Para a mulher que gosta de se cuidar

Emagrecer é um desafio para você?

Emagrecer é um desafio para você?

Olá minhas queridas, hoje vou falar de um assunto antigo, mas que sempre é muito discutido. Recebi vários e-mails pedindo para eu escrever sobre emagrecimento, então vamos lá…

Publicidade

A sociedade hoje estabelece que magreza é sinônimo de beleza. E, para emagrecer, existem uma série de fórmulas “mágicas” e dietas “revolucionárias” que prometem emagrecimento rápido e fácil.

Mas o que muitas das mulheres não sabem é que essas dietas podem trazer danos à saúde, como por exemplo: desequilíbrio orgânico, cabelos quebradiços, pele ressecada, unhas fracas, ansiedade, depressão, anemia e outras doenças.

A perda de peso deve ser um processo prazeroso, e nunca um tratamento de choque. E para isso, não basta emagrecer o corpo, é necessário modificar os pensamentos e comportamentos em relação à comida.

A maioria das pessoas que desejam emagrecer, querem que isso aconteça em um curto espaço de tempo; pensam que é possível emagrecer 10 kg em 1 mês, por exemplo.

O principal objetivo no processo de emagrecimento é a adoção de um estilo de vida saudável, com modificações planejadas e graduais. O processo deve ser lento e com muita cautela.

A perda de peso ocorre de maneira diferente em cada pessoa e é importante que se possa reconhecer os pontos fracos que surgem ao longo do caminho. Seja qual for sua dificuldade, descubra-a e programe-se para vencê-la. Por exemplo, se seu ponto fraco é fazer exercícios físicos, você sabe que essa é uma área a ser observada com mais cautela. O mesmo pode ser dito para quem gosta muito de comer doces, ou qualquer outro “ponto fraco”.

Emagrecer é um desafio para você?

O que fazer para emagrecer?

Primeiramente antes de tomar essa decisão você precisa querer, querer de fato. Não adianta só saber que você precisa emagrecer, é preciso querer mesmo.

Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.

Tenha um dia ativo, inclua atividades na sua rotina, tanto físicas como mentais. Encontre distrações que façam com que a sua atenção desvie da comida. Controle e ansiedade e ocupe sua mente!

Emagrecer não é fácil, então tenha em mente que não existe nada milagroso e que nada e nenhum alimento vai fazer você emagrecer. Não existe uma dieta única, prontinha pra você. É preciso esforço, dedicação, mudança de rotina, se importar mais com o que se come e incluir mais atividades físicas.

Alimentação e Exercício

Emagrecer é um desafio para você?

Qual dos dois é o mais importante para emagrecer? Aqui não há polêmica: Alimentação!

Os alimentos que você come são fundamentais para influenciar no peso. Os exercícios físicos são importantes, mas são coadjuvantes para o emagrecimento. Pode-se estimar que a perda de peso seja 70% alimentação, 30% exercícios físicos.

Fazer caminhadas, subir escadas e ter um dia ativo devem fazer parte da sua rotina. Deixar de fazer essas atividades contribui para engordar mais, mas elas, por si só, não vão fazer ninguém emagrecer muito.

Para o emagrecimento mais eficiente, atividades mais intensas como treino intervalado, corrida e musculação ajudam bastante.

Quanto à alimentação, não tem segredo. O ideal é variar o máximo possível e se habituar a comer um pouco menos. Inclusão é a palavra. Incluir novos alimentos aos poucos até que eles façam parte do cardápio. Lembrando que essa dieta não pode ser apenas para uma fase; ela deve ser para vida toda, por isso não pode haver restrições e sim inclusões. E, como é para a vida toda, não há pressa: pode-se ir melhorando aos poucos, com calma. O processo de mudança nunca é tão rápido quanto a gente pensa no início.

Não esqueça de dar uma maior atenção para gorduras (óleo de coco, abacate, manteiga, castanhas, queijo parmesão, azeite de oliva, e gema de ovo) e proteínas (carnes, grão de bico, lentilha, chia, linhaça e gergelim). Incluir alimentos termogênicos também ajuda.

Doces e carboidratos simples devem ser bem restritos; mas, de novo: não precisa parar de comer por completo.

Um segredo para ajudar no emagrecimento é fazer a própria comida. Sim, parece bobagem mas esse é o hábito que traz todos os outros. Você fará refeições mais naturais, em menos quantidades, com menos conservantes, aditivos e glutamato, além de aproveitar melhor os alimentos e gastar menos dinheiro. Toma tempo, claro, mas fazer a própria comida faz você se sentir muito bem: experimente!

Emagrecer é um desafio para você?

A principal mensagem que eu quero deixar aqui é: se você está se sentindo bem com seu corpo e está saudável, não dê ouvidos ao que a sociedade impõe ou o que os outros dizem. Pense em você! Pense que na vida existem outros valores, e não simplesmente que você tem que estar magrinha.

A beleza é fundamental para nossa auto-estima, qualidade de vida e bem-estar, mas isso não significa ter um corpo perfeito. O mais importante é que cada um se sinta bem e saudável.

E você? Se sente escravizada pela ditadura da magreza?

21 comentários para “Emagrecer é um desafio para você?”

  1. Avatar de Ana

    Adorei esse artigo, emagrecer com saúde é muito importante e como foi falado “Não existe dieta milagrosa”

  2. Avatar de Marinez

    😀 amei o texto e daqui pra frente muito foco e perseverança!

  3. Avatar de Aparecida Lima

    A gente ta cansada de saber essas verdades. .. Porém. .. qdo chega as tentações.. . la estou eu. rsrsrs transgredindo as leis da natureza rsrsrs…

  4. Avatar de Ana ângela

    Boa, materia e veio para ajudar. A gente acaba experimentando tudo que ouve por ai pondo em risco a nossa saude.obrigada.

  5. Avatar de Glenilene Resende

    Faço academia tres vezes por semana. Meu problema não é o peso nem o “espelho” o meu problema é a comida, adoro comer fora de hora, uma pipoquinha doce, um bolinho aqui outro ali, á quanto meu amoço meu prato não é muito cheio nem diversificado (carne, arroz, massa, e as vezes uma salada) e sei q se não der uma jeito nisso futuramente vou ter problemas.

  6. Avatar de Renatinha

    esse texto é um empurrãozinho e tanto eu juntei uma galera de 7 a 8 amigas e todos os dias estamos fazendo caminhada comecei sozinha hj já temos um time bom. Incentivei minhas amigas e ja perdi medidas com essa boa ideia , façam o mesmo vcs vão amar o resultado
    beijossssssssss

  7. Avatar de Danielle

    emagrecer está no meu dia a dia sempre, vivo pensando nisso.
    A auto estima realmente é fundamental, pois quando nos sentimos bem,todos os nossos objetivos se tornam mais proximos. A opinião dos outros é importante, mas o que pensamos sobre nós mesmos é indispensável para decidirmos como queremos viver.

  8. Avatar de Janaína Bertoldi

    Por mais que na minha vida td esteja bem, no meu emprego, na minha familia, com meu namorado… eu nao consigo me sentir feliz e nem a vontade, tenho vergonha de conhecer as pessoas da familia do meu namo, de viajar e de sair de casa, nunca me sinto bonita e nem fiko a vontade, e por mais que eu queira, nao consigo começar a dieta, tenho uma compulsao absurda para comer, e como se eu me desligasse do meu corpo e so voltasse depois de ter comido um montao de coisas,,, dai vem o arrependimento , nao sei mais oq fazer!!

  9. Avatar de Camila

    Amei o seu texto, tem dicas maravilhosas! realmente, a midia diz que ser magra é questão de beleza, mas na verdade as que seguem esse padrão, são simplesmente escravas. Na verdade temos que nos alimentar regularmente, ser saudavel comendo o que gosta, e ser feliz com nós mesmo.

  10. Avatar de Silvia Cristina

    Sou gordinha e me amo muito! acredito que todas nos temos que nos amar, é como disse a Celisa na materia: se estamos saudaveis e felizes temos que nos amar isso que é importante!!

  11. Avatar de Germana

    É difícil demais controlar a vontade de comer, principalmente para quem gosta (meu caso), eu tenho prazer em comer e não me sinto bem fazendo exercício físico, odeio mesmo, fico mal humorada. Já pensei até em procurar ajuda psicológica. Não é fácil viver com a pressão que as pessoas fazem, começando pela sua família, tem sempre aquela prima pé no s… que fala: “Nossa, como vc engordou!!!”, parece que fala até com prazer. E os homens, então, tem namorado que até pede para você malhar mais…tudo gira em torno da aparência hoje. Odeio isso tudo! Somos mais do que aparência, somos gente, com sentimentos, ideias, que valem mais que qualquer embalagem!

  12. Avatar de Suênia

    emagrecer nunca deve ser um sofrimento porque é certo que a pessoa ficará em eterno efeito sanfona, artigo de extrema relevância para os dias atuais. 🙂

  13. Avatar de Carina Vass

    A questão do sobrepeso é um fator que atinge milhões de pessoas, em especial as mulheres!
    SOFRO COM ISSO! Odeio quando vejo uma blusinha ou shortinho liindo, mas não tem meu tamanho! Já fiz váááárias dietas e nenhuma deu certo!
    Atualmente, tenho o acompanhamento de um endocrinologista, que, pra mim, é a melhor opção!
    Preciso ser mais disciplinada e esse posto é exatamente tudo que meu médico me diz e tudo que eu não faço, mas tenho plena consciência de que preciso fazer!
    E uma coisa é certa: o importante é você estar feliz consigo mesma! Não importa se a Vitória Beckman veste manequim 34 e você 48, desde que você seja feliz e não se sinta diminuída por isso! Você, gordinha, é maravilhosa!

  14. Avatar de Bruna

    Interessante a abordagem. Sentir-se bem e saudável é importante.
    Não devemos nos prender à Ditadura da Beleza.
    Eu passei uma experiência semelhante ao que você descreve no começo do texto.
    Quis emagrecer rapidamente fazendo uma dieta radical; perdi além de gordura, muita massa magra.
    Resultado: Estou sem menstruar (amenorréia), flácida, cabelos com queda e quebradiços, e além de tudo isso, estou com pedras na vesícula.
    Então meninas, antes de tudo, SEM AMEM do jeito que são.
    Não queiram soluções mágicas, porque não existe isso.
    Se você não está satisfeita com o corpo, faça a mudança com acompanhamento médico.
    SAÚDE a todas. Abraços.

  15. Avatar de Nathalia

    Excelente texto! Coerente e estimulador para fazer o que é certo! Estou na luta contra a balança há muitos anos e sei como é difícil ter persistencia para atingir e manter a meta traçada. Mas como sou brasileira, não desisto nunca!! hehehehe
    O que vale é ser feliz!!!

  16. Avatar de Eliane

    Não sou escrava de magreza e nunca fui a favor de dietas mirabolantes. Tento manter uma alimentação mais saudável dentro do possível. As vezes cometo excessos, mas procuro manter o bom censo.
    Ótimo Post. Um grande abraço!!

  17. Avatar de Maria Eduarda

    Amei o artigo, quem não precisa emagrecer um pouquinho?

  18. Avatar de Juliana Oliveira Magalhães

    O ideal, no caso da escolha pelo emagrecimento e começar uma reeducação alimentar na própria vida, é focar na melhora da nossa saúde, pois ser saudável, de todas as formas possíveis (fisicamente, mentalmente, espiritualmente, financeiramente, em fim) é muito mais importante do que querer emagrecer por beleza.

    Além disso, quando uma pessoa inicia uma dieta ou regime, prós a sua saúde, é fato que as consequências de tal escolha serão totalmente positivas e benéficas, uma vez que a pessoa consumirá uma variedade melhor de alimentos, pré selecionados e mais nutritivos e sem os famosos “venenos industriais”!!!

    Quando nós cuidamos acerca do que entra em nossas bocas, as consequências são que tais cuidados reflitam diretamnete no nosso esteriótipo e por fim, em nossa beleza exterior!!!!!!

    Muito bom o texto!!!!

  19. Avatar de Silene

    Olá, amei as dicas, muito bom artigo. Também tem que haver muita força de vontade pra dar tudo certo de verdade. E feito com amor. Bjssssssssss

  20. Avatar de Luciane Britto Coach

    A maioria dos programas hj envolvem comida. É difícil manter a linha. Nós é que temos que perceber se estamos ou não satisfeitos com nosso peso. O excesso de peso não é só uma questão de estética e sim , e mais importante , de saúde. Cada um tem um peso ideal. Uma medida. Mas o parâmetro tem que ser a sua própria satisfação e não o que os outros falam.
    Sou gulosa, adoro comer mas encontrei um equilíbrio. Mude hábitos, rotinas, reveja seus padrões. Quando pensar em alcançar o peso ideal para vc, pergunte: qual o propósito disso?. Sucesso para nós!

  21. Avatar de Léa

    sim, é um desafio e muito difícil, adorei o post

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva