Para a mulher que gosta de se cuidar

Receitinha de Enxaguante Bucal Natural

Receitinha de Enxaguante Bucal Natural

Oi meninas! Hoje eu tenho uma dica bem legal para nossa saúde bucal: que tal fazermos nosso próprio enxaguante bucal natural? O processo é fácil e o resultado é surpreendente: refrescante, suave, e sem os problemas dos enxaguantes industrializados.

Qual o problema dos enxaguantes bucais industrializados?

Há tempos que as propagandas tentam nos convencer que usar antissépticos é saudável, que ajuda a eliminar bactérias da boca, refresca o hálito, ajuda evitar cáries, gengivite, etc. Mas será que o enxaguante bucal traz só benefícios à nossa boca mesmo?

Esses enxaguantes industrializados anunciados infelizmente não são tão benignos quanto parecem, pois contém substâncias químicas como conservantes, álcool e outras, que podem provocar, a longo prazo, irritações na mucosa da boca e despigmentação dos dentes. Além disso, podem provocar manchas, desgaste do esmalte dos dentes, e outros problemas mais graves.

Um outro problema importante, e pouco mencionado: os antissépticos bucais industrializados normalmente são muito agressivos, e eliminam não só as bactérias ruins da boca, mas também as boas. A eliminação de bactérias boas na boca nos predispõe a problemas cardíacos sérios, pois sem defesas, a boca fica sendo a maior “porta de entrada” de problemas.

Então, para evitar esses transtornos, que tal preparar você mesma o seu enxaguante bucal? Os enxaguantes naturais, não são agressivos e eliminam os germes que causam a gripe, os resfriados e o mau hálito, restabelecendo as condições necessárias para restaurar, naturalmente, o esmalte dos dentes, eliminando cáries e doenças nas gengivas. O enxaguante natural não contém álcool, substância que seca a saliva e estimula o desenvolvimento de bactérias indesejáveis.

Receita do Enxaguante Bucal Natural

Receitinha de Enxaguante Bucal Natural
  • Cravo da Índia
  • Própolis
  • Óleo essencial de Melaleuca
  • Óleo essencial de Hortelã

Cravo da índia: O cravo da índia é um bactericida natural que não desequilibra a flora da boca, é antisséptico e pode aliviar a gengivite. (Saiba mais sobre o cravo.)

Própolis: A própolis tem o poder de curar gengivite, candidíase, cárie, aftas e herpes. Isso porque a própolis é antifúngico, bactericida, anti-inflamatório e antibiótico natural. (Saiba mais sobre a própolis.)

Óleo essencial melaleuca (tea tree): Além de ajudar a conservar seu antisséptico, o óleo de melaleuca é antibiótico natural, antiviral, balsâmico, bactericida, cicatrizante, revigorante e fungicida. (Saiba mais sobre o óleo essencial de melaleuca.)

Óleo essencial de Hortelã: Promove refrescância na boca. (Para saber mais sobre o poder dos óleos essenciais, clique aqui).

Como Preparar seu Enxaguante Bucal

  1. Reserve 200 ml de água filtrada e faça um chá bem forte de cravo da índia.
  2. Quando esfriar, coloque 7 gotas de própolis, 5 gotas de óleo essencial de hortelã e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca.
  3. Misture e coloque em um recipiente limpo com tampa.

O resultado é uma delícia, e a durabilidade é em torno de 10 dias.

E então, gostou? Que tal experimentar a receitinha? 🙂

65 comentários para “Receitinha de Enxaguante Bucal Natural”

  1. Avatar de Rita

    Oiieee
    Só pra eu entender
    Fica só 200 ml total??
    Não entendo nada de óleos essenciais
    Mas posso fazer um litro de uma vez??
    Dura qto tempo tipo a validade???

  2. Avatar de Patricia Indiani Conde.

    😀

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva