. Faça um chá de gengibre bem forte e acrescente mel. Beba bem quentinho, duas xícaras por dia.
  • Umidificar o ambiente: Para regiões secas, a baixa umidade do ar contribui para dores de garganta. Então, deixe o ambiente de sua casa úmido; porém, evite usar umidificador de ar, pois pode deixar o ambiente muito úmido e facilitar a proliferação de bactérias. Então, o melhor a fazer é umedecer toalhas ou deixar baldes com água pelos cômodos fazendo com que o ar fique úmido aos poucos.
Tratamentos para Dor de Garganta

Tratamentos Alopáticos

Antibióticos

Para se evitar as complicações das amigdalites bacterianas descritas acima, o tratamento deve ser sempre feito com antibióticos. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma melhora significativa dos sintomas (porém sempre tome qualquer antibiótico até o fim da prescrição!).

O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina, deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos à penicilina, uma opção é azitromicina por 5 dias. Naqueles pacientes com intenso edema da faringe, que não conseguem engolir comprimidos, ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias, uma opção é a injeção intramuscular de penicilina Benzatina, o famoso Benzetacil, administrado em dose única.

Anti-inflamatórios

Bons exemplos de anti-inflamatórios indicados contra garganta inflamada ou com pus são: Flanax, Ibuprofeno e Naproxeno, Diclofenaco e Cloridrato de Benzidamina. Esses remédios devem ser usados sob indicação médica. Esses anti-inflamatórios devem ser tomados após as refeições para não dar dor de estômago, porque esse tipo de remédio, normalmente, irrita a mucosa do estômago, especialmente em pessoas que tem gastrite ou maior sensibilidade gástrica.

Pastilhas e spray para garganta: São à base de mentol, ambroxol, benzidamina, benzocaína, lidocaína e alguns anti-inflamatórios, aliviam o dor na garganta por terem ação anestésica, mas não curam infecção; resolvem mais em casos alérgicos.

Prevenção da Dor de Garganta ou Amigdalite

O ideal é que antes de ter uma inflamação na garganta ou amigdalite, seja feita uma prevenção para evitar esses incômodos.

Quem já está sentindo a dor de garganta precisa saber que o tipo de tratamento depende do tipo da doença e das suas causas. Se for causada por vírus, o tratamento é baseado em medidas de suporte e analgésicos, já, se for bacteriana, como as amigdalites, os cuidados incluem a administração de antibióticos. Os casos crônicos são tratados de acordo com a causa básica da dor.

No inverno, as dores de garganta são bem mais comuns, devido às diferenças de temperatura. Isso por que, devido a fatores variados, como o clima mais frio e seco, além da permanência maior das pessoas em ambientes fechados, e também das próprias epidemias de gripes e resfriados.

Para um prevenção efetiva, em primeiro lugar é manter a imunidade alta: melhorar a alimentação, tomar suplementos de vitaminas e minerais, principalmente vitamina C, zinco e selênio, que melhoram a imunidade. Praticar exercícios físicos e evitar o estresse também ajudam muito.

Beber chás também é uma excelente pedida para prevenção. O chá quente leva embora as bactérias acumuladas na boca e garganta podendo evitar infecções e mantendo o corpo hidratado. Os melhores chás para garganta são: gengibre, cravo, tomilho e sálvia.

Incluir na dieta alimentos e suplementos antioxidantes e anti-inflamatórios como própolis, cúrcuma e gengibre.

E você, costuma ter dor de garganta? Como faz para tratar?

5 comentários para “Tratamentos para Dor de Garganta”

  1. Avatar de Guilherme

    E sobre câncer? Ou mononucleose infecciosa? Ou uma infecção por streptococcus que pode levar a febre reumática com sequelas no coração ou a síndrome nefrítica?
    O intuito do site é a informação. A informação principal é: procure seu médico para fazer um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
    Não dá pra “se achar” médico lendo uma página de internet.

  2. Avatar de Valesca

    tenho sempre problemas com dor de garganta, vou testar esses tratamentos.

  3. Avatar de Andrea

    Amei as dicas para tratar a garganta.cada ano tenho pelo menos uma vez amigdalite…valeuuu

  4. Avatar de Helena

    Excelentes dicas, amei!

  5. Avatar de Geovana

    Eu tenho muita dor de garganta e aamigdalite, vou seguir as dicas, valeu

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva