Para a mulher que gosta de se cuidar

Como combater o envelhecimento precoce da pele?

Como combater o envelhecimento precoce da pele?

Quem não gosta de estar com a pele saudável, lisinha, sem manchas e aparência sempre jovem, não é? Para isso, é preciso ter alguns cuidados essenciais com a pele.

Publicidade

Rugas, manchas, poros dilatados, sulcos e flacidez é o que todas tentamos evitar. Mas, claro, envelhecer é um processo natural pelo qual todas nós passamos, a cada dia e a cada hora. Apesar de não ser possível nos mantermos eternamente jovens, ainda assim é possível amenizarmos os sinais do tempo e nos mantermos bonitas.

Dermatologicamente, rejuvenescer é tornar a pele mais bonita, com mais vida, mais viçosa, mais firme, com a textura mais homogênea, sem manchas. Enfim, se a pele está saudável, isso demonstra que sua saúde está em equilíbrio.

Uma das características importantes deste equilíbrio é o balanço positivo entre os radicais livres e antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas através de processos metabólicos, e que devem ser "neutralizadas" pelos antioxidantes. Por isso, os antioxidantes também chamados de "nutrientes antienvelhecimento".

Causas Comuns do Envelhecimento Precoce da Pele

Além do desgaste natural da idade, cuidado com o estresse emocional, sobrecarga de atividades, ansiedade; tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico, que prejudica a pele. A baixa de hormônios femininos pós-menopausa, sol, cigarro e bebida alcoólica também contribuem para o envelhecimento precoce.

Cuidados Rotineiros para Combater o Envelhecimento Precoce da Pele

Como combater o envelhecimento precoce da pele?
  • Uso diário do protetor solar: O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção UVA e UVB. A exposição aos raios UVA e UVB diariamente sem a devida proteção é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas.
  • Limpeza da pele: Ter o rosto sempre macio e revigorado pode ser mais fácil do que se imagina. Fazer uma esfoliação da pele pelo menos uma vez na semana elimina as células mortas, deixando a pele suave e macia. Na hora da limpeza do rosto use sabonetes específicos para o seu tipo de pele.
  • Retirar a maquiagem para dormir: A maquiagem pode se tornar uma inimiga se não for completamente removida à noite. Por conta das propriedades de cada item utilizado, dormir maquiada estimula a abertura dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele áspera e sem brilho. Não se esqueça de demaquilar, tonificar e lavar o rosto antes de dormir.
  • Vitamina C e E para pele: A região dos olhos tende a sofrer com os sinais do tempo, causados pela pouca produção de colágeno e elastina. A aplicação de cremes formulados com ácido hialurônico, retinol e vitamina C aumentam a passagem da corrente sanguínea no local, combatendo o envelhecimento precoce. A vitamina E é considerado um dos mais potentes antioxidantes, capaz de eliminar os radicais livres. Pode ser aplicada no rosto por meio de máscaras faciais (feitas em clínicas especializadas) e nutrem peles desvitalizadas. Outra boa opção são os peelings realizados pelos profissionais da área da beleza; ideais para hidratar a cútis e combater seu aspecto áspero, devolvendo o brilho natural.
  • Tratamento com argila: A argila tem sido uma grande aliada para o tratamento da pele. Se usar de forma adequada e constante as máscaras com argilas podem ajudar na prevenção. A melhor argila para prevenir linhas de expressão é a argila vermelha.
  • Estilo de vida: É claro que o seu estilo de vida também influencia muito na beleza da pele. Alimentação rica em nutrientes antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos sempre ajudam muito. A prática de exercícios leves e uma vida emocional equilibrada também são grandes aliados.

Para conhecer melhor os cuidados importantes com o rosto, veja este artigo.

Como combater o envelhecimento precoce da pele?

Tratamentos para Combater o Envelhecimento Precoce da Pele

O tempo é implacável quando se trata de manter o rosto sempre jovem. Porém esta é a região mais beneficiada quando o assunto são recursos estéticos, afinal, o que não faltam são modernas técnicas da medicina e centenas de cosméticos pró-rejuvenescimento. O ácido retinoico tem grande poder de reversão das rugas, mas outros ácidos, como o glicólico, a vitamina C, o hidroxiprolisilane C e os estimuladores de colágeno também são muito úteis.

Confira algumas técnicas que podem ajudar:

  • Carboxiterapia Facial: A carboxiterapia consiste na aplicação de um gás atóxico na pele, que é injetado no tecido subcutâneo com o auxílio de uma agulha bem fina. É capaz de atenuar o aspecto de olheiras, bolsas, flacidez do pescoço e promover o rejuvenescimento facial. O tratamento melhora a circulação, promovendo a nutrição e a oxigenação do tecido, o que estimula a formação de colágeno e fibras elásticas.
  • Preenchimento Facial: Visa restaurar o contorno e o volume de regiões específicas do rosto, tornando a pele mais jovial e saudável. Nesse tratamento, é feita a aplicação do ácido hialurônico na camada dérmica. Essa substância está presente na pele de qualquer pessoa, e com o envelhecimento, diminui junto com as fibras de colágeno, causando a formação de rugas, sulcos e depressão da pele.
  • Hidratação Facial Profunda: É indicada para peles desidratadas, desvitalizadas, opacas, desnutridas ou envelhecidas por fatores biológicos e cronológicos. Inicia-se o tratamento com uma higienização do rosto e esfoliação da pele. Depois é utilizada a técnica da drenagem facial com pedras frias para facilitar a permeabilidade do produto pelas células. Em seguida, é feita a aplicação da máscara hidratante nutritiva com filtro solar.
  • Laser CO₂ Fracionado: É emitido um feixe de luz com alta energia em pulsos sequenciais, o que provoca a evaporação camada por camada da epiderme e da derme superficial, até chegar à derme média, contraindo as fibras elásticas e estimulando a formação de colágeno novo. O tratamento melhora o tônus cutâneo, dando mais firmeza à pele e ainda reduz rugas superficiais e profundas, manchas e cicatrizes.
  • Peeling de Cristal: É feita uma esfoliação na pele com microcristais, removendo as células mortas, estimulando a produção de colágeno e elastina, deixando a pele macia e fina, além de melhorar a oleosidade, manchas superficiais e até suavizar sinais de expressão. Uma de suas vantagens é que pode ser feito em todos os tipos de pele.
  • Vacina Anti-idade: Outra indicação para retardar os sinais do tempo é o VC System, também conhecido como vacina antiaging (anti-idade). A aplicação da injeção no local desejado aumenta o potencial da pele de se reestruturar, estimulando o rejuvenescimento natural.

Tratamentos com ácidos

Tem sido cada vez mais comum usar ácidos para tratar e prevenir rugas. Também é útil para prevenção de acne e manchas.

Uma combinação com ácido retinóico, glicólico e kójico ajudam a tratar peles envelhecidas, diminuindo marcas e rugas. Derivado da vitamina A, é muito eficaz também em tratamentos da pele fotoenvelhecida, com manchas, aspereza, sardas, rugas finas, hiperpigmentação e irregularidades na textura. Tudo isso é possível porque esse ácido estimula a produção de colágeno novo.

O glicólico Indicado para quem tem rugas leves e quer diminuir as marcas de expressão. Ajuda acelerar a renovação celular, o que faz com que a pele fique rejuvenescida e sem marcas de expressão.

Já o Kójico é específico para eliminar manchas da pele. Ele atua inibindo a ação de bactérias e a produção de melanina e promovendo a renovação celular, clareando a pele.

Como combater o envelhecimento precoce da pele?

E o Botox, ajuda na prevenção das rugas?

Se você acha que o botox serve só para deixar sua pele mais esticadinha e com uma aparência mais jovem, saiba que o botox também atua na prevenção das rugas.

Se for aplicado quando as marcas do tempo ainda estão suaves, o botox adia o aparecimento das rugas e evita que elas se tornem profundas ou, melhor, adia intensamente essa evolução inevitável.

Ele age paralisando os músculos que se movem excessivamente durante as expressões, e que com o tempo vão marcando mais e mais a pele. Por isso previne o envelhecimento precoce.

A melhor indicação é tratar os sinais antes que eles fiquem evidentes. Começar cedo garante duas vantagens: evita rugas mais fortes no futuro e assegura um resultado mais natural no presente.

Importante!

A energia vital, o entusiasmo, a disposição e o pensamento positivo nos levam adiante sempre! Assim, antes de cuidarmos das nossas rugas, precisamos evitar o envelhecimento da nossa mente! 🙂

22 comentários para “Como combater o envelhecimento precoce da pele?”

  1. Avatar de Letícia Ramos

    gostei das dicas,quem nao gostaria de ter o rosto com pele bonita e macia,todas querem eu por exemplo procuro cuidar bem do meu rosto tenho 39 e pratico exercícios para os músculos do rosto com especialista que me acompanha sempre e já noto bons resultado

    1. Avatar de Mauricio A Souza

      mas
      como tratar da pele do rosto com produtos que possuirmos na residencia? – ademais, tenho 57 anos e sou negro!

  2. Avatar de Glaucia Nogueira

    Estou com 65, sempre gostei de cuidar da minha pele, as pessoas olham para min e não acreditam que tenho esta idade pois além de tratar da pele tb pratico exercícios, faço peeling, esfoliação, limpeza, uso cremes, e não durmo sem limpar muito bem a minha pele e usar um bom hidratante noturno. E adoro receber as dicas de vcs Bjs.

  3. Avatar de Eliete

    Olá
    Adoro muito interessante suas matérias. Sao muito valiosas e, cada vez que as leio, me entusiasmo e tenho vontade de caprichar mais nos cuidados que teriamos que ter com nós mesmas.
    Sugiro a título de matéria, algo sobre cuidados com a área dos olhos.
    Bj

  4. Avatar de Mônica

    Tenho 42 anos e preciso saber qual o melhor creme anti idade para o rosto e área dos olhos. Não sou de usar maquiagem durante o dia, mas gosto de filtro solar com base, pode indicar o melhor, minha pele é clara e estou usando atualmente o da marca spectraban bege claro

  5. Avatar de Carlinha

    Para limpeza da pele, eu uso o demaquilante antes do sabonete, faz toda diferença, limpa bem a pele. Uso o sabonete em barra da La Roche nao custa tão caro, pelo tempo que dura (é bem consistente, não fica derretendo), vale a pena. Embora seja indicado para peles oleosas, eu tenho pele mista e uso sem problemas, tipo duas vezes por semana. Além disso, de fato, ele desobstrui os poros e reduz o excesso de brilho e impurezas da pele. Jamais durmo com a pele suja.

  6. Avatar de Patrícia

    Amei tudo! Estou começando a cuidar da minha pele pois vou completar 30 e já noto linhas de expressão que eu não tinha. Estou animada para seguir os passos

  7. Avatar de Fer

    Celisa, gostaria que fizesse uma resenha sobre antioxidantes e antiidade.
    Se realmente ajuda em alguma coisa.
    Obrigada!
    Bjs

  8. Avatar de Rossane

    Muito interessante, quero muito fazer botox 😆

  9. Avatar de Gisele

    Gostei, venho usando a máscara de argila já faz um bom tempo, uso a argila verde, mais sabendo que a vermelha ajuda a reduzir as linhas de expressão vou começar a usar também! 🙂

  10. Avatar de Lidyane

    ei minha qrd, espero que esteja td bem cntg! Por gntlz, sabe me dizer se posso aplicar algum creme facial, quantos minutos antes ou depois de aplicar o protetor solar

  11. Avatar de Lucas Lima

    Como faço para compartilhar essa valiosa informação? não encontrei o share na página, um super post desse tem que ser compartilhado várias vezes para muitas pessoas saberem, desde já agradeço a atenção.

  12. Avatar de Juliana

    Eu faço botox há alguns anos, acho que é o melhor para as rugas, mas fiquei surpresa em saber que tb avita as rugas, ameiiiii

    Parabéns pelo belo artigo, amo esse assunto

  13. Avatar de Rafaella

    Adorei as dicas, acompanho sempre suas materias.
    Tenho 23 anos e minha pele é muito oleosa e com manchas de acne, já apareceu uma ruginha na área dos olhos. Não tenho muito tempo de fazer todas as etapas, mais já estou usando um creme noturno. Tenho muita vontade de fazer um tratamento para amenizar as manchas, vc conhece algum produto para pele oleosa, se possível mais natural? Sou vegana.
    Obrigada

  14. Avatar de Lincon

    eu e minha esposa usamos a capsula de vitamina ( E) estamos usando a 30 dias e já se vê o resultado. faz-se uma limpeza a noite antes de dormir, logo depois fura-se com uma agulha a capsula de vitamina E e passa o óleo no rosta em sentido circular dormindo com o óleo no rosto. pela manha lava-se o rosto e passa um protetor solar fator 15 se for sair ao sol já nos primeiros dez dias se vê a diferença. pele mais clara e iluminada e o melhor os sinais de rugas bem menos visíveis

  15. Avatar de Civora

    Quando vejo que tem artigo novo quero logo ler, pois sei que vem coisa boa! Maravilha essa matéria. Obrigado!

  16. Avatar de Paula

    Gostei muito do artigo mais prefiro “Como combater o envelhecimento pele(íntima)” que é um caso preocupante e dificilmente se tem dicas ou receitas caseiras para uma região tão senssível…

  17. Avatar de Poliana

    Achei bem interessante eu já estou começando a cuidar da pele para prevenir.

  18. Avatar de Veronica

    Faço botox, é uma maravilha, é o melhor tratamento para rejuvenescer.

  19. Avatar de Aurea Andrea Nascimento

    adorei as pesquisas obga

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva