Para a mulher que gosta de se cuidar

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

Com a chegada do verão, a preocupação em manter o corpo mais bonito é maior. Um dos tratamentos que ajudam a eliminar peso é a drenagem linfática, que é uma técnica de massagem usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo.

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo. Estes fluidos são responsáveis por transportar as toxinas para longe das células saudáveis, além de trazer materiais para as células que estão lutando contra vírus ou infecções. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

Benefícios da Drenagem Linfática

  • Desintoxica o organismo
  • Elimina líquidos acumulados no organismo
  • Ativa o sistema imunológico
  • Atua como analgésico
  • Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas
  • Auxilia no tratamento da celulite
Drenagem Linfática

Drenagem para Eliminar Celulite

O sistema linfático tem que funcionar bem e deve estar saudável para que não haja o aparecimento de celulite na pele.

A linfa (líquido presente entre as células e que apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo) é importante para transportar nutrientes e para remover fluidos e proteínas em excesso e para prevenir o inchaço do corpo.

O sistema linfático serve para manter as células irrigadas, e também para drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo e para manter o equilíbrio da hidratação nas células. Quando há problemas de circulação da linfa, ocorre a celulite. A celulite pode também ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

Saiba mais sobre como eliminar a celulite.

Drenagem Linfática e Emagrecimento

A drenagem linfática é indicada para a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas,  levando à diminuição de medidas do corpo. Porém, não ocorre a eliminação de gordura propriamente dita. O sistema linfático e os rins não tem a capacidade de filtrar gordura. Quando ouvir que com drenagem linfática ocorrerá a eliminação de gordura através da urina, saiba que esta informação não procede.

Para eliminar gordura e emagrecer, temos de estimular as reações químicas do nosso organismo a transformá-las em glicose para suprir as necessidades calóricas do corpo.

A maneira mais eficaz de emagrecer é através da estimulação do aumento da massa muscular. Isso faz com que ocorra uma troca da massa gorda por massa magra e, neste caso, ocorrerá sim eliminação de gordura. Quando o corpo tem mais massa muscular, gasta mais calorias, fazendo emagrecer.

Como é Feita a Drenagem Linfática

A drenagem linfática manual (massagem) consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos. Na versão mecânica, alguns aparelhos reproduzem o movimento de pressão e descompressão. Em outras versões, há aparelhos que aplicam estimulação elétrica em pontos específicos do corpo.

Indicações da Drenagem Linfática

A drenagem é indicada no combate e prevenção da celulite e gordura localizada. A massagem também é a principal indicação para recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdômen e rosto). Nesses casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando a recuperação.

A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, hipertensão e até sinusite. Além disso, por estimular o sistema nervoso parassimpático, é ótima para relaxar e afastar o estresse.

O método é contra-indicado apenas para quem sofre de insuficiência renal, trombose, hipertireodismo e para portadores de tumores no sistema linfático.

E você, já fez dreanagem linfática? Valeu a pena?

85 comentários para “Drenagem Linfática”

  1. Avatar de Angela

    Faço drenagem 01 vez por semana e não pretendo parar tão cedo.

    1. Avatar de Jéssica

      Quem faz uma vez e gosta não para mais…

  2. Avatar de Livia

    Nossa, eu adoro fazer drenagem, tenho problemas de retenção de líquido, principalmente no verão, fico inchada e a drenagem me salva 🙂 adorei o artigo.

  3. Avatar de Marta

    Tenho problemas de inchaço quando está muito quente, nunca fiz drenagem, acho que vou testar, mal não faz né?

  4. Avatar de Lucia Camargo

    Interessante! Gostei do texto, vou experimentar.

  5. Avatar de Patrícia Da Matta

    Gostei da matéria, sinto que as vezes preciso fazer, mas não sei se adianta, fico na dúvida e acabo não fazendo… gostaria de saber se vale a pena mesmo fazer.

  6. Avatar de Ludmila

    Faço sempre, adoro, não fico mais sem, intensifico no verão 🙂

  7. Avatar de Juliana

    Faço drenagem há alguns anos, acho que ajuda muito, dá para diminuir as medidas se tiver boa alimentação e se exercitar. Eu recomendo!!!

  8. Avatar de Lady Daiane

    Parabéns pela matéria, sempre quis entender mais sobre isso.

  9. Avatar de Iolanda

    Faço uma vez por semana, os benefícios são imensos.

  10. Avatar de Letícia

    Gostei do post, bem completinho… já fiz, e gostei para esse verão pretendo voltar a fazer.

  11. Avatar de Diana

    Nunca fiz, tenho medo.

    1. Avatar de Mary

      Medo????por quê Diana? A drenagem linfática só tráz bem estar e saúde para o organismo – não dói e é muito relaxante – procure em sua cidade uma boa esteticista e peça a ela para fazer uma sessão de drenagem para você conhecer, garanto que você vai amar e se tiver condições de pagar – porquê é um pacotinho um pouco caro – com certeza você vai querer fazer sempre. Eu sempre que posso faço – só que eu vejo melhores resultados com 2 sessões por semana – minha barriga diminui, minha cintura afina e sinto a circulação das pernas melhor – meus pés sempre desincham quando faço massagens – também minha massagista usa bambu (bambuterapia) , celutec e indoderm – equipamentos bons que ajudam conseguir melhor resultado combinado com a massagem –
      boa sorte querida – sucesso em sua vida.
      abraços.
      Mary

      1. Avatar de Jéssica

        Legal se comentário Mary, valeu

      2. Avatar de Raquel Delis

        Eu tb não entendi porque ter medo… 🙂

        1. Avatar de Vanessa Little

          Eu não tenho medo, mas entendo quem tem… Se vc tem tendência a trombose e não sabe, e se for uma profissional sem experiência, o estímulo do sistema linfático pode acarretar problemas graves, como embolia e em casos mais graves, até a morte.
          Eu tinha uma esteticista que pediu vários exames antes de começar a fazer as sessões. Só não continuei pq mudei de emprego e agora é bem longe da clínica e os horários não batem.
          Mas estou a procura de uma boa profissional.

          Cuidado com “pacotes mágicos” e de Cupons de Compras Coletivas! E outra coisa: NÃO EXISTE “drenagem linfática local” , em UMA região. Isso é conversa pra vender! A drenagem é como a Celisa explicou, envolve todo o corpo justamente pq estimula o sistema linfático a trabalhar e eliminar toxinas. “Só na barriga” não vai funcionar nada, pode ser só uma massagem modeladora, mas drenagem, não.

          Beijinhos

  12. Avatar de Léa

    Faço sempre que preciso, adoro as massagens, me sinto melhor.
    Vou voltar agora tb, é a época certa, mas só compensa para quem tem retenção de líquido, ou inchaço, vale a pena sim.

  13. Avatar de Marta B.

    Nossa, eu estava justamente pesquisando sobre drenagem linfática. Esse post veio em ótima hora. Obriagada, Celisa… sempre atual.

  14. Avatar de Sabrina Bets

    Gostei de aprender mais sobre o assunto, já fiz, mas faz um tempinho…

  15. Avatar de Valquíria

    Fiz o ano passado 10 sessões 2 vezes na semana, achie que melhorou bastante, principalmente a celulite, após o tratamento é bom continuar usando os cremes anticelulite.

  16. Avatar de Márcia Leme

    legal o post…

  17. Avatar de Marcelo Kionoha

    Ja fiz varias vezes, muito bom para relaxar o corpo tbm!.

  18. Avatar de Suzana

    Gostei muito da matéria, vou experimentar

  19. Avatar de Andreia X

    Nossa, eu adoro! me sinto bem, me ajuda relaxar, ajuda na TPM, e tb nas minhas temidas celulites, é preciso fazer exercicios para ajudar. Legal o post Celi

  20. Avatar de Sueli

    A drenagem não é apenas para fins estéticos, como pude comprovar. Operei meu tornozelo e estou fazendo sessões de drenagem para diminuir o edema, e está melhorando. Recomendo fortemente a drenagem para processos pós-operatórios, sejam eles quais forem.

  21. Avatar de Marcia

    por favor posta um vídeo ensinando como se faz a drenagem!

  22. Avatar de Sabrina

    Eu gostaria de saber de quanto em quanto tempo é necessário fazer a drenagem para manter os resultados, alguém sabe??

    1. Avatar de Andreia X

      Com umas 6 sessões vc já nota bons resultados, mas tb vai depender do seu estilo de vida.

    2. Avatar de Jéssica

      Depende da causa, se vc tiver com inchaço e retençaõ de líquido com 2 sessoes vc já nota melhoras, mas se vc quiser reduzir medidas as sessões devem ser contantes e pelo menos umas 10.

      1. Avatar de Sabrina

        Mas quantas sessões por semana são necessárias? 1X por semana já é suficiente? ou dá para fazer menos, 2X por mês?

        1. Avatar de Flávia

          De uma a duas vezes na semana.

  23. Avatar de Lucinda

    Faço e recomendo, faço o ano inteiro uma vez a cada 15 dias. Estrias e celulites melhoram e não deixa acumular líquido no organismo.

  24. Avatar de Renatinha

    Mas a drenagem elimina gordura também?

  25. Avatar de Jéssica

    Faço sempre que posso, acho muito bom e relaxante, as estrias agradecem.

  26. Avatar de Rê

    Nossa como eu gostaria, quem sabe um dia!!!

  27. Avatar de Ana Paula

    Parabéns pelo post, muito bom…

  28. Avatar de Janete Camargo

    Cuidado com as gestantes que forem fazer a drenagem, escolham profissionais capacitados pois uma denagem mal feirta pode antecipar o parto.

  29. Avatar de Denise Camargo

    Que legal, estou precisando fazer também.

  30. Avatar de Rossane

    se você está com retenção de líquidos, ou quer manter a boa forma e saúde vale a pena recorrer à drenagem linfática manual! Você merece! É importante associar com uma alimentação saudável e exercícios regulares e deve ser realizada por profissional capacitado!

  31. Avatar de Mônica

    Tenho uma filha de 12 anos. Ela pode fazer drenagem?

    1. Avatar de Raquel Delis

      Acho 12 anos muito novinha, mas nessa idade ela já tem retenção de líquido? É melhor ver com seu médico…

  32. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito bom o artigo, no calor minhas pernas ficam inchadas, acho que vou recorrer a drenagem parece ser muito bom.

  33. Avatar de Karin

    Faço massagens regulares, adoro, sinto bem-estar

  34. Avatar de Mila

    Gostaria de fazer, qual é o profissional que devemos procurar?

  35. Avatar de Laura

    Olha, drenagem linfática feita por uma PROFISSIONAL EXPERIENTE é excelente. Mas se for feita por uma pessoa que não saiba fazer é um desastre. Já fiz com gente que se auto-intitulava profissional ( era fisioterapeuta formada ) e foi um M. Fiquei toda roxa, com hematomas enormes pelo corpo. Um horror!!
    Depois de muito tempo resolvi dar uma chance pra drenagem e testei com outra pessoa, essa sim profissional, e foi maravilhoso. Ela me disse que quem faz drenagem linfática não pode ficar com hematomas, porque isso é sinal que o profissional não sabe fazer realmente a massagem.
    Meu veredicto final: recomendo, mas não faça com qualquer pessoa, e não vai pelo muito barato, porque possivelmente o profissional não está bem preparado. Pesquise a média de preço do mercado e tbm o histórico do profissional, afinal é a sua saúde que está em jogo.

    1. Avatar de Michele

      se a drenagem te deixar roxa ou doer,corre.isso não é drenagem.

  36. Avatar de Rose

    Eu faço drenagem também, gosto bastante, mas faço raramente, isso quando sobra dim dim

  37. Avatar de Carla

    Ola meninas e Celisa!

    Muito completa a materia! Gostaria de fazer, quem sabe um dia.
    Beijoss lindas

  38. Avatar de Silvana Ricceto

    Oi meninas

    Eu comprei o aparelho do Sculptor Body e é maravilhoso! vc faz na sua casa na hora que
    achar melhor,basta apenas ter paciência e vontade,essa massagem orbital ela bem forte,vc controla a vibrações,no meu parecer eu percebi que minha pele ficou muito mais lisinha,minha celulite diminuio muito,pois toda a gordura é trabalhada quebrando os nódulos,a única desvantagem, vc tem que fazer em vc mesma ou pedir p/alguém.
    Espero ter ajudado eu recomendo a massagem é uma delicia.

    1. Avatar de Laura

      Tbm tenho esse aparelho e adoro…A única descantagem é que as vezes bate uma preguiça….mas o aparelho é bom

  39. Avatar de Daniela S.

    Faço drenagem 2 vezes por m~es, vou intensificar agora no verão, acho que faz muita diferença, vale a pena.

  40. Avatar de Raquel Delis

    Eu já fiz, faz uns dois anos, achei bom, até fiquei com vontade de fazer novamente, mas preciso encontrar uma boa clínica.
    Adorei o post celisa

  41. Avatar de Cerise

    Adorei o post, queria entender melhor sobre esse assunto. bjo

  42. Avatar de Marina

    Concordo com a LAURA se ela não for uma boa profissional pode sim ter um estrago.
    Em muitos congressos que fui os médicos cirurgiões plásticos tem sua esteticista ou uma fisioterapeuta que eles recomendam para fazer drenagem antes e depois(15 dias) das cirurgias os hematomas e inchaços( quase nada) e a recuperação é perfeita.
    Hoje eles olham a esteticista como uma boa parceria, dito por vários Médicos (os mais atualizados).
    Mas tem que ser a que eles indicarem pq pode estragar toda a cirurgia.
    Tinha um cirurgião que filmou uma ABDOMINOPLASTIA que ele já na cirurgia e uma esteticista fazendo a drenagem na mesma hora.
    As fotos da paciente apos a cirurgia só vocês vendo o que eu vi.
    Meninas tenham cuidado sim para escolher sua esteticista .
    Celisa parabéns … BJUX

  43. Avatar de Flávia

    Oi meninas, faço drenagem a alguns meses, estou adorando os resultados, faço uma vez por semana… muito bom o texto.

  44. Avatar de Glenilene Resende

    Tenho vontade de fazer…

  45. Avatar de Michele

    ja tem uns meses que faço uma vez por semana.Me faz tão bem,tenho muita retenção.Se pudesse e meu dinheiro desse,faria 2 x por semana rs

  46. Avatar de Larissa Carvalho

    Ótima materia!!! Você conhece algum lugar especializado em dar curso Drenagem Linfatica?

  47. Avatar de Adriana Trindade

    Estou prar começar a fazer drenagem e essas informações foram muito importantes pra mim,
    pude tirar algumas dúvidas. Além de todos esses benefícios é um momento dedicado só a você dá para renovar as energias.
    obrigada.

  48. Avatar de Soraya Lobo

    Tem no mercado várias profissionais fazendo “drenagem”..mesmo porque o curso tem um custo baixo ($300,00). Mas, uma boa massagem com alimentação adequada e exercícios físicos…é tudo de bom…é garantia de saúde, né? E se tiver Acupuntura é perfeito…

  49. Avatar de Bárbara Motta

    Estou fazendo a drenagem, já é a 4 ida de 10. Tenho aquela gordurinha localizada bem na barriga e ainda tenho a marca da calça. Estou super ansiosa pelos resultados e quero ver logo se essa gordurinha localizada vai sumir D:

  50. Avatar de Tay

    tenho muita celulite nas pernas ,tenho problema de circulaçao desde pequena , assim que começar a trabalhar vou fazer, será que vai funcionar pra mim tenho muita celulite mesmo!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva